PT2487372E - Disposição de fixação e método para o fabrico da mesma - Google Patents

Disposição de fixação e método para o fabrico da mesma Download PDF

Info

Publication number
PT2487372E
PT2487372E PT111924130T PT11192413T PT2487372E PT 2487372 E PT2487372 E PT 2487372E PT 111924130 T PT111924130 T PT 111924130T PT 11192413 T PT11192413 T PT 11192413T PT 2487372 E PT2487372 E PT 2487372E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wall
section
lightweight construction
plate
fastening
Prior art date
Application number
PT111924130T
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Andreas
Stolzlechner Georg
Original Assignee
Fritz Egger Gmbh & Co Og
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fritz Egger Gmbh & Co Og filed Critical Fritz Egger Gmbh & Co Og
Publication of PT2487372E publication Critical patent/PT2487372E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16BDEVICES FOR FASTENING OR SECURING CONSTRUCTIONAL ELEMENTS OR MACHINE PARTS TOGETHER, e.g. NAILS, BOLTS, CIRCLIPS, CLAMPS, CLIPS OR WEDGES; JOINTS OR JOINTING
    • F16B5/00Joining sheets or plates, e.g. panels, to one another or to strips or bars parallel to them
    • F16B5/01Joining sheets or plates, e.g. panels, to one another or to strips or bars parallel to them by means of fastening elements specially adapted for honeycomb panels
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B96/00Details of cabinets, racks or shelf units not covered by a single one of groups A47B43/00 - A47B95/00; General details of furniture
    • A47B96/06Brackets or similar supporting means for cabinets, racks or shelves
    • A47B96/066Supporting means received within an edge of the shelf

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)
  • Connection Of Plates (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSIÇÃO DE FIXAÇÃO E MÉTODO PARA O FABRICO DA MESMA A invenção refere-se a uma disposição de fixação para a montagem de uma placa de construção leve, em particular de uma estante de parede, numa parede, por exemplo, uma parede de um móvel (parede lateral, parede traseira, base, cobertura) ou uma parede de construção, com uma placa de construção leve que se estende desde um lado estreito traseiro em direção a um lado estreito dianteiro numa direção de extensão, que apresenta uma placa de cobertura superior, uma placa de cobertura inferior distanciada verticalmente da placa de cobertura superior e uma camada central leve disposta entre as mesmas, com pelo menos uma parte de retenção que apresenta uma secção de apoio para suportar a placa de construção leve, que apresenta um lado superior dirigido à placa de cobertura superior no estado montado e um lado inferior dirigido à placa de cobertura inferior no estado montado, com pelo menos um meio de fixação que pode ser ancorado na parede e com pelo menos um alojamento para a pelo menos uma parte de retenção, que se estende na direção de extensão partindo do lado estreito traseiro entre as placas de cobertura em direção ao interior da placa de construção leve, estando disposta no estado montado a secção de apoio da pelo menos uma parte de retenção no interior da placa de construção leve no alojamento e entrando em contacto com a placa de cobertura superior.
Além disso, a invenção refere-se a um método para o fabrico de uma disposição de fixação que contém uma parede, por exemplo, uma parede de um móvel (parede lateral, parede traseira, base, cobertura) ou uma parede de construção, uma placa de construção leve que se estende desde um lado estreito traseiro em direção a um lado estreito dianteiro numa direção de extensão, que apresenta uma placa de cobertura superior, uma placa de cobertura inferior distanciada verticalmente da placa de cobertura superior e uma camada central leve disposta entre as mesmas, pelo menos uma parte de retenção que apresenta uma secção de apoio para suportar a placa de construção leve, que apresenta um lado superior dirigido à placa de cobertura superior no estado montado e um lado inferior dirigido à placa de cobertura inferior no estado montado, pelo menos um meio de fixação que pode ser ancorado na parede e pelo menos um alojamento para a pelo menos uma parte de retenção, que se estende na direção de extensão partindo do lado estreito traseiro entre as placas de cobertura em direção ao interior da placa de construção leve.
Finalmente, a invenção refere-se a um móvel correspondente.
Na construção de móveis conhecem-se prateleiras para a fixação direta a uma parede de construção. Estas prateleiras são denominadas também estantes de parede ou estantes. Dado que tais estantes de parede têm um peso relativamente alto, quando estas são fabricadas de material maciço, por exemplo, apara maciça, estas são fabricadas de maneira crescente de placas de construção leve, ou seja uma placa que apresenta uma estrutura com uma placa de cobertura superior, uma placa de cobertura inferior e uma camada central leve disposta entre as mesmas. Com uma camada central leve se quer dizer uma camada de um material que tem um peso mais baixo, ou uma densidade mais baixa que o material de placas de cobertura e, por exemplo, está composta de lã mineral isolante, uma estrutura de colmeia, em particular de colmeia de papelão ou de materiais similares.
Uma estante de parede do tipo descrito anteriormente que está dotada habitualmente pelo menos nos lados visíveis de um revestimento, pode ser montada de distinta maneira na superfície de parede.
Assim é conhecido montar uma estante de parede por meio de uma consola disposta debaixo da mesma na parede. No entanto, com este tipo de disposição de fixação é desvantajoso que as partes de ferragem, isto é os componentes da consola, sejam visíveis, o que é indesejável com frequência. Além disso, as peças de ferragem devem estar configuradas de maneira oticamente sugestivas e, portanto, são relativamente caras.
Portanto, no estado da técnica conhecem-se, para o caso de que como estante de parede deva ser montada uma placa de construção leve, disposições de fixação com ferragens de apoio ocultos. Assim é conhecido, por exemplo, um suporte em forma de U que se fixa com seu lado de base na superfície de parede, por exemplo, por meio de aparafusamento e cujos dois braços engrenam no interior da placa de construção leve, de maneira que somente a placa de cobertura superior da placa de construção leve apoia-se diretamente sobre os dois braços da ferragem de apoio. Isto leva no entanto a uma entrada de forças relativamente ruim e como consequência a uma camadacidade de carga relativamente baixa. Além disso, podem ocorrer deformações indesejadas e danos antecipados na estante de parede por meio deste tipo de fixação.
