PT82803B - Catodo aperfeicoado - Google Patents

Catodo aperfeicoado Download PDF

Info

Publication number
PT82803B
PT82803B PT82803A PT8280386A PT82803B PT 82803 B PT82803 B PT 82803B PT 82803 A PT82803 A PT 82803A PT 8280386 A PT8280386 A PT 8280386A PT 82803 B PT82803 B PT 82803B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cathode
electrochemical
metals
holes
catholyte
Prior art date
Application number
PT82803A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82803A (en
Original Assignee
Hermana Tezanos Enrique
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hermana Tezanos Enrique filed Critical Hermana Tezanos Enrique
Publication of PT82803A publication Critical patent/PT82803A/pt
Publication of PT82803B publication Critical patent/PT82803B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/02Electrodes; Connections thereof

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Electrodes For Compound Or Non-Metal Manufacture (AREA)

Description

A produção de metais mediante a sua electrodeposição sobre o cátodo de uma cela de electrólise é uma técnica com mais de um século de história.
Os metais produzem-se por electróIise dos seus sais, dissolvidos ou fundidos, dependendo das suas caracteristicas químicas. Os catiões desprendem-se do electrólito em direcção à superfície do cátodo, onde são reduzidos a metais elementares, descarregando-se, de onde são extraídos, contínua ou descontinuamente.
Quando se usam sais fundidsos como eléctrolito, o metal depositado é recuperado normalmente no estado liquido, e é deitado fundido na cela. Este é o caso da electrólise do alumínio e do magnésio.
Há, contudo, uma ampla gama de outros metais que são electroextraidos de soluções liquidas, principalmente aquosas, e que são descarregadas como metais sólidos.
A morfologia deste sólido pode ser compacta, como placas, ou qualquer variedade de esponja ou depósito poroso.
invento que é objecto desta patente, refere-se à electrodeposição de metais sólidos a partir de soluções dos seus sais, qualquer que seja a sua forma. Pode ser também aplicado à electrodeposição de mercúrio liquido, mas obviamente é apenas uma caracteristica exceptcional.
desenho de uma cela electroquimica industrial exige a resolução de diversos problemas de engenharia. 0 principal é o conflito entre exigências opostas
que estabelecem dois aspectos da operação.
Estes aspectos são: por um lado, a necessidade de minimizar os custos de inversão, que exigem que a superfície catódica seja o mais ampla possível; por outro lado, a necessidade paralela de minimizar os custos de operação que exigem que a distância ânodo/cátodo seja o mais pequena possível, a fim de evitar os custos de energia inúteis, derivados da resistênçcia ohmica nesse espaço.
Quando os engenheiros tratam de satisfazer ambas as exigências, o resultado é uma grande o superfície catódica (da ordem de 1 m /unidade) separada da superfície anódica correspondente, ou qualquer superfície separadora entre ânodo e do cátodo, por um intervalo de 20-30 mm.
Contudo, esta solução impõe uma forte restricção relativamente ao acesso do electrólito a toda a superfície catódica. A alimentação que é feita a partir de um determinado ponto periférico, é dificultada pela pequena secção disponível para a sua difusão. 0 eléctró lito deve estar presente com uma composição constante na proximidade de toda a superfície electródica. Quando as restrições à difusão originam o esgotamento da concentração local, as condições electroquimicas variam, e os resultados podem chegar a ser nocivos, provocando-se desde perdas da eficácia de corrente, até alterações da composição do depósito.
Foram desenvolvidos diversos procedimentos baseados em invenções patenteadas, ou com prática comum nas instalações de electrodeposição.
' 60$0O iwni
Destacam-se entre os procedimentos mais comums: 0 aumento do grau de recirculação do católito ou a sua injecção no espaço interelectrólito, ou o borbulhamento de gás. Todos eles provocam um maior grau de turbulência, melhorando-se desta maneira o transporte de massa.
Este problema que é tipicamente catódico, normalmente não se aplica a os ânodos, já que quando se produz gás no ânodo, as suas borbulhas sobem, produzindo-se suficiente turbulência para superar este problema. No entanto, poder-se-iam fazer considerações semelhantes quando o produto anódico não é um gás.
problema descrito acima torna-se importante também quando se formam depósitos metálicos planos, regulares e lisos sobre a superfície catódica. Todavia, este problema agrava-se ainda mais em casos onde ; os depósitos metálicos se desenvolvem em forma dentrifica altamente porosa e esponjosa. As irregularidades da superfície aumentam progressivamente a resistência da corrente do eléctrolito até pontos perigosos, devido à restrição, ao fluxo e ao grande esgotamento da concentração local.
i ( objecto deste invento é um novo desenho do cátodo, que supera este problema através de um novo método para alimentar o católito.
