PT81795B - Processo e dispositivo para a armazenagem, a transferencia e a distribuicao de objectos - Google Patents
Processo e dispositivo para a armazenagem, a transferencia e a distribuicao de objectos Download PDFInfo
- Publication number
- PT81795B PT81795B PT8179586A PT8179586A PT81795B PT 81795 B PT81795 B PT 81795B PT 8179586 A PT8179586 A PT 8179586A PT 8179586 A PT8179586 A PT 8179586A PT 81795 B PT81795 B PT 81795B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- mat
- objects
- accumulation
- storage
- coil
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B65—CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
- B65G—TRANSPORT OR STORAGE DEVICES, e.g. CONVEYORS FOR LOADING OR TIPPING, SHOP CONVEYOR SYSTEMS OR PNEUMATIC TUBE CONVEYORS
- B65G47/00—Article or material-handling devices associated with conveyors; Methods employing such devices
- B65G47/34—Devices for discharging articles or materials from conveyor
- B65G47/46—Devices for discharging articles or materials from conveyor and distributing, e.g. automatically, to desired points
- B65G47/51—Devices for discharging articles or materials from conveyor and distributing, e.g. automatically, to desired points according to unprogrammed signals, e.g. influenced by supply situation at destination
- B65G47/5104—Devices for discharging articles or materials from conveyor and distributing, e.g. automatically, to desired points according to unprogrammed signals, e.g. influenced by supply situation at destination for articles
- B65G47/515—First In-Last Out systems [FILO]; Last In-First Out systems [LIFO]
- B65G47/5177—First In-Last Out systems [FILO]; Last In-First Out systems [LIFO] using rotary conveyor(s)
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Replacement Of Web Rolls (AREA)
- Containers And Plastic Fillers For Packaging (AREA)
- Discharge By Other Means (AREA)
Description
DESCRIÇÃO DO INVENTO
O presente invento refere-se a um processo e a um dispositivo para armazenar, transferir e distribuir objectos, quer dizer, um processo e um dispositivo que permitem armazenar à saída de um ponto de fabricação objectos em curso de fabricação, transferi-los e redistribui-los para um ou mais pontos onde a fabricação será continuada ou concluída.
Actualmente, utiliza-se caixas onde os objectos são re. cebidos a granel à saída dos pontos de fabricação e transferidos para outros pontos. Esta maneira de trabalhar apresenta os seguintes inconvenientes:
- os objectos não estão protegidos contra o pó e contra outros agentes corrosivos;
- os objectos são riscados por abrasão devido a roçarem uns nos outros;
- a movimentação é geralmente manual, o que limita o peso, o volume e o número de objectos transferidos;
- a orientação dos objectos não é mantida, o que impõe uma redistribuição quer manual e portanto com custo elevado e uma cadência reduzida, quer por taça vibratória, o que aumenta a possibilidade de riscos e não permite cadências mais elevadas.
presente invento visa remediar todos estes inconvenientes. Para tal, o processo a que se refere consiste em guardar os objectos, dispostos lado a lado, entre as espiras de uma película ou fita de matérial flexível enquanto esta é enrolada numa bobina de armazenagem, e depois em extrair os objectos de entre as espiras dessa película desenrolando-a da dita bobina.
Assim, como as flanges da bobina constituem as paredes do acondicionamento provisório, os objectos mantidos aper64 446
Ref: PM/GL/CAS 22 tados lado a lado entre as espiras da película estão perfeitamente protegidos contra as poeiras e contra qualquer atrito ca paz de os riscar.
Além disso, a arrumação ordenada dos objectos permite não só armazená-los num volume muito menor, o que permite um maior número de objectos por unidade de armazenagem, mas também manter a sua orientação, o que facilita consideravelmente a sua redistribuição ao ponto seguinte, e permite cadências mui_ to superiores às dos processos manuais ou de taças vibratórias conhecidos.
dispositivo para a realização deste processo compreende essencialmente, pelo menos uma bobina de armazenagem com eixo de rotação horizontal e à qual estão associados meios de accionamento em rotação nos dois sentidos, quer dizer, para o funcionamento no sentido da armazenagem e para o funcionamento no sentido da distribuição, e meios de travagem, correspondendo o afastamento das flanges dessa bobina aproximadamente ao comprimento dos objectos a armazenar, pelo menos uma bobina de armazenagem de película, à qual estão associados meios de travagem para o funcionamento no sentido da armazenagem e meios de accionamento em rotação no sentido da recolha da película para o funcionamento no sentido da distribuição, um tapete transportador de entrada dos objectos a armazenar ou de saída dos objectos a distribuir, pelo menos um tapete de acumulação orientado perpendicularmente ao tapete de entrada ou de saída dos objectos, um tapete oscilante disposto no prolongamento de cada tapete de acumulação, montado com oscilação em torno da sua extremidade situada do lado do tapete de acumulação e ao qual estão associados meios tendentes a manter elasticamente a sua outra extremidade em apoio tangencial na espira de maior diâmetro formada na bobina de armazenagem logo a montante da zona de apoio tangencial da película na dita última espi. ra, estando previstos meios para quando o dispositivo funciona no sentido da armazenagem, transferir em tempo útil os objectos do tapete de entrada para o tapete de acumulação, estando
446
Ref: PM/GL/CAS 22
previstos outros meios para, durante o funcionamento no sentido da armazenagem, detectar a presença de um número predetermi nado de objectos no tapete de acumulação e, quando esse número é alcançado, comandar simultaneamente o accionamento do tapete de acumulação, do tapete oscilante e da bobina no sentido da armazenagem e num percurso correspondente ao comprimento de ocupação do dito número de objectos, estando previstos outros meios para, durante o funcionamento no sentido da distribuição, detectar por um lado a ausência, no tapete de acumulação, de objectos a distribuir e comandar, então, o funcionamento no sentido da distribuição, do tapete de acumulação, do tapete oscilante e da bobina de armazenagem associados e, pelo outro lado, a presença, nesse tapete de acumulação, de um número pre_ determinado de objectos e comandar, então, a paragem do tapete de acumulação, do tapete oscilante e da bobina de armazenagem associados, estando ainda previstos outros meios para o accionamento passo a passo do tapete de entrada ou de saída num sen tido ou no outro consoante o dispositivo funcione no sentido da armazenagem ou da distribuição, sendo o comprimento de cada passo determinado pelo dos objectos e pelo afastamento destes.