Além disso, é conhecido pelo estado da técnica também uma disposição de fixação usando uma placa de construção leve, em que são colados passadores especiais numa entalhadura a ser introduzido de maneira difícil num dos lados estreitos de placas de construção leve. A placa de construção leve coloca-se por deslizamento com os passadores sobre ferragens de apoio em forma de pernos montados na parede. Por meio da adesão realiza-se também uma união dos passadores com a placa de cobertura inferior e parcialmente com a camada central, de maneira que se melhora a entrada de forças no caso da estante de parede montada. Além disso custos comparativamente altos do passador, o fabrico da entalhadura e a adesão são no entanto relativamente trabalhosas e caras.
Para simplificar a montagem na parede é conhecido pelo estado da técnica também uma disposição de fixação, tal como foi descrita esta anteriormente, que compreende uma placa de construção leve, uma ferragem de apoio e uma parte de retenção. No caso da ferragem de apoio trata-se de um componente em forma de T na secção transversal que está constituído por uma placa que forma um meio de fixação de parede e uma haste que forma um meio de apoio, que está configurado numa única peça com a placa e se estende perpendicularmente à placa, apresentando a placa duas perfurações, através das quais pode ser aparafusada a ferragem de apoio com a parede. Além disso, a disposição de fixação apresenta um componente que forma uma parte de retenção independente da mesma, que está dotado de um alojamento no lado frontal para o meio de apoio em forma de haste do ferragem de apoio. A parte de retenção está disposta num alojamento previsto para isso na placa de construção leve e se adere de maneira fixa com a placa de construção leve. A estante de parede da disposição de fixação descrita anteriormente, que está constituída pela placa de construção leve e a parte de retenção montada previamente em seu interior já por parte do fabricante e colada de maneira fixa, embora possa ser montada pelo utilizador final de maneira simples na parede, no entanto está estruturada de maneira relativamente complexa devido a tantas peças individuais que são necessárias forçosamente para a montagem na parede e com isso é cara de fabricar. De maneira correspondente está configurado também o fabrico de maneira relativamente trabalhosa.
Uma disposição de fixação genérica é conhecida pelo documento DE 20 2008 002 540 OU.
Portanto, o objetivo da presente invenção é facilitar uma disposição de fixação para a montagem de uma placa de construção leve numa parede, com a qual seja simplificada a montagem na parede. 0 objetivo é indicar também um correspondente método de fabrico. 0 objetivo deduzido e mostrado anteriormente é solucionado de acordo com um primeiro ensinamento da presente invenção por meio de uma disposição de fixação com as caracteristicas da reivindicação 1.
Com outras palavras, com a disposição de fixação de acordo com a invenção pode ser montada a placa de construção leve ou a estante de parede unicamente por meio de fixação da parte de retenção na parede e colocação por deslizamento da placa de construção leve sobre a parte de retenção, e concretamente prescindindo de uma ferragem de apoio separada e a ser montada de maneira adicional, tal como é necessário este no estado da técnica. Para a montagem na parede, aparte da respetiva parte de retenção e o meio de fixação que pode ser ancorado na parede não estão previstos preferentemente outros componentes tal como uma ferragem de apoio, tal como é este necessário no estado da técnica. Portanto, com isto também não discorre nenhum outro componente, aparte da parte de retenção e o meio de fixação, no estado montado entre as placas de cobertura.
Ao contrário da presente invenção, no estado da técnica é necessário sempre fixar na parede em primeiro lugar uma ferragem de apoio por meio de meios de fixação que podem ser ancorados na parede e colocar adicionalmente uma parte de retenção na placa de construção leve, antes de que possa ser colocado por meio de deslizamento a totalidade da placa de construção leve e parte de retenção sobre a ferragem de apoio. Ao contrário da invenção devem ser montados, portanto, sempre duas partes separadas, isto é a parte de retenção na placa de construção leve e a ferragem de apoio na parede, antes de que possa ser montada a placa de construção leve ou a estante de parede na parede. De acordo com a invenção é suprimia uma ferragem de apoio deste tipo, dado que a parte de retenção se une diretamente com a parede. De maneira correspondente é suprimido de acordo com a invenção também a etapa separada da montagem de uma ferragem de apoio na parede.
Por um meio de fixação que pode ser ancorada na parede entende-se de acordo com a invenção um componente que apresenta uma secção que pode ser introduzido num correspondente alojamento, por exemplo, perfuração, na parede. Em particular, um meio de fixação deste tipo está configurado em forma de cavilha, portanto apresenta uma cabeça de cavilha e haste de cavilha. A haste de cavilha pode apresentar também uma rosca exterior. No caso mais simples, um meio de fixação deste tipo no sentido da invenção é um parafuso, um prego ou similares. A este respeito, ao contrário da ferragem de apoio conhecido no estado da técnica, no caso do componente que se entende de acordo com a invenção como meio de fixação é a haste de qualquer secção que seja disposta na parede. Neste contexto acrescenta-se de maneira complementar que um meio de fixação que pode ser ancorado na parede, tal como se entende de acordo com a invenção, usa-se no estado da técnica para unir a ferragem de apoio com a parede. Tal como foi explicado anteriormente, por meio da parte de retenção prevista de acordo com a invenção que apresenta uma secção de apoio que entra em contacto desde o interior com uma ou as duas placas de cobertura, já não é necessário que a placa de construção leve ou a estante de parede apresente barras individuais, não unidas entre si, em particular barras transversais que discorrem em direção de extensão, ou um bastidor de várias barras unidas entre si. Com um bastidor ou barras quer dizer elementos de madeira compostos de madeira maciça ou partículas de madeira compactadas, que servem no estado da técnica entre as placas de cobertura de uma placa de construção leve para absorber a pressão exercida sobre as placas de cobertura, para proteger devido a isso a camada central sensível. A pelo menos uma parte de retenção assume esta proteção no caso da placa de construção leve usada de acordo com a invenção, em que a camada central está configurada, por exemplo, tal como é conhecido pelo estado da técnica e apresenta em particular uma estrutura de colmeia de papelão. Estão previstas duas partes de retenção ou mais, que assumem além da função de fixação para a fixação da placa de construção leve ou da estante de parede na parede também uma função de apoio.
