PT3006302T - Método para bloquear uma área de trabalho numa rede ferroviária e sistema de controlo de comboios - Google Patents

Método para bloquear uma área de trabalho numa rede ferroviária e sistema de controlo de comboios Download PDF

Info

Publication number
PT3006302T
PT3006302T PT141883447T PT14188344T PT3006302T PT 3006302 T PT3006302 T PT 3006302T PT 141883447 T PT141883447 T PT 141883447T PT 14188344 T PT14188344 T PT 14188344T PT 3006302 T PT3006302 T PT 3006302T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sections
work area
operator terminal
ott
request
Prior art date
Application number
PT141883447T
Other languages
English (en)
Inventor
Härle Joachim
Original Assignee
Thales Deutschland Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thales Deutschland Gmbh filed Critical Thales Deutschland Gmbh
Publication of PT3006302T publication Critical patent/PT3006302T/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L23/00Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains
    • B61L23/22Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for controlling traffic in two directions over the same pair of rails
    • B61L23/28Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for controlling traffic in two directions over the same pair of rails using non-automatic blocking from a place along the route
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L1/00Devices along the route controlled by interaction with the vehicle or train
    • B61L1/16Devices for counting axles; Devices for counting vehicles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L23/00Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains
    • B61L23/06Control, warning or like safety means along the route or between vehicles or trains for warning men working on the route

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "MÉTODO PARA BLOQUEAR UMA ÁREA DE TRABALHO NUMA REDE FERROVIÁRIA E SISTEMA DE CONTROLO DE COMBOIOS"
Antecedentes da invenção A invenção refere-se a um método para bloquear secções de uma via numa rede ferroviária, a rede ferroviária compreendendo um bloqueio interno e um contador de eixos com um avaliador de contador de eixos, em que o avaliador de contador de eixos produz informação de estado das secções, e o bloqueio interno produz informação de tráfego atual, tendo em devida consideração a informação de estado. A invenção também se refere a um sistema de controlo de comboios.
Em caso de trabalho de manutenção a ser realizado numa área da via, as secções correspondentes da via têm de ser bloqueadas de modo a assegurar a segurança da equipa de manutenção. É conhecido gerar um atalho no circuito da via ligando um fio condutor elétrico entre os dois carris de uma via. A secção da via é então considerada ocupada. Contudo este método não praticável e não é confiável.
Quando os contadores de eixos são utilizados, o bloqueamento de uma secção de uma via é, normalmente, realizado contactando o controlador de tráfego e solicitando-o para bloquear as secções correspondentes. No entanto, mal-entendidos e, com isso, o perigo de lesões ocorre frequentemente. A partir de Jernbaneverket ( http://www.jernbaneverket.no; Norway railway) são conhecidas secções de bloqueio em cada secção da via, as secções de bloqueio comunicam diretamente com o bloqueio interno e o controlador de tráfego. Um pedido de bloqueio é enviado a partir da secção de bloqueio para o controlador de tráfego. No caso de aprovação, uma secção de bloqueio de uma seção aprovada pode ser removida da secção de bloqueio e é transmitido um sinal para o bloqueio interno que informa o bloqueio interno acerca da secção a ser bloqueada. No entanto, este método requer ajustamentos complexos da lógica e equipamento de bloqueio interno para as secções de bloqueio, tal como cabos, aquecimento e luz devem ser fornecidos.
Um sistema semelhante para utilização com bloqueios internos eletrónicos é conhecido a partir do documento EP 1308366 Al.
Objetivo da invenção É, por esse motivo, um objetivo da invenção proporcionar um método para bloquear uma ou mais secções de uma via e um sistema de controlo de comboios em que o nivel de segurança requerido pode ser assegurado de modo seguro sem ajustamentos complexos da lógica do bloqueio interno ou intervenção do operador.
Descrição da invenção
Este objetivo é conseguido através de um método de acordo com a reivindicação 1 e um sistema de controlo de comboios de acordo com a reivindicação 11.