Este dispositivo pode portanto servir tanto para a armazenagem como para a distribuição de objectos. No entanto, nos conjuntos de produção importantes possuindo numerosos dispositivos de armazenagem e de distribuição, pode-se prever que cada dispositivo seja especializado para uma única função e não tenha senão os meios próprios para essa função, a saber os meios para a armazenagem ou os meios para distribuição dos objectos.
Segundo uma forma de execução simples do invento, os meios para transferir os objectos do tapete de entrada para o tapete de acumulação, quando o dispositivo funciona no sentido da armazenagem dos objectos, são constituídos por um impelidor disposto do lado oposto ao tapete de acumulação relativamente ao tapete de entrada ou de saída e no eixo do tapete de acumulação, de maneira a transferir para este último cada objecto que se apresente no alinhamento da extremidade a montante do tapete de acumulação, estando associado a esse impelidor um detec64 446
Ref: PM/GL/CAS 22
-5tor de presença situado acima do tapete de entrada e de saída, entre a posição recuada do impelidor e a extremidade a montante do tapete de acumulação, com a finalidade de comandar o funcionamento do dito impelidor sempre que detecta abaixo dele a presença de um objecto a armazenar.
Segundo uma forma de execução preferida deste dispositivo, para o funcionamento no sentido da armazenagem os meios de detecção de um número predeterminado de objectos no tapete de acumulação são constituídos por dois detectores de presença situados acima desse tapete de acumulação, um na extremidade a jusante e o outro a uma distância a montante igual à distância ocupada pelo número predeterminado de objectos dis postos lado a lado. Assim, logo que o envio simultâneo de um sinal pelos dois detectores de presença indica que o número predeterminado de objectos foi alcançado, bastará portanto uti^ lizar a simultaneidade desses sinais para comandar o accionamento, no sentido da armazenagem, do tapete de acumulação, do tapete oscilante e da bobina de armazenagem dos objectos num percurso correspondente ao comprimento de ocupação desse número de objectos.
Para o funcionamento no sentido da distribuição dos objectos armazenados na bobina de armazenagem em serviço, está prevista uma guia lateral do tapete de saída situada do lado oposto ao tapete de acumulação para parar cada objecto empurra do por este último para o tapete de saída, e um impelidor de desembaraço do primeiro objecto estacionado no tapete de saída e encostado nesta guia-batente para o libertar de qualquer embaraço e permitir o seu livre accionamento pelo tapete de saída.
Io caso de se prever duas bobinas de armazenagem e os tapetes associados, o impelidor de desembaraço associado ao ta pete de acumulação mais próximo da extremidade de saída do tapete de saída está montado num suporte móvel que permite escoin dê-lo quando não está em serviço.
446
Ref: PM/GL/CAS 22
-6Neste caso prevê-se apenas dois detectores de presença acima de cada tapete de acumulação, um situado acima da posição no tapete de saída do primeiro objecto encostado na guia-batente e o outro acima da posição do último objecto correspondente a um número predeterminado, indo a simultaneidade dos sinais enviados por estes dois detectores comandar a paragem do tapete oscilante e da bobina associados, enquanto que a ausência de sinais emitidos pelo detector de presença associado ao impelidor de desembaraço correspondente comanda a reentrada em marcha.
Para simplificar os meios de sincronização entre cada bobina de armazenagem dos objectos e o tapete oscilante assoei ado, segundo uma forma de execução interessante do invento, prevê-se, entre a bobina de armazenagem de película e a bobina de armazenagem dos objectos em que essa película é enrolada ou da qual essa película é desenrolada, dois rolos de desvio contra os quais passa a película e de que um é aplicado tangencialmente contra a extremidade a jusante do tapete oscilante de maneira a premir a película contra a banda desse tapete e transmitir assim o movimento da película a essa banda, de modo que a velocidade da película e a velocidade da banda desse tapete oscilante são sempre rigorosamente iguais.
Segundo uma forma de execução aperfeiçoada do invento com a finalidade de permitir um funcionamento ininterrupto da armazenagem dos objectos apesar da mudança das bobinas de arma zenagem, previu-se em associação a um único tapete transportador de entrada ou de saída duas bobinas de armazenagem dos objectos dispostos coaxialmente, estando associada a cada uma delas uma bobina de armazenagem da película, dois tapetes de acumulação e dois tapetes oscilantes, cada um associado a um dos tapetes de acumulação, estando uma barreira amovível associada ao tapete transportador de entrada ou de saída, de manei ra a permitir, quando o dispositivo funciona no sentido correja pondente à armazenagem dos objectos e quando a barreira está na
446
Ref: PM/GL/CAS 22
posição activa, parar estes últimos no alinhamento do primeiro tapete de acumulação, desde que a bobina de armazenagem dos objectos correspondente não esteja cheia, e de maneira a permitir, quando a barreira está na posição escondida, o encaminhamento dos objectos até ao alinhamento do segundo tapete de acumulação.