Ao estar previstos, além disso, pelo menos dois alojamentos para meios de fixação distanciados um do outro na secção de fixação de parede, podem ser introduzidos em ambos os lados da secção de apoio meios de fixação na secção de fixação de parede e podem ser unidos com a parede, de maneira que a placa de construção leve pode ser fixa na parede de maneira especialmente simples e de maneira segura contra o giro. Ao estar disposta a este respeito em ambos os lados da secção de apoio em cada caso uma parte da secção de fixação de parede, estando dotada cada uma destas partes da secção de fixação de parede de pelo menos um dos alojamentos para o meio de fixação, é acessível a secção de fixação de parede de maneira simples para introduzir os meios de fixação no alojamento para o meio de fixação e a seguir para ancorá-los na parede, por exemplo, por meio de aparafusamento.
Tal como foi indicado anteriormente, no caso da placa de construção leve de acordo com a invenção está composta a camada central leve de uma estrutura de colmeia de papelão. Basicamente são concebíveis também outros materiais que tenham uma densidade mais baixa ou um peso mais baixo que as placas de cobertura. As placas de cobertura estão compostas preferentemente de um material derivado da madeira, por exemplo de uma placa de aparas, de fibras ou OSB (oriented strand board) .
De acordo com uma configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção, o pelo menos um alojamento para o meio de fixação está configurado na secção de fixação de parede de maneira que o meio de fixação que ser ancorado na parede pode ser introduzido no alojamento para o meio de fixação somente partindo do lado do alojamento para o meio de fixação que está dirigido à placa de construção leve no estado montado, e então pode ser ancorado na parede. A construção é selecionada com isto de acordo com a invenção portanto de modo que em primeiro lugar deve ser montada a parte de retenção na parede, antes de que então possa ser unida a placa de construção leve com a parte de retenção. A este respeito, o pelo menos um alojamento para o meio de fixação está configurado em forma de ranhura ou em forma de canal, por exemplo como perfuração, e se estende desde o lado da secção de fixação de parede dirigido à placa de construção leve no estado montado completamente pela secção de fixação de parede até o lado da secção de fixação de parede dirigido no estado montado à parede ou oposto à placa de construção leve. "Em forma de canal" quer dizer no sentido da invenção que o alojamento para o meio de fixação está rodeado de material por todo seu perímetro. Em particular, o alojamento para o meio de fixação tem a forma de um orifício alongado e de facto preferentemente de um orifício alongado vertical (em secção transversal), que permite um ajuste fino vertical da parte de retenção com respeito a uma perfuração na parede.
De acordo com ainda uma configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção está previsto que a secção de fixação de parede presente pelo menos uma espiga de guiamento, se estendendo a pelo menos uma espiga de guiamento, em particular em contra da direção de extensão, para além do lado estreito traseiro da placa de construção leve. Preferentemente, a secção de fixação de parede apresenta pelo menos duas espigas de guiamento distanciadas uma de outra, estando dotada em particular cada uma das partes da secção de fixação de parede dispostas em ambos os lados da secção de apoio de pelo menos uma espiga de guiamento. Uma ou várias de tais espigas de guiamento têm a vantagem de que a união da placa de construção leve com a parede possa ser realizada de maneira especialmente precisa e permanente. Isto se aplica em particular quando no caso da parede se trata de uma peça de móvel em forma de placa, por exemplo, o lado de um móvel, e a placa de construção leve que a ser unida com isto forma, por exemplo, uma base ou similar do móvel. Neste caso usa-se a parte de retenção como meio de união do corpo (meio de união de duas partes de móvel), que melhora a montagem em particular nos lados. Pelo menos uma das espigas de guiamento, em particular todas as espigas de guiamento, pode ser realizada ou podem ser realizadas numa única peça com a secção de fixação de parede e por exemplo pode ser conformada ou podem ser conformadas na secção de fixação de parede. Como alternativa pode ser utilizada como espiga de guiamento também um componente em forma de cavilha separado, por exemplo uma bucha, que está colocada respetivamente numa correspondente concavidade na secção de fixação de parede.
De acordo com outra configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção, a secção de fixação de parede tem a mesma altura que a secção de apoio. Desta maneira, além da secção de apoio assume também a secção de fixação de parede uma função de apoio. Assim se maximiza a superfície, através da qual podem ser absorvidas as forças e momentos das placas de cobertura.
No sentido da invenção quer dizer-se com a altura a dimensão que discorre perpendicularmente à direção de extensão e perpendicularmente ao plano central longitudinal da placa de construção leve ou das placas de cobertura. Com largura quer dizer-se a dimensão perpendicular à direção de extensão e paralela ao plano central longitudinal das duas placas de cobertura, isto é uma dimensão em direção longitudinal da placa de construção leve. Com comprimento quer dizer-se a dimensão perpendicular à largura e altura, que se estende, portanto, em direção de extensão desde o lado estreito traseiro ao dianteiro da placa de construção leve.
De acordo com ainda outra configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção, a secção de fixação de parede tem uma largura maior que a secção de apoio, estando disposto neste caso o pelo menos um alojamento para o meio de fixação em particular numa parte da secção de fixação de parede, que está ao lado da secção de apoio, com respeito à direção de extensão.
De acordo com outra configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção, os pelo menos dois alojamentos para o meio de fixação ou preferentemente todos os alojamentos para o meio de fixação estão dispostos mais próximos ao lado da secção de fixação de parede dirigido à placa de cobertura superior no estado montado que ao lado inferior da secção de fixação de parede dirigido à placa de cobertura inferior no estado montado. Adicionalmente ou como alternativa é concebível que a pelo menos uma espiga de guiamento ou preferentemente todas as espigas de guiamento esteja disposta mais próxima ou estejam dispostas mais próximas ao lado da secção de fixação de parede dirigido à placa de cobertura superior no estado montado que ao lado inferior da secção de fixação de parede dirigido à placa de cobertura inferior no estado montado. Desta maneira se garante também, com momentos relativamente altos transmitidos desde a placa de construção leve em direção à parte de retenção, uma fixação estável da placa de construção leve ou da estante de parede na parede. A este respeito, a carga sobre o meio de fixação ancorado na parede minimiza-se além disso.
De acordo com ainda uma configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção estende-se o lado superior e/ou o lado inferior da secção de apoio em direção de extensão e de maneira transversal a isto pelo menos por secções (no estado montado) de maneira paralela à placa de cobertura superior e placa de cobertura inferior. Desta maneira maximiza-se a superfície, com a que está em contacto a respetiva placa de cobertura com a secção de apoio, o que por um lado otimiza a função de apoio da secção de apoio e por outro lado melhora também a retenção da parte de retenção dentro da placa de construção leve.
