PT2490183E - Aparelho de veículo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada - Google Patents

Aparelho de veículo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada Download PDF

Info

Publication number
PT2490183E
PT2490183E PT114500234T PT11450023T PT2490183E PT 2490183 E PT2490183 E PT 2490183E PT 114500234 T PT114500234 T PT 114500234T PT 11450023 T PT11450023 T PT 11450023T PT 2490183 E PT2490183 E PT 2490183E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle apparatus
location data
location
vehicle
recording
Prior art date
Application number
PT114500234T
Other languages
English (en)
Inventor
Oliver Nagy
Original Assignee
Kapsch Trafficcom Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kapsch Trafficcom Ag filed Critical Kapsch Trafficcom Ag
Publication of PT2490183E publication Critical patent/PT2490183E/pt

Links

Classifications

    • G06Q50/40
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07BTICKET-ISSUING APPARATUS; FARE-REGISTERING APPARATUS; FRANKING APPARATUS
    • G07B15/00Arrangements or apparatus for collecting fares, tolls or entrance fees at one or more control points
    • G07B15/06Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems
    • G07B15/063Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems using wireless information transmission between the vehicle and a fixed station

Description

ΕΡ 2 490 183 /PT
DESCRIÇÃO "Aparelho de veiculo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada" 0 presente invento refere-se a um aparelho de veículo para um sistema de portagens de estrada, também denominado "Onboard Unit" ou OBU, com um receptor de navegação por satélite para produção contínua de dados de localização para uma unidade de tratamento, emissão e recepção do aparelho de veículo e com um processador especial do elemento "Trusted" (de confiança) para registo de um período dos dados de localização produzidos e para assinatura criptográfica dos mesmos. 0 invento refere-se também a uma rede ad-hoc de, pelo menos, dois destes aparelhos de veículo, bem como a um processo para registo de dados de localização de um aparelho de veículo, que grava a localização num sistema de portagens de estrada com vários aparelhos de veículo que podem permutar entre si dados de localização sem-fios.
Em EP 2 017 790 A2 é descrita a utilização de um elemento de confiança para assinatura das gravações de locais depositadas por uma OBU numa "Map-Matching-Proxy". O elemento de confiança serve, neste caso, também para codificação da interface entre a OBU e a "Map-Matching-Proxy".
Para monitorização e controlo da capacidade de operação dos sistemas de portagens de estrada operáveis entre si, como o novo European Electronic Toll Service (EETS) são aplicados conceitos de "Secure Monitoring" que se referem a um registo e a uma assinatura de período ("Real-Time-Freezing") das gravações locais dos aparelhos de veículo do sistema de portagens de estrada. Para assinatura são utilizados processadores de elementos de confiança que incluem uma assinatura criptográfica ("Trusted Element Certificate") do controlador, por exemplo, de um concessionário de exploração de uma estrada, de uma autoridade, etc. ("Certificate Issuer") e, por isso, usufruem dessa confiança. Os pormenores da "Secure Monitoring" ou do conceito "Secure Freezing", encontram-se, por exemplo nas publicações "Security aspects of the 1.11 EETS", Expert Group 12, Final Report VI.0, 5 de Abril de 2007; "Electronic fee collection-Application 2
ΕΡ 2 490 183 /PT
Interface definition for autonomus Systems - Part 1: Changing", ISO Technical Specification 17575-1, 15 de Junho de 2010; e "An Exemple of a view on EETS trust and privacy in GNSS-based toll Systems", Vis J, Report Ministry of Transport, Public Works and Water Management of The Netherlands, 15 de Dezembro de 2009.