De acordo com a invenção as áreas de trabalho são definidas, uma área de trabalho compreendendo uma ou mais secções contíguas de uma via (partes de uma via limitada pelos pontos de contagem do contador de eixos). Por este motivo, bloqueando uma área de trabalho, diversas secções contíguas da via podem ser bloqueadas com um único pedido.
De acordo com a invenção, um reparador envia um pedido de bloqueio para boquear uma área de trabalho solicitada para um operador (e. g., um controlador de tráfego local) ou para um terminal de operador (dependendo do nível de segurança necessário e a padrão de segurança do terminal de operador). 0 terminal de operador é, de um modo preferido, não vital e apresenta as áreas de trabalho em correspondência com o traçado da via. Este atua como uma interface entre avaliador de contador de eixos e reparador. 0 terminal de operador armazena dados de áreas específicas de trabalho e apresenta os referidos dados a pedido (í. e., no caso de um pedido de bloqueio) . Desse modo, é assegurado que o operador obtém toda a informação relevante em relação à área de trabalho solicitada.
Depois de receber um pedido de bloqueio, a situação real de tráfego é verificada, de um modo preferido, pelo operador de modo a decidir seja para transferir o pedido de bloqueio ou não. No caso de utilizar componentes seguros para enviar e receber a solicitação ou no caso de um nível de segurança inferior ser suficiente, um operador pode ser dispensável.
No caso de uma transferência, o avaliador de contador de eixos é obrigado a definir a situação das secções solicitadas para bloqueamento para "ocupadas". 0 avaliador de contador de eixos transmite a informação de estado das secções para o bloqueio interno, o qual controla comutadores de agulhas e luzes sinalizadoras dependentes da informação de estado transmitida. Uma vez que as secções da área de trabalho bloqueada são tratadas igual a secções ocupadas, estas não são tidas em consideração para rotas compostas geradas pelo bloqueio interno. Por este motivo, um bloqueio seguro de uma área de trabalho pode ser realizado sem modificações da lógica de bloqueio interno, i. e., podem ser utilizados componentes de sistema existentes.
Numa variante preferida, uma tabela de tradução é utilizada para identificar as secções atribuídas da área de trabalho. Uma vez que o avaliador de contador de eixos não conhece qualquer "área de trabalho" mas apenas "secções", uma tabela de tradução é definida para ligar as secções as áreas de trabalho especificas. De modo a transferir os pedidos de bloqueio para cada secção da área de trabalho relacionada, a secção-informação a partir da tabela de tradução é lida. Para gerar esta tabela, o avaliador de contador de eixos compreende uma versão modificada de uma Ferramenta de Gestão de Dados (DMT).
De um modo preferido, o terminal de operador compreende a tabela de tradução, em que o software instalado no terminal de operador lê a secção-informação a partir da tabela de tradução. Numa variante alternativa, o avaliador de contador de eixos compreende a tabela de tradução. 0 processo de tradução é, então, parte da configuração segura de contador de eixos. 0 pedido é, de um modo preferido, enviado por meio de uma transmissão sem fios, em particular por meio de uma rede móvel, e. g., por meio de GSM ou GSM-R.
Numa variante da invenção altamente preferida, o pedido é enviado por um dispositivo portátil (terminal de manutenção do lado da via). É preferido que antes de enviar o pedido, um etiqueta RFID ou um código de barras de um terminal de utilizador local é rastreado por meio do dispositivo portátil, em que a etiqueta RFID/código de barras identifica uma área de trabalho especifica. Cada área de trabalho pode ser identificada por um identificador especifico (WA-ID) e pode ser representada por um ficheiro gráfico especifico (e. g., um ficheiro GIF) mostrando a disposição topológica das secções (área de trabalho na maior distância do traçado da via). Os ficheiros gráficos estão, de um modo preferido, protegidos por um código CRC (WA-CRC), ou semelhantes, e podem ser identificados por uma Imagem WA-ID (WA-PID). 0 terminal de utilizador local está, de um modo preferido, localizado de modo geográfico em qualquer parte próxima à sua correspondente área de trabalho e aloja informação de áreas de trabalho especificas (WA-ID, WA-CRC). Compreende uma instalação para alojar uma etiqueta RFID, em particular, um tipo passivo de etiqueta RFID (sem bateria) ou um código de barras. A etiqueta RFID/código de barras compreende um ID o qual identifica a correspondente área de trabalho.