Para melhorar a retenção ainda mais e para impedir no estado montado um movimento de giro e/ou transversal relativo entre a parte de retenção e a placa de construção leve, pode apresentar o lado superior e/ou o lado inferior da secção de apoio além disso nervuras que discorrem preferentemente em direção de extensão. Adicionalmente ou como alternativa podem estar previstos também meios para a fixação, por exemplo aparafusado, da parte de retenção em/com uma ou as duas placas de cobertura, por exemplo alojamentos para pernos, parafusos, pregos ou similares que são colocados desde o exterior perpendicularmente à direção de extensão e em particular perpendicular ao plano central longitudinal das placas de cobertura na placa de construção leve. Um alojamento deste tipo pode ter a forma de um orifício alongado, e preferentemente de um orifício alongado horizontal (em secção transversal), que permite um ajuste fino horizontal da placa de construção leve com respeito à respetiva parte de retenção de maneira transversal à direção de colocação por deslizamento. Desta maneira pode ser garantido a parte de retenção contra uma extração involuntária.
De acordo por sua vez com outra configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção está previsto que a secção de apoio e/ou a secção de fixação de parede esteja oca no interior pelo menos por secções. Devido a isso se minimiza o peso de toda a parte de retenção e com isso da placa de construção leve ou da estante de parede, conservando apesar disso uma estabilidade ótima.
Para conseguir uma fixação o mais sólida possível da placa de construção leve ou da estante de parede na parede, de acordo com outra configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção está disposta no estado montado tanto a secção de apoio em sua maior parte, de maneira preferente completamente, como também a secção de fixação de parede em sua maior parte, de maneira preferente completamente, entre as duas placas de cobertura. Desta maneira, a placa de construção leve no estado montado está em contacto com a parede de maneira nivelada, de maneira que se transmitem momentos de maneira ótima desde a placa de construção leve à parede.
De acordo com a invenção estão previstas pelo menos duas partes de retenção do tipo descrito anteriormente e na disposição descrita anteriormente para unir a placa de construção leve com a parede. Por meio da utilização de pelo menos duas das partes de retenção descritas se garante uma estabilidade ainda mais alta e uma absorção de momentos ainda melhor. De acordo com ainda uma configuração da disposição de fixação de acordo com a invenção é a parede uma placa de matéria derivada da madeira, em particular uma placa de aparas, OSB (oriented strand board) ou de fibras, podendo ser a placa de matéria derivada da madeira também a placa de cobertura de outra placa de construção leve. Neste caso a parede é, portanto, parte da disposição de fixação, o que não é obrigatório nas outras configurações. A parede pode ser formada, tal como foi descrito anteriormente, de uma parte lateral (principal), uma parede traseira, uma base ou uma cobertura de um móvel. 0 objetivo soluciona-se, além disso, de acordo com um segundo ensinamento da presente invenção com um método para o fabrico de uma disposição de fixação com as caracteristicas da reivindicação 13.
Ao contrário do estado da técnica une-se, portanto, a parte de retenção em primeiro lugar com a placa de construção leve, quando a parte de retenção se fixa na parede. Uma ferragem de apoio separado, tal como é conhecido pelo estado da técnica, que poderia ser fixada numa etapa separada na parede, não está prevista de acordo com a invenção. Ao contrário do estado da técnica, a disposição de fixação pode ser fabricada, portanto, por meio de unicamente duas etapas, isto é, a placa de construção leve ou a estante de parede são montadas, concretamente em primeiro lugar por meio da união da parte de retenção com a parede e então por meio da união da placa de construção leve com a parte de retenção.
De acordo com uma configuração do método de acordo com a invenção une-se a pelo menos uma parte de retenção por meio do processo de introdução no respetivo alojamento e/ou após o processo de introdução no respetivo alojamento de maneira fixa (não móvel) com a placa de construção leve. A união fixa consegue-se em particular por meio de um parafuso que une a placa de construção leve e a parte de retenção entre si, por exemplo por meio de um parafuso que se guia pela placa de cobertura superior ou inferior e na parte de retenção, por exemplo, no alojamento para o meio de fixação já mencionado anteriormente ou no orifício alongado já mencionado anteriormente, se ancora ou se fixa.
Adicionalmente a ou em lugar da utilização de um parafuso pode ser provido também uma gripagem e/ou encravamento entre a parte de retenção e a placa de construção leve; neste caso se une fixamente a pelo menos uma parte de retenção por meio do processo de introdução no respetivo alojamento, portanto, de maneira automática com a placa de construção leve. Por meio do processo de introdução pode ser estabelecida a união, por exemplo, devido a que entre a parte de retenção e as placas de cobertura se realiza uma união acionada por fricção ou união de retenção.
Após o processo de introdução pode ser realizado no entanto, tal como foi dito, adicionalmente ou como alternativa uma união por exemplo também devido a que pelo menos uma das placas de cobertura é aparafusada e/ou encravada desde o exterior com a parte de retenção. Isto é preferido no caso de acordo com a invenção, dado que então pode ser realizada uma união entre a parte de retenção e a placa de construção leve prescindindo de um adesivo entre a parte de retenção e as placas de cobertura. Isto é vantajoso, dado que a união entre a parte de retenção e a placa de construção leve já não é realizado por parte do fabricante (mecanicamente) como no estado da técnica, mas que deve ser realizada manualmente pelo utilizador final somente no luqar de colocação. 0 objetivo soluciona-se, além disso, de acordo com um terceiro ensinamento da presente invenção por meio de um móvel com pelo menos uma disposição de fixação do tipo definido anteriormente. 0 objetivo soluciona-se finalmente com um terceiro ensinamento da presente invenção por meio de um móvel, fabricado por meio de um método do tipo definido anteriormente.