Nos sistemas conhecidos são registados todos os dados de localização afectados ao aparelho de veiculo e assinados periodicamente por sectores de um modo continuo ("freezed"); seguidamente, com um aparelho de controlo externo, é feita a leitura para fins de controlo dos períodos de tempo assinados. Isto significa uma elevada afectação de dados e exige, por um lado, uma capacidade de memória mais elevada em conformidade para guardar os dados assinados e, por outro lado, aparelhos de controlo especiais para leitura dos mesmos. O invento tem por objectivo superar as desvantagens do estado da técnica e conseguir uma solução melhorada de "Secure-Monitoring" para sistemas de portagens de estrada operáveis entre si. Este objectivo será conseguido, num primeiro aspecto do invento, com um aparelho de veículo do tipo referido inicialmente, que se caracteriza por o processador de elementos de confiança ser formado para iniciar o referido registo, ao detectar um tempo predeterminado ou uma localização predeterminado do aparelho de veículo e executá-lo num período de tempo predeterminado.
Desta forma, o próprio aparelho de veículo é aplicado para seu próprio controlo: o processador de elementos de confiança programado na forma referida actua de modo semelhante a um vírus de computador que, num tempo predeterminado numa localização predeterminado e num tempo limitado acumula dados da localização no aparelho do veículo e disponibiliza os mesmos para fins de controlo. A referida funcionalidade do processador de elementos de confiança "fica em espera" até à sua utilização e executa então um registo individual do período. Com isto, prescinde-se de registar, assinar e guardar ("congelar") continuamente os todos dados de localização e também é desnecessário um aparelho de controlo especial para activar o processo de monitorização. 3
ΕΡ 2 490 183 /PT
Compreende-se que a localização predeterminada, a qual é detectada não tem, necessariamente que ser um ponto, mas pode também ser ampliada, por exemplo, um distrito, uma estrada determinada etc. De acordo com uma primeira variante do invento, o processador de elementos de confiança detecta a localização predeterminada nos dados da localização próprios do seu aparelho de veiculo, o que mantém os custos reduzidos.
Uma forma de execução do invento especialmente vantajosa caracteriza-se por o processador de elementos de confiança detectar a localização predeterminada em dados de localização externos que o mesmo recebe através de uma rede sem-fios, de aparelhos de veiculo adjacentes. Isto representa um salto qualitativo na segurança da monitorização: os dados de localização dos outros aparelhos de veículo são independentes de eventuais manipulações ou de falhas de funcionamento do aparelho de veiculo controlado; a utilização de dados de localização externos como critério de iniciação para o "Secure freezing" dos dados de localização próprios permite, assim, um controlo altamente de confiança da capacidade de operação de um aparelho de veículo pelo controlador ou "Certificate Issuer". Os referidos aparelhos de veículo adjacentes não necessitam, obrigatoriamente, de serem transportados em veículos; os mesmos podem também, apoiados em estruturas, ser estacionários.
De preferência, a rede sem-fios é uma rede ad-hoc, principalmente uma Vehicular-ad-hoc-Network (VANET), especialmente preferida como padrão de WAVE (wireless access in a vehicle environement) ou WLNA (wireless local área network). Estas redes podem ser formadas de modo espontâneo entre um grupo de aparelhos de veículo adjacentes, localizados em raios de acção contrários de emissão e recepção. É especialmente favorável, se o processador de elementos de confiança captar os dados de localização externos de vários aparelhos de veículo adjacentes e os comparar entre si, para detectar a localização predeterminada já comparada nos dados de localização externos. 4
ΕΡ 2 490 183 /PT
