PT2396618T - Arma sem recuo - Google Patents

Arma sem recuo Download PDF

Info

Publication number
PT2396618T
PT2396618T PT98401193T PT09840119T PT2396618T PT 2396618 T PT2396618 T PT 2396618T PT 98401193 T PT98401193 T PT 98401193T PT 09840119 T PT09840119 T PT 09840119T PT 2396618 T PT2396618 T PT 2396618T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
projectile
counterweight
weapon
gas
launch tube
Prior art date
Application number
PT98401193T
Other languages
English (en)
Inventor
Regebro Christer
Original Assignee
Saab Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Saab Ab filed Critical Saab Ab
Publication of PT2396618T publication Critical patent/PT2396618T/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41AFUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS COMMON TO BOTH SMALLARMS AND ORDNANCE, e.g. CANNONS; MOUNTINGS FOR SMALLARMS OR ORDNANCE
    • F41A1/00Missile propulsion characterised by the use of explosive or combustible propellant charges
    • F41A1/08Recoilless guns, i.e. guns having propulsion means producing no recoil
    • F41A1/10Recoilless guns, i.e. guns having propulsion means producing no recoil a counter projectile being used to balance recoil

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Toys (AREA)

Description

DESCRIÇÃO ARMA. SEM RECUO A presente invenção refere-se em geral a uma arma sem recuo e, em particular a um sistema de alta e baixa pressão para uma arma sem recuo.
Antecedentes
Uma arma sem recuo, normalmente, compreende um tubo de lançamento ou cano, aberto em extremidades de boca e culatra do mesmo, um projétil na parte central do tubo de lançamento e um contrapeso na parte traseira do tubo de lançamento. Entre o projétil e o contrapeso está disposto um propulsor, propulsor que após a sua ativação, provoca que o projétil e o contrapeso se expulsem do tubo de lançamento. As caracteristicas principais são; baixa força de retrocesso, baixa pressão de ar e baixo rastro térmico. As baixas forças de retrocesso e baixas pressões são de particular importância quando se dispara uma arma desde o ombro de um atirador em espaços confinados, tais como em cómodos pequenos ou casamatas.
Atualmente existem poucas armas sem recuo que cumpram os requisitos para uma utilização segura em espaços confinados, armas que sejam pequenas e compactas para o seu fácil manejo e que ainda assim apresentem uma distância de tiro aceitável.
Foram desenvolvidos novos contrapesos para reduzir o retrocesso, a pressão e o rastro térmico: contrapesos que compreendem líquidos para extinguir chamas, contrapesos baseados em pólvoras compactas para a sua rápida decomposição e contrapesos segmentados adaptados para a sua libertação sequencial.
Também foi dedicado muito trabalho à balística interna de uma arma sem recuo. Os novos sistemas de alta e baixa pressão melhoram o equilíbrio entre um projétil e um contrapeso, de modo que se reduzem o retrocesso e a pressão do ar.
Os documentos WO95/14207 Al, WO92/05396 Al e WO 03/064956 revelam armas sem recuo com um sistema de alta e baixa pressão. O sistema de alta e baixa pressão está disposto no tubo de lançamento detrás do projétil. A parte de alta pressão está constituída por uma câmara de propulsor, cheia parcialmente com um propulsor, e a parte de baixa pressão está constituída por uma câmara de contrapeso, cheia parcialmente com um contrapeso, detrás da câmara de propulsor ou numa câmara, de maneira coaxial, fora do tubo de lançamento. Entre a parte de alta pressão e a parte de baixa pressão estão dispostas aberturas para gás. As aberturas para gás proporcionam uma passagem de gás entre a parte de alta pressão e a parte de baixa pressão.