Naturalmente, um impelidor de transferência dos objectos desde o tapete transportador de entrada ou de saída até um dos tapetes de acumulação está associado a cada um destes últi^ mos. Neste último caso, os meios de accionamento em rotação dos dois tapetes de acumulação podem ser comuns, já que o acci. onamento do tapete de acumulação fora de serviço não perturba o funcionamento do dispositivo.
Para facilitar a remoção e a colocação das bobinas de armazenagem na altura da substituição de cada uma delas por uma seguinte, segundo uma forma de execução interessante do in vento o cubo de cada bobina apresenta um furo e os seus meios de suporte e de accionamento em rotação são constituídos por duas pontas de veio de extremidades cónicas preparadas para en_ caixar parcialmente no dito furo, estando uma fixa axialmente mas ligada em rotação a um motor de accionamento e a outra suportada coaxialmente pela haste de um macaco de aperto.
De qualquer modo, o invento será bem compreendido com o auxílio da descrição feita seguidamente, com referência ao desenho esquemático anexo que representa, a título de exemplo não limitativo, uma forma de execução deste dispositivo no caso de este ter duas bobinas de armazenagem e dois jogos de elementos auxiliares que permitam um funcionamento ininterrupto:
a Figura 1 é uma vista em perspectiva que ilustra o funcionamento deste dispositivo no sentido da armazenagem dos objectos;
a Figura 2 é uma vista semelhante à Fig. 1 e ilustra o funcionamento deste dispositivo no sentido da distribuição dos objectos.
446 g
Ref: PM/GL/CAS 22 |
-8Como mostrado no desenho, este dispositivo compreende duas bobinas de armazenagem (2) dispostas coaxialmente mas ven do-se apenas uma no desenho, apresentando o seu cubo um furo (3) e estando cada uma suportada por duas pontas de veio coaxiais e de extremidades cónicas, respectivamente (4) e (5). A ponta de veio (4)» axialmente fixa, está preparada para ser accionada em rotação por um motor (6) a que está ligada em rotação por uma correia (7) θ uma polia (8) montada no veio do motor (6). A ponta de veio (5) está montada na haste (9a), que lhe é coaxial e onde pode rodar livremente, de um macaco (9). As extremidades cónicas das pontas de veio (4) e (5) têm diâmetros externos respectivamente inferior e superior ao do furo (3) do cubo da bobina (2), de maneira a permitir ao mesmo tempo a sustentação e o bom aperto desta bobina. Na altura de retirar e colocar uma bobina (2) entre as pontas de veio (4) e (5) que lhe são destinadas, basta deslocar a ponta de veio (5) de maneira a afastá-la da ponta de veio (4) até um va lor de afastamento superior ao comprimento da bobina (2) e inversamente .
No desenho representou-se uma única bobina (2) para maior clareza, mas também um único jogo de pontas de veio (4) e (5) e de macaco (9)? e mais precisamente o correspondente à bobina (2) não representada.
A cada bobina de armazenagem (2) está associada uma b_o bina (11) de armazenagem de uma película ou fita (12) de material plástico ou outro, cuja largura corresponde aproximadamen te ao comprimento dos objectos a armazenar nas bobinas (2) e consequentemente é inferior ou igual ao afastamento das flanges das bobinas (2) entre as quais essa película (12) vai ser enrolada ou de entre as quais vai ser desenrolada, consoante o dispositivo funcionar no sentido da armazenagem ou no sentido da distribuição. Entre a sua bobina de armazenagem (11) e a bobina de armazenagem (2) correspondente, a película passa sobre dois rolos de desvio (13) e (14). Paralelamente ao eixo
6¼ 446
Ref: PM/Gl/CAS 22
comum das bobinas de armazenagem (2) e à frente delas está posa to um tapete transportador de entrada ou de saída (15) prepara do para ser accionado passo a passo com o auxílio de um motor eléctrico (16) ao qual está ligado em rotação por intermédio de uma correia (17) estendida entre uma polia (18) metida no veio do motor (16) e uma polia (19) metida no veio de um (21) dos rolos extensores do tapete (15)· Este tapete (15) destina -se a receber os objectos a armazenar nas bobinas (2) ou a retirar os objectos a distribuir a partir dessas bobinas, que no exemplo ilustrado no desenho são constituídos por isqueiros (22).
No caso da armazenagem dos isqueiros (22) nas bobinas (2), o tapete transportador (15) é accionado passo a passo no sentido da seta (23) (Fig. 1), e no caso da distribuição dos is queirós (22), o tapete transportador (15) é accionado passo a passo no sentido da seta (24) (Fig. 2).
A cada bobina de armazenagem (2) está associado um tapete de acumulação (25) e um tapete oscilante (26) dispostos no prolongamento um do outro. Os dois tapetes de acumulação (25) estão dispostos perpendicularmente ao sentido geral do ta pete transportador de entrada ou de saída (15) e cada um está orientado na direcção da bobina (2) à qual está associado. A estes dois tapetes de acumulação (25) está associado um motor eléctrico de accionamento (27) ao qual estão ligados em rotação por uma correia de transmissão (28) estendida entre uma po lia (29) metida no veio do motor (27) e uma polia (31) metida no veio comum de um (25a) dos seus rolos extensores.
