PT813359E - Dispositivo mata insectos - Google Patents

Dispositivo mata insectos Download PDF

Info

Publication number
PT813359E
PT813359E PT95910608T PT95910608T PT813359E PT 813359 E PT813359 E PT 813359E PT 95910608 T PT95910608 T PT 95910608T PT 95910608 T PT95910608 T PT 95910608T PT 813359 E PT813359 E PT 813359E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
area
pyramid
insects
cone
passageway
Prior art date
Application number
PT95910608T
Other languages
English (en)
Inventor
Kian Yek Cheok
Original Assignee
Kian Ywek Cheok
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kian Ywek Cheok filed Critical Kian Ywek Cheok
Priority claimed from EP95910608A external-priority patent/EP0813359B1/en
Publication of PT813359E publication Critical patent/PT813359E/pt

Links

Landscapes

  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

SIV3S3
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO MATA INSECTOS"
CAMPO TÉCNICO A invenção refere-se a um dispositivo para apanhar insectos, especialmente moscas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os dispositivos para apanhar e matar moscas são conhecidos. Como as moscas são insectos pequenos difíceis de apanhar e com capacidades de voo bem desenvolvidas, a tarefa de apanhá-las tem sido sempre difícil. De simples papéis adesivos para apanhá-las pelas asas ou pelo corpo, até aparelhos mais sofisticados, como os conhecidos tubos eléctricos fluorescentes de cor púrpura que electrocutam as moscas. Este tipo de aparelho eléctrico não é utilizável ao ar livre onde não há fonte de energia eléctrica. Alguns aparelhos não são particularmente eficazes porque o odor das moscas mortas repele as outras moscas. O objectivo geral da invenção é de proporcionar um dispositivo melhorado para matar insectos, como as moscas. Exemplos de aparelhos mata moscas anteriores são descritos nas patentes US-A-3581429, GB-A-1580233, GB-A-2230172 e US-A-1606568.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO
De acordo com a presente invenção é fornecido um dispositivo mata insectos, tendo as características descritas adiante na reivindicação 1.
As características preferenciais da invenção são definidas nas reivindicações suplementares anexadas. A invenção consiste num dispositivo composto por uma câmara em cone com um lado sólido ou por uma pirâmide com lados sólidos, sendo estes feitos de material transparente ou translúcido, com uma abertura no topo do cone ou da pirâmide, A câmara do receptáculo em cubo com lados translúcidos ou transparentes e uma base aberta ou parcialmente aberta, que é colocada sob o cone ou pirâmide de modo a fechá-lo por completo; A estrutura da plataforma de paredes escuras define um espaço central usado como local de posicionamento do cone ou da pirâmide; e
Um prato quadrado preto ou de cor escura para apoiar a estrutura da plataforma acima e para a colocação do isco para atrair os insectos a entrarem no espaço definido pela estrutura da plataforma. 1
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os componentes da invenção irão agora ser descritos, exclusivamente como modo de exemplo, com referência aos desenhos anexados, nos quais: A Figura 1 é uma perspectiva lateral de um dispositivo construído de acordo com a invenção; A Figura 2 é uma perspectiva superior do dispositivo mostrado na Figurai; A Figura 3 é uma perspectiva da parte inferior do dispositivo mostrado nas Figuras 1 e 2; e A Figura 4 é uma perspectiva da parte inferior da vista lateral do dispositivo.
MELHOR MODO DE LEVAR A CABO A INVENÇÃO
Como demonstrado nos desenhos, um dispositivo construído de acordo com a invenção é composto por uma câmara em pirâmide 12 com uma base quadrada montada numa estrutura aberta geralmente rectangular 13, funcionando como base ou plataforma e uma câmara do receptáculo quadrado 15 montado sobre a parte superior da pirâmide 12. A pirâmide 12 possui uma estrutura de quatro paneis 12' inclinados até ao topo 9. O receptáculo 15 tem uma estrutura similar 8 composto por paneis de ângulo recto 7. O painel da base é omitido para que a parte de cima da estrutura 8 assente justamente nos paneis 12' e a estrutura da pirâmide 12 feche o interior do receptáculo 15. A plataforma 13 possui um painel cónico 21 (Figura 4) funcionando como ecrã e estrutura interna 22 (Figura 3) com pés dependentes 23 que servem como meio de apoio para erguer o dispositivo acima da superfície de apoio (não demonstrado nos desenhos). O painel da plataforma 21 é feito de um material não transmissor de luz, com uma coloração escura ao passo que os paneis 12’ da pirâmide 12 e os paneis 17 do receptáculo 15 são feitos de um material transmissor de luz. Todos os componentes 12, 13, 15 devem ser feitos de material plástico; O topo 9 da pirâmide 12 tem uma abertura 14 que permite a passagem dos insectos entre o interior da pirâmide 12 e o do receptáculo 15. Quando o dispositivo é colocado sobre a superfície de apoio é proporcionado acesso aos insectos pela margem inferior (28) do painel 21 da plataforma 13 a qual é erguida acima da superfície de apoio. A superfície de apoio é preferencialmente feita por um prato não transmissor de luz (não demonstrado nos desenhos).