Sem embargo, um problema com o sistema de alta e baixa pressão nos documentos WO95/14207 Al, WO92/05396 Al e WO 03/064956, é que a pressão de gás na parte de baixa pressão pode aumentar demasiado rápido se a passagem de gás é grande. Um aumento rápido da pressão de gás provoca uma expulsão rápida e prematura do contrapeso. A expulsão prematura do contrapeso pode ter um efeito adverso sobre o retrocesso e a pressão, especialmente se o propulsor está exposto a calor, dado que o calor aumenta a velocidade de combustão do propulsor. A passagem de gás pode restringir-se reduzindo a área de fluxo transversal das aberturas para gás. Por outro lado, se se restringe a passagem de gás, a pressão de gás pode aumentar demasiado devagar, provocando uma expulsão tardia do contrapeso. A expulsão tardia pode ter um efeito adverso sobre a distância de tiro da arma. A expulsão demasiado rápida ou demasiado lenta do contrapeso tem um efeito adverso sobre as propriedades de balística interna da arma.
Por conseguinte, existe a necessidade de um sistema de alta e baixa pressão com um equilíbrio melhorado entre o projétil e o contrapeso de modo que a força de retrocesso e a pressão de ar se mantenham baixas, enquanto que a distância de tiro seja ainda aceitavelmente alta.
Um problema adicional, relacionado com a disposição com um sistema de alta e baixa pressão no tubo de lançamento, é que o tubo de lançamento tende a ser longo e difícil de manejar.
Objeto e características da invenção
Um primeiro objeto da invenção é uma arma sem recuo com um equilíbrio melhorado entre o projétil e o contrapeso de modo que a força de retrocesso e a pressão de ar são baixas, enquanto que a distância de tiro é ainda aceitavelmente alta.
Um objeto adicional da invenção é uma arma sem recuo, que é curta e compacta.
Ditos objetos e outros objetos não enumerados no presente documento se alcançam satisfatoriamente com o escopo da presente reivindicação de patente independente. Na reivindicação de patente dependente especificam-se formas de realização da invenção.
Portanto, a invenção tem proporcionado uma arma sem recuo disposta para uma baixa força de retrocesso e uma baixa pressão de ar, enquanto que a distância de tiro é ainda aceitavelmente alta, que compreende um tubo de lançamento aberto na extremidade da boca do mesmo, um projétil que tem uma parte traseira inclinada, e um contrapeso que se encontra em dita arma sem recuo, compreendendo ainda a arma sem recuo uma parte de alta pressão que contém uma carga propulsora para propulsar o projétil e o contrapeso fora da arma, uma parte de baixa pressão que contém o contrapeso, um elemento de bloqueio na extremidade da culatra e aberturas para gás entre a parte de alta pressão e a parte de baixa pressão, estando disposta a parte de alta pressão no tubo de lançamento detrás do projétil e estando disposta a parte de baixa pressão fora do tubo de lançamento num tubo de contrapeso de maneira coaxial ao tubo de lançamento, estando configuradas as aberturas para gás em pelo menos dois círculos concêntricos ao redor do tubo de lançamento a distâncias iguais entre si, estando situado o projétil numa primeira posição de partida no tubo de lançamento, em cuja posição de partida o projétil bloqueia as aberturas para gás e o projétil, após a ignição da carga propulsora, move-se para frente até posições mais adiantadas no tubo de lançamento, em que as aberturas para gás em ditos pelo menos dois círculos concêntricos, de maneira sucessiva, se desbloqueiam pela parte traseira inclinada do projétil.
De acordo com uma segunda forma de realização da invenção, as aberturas para gás apresentam um ângulo de 45 graus na direção para trás em relação com o eixo B-B da arma sem recuo.
Vantagens e efeitos da invenção A invenção proposta anteriormente proporciona várias vantagens.
Proporciona-se uma arma sem recuo em que as forças do projétil e o contrapeso estão equilibradas com superficies pressurizadas correspondentes, de maneira inversamente proporcional à respetiva pressão de gás.
Uma arma curta e compacta devido à disposição de uma parte de baixa pressão fora do tubo de lançamento, coaxial ao tubo de lançamento.
Um controlo melhorado e repetitivo dos fluxos de gás desde a parte de alta pressão até a parte de baixa pressão regulados pelo projétil no tubo de lançamento.
Um sistema autorregulado em quanto a variações de temperatura na velocidade de combustão do propulsor.
Um sistema autorregulado em quanto a variações na resistência à libertação do anel de projétil.
