PT82110B - Processo e dispositivo para profilaxia dentaria - Google Patents

Processo e dispositivo para profilaxia dentaria Download PDF

Info

Publication number
PT82110B
PT82110B PT82110A PT8211086A PT82110B PT 82110 B PT82110 B PT 82110B PT 82110 A PT82110 A PT 82110A PT 8211086 A PT8211086 A PT 8211086A PT 82110 B PT82110 B PT 82110B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
dental
claws
housing
elastic loop
barbel
Prior art date
Application number
PT82110A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82110A (en
Original Assignee
Meibauer Robert H
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Meibauer Robert H filed Critical Meibauer Robert H
Publication of PT82110A publication Critical patent/PT82110A/pt
Publication of PT82110B publication Critical patent/PT82110B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C15/00Devices for cleaning between the teeth
    • A61C15/04Dental floss; Floss holders
    • A61C15/046Flossing tools
    • A61C15/047Flossing tools power-driven

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)

Description

presente invento diz resteito a um dispositivo para profilaxia dentária e a um processo para profilaxia dentária. Mais particularmente, o presente invento refere-se a um dispo sitivo mecânico para a limpeza de superfícies da dentição e a um processo para a limpeza dentária.
No domínio da técnica dentária sabe-se que a não eliminação do tártaro das superfícies dentárias e dos detritos que ficam entre os dentes é uma causa principal de doenças dentárias, por exemplo cárie dentária gengivite e análogas. A eliminação de tártaro e detritos por meio de escova é o mais generalizado e fácil dos métodos conhecidos . No entanto, a escovagem é geralmente inadequada, principalmente quando é feita pelo próprio. Uma técnica mais eficiente e conhecida é a limpeza das superfícies de dentição e das áreas entre essas superfícies por meio da utilização de um fio dentário ou borbilho que se desloca em movimento de vaivém sobre e entre as superfícies de dentição. Por outro lado, o movimento de vaivém do borbilho, quando é manipulado sobre e entre as superfícies de dentição, é benéfico como tratamento e prevenção de doenças periodontálgicas, por exemplo gengivite e análogas. Sucede assim porque a margem livre da gengiva que está adjacente aos dentes individuais e forma a cissura gengival pode ser atingida com facilidade por barbilho dentário, embora seja geralmente inacessível a uma escova ou outros instrumentos,
57.026
File: 6609-145 PG
e as cissuras estão sujeitas à invasão de tártaro ou colónias de bactérias que provocam doenças destes tecidos. Assim, o boi bilho é de maneira geral, particularmente vantajoso para reti rar tártaro e detritos, servindo também como veículo para a aplicação de medicamentos. Em contrapartida, o fio dentário ou barbilho é de manipulação inconveniente e incómoda.
Consequentemente, tem sido feito muito trabalho de in vestigação para se elaborar fio dentário ou borbilho em diver sas formas mais convenientes quanto a manipulação e utilização. Por outro lado, têm-se feito grandes esforços para criar dispositivo mecânicos para a limpeza de superfícies dentárias. Portanto, os trabalhos anteriores implicaram em termos gerais a criação de fio dentário ou barbilho em diversas formas, para facilitar o seu uso e a criação de dispositivos mecânicos para suportar ou segurar o fio dentário ou barbilho de maneira que possa ser utilizada com maior eficiência e de maneira mais fácil.
Como exemplo desses trabalhos, a Patente E.U. No. 4.
162.687 descreve um dispositivo de limpeza que é utilizado manualmente e tem um par de braços espaçados e elásticos que possuem dedos que se prolongam a partir deles. Os dedos têm protuberâncias nas suas extremidades distais e coloca-se um pedaço de fio dentário ou barbilho que tem uma ilhó em cada extremidade sobre as protuberâncias das extremidades dos dedos Um dispositivo algo semelhante, mas que é accionado por corrente eléctrica, é descrito na Patente E.U. No. 4. 014. 354, no qual o fio dentário ou barnilho é esticado entre um par de braços com a forma de L unidos a um manipulo que é apropria30 do para ser accionado pelo elemento de energia. Por outro ladq a Patente E.U. No. 3.927.686 descreve um dispositivo manual de limpeza que inclui um manipulo e uma cabeça ajustável que tem um só cordão ou uma pluralidade de cordões de fio dentário ou barbilho.
Ainda outro dispositivo de limpeza da dentição é descrito na Patente E.U. No. 3.835.872, no qual um fio dentário
- 2 57.026
File: 6609-145 PG
>
ou barbilho flexível ê colocado num manipulo que tem um jugo para suportar uma extensão de fio bem esticada, estando o fio unido a um par de pernos de fixação colocados no manipulo e um dos quais está colocado num gatilho recíproco montado no manipulo com o fim de esticar o fio. 0 fio propriamente dito tem laços não elásticos em cada extremidade que estão colocados por cima dos pernos mencionados anteriormente. A Patente E.U. No. 3.828.804 descreve ainda outro aparelho que é um dispositivo manual para a limpeza dos que inclui um manipulo com uma protuberância nele colocada e que tem braços salientes e espaçados que têm entalhes nas extremidades. Um barbilho ou fio dentário elástico sem-fim ou circular está colocado nos entalhes, passando por meio através do espaço entre os braços e em volta da protuberância. Numa variante do dispositivo, apenas uma extensão do fio elástico está fixada nos entalhes dos braços por meio de calços ou cabeças.