invento implica o uso de uma estrutura metálica oca como cátodo. A peça oca é formada i por duas placas paralelas, cada uma com a superfície preparada para ser utilizada como superfície electródica. Ambas as placas estão ligadas pelos bordos, uma à outra, de tal maneira que estão separadas de uma distância de
5-10 mm. A chave do invento consiste na alimentação do católito dentro do espaço compreendido pelas placas. A partir daí aquele sai para a superfície exterior através de orifiι
cios finos furados em toda a superfície. Desta maneira, as restrições de corrente impostas pelo depósito estão limitadas à pequena área abastecida por cada orifício. Consequentemente, o seu efeito negativo é drasticamente reduzido como se fossem cátodos de tamanho reduzido e pequeno.
Este invento elimina praticamente a necessidade de técnicas para melhorar a turbulência. A distribuição óptima de orifícios varia com cada sistema electroquimico e consequentemente deverá fazer-se à medida de cada problema prático. Podem-se também utilizar técnicas adicionais para melhorar a turbulência, mas os melhores resultados derivam da proximidade dos orifícios, que se poderão pôr tão próximos entre si, quanto for necessário.
A ideia é representada na figura 1 onde o cátodo está esquematizado em vista frontal e lateral. As placas (1) e (2) são formadas por uma chapa contínua dobrada no fundo (3) e soldada na parte superior a uma peça de metal (4), que actua como condutor homogeneizador da electricidade.
Na superfície catódica efectuaram-se regularmente orifícios (0,5 - 2 mm de diâmetro) (6), a uma distância d adequada para cada sistema. Um valor típico, mas não exclusivo, é de 30 mm.
Estes orifícios podem ser furados directamente na placa metálica, mas uma solução mais prática é ter um botão de plástico ou de outro material não condutor (7) fixado em furos dispostos regularmente, sobre a superfície catódica, sendo os orifícios furados nesses botões. Esta forma particular de realizar o invento na prática, não deve ser considerada nem exclusiva, nem óptima, se bem que implica duas vantagens: os orifícios finos são furados num material mais macio, com a inerente redução de custos
de fabricação, e estabelece-se uma área condutora em volta do orifício, a qual evita que qualquer partícula de metal electrodepositado possa obstrui-lo.
católito introduz-se na parte interior do eléctrodo através do tubo (8). Daí, sai para o espaço interelectródico através dos orifícios.
Os lados laterais do cátodo podem ser fechados por qualquer processo macânico, já que não é essencial para o invento. Não detalharemos aqui nenhuma das múltiplas possibilidades de aspectos da sua construção já que seria inútil.
Este invento foi descrito para ser aplicado principalmente ao eléctrodo negativo de uma cela de electrólise (cátodo), já que este éo caso onde é mais factível já que este é o caso onde é mais factível a sua utilização.
Também pode ser aplicável a um eléctrodo positivo, ânodo, sempre que o fenómeno de transporte de massa possa vir a ser um problema.
Para ilustração do melhoramento de rendimento com a utilização deste invento, descreveremos os seguintes exemplos:
-8EXEMPLO 1
Uma cela de electrodeposição de metais, do tipo descrito nas patentes espanholas números 518.560, 531.038, 531.040 e 533.926 foi utilizada para extrair cobre e cloro de uma solução de cloreto cúprico. Ambos os eléctrodos estão separados da forma cfescrita nas patentes anteriores, por uma membrana de Nafion.
As dimensões das placas do cátodo são de 35 χ 20 cm, em cada face electródica. Usaram-se dois tipos diferentes de cátodos: um ώ titânio, com a superfície plana, regular e lisa, e o outro, com o mesmo material de titânio, segundo a forma descrita neste invento, com orifícios de 1 mm de diâmetro furados em botões de teflon de 6 mm de diâmetro, cada um. A distância entre centros de orifícios adjacentes foi de 30 mm.
A composição do católito foi mantida constante: Cu: 10 g/L; HC1: 10 g/L, NaCl: 250 g/L; Fe: 20 ppm, Pb : 27 ppm; Zn : 11 ppm.
A composição do anólito foi de 250 g/L de salmoura, bastante normal neste tipo de celas.
Usou-se uma desnidade de corrente catódica de 1500 A/m . Não foi significativa a diferença de potencial da cela em cada caso.
Os resultados diferentes obtidos com ambos os tipos de cátodos foram:
Cátodo com placa convencional
Eficácia da corrente catódica
Impurezas no metal de cobre em ppm
Fe
Pb
Zn
Cátodo oco (de acordo com este invento)
88,6
94,0
1
5
As melhorias apreciáveis são mostradas pela eficácia de corrente, bem como pela qualidade do produto.
EXEMPLO 2
Utilizou-se a mesma cela para a elec tsólise de uma solução de cloreto de chumbo.
Utilizou-se um católito com 10 g/L de Pb, 10 g/L de HC1 e 250 g/L de NaCl, com uma densidade o
de corrente catódica de 1500 A/m .
chumbo depositou-se como uma esponja policristalina em ambas os tipos de cátodos, mas a eficácia de corrente foi de 68% no cátodo convencional, en4
quanto que se obtiveram 94,5% utilizando o cátodo oco de acordo com este invento.
Aprecia-se um claro melhoramento no consumo de energia.