Forças de retrocesso reduzidas devido à disposição com uma agulheta de expansão interna acoplada à parte de baixa pressão.
Vantagens e efeitos adicionais surgirão do estudo e a consideração da seguinte descrição detalhada da invenção, incluindo várias formas de realização vantajosas da mesma, e as figuras dos desenhos adjuntos. 0 dispositivo de acordo com a invenção foi definido nas seguintes reivindicações de patente.
Descrição dos desenhos A seguir descrever-se-á mais detalhadamente a invenção com referência aos desenhos adjuntos, em que: A figura 1 mostra esquematicamente uma seção longitudinal de uma arma sem recuo. A figura 2 mostra esquematicamente uma vista em detalhe de aberturas para gás na figura 1 e o projétil em duas posições de bloqueio. A figura 3 mostra esquematicamente uma vista em detalhe de uma forma de realização alternativa de aberturas para gás na figura 2. A figura 4 mostra esquematicamente a configuração das aberturas para gás na figura 2 ao redor do tubo de lançamento. A figura 5 mostra esquematicamente a configuração das aberturas para gás na figura 3 ao redor do tubo de lançamento.
Descrição detalhada da invenção A fazer referência agora aos desenhos, particularmente à figura 1, mostra-se uma vista longitudinal em seção transversal de uma forma de realização preferida de uma arma sem recuo 1 de alta e baixa pressão. A arma sem recuo 1 é preferivelmente uma arma sem recuo 1 portátil, mas também pode ser uma arma sem recuo 1 que se pode colocar em qualquer sítio. A arma sem recuo 1 na figura 1 compreende um tubo de lançamento 2 aberto na extremidade da boca 3 e a extremidade da culatra 4 do mesmo, um projétil 5, um contrapeso 6 e um dispositivo de geração de gás. 0 dispositivo de geração de gás, preferivelmente uma carga propulsora 8, propulsor 8 que, após a ignição, expulsa o projétil 5 e o contrapeso 6 do tubo de lançamento 2. A carga propulsora 8 está disposta no tubo de lançamento 2, detrás do projétil 5 diante de um elemento de bloqueio 16. 0 elemento de bloqueio 16 tem preferivelmente forma de cone e está disposto de modo que a parte cónica do elemento 16 aponta para trás em relação com a direção de lançamento F do projétil 5. A carga propulsora 8 está disposta no espaço 7 entre a parte traseira do projétil 5 e o elemento de bloqueio 16 que constituem a parte de alta pressão 7 da arma 1. 0 contrapeso 6 está disposto fora do tubo de lançamento 2 num depósito de contrapeso 13. 0 depósito de contrapeso 13 é, preferivelmente, um tubo de gás cilíndrico 13, disposto de maneira coaxial ao tubo de lançamento 2. A extremidade dianteira do tubo de contrapeso 13 está fechada e fixada de maneira simples ao tubo de lançamento 2. A extremidade traseira do tubo de gás 13 está aberta e estende-se para trás em paralelo ao tubo de lançamento 2. Em formas de realização alternativas, o tubo de contrapeso 13 pode ter outras formas de seção transversal além da circular; tal como ovalada ou triangular. 0 contrapeso 6 está disposto no tubo de contrapeso 13, a uma distância definida em relação com a extremidade dianteira do contrapeso 6. 0 espaço entre o contrapeso 6 e a extremidade dianteira fechada do tubo de contrapeso 13 constituem a parte de baixa pressão 9 da arma 1. Entre a parte de alta pressão 7 e a parte de baixa pressão 9 estão dispostas várias aberturas para gás 10, veja-se o corte A-A da figura 1 nas figuras 2 a 5. As aberturas para gás 10 estão dispostas como orifícios passantes radiais 14 na parede do tubo de lançamento, e têm, preferivelmente, forma cilíndrica. As seções de fluxo transversal são circulares, mas podem ser triangulares ou ovaladas. Além disso, os orifícios passantes 14 apresentam, preferivelmente, um ângulo de 45 graus na direção para trás, em relação com a linha central B-B, de modo que os fluxos de gás desde a parte de alta pressão 7 se dirigem para trás e as figuras 3 e 5 mostram a disposição de acordo com a reivindicação 1, em que os orifícios passantes 14 estão configurados em círculos concêntricos ao redor do tubo de lançamento 2, em paralelo entre si, a distâncias iguais entre si.