Outra forma de instrumento para a limpeza da dentição é descrita na Patente E.U. No. 3.759.274, no qual um cordão de fio dentário é montado num garfo prolongado que suporta o cordão e permite um movimento oscilatório que lhe é imprimido por um meio de accionamento. Além disso, o dispositivo compreende também uma bobina para enrolar o cordão e para colocar em posição uma nova e não utilizada do cordão para ser utilizada subsequente. Ainda outro dispositivo de limpeza de denti ção está descrito na Patente E.U. No. 3.667.483, na qual o dispositivo compreende um par de braços salientes colocados numa estrutura de suporte, estando os braços equipados com guias nas suas extremidades exteriores para nelas entrar e tei movimento relativo o barbilho que passa de uma bobina para um carretel de enrolamento montado na estrutura de suporte. 0 barbilho é accionado em movimento de vaivém por meio de um dis positivo que tem meios para retirar alternadamente barbilho da bobina de desenrolamento e fornecê-lo ao carretel de enrolamento depois de cada utilização.
Na Patente E.U. No. 3,552.022 é descrito outro dispo- 3 57.026
File: 6609-145 PG
) sitivo mecânico de limpeza ou polimento de dentição, no qual uma ferramenta que tem uma porção de haste cónica é apropriada para ser introduzida e retirada de um manipulo, no qual existe para esse efeito um encaixe recíproco . A extremidade operante da ferramenta tem a forma de cunha e é pontiaguda, com dois lados amplos ásperos para raspar as superfícies de dentição e um terceiro lado estreito e macio para impedir que as gengivas sejam feridas. Outro dispositivo de limpeza accionado automaticamente é descrito na Patente E.U. No. 3.534. 745. 0 dispositivo compreende um alojamento que tem dentes de garfo espaçados e um fixador para o fio dentário ou barbilho e unidade de fornecimento de corrente apropriada para ser ligada, com possibilidade de desligar, a uma unidade de energia que imprime movimento de vaivém ao fio e permite o fornecimen to de fio novo à unidade depois de cada utilização. Finalmente, a Patente E.U. No. 3.421.524 descreve um dispositivo de limpeza de dentição accionado por energia eléctrica, que inclui uma unidade de fornecimento de corrente que é apropriada para nela entrar uma unidade de limpeza que inclui um veie alongado que tem um par de garras espaçadas. Um elemento de fixação de fornecimento de fio dentário ou barbilho está colc cado de maneira a poder ser retirado na unidade de energia e o fio dentário ou barbilho é fornecido a partir dela atrvés de uma ilhó em cada uma das garras e de novo para o elemento de fixação de fornecimento, onde é retomada por um carretel de enrolamento.
Embora os diversos dispositivos descritos nas patentes atrás mencionadas sejam úteis para a limpeza de superfícies de dentição, continuam a apresentar diversos inconvenientes . Por exemplo, muitos deles são muitíssimo complexos quanto a estrutura, e, consequentemente, relativamente caros Além disso, muitas das estruturas conhecidas são de utilização relativamente difícil, sendo frequentemente difíceis de carregar e exigindo um ajustamento complexo para imprimir o retesamento necessário ao fio dentário ou barbilho nelas uti
57.026
File: 6609-145 PG
) lizado.
Além disso, muitos dos dispositivos conhecidos, por exemplo os atrás mencionados, não têm meios para suspender au tomaticamente o movimento do barbilho, se este Ficar preso ou se encravar nas superfícies de dentição. Por outro lado, muitos dos dispositivos conhecidos, devido à sua construção particular, não proporcionam contacto máximo do barbilho com as superfícies de dentição a limpar, e, por fim, devido à sua construção, obrigam a utilizar mais do que a quantidade de fio dentário ou barbilho necessária para a execução de uma dada operação de limpeza.
As desvantagens dos dispositivos atrás descritos foram eliminadas de maneira praticamente completa pelo dispositivo e processo da Patente E.U, No. 4.338.957 do requerente, concedida em 13 de Julho de 1982. Naquela patente é descrito um djs positivo de profilaxia dentária que compreende, em combinação, meios de alojamento com uma cavidade axial, e tem um par de garras espaçadas com aberturas ranhuradas nelas colocadas e que se prolongam a partir delas para fora, meios de suporte estacionários no alojamento próximo da base de cada uma das garras e meios de suporte oscilantes colocados no alojamento entre as bases das garras, e que é suportado por uma manga ci líndrica que está colocada axialmente dentro da cavidade do alojamento, sendo os meios de alojamento apropriados para serem ligados a meios de accionamento para accionar os meios de suporte oscilantes por meio de uma manga cilíndrica.
processo de profilaxia dentária compreende o contracto das superfícies de dentição a tratar com um fio dentário que tem um segmento de fio com um laço não elástico numa extremidade e um laço elástico na extremidade oposta, a aplicação de movimento de vaivém ao segmento de fio sobre as superfícies da dentição a tratar, enquanto o laço elástico se expande e contrai em resposta à aplicação de força de tracção do barbilho dentário quando este se encontra animado de movimento de vaivém sobre as superfícies de dentição, e a absorção
- 5 57.026
File: 6609-145 PG
>
da força de tracção que é aplicada ao barbilho dentário quand: este encontra resistência enquanto se desloca em movimento de vaivém sobre as superfícies de dentição é o laço elástico se expande.
Embora o dispositivo e processo anteriores do requerente tenham eliminado de maneira praticamente completa os in convenientes dos dispositivos atrás descritos, continua a exis tir, no entanto, a necessidade de um dispositivo e processo deste tipo que ainda apresentem um maior aperfeiçoamento. 0 presente invento satisfaz esta necessidade.