Para satisfazer exigências de confidencialidade o processador de elementos de confiança, de acordo com uma outra característica preferida, pode interrogar de modo anónimo os dados de localização externos do aparelho de veiculo adjacente, por exemplo, através da identificação de remetente de uma rede (anónima) seleccionada casualmente de um endereço MAC na rede ad-hoc, sem hipótese de posterior agregação por falta de informações adicionais.
Para aumento da segurança no controlo, o processador de elementos de confiança pode consultar os dados de localização externos através da permuta de uma chave com validade limitada temporal e/ou localmente e só considerar os dados de localização externos que são captados através de uma chave válida. Através disto, pode ser verificada a actualidade dos dados de localização utilizados como critério de activação e/ou a sua região de vizinhança; num ambiente altamente móvel, tal como uma VANET, pode ser, assim, aumentada a exactidão da localização do aparelho de veiculo registado.
Numa outra variante do invento, o processador de elementos de confiança pode enviar o período de tempo assinado para uma central do sistema de portagens de estrada, por meio da unidade de transceptor do aparelho de veículo. Em alternativa, o processador de elementos de confiança pode disponibilizar o período de tempo assinado para consulta por meio de uma interface do aparelho de veículo.
Num segundo aspecto o invento é obtida também uma rede ad-hoc a partir de, pelo menos, dois aparelhos de veículo do tipo em que como critério de activação para os dados "Secure Freezing" são utilizados aparelhos de veículo adjacentes, de acordo com as características da reivindicação 10.
Num terceiro aspecto o invento é obtido um processo para registo de dados de localização de um aparelho de veículo de gravação da localização de um sistema de portagens de estrada com vários aparelhos de veículo que podem permutar entre si dados de localização sem-fios, abrangendo, num primeiro aparelho de veículo: 5
ΕΡ 2 490 183 /PT a recepção de dados de localização de um segundo aparelho de veículo, a detecção de uma localização predeterminada nos dados de localização recebidos do segundo aparelho de veículo, a iniciação do registo de um período de tempo dos dados de localização do primeiro aparelho de veículo, e a assinatura do período de tempo registado com uma assinatura criptográfica. A detecção, registo e assinatura processa-se de preferência, num processador de elementos de confiança do primeiro aparelho de veículo.
Se o registo dos dados de localização próprios for activado por comando de tempo, os dados de localização dos outros aparelhos de veículo podem ser utilizados como dados de validação suplementares, em que os mesmos em "Secure Freezing" dos dados de localização próprios são "congelados" em conjunto. De acordo com isto o invento consegue, numa forma de execução alternativa, também um processo para registo dos dados de localização de um aparelho de veículo para gravação da localização num sistema de portagens de estrada com vários aparelhos de veículo que podem permutar entre si dados de localização sem-fios, abrangendo, num primeiro aparelho de veículo: a detecção de um tempo predeterminado, a iniciação do registo de um período de tempo dos dados de localização do primeiro aparelho de veículo e captação de dados de localização de um segundo aparelho de veículo, e a assinatura do período de tempo de localização captados criptográf ica. registado com uma e dos dados assinatura 6
ΕΡ 2 490 183 /PT