Cada terminal de utilizador local contém os dados para uma correspondente área de trabalho apenas. Múltiplos locais de terminal de utilizador podem ser atribuídos a uma área de trabalho especifica (e. g., a ambas as extremidades da área de trabalho).
Depois de rastrear os dados específicos da área de trabalho da etiqueta RFID/código de barras (e. g. o número e localização das secções da área de trabalho específica) são, de um modo preferido, apresentadas no dispositivo portátil.
De modo a dar ao reparador a oportunidade de rever o pedido, em particular em relação à área de trabalho a ser bloqueada, é altamente preferido que antes de transferir o pedido ao avaliador de contador de eixos, uma confirmação de pedido é enviada ao reparador.
Em particular, a alteração do estado das secções da área de trabalho solicitada não é realizada até que uma verificação do reparador tenha sido recebida. Para este objetivo, um convite para verificar o pedido é enviado ao reparador em conjunto com a confirmação de pedido depois de verificar a informação de tráfego atual. Isto é realizado, de um modo preferido, pelo operador ou pelo terminal de operador.
Depois do estado de todas as secções da área de trabalho solicitada terem sido ajustadas para "ocupadas", é vantajoso enviar uma confirmação de bloqueio ao reparador. A invenção também se refere a um sistema de controlo de comboios compreendendo um bloqueio interno e um contador de eixos com um avaliador de contador de eixos, um terminal de operador compreendendo um armazenamento com dados específicos da área de trabalho, o terminal de operador estando adaptado para monitorizar as áreas de trabalho em correspondência com um traçado da via, um dispositivo portátil compreendendo um leitor de etiqueta RFID ou um leitor de código de barras, um monitor e um dispositivo for comunicação com o terminal de operador; em que o terminal de operador está adaptado para atuar como uma interface entre o avaliador de contador de eixos e o dispositivo portátil, e um terminal local o qual aloja uma etiqueta RFID ou um código de barras.
Para leitura externa de informação especifica da área de trabalho informação a partir do terminal local, o dispositivo portátil compreende um monitor, um dispositivo para comunicação com o terminal de operador, em particular um modem GSM e/ou GSM-R, e um leitor de etiqueta RFID ou um leitor de código de barras, respetivamente. Opcionalmente o dispositivo portátil pode compreender um recetor GPS para verificar a localização do reparador.
Numa forma de realização preferida do sistema de controlo de comboios da invenção, é armazenada uma tabela de tradução na memória do terminal de operador ou no avaliador de contador de eixos central, a tabela de tradução ligando secções a áreas de trabalho especificas. 0 sistema de controlo de comboios da invenção é muito vantajoso se o bloqueio interno for baseado num inversor, uma vez que um bloqueio interno baseado num inversor é robusto e apresenta um tempo de vida útil prolongado. Nenhumas modificações da complexa lógica de bloqueio interno necessitam de ser realizadas.
Numa variante preferida do sistema de controlo de comboios da invenção, as áreas de trabalho são armazenadas em modelos de dados. Toda a informação para uma identificação distinta de uma área de trabalho (WA-ID, número RDID, número e definição das secções, ficheiros gráficos com códigos CRC, etc.) são determinadas num modelo de dados que é utilizado pelo terminal de operador assim como pelo dispositivo portátil.