Os paneis 21 da plataforma 13 e a superfície de apoio definem uma primeira câmara ou área F que atrai os insectos em redor.
Os paneis 7 do receptáculo 15 e a zona superior dos paneis da pirâmide 12 definem uma outra câmara ou área T na qual os insectos são presos e mortos. O interior da pirâmide 12 e a abertura 14 proporcionam orientação e acesso aos insectos entre as câmaras ou áreas F, T aqui definidos. 2
I
Para o uso do dispositivo o isco é colocado preferencialmente na zona central do prato de apoio, o qual é suportado pelos pés 23. O isco tanto pode ser de restos de comida, alimentos secos ou de cheiro forte ou mesmo de outra substância química que emita um odor de forma a atrair os insectos especialmente as moscas. O odor do isco atrai os insectos que entram assim no dispositivo através da área de acesso na parte inferior da parede 21 da plataforma 13. Após consumido parte do isco ou explorada a substância na câmara F, os insectos tendem a voar por instinto em direcção ao topo 19 da pirâmide - pois a parte superior do dispositivo é mais luminosa que a superfície interna da câmara F.
Os insectos que voam em direcção ao topo da pirâmide inevitavelmente passam através da abertura 14 sendo depois presos na câmara T do receptáculo 15. A única fonna dos insectos escaparem é voltando pela abertura 14. No entanto, é improvável que os insectos presos o façam visto que a abertura 14 é pequena e a zona inferior escura. Após detectarem a luz pelas paredes do receptáculo 15, os insectos irão por instinto voar contra as paredes para tentarem ftigir.
Os insectos presos morrem de fome ou de desidratação, especialmente se o aparelho for colocado ao ar livre sob sol quente. Em alternativa, os insectos podem ser mortos assim que ficam presos submergindo o dispositivo em água. Um outro método alternativo de matar os insectos presos é de pulverizar com insecticida pelos pelas áreas de acesso na parte inferior da plataforma 13.
Deve ficar esclarecido que o campo de acção não é limitado à divulgação anterior. Podem ser feitas várias modificações no dispositivo em particular na forma dos componentes 12, 13, 15. Por exemplo, a pirâmide 12 pode ser em cone com uma base redonda ou em pirâmide com uma base triangular, ou com uma base em trapézio ou poligonal.
Algumas das outras vantagens da invenção são as seguintes: O dispositivo utiliza luz para atrair os insectos a voarem em direcção ao topo através de uma pequena abertura para dentro de um receptáculo fechado onde são presos, é improvável que os insectos tentem voltar pela abertura. O dispositivo possui uma base relativamente escura e um topo relativamente luminoso de modo a conduzir os insectos atraídos pelo isco a voarem para o topo e inevitavelmente através da abertura. O aparelho pode ser sempre utilizado desde que haja alguma luz.
Pode ser utilizado como isco uma enorme variedade de restos de comida, alimentos secos ou de cheiro forte ou mesmo substâncias químicas que emitam odor para atrair os insectos. O dispositivo depende do princípio que os insectos especialmente as moscas seriam conduzidas ao isco pelo cheiro e que iriam voar por instinto para o topo em direcção à luz em vez de às paredes escuras da base do dispositivo.
Os insectos não são desencorajados a entrar no dispositivo por qualquer odor dos insectos já mortos pois esse odor não diminui o do isco. Pode-se usar isco novo de tempos a tempos. 3 0 dispositivo impede que os insectos presos escapem pela abertura no topo da pirâmide pois possui uma base escura. O dispositivo destrói naturalmente os insectos presos, à fome e/ou por desidratação. O dispositivo não necessita do uso de qualquer tipo de veneno ou químico para matar os insectos. O dispositivo não necessita a utilização de electricidade ou de outra fonte de energia para poder funcionar.
Lisboa, 03 de Março de 2000
Pela Requerente O Agente Oficial
4