De acordo com o presente invento, proporciona-se um dispositivo para profilaxia dentária que, nos termos mais amplos, compreende em combinação meios de alojamento que têm una cavidade axial, um par de garras estacionárias espaçadas que têm aberturas ranhuradas feitas nos meios de alojamento e salientes a partir destes para fora, meios de suporte estacionários localizados nas garras na proximidade da sua base, mei. os de suporte excêntricos localizados nos meios de alojamento entre as bases das garras apoiadas num mandril rotativo colocado axialmente dentro da cavidade dos meios de alojamento e sendo o mandril rotativo apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accionar os meios de suporte excêntricos rot at ivos.
Num aspecto mais pormenorizado, um dispositivo para profilaxia dentária de acordo com o presente invento inclui segundos meios de alojamento ligados de maneira separável aos primeiros meios de alojamento que tem meios de accionamento rotativos neles localizados.
Noutro aspecto ainda mais pormenorizado, um disposivo para profilaxia dentária de acordo com o presente invento com preende meios de alojamento que têm uma cavidade axial, garras estacionárias que têm aberturas ranhuradas colocadas nos meios de alojamento e salientes para fora a partir deles, meios de suporte fixos localizados nas garras na proximidade da base destas e um disco rotativo circular localizado nos meios de
57.026
File: 6609-145 PG alojamento entre as bases das garras e assente centralmente num mandril rotativo colocado axialmente dentro da cavidade do alojamento. 0 disco tem uma ranhura colocada em volta da sua circunferência que é pouco funda numa porção e profunda ns porção oposta à porção pouco funda, e o mandril rotativo é apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accio nar o disco rotativo circular e imprimir-lhe movimento de rotação, e fio de limpeza dentária com um laço não elástico numa extremidade e um laço elástico na extremidade oposta apoia do nas aberturas ranhuradas das garras e através do espaço que as separa, sendo o laço elástico suportado pelos meios de suporte fixos e sendo o laço não elástico suportado pela ranhura periférica do disco, pelo que o fio de limpeza dentária se desloca em movimento de vaivém entre as garras quando o disco é animado de movimento de rotação pelos meios de accionamento por intermédio do mandril rotativo.
Por outro lado, de acordo com o presente invento, o pro cesso de profilaxia dentária compreende o contacto das superficies de dentição a tratar com um barbilho dentário que tem um segmento de fio com um laço não elástico numa extremidade e um laço elástico na extremidade oposta, o movimento de vaivém do segmento de fio sobre as superficies de dentição e através de um espaço entre um par de garras estacionárias, espaçadas, o suporte das superficies de dentição enquanto se imprime movimento ao laço não elástico ao longo de uma linha axial que faz um ângulo essencialmente recto com o eixo do vaivém do segmento de fio através do espaço entre as garras por meio de movimento rotativo de um meio de suporte excêntrico rotativo que roda em torno de uma linha de eixo que faz um ângulo essencialmente recto com os eixos de vaivém do laço não elástico e segmento de fio e enquanto se expande e contrai o laço elástico em resposta à aplicação de força de trac ção ao cadarço dentário quando este se desloca em movimento de vaivém sobre as superficies de dentição, e a absorção da força de tracção aplicada ao barbilho quando este encontra
- 7 57.026
File: 6609-145 PG
resistência enquanto se desloca em movimento de vaivém sobre as superfícies de dentição e o laço elástico se expande.
A fim de descrever o dispositivo e o processo do presente invento de maneira mais completa, faz-se referência aos desenhos anexos que devem ser considerados conjuntamente com a descrição que se segue e nos quais:
A figura 1 é uma vista em perspectiva e parcialmente em corte de um dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento, que mostra em parte o dispositivo para accionar os meios de accionamento;
A figura 2 é uma vista em planta parcial do dispositivo representado na figura 1;
A figura 3 é uma vista em alçado anterior da extremidade do dispositivo da figura 1;
A figura 4 é uma vista em alçado parcial do dispositivo representado na figura 1;
A figura 5 é uma vista parcial em planta inferior do dispositivo representado na figura 1; e
A figura 6 é uma vista em alçado parcial do dispositivo representado na Figura 1, parcialmente em corte, que representa pormenorizadamente o mandril rotativo colocado dentro dé. cavidade do recinto, a união das garras ao alojamento e a união do meio de suporte excêntrico rotativo ao mandril rotativo e que é feito pela linha 6-6 da figura 3.
Fazendo agora referência à figura 1 um dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento compreen de um alojamento 11 alongado essencialmente tubular que tem um par de garras 13 e 15 nele colocadas, numa extremidade. As garras têm ranhuras de guia 17 e 19, respectivamente, nos seus rebordos 21 e 23. Na extremidade oposta, o alojamento 11 é apropriado para ser ligado e trancado a um segundo alojamento 25 alongado tubular, por exemplo um manipulo dentário de tipo corrente, por meio de uma fenda 26 no alojamento 11 que coopera com um perno 28 no recipiente 25. 0 recinto 25 está também equipado com uma correia accionadora 27, roldanas de
- 8 57.026
File: 6609-145 PG
guia 29, 31 e 33, uma protuberância de ajustamento 35 e guarda 37 para manter a correia de accionamento 27 em posição apropriada relativamente às roldanas. A protuberância 35 está unida a um meio de accionamento alongado colocado axialmente, por exemplo uma haste de accionamento 36 colocada numa cavida de axial central 38 do alojamento 25, conforme é conhecido dos técnicos da especia—lidade, A correia accionadora 27 é apropriada para ser accionada por uma fonte de energia adequada, por exemplo um motor accionado por corrente eléctrica ou bateria ou análogo ( não representada). Deve observar-se que embora uma forma de realização preferida do presente invento inclua o manipulo dentário, como alojamento 25, está no âmbito do presente invento que o manipulo dentário seja substituído por uma unidade de manipulo ou alojamento accionada por corrente eléctrica ou bateria convenientemente con cebida, por exemplo a apresentada na patente E.U. N5. 4.338.957, para accionar o dispositivo.