Também são possíveis outras configurações dos orifícios 14 ao redor do tubo de lançamento 2.
As figuras 2 e 4 mostram uma disposição dos orifícios passantes 14 que não se encontra dentro do escopo da invenção reivindicada. A parte traseira do tubo de contrapeso 13 estende-se para trás, em paralelo com o elemento de bloqueio com forma de cone 16. 0 espaço entre o tubo de contrapeso 13 e o elemento com forma de cone 16 forma uma agulheta de expansão interna para a expansão de gases desde a parte de baixa pressão 9.
Após a ignição do propulsor 8, a pressão de gás começa a aumentar na parte de alta pressão. A uma pressão limiar definida na parte de alta pressão 7, o projétil 5 liberta-se e começa a mover-se para frente F, no tubo de lançamento 2. Quando o projétil 5 se move para frente, a parte traseira inclinada 11 do projétil 5 passa pelas aberturas para gás 10 e a passagem de gás entre a parte de alta pressão 7 e a parte de baixa pressão 9, de maneira sucessiva, aumenta. Inicialmente, quando o projétil 5 foi movido uma distância curta, o fluxo de gás está restringido e o fluxo de gás é baixo, mas à medida que o projétil 5 continua a se mover, o fluxo de gás continua a aumentar, de maneira sucessiva.
Dependendo da inclinação e a forma da parte traseira 11, são possíveis diversas características de fluxo de gás. Uma grande inclinação proporciona um aumento rápido do fluxo de gás, enquanto que uma pequena inclinação proporciona um aumento lento. A parte inclinada 11 do projétil 5 pode ter diferentes formas, tais como formas plana, côncava ou convexa, para influenciar adicionalmente nas características de fluxo de gás. À medida que o projétil 5 continua a se acelerar, a arma 1 acelera-se para trás, provocando o retrocesso para trás. Após um tempo breve, quando a pressão de gás na parte de baixa pressão 9 alcança um valor limiar, o contrapeso 6 começa a mover-se e acelerar-se para trás na arma 1, provocando uma retrocesso para frente da arma 1. 0 retrocesso para frente compensa o retrocesso para trás. Quando o contrapeso 6 abandona a arma tem lugar uma expansão de gás repentina na agulheta, entre o cone 16 e o tubo de gás 13, provocando um aumento pronunciado do retrocesso para frente da arma 1. Após a expansão de gás repentina, a pressão de gás na parte de baixa pressão 9 diminui rapidamente, provocando uma lentificação do retrocesso para frente.
Além disso, o fluxo de gás está parcialmente autorregulado em relação com variações na velocidade de combustão de um propulsor 8. A velocidade de combustão depende da temperatura. Se a temperatura é alta, tal como um dia de verão caloroso, a velocidade de combustão é alta, provocando que o projétil se acelere mais rapidamente. Isto conduz por sua vez a um fluxo de gás maior até a parte de baixa pressão. De maneira correspondente, se a temperatura é baixa a velocidade de combustão é baixa, provocando um fluxo de gás menor até a parte de baixa pressão.
Basicamente, a função do contrapeso 6 é manter uma pressão de gás proporcionalmente alta na câmara de contrapeso 13 para equilibrar o retrocesso para trás desde o projétil 5. 0 equilíbrio depende das partes de alta e baixa pressão 7, 9, a passagem de gás entre as partes de alta e baixa pressão 7, 9, o projétil 5 e o contrapeso 6.
Formas de realização alternativas A invenção não se limita aos exemplos mostrados, senão que se pode modificar de diversas maneiras sem afastar-se do escopo das reivindicações de patente. Portanto, a forma de realização da arma sem recuo pode modificar-se dentro de uns limites de viabilidade, sempre que não se adicionem nem se coloquem componentes adicionais à arma. Por exemplo, numa forma de realização alternativa que não se encontra dentro do escopo das reivindicações, não mostrada, a parte de baixa pressão que contém o contrapeso pode estar disposta no tubo de lançamento, detrás do projétil e a parte de alta pressão que contém o propulsor pode estar disposta fora do tubo de lançamento numa câmara, de maneira coaxial ao tubo de lançamento.

