PT8205U - Elemento de cobertura autoportante pre-fabricado de betao pre-esforcado - Google Patents

Elemento de cobertura autoportante pre-fabricado de betao pre-esforcado Download PDF

Info

Publication number
PT8205U
PT8205U PT8205U PT820590U PT8205U PT 8205 U PT8205 U PT 8205U PT 8205 U PT8205 U PT 8205U PT 820590 U PT820590 U PT 820590U PT 8205 U PT8205 U PT 8205U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cover element
element according
section
flaps
constant
Prior art date
Application number
PT8205U
Other languages
English (en)
Other versions
PT8205Y (pt
Inventor
Failla Claudio
Original Assignee
Larco S B S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Larco S B S P A filed Critical Larco S B S P A
Publication of PT8205U publication Critical patent/PT8205U/pt
Publication of PT8205Y publication Critical patent/PT8205Y/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B7/00Roofs; Roof construction with regard to insulation
    • E04B7/08Vaulted roofs
    • E04B7/10Shell structures, e.g. of hyperbolic-parabolic shape; Grid-like formations acting as shell structures; Folded structures
    • E04B7/107Folded structures
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B7/00Roofs; Roof construction with regard to insulation
    • E04B7/12Roofs; Roof construction with regard to insulation formed in bays, e.g. sawtooth roofs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Roof Covering Using Slabs Or Stiff Sheets (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)
  • Extrusion Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Hydraulic Turbines (AREA)
  • Branch Pipes, Bends, And The Like (AREA)
  • Manufacturing Of Tubular Articles Or Embedded Moulded Articles (AREA)