Conforme se pode observar de maneira mais pormenorizada na figura 6, o alojamento 11 tem uma porção extrema 39 roscada e a base 41 das garras tem uma abertura roscada central 42 para fixar as garras ao alojamento. Um mandril rotativo 45 está colocado axialmente na cavidade axial 47 do alo25 jamento 11 e é apropriado para ser ligado- à haste de accionamento do manipulo dentário ou recipiente 25 de maneira convenientemente apropriada, conforme atrás mencionado . Um meio de suporte rotativo circular ou disco 49 está fixado centralment à extremidade exterior do mandril 45 entre as bases das gar ras . 0 disco 49 tem uma ranhura periférica 51 que é um pouco funda numa porção 53 e mais profunda na porção 55 oposta à porção pouco funda, conforme representado na figura 3. 0 disco 49 pode ser fixado ao mandril 45 de qualquer maneira conveniente, por exemplo por meio do parafuso 57 ou análogo, rodando assim quando o mandril está em rotação.
Um meio de suporte fixo, por exemplo a ligação 59, está localizado na base das garras que tem aberturas ranhura
- 9 57 .026
File: 6609-145 PG
das 61 e 63. Um fio dentário ou barbilho 65 que tem um laço elástico 67 numa extremidade, que está apoiado na ligação 59, e um laço não elástico 69 na extremidade oposta, que está apoiado na ranhura 51 do disco 49,pnolonga-se através do espaço entre as garras e está apoiada em fendas 61 e 63 e ranhuras de guia 17 e 19 das garras.
Os diversos elementos do dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento, excluindo o fio ou barbilho, podem ser feitos com uma grande variedade de materiais, tanto metais como plásticos. Geralmente, os elementos de alojamento e peças associadas com estes são preferivelmente feitas com metais, por exemplo aço e análogos. Em contrapartida as garras e peças associadas, assim como o suporte ou disco rotativo circular são feitos preferivelmente de materiais piás ticos. Em geral, preferem-se plásticos como nylon, poliéster, etc., porque podem ser mais fácilmente enformados ou moldados com um custo menor, sem deixarem de apresentar as resistência necessária.
No que diz respeito ao fio ou barbilho, pode ser feito de material em fio natural ou sintético, por exemplo algodão e nylon, etc., com um laço não elástico unido de qualquer maneira conveniente a uma extremidade de um laço elástico, por exemplo uma tira de borracha, unida de qualquer maneira conveniente à extremidade oposta. Como variante e preferivelmente, o fio ou barbilho pode ser feito com fio sintético que tem segmentos não elásticos e elásticos alternados, cortados nos comprimentos desejados, previamente medidos para proporcionar extensões individuais de barbilho que tem um segmento não elástico e um segmento elástico em extremidades opostas e formar depois o laço não elástico e o laço elástico em cada extremidade, utilizando as extremidades não elástica e elásticas respectivas, reviradas sobre elas próprias e unidas de qualquer maneira conveniente.
Agora, embora se preveja que o dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento venha a ser
1 utilizado com um manipulo dentário como o alojamento 25 e as suas peças associadas, sendo assim utilizado num consultório dentário por pessoal profissionalmente treinado, está também no âmbito do presente invento vender o dispositivo para ser utilizado pelo público consumidor final. Nesses casos, o manipulo dentário seria substituído por um alojamento apropriadamente concebido e accionado por corrente eléctrica ou bateria que contém o meio de accionamento. Neste aspecto,um consu midor final obterá ou comprará normalmente todo o dispositivo isto é, o alojamento 11, o segundo alojamento 25 concebido apropriadamente, e pelo menos um fio dentário ou barbilho. Por outro lado, também se pode proporcionar um fornecimento abundante de fios com a compra inicial ou vendido separadamente em ocasião ulterior. Além disso, um elemento de publico consumidor que já fez a compra inicial, poderá, se for necessário, comprar simplesmente, posteriormente, quer o alojamento 11 e as peças que lhe estão associadas quer o alojamento 25, se por qualquer razão forem necessárias ou desejadas peças sobresselentes. Neste aspecto, quando um dispositivo se destina a ser utilizado por diversas pessoas de uma família, pode comprar-se apenas um alojamento 25 juntamente com um abastecimento apropriado de fios e um numero suficiente de alojamentos 11 para servir cada um dos elementos individuais da familia, ou, se se desejar, pode comprar-se apenas um alojamento 11 e um numero suficiente de discos rotativos circulares, incluindo mandris e um número suficiente de garras para que cada elemento individual de uma familia possa ter para seu uso pessoal as porções do dispositivo que são geralmente introduzidas na boca durante a utilização. Conforme se torna evidente com a descrição anterior do dispositivo, as garras e o disco rotativo circular, incluindo os mandris podem ser fácilmente montados e desmontados com o alojamento 11. As vantagens higiénicas obvias que resultam da compra de um conjunto separado de garras, disco rotativo circular e mandril para cada utente individual são evidentes.
57.026
File: 6609-145 PG
