PT2296219E - Utilização de um guia de ondas - Google Patents

Utilização de um guia de ondas Download PDF

Info

Publication number
PT2296219E
PT2296219E PT09011366T PT09011366T PT2296219E PT 2296219 E PT2296219 E PT 2296219E PT 09011366 T PT09011366 T PT 09011366T PT 09011366 T PT09011366 T PT 09011366T PT 2296219 E PT2296219 E PT 2296219E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
waveguide
closure according
slide
sensor
metal structure
Prior art date
Application number
PT09011366T
Other languages
English (en)
Inventor
Rene Fachberger
Artur Erlacher
Rene Christen
Original Assignee
Refractory Intellectual Prop
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Refractory Intellectual Prop filed Critical Refractory Intellectual Prop
Publication of PT2296219E publication Critical patent/PT2296219E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01PWAVEGUIDES; RESONATORS, LINES, OR OTHER DEVICES OF THE WAVEGUIDE TYPE
    • H01P3/00Waveguides; Transmission lines of the waveguide type
    • H01P3/12Hollow waveguides
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/14Closures
    • B22D41/22Closures sliding-gate type, i.e. having a fixed plate and a movable plate in sliding contact with each other for selective registry of their openings
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/14Closures
    • B22D41/22Closures sliding-gate type, i.e. having a fixed plate and a movable plate in sliding contact with each other for selective registry of their openings
    • B22D41/38Means for operating the sliding gate

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Waveguides (AREA)
  • Waveguide Aerials (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Control Of Motors That Do Not Use Commutators (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)

Description

ΕΡ 2 296 219/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Utilização de um guia de ondas" 0 invento refere-se à utilização de um guia de ondas. Um guia de ondas é um guia de ondas electromagnéticas, em especial numa gama de frequências superiores a 1 000 MHz. Nesta gama de frequências os condutores coaxiais apresentam quando da transmissão de elevadas potências (por exemplo sinais de emissão) uma série de desvantagens, por exemplo uma elevada atenuação e uma reduzida resistência à descarga.
Estas desvantagens podem ser evitadas pela utilização de guias de ondas. Neste caso trata-se geralmente de tubos metálicos, habitualmente com uma secção transversal rectangular, redonda ou oval. Ao longo de guias de ondas deste género podem ser transmitidas altas frequências com fracas perdas ao contrário do que acontece por meio dos cabos.
Os sinais apenas se podem expandir no guia de ondas a partir de uma determinada frequência. Esta frequência depende das dimensões do guia de ondas. A expansão das ondas depende assim dos denominados comprimentos de onda limite, representados para os guias de onda rectangulares do seguinte modo: λκ 'limite = 2a com: Ãiimite = comprimento de onda limite [m] a = lado mais comprido do guia de ondas [m] com uma secção transversal rectangular. São conhecidos guias de onda do tipo mencionado. Estes são, por exemplo, utilizados em fornos de micro-ondas, sistemas de feixes hertzianos ou em satélites. O objecto do invento é um fecho deslizante com a utilização de um guia de ondas para a transmissão de ondas 2 ΕΡ 2 296 219/ΡΤ electromagnéticas ao longo de, pelo menos, um trajecto parcial para um componente cerâmico refractário, na qual se encontra integrado um sensor de acordo com a WO 2008/135135 A2.
Neste ponto o conteúdo da publicação deste requerimento refere-se por completo ao conteúdo da publicação de WO 2008/135135 A2. O objecto desta referência é um componente com base numa massa cerâmica, a qual a temperaturas superiores a 800°C é