Cada tapete oscilante (26) está articulado por uma das suas extremidades no eixo do rolo extensor ('25a) do tapete de acumulação (25) correspondente mais afastado do tapete tran£ portador de entrada ou de saída (15)·
Além do mais, a cada um dos tapetes oscilantes (26) e_s tá associado um macaco pneumático ou de mola (32) que tende cons_ tantemente a fazer o tapete girar no sentido da seta (33), cor
446
Ref: PM/GL/CAS 22
-10respondente à aplicação da sua extremidade livre (26a), quer dizer, a mais afastada do tapete de acumulação (25), contra a última espira em formação de isqueiros armazenados (22) na bobi na (2) associada.
Note-se além do mais que o rolo (13), contra o qual passa a película (12) da bobina (11) associada, está em contacto tangencial com a extremidade referida (26a) do tapete os, cilante (26) correspondente, o que faz a extremidade (26a) de cada tapete (26) estar em apoio tangencial na última espira formada da bobina (2) correspondente, logo a montante da linha de tangência da película (12) com esta bobina (2) no sentido da armazenagem, e, inversamente, logo a jusante desta linha de tangência no sentido da distribuição dos isqueiros (22). Acojn tece também que o accionamento de cada tapete (26) resulta do movimento da película (12) correspondente. Note-se além do mais que, graças a esta disposição, as velocidades lineares do tapete (26) e da película (12) são sempre iguais e portanto perfeitamente sincronizadas.
No exemplo ilustrado na Pig. 1, somente os órgãos necessários ao funcionamento do dispositivo no sentido da armazenagem dos isqueiros (22) foram representados, enquanto que, no exemplo ilustrado na Fig. 2 somente os órgãos necessários ao funcionamento do dispositivo no sentido da distribuição dos isqueiros (22) foram representados. Estas duas representações correspondem portanto a uma especialização do funcionamento do disxjositivo, respectivamente à armazenagem dos isqueiros (22) e à sua distribuição.
Quando este dispositivo funciona no sentido da armazenagem dos isqueiros (22) nas bobinas (2), é necessário que estas sejam accionadas em rotação no sentido da seta (34) e que os isqueiros (22) sejam transferidos do tapete de entrada (15) para um ou para outro dos tapetes de acumulação (25), bastando que as bobinas (11) de armazenagem, da película (12) estejam travadas.
64· 446
Ref: PM/GL/CAS 22
A transferência dos isqueiros (22) do tapete de entrada (15) para os tapetes de acumulação (25) é conseguida com. o auxílio de dois impelidores simbolizados pelas setas (36), estan do cada um disposto perpendicularmente ao tapete (15), do lado oposto ao tapete de acumulação (25) correspondente e no eixo deste tapete (25). Para que os isqueiros (22) sejam armazenados nas bobinas (2) sem perda de volume,, é necessário que este, jam dispostos lado a lado em contacto tangencial, e para isso é necessário que o funcionamento dos tapetes de acumulação (25), dos tapetes oscilantes (26) e das bobinas (2) seja perió. dico e não seja comandado senão quando um número predeterminado de isqueiros (22) estiver acumulado no tapete de acumulação (25) considerado. Para tal, a cada um dos impelidores (36) es. tá associado um detector de presença (37) de um isqueiro (22) que assinala a presença de um isqueiro (22) logo a montante do tapete de acumulação (25) considerado e provoca 0 funcionamento do impelidor correspondente para transferir esse isqueiro (22) do tapete (15) para 0 tapete (25). A cada um dos tapetes de acumulação (25) estão associados dois detectores de presença (38) e (39). 0 detector a jusante (38) está posto perto da extremidade a jusante (25a) do tapete de acumulação (25) correspondente e tem como finalidade detectar a presença de um is. queiró (22) debaixo dele. 0 detector a montante (39), que tam bém tem como finalidade detectar a presença de um isqueiro (22) debaixo dele, está posto a uma distância do detector (38) que corresponde ao comprimento de ocupação do número determina do de isqueiros (22) que deve iniciar 0 funcionamento do tapete (25), do tapete (26) e da bobina (2) correspondente.
A presença das duas bobinas (2) e dos seus acessórios neste dispositivo visa permitir 0 funcionamento em regime contínuo da alimentação com isqueiros (22), quer dizer, sem inter rupção quando uma bobina de armazenagem está cheia. Para tal, ao tapete transportador (15) está associada uma barreira amoví. vel (41) preparada para, quando está na posição activa como ilus. trado na Fig. 1, parar os isqueiros (22) no alinhamento do pri64 446
Ref: PM/GL/CAS 22
-12meiro tapete de acumulação (25). Nessa posição, a barreira (4-1) neutraliza o segundo tapete de acumulação, o segundo tape_ te oscilante (26) e a segunda bobina (2) que, por esse motivo pode ser substituída por uma bobina vazia depois de ter sido enchida. Inversamente, quando a primeira bobina (2) está cheia, basta deslocar a barreira (41) no sentido da seta (42) para a levar para uma posição escondida e permitir o accionamento dos isqueiros até uma posição voltada para o segundo tapete de acumulação (25). Naturalmente, o escondimento da barreira (41) deve acarretar também a neutralização do detector de presença (37) associado ao primeiro impelidor (36) correspondente ao primeiro tapete de acumulação (25).