Existe agora uma pluralidade de possibilidades de configurar e aperfeiçoar a disposição de fixação de acordo com a invenção, o método de acordo com a invenção e o móvel de acordo com a invenção. Para isto remete-se por um lado àss reivindicações subordinadas à reivindicação 1, por outro lado à descrição de exemplos de forma de realização em relação com o desenho. No desenho mostra: a figura 1 uma vista em corte esquemática de uma disposição de fixação de acordo com a invenção, as figuras 2a) e b) vistas em perspetivas de uma parte de retenção da disposição de fixação de acordo com a invenção da figura 1, as figuras 3a) e b) vistas em corte de um primeiro exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção as figuras 4a) e b) vistas em corte de um segundo exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção, a figura 5 uma vista em corte esquemática de outra disposição de fixação de acordo com a invenção, a figura 6 uma vista em perspetiva de uma parte de retenção da disposição de fixação de acordo com a invenção da figura 5, as figuras 7a) e b) vistas em corte de um terceiro exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção e as figuras 8a) e b) vistas em corte de um quarto exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção.
Na figura 1 está representada uma disposição de fixação 1 que serve para a montagem de uma estante de parede 2 formada de uma placa de construção leve 4 numa parede 3, neste caso de uma parede de uma construção.
Em pormenor mostra-se na figura 1 uma disposição de fixação 1 com uma placa de construção leve 4 que se estende desde um lado estreito traseiro 4.1 em direção a um lado estreito dianteiro 4.2 numa direção de extensão X, que apresenta uma placa de cobertura superior 5a, uma placa de cobertura inferior 5b e uma camada central leve 6 disposta entre as mesmas, com pelo menos duas partes de retenção 7 que apresentam uma secção de apoio 7.1 para suportar a placa de construção leve 4, que apresenta um lado superior 7.11 dirigido à placa de cobertura superior 5a no estado montado e um lado inferior 7.12 dirigido à placa de cobertura inferior 5b no estado montado, com pelo menos um meio de fixação 8 que pode ser ancorado na parede 3 e com pelo menos um alojamento 9 para a pelo menos uma parte de retenção 7 que se estende na direção de extensão X partindo do lado estreito traseiro 4.1 entre as placas de cobertura 5a e 5b em direção ao interior da placa de construção leve 4 .
Tal como pode ser distinguido na figura 1, no estado montado a secção de apoio 7.1, que está representada nas figuras 2a) e b), entra em contacto no interior da placa de construção leve 4 tanto com a placa de cobertura superior 5a como também com a placa de cobertura inferior 5b. Além disso, a parte de retenção 7 apresenta uma secção de fixação de parede 7.2 que está representada igualmente nas figuras 2a) e b) e está unida, tal como pode ser distinguido na figura 1, também no interior da placa de construção leve 4 tanto com a placa de cobertura superior 5a como também com a placa de cobertura inferior 5b. A secção de apoio 7.1 está configurada com a secção de fixação de parede 7.2 numa única peça, portanto a secção de apoio 7.1 e a secção de fixação de parede 7.2 formam um componente de uma única peça. 0 componente de uma única peça está fabricado no presente caso de plástico. A secção de fixação de parede 7.2 apresenta dois alojamentos para o meio de fixação 7.21a e 7.21b, através dos quais pode ser guiado respetivamente um meio de fixação 8 que pode ser ancorado na parede 3 (na figura 1 representado esquematicamente como linha de pontos e rayas), neste caso em forma de um parafuso. A este respeito cada alojamento para o meio de fixação está conformado de modo que o meio de fixação 8 possa ser introduzido no alojamento para o meio de fixação 7.21a ou 7.21b, somente partindo do lado do alojamento para o meio de fixação 7.21a ou 7.21b que está dirigido à placa de construção leve 4 no estado montado, e então possa ser ancorado na parede 3. Cada alojamento para o meio de fixação 7.21a ou 7.21b está configurado em questão em forma de canal, isto é completamente rodeado de material, e se estende na mencionada direção de extensão X completamente por uma parte 7.22a ou 7.22b da secção de fixação de parede 7.2.
No exemplo de forma de realização representado nas figuras 1, 2a) e 2b), a secção de fixação de parede 7.2 tem a mesma altura H que a secção de apoio 7.1, no entanto tem uma largura B maior que a secção de apoio 7.1, de modo que à direita e à esquerda da secção de apoio 7.1 se formam as ditas partes 7.22a e 7.22b da secção de fixação de parede 7.2.
Tal como permitem distinguir além disso as figuras 1, 2a) e 2b), os alojamentos para o meio de fixação 7.21a e 7.21b estão dispostos mais próximos ao lado superior da parte de retenção 7 e com isso mais próximos à placa de cobertura superior 5a que ao lado inferior da parte de retenção 7 e à placa de cobertura inferior 5b. 0 lado superior 7.11 e o lado inferior 7.12 da secção de apoio 7.1 se estendem por uma determinada largura de maneira paralela à placa de cobertura superior 5a e placa de cobertura inferior 5b. A este respeito estão previstos nervuras 7.13 que se estendem na direção de extensão X e estabelecem o contacto entre a parte de retenção 7 e a respetiva placa de cobertura 5a ou 5b. Além disso está previsto na parte de retenção 7 no lado superior um meio 7.14 na secção de apoio 7.1 que serve para o alojamento de um parafuso (não representado) , que pode ser usado para a fixação adicional da parte de retenção 7 na placa de construção leve 4 desde o exterior. 0 meio 7.14 é neste caso um orifício alongado que ainda, após a completa colocação por deslizamento da placa de construção leve 4 sobre a parte de retenção 7, permite ao utilizador ajustar de maneira precisa ainda a placa de construção leve 4 na parede 3 em direção horizontal de maneira transversal à direção da colocação por deslocamento, antes de que se fixe o parafuso ou similar. Um ajuste preciso pode ser necessário quando duas partes de retenção 7 servem para a montagem e o utilizador fixou estas não à distância ótima uma de outra já na parede 3. A união entre a parte de retenção 7 e a placa de construção leve 4 está livre de adesivos.
Para economizar peso e volume, a secção de fixação de parede 7.2 está configurada no interior de maneira oca. As almas 7.25a e 7.25b se estendem por motivos de estabilidade desde o lado superior 7.23 em direção ao lado inferior 7.24 da secção de fixação de parede 7.2 em su interior. As almas 7.25a e 7.25b sustentam também a parte da secção de fixação de parede 7.2 em que está configurado o canal que forma o alojamento para o meio de fixação 7.21a ou 7.21b.