Relativamente às vantagens da rede ad-hoc e ao processo do invento, remete-se para as realizações anteriores do aparelho de veiculo de acordo com o invento. 0 invento será, em seguida, explicado, com referência a um exemplo de execução apresentado nos desenhos anexos e com mais pormenor. Os desenhos mostram: na Fig. 1 um diagrama de blocos de um sistema de portagens de estrada com aparelhos de veiculo numa rede ad-hoc de acordo com o invento, que utiliza o processo do invento; e na Fig. 2 um diagrama de blocos pormenorizado de um dos aparelhos de veiculo da Fig. 1. A Fig. 1 mostra um sistema de portagens de estrada 1 operável em conjunto, que é composto a partir de uma pluralidade de aparelhos de veiculo (onboard units, OBU, 01 -06) 2, de uma pluralidade de diferentes centrais de operadores de portagens (Toll Charger, TC1, TC2)3 e de uma pluralidade de diferentes centrais de facturação (Certificate Issuer CI1 - CI2)4. Os aparelhos de veiculo determinam continuamente, por meio de receptores de navegação por satélite 5 (Fig. 2), a sua localização p num sistema global de navegação por satélite (global navigation satellite System, GNSS) 6 e produzem a partir dai uma corrente continua (track) de dados de localização (position fixes) pi.
Cada aparelho de veiculo 2 envia os seus dados de localização pi para uma central de facturação 4 através de um operador 3 na "forma em bruto" ou, de preferência, tratados como dados de portagem m com o auxilio de uma unidade de tratamento e emissão e recepção 7, 8 (Fig. 2) . 0 período A parte de tratamento 7 da unidade 7, 8 é, por exemplo, um microprocessador e a parte de emissão e recepção 8 da unidade 7, 8 é um transceptor DSRC (dedicated short range communication) , ou WAVE, ou WLAN ou de preferência PLMN (pubic land mobile network).
Os dados de portagem m são, de preferência, conjuntos de dados acumulados e anónimos de transacções de portagens, os 7
ΕΡ 2 490 183 /PT quais indicam, por exemplo uma quantidade de quilómetros percorridos, um segmento de um troço de uma rede de estradas percorrido, o tempo de paragem numa região de portagens (por exemplo, portagem citadina, etc. Para geração dos dados de portagem m a partir dos dados de localização p± podem estes últimos ser comparados, por exemplo, com mapas de portagens ("map matching") memorizados previamente. Para este fim, os aparelhos de veículo 2 podem, por exemplo, utilizar também um servidor externo de comparação de mapas (map matching proxy) 9, no qual podem ser guardadas tarefas de map-matching externas sob identificações de serviço anónimas, a fim de manter a confidencialidade dos dados de localização pi perante as centrais de operador e as centrais de facturação 3, 4, como é conhecido do especialista na técnica. Os dados de portagens m podem ser enviados directamente pela "proxy" 9 para as centrais de operador ou de facturação 3, 4.
Para monitorizar e controlar as funções dos aparelhos de veiculo 2 e também das centrais de operador 3, cada aparelho de veículo 2 está equipado com um processador de elementos de confiança que inclui uma assinatura criptográfica ("trusted key") tk. A assinatura tk é emitida, por exemplo, por um "Contract Issuer" Cl, nomeadamente o proprietário de uma central de facturação 4 e é confidencial para o mesmo. No contexto da presente descrição a expressão "processador de elementos de confiança" 10 refere-se a um elemento processador equipado com uma assinatura criptográfica e cujo acesso está protegido criptográfico ao nivel de suporte físico. Os elementos processadores deste tipo satisfazem elevadas exigências de segurança tais como, por exemplo, as especificadas para os processadores integrados de pastilha única ("Single-Chip") integrados nos cartões SIM, nos cartões de crédito, nos cartões bancários etc. O processador de elementos de confiança 10 recebe a corrente de dados de localização pi do receptor de navegação por satélite 5 do aparelho de veículo 2 directamente ou através da parte de tratamento 7 e, assim, está configurado ou programado para gravar os dados de localização pi em qualquer momento satisfazer exigências especiais ou iniciar (activar) durante um período de tempo predeterminado s de, por exemplo, um, cinco ou dez minutos. O período de tempo 8