Como indicado atrás, a Fig. 2 ilustra o funcionamento deste dispositivo no sentido da distribuição dos isqueiros (22) e consequentemente suprimiu-se nesta Figura os acessórios inúteis do dispositivo da Fig. 1, representando-se antes os acessórios indispensáveis ao funcionamento deste dispositivo neste sentido, mantendo-se os acessórios comuns.
Para a distribuição dos isqueiros (22), as bobinas (2) devem ser accionadas no sentido da seta (43). Por essa razão se representou na Fig. 2 novamente as pontas de veio (4) e (5), o macaco (9» 9a), o motor (6), a polia (8) e a correia de trans missão (7) que assegura este accionamento. Aliás, as películas (12) devem ser recolhidas pela bobina respectiva (11) e, por e_s sa razão, o veio de saída do motor (6) tem uma segunda polia (44) ligada por uma correia de transmissão (45) a uma polia (46) metida no veio comum (47) das bobinas (11). Como no exem pio ilustrado pela Fig. 1, a película (12) assegura o accionamento em sincronismo do tapete oscilante (26) associado, enquaja to que o accionamento das bobinas (2) e (11) a partir do mesmo motor (6) assegura por seu turno a sincronização das suas vele) cidades.
Neste caso da Fig. 2, o tapete (15)? que tem a função de tapete de saída, é accionado no sentido da seta (24) e tem associada uma guia lateral situada do lado oposto ao tapete de
446
Ref: PM/GL/CAS 22
-13acumulação (25) para assegurar a paragem, e a condução dos isquei ros (22). No entanto, a pressão exercida sobre o primeiro isquei ro (22) deposto no tapete (15) pelos outros isqueiros (22) ainda no tapete (25) accionado no sentido da seta (48), opõe-se ao accionamento desse primeiro isqueiro (22) pelo tapete de saída (15). Para remediar este inconveniente, em frente de cada tapete de acumulação (25) está associado ao tapete de saída (15) um impelidor (49) que permite a libertação do primeiro isqueiro (22) relativamente aos outros ainda no tapete de acumulação (25) e 0 seu livre accionamento ulterior pelo tapete (15). Na turalmente, a presença do impelidor (49) correspondente ao pri meiro tapete de acumulação (25), quer dizer 0 situado à direita na Fig. 2, seria incomodativa quando a distribuição dos isqueiros (22) é feita a partir do segundo tapete (25), quer dizer 0 situado à esquerda na Fig. 2, durante a mudança da primeira bobina (2) esvaziada previamente. Para tal, o impelidor (49) referido está montado num suporte (51) susceptível de ser deslocado no sentido da seta dupla (52) e, consequentemente, de ser levado para uma posição escondida, como no caso da barreira (41) do dispositivo da Fig. 1.
funcionamento de cada impelidor (49) é comandado pelo detector de presença (37), que emite um sinal sempre que um isqueiro está encostado na guia-batente.
Um outro detector de presença, por exemplo um detector (39), está colocado acima da posição ocupada por um isqueiro quando 0 número predeterminado de isqueiros é alcançado a partir do primeiro isqueiro referido e a simultaneidade dos sinais destes dois detectores (37) e (39) comanda a paragem do funcionamento do tapete oscilante (26) e da bobina (2) associa dos, enquanto que a ausência de sinais do detector (37) associado ao impelidor (49) comanda a reentrada em marcha.
Naturalmente, cada um dos dispositivos tais como ilustrados nas Figs. 1 e 2 poderia ser equipado com todos os acessórios necessários ao seu funcionamento num sentido ou no outro e permitir assim a utilização de um mesmo dispositivo tanto para a armazenagem como para a distribuição dos objectos.
Claims (13)
1 - Processo para a armazenagem, a transferência e a distribuição de objectos, caracterizado por compreender para a armazenagem dos objectos (22) a sua disposição lado a lado en tre as espiras de uma película ou fita (12) de material flexível à medida que esta é enrolada numa bobina de armazenagem (2), e para a sua redistribuição a extracção dos objectos de entre as espiras desta película (12), desenrolando-a da dita bobina (2).