Description

i.
Ss>
Descrição referente ao modelo de utilidade de LARCO S.B. S.p. A., italiana, industrial e comercial, com sede em Carvico (BG) - 92, via Don Pedrinelli, Itália, (inventor: Failla Cláudio, residente na Itália), para t "ELEMENTO DE COBERTURA AUTOPOR-TANTE PRÉ-FABRICADO DE BETÃO PRÉ-ESFORÇADO".
DESCRIÇÃO O presente modelo de utilidade refere-se a um elemento de cobertura autoportante pré-fabricado de betão armado pré-esforçado, para a realização, em particular, de coberturas de edifícios industriais ou similares. 0 produto é caracterizado pela geometria particular que facilita as operações de vazamento e de aca bamento ulterior do elemento, a fim de obter um produto completamente acabado que possa ser utilizado sem a necessidade de ou tras intervenções como, por exemplo, a aplicação de revestimentos isolantes ou impermeabilizantes, etc..
Estes produtos, capazes de cobrir vãos mesmo importantes, podem ser colocados encostados ou alternando com clarabóias ou similares. 0 elemento de cobertura de acordo com o presente modelo de utilidade é do tipo em forma de Y, com extra • dorso em forma de canal de secção constante, para a descarga das 1 N. aguas da chuva.
No sector dos pré-fabricados são conhecidos vários tipos de coberturas realizadas associando produtos de vários géneros.
No caso dos pré-fabricados de betão armado pré-esforçado têm sido propostas nos últimos anos variantes de elementos de cobertura autoportantes realizados de várias maneiras.
Por exemplo, são conhecidos elementos com a secção em T, nas quais a alma central constitui a viga de suporte do elemento e as abas assumem a função de cobertura. São conhecidos também elementos de secção curva ou em Y.
Os problemas que se encontram no projec to deste tipo de estrutura resultam por um lado da necessidade de realizar elementos que, apesar de poder cobrir grandes vãos, sejam leves e portanto delgados e, por outro lado, da necessida de de limitar o mais possível a altura total do elemento.
Ocorre depois que o produto seja fácil de vazar e descofrar, para evitar complicações excessivas na realização das cofragens e dos moldes. É óbvio que todas estas exigências são dificilmente conciliáveis, de modo que nas realizações das estruturas actualmente conhecidas se chega necessariamente a um compromisso que permita obter um produto igualmente válido, mas sem incidir excessivamente nos custos de produção. É neste sector que agora se insere o pre sente modelo de utilidade, que propõe um elemento de cobertura autoportante pré-fabricado, que se caracteriza pela conformação particular das suas partes, que permite obter um produto com di. mensões e peso limitados, mas susceptível igualmente de cobrir grandes aberturas e, graças ã forma particular da sua secção, resulta fácil de vazar e desmoldar.
Estes e outros são objectivos obtidos com o elemento de cobertura em Y com extradorso de secção constante em todo o comprimento e na qual a alma central apresenta uma altura variável de modo que a distância entre o baricentro 2 ι ti da secção e o das forças de pré-esforço seja mínima na zona pró xima dos apoios e aumente ã medida que nos aproximamos do meio, onde é máximo o momento flector.
Estas e outras características surgirão mais claramente na descrição seguinte de pormenor, dada apenas a título exemplificativo, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1, a vista lateral de um elemento de cobertura segundo o presente modelo de utilidade aplicada em obra;
As fig. 2 e 3, respectivamente, cortes na proximidade da cabeceira e a meio do elemento segundo o presente modelo de utilidade; A fig. 4, uma vista de lado da parte da cabeceira do elemento; A fig. 5, uma vista de baixo do elemento da fig. 4; A fig. 6, uma secção parcial de uma cobertura realizada com os elementos segundo o presente modelo de utilidade; A fig. 7, um pormenor da fig. 6; e A fig. 8, esquematicamente, um molde pa ra a produção do elemento segundo o presente modelo de utilidade .
Com referência ãs figuras, o elemento de cobertura segundo o presente modelo de utilidade apresenta uma secção em Y, com uma alma central (1) e duas abas (2) que terminam, nas extremidades, num bordo mais grosso (3). As abas têm uma inclinação constante, tal como é constante a secção do extradorso do produto, de modo a facilitar as operações de vaza mento e de acabamento ulterior do elemento.
As duas nervuras laterais (3) servem, além de elemento de reforço, também de elemento de contenção pa ra uma camada de material isolante (4) (fig. 7), que é aplicado directamente, como é conhecido, na fábrica, e revestida com uma bainha impermeabilizante (5).
Deste modo realiza-se, em correspondên- 3
cia com o extradorso, um canal triangular para descarga da água da chuva, que é conduzida ãs extremidades do produto e é recolhida num canal de algeroz.
Em correspondência com os apoios, é rea lizada uma parede ou elemento de obturação das cabeceiras (6).
Na base da parede (6) é depois formada uma nervura ou cordão de rigidez (7), que forma uma só peça com a alma (1). A alma (1) apresenta duas zonas extremas ou zonas de cabeceira, indicadas em (8) e (8'), inclinadas e ligadas por uma parte central (9) horizontal (fig. 1 e 8).
Na alma (1) são dispostos os cabos de pré-esforço (10) , rectilíneos.
Com esta forma obtêm-se duas vantagens.
Antes de mais, a distância entre o bari. centro das secção e o das forças de pré-esforço (fig. 2 e 3) é mínima na proximidade dos apoios, onde os efeitos de pré-esforço são negativos, e aumenta em correspondência com a parte média, onde é máximo o momento flector, onde os efeitos de excentricidade do pré-esforço são favoráveis.
I
Além disso, obtém-se um produto que tem a parte central de secção constante, de modo que, quando se variar o comprimento da telha, simplificam-se as operações de modificação do molde, sendo suficiente afastar uma das partes da cabeceira e inserir, entre esta e a parte restante, um elemento aditivo com o comprimento apropriado, o que pelo contrário não é possível fazer com os produtos que apresentam a secção variável ao longo de todo o eixo.
De facto, no caso do presente modelo de utilidade, visto que a parte central tem a secção constante, é possível realizar um número limitado de peças adicionais com comprimentos diferentes e combiná-las entre si de vários modos para obter o comprimento pretendido.
Mas isso não é possível com os produtos conhecidos com a parte superior inclinada.
Os elementos de cobertura, segundo o • presente modelo de utilidade são montados apoiando-os em vigas 4
de suporte (11) (fig. 1), podendo ser colocados uns encostados aos outros, realizando uma cobertura contínua, ou distanciadas e interliga-los por clarabóias (12) ou similares, de material transparente, para permitir a iluminação do ambiente subjacente.
Vantajosamente, nas nervuras (3) das abas serão previstas ligações apropriadas para a fixação das re^ feridas clarabóias.
Do que foi exposto resultam vantagens claras e notáveis do elemento segundo o presente modelo de utilidade, que podem assim resumir-se: extradorso com secção constante em todo o comprimento do produto, de modo a facilitar as operações de vazamento e de acabamento do elemento; variações da geometria do elemento ao longo do eixo de modo que, com cabos de pré-esforço rectilíneos, a distância entre o baricentro da secção e o do pré-esforço é máxima a meio e mínima na proximidade dos apoios; - variações da geometria longitudinal do elemento, de modo que este se apresenta de secção variável nas extremidades e de secção constante no centro, de modo que variações de com primento do produto possam ser obtidas simplesmente intervindo na parte central de secção constante, com facilidade das operações de modificação do molde.
Obviamente, as dimensões, bem como os materiais utilizados, poderão variar em função das exigências de aplicação. 5

Claims (1)