Voltando uma vez mais ao meio de suporte ou disco rotativo circular 49, conforme atrás descrito, deve observar-se que a ranhura periférica 51 nela existente, na sua porção pouco funda 53, deve ser suficientemente funda, pelo menos, para que o laço não elástico 69 do fio ou barbilho 65 não seja dali desalojado quando o disco roda. Em geral, a ranhura será suficientemente funda na sua porção pouco funda para nela entrar praticamente todo o diâmetro da porção de laço não elástico do fio. Por outro lado, a profundidade da ranhura oposta à poi ção pouco funda, onde atinge a profundidade maior, influencia a amplitude do movimento de vaivém do barbito ou fio entre as extremidades das garras. A profundidade da ranhura e a amplitude do vaivém do barbilho são directamente proporcionais uma à outra. Na prática, verificou-se que um disco com um diâmetrc de 7 mm e equipado com uma abertura central de 2 mm para nela entrar o parafuso e a haste do mandril ao qual o disco é fixado e que tem uma ranhura periférica com a profundidade de 2 mn na sua profundidade maior, proporcionará uma amplitude de vaivém de 2 mm do barbilho ou fio entre as extremidades das garras. A amplitude de 2 mm de vaivém proporcionou na sua utilização uma quantidade de movimento do barbilho, suficiente pare, se obterem excelentes resultados de limpeza.
A construção única do disco, com a ranhura pouco funde, numa porção e mais profunda na porção oposta à porção menos funda, proporciona um resultado único no funcionamento do dispositivo, visto que um disco feito desta maneira funciona de modo excêntrico enquanto roda no mandril, e, ao mesmo tempo, imprime um movimento de vaivém ao fio dentário ou barbilho através do espaço entre as garras. Consequentemente, quando o disco roda através do seu ponto mais alto, o laço elástico 67 do barbilho dentário ou fio fixado à esfera 59 estica, permitindo assim que a porção do barbilho ou fio entre as garras se desloque numa direcção, e, quando o disco roda através do pontoem que a ranhura tem a profundidade maior, o laço elástico contrai-se, puxando assim a fita na direcção oposta.
57.026
File: 6609-145 PG
>
De acordo com o presente invento, a profundidade da ranhura pode variar para ajustar a amplitude do mcdmento de vaivém do barbilho ou fio entre as garras. No entanto, prefere-se geralmente que a porção mais profunda da ranhura seja de cerce de 2 mm, visto que esta profundidade dá uma distância de movimento de vaivém suficiente ao barbilho ou fio para proporcionar resultados de limpeza desejados a superficies de dentição nas quais o dispositivo está a ser utilizado. Se a profundidade aumentar ou diminuir, a amplitude de movimento de vaivém será aumentada ou diminuída, e obter-se-ão também resultados de limpeza menos ou mais benéficos. Nesses casos, os resultados da limpeza são ainda mais vantajosos do que os anteriores. No entanto, conforme foi atrás mencionado, verificou-se que uma ranhura com uma profundidade de cerca de 2 mm no máximo proporciona resultados de limpeza excelentes.
Quando é utilizado, o dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento funciona da seguinte maneira. Quando o alojamento 11 é ligado a um manipulo dentário, por exemplo o manipulo 25, e se fornece corrente ao dispositivo, por meio de uma bateria ou meios eléctricos, conforme atiás; mencionado, fornecendo energia aos meios de accionamento por intermédio da correia de transmissão 27, o mandril 45 roda, fazendo assim rodar o disco rotativo circular 49, o qual, quando roda através do ponto alto da ranhura 51, estica o laço elástico 67 do barbilho ou fio dentário, deslocando assim o barbilho ou fio numa direcção entre as extremidades das garras. Quando o disco continua a sua rotação e passa pelo ponto com maior profundidade da ranhura, o laço elástico encolhe, puxando o barbilho ou fio na direcção oposta entre as garras. Este ciclo de funcionamento continua enquanto o disco roda, imprimindo um movimento de vaivém ao fio no espaço entre as garras, dependendo a velocidade do vaivém da velocidade de rotação que pode ser ajustada conforme se desejar, acelerando ou desacelerando os meios de energia utilizados para accionar o dispositivo .
- 13 57.026
File: 6609-145 PG
)
Em funcionamento, a velocidade de vaivém do dispositivo de profilaxia dentária de acordo com o presente invento pode variar muito. No entanto, em geral prefere-se que o barbilho ou fio dentário se desloque em movimento de vaivém entre as extremidades das garras com uma velocidade entre 5 mm por segundo e cerca de 8 mm por segundo, para se obterem os melhores resultados de limpeza. Embora se possam utilizar velocidades por segundo de movimentos de vaivém menores ou maiores, os melhores resultados de limpeza obtêm-se quando o dispositivo é accionado dentro da gama atrás indicada.
Utilizando o dispositivo e aplicando o processo de acor do com o presente invento, podem aplicar-se, se se desejar, medicamentos ao barbilho dentário e transferi-los para as superfícies de dentição sobre as quais o barbilho se desloca em movimento de vaivém. Por conseguinte, neste aspecto, o processo de acordo com o presente invento, nos seus aspectos mais específicos, inclui também a aplicação dessa medicação às superfícies de dentição que estão a ser tratadas.
dispositivo de profilaxia dentária e o processo de acordo com o presente invento apresentam muitas vantagens. Por exemplo, o dispositivo, devido à sua construção única, utiliza movimento rotativo do disco para imprimir movimento de vaivém ao barbilho ou fio. Por outro lado, o movimento de vaivém aplicado ao fio ou barbilho é-lhes aplicado de maneira regular e suave, para que a actividade de limpeza do barbilho se exerça sem provocar desconforto ao utente. Além disso, a construção única do barbilho ou fio ajuda, por si só, a imprimir um movimento de vaivém suave ao barbilho ou fio, visto que o laço elástico actua de maneira a proporcionar uma fonte de tensão constantemente variável ao barbilho ou fio quando este faz o movimento de vaivém entre as garras. Ao mesmo tempo, o seu laço não elástico desloca-se suavemente e de maneira regular numa direcção substancialmente vertical à direcçãc do movimento de vaivém do barbilho ou fio, devido ao percurso excêntrico seguido pela ranhura quando o disco se desloca