2 - Dispositivo para a realização do processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender essencialmente pelo menos uma bobina de armazenagem (2) de eixo de rotação horizontal e à qual estão associados meios (9) de acci onamento em rotação nos dois sentidos, quer dizer, para o funcionamento no sentido da armazenagem e para o funcionamento no sentido da distribuição, e meios de travagem, correspondendo o afastamento das flanges dessa bobina (2) aproximadamente ao com primento dos objectos (22) a armazenar, pelo menos uma bobina (11) de armazenagem de película (12) à qual estão associados meios de travagem para o funcionamento no sentido da armazenagem e meios de accionamento em rotação (6, 44» 45, 46) no sentido da recolha da película (12) para o funcionamento no senti, do da distribuição, um tapete transportador (15) de entrada dos objectos (22) a armazenar ou de saída dos objectos (22) a distribuir, pelo menos um tapete de acumulação (25) orientado per pendicularmente ao tapete de entrada ou de saída (15) dos objec. tos (22), um tapete oscilante (26) disposto no prolongamento de cada tapete de acumulação (25), montado oscilantemente em torno da sua extremidade situada do lado do tapete de acumulação e ao qual estão associados meios (32) tendentes a manter elasticamente a sua outra extremidade (26a) em apoio tangencial na espira de maior diâmetro formada na bobina de armazenagem (2) logo a montante da zona de apoio tangencial da película (12) na dita última espira, estando previstos meios (36, 37) para, quando o dispositivo funciona no sentido da armazenagem,
64 446
Ref: PM/GL/CAS 22 /gEggJgBeA'-><·
-15transferir em tempo útil os objectos (22) do tapete de entrada (15) para o tapete de acumulação (25), estando previstos outros meios (38, 39) para, no funcionamento no sentido da armazenagem, detectar a presença de um número predeterminado de objectos (22) no tapete de acumulação (25) e, logo que esse número é alcança do, comandar simultaneamente o accionamento do tapete de acumu lação (25), do tapete oscilante (26) e da bobina (2) no sentido da armazenagem e num. percurso correspondente ao comprimento de ocupação do número referido de objectos (22), estando previstos outros meios (37, 39) para, no funcionamento no sentido da distribuição, detectar por um lado a ausência, no tapete de acumulação (25), de objectos (22) a distribuir e comandar, então, o funcionamento, no sentido da distribuição, do tapete de acumulação (25), do tapete oscilante (26) e da bobina de armazenagem (2) associados e, por outro lado, a presença neste tape, te de acumulação (25) de um número predeterminado de objectos (22) e comandar, então, a paragem do tapete de acumulação (25), do tapete oscilante (26) e da bobina de armazenagem (2) associa dos, estando ainda previstos outros meios (16, 17, 18, 19) para o accionamento passo a passo do tapete (15) de entrada ou de saída num sentido ou no outro, consoante o dispositivo funcione no sentido da armazenagem ou no sentido da distribuição, sendo o comprimento de cada passo determinado pelo dos objectos (22),
3 - Dispositivo para a armazenagem de objectos de acor do com o processo da reivindicação 1, caracterizado por compre, ender exclusivamente os meios para a armazenagem desses objectos, quer dizer, pelo menos uma bobina de armazenagem (2) de eixo horizontal e à qual estão associados meios (9) de acciona mento em rotação no sentido da armazenagem, e meios de travagem, correspondendo o afastamento das flanges dessa bobina (2) aproximadamente ao comprimento dos objectos (22) a armazenar; pelo menos uma bobina (11) de armazenagem da película (12) à qual estão associados meios de travagem, um tapete transportador (15) de entrada dos objectos (22) a armazenar, pelo menos um tapete de acumulação (25) orientado perpendicularmente ao
64 446
Ref: PM/G1/CAS 22 tapete de entrada (15) dos objectos (22), um tapete oscilante (26) disposto a jusante e no prolongamento de cada tapete de acumulação (25), montado oscilantemente em torno da sua extre. midade situada do lado do tapete de acumulação e ao qual estão associados meios (32) tendentes a manter elasticamente a sua outra extremidade (26a) em apoio tangencial na espira de maior diâmetro formada na bobina de armazenagem (2) logo a montante da zona de apoio tangencial da película (12) na dita última espira, estando previstos meios (36, 37) para transferir, em tempo útil, os objectos (22) do tapete de entrada (15) para o tapete de acumulação (25), estando previstos outros meios (38, 39) para detectar a presença de um número predeterminado de objectos (22) no tapete de acumulação (25) e, lo go que esse número é alcançado, comandar simultaneamente o accionamento do tapete de acumulação (25), do tapete oscilante (26) e da bobina (2) até à armazenagem, na bobina, do número referido de objectos (22), estando ainda previstos outros meios (16, 17» 18, 19) para o accionamento passo a passo do tapete (15) de entrada no sentido de trazer os objectos (22), sendo o comprimento de cada passo determinado pelo dos objectos (22) e o afastamento destes.
4 - Dispositivo para a distribuição de objectos de acordo com o processo da reivindicação 1, caracterizado por compreender exclusivamente os meios para a distribuição desses objectos, quer dizer, pelo menos uma bobina de armazenagem (2) de eixo horizontal, e à qual estão associados meios (9) de accionamento em rotação no sentido da distribuição e meios de travagem, correspondendo o afastamento das flanges desta bobina (2) aproximadamente ao comprimento dos objectos (22) a arma zenar; pelo menos uma bobina (11) de armazenagem da película (12) à qual estão associados meios de travagem e meios de acci onamento em rotação (6, 44, 45, 46) no sentido da recolha da película (12), um tapete transportador (15) de saída dos objec tos (22) a distribuir, pelo menos um tapete de acumulação (25) orientado perpendicularmente ao tapete de entrada ou de saída
64 446
Ref: PM/GI/CAS 22
-17(15) dos objectos (22), um tapete oscilante (26) disposto a montante e no prolongamento de cada tapete de acumulação (25), montado oscilantemente em torno da sua extremidade situada do lado do tapete de acumulação e ao qual estão associados meios (32) tendentes a manter elasticamente a sua outra extremidade (26a) em apoio tangencial na espira de maior diâmetro formada na bobina de armazenagem (2) logo a montante da zona de apoio tangencial da película (12) na dita última espira, estando previstos meios (37? 39) para detectar, por um lado, a ausência, no tapete de acumulação (25), de objectos (22) a distribuir e comandar então o funcionamento no sentido da distribuição, do tapete de acumulação (25), do tapete oscilante (26) e da bobi na de armazenagem (2) associados e, por outro lado, a presença, nesse tapete de acumulação (25), de um número predeterminado de objectos (22) e comandar, então, a paragem do tapete de acumulação (25), do tapete oscilante (26) e da bobina de ar mazenagem (2) associados, estando ainda previstos outros meios (16, 17, 18, 19) para o accionamento passo a passo do tapete (15) de saída no sentido da distribuição, sendo o comprimento de cada passo determinado pelo dos objectos (22) e o afastamento destes.