Vantagens adicionais podem ser extraidas da descrição e dos desenhos anexos. As caracteristicas mencionadas acima e abaixo podem ser utilizadas de acordo com a invenção de modo individual ou coletivo em qualquer combinação. As formas de realização mencionadas não deverão ser compreendidas como uma enumeração exaustiva, mas em vez disso, possuem caracter exemplificativo para a descrição da invenção.
Desenhos A invenção é mostrada nos desenhos. A FIG. 1: mostra um sistema de controlo de comboios da invenção e uma área de trabalho a ser bloqueada. A FIG. 2: mostra um fluxograma dos passos básicos do método da invenção. FIG. 3: mostra um fluxograma detalhado de uma variante preferida do método da invenção, no qual os passos estão relacionados com os compostos por meio dos quais os passos são realizados.
Na Fig. la é mostrada a área de trabalho WA compreendendo três secções SI, S2, S3 de uma via T, cada secção SI, S2, S3 estando limitada por pontos de contagem Pl, P2, P3, P4 de um contador de eixos. Em ou próximo à área de trabalho WA, pelo menos, é proporcionado um terminal local de manutenção do lado da via LTT de um sistema de controlo de comboios da invenção, o qual é ligado por meio de uma rede móvel GSM/GSM-R a um terminal de operador OTT. 0 terminal de operador OTT está ligado a um avaliador de contador de eixos ACE, o avaliador de contador de eixos ACE determina o estado das secções SI, S2, S3 por meio de sinais detetados dos pontos de contagem Pl, P2, P3, P4. Um bloqueio interno IL está ligado ao avaliador de contador de eixos ACE, em que o avaliador de contador de eixos ACE proporciona o bloqueio interno IL com informação de estado das secções SI, S2, S3. A Fig. 2 mostra os passos básicos do método da invenção. Um reparador solicita que a área de trabalho WA seja bloqueada enviando um pedido de bloqueio. Ao receber o pedido de bloqueio, a situação real de tráfego é verificada. Se a situação real de tráfego permitir que o pedido de bloqueio seja aceite, o pedido de bloqueio é entregue ao avaliador de contador de eixos ACE, em que a informação é enviada ao avaliador de contador de eixos ACE em relação às secções SI, S2, S3 (correspondente à área de trabalho WA) as quais deverão ser tratadas como "ocupadas". 0 avaliador de contador de eixos ACE, então, define o estado das secções correspondentes SI, S2, S3 para "ocupadas", assegurando desse modo que as secções SI, S2, S3 da área de trabalho WA solicitada não serão consideradas para quaisquer rotas compostas adicionais as quais são geradas pelo bloqueio interno IL.
Uma variante preferida do método da invenção é mostrada na Fig. 3 a qual pode ser realizada pela forma de realização preferida de um sistema de controlo de comboios da invenção mostrado na Fig. 1. 0 terminal local de via lateral LTT compreende uma instalação (e. g., um painel) para alojar uma etiqueta RFID ou um código de barras e uma imagem que representa a área de trabalho WA dentro do maior alcance do traçado da via. Rastreando a etiqueta RFID/código de barras do terminal local de utilizador LTT, pode ser obtida informação especifica da área de trabalho (e. g., um identificador WA-ID que identifica a área de trabalho WA, uma situação WA-S da área de trabalho WA, um ficheiro gráfico (e. g., um ficheiro GIF) da imagem da área de trabalho WA, um código de segurança WA-CRC através do qual o ficheiro gráfico é protegido). Cada terminal local de via lateral LTT contém dados para uma área de trabalho WA especifica apenas. Múltiplos terminais locais de via lateral LTT (aqui dois) podem ser atribuídos a uma área de trabalho WA especifica (e. g., em ambas as extremidades da área de trabalho WA).