- 14 57.026
File: 6609-145 PG
em direcção rotativa.
Convirá observar ainda que a combinação única de elementos de um dispositivo de profilaxia dentária, de acordo com o presente invento, e em especial a utilização do barbilho ou fio que tem um laço elástico numa extremidade, proporciona um controlo de tensão automático ” do barbilho assim como um regresso positivo a uma posição' de partida. 0 controlo de tensão automático positivo do barbilho assegura permanentemente o contacto máximo deste com as superfícies de dentição que estão a ser tratadas. Nestas condições, elimina-se praticamente o contacto ponto a ponto de superfícies de dentição e barbilho, que se produz se o fio estiver atiçado demais, evitando-se simultaneamente que não haja nenhum efeito se o fio estiver brando demais. Ao mesmo tempo, no entanto, a própria tensão positiva resultante da utilização do laço elástico sobre o barbilho ou fio permite que o barbilho suspenda o movimento de vaivém, mesmo que a corrente esteja ligada, no caso de o fio ser apanhado ou ficar encravado sobre as superfícies de dentição que estão a ser tratadas.
Além disso ainda, a aplicação de tensão positiva apropriada ao barbilho ou fio por meio da utilização do laço elás tico elimina praticamente a irritação, que se produz frequentemente com dispositivos de limpeza conhecidos, devido à tensão excessiva transmitida ao fio por esses dispositivos. Finalmente , a utilização de fio ou segmentos de barbilho com extremidades dobradas em laço e a facilidade com que podem ser ligados ou fixados ao dispositivo de profilaxia de acordo com o presente invento, elimina o manejo demorado do barbilho ou fio dentário e é, portanto, mais higiénico.
No que diz respeito aos alojamentos e elementos relacionados do dispositivo, são relativamente baratos e fáceis de fabricar com materiais que se encontram com facilidade, e uma pluralidade de porções de alojamento proporcionadas com as garras pode ser vendida para ser utilizada com um meio de accionamento, Além disso, a porção de alojamento que tem as
57.026
File: 6609-145 PG garras também pode ser vendida separadamente e adaptada para ligação e utilização com equipamento normalmente existente num consultório dentário. Por outro lado ainda, visto que as garras são Fixas e só o Fio ou barbilho se desloca em movimen to de vaivém, o dispositivo é de utilização mais Fácil, sem o perigo de daniFicar as superFicies de dentição, por contacto destas com as garras, como sucede com dispositivos que têm de ser manobrados normalmente na boca de um utente a Fim de deslocar em movimento de vaivém ou de outro modo o Fio ou barbilho .
Deve entender-se que o dispositivo e o processo de acordo com o presente invento proporcionam um meio de limpeza mecânica para a retirada de tártaro das superFícies intercalares e próximas dos dentes, e, nestas condições, são muito mais eFicientes que os métodos de limpeza manual. Por outro lado, o dispositivo e o processo de acordo com o presente invento eliminam muitos dos problemas inerentes a dispositivos anteriores, visto .que os Fios ou barbilhos podem ser ligados em poucos segundos às porções mecânicas do dispositivo e que a estrutura -(mica dos laços de barbilho elimina meios anterio res de Fixação de barbilho por meio de enrolamen to e análogos. Com o dispositivo e de acordo com o processo, o barbilho desloca-se râpidamente e acompanha os contornos das superFicies de dentição sem perda de velocidade e sem criar abrandamento, como sucede Frequentemente em dispositivos conhecidos e toda a superFicie de dentição pode ser limpa de maneira eFi ciente em poucos minutos. Além disso, conForme atrás Foi indi cado, as garras não se deslocam como nalguns dispositivos conhecidos, evitando assim o perigo de daniFicar superFícies de tecido e dentárias por contacto anormalmente duro das garras com as mesmas.
Deve observar-se também que o dispositivo pode ser utilizado vantajosamente por todos os grupos etários, desde crianças em idade pré-escolar até aos adultos, e, além disso, o dispositivo pode ser utilizado com grande Facilidade por um
57.026
File: 6609-145 PG
progenitor para limpar os dentes de uma criança. Por outro lado, todo o dispositivo é limpo ou esterelizado com Facilidade, proporcionando assim beneFicios higiénicos, Os laços, devido ao seu baixo custo, podem ser deitados fora depois de utilizados, o que proporciona também melhores padrões higiénicos.
A acção de vaivém do fio ou barbilho é benéfica no tratamento e prevenção de doença periodontálgica, isto é, gengivite, visto que as cissuras entre os dentes podem ser atingidas com facilidade pelo fio dentário utilizado com o dispositivo. Por outro lado, a acção mecânica de dispositivo, de acor do com o processo liberta os tecidos de colónias bactérianas, tecido necrótico e detritos orgânicos, fazendo isto sem irritação, proporcionando ao mesmo tempo um efeito estimulante que promove a formação da camada calejada de células que normalmente protege os tecidos subjacentes contra traumas e invasão bacteriana. Muitas outras vantagens do dispositivo e processo de acordo com o presente invento serão fácilmente apercebidas pelos técnicos das especialidade.
Deve entender-se que as formas de realização descritas do presente invento expostas na presente são apenas descritivas e os conceitos do presente invento não têm que ser limitados pelas mesmas formas de realização, excepto conforme definido nas reivindicações anexas.
depósito do primeiro pedido para o invento acima descrito foi efectuado nos Estados Unidos da América em 28 de Fevereiro de 1985 sob o n2, 706.649.