5 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 2 e 3, caracterizado por os meios para transferir os objectos (22) do tapete de entrada (15) para o tapete de acumulação (25), quando o dispositivo funciona no sentido da armazenagem dos objectos (22), serem constituídos por um impelidor (36) disposto do lado oposto ao tapete de acumulação (25) relativamente ao tapete (15) de entrada ou de saída e no eixo do tapete de acumulação (25), de maneira a transferir para este último cada objecto (22) que se apresente em frente da extremidade a montante do tapete de acumulação (25), estando associado ao impelidor (36) um detector de presença (37) situado acima do tapete (15) de entrada e de saída, entre a posição recuada do impe, lidor (36) e a extremidade a montante do tapete de acumulação (25), que tem como finalidade comandar o funcionamento desse impelidor (36) sempre que detecta de baixo dele a presença de
64 446
Ref: PM/GL/CAS 22
-18um objecto (22) a armazenar.
6 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações
2, 3 ou 5» caracterizado por os meios de detecção de um número predeterminado de objectos (22) no tapete de acumulação (25) serem constituídos por dois detectores de presença (38, 39) situados acima desse tapete de acumulação (25), um na sua extremidade a jusante (25a) e o outro a uma distância a montante igual à ocupada pelo número predeterminado de objectos (22) dispostos lado a lado, estando estes dois detectores (38, 39) associados aos meios de accionamento (27, 28) dos ta petes de acumulação (25) e oscilante (26) e da bobina de arma zenagem (2) associados quando emitem sinais simultâneos, e num percurso correspondente à ocupação em comprimento do número predeterminado de objectos (22) a armazenar.
7 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2 ou 4, caracterizado por, no funcionamento no sentido da distribuição, compreender uma guia lateral do tapete de saída (15) situ ada do lado oposto ao tapete de acumulação (25) para parar cada objecto (22) empurrado por este último para o tapete de saí da (15) e um impelidor (49) de desembaraço do primeiro objecto (22) estacionado no tapete de saída (15) e aplicado contra essa guia-batente para o libertar de qualquer embaraço e permitir o seu livre accionamento pelo tapete de saída (15), estando um detector de presença (37) associado a este impelidor de desembaraço (49).
8 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, carac: terizado por, no caso de se prever duas bobinas de armazenagem (2) e os tapetes associados (25, 26), o impelidor de desembara ço (49) associado ao tapete de acumulação (25) mais próximo da extremidade de saída do tapete de saída (15) estar num suporte móvel que permite escondê-lo quando não está em serviço.
9 - Dispositivo de acordo com o conjunto das reivindi64 446
Ref: PM/Gl/CAS 22
-19caçães 4, 7 e 8, caracterizado por se prever somente dois deteç. tores de presença (37, 39) acima de cada tapete de acumulação (25), um situado acima da posição, no tapete de saída (15), do primeiro objecto (22) encostado ao guia^-batente, e o outro aci ma da posição do último objecto correspondente a um número pre_ determinado, indo, a simultaneidade dos sinais enviados por es_ tes dois detectores (37, 39), comandar a paragem do tapete oscilante (26) e da bobina de armazenagem (2) associados, enquan to que a ausência de sinais emitidos pelo detector de presença (37) associado ao impelidor de desembaraço (49) correspondente comanda a reentrada em marcha.
10 - Dispositivo de acordo cora qualquer das reivindica çães de 2 a 9, caracterizado por se prever entre a bobina de armazenagem (11) da película (12) e a bobina de armazenagem (2) dos objectos (22) na qual a película (12) é enrolada ou da qual essa película é desenrolada dois rolos de desvio (13, 14) contra os quais passa a película (12) e dos quais um (13) é aplicado tangencialmente contra a extremidade a jusante (26a) do tapete oscilante (26) de maneira a premir a película (12) contra a banda desse tapete (26) e transmitir assim o movimento da película (12) a essa banda.
11 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindica çães de 2 a 10, caracterizado por se prever em associação com ura único tapete transportador (15) de entrada ou de saída, duas bobinas (2) de armazenagem dos objectos (22) dispostos coaxial mente, estando associada a cada uma delas uma bobina (11) de armazenagem da película (12), um tapete de acumulação (25) e um tapete oscilante (26), estando associado ao tapete transpor tador (15) de entrada ou de saída um suporte amovível (41) para, quando o dispositivo funciona no sentido da armazenagem dos objectos (22) e o suporte está na posição activa, servir de bar reira e permitir a paragem desses objectos no alinhamento do primeiro tapete de acumulação (25) desde que a bobina de armazenagem (2) dos objectos (22) não esteja cheia, e quando o su64 446
Ref: PM/GL/CAS 22
-20porte está na posição escondida, permitir o encaminhamento dos objectos (22) até ao alinhamento do segundo tapete de acumulação, estando associado a cada tapete de acumulação (25) um impelidor (36) para a transferência dos objectos (22) desde o ta pete transportador (15) de entrada ou de saída até ao tapete de acumulação, tendo este suporte amovível (41), para o funcio. namento no sentido da distribuição, um impelidor de desembaraço (49) que pode ser escondido quando não está em serviço.