Para identificar a área de trabalho WA a ser bloqueada e para enviar um pedido de bloqueio, é proporcionado um terminal de manutenção do lado da via MTT. 0 terminal de manutenção do lado da via MTT é um dispositivo portátil e é suposto ser carregado pelo reparador. 0 terminal de manutenção do lado da via MTT compreende um monitor, um dispositivo (e. g., um modem GSM-R) para comunicação com o terminal remoto de operador OTT, e um leitor para ler a etiqueta RFID/código de barras para ler a informação a partir do terminal local de via lateral LTT. Além disso, um recetor GPS para verificar a localização do reparador pode ser dotado do terminal de manutenção do lado da via MTT. 0 reparador rastreia a etiqueta RFID ou o código de barras do terminal local de via lateral LTT por meio do terminal de manutenção do lado da via MTT, recuperando desse modo a informação especifica da área de trabalho. A informação especifica da área de trabalho é exibida no terminal de manutenção do lado da via MTT. A área de trabalho WA é representada por uma ou mars imagens que descrevem a localização geográfica da área de trabalho WA dentro de uma vasta área de traçado da via. A área de trabalho WA can pode possuir o estado WA-S "bloqueado" ou "desbloqueado". Cada estado WA-S pode ser visualizado por uma cor de fundo específica da imagem. Durante o processo de estabelecimento de bloqueio ou desbloqueio, podem ser definidas cores de fundo adicionais.
Para a comunicação entre o terminal de manutenção do lado da via MTT e o terminal de operador OTT, ambos os dispositivos necessitam de possuir a mesma informação nas áreas de trabalho WA previamente definidas. De um modo preferido, o terminal de operador OTT é a única fonte para a definição das áreas de trabalho WA. As áreas de trabalho WA no terminal de manutenção do lado das vias MTT podem ser atualizadas, e. g., utilizando uma interface USB do terminal de manutenção do lado da via MTT. Utilizando um código CRC, pode ser assegurado que ambos os dispositivos possuam as mesmas definições.
Durante o arranque do processo do terminal de manutenção do lado da via MTT (processo de inicialização) , o terminal de manutenção do lado da via MTT regista no terminal de operador OTT e verifica a validade das definições da área de trabalho (WA-ID e códigos CRC associados). Isto assegura que o terminal de manutenção do lado da via MTT registado, possui definições reais da área de trabalho depois de registo e são elegíveis para comunicar com o terminal de operador OTT. Isto permite, além disso, atribuir específicos terminais de manutenção do lado da via MTT a áreas de trabalho WA específicas, o que permite autorização para o reparador trabalhar. Se necessário uma lista de TAN pode ser utilizada para autorizar um especifico terminal de manutenção do lado da via MTT a comunicar com o terminal de operador OTT. A representação gráfica do traçado da via é criada por uma ferramenta DMT padrão com funções adicionais para atribuir as secções SI, S2, S3 à área de trabalho WA. Isto possui a vantagem que os dados utilizados para a configuração do avaliador de contador de eixos ACE, para as imagens topológicas e definição das áreas de trabalho WA (atribuição de secções SI, S2, S3 à área de trabalho WA) são consistentes. 0 reparador tem agora a oportunidade de verificar se a área de trabalho WA correta é exibida pode enviar um pedido de bloqueio para o terminal de operador OTT transmitindo um comando ID, WA-ID e WA-CRC. A informação transmitida é exibida no terminal de operador OTT. 0 terminal de operador OTT pode ser um sistema padrão de PC baseado em Windows localizado na sala do operador e operado pelo controlador de tráfego local. Este terminal de operador OTT pode ser um PC não vital (nivel SIL-0) e mostra a área de trabalho WA em correspondência com o traçado da via. No caso do terminal de operador OTT ser não vital, este não mostra qualquer informação em tempo real da situação de tráfego. Em particular, no caso de sistemas bloqueio interno de inversão ou sistemas de bloqueio interno mecânico, a apresentação do bloqueio interno IL não pode apresentar o traçado geográfico das áreas de trabalho WA. Por esse motivo, 0 monitor do terminal de operador OTT apresenta um traçado simplificado da via na mesma disposição topológica que a apresentação segura do bloqueio interno IL, incluindo, contudo, a disposição das áreas de trabalho WA mas sem apresentar qualquer informação de bloqueio interno. Uma vez que a informação exibida é estática (com a exceção do estado da área de trabalho WA) um número limitado de imagens GIF pode ser utilizado para evitar software de apresentação dispendioso para apresentar o traçado da via. Estas imagens GIF podem ser geradas por uma versão modificada do DMT.