Tal como mostra a figura 1, toda a parte de retenção 7.1 incluindo tanto a secção de apoio 7.1 como também a secção de fixação de parede 7.2 completa está disposta dentro da placa de construção leve 4 entre as placas de cobertura 5a e 5b, de modo que a placa de construção leve 4 está em contacto com su lado estreito traseiro 4.1 de maneira nivelada com a parede 3.
Para completar se menciona que na figura 1, devido à vista em corte selecionada, está representada somente uma parte de retenção 7, no entanto para a fixação da placa de construção leve 4 na parede 3 estão previstas neste exemplo de forma de realização duas partes de retenção 7 que estão configuradas e dispostas da mesma maneira. A este respeito estão dispostas as duas partes de retenção 7 de maneira transversal à direção de extensão X distanciadas uma da outra. A figura 3a) mostra uma vista em corte de um móvel de acordo com a invenção, estando guiamento o corte em direção de extensão X e de maneira paralela ao plano central longitudinal de uma placa de construção leve 4, que neste caso se uniu com uma parte lateral do móvel 11, que está disposta neste caso em posição horizontal para fins de montagem, por meio da disposição de fixação 1 descrita anteriormente. A parte lateral 11 forma neste caso a parede 3, que corresponde à parede de construção 3 descrita anteriormente do exemplo de forma de realização precedente. A figura 3b) mostra igualmente um corte que discorre em direção de extensão X, que discorre no entanto de maneira ortogonal ao corte na figura 3a) ao largo da linea AA.
As figuras 4a) e b) mostram outro exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção. Também este caso uma placa de construção leve 4 está unida com uma parede 3 por meio da disposição de fixação 1 de acordo com a invenção. Tal como mostram as vistas em corte nas figuras 4a) e b) , que correspondem às vistas em corte nas figuras 3a) e b) , se une neste caso a placa de construção leve 4 com uma parte lateral 11' que é ela mesma uma placa de construção leve com uma placa de cobertura superior 12a, uma placa de cobertura inferior 12b e uma camada central leve 13 disposta entre as mesmas. A este respeito, a placa de cobertura superior 12a forma a parede 3. 0 montagem nos exemplos de forma de realização nas figuras 3a) e b) assim como 4a) e b) realiza-se tal como nos outros exemplos de forma de realização nas figuras 1 e 2, com ao contrário de que a parede 3 não é uma parede de construção, mas uma placa de matéria derivada da madeira 11 ou 12a. Esta placa de matéria derivada da madeira 11 ou 12a é em ambos casos uma placa de aparas.
Nos exemplos de forma de realização precedentes apresenta a secção de fixação de parede 7.2 da parte de retenção 7 um reborde 7.27 circundante que serve como limite na placa de construção leve 4. No entanto, um reborde deste tipo não é obrigatoriamente necessário, dado que a parte de retenção 7 monta-se em primeiro lugar na parede 3 e então se coloca por deslocamento a placa de construção leve 4 sobre a parte de retenção 7, de modo que também serve a parede como limite. A figura 5 mostra para outro exemplo de forma de realização uma vista que corresponde à vista selecionada na figura 1. No exemplo de forma de realização mostrado na figura 5, a parte de retenção 7 está dotada em sua extremidade que sinaliza à parede 3, ao contrário do exemplo de forma de realização na figura 1, adicionalmente ainda de espigas de guiamento, das quais é visível neste caso somente uma espiga de guiamento 7.26b. A espiga de guiamento 7.26b é realizada exatamente como a espiga de guiamento não representada numa única peça com a parte de retenção 7, em particular com a secção de fixação de parede 7.2. A parte da respetiva espiga de guiamento 7.26b que sobressai mais além do lado estreito traseiro 4.1 da placa de construção leve está guiada a este respeito numa concavidade 14 perfurada previamente na parede 3.
Outra diferença com respeito ao exemplo de forma de realização na figura 1 é que a secção de fixação de parede 7.2 não apresenta neste caso nenhum rebordo circundante e de maneira correspondente foi prescindido também nos bordes frontais das placas de cobertura 5a e 5b de um alojamento para um reborde deste tipo.
No caso representado na figura 5 está colocada a parte de retenção 7 além disso com uma folga no alojamento 9 da placa de construção leve 4, de modo que no estado montado a parte de retenção 7 entra em contacto somente com a placa de cobertura superior 5a no lado interior ou no lado inferior, no entanto não entra em contacto com a placa de cobertura inferior 5b ou pelo menos não por toda o comprimento da parte de retenção 7.
Na figura 5 está representado finalmente ainda por meio de uma linha de pontos e linhas um parafuso 15 que interage com o orifício alongado 7.14 na parte de retenção 7 e impede que a placa de construção leve 4 possa ser retirada no estado montado de maneira involuntária da parte de retenção 7. Por meio de fixação deste parafuso 15 une-se a placa de construção leve 4 também de maneira fixa com a parte de retenção 7 e devido a isso com a parede 3 e orienta-se em ângulo predeterminado, em particular de maneira perpendicular, com respeito à parede 3. No último caso, a parte de retenção 7 não deve entrar em contacto, portanto, com as duas placas de cobertura, isto é, a placa de cobertura superior e a placa de cobertura inferior 5a e 5b.
Além disso, está configurada a parte de retenção 7 e também a restante disposição de fixação 1 da mesma maneira que a disposição de fixação 1 mostrada na figura 1. A figura 6 mostra numa vista em perspetiva, que corresponde à vista selecionada na figura 2b) , a parte de retenção 7 que é na figura 5 parte constituinte da disposição de fixação 1. Pode ser distinguido claramente neste caso as dois espigas de guiamento 7.26a e 7.26b, que sobressaem em comparação com a restante secção de fixação de parede 7.2. A este respeito estão dispostas neste caso as espigas de guiamento 7.26a e 7.26b respetivamente de maneira vertical por debaixo de um dos alojamentos para o meio de fixação 7.21a e 7.21b. Basicamente é concebível de acordo com a invenção no entanto também deslocar as espigas de guiamento em direção horizontal com respeito a os alojamentos para o meio de fixação. É concebível inclusive que as espigas de guiamento estejam nos mesmos planos horizontais que os alojamentos para o meio de fixação.