Claims (1)

  1. lâ - Dispositivo para profilaxia dentária, caracterizado pelo facto de compreender, em combinação, meios de alojamento que têm uma cavidade axial, um par de garras espaçadas fixas que tem aberturas com fendas, colocadas, nos referidos
    57.026
    File: 6609-145 PG meios de alojamento e salientes para Fora a partir dos mesmos meios de suporte Fixos localizados nas reFeridas garras na pro ximidade da base das mesmas, meios de suporte excêntricos e rotativos localizados nos reFeridos meios de alojamento entre as bases das reFeridas garras, apoiados num mandril rotativo colocado axialmente no interior da reFerida cavidade e sendo o reFerido mandril rotativo apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accionar os reFeridos meios de suporte excêntricos e rotativos.
    25 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo Facto de os meios de alojamento serem apropria dos para serem ligados de maneira separável a segundos meios de alojamento, que têm neles colocados meios de accionamento rot at ivos .
    35 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo Facto de os segundos meios de alojamento serem um manipulo dentário.
    45 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo Facto de os meios de accionamento serem alimentados com energia eléctrica.
    55 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo Facto de os meios de accionamento serem alimentados por uma bateria.
    65 - Dispositivo para proFilaxia dentária, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo Facto de compreendei em combinação meios de alojamento que têm uma cavidade axial, um par de garras espaçadas e Fixas que têm aberturas com Fendas colocadas nos reFeridos meios de alojamento e salientes para Fora a partir dos mesmos, meios de suporte Fixos localizados nas reFeridas garras na proximidade da base dos mesmos, um disco rotativo circular colocado nos reFeridos meios de ato jamento entre as bases das reFeridas garras e apoiados centra', mente num mandril rotativo axialmente no interior da reFerida cavidade, tendo o reFerido disco uma ranhura Feita em volta da sua circunFerência, que é pouco Funda numa porção e proFun
    57.026
    File: 6609-145 PG da na porção oposta à porção não funda, e sendo o referido mandril rotativo apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accionar o referido disco rotativo circular.
    75 _ Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de os meios de alojamento serem apropriados para serem ligados de maneira separável a segundos meios de alojamento que têm meios de accionamento rotativos neles localizados.
    8^ - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de os segundos meios de alojamento serem um manipulo dentário.
    95 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de os meios de accionamento serem alimentados por energia eléctrica.
    105 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, ca racterizado pelo facto de os meios de accionamento serem alimentados por bateria.
    115 - Dispositivo para profilaxia dentária, de acordo com as reivindicações 1 e 6, caracterizado pelo facto de com preender, em combinação, meios de alojamento que têm uma cavidade axial, um par de garras espaçadas e fixas que têm aber turas com fendas colocadas nos referidos meios de alojamento e salientes para fora a partir dos mesmos, meios de suporte fixos localizados nas referidas garras na proximidade da base destas e um disco rotativo circular localizado nos referidos meios de alojamento entre as bases das referidas garras e suportado centralmente por um mandril rotativo colocado axialmente no interior da referida cavidade, tendo o referido disco uma ranhura feita em volta da sua circunferência que é pouco funda numa porção e profunda na porção oposta á porção pouco funda, sendo o referido mandril rotativo apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accionar o referido disco rotativo circular e transmitir-lhe movimento rotativo; efio de barbilho dentário que têm um laço elástico numa extremidade e um laço elástico na extremidade oposta apoiado
    - 19 57.026
    File: 6609-145 PG ►
    nas referidas aberturas com fendas das referidas garras e atra vés do espaço entre ambas, sendo o referido laço elástico suportado pelos referidos meios de suporte fixos e sendo o refe rido laço não elástico suportado pela ranhura periférica do referido disco, pelo que o referido fio de barbilho dentário tem um movimento de vaivém entre as referidas garras quando o referido disco rotativo circular é accionado em rotação pelos referidos meios de accionamento através do referido mandril rotativo.
    12^ - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de cada uma do par de garras espaçadas ter uma ranhura de guia no seu rebordo exterior.
    13^ - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de os meios de alojamento serem apro priados para serem ligados de maneira separável a segundos meios de alojamento que têm meios de accionamento rotativos neles localizados.
    14a _ Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, ca racterizado pelo facto de os segundos meios de accionamento serem um manipulo dentário.
    15a _ Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, ca racterizado pelo facto de os meios de accionamento serem alimentados com energia eléctrica.
    16ê - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, ca racterizado pelo facto de os meios de accionamento serem alimentados por bateria.
    17^ - Dispositivo para profilaxia dentária de acordo com as reivindicações 1,6 e 11, caracterizado pelo facto de compreender, em combinação: primeiros e segundos meios de alo jamento ligados de maneira amovivel uns aos outros, tendo os referidos primeiros meios de alojamento uma cavidade axial, um par de garras espaçadas fixas que têm aberturas com fendas e uma ranhura de guia no rebordo exterior de c^da garra do re ferido par colocada no referido alojamento e saliente para fora a partir do mesmo, meios de suporte fixos localizados
    20 57.026
    File: 6609-145 PG nas referidas garras na proximidade da base das mesmas e um disco rotativo circular localizado nos referidos primeiros med os de alojamento entre as bases das referidas garras e apoiado centralmente num mandril rotativo colocado axialmente no interior da referida cavidade, tendo o referido disco uma ranhura disposta em volta da circunferência do mesmo que é pouco funda numa porção e profunda na porção oposta à porção pou co funda, sendo o referido mandril rotativo apropriado para ser ligado a meios de accionamento para accionar o referido disco rotativo circular e transmitir-lhe movimento de rotação; os referidos segundos meios de alojamento com uma cavidade axial que tem os referidos meios de accionamento nela colocados axialmente apropriados para serem ligados aos referidos primeiros meios de alojamento; e fio de barbilho dentário que tem um laço não elástico na extremidade oposta apoiada nas re feridas aberturas com fendas das referidas garras e através do espaço entre as mesmas, estando o referido laço elástico apoiado nos referidos meios de suporte fixos e estando o refe rido laço não elástico apoiado na ranhura periférica do referido disco, pelo que é transmitido um movimento de vaivém ao referido fio de barbilho dentário através do espaço entre as referidas garras e é imprimido movimento de vaivém ao referido laço não elástico ao longo de uma linha axial que está essencialmente em ângulo recto com o eixo de vaivém do referi do fio de barbilho dentário por intermédio de movimento de ro tação do referido disco numa linha axial essencialmente em ân guio recto com os eixos de vaivém do referido laço não elásti co e do referido fio de barbilho dentário quando o referido dispositivo está em funcionamento.
    18& - Dispositivo de acordo com a reivindicação 17, ca racterizado pelo facto de os segundos meios de accionamento serem um manipulo dentário.
    19a - Dispositivo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de os meios de accionamento serem alimentados com energia eléctrica.
    57 .026
    File: 6609-145 PG
    205 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo facto de os meios de accionamento serem a_l: mentados por bateria.
    215 - Processo de profilaxia dentária, caracterizado pelo facto de compreender: o contacto das superfícies de dentição a tratar com um barbilho dentário que tem um segmento de fio com um laço não elástico numa extremidade e um laço elástico na extremidade oposta, que proporciona movimento de vaivém ao referido segmento de fio sobre as referidas supei fícies de dentição e através do espaço entre um par de garras fixas espaçadas que suportam as referidas superfícies de dentição enquanto imprimem movimento de vaivém ao referido laço não elástico ao longo de uma linha axial que está essencialmen te em ângulo recto com o eixo de vaivém do referido segmento de fio através do espaço entre as referidas garras por meio de movimento rotativo de um meio de suporte excêntrico rotativo em rotação numa linha que está essencialmente em ângulo re cto com os eixos de vaivém do referido laço não elástico e o referido segmento de fio e enquanto se expande e contrai o referido laço elástico em resposta à aplicação de força de tracção ao referido barbilho dentário quando este está em movimento de vaivém sobre superfícies de dentição, e a absorção da força de tracção transmitida ao referido barbilho dentário quando encontra resistência à medida que executa um movimento de vaivém sobre as referidas superfícies de dentição e o referido laço elástico se expande.
    225 - processo de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo facto de compreender a aplicação de medicamentos ao barbilho dentário e a transferência dos referidos medicamentos para as superfícies de dentição a tratar quando o referido barbilho dentário está em movimento de vaivém sobre as referidas superfícies de dentição.
PT82110A 1985-02-28 1986-02-28 Processo e dispositivo para profilaxia dentaria PT82110B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US06/706,649 US4727894A (en) 1985-02-28 1985-02-28 Dental prophylaxis device and process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82110A PT82110A (en) 1986-03-01
PT82110B true PT82110B (pt) 1992-05-29