12 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os meios de accionamento em rotação (27, 28, 29, 31) dos dois tapetes de acumulação (25) serem comuns.
13 - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindica çães de 2 a 12, caracterizado por, por um lado, o cubo (3) de cada bobina (2) apresentar um furo, e pelo outro, os seus meios de suporte e de accionamento em rotação serem constituídos por duas pontas de veio (4, 5) de extremidades cónicas preparadas para encaixarem parcialmente no furo (3) referido, das quais uma (4) é axialmente fixa mas ligada em rotação a um motor de accionamento (6) e a outra (5) é suportada pela haste (9a) que lhe é coaxial de um macaco de aperto (9).
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR8500538A FR2575733A1 (fr) | 1985-01-09 | 1985-01-09 | Procede et dispositif pour le stockage, le transfert et la distribution d'objets |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT81795A PT81795A (fr) | 1986-02-01 |
PT81795B true PT81795B (pt) | 1992-04-30 |
Family
ID=9315305
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT8179586A PT81795B (pt) | 1985-01-09 | 1986-01-06 | Processo e dispositivo para a armazenagem, a transferencia e a distribuicao de objectos |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0190531A1 (pt) |
DK (1) | DK6186A (pt) |
ES (1) | ES8705330A1 (pt) |
FR (1) | FR2575733A1 (pt) |
PT (1) | PT81795B (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB8609894D0 (en) * | 1986-04-23 | 1986-05-29 | Molins Plc | Conveyor system |
SE465161B (sv) * | 1989-12-04 | 1991-08-05 | Holger Joensson | Anordning foer att kontrollerat mata in, foervara och mata ut laangstraeckta foeremaal |
AT404024B (de) * | 1996-11-29 | 1998-07-27 | Holderbank Financ Glarus | Verfahren zum entchromen und/oder abreichern des mgo-gehaltes von stahlschlacken |
CN103738680B (zh) * | 2013-12-26 | 2015-11-18 | 宁波市鄞州秀昶机电有限公司 | 供料机 |
Family Cites Families (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB2091198B (en) * | 1981-01-12 | 1985-02-27 | Sasib Spa | Buffer storage apparatus |
DE3137948C2 (de) * | 1981-09-24 | 1983-09-29 | Maschinenfabrik Alfred Schmermund Gmbh & Co, 5820 Gevelsberg | "Speicher für Packungen" |
-
1985
- 1985-01-09 FR FR8500538A patent/FR2575733A1/fr not_active Withdrawn
- 1985-12-24 EP EP85420243A patent/EP0190531A1/fr not_active Withdrawn
-
1986
- 1986-01-06 PT PT8179586A patent/PT81795B/pt not_active IP Right Cessation
- 1986-01-07 DK DK6186A patent/DK6186A/da not_active Application Discontinuation
- 1986-01-08 ES ES550741A patent/ES8705330A1/es not_active Expired
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT81795A (fr) | 1986-02-01 |
FR2575733A1 (fr) | 1986-07-11 |
ES550741A0 (es) | 1987-05-01 |
ES8705330A1 (es) | 1987-05-01 |
EP0190531A1 (fr) | 1986-08-13 |
DK6186A (da) | 1986-07-10 |
DK6186D0 (da) | 1986-01-07 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2572951T3 (es) | Desbobinador de bobinas de material en banda | |
CN107364751B (zh) | 具有横向切割和锚固装置的卷绕条带的机器和方法 | |
IT9020048A1 (it) | Procedimento per la trasmissione di informazioni e di caratteristiche di prodotto di una spola tessile per mezzo di un supporto di informazioni | |
FI85362B (fi) | Anordning foer behandling av tryckalster saosom tidningar, tidsskrifter och liknande. | |
BR112012020995B1 (pt) | processo e instalação para produzir pneus, e, aparelho para desenrolar um elemento alongado | |
PT81795B (pt) | Processo e dispositivo para a armazenagem, a transferencia e a distribuicao de objectos | |
ITBO930376A1 (it) | Dispositivo di prelievo e trasferimento di bobine da un magazzino ad una unita' di svolgitura. | |
FI87439B (fi) | Anordning foer framstaellning av portabla, roerformiga paket av tryckalster. | |
EP0919505B1 (en) | Winding unit particularly for winding yarns | |
JP2637169B2 (ja) | 予備系を形成するための方法及び装置 | |
JP2000238006A (ja) | ベニヤ単板巻玉の巻戻し装置 | |
FI3665112T3 (fi) | Aukirullausasema | |
FI77206C (fi) | Anordning foer avrullning av kabelledare fraon spolar i kabelindustrin. | |
EP0489855B1 (en) | Device for splicing web materials | |
JP4037019B2 (ja) | ベニヤ単板の巻取り装置 | |
EP2495195B1 (en) | Arrangement in handling web rolls | |
US5232171A (en) | Apparatus for preparing a textile strand end having dual suction conduits | |
JP2008247550A (ja) | 糸巻取装置 | |
JPH01122861A (ja) | ラベル自動移送タレット巻き返し組立体 | |
CN216711242U (zh) | 一种络筒机的绞纱倒筒装置 | |
US6213423B1 (en) | Self-lifting shaftless unwind stand | |
GB2138404A (en) | Winding apparatus, process and product | |
TW590973B (en) | Winder for winding elastomeric fibers and process therefor | |
JPH0344771Y2 (pt) | ||
GB1313855A (en) | Means for unwinding reels of sheet material |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19930430 |