Finalmente mostram as figuras 7a) e b) ainda um terceiro exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção e as figuras 8a) e b) um quarto exemplo de forma de realização de um móvel de acordo com a invenção. A este respeito, as vistas em estas figuras correspondem a as vistas nas figuras 3a) e b) ou 4a) e b). A disposição de fixação 1 representada respetivamente nas figuras 7a) e b) ou 8a) e b) se diferencia da disposição de fixação 1 mostrada nas figuras 3a) e b) ou 4a) e b) respetivamente devido a que a parte de retenção 7, tal como foi explicado anteriormente também por meio das figuras 5 e 6, dispõe adicionalmente de espigas de guiamento 7.26a e 7.26b que estão colocadas respetivamente numa concavidade 14 da parte lateral 11 ou 11'. A este respeito é selecionada a longitude das espigas de guiamento 7.26a e 7.26b, em particular a longitude da parte sobressaliente da espiga de guiamento, e a profundidade da concavidade 14 de modo que a respetiva espiga de guiamento 7.26a e 7.26b no estado montado da disposição de fixação 1 não sobressaia no lado exterior da parte lateral 11 ou 11' e em particular não possa ser vista neste lado exterior.
No caso das figuras 7a) e b) , no caso da concavidade 14 se trata de uma perfuração cega, que não passa completamente pela parte lateral 11. No caso das figuras 8a) e b) , no caso da concavidade 14 trata-se de uma perfuração passante que passa completamente pela placa de cobertura superior 12a da placa de construção leve 4. No último caso sobressai a respetiva espiga de guiamento 7.26a ou 7.26b atravessando a placa de cobertura superior 12a, no entanto não pela placa de cobertura inferior 12b.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • DE 202008002540 U [0011]

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Disposição de fixação (1) com uma placa de construção leve (4), em particular uma estante de parede (2), para a montagem numa parede (3) , apresentando a disposição de fixação (1) o seguinte: - uma placa de construção leve (4) que se estende desde um lado estreito traseiro (4.1) em direção a um lado estreito dianteiro (4.2) numa direção de extensão (X), que apresenta uma placa de cobertura superior (5a), uma placa de cobertura inferior (5b) distanciada verticalmente da placa de cobertura superior (5a) e uma camada central leve (6) disposta entre as mesmas, pelo menos duas partes de retenção (7) que apresentam respetivamente uma secção de apoio (7.1) para suportar a placa de construção leve (4), que apresenta um lado superior (7.11) dirigido à placa de cobertura superior (5a) no estado montado e um lado inferior (7.12) dirigido à placa de cobertura inferior (5b) no estado montado, - pelo menos um meio de fixação (8) que pode ser ancorado na parede (3) e - pelo menos um alojamento (9) para a respetiva parte de retenção (7), que se estende na direção de extensão (X) partindo do lado estreito traseiro (4.1) entre as placas de cobertura (5a, 5b) em direção ao interior da placa de construção leve (4), - estando disposta no estado montado a secção de apoio (7.1) da respetiva parte de retenção (7) no alojamento (9) no interior da placa de construção leve (4) e entrando em contacto com a placa de cobertura superior (5a) , caracterizada - por as pelo menos duas partes de retenção (7) apresentarem além disso respetivamente uma secção de fixação de parede (7.2) que está configurada numa única peça com a secção de apoio (7.1) e apresenta pelo menos dois alojamentos para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) distanciados um do outro para o meio de fixação (8) que pode ser ancorado na parede (3), - por em ambos os lados da secção de apoio (7.1) estar disposta em cada caso uma parte (7.22a, 7.22b) da secção de fixação de parede (7.2) que está ao lado da secção de apoio (7.1), com respeito à direção de extensão (X) e - por cada uma destas partes (7.22a, 7.22b) da secção de fixação de parede (7.2) estar dotada de pelo menos um alojamento para o meio de fixação (7.21a, 7.21b).
  2. 2. Disposição de fixação (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os pelo menos dois alojamentos para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) estarem conformados na secção de fixação de parede (7.2) de maneira que o meio de fixação (8) que pode ser ancorado na parede (3) pode ser introduzido no alojamento para o meio de fixação (7.21a, 7.21b), somente partindo do lado do alojamento para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) que está dirigido à placa de construção leve (4) no estado montado, e então pode ser ancorado na parede (3) , estando configurados em particular os pelo menos dois alojamentos para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) em forma de canal ou em forma de ranhura e estendendo-se desde o lado da secção de fixação de parede (7.2) dirigido à placa de construção leve (4) no estado montado completamente pela secção de fixação de parede (7.2) até o lado da secção de fixação de parede (7.2) dirigido à parede (3) no estado montado.
  3. 3. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a secção de fixação de parede (7.2) apresentar pelo menos uma espiga de guiamento (7.26a, 7.26b), que se estende a pelo menos uma espiga de guiamento (7.26a, 7.26b), em particular em contra da direção de extensão (X) , mais além do lado estreito traseiro (4.1) da placa de construção leve (4).
  4. 4. Disposição de fixação (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por a secção de fixação de parede (7.2) apresentar pelo menos dois espigas de guiamento (7.26a, 7.26b) distanciadas uma de outra, estando dotada preferentemente cada uma das partes (7.22a, 7.22b) da secção de fixação de parede (7.2), dispostas em ambos os lados da secção de apoio (7.1), de pelo menos uma espiga de guiamento (7.26a, 7.26b).
  5. 5. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a secção de fixação de parede (7.2) ter a mesma altura (H) que a secção de apoio (7.1) e/ou uma largura (B) maior que a secção de apoio (7.1) .
  6. 6. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por os pelo menos dois alojamentos para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) e/ou a pelo menos uma espiga de guiamento (7.26a, 7.26b), preferentemente todos os alojamentos para o meio de fixação (7.21a, 7.21b) e/ou todas as espigas de guiamento (7.26a, 7.26b), estar disposta/estarem dispostos de maneira mais próxima ao lado superior (7.23) da secção de fixação de parede (7.2) dirigido à placa de cobertura superior (5a) no estado montado que ao lado inferior (7.24) da secção de fixação de parede (7.2) dirigido à placa de cobertura inferior (5b) no estado montado.
  7. 7. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por se estender o lado superior (7.11) e/ou o lado inferior (7.12) da secção de apoio (7.1) na direção de extensão (X) e de maneira transversal a isto pelo menos por secções de maneira paralela à placa de cobertura superior (5a) e placa de cobertura inferior (5b).