Family

ID=24838495

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT82110A PT82110B (pt) 1985-02-28 1986-02-28 Processo e dispositivo para profilaxia dentaria

Country Status (6)

Country Link
US (1) US4727894A (pt)
CA (1) CA1266193A (pt)
DK (1) DK86886A (pt)
ES (1) ES8706424A1 (pt)
GR (1) GR860548B (pt)
PT (1) PT82110B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5069233A (en) * 1990-10-30 1991-12-03 Ritter Charles H Method and apparatus for removing debris from between and around teeth
US5353460A (en) * 1993-09-24 1994-10-11 Ohio Health Care Products, Inc. Power driven toothbrush
US5411041A (en) * 1993-11-24 1995-05-02 Ritter; Charles H. Apparatus for removing debris from between and around teeth
SE502226C2 (sv) * 1994-01-04 1995-09-18 Thomas Aasum Slip- eller putsanordning för dental användning
IT1401574B1 (it) * 2010-07-22 2013-07-26 Monicelli Strumento odontoiatrico per l'igiene dentale
US9510921B1 (en) 2014-11-04 2016-12-06 Charles Louis Urso High-speed automatic dental flosser

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US557523A (en) * 1896-03-31 Dental tool
US2601567A (en) * 1947-10-06 1952-06-24 Steinberg Leon Josef Manually driven toothbrush
US3421524A (en) * 1966-09-22 1969-01-14 William A Waters Power driven dental cleaner
US3552022A (en) * 1968-07-05 1971-01-05 Axel Torbjorn Axelsson Apparatus for cleaning or polishing of teeth
US3534745A (en) * 1968-08-30 1970-10-20 William A Waters Dental tape holder for power driven tooth cleaning devices
US3667454A (en) * 1970-06-12 1972-06-06 Larry W Prince Toothbrush with ultraviolet emitter
US3667483A (en) * 1970-12-14 1972-06-06 James B Mccabe Dental floss reciprocator
US3835872A (en) * 1972-11-16 1974-09-17 H Daniel Dental cleaning device
US3927686A (en) * 1972-12-18 1975-12-23 James B Zambito Dental floss holder
US3828804A (en) * 1973-01-30 1974-08-13 R Ely Dental device
US3759274A (en) * 1973-03-12 1973-09-18 C Warner Dental instrument
US3901251A (en) * 1973-11-14 1975-08-26 James A Johnston Dental floss dispensing and manipulation systems
US4014354A (en) * 1975-10-03 1977-03-29 Garrett Terry N Dental flossing tool
US4162687A (en) * 1978-06-06 1979-07-31 Lorch Leonard G Dental flossing device
US4307740A (en) * 1980-10-06 1981-12-29 Augusto Florindez Tooth cleaner
US4338957A (en) * 1980-11-05 1982-07-13 Meibauer Robert H Dental prophylaxis device and process

Also Published As

Publication number Publication date
DK86886A (da) 1986-08-29
ES552489A0 (es) 1987-07-01
CA1266193A (en) 1990-02-27
DK86886D0 (da) 1986-02-25
PT82110A (en) 1986-03-01
ES8706424A1 (es) 1987-07-01
GR860548B (en) 1986-06-24
US4727894A (en) 1988-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4338957A (en) Dental prophylaxis device and process
US3939853A (en) Dental flosser
US5323796A (en) Automated dental flosser
US4880382A (en) Integrated oral hygiene system
US4832063A (en) Flossing device
ES2407835T3 (es) Cepillo dental motorizado
US4830032A (en) Power driven flossing device
US5063948A (en) Bristled dental floss
US5855216A (en) Dental flossing device
US5071348A (en) Brush and masseur for interproximal dental cleaning
US5482466A (en) Flossing tool
US20130091645A1 (en) Electric Toothbrush
US5174243A (en) Chew toy for dogs
US5762078A (en) Flosser head for a toothbrush driver
JPH04505716A (ja) デンタルフロスによって歯間を清掃するためのモータで駆動される装置
US20070204878A1 (en) Dental flossing cartridge system and driver attachments
US2379049A (en) Power-operated toothbrush
US20140366903A1 (en) Dental Floss And Brush Apparatus
KR20100015573A (ko) 치아 교정용 치실 사용 보조 방법 및 장치
PT82110B (pt) Processo e dispositivo para profilaxia dentaria
WO2003077706A1 (en) Animal toothbrush
KR20220049510A (ko) 치실 장력 조절 수단이 있는 덴탈 플로저
CN105853006B (zh) 一种全方位牙齿清洁工具
WO1994003123A1 (en) Power-driven rotary toothbrush
WO2012153742A2 (ja) 歯ブラシ

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911107

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930531