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES: 1. O dispositivo mata insectos mencionado, inclui: Os meios (12, 21) que definem uma primeira área ou câmara (F) acessível aos insectos em redor através dos meios de acesso (28), e Os meios (12, 15) que definem uma segunda área ou câmara (T), a qual é fechada do exterior com excepção da passagem (14), que liga as duas áreas mencionadas, a segunda área e a passagem são geralmente transmissoras de luz, caracterizado. a primeira área possui uma saia externa (21) geralmente não transmissora de luz localizada directamente nos meios de acesso adjacentes (28), os quais são totalmente abertos em redor da área periférica da saia, e os pés individuais (23) são colocados por debaixo da saia, para um apoio amovível do dispositivo, por um componente de superfície de apoio separado preto ou escuro, o qual sustenta a primeira área quando em uso, o componente de apoio mencionado, onde o isco é colocado, possui uma área iluminada pela passagem de luz através da segunda área, para que os insectos atraídos sejam induzidos a passar através da passagem ficando presos na segunda área.
  2. 2. O dispositivo da Reivindicação 1, no qual a primeira área é parcialmente definida por uma estrutura aberta (13) funcionando como plataforma ou base.
  3. 3. O dispositivo da Reivindicação 2, no qual os pés são colocados numa outra estrutura (22) e posicionados no seu interior.
  4. 4. O dispositivo da Reivindicação 2 ou 3, no qual a estrutura da plataforma e/ou a outra estrutura são rectangulares.
  5. 5. O dispositivo da Reivindicação 2, 3 ou 4, no qual a saia (21) da primeira área possui uma parede cónica a qual é feita de um material não transmissor de luz.
  6. '6. O dispositivo de qualquer das Reivindicações da 1 à 5, onde a segunda área inclui um cone ou pirâmide (12) apoiado pela primeira área define a passagem e o receptáculo (15), montado em contacto com o cone ou pirâmide com a passagem já referida, terminando com uma abertura no topo do cone ou da pirâmide.
  7. 7. O dispositivo da Reivindicação 6, no qual o receptáculos (15) tem forma de cubo.
  8. 8. O dispositivo da Reivindicação 6, no qual o receptáculo (15) é montado em contacto com a área superior do cone ou da pirâmide.
  9. 9. O dispositivo de qualquer uma das Reivindicações da 4 à 6, no qual o cone ou pirâmide e/ou receptáculo tem uma parede ou paredes que são parcialmente transmissoras de luz. 1 Lisboa, 03 de Março de 2000 2 Pela Requerente ^ 1 O Agente Oficial Gonçalo da Gunha rerreira
    2
PT95910608T 1995-03-03 1995-03-03 Dispositivo mata insectos PT813359E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP95910608A EP0813359B1 (en) 1995-01-23 1995-03-03 Device for trapping insects

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT813359E true PT813359E (pt) 2000-06-30

Family

ID=8222241

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95910608T PT813359E (pt) 1995-03-03 1995-03-03 Dispositivo mata insectos

Country Status (2)

Country Link
AT (1) ATE186815T1 (pt)
PT (1) PT813359E (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ATE186815T1 (de) 1999-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5987809A (en) Device for trapping insects
US3023539A (en) Insect trap
US4031654A (en) Insect trap
US4654998A (en) Device for attracting and trapping fleas
US5896695A (en) Device for controlling crawling or flying insects
US6502347B1 (en) Lighted insect trap
US5311696A (en) Device for attracting and killing fleas
US5148625A (en) Roach trap
US4121372A (en) Insect traps
US5815980A (en) Mosquito larvae light trap
US5540011A (en) Field trap for flies
GB2095966A (en) Poison bait feeding station for insects
CA2533004A1 (en) Insect trap
PT813359E (pt) Dispositivo mata insectos
KR20170027423A (ko) 유해 곤충퇴치기
KR20090011130A (ko) 멀티형 해충 박멸장치
KR19980702745A (ko) 곤충 잡는 장치
MXPA97006702A (en) Device to catch insec
KR200190462Y1 (ko) 파리의 유인포획장치
CN216164600U (zh) 一种可变色的全天候昆虫趋性测试诱捕装置
CN210005081U (zh) 一种安全性能高的白蚁自动检测装置
EP4215044A1 (en) Insect bait trap
JPS584441Y2 (ja) 蝿取器
CN201001348Y (zh) 环保捕蝇器
KR950008034Y1 (ko) 날벌레 포획 장치