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    1-. - Cátodo aperfeiçoado para beneficio electroquimico de metais, caracterizado por ser um electrodo oco, com perfurações nas placas catódicas dispostos de tal modo que o católito, que é introduzido a pressão adeqfida no interior do cátodo, donde é submetido a um campo eléctrico existente, originando-se a disposição electroquimica sobre a superfície exterior das placas do cátodo dos catiões dissolvidos.
  2. 23. - Cátodo aperfeiçoado para beneficio electroquimico de metais, de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por as perfurações poderam ser realizadas em material isolante incrustado nas placas metálicas condutoras que constituem o cátodo, de modo a evitar que a deposição de metal nas proximidades dos orifícios possa chegar a obstruir os referidos orifícios.
  3. 3â. - Cátodo aperfeiçoado para beneficio electroquimico de metais, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o espaço existente entre as perfurações ser determinado pelas caracteristicas do depósito do metal a beneficiar de modo que a distância mais conveniente entre os orifícios por onde sai o católito será tanto menor quanto mais compacto por o depósito a obter.
    -124S. - Cátodo aperfeiçoado para beneficio electroquimico de metais de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado por a superfície catódica poder ter formas diferentes da habitual placa plana, tais como cilíndricas ou onduladas, dependendo das caracteristicas da operação electroquimica.
PT82803A 1985-06-21 1986-06-20 Catodo aperfeicoado PT82803B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES544444A ES8609513A1 (es) 1985-06-21 1985-06-21 Nuevo diseno de catodo para beneficio electroquimico de me- tales

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82803A PT82803A (en) 1986-07-01
PT82803B true PT82803B (pt) 1992-07-31

Family

ID=8489397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT82803A PT82803B (pt) 1985-06-21 1986-06-20 Catodo aperfeicoado

Country Status (8)

Country Link
US (1) US4776941A (pt)
EP (1) EP0206941B1 (pt)
AU (1) AU584214B2 (pt)
CA (1) CA1310301C (pt)
DE (1) DE3674650D1 (pt)
ES (1) ES8609513A1 (pt)
MX (1) MX171535B (pt)
PT (1) PT82803B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE465966B (sv) * 1989-07-14 1991-11-25 Permascand Ab Elektrod foer elektrolys, foerfarande foer dess framstaellning samt anvaendningen av elektroden
FR2681079B1 (fr) * 1991-09-06 1994-09-09 Kodak Pathe Dispositif et procede d'electrolyse a electrode poreuse et agitee.
US5310086A (en) * 1993-05-27 1994-05-10 Helmut Julinot Method and apparatus for automatically disarming self defense spray device
US5670035A (en) * 1995-06-06 1997-09-23 Henkel Corporation Method for recovering copper
US6231730B1 (en) 1999-12-07 2001-05-15 Epvirotech Pumpsystems, Inc. Cathode frame
US7378011B2 (en) * 2003-07-28 2008-05-27 Phelps Dodge Corporation Method and apparatus for electrowinning copper using the ferrous/ferric anode reaction
US7494580B2 (en) * 2003-07-28 2009-02-24 Phelps Dodge Corporation System and method for producing copper powder by electrowinning using the ferrous/ferric anode reaction
US20060021880A1 (en) * 2004-06-22 2006-02-02 Sandoval Scot P Method and apparatus for electrowinning copper using the ferrous/ferric anode reaction and a flow-through anode
US7378010B2 (en) * 2004-07-22 2008-05-27 Phelps Dodge Corporation System and method for producing copper powder by electrowinning in a flow-through electrowinning cell
US7452455B2 (en) * 2004-07-22 2008-11-18 Phelps Dodge Corporation System and method for producing metal powder by electrowinning
US7393438B2 (en) * 2004-07-22 2008-07-01 Phelps Dodge Corporation Apparatus for producing metal powder by electrowinning
CA2712274A1 (en) * 2008-01-17 2009-07-23 Freeport-Mcmoran Corporation Method and apparatus for electrowinning copper with ferrous/ferric anode reaction electrowinning
CN102758215B (zh) * 2012-07-24 2014-07-16 浙江科菲冶金科技股份有限公司 一种旋流电解装置中专用阳极
CN104944534B (zh) * 2015-05-25 2017-05-31 中大立信(北京)技术发展有限公司 一种采用中空电极板的废水电氧化装置
CN110885991A (zh) * 2019-12-19 2020-03-17 新邵辰州锑业有限责任公司 新型板状阴极