As principais tarefas do terminal de operador OTT são: • apresentar o traçado da via incluindo as áreas de trabalho WA, • comunicar com o avaliador de contador de eixos ACE, e. g., por meio de Ethernet (para bloquear/desbloquear a secção), • comunicar com o terminal de manutenção do lado da via MTT, e. g., por meio de GSM-R (tomada de contacto com o terminal de manutenção do lado da via MTT), • atuar com um especialista nas definições da área de trabalho, • reter a tabela de tradução para a atribuição entre secções e áreas de trabalho WA.
No caso sistemas de inversão de bloqueio interno ou sistemas mecânicos de bloqueio interno, a decisão se uma área de trabalho WA pode ser bloqueada ou desbloqueada é tomada pelo operador comparando o monitor do terminal de operador OTT que mostra as áreas de trabalho WA com a situação de tráfego no monitor de segurança do bloqueio interno IL. 0 traçado da via de ambos os dispositivos deve ser idêntico (ou pelo menos semelhantes). I. e., o operador verifica que secção está ocupada no momento ou se irá estar ocupada num futuro próximo. Então o operador decide se pretende confirmar ou recusar o pedido de bloqueio. No caso de um sistema eletrónico de bloqueio interno com monitor de segurança, a comparação acima descrita não é necessária.
Dependendo da situação real de tráfego, o operador envia uma confirmação de pedido (compreendendo o comando ID, WA-ID, WA-CRC) ou uma recusa de pedido ao terminal de manutenção do lado da via MTT. No caso de uma confirmação de pedido, o reparador é solicitado para verificar a área de trabalho WA solicitada. A verificação é de novo realizada, transmitindo o comando ID, WA-ID, WA-CRC ao terminal de operador OTT. 0 terminal de operador OTT determina automaticamente quais as secções SI, S2, S3 da via T pertencem à área de trabalho WA solicitada por meio de uma tabela de tradução. 0 terminal de operador entrega o pedido ao avaliador de contador de eixos ACE transmitindo informação em relação às secções SI, S2, S3 as quais pertencem à área de trabalho WA solicitada. Em alternativa, o terminal de operador OTT entrega o pedido ao avaliador de contador de eixos ACE transmitindo a informação em relação à área de trabalho WA. Neste caso, o avaliador de contador de eixos ACE determina quais as secções SI, S2, S3 da via T pertencem à área de trabalho WA solicitada por meio de uma tabela de tradução. 0 avaliador de contador de eixos ACE define o estado das secções correspondentes para "ocupadas" e envia uma confirmação de bloqueio da secção para o terminal de operador OTT. Assim que todas as secções SI, S2, S3 da área de trabalho WA solicitada forem confirmadas como bloqueadas, o terminal de operador OTT envia uma confirmação de bloqueio WA para o terminal de manutenção do lado da via MTT transmitindo WA-ID, WA-CRC e WA-S.
Seguidamente é mostrada uma possível descrição funcional detalhada do terminal de manutenção do lado da via MTT:
De acordo com a presente invenção, o estado das secções Sl, S2, S3 que pertencem a uma área de trabalho WA solicitada é ajustada para "ocupada" pelo avaliador de contador de eixos ACE. Por esse motivo, para o bloqueio interno, secções bloqueadas aparecem como estando ocupadas, i. e., o bloqueio interno IL não observa nenhuma diferença entre uma secção ocupada (secção na qual um comboio permanece ou que se espera que permaneça) ou uma secção bloqueada. Por esse motivo, a presente invenção permite o conveniente bloqueio e desbloqueio em segurança de áreas de trabalho sem modificações da lógica de bloqueio interno.