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Arma sem recuo (1) disposta para uma baixa força de retrocesso e uma baixa pressão de ar, enquanto que a distância de tiro é ainda aceitavelmente alta, que compreende um tubo de lançamento (2) aberto na extremidade da boca (3) do mesmo, um projétil (5) que tem uma parte traseira inclinada, e um contrapeso (6) que se encontra em dita arma sem recuo (1), caracterizada por compreender ainda a arma sem recuo (1) uma parte de alta pressão (7) que contém uma carga propulsora (8) para propulsar o projétil (5) e o contrapeso (6) fora da arma (1), uma parte de baixa pressão (9) que contém o contrapeso (6), um elemento de bloqueio (16) na extremidade da culatra (4) e aberturas para gás (10) entre a parte de alta pressão (7) e a parte de baixa pressão (9), estando disposta a parte de alta pressão (7) no tubo de lançamento (2) detrás do projétil (5) e estando disposta a parte de baixa pressão (9) fora do tubo de lançamento (2) num tubo de contrapeso (13) de maneira coaxial ao tubo de lançamento (2), estando configuradas as aberturas para gás (10) em pelo menos dois círculos concêntricos ao redor do tubo de lançamento (2) a distâncias iguais entre si, estando situado o projétil (6) numa primeira posição de partida (12) no tubo de lançamento (2), em cuja posição de partida (12) o projétil (5) bloqueia as aberturas para gás (10) e o projétil (5), após a ignição da carga propulsora (8), move-se para frente até posições mais adiantadas (12') no tubo de lançamento (2), em que as aberturas para gás (10) em ditos pelo menos dois círculos concêntricos, de maneira sucessiva, se desbloqueiam pela parte traseira inclinada do projétil (5) .
  2. 2. Arma sem recuo (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as aberturas para gás (10) apresentarem um ângulo de 45 graus (15) na direção para trás em relação com o eixo B-B da arma sem recuo (1).
PT98401193T 2009-02-16 2009-02-16 Arma sem recuo PT2396618T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/SE2009/000086 WO2010093287A1 (en) 2009-02-16 2009-02-16 New inner-ballistic for recoilless weapon