  1. áSBP· -v 1"^- REIVINDICAÇÕES - la - Elemento de cobertura autoportante, pré -fabricado, de betão pré-esforçado, do tipo em forma de Y, ca-racterizado pelo facto de se preverem duas partes de cabeceira de altura variável, ligadas por uma parte central de secção constante. - 2§ - Elemento de cobertura de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se prever o extra-dorso de secção constante ao longo de todo o comprimento do pro duto. - 3§ - Elemento de cobertura de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de se prever uma variação, ao longo do eixo, da geometria do produto de forma que, a distância entre o baricentro da secção e o baricentro das forças de pré-esforço, com cabos de pré-esforço rectilíneos, ser a mínima na proximidade dos apoios e máxima a meio. - 4§ - Elemento de cobertura de acordo com qual 6
    b, quer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo__£acto de se prever: uma alma central com as extremidades de cabeceira inclinadas; uma zona central ligada ãs referidas extremidades de cabeceira horizontal e de secção constante; e duas abas com inclinação constante ao longo de todo o eixo do produto. - 5â - Elemento de cobertura autoportante de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fac to de se preverem, em correspondência com os bordos laterais, nervuras próprias para proporcionar, além do aumento da rigidez da estrutura, também a função de paredes de contenção para uma camada de material isolante a aplicar no extradorso. - 6â - Elemento de cobertura de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fac-to de as abas, nas extremidades, se ligarem com uma nervura de apoio na viga de suporte do elemento de cobertura, de modo a constituir elementos de obturação das cabeceiras. A requerente reivindica a prioridade do pedido italiano apresentado em 6 de Novembro de 1989, sob o NQ. 33520 b/89. 7 Lisboa, 28 de Setembro de 1990.
    - 8 -
PT8205U 1989-11-06 1990-09-28 Elemento de cobertura autoportante pre-fabricado de betao pre-esforcado PT8205Y (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT03352089U IT219751Z2 (it) 1989-11-06 1989-11-06 Tegolo autoportante prefabbricato in c.a.p. .

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT8205U true PT8205U (pt) 1991-07-05
PT8205Y PT8205Y (pt) 1993-03-31

Family

ID=11237714

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8205U PT8205Y (pt) 1989-11-06 1990-09-28 Elemento de cobertura autoportante pre-fabricado de betao pre-esforcado

Country Status (4)

Country Link
ES (1) ES1015203Y (pt)
FR (1) FR2654134B3 (pt)
IT (1) IT219751Z2 (pt)
PT (1) PT8205Y (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1250609B (it) * 1991-07-01 1995-04-21 Italcase Prefabbricati Srl Dispositivo di copertura per edifici in genere ed in particolare per edifici industriali e/o commerciali.
AT402957B (de) * 1994-03-02 1997-10-27 Ernst Dipl Ing Buchacher Leichtdachelement
IT1275242B (it) * 1995-02-17 1997-07-31 Dlc Srl Sistema di copertura perfezionato comprendente tegoli alternati a coppelle
AT405957B (de) * 1997-12-23 2000-01-25 Karl Berger Kg Selbsttragendes dach für bauten
ES2281989B1 (es) * 2004-07-01 2008-10-16 Jose Antonio Alba Irurzun Sistema perfeccionado de cerramiento para cubiertas.

Also Published As

Publication number Publication date
ES1015203Y (es) 1992-04-01
FR2654134B3 (fr) 1991-10-25
IT8933520U1 (it) 1991-05-06
ES1015203U (es) 1991-06-01
FR2654134A3 (fr) 1991-05-10
IT8933520V0 (it) 1989-11-06
PT8205Y (pt) 1993-03-31
IT219751Z2 (it) 1993-05-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1200069A (en) Vault grid
US3902288A (en) Arched roof self-supporting building
SE425861B (sv) Takfonsterkonstruktion
PT8205U (pt) Elemento de cobertura autoportante pre-fabricado de betao pre-esforcado
EA036372B1 (ru) Универсальное здание куполообразной формы
US3286413A (en) Awning structure
US4149351A (en) Building structure produced using fiberglass forms
IT1077838B (it) Impianto per la produzione in serie di manufatti prefabbricati in cemento armato per edilizia
US3717965A (en) Roof sealing of modules
RU29541U1 (ru) Комплект профилей для перегородок
SU777185A1 (ru) Сборное железобетонное одноэтажное здание
US3207054A (en) Vault roof
RU2161227C1 (ru) Способ возведения зданий криволинейной формы
SU1013615A1 (ru) Однопролетное здание с двухскатным покрытием
SU1129309A1 (ru) Пространственное покрытие
SU1020540A1 (ru) Вис чее покрытие зданий и сооружений
SU1724827A1 (ru) Арочное здание
RU1836811C (ru) Панель дл осветительной арматуры
SU1188275A1 (ru) Узел крепления прогона
SU1446250A1 (ru) Складчатое покрытие
SU857383A1 (ru) Объемный железобетонный элемент чердачной крыши здани Шидьюсова Г.Н.
JPS5814722Y2 (ja) ア−チ型建築物
RU2172582C2 (ru) Теплица
SU800311A1 (ru) Складна секци здани
SU1214875A1 (ru) Секци сборно-разборного здани

Legal Events

Date Code Title Description
FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19920916

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 20010331