Lisboa, 27 de setembro de 2017

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para bloquear uma área de trabalho (WA) numa rede ferroviária, a área de trabalho (WA) compreendendo uma ou mais secções contíguas (SI, S2, S3) de uma via (T) e a rede ferroviária compreendendo um bloqueio interno (IL) e um contador de eixos com um avaliador de contador de eixos (ACE), em que o avaliador de contador de eixos (ACE) produz informação de estado das secções, e o bloqueio interno (IL) produz informação de tráfego atual tendo em devida consideração a informação de estado, em que: • um reparador envia um pedido de bloqueio para boquear uma área de trabalho (WA) solicitada para um operador ou um terminal de operador (OTT); • uma decisão é tomada dependendo da situação real de tráfego, seja para transferir o pedido de bloqueio ao avaliador de contador de eixos (ACE) ou não, • no caso de uma transferência, uma modificação do estado de todas as secções da área de trabalho solicitada (WA) é realizada definindo a informação de estado das referidas secções para "ocupada".
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser utilizada uma tabela de tradução para identificar as secções atribuídas da área de trabalho (WA).
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o terminal de operador (OTT) compreender a tabela de tradução.
  4. 4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o pedido ser enviado por meio de um método de transmissão sem fios, em particular, por meio de uma rede móvel (GSM, GSM-R).
  5. 5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o pedido ser enviado por um dispositivo portátil (MTT).
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por antes de enviar o pedido, uma etiqueta RFID ou um código de barras de um terminal local (LTT) , é rastreado por meio do dispositivo portátil (MTT), em que a etiqueta RFID ou o código de barras, respetivamente, identifica uma área de trabalho especifica (WA) .
  7. 7. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por depois de rastrear o sinal RFID ou o código de barras, os dados específicos da área de trabalho (WA-ID, WA-CRC) são exibidos no computador portátil (MTT).
  8. 8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por antes de transferir o pedido ao avaliador de contador de eixos (ACE), ser enviada uma confirmação de pedido ao reparador.
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a modificação do estado das secções da área de trabalho solicitada (WA) não ser realizada até que uma verificação do reparador tenha sido recebida.
  10. 10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por depois do estado de todas as secções (SI, S2, S3) da área de trabalho solicitada (WA) ter sido definido para "ocupadas", uma confirmação de bloqueio é enviada ao reparador.
  11. 11. Sistema de controlo de comboios compreendendo um bloqueio interno (IL) e um contador de eixos com um avaliador de contador de eixos (ACE), um terminal de operador (OTT) compreendendo armazenamento com dados específicos da área de trabalho (WA-ID, WA-CRC), o terminal de operador (OTT) estando adaptado para exibir áreas de trabalho (WA) em correspondência com um traçado da via, um dispositivo portátil (MTT) compreendendo um leitor de etiqueta RFID ou um leitor de código de barras, um monitor e um dispositivo para comunicação com o terminal de operador; em que o terminal de operador (OTT) está adaptado para atuar como uma interface entre o avaliador de contador de eixos (ACE) e o dispositivo portátil (MTT), e um terminal de utilizador local (LTT) o qual aloja uma etiqueta RFID ou um código de barras.
  12. 12. Sistema de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por uma tabela de tradução ser armazenada na memória do terminal de operador (OTT), a tabela de tradução ligando secções a áreas de trabalhos (WA) especificas.
  13. 13. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 até 12, caracterizado por o bloqueio interno (IL) ser baseado num inversor.