  8. 8. Disposição de fixação (1) de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por o lado superior (7.11) e/ou o lado inferior (7.12) da secção de apoio (7.1) apresentar nervuras (7.13) que discorrem preferentemente na direção de extensão (X).
  9. 9. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a secção de apoio (7.1) e/ou a secção de fixação de parede (7.2) estar oca no interior pelo menos por secções.
  10. 10. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por no estado montado estar disposta a secção de apoio (7.1) na sua maior parte, de maneira preferente completamente, e a secção de fixação de parede (7.2) na sua maior parte, de maneira preferente completamente, entre as duas placas de cobertura (5a, 5b).
  11. 11. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parede (3) ser uma placa de matéria derivada da madeira, em particular uma placa de aparas, OSB ou de fibras.
  12. 12. Disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parede (3) ser formada de uma parte lateral, uma parede traseira, uma base ou uma cobertura de um móvel.
  13. 13. Método para o fabrico de uma disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por numa primeira etapa de método as pelo menos duas partes de retenção (7) ainda não unidas com a placa de construção leve (4) se fixarem com ajuda do respetivo meio de fixação (8) na parede (3) e depois numa segunda etapa de método se coloca por deslizamento a placa de construção leve (4) sobre as pelo menos duas partes de retenção (7) de modo que as partes de retenção (7) são introduzidas no respetivo alojamento (9) na placa de construção leve (4).
  14. 14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a respetiva parte de retenção (7) ser unida por meio do processo de introdução no respetivo alojamento (9) e/ou após o processo de introdução no respetivo alojamento (9), em particular por meio de um parafuso (15), de maneira fixa com a placa de construção leve (4).
  15. 15. Móvel com pelo menos uma disposição de fixação (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 12 ou fabricado por meio de um método de acordo com uma das reivindicações 13 ou 14 .
PT111924130T 2011-02-09 2011-12-07 Disposição de fixação e método para o fabrico da mesma PT2487372E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011010813 2011-02-09
DE102011015495A DE102011015495B4 (de) 2011-02-09 2011-03-29 Befestigungsanordnung und Verfahren zur Herstellung einer solchen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2487372E true PT2487372E (pt) 2016-03-29

Family

ID=45315587

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT111924130T PT2487372E (pt) 2011-02-09 2011-12-07 Disposição de fixação e método para o fabrico da mesma

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2487372B1 (pt)
DE (1) DE102011015495B4 (pt)
ES (1) ES2563435T3 (pt)
PL (1) PL2487372T3 (pt)
PT (1) PT2487372E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102018206726A1 (de) * 2018-05-02 2019-11-07 Adolf Würth Gmbh & Co Kg Adapter für Platten, Adaptersystem, Verfahren zum Befestigen von Adaptern und Verwendung eines Adapters

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB899579A (en) * 1959-01-30 1962-06-27 Venesta Plywood Ltd Concealed vertical jointing, especially for fixing partitions to walls
DE2548527C3 (de) * 1975-10-30 1979-09-27 Fa. Richard Heinze, 4900 Herford Beschlag zum lösbaren Verbinden zweier senkrecht aufeinanderstoßender Bauteile
US4793267A (en) * 1985-06-06 1988-12-27 Benjamin Birillo Cantilevered shelf with invisible mounting means
US6164610A (en) * 1998-11-06 2000-12-26 Santiago; Jacob C. Concealed cantilever shelf support
DE102005057525B3 (de) * 2005-12-01 2007-06-06 Eierle, Benno, Prof. Dr. Verbindungssystem für Mehrschichtplatten, insbesondere Leichtbauplatten
DE202008002540U1 (de) * 2008-02-22 2008-05-29 Hettich-Heinze Gmbh & Co. Kg Beschlag zum Festlegen einer Leichtbauplatte
DE102009031101A1 (de) * 2009-01-23 2010-07-29 Fritz Egger Gmbh & Co. Befestigungsanordnung zur Montage eines Wandboards
DE202009001094U1 (de) * 2009-01-28 2009-06-25 Wüstenhagen, Sven Metaverbinder für Hohlkammerprofilplatten

Also Published As

Publication number Publication date
EP2487372A2 (de) 2012-08-15
DE102011015495B4 (de) 2013-10-17
PL2487372T3 (pl) 2016-05-31
DE102011015495A1 (de) 2012-08-09
EP2487372A3 (de) 2013-06-05
ES2563435T3 (es) 2016-03-15
EP2487372B1 (de) 2015-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20080224579A1 (en) Modular storage system
US7243887B2 (en) Suspension system
US20150167314A1 (en) Construction set, constructionprofile kit and fixing system for vetilated claddings
PT2381815E (pt) Disposição de fixação para montagem de uma placa de parede
WO2013011690A1 (ja) 耐震間仕切り構造、その構造に用いるライトゲージ取付金具および振れ止め押え金具
KR200478374Y1 (ko) 외장재 고정 브라켓 및 건축 외장 벽체
CN110430784A (zh) 用于抽屉的面板结构
PT2487372E (pt) Disposição de fixação e método para o fabrico da mesma
CN110430783A (zh) 用于抽屉的面板结构
ES2805846T3 (es) Sistema de alineación y unión para paneles de revestimiento colgados en pared
RU89552U1 (ru) Кляммер и несущий элемент для его крепления
JP2011182878A (ja) 仕切パネルおよびそれを備えた什器
JP6669180B2 (ja) 収納箱及び収納箱の製造方法
KR101522228B1 (ko) 우물형 천정 설치구조
ES2670862T3 (es) Disposición de fijación
PT2182129E (pt) Sistema de ilha de tecto passível de ser suspenso
JP2016087260A (ja) デスクトップフレーム、カバー装置、及びデスクシステム
JP2017000487A (ja) 什器
KR200422697Y1 (ko) 조립식 가구의 지주
JP2012120732A (ja) デスク装置
EP3319481B1 (en) Furniture system with insertable plate
KR200417204Y1 (ko) 선반용 지주 고정장치
JP2014068834A (ja) 家具固定具及び家具の壁面固定構造
PT2335525E (pt) Mesa com um dispositivo de ligação
CN213605141U (zh) 柜台支撑框架和中岛台