ΕΡ 2 490 183 /PT gravado s(pi) é seguidamente assinado pelo processador de elementos de confiança 10 com a sua assinatura criptográfica tk e "congelado".
Na assinatura ou imediatamente antes disso pode ser executada uma redução de dados no período de tempo s, por exemplo, através da formação de um valor "Hash" dos mesmos. A expressão valor "Hash" deve ser entendida na seguinte descrição como a utilização de uma função de representação praticamente irreversível n:l num conjunto de dados de entrada, ou seja, uma função que só é reversível de um (extremamente) ambíguo, de modo que a partir do conhecimento do valor "Hash" não pode ser relacionado com o conjunto de dados de entrada. Exemplos das funções "Hash" são a função de verificação de soma ou a função módulo, etc. O período de tempo registado e assinado, aqui designado com s*(pi,tk) é, seguidamente enviado por meio da unidade de emissão e recepção 8 do aparelho de veículo 2 para uma central de operador 3 e, desta, para uma central de facturação 4. A central de facturação 4 pode, com o auxílio da assinatura tk do período de tempo s* assinado, confiar na autenticidade da origem da mesma a partir de um processador de elementos de confiança 10. Em alternativa ou adicionalmente o período de tempo s* registado e assinado pode ser disponibilizado numa interface 11 do aparelho de veículo 2 para consulta. O início do período de tempo s do registo dos dados de localização pi no processador de elementos de confiança 10 pode ser activado de diferentes formas. Uma primeira forma de execução consiste em que o aparelho de veículo 2 inclui um temporizador 12 do tipo de "Watchdog", o qual num momento predeterminado T inicia o referido registo, ou seja, "activa" o processador de elementos de confiança 10 para a referida função, quando o tempo actual é t = T.
Um segundo critério de início consiste em que o processador de elementos de confiança 10 detecta a entrada de uma localização predeterminada P nos dados de localização pi. No caso da localização predeterminada P pode tratar-se de uma localização pontual, por exemplo, de uma "estação de 9
ΕΡ 2 490 183 /PT portagens virtual" ou de uma localização ampliada, como um parque de estacionamento, um interior de uma cidade, um troço de uma auto-estrada etc. Logo que o processador de elementos de confiança 10 detecta, a localização P nos dados de localização pi, ou seja verifica que uma posição p se encontra nos dados de localização pi, nos limites ou nas proximidades da localização predeterminada P, inicia o registo do referido período de tempo predeterminado, por exemplo, durante 10 minutos. Depois de concluído o registo, o período de tempo s* registado e assinado dos dados de localização pi, é apresentado para envio e consulta.
Um outro critério de início, que oferece segurança especial consiste no facto do processador de elementos de confiança 10 detectar a localização predeterminada P não nos dados de localização pi próprios do próprio aparelho de veículo 2, mas sim em dados de localização pi externos, os quais lhe são transmitidos por outros aparelhos de veículo 2 ("externos") adjacentes. Isto será agora explicado em pormenor.
Como representado nas Fig. 1 e 2, um grupo de aparelhos de veículo 2 do sistema de portagens de estrada 1, podem formar uma rede sem-fios 13, na qual os mesmos são ligados entre si por meio de ligações sem-fios 14. As ligações sem-fios 14 podem ser formadas, por exemplo, de acordo com o padrão WAVE ou WLNA e a rede sem-fios 13 é, de preferência, uma rede ad-hoc ou VANET. Para este fim, cada aparelho de veículo 2 dispõe de um transceptor 15 sem-fios adequado. Opcionalmente os transceptores 15 e a unidade de emissão e recepção 8 do aparelho de veículo 2 podem ser idênticos.