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US843616A (en) * 1906-07-05 1907-02-12 American Can Co Detinning apparatus.
US2908619A (en) * 1958-08-01 1959-10-13 New Jersey Zinc Co Production of titanium
US3082159A (en) * 1960-03-29 1963-03-19 New Jersey Zinc Co Production of titanium
US3558466A (en) * 1968-03-04 1971-01-26 Kennecott Copper Corp Electrolytic cell
US3915834A (en) * 1974-04-01 1975-10-28 Kennecott Copper Corp Electrowinning cell having an anode with no more than one-half the active surface area of the cathode
US4280884A (en) * 1980-04-07 1981-07-28 Demco, Inc. Method and apparatus for recovery of silver employing an electrolytic cell having improved solution movement
SU933812A1 (ru) * 1980-10-08 1982-06-07 Научно-производственное объединение "Тулачермет" Катод электролизера дл получени металлов
FR2494728A1 (fr) * 1980-11-27 1982-05-28 Armand Marcel Procede de controle de la permeabilite des diaphragmes dans la preparation de metaux polyvalents par electrolyse et cellule d'electrolyse pour la mise en oeuvre de ce procede
US4435267A (en) * 1982-10-08 1984-03-06 Exxon Research And Engineering Co. Gas percolation barrier for gas fed electrode
FR2560896B1 (fr) * 1984-03-12 1989-10-20 Pechiney Procede d'obtention d'un metal par electrolyse d'halogenures en bain de sels fondus comportant un double depot simultane et continu et dispositifs d'application
ES8507190A1 (es) * 1984-03-27 1985-09-01 Suarez Infanzon Luis A Procedimiento de electrolisis de cloruros de cobre disueltos

Also Published As

Publication number Publication date
CA1310301C (en) 1992-11-17
AU5892486A (en) 1986-12-24
US4776941A (en) 1988-10-11
AU584214B2 (en) 1989-05-18
DE3674650D1 (de) 1990-11-08
EP0206941B1 (en) 1990-10-03
ES8609513A1 (es) 1986-09-01
MX171535B (es) 1993-11-03
ES544444A0 (es) 1986-09-01
PT82803A (en) 1986-07-01
EP0206941A1 (en) 1986-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT82803B (pt) Catodo aperfeicoado
JP2537525B2 (ja) 金属電解析出用電解槽
US3591483A (en) Diaphragm-type electrolytic cells
US3977951A (en) Electrolytic cells and process for treating dilute waste solutions
US3972795A (en) Axial flow electrolytic cell
CA1246490A (en) Process for the electrolytic production of fluorine and novel cell therefor
AU2014247022B2 (en) Electrolytic cell for metal electrowinning
BR112018007493B1 (pt) Dispositivo do tipo prensa filtro para eletrodeposição de metal a partir de soluções que o contêm
US4134806A (en) Metal anodes with reduced anodic surface and high current density and their use in electrowinning processes with low cathodic current density
KR860001220A (ko) 유동층을 이용한 전해방법과 전해조
KR910003643B1 (ko) 전해조 장치
PL98123B1 (pl) Elektrolizer bez przepony zwlaszcza do otrzymywania chloranow metali alkalicznych
CA1091187A (en) Electrolytic cell
CA1075200A (en) Bipolar electrolyzer
EP0077982B1 (en) An electrolysis process and electrolytic cell
US3310482A (en) Electrolytic cell and anode assembly therefor
KR890002058B1 (ko) 전해용 전극
GB760102A (en) Methods and apparatus for electrolytic decomposition
JPH07501852A (ja) 電解槽
US4209370A (en) Process for electrolysis of brine by mercury cathodes
JP4402215B2 (ja) 複極式塩化アルカリ単位電解セル
SU889746A1 (ru) Электролизер дл получени гидроокиси железа или кобальта
CA1050478A (en) Electrolytic cells
KR840007608A (ko) 단극성, 쌍극성 및/또는 혼성 막전해조
JP2634237B2 (ja) 横型多段電解槽

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920130

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960731