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2396618T true PT2396618T (pt) 2016-09-12

Family

ID=42561961

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98401193T PT2396618T (pt) 2009-02-16 2009-02-16 Arma sem recuo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8448556B2 (pt)
EP (1) EP2396618B1 (pt)
DK (1) DK2396618T3 (pt)
ES (1) ES2589407T3 (pt)
LT (1) LT2396618T (pt)
PL (1) PL2396618T3 (pt)
PT (1) PT2396618T (pt)
WO (1) WO2010093287A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2728297A4 (en) * 2011-06-29 2014-12-17 Beijing Mechanical Equipment Inst POLLUTION-FREE LIQUID BALANCING DEVICE
CA2899643C (en) 2014-12-16 2016-05-17 Proparms Ltd. Gas compensated recoilless liquid disrupter
EP3408603B1 (en) 2016-02-29 2022-04-13 Nammo Talley, Inc. Countermass propulsion system
EP3408602B1 (en) 2016-02-29 2022-04-13 Nammo Talley, Inc. Countermass liquid for a shoulder launched munition propulsion system
CN107643026A (zh) * 2017-11-13 2018-01-30 中国人民解放军61489部队 一种平衡炮用点传火药盒
US11346621B2 (en) * 2020-10-21 2022-05-31 Zhisong Huang Recoilless apparatus for guns
US11703291B2 (en) * 2020-10-21 2023-07-18 Zhisong Huang Recoilless automatic firearm

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE534455A (pt) 1953-12-28
US2887013A (en) * 1955-03-16 1959-05-19 Weapons Inc Compensating device used with different sized cartridges
FR1206345A (fr) 1959-04-23 1960-02-09 Mortier de campagne
US4126077A (en) * 1977-01-18 1978-11-21 Quesnel Henry R Recoil reducing system for rifles, guns, cannons and the like
DE3407772A1 (de) * 1984-03-02 1985-09-12 Hermann Dipl.-Ing. 5401 Kobern-Gondorf Bongers Rueckstossfreie hoch-/niederdruck-waffe
GB9020378D0 (en) * 1990-09-18 1990-10-31 Richmond Electronics & Enginee A device for firing a projectile
JPH0666496A (ja) 1992-08-18 1994-03-08 Japan Steel Works Ltd:The 低反動砲身
GB9323460D0 (en) 1993-11-13 1994-03-09 Richmond Electronics & Enginee Projectile
US6363828B1 (en) * 2000-03-30 2002-04-02 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Shock driven projectile device
SE520975C2 (sv) 2002-01-31 2003-09-16 Saab Ab Sätt att framställa motmassevapen, anordning vid motmassevapen samt motmassevapen
SE520955C2 (sv) * 2002-01-31 2003-09-16 Saab Ab Sätt att bredda användbarheten för motmassevapen samt i enlighet därmed framställt motmassevapen

Also Published As

Publication number Publication date
ES2589407T3 (es) 2016-11-14
PL2396618T3 (pl) 2017-03-31
EP2396618A1 (en) 2011-12-21
EP2396618A4 (en) 2014-03-12
WO2010093287A1 (en) 2010-08-19
DK2396618T3 (en) 2016-08-22
US20110296977A1 (en) 2011-12-08
EP2396618B1 (en) 2016-06-29
US8448556B2 (en) 2013-05-28
LT2396618T (lt) 2016-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2396618T (pt) Arma sem recuo
US11054207B2 (en) Integrally suppressed firearm utilizing segregated expansion chambers
AU2011313815B2 (en) Sound suppressor for firearms
EP2224200B1 (en) Barrel-mounted device for a fire arm
US9134099B2 (en) Net throwing device
US10274278B2 (en) Firearm attachment
US2499428A (en) Muzzle brake
RU2437048C1 (ru) Глушитель
US2453121A (en) Gas porting device for shotguns
JPS6183900A (ja) 消閃器
US3115060A (en) Gas inertia controller
WO2016126227A1 (ru) Компенсатор снижения уровня звука выстрела
US2809560A (en) Muzzle brake
US3152510A (en) Recoil controlling device
US2359515A (en) Variable range projectile
US2468926A (en) Flash hider for machine guns
US6367186B1 (en) Two-shot, single barrel muzzle-loading firearm
US11624567B2 (en) Active device for total inhibition of the recoil of firearms in the axis of the barrel
US4553480A (en) No flash, very low noise howitzer round and tube
JP2005516179A5 (pt)
US2870711A (en) Projectile carrying vehicle
US3364817A (en) Small arms weapon
US2926608A (en) Rocket projectile construction
US12038248B2 (en) Suppressor
US20240288242A1 (en) Suppressor baffle