Dentro da rede sem-fios 13 os aparelhos de veículo 2 podem informar-se reciprocamente sobre a sua respectiva localização p ou permutar entre si continuamente os seus dados de localização pi. Um exemplo disto é a permuta de mensagens VST (Vehicle Service Table Messages) no âmbito de uma VANET, na qual os nós de rede individuais (aparelhos de veículo 2) se informam reciprocamente sobre a formação de uma ligação sem-fios 14 sobre as suas capacidades de comunicação e sobre os serviços oferecidos pelos mesmos e comunicam entre 10
ΕΡ 2 490 183 /PT si os seus locais p ou os seus dados de localização pi mais recentes.
Em alternativa, um processador de elementos de confiança 10 de um aparelho de veiculo 2 pode espontaneamente e em qualquer momento interrogar localizações p ou dados de localização p± de aparelhos de veiculo 2 adjacentes. Os dados de localização pi recebidos também num aparelho de veiculo 2 de vários aparelhos de veiculo 2 adjacentes podem ser comparados entre si, por exemplo, quanto à consistência, a fim de ocultar os valores de medição anómalos ou para partilhar os dados de localização p±f recebidos.
As chaves de interrogação ou de emissão com validade limitada temporal e/ou localmente podem ser utilizadas para interrogação ou recepção dos dados de localização p± externos dos aparelhos de veiculo 2 adjacentes, de modo que só podem ser considerados os dados de localização pi', os quais são recebidos dentro de um período de tempo predeterminado ou que têm origem num sector local predeterminado em torno do aparelho de veículo 2. 0 processador de elementos de confiança 10 é agora conformado ou programado, de modo que detecta o surgimento da localização predeterminada P nos dados de localização p± externos do aparelho de veículo 2 adjacente e utiliza este como critério de activação para a iniciação do registo das gravações das localizações pi do seu próprio aparelho de veículo 2. Através disto, eventuais manipulações, corrupções ou anomalias dos dados de localização p± próprios na activação do registo da região de dados de localização s ou s* não são tomadas em consideração, o que facilita a detecção de um comportamento impróprio. Se as gravações de locais p± contidas no período de tempo congelado s* não coincidirem (aproximadamente) com os da localização P predefinida que foi detectada nos dados de localização pi externos, verifica-se uma manipulação ou uma falha de funcionamento do aparelho de veículo 2. É também possível combinar as formas de realização referidas. Assim, o temporizador 12 pode preparar o processador de elementos de confiança 10 para num período de 11
ΕΡ 2 490 183 /PT tempo t determinado interrogar os dados de localização pi de aparelhos de veiculo 2 adjacentes e gravá-los e assiná-los em conjunto com o período de tempo s dos dados de localização pi próprios, ou seja, s*(p±,tk, pi'), de modo que podem ser tomados em consideração as localizações próximas pi' na verificação das gravações de localizações próprias Pi.
Os aparelhos de veículo 2 adjacentes, cujos dados de localização pi' são utilizados podem, eventualmente, ser também estacionários, por exemplo, não serem transportados num veículo, mas antes, serem estacionários numa infra-estrutura fixa na localização. Neste caso, os mesmos não necessitam de determinar continuamente os seus dados de localização pi', mas sim podem determinar os mesmos uma vez ou manter os mesmos memorizados de modo predefinido. Estes aparelhos de veículo 2, ligados por infra-estrutura, estão também incluídos na noção aqui utilizada dos aparelhos de veículo 2 adjacentes. 0 tempo predeterminado T da localização predeterminada P e/ou a duração do período de tempo podem, durante o fabrico o aparelho de veículo 2 ou do processador de elementos de confiança 10, serem memorizados neste ou nestes ou posteriormente, através da interface 11, serem introduzidos na unidade de emissão e recepção 8 ou o transceptor 15. 0 invento não está, por conseguinte, limitado às formas de realização apresentadas, mas antes abrange todas as variantes e modificações que caiam no âmbito das reivindicações anexas.
Lisboa, 2013-08-06

Claims (12)

  1. ΕΡ 2 490 183 /PT 1/4 REIVINDICAÇÕES 1 - Aparelho de veículo para um sistema de portagens de estrada (1), com um receptor de navegação por satélite (5) para produção contínua de dados de localização (pi) para uma unidade de tratamento, emissão e recepção (7, 8) do aparelho de veiculo (2) e com o processador especial do elemento "Trusted" (de confiança) (10) para registo (s) de um período de tempo dos dados de localização (pi) produzidos continuamente e para assinatura criptográfica (s*) do mesmo, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) ser formado para iniciar o referido registo (s), quando da detecção de um tempo predeterminado (T) ou de uma localização predeterminada (P) do aparelho de veículo (2), através da gravação dos dados de localização (pi) produzidos continuamente para a unidade de tratamento, emissão e recepção (7, 8) do aparelho de veículo (2), para executar o referido registo durante um período de tempo predeterminado e ser, a seguir, assinado por criptografia o período de tempo gravado dos dados de localização (pi) produzidos continuamente.
  2. 2 - Aparelho de veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) detectar a localização predeterminada (P) nos dados de localização (pi) próprios produzidos.
  3. 3 - Aparelho de veículo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) detectar a localização predeterminada (P) nos dados de localização (Pi') externos que ele recebe de aparelhos de veículo (2) adjacentes através de uma rede sem-fios (13).
  4. 4 - Aparelho de veículo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a rede sem-fios (13) ser uma rede ad-hoc, de preferência com o padrão WAVE ou WLAN.
  5. 5 - Aparelho de veículo de acordo a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) captar os dados de localização (pi) externos de vários aparelhos de veículo (2) adjacentes e os comparar entre si ΕΡ 2 490 183 /PT 2/4 para detectar a localização predeterminada (P) nos dados de localização (pi') externos comparados.
  6. 6 - Aparelho de veiculo de acordo com uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) interrogar de modo anónimo os dados de localização (p±r) externos.
  7. 7 - Aparelho de veiculo de acordo com uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) interrogar os dados de localização (ρ±') através da permuta de uma chave com validade temporal e/ou localmente e só considerar os dados de localização (ρ±') externos captados por meio de uma chave válida.
  8. 8 - Aparelho de veiculo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) transmitir o periodo de tempo assinado (s*) por meio da unidade de emissão e recepção (8) do aparelho de veiculo (2) para uma central do sistema de portagens de estrada (1).
  9. 9 - Aparelho de veiculo de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o processador de elementos de confiança (10) disponibilizar para interrogação o periodo de tempo assinado (s*) através de uma interface (11) do aparelho de veiculo (2).
  10. 10 - Rede ad-hoc de, pelo menos, dois aparelhos de veiculo de acordo com uma das reivindicações 3 a 9, que estão ligados em conjunto por meio das suas unidades de emissão e recepção (8), em que, pelo menos, um aparelho de veiculo (2) disponibiliza dados de localização (pi) de um outro aparelho de veiculo (2), o qual detecta nos mesmos uma localização predeterminada (P) , para iniciar o registo (s) dos seus próprios dados de localização (pi) .
  11. 11 - Processo para registo de dados de localização (p^) de um aparelho de veiculo (2) para gravação da localização de um sistema de portagens de estrada (1) com vários aparelhos de veiculo (2) que podem permutar dados de localização (pi) ΕΡ 2 490 183 /PT 3/4 sem-fios, que compreende, num primeiro aparelho de veículos (2) : a recepção de dados de localizaçao (pi') de um segundo aparelho de veículo (2), a detecção de uma localização predeterminada (P) nos dados de localização (pi') recebidos do segundo aparelho de veículo (2), a iniciação do registo (s) de um período de tempo dos dados de localização (pi) do primeiro aparelho de veículo (2) através da gravação dos dados de localização (pi) produzidos continuamente para uma unidade de tratamento, emissão e recepção (7, 8) do primeiro aparelho de veículo (2) com um receptor de navegação por satélite (5) do primeiro aparelho de veículo (2), e a assinatura (s*) do período de tempo registado dos dados de localização (pi) produzidos continuamente com uma assinatura criptográfica.
  12. 12 - Processo para registo de dados de localização (pi) de um aparelho de veículo (2) para gravação da localização num sistema de portagens de estrada (1) com vários aparelhos de veículo (2) que podem permutar dados de localização (pi) sem-fios, que compreende, num primeiro aparelho de veículos (2) : a detecção de um tempo predeterminado (T), a iniciação do registo (s) de um período de tempo dos dados de localização (pi) do primeiro aparelho de veículo (2) através da gravação dos dados de localização (Pi) produzidos continuamente para uma unidade de tratamento, emissão e recepção (7, 8) do primeiro aparelho de veículo (2) com um receptor de navegação por satélite (5) do primeiro aparelho de veículo (2), e recepção de dados de localização (Pi') de um segundo aparelho de veículo (2), e ΕΡ 2 490 183 /PT 4/4 a assinatura (s*) do período de tempo registado dos dados de localização (pi) produzidos continuamente e dos dados de localização (ρι') recebidos com uma assinatura criptográf ica. Lisboa, 2013-08-06
PT114500234T 2011-02-16 2011-02-16 Aparelho de veículo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada PT2490183E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP20110450023 EP2490183B1 (de) 2011-02-16 2011-02-16 Fahrzeuggerät, ad-hoc-Netzwerk und Verfahren für ein Strassenmautsystem

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2490183E true PT2490183E (pt) 2013-08-23

Family

ID=44168296

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT114500234T PT2490183E (pt) 2011-02-16 2011-02-16 Aparelho de veículo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8818895B2 (pt)
EP (1) EP2490183B1 (pt)
CA (1) CA2762615A1 (pt)
DK (1) DK2490183T3 (pt)
ES (1) ES2425777T3 (pt)
PL (1) PL2490183T3 (pt)
PT (1) PT2490183E (pt)
SI (1) SI2490183T1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2854110A3 (en) * 2011-03-11 2015-05-06 Telit Automotive Solutions NV Vehicle mountable unit and road toll system
EP3021288B1 (en) * 2014-11-17 2022-10-19 Kapsch TrafficCom AG Method and apparatus for trusted recording in a road toll system
EP3188133B1 (de) * 2015-12-30 2020-12-16 Toll Collect GmbH Positionsdatenverarbeitungseinrichtung und mautsystem sowie verfahren zum betreiben einer positionsdatenverarbeitungseinrichtung und eines mautsystems
DE102020000635A1 (de) 2020-01-30 2021-08-05 Christoph Maget Perfekt sichere Kommunikation zwischen Teilnehmern in Mobilfunknetzen

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5919239A (en) * 1996-06-28 1999-07-06 Fraker; William F. Position and time-at-position logging system
US6393346B1 (en) * 1998-01-27 2002-05-21 Computracker Corporation Method of monitoring vehicular mileage
DE10258653A1 (de) * 2002-12-13 2003-09-11 Daimler Chrysler Ag Einrichtung und Verfahren zur Benutzungsgebührenerfassung
GB2451167A (en) * 2007-07-16 2009-01-21 Charles Graham Palmer Separation of cost calculation means and payment services in a Position-Based Charging system.
DE102007035737A1 (de) * 2007-07-30 2009-02-19 Robert Bosch Gmbh Verfahren zum Überprüfen einer von einem Fahrzeug ausgesendeten Positionsnachricht des Fahrzeugs und Sende- und Empfangseinrichtung zur Verwendung in einem Fahrzeug
DE102007058163A1 (de) * 2007-09-28 2009-04-23 Continental Automotive Gmbh Tachograph, Maut-On-Board-Unit, Anzeigeinstrument und System
SG171703A1 (en) * 2009-01-14 2011-07-28 Tomtom Int Bv Improvements relating to navigation apparatus used in-vehicle
EP2330562B1 (en) * 2009-12-02 2019-03-13 Telit Automotive Solutions NV Smart road-toll-system

Also Published As

Publication number Publication date
US20120209776A1 (en) 2012-08-16
CA2762615A1 (en) 2012-08-16
DK2490183T3 (da) 2013-09-02
SI2490183T1 (sl) 2013-07-31
EP2490183B1 (de) 2013-06-05
US8818895B2 (en) 2014-08-26
EP2490183A1 (de) 2012-08-22
ES2425777T3 (es) 2013-10-17
PL2490183T3 (pl) 2013-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220224548A1 (en) Verifying vehicular identity
EP2316004B1 (en) Location-based services
BR9813812B1 (pt) método para o débito automático de pedágios para veìculos.
JP2008092539A (ja) 無線通信システム、車載装置、路側装置及びサーバ
US11063747B2 (en) Secure monitoring using block chain
PT2490183E (pt) Aparelho de veículo, rede ad-hoc e processo para um sistema de portagens de estrada
US10950062B2 (en) Method and apparatus for trusted recording in a road toll system
CN110795721A (zh) 数据流通方法、认证服务器以及数据结构
KR101777389B1 (ko) 인지 정보 기반 인증 장치 및 방법
KR20210063377A (ko) 피인증장치, 인증장치, 인증 요청 송신방법, 인증방법, 및 프로그램
PT2378489E (pt) Método de comunicação dsrc
KR20150079232A (ko) 무선랜 장치 및 상기 무선랜 장치를 이용한 차량 인증 방법
CN107423609B (zh) 一种授权系统、方法及卡片
KR20210142170A (ko) 보안 긴급 차량 통신
PT2381425E (pt) Método e dispositivo para produção de dados de portagem de locais tornados anónimos
JP2004341938A (ja) Etc車載システム、etc車載器、etc車載器用icカード
JP5267594B2 (ja) 無線通信システム
TW201933850A (zh) 車載通信裝置及費用收取方法
WO2022129652A1 (es) Método y sistema para proporcionar identidad y autentificación a un dispositivo generador de datos