  14. 14. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 até 13, caracterizado por as áreas de trabalho (WA) serem armazenadas em modelos de dados. Lisboa, 27 de setembro de 2017
PT141883447T 2014-10-09 2014-10-09 Método para bloquear uma área de trabalho numa rede ferroviária e sistema de controlo de comboios PT3006302T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14188344.7A EP3006302B1 (en) 2014-10-09 2014-10-09 Method for blocking a working area within a railway network and train control system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT3006302T true PT3006302T (pt) 2017-10-04

Family

ID=51663090

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT141883447T PT3006302T (pt) 2014-10-09 2014-10-09 Método para bloquear uma área de trabalho numa rede ferroviária e sistema de controlo de comboios

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP3006302B1 (pt)
DK (1) DK3006302T3 (pt)
ES (1) ES2635283T3 (pt)
HR (1) HRP20171178T1 (pt)
PL (1) PL3006302T3 (pt)
PT (1) PT3006302T (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110920678B (zh) * 2019-10-31 2021-11-12 交控科技股份有限公司 一种高速非通信列车追踪方法、系统及区域控制器
CN111645733A (zh) * 2020-04-21 2020-09-11 卡斯柯信号有限公司 一种列车股道的自动调整方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE50109154D1 (de) * 2001-10-26 2006-05-04 Alcatel Sa Vorrichtung zur Rottenwarnung
DE10343765A1 (de) * 2003-09-16 2005-05-04 Siemens Ag Vorrichtung zur Simulation der Funktion eines Achszählpunktes
ATE342188T1 (de) * 2004-09-20 2006-11-15 Frank Haubert Anordnung und verfahren zur zugsicherung

Also Published As

Publication number Publication date
HRP20171178T1 (hr) 2017-10-06
DK3006302T3 (en) 2017-09-11
PL3006302T3 (pl) 2018-02-28
ES2635283T3 (es) 2017-10-03
EP3006302A1 (en) 2016-04-13
EP3006302B1 (en) 2017-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6937764B2 (ja) 物理空間へのアクセスを制御するためのシステムおよび方法
ES2647295T3 (es) Gestión de derechos de acceso a datos operativos y/o datos de control de edificios o de complejos de edificios
ES2940450T3 (es) Método y sistema para permitir el registro remoto y coordinar el control de acceso
US20200394342A1 (en) System and method for administering physical security access to components of a process control system
ES2501516T3 (es) Distribución de informaciones de acceso a instalaciones
ES2805778T3 (es) Sistema y procedimiento para evitar el uso de productos pirata en el control de un ascensor
CN106537871A (zh) 用于在网络中提供设备的登记的系统、方法和装置
CN110182661B (zh) 用于电梯系统的安全电路、更新这种安全电路的装置和方法
ES2716127T3 (es) Procedimiento, equipo de cálculo, unidad de usuario y sistema para parametrizar un aparato eléctrico
PT3006302T (pt) Método para bloquear uma área de trabalho numa rede ferroviária e sistema de controlo de comboios
JP2019046349A (ja) エッジサーバ及び管理サーバ
KR20200017839A (ko) 열차간 합의에 의한 선로 자원 공유 방법 및 그 장치
ES2304169T3 (es) Instalacion de proteccion de los trabajadores en la via.
JP5887536B2 (ja) 機器管理システムおよび機器管理方法
US8843641B2 (en) Plug-in connector system for protected establishment of a network connection
CN103505840A (zh) 通过云计算及移动设备进行消防检查的系统及方法
CN1329807C (zh) 存储装置
JP5033774B2 (ja) 鉄道保守作業管理システム
KR101802811B1 (ko) 소유자 정보를 저장하는 드론, 드론의 보안 시스템 및 방법
CN115366954B (zh) 一种tacs与cbtc兼容运行的系统及方法
CN104486323B (zh) 一种pos终端安全受控的联网激活方法及装置
CN116305066A (zh) 一种基于主动标识载体的设备认证方法、系统及存储介质
CN108156145A (zh) 一种路由设备开启调试权限的方法、系统及控制系统
JP2008217221A (ja) 鉄道保守作業管理システム
ES2929632T3 (es) Procedimiento de registro seguro de un aparato eléctrico extraíble cuando se instala en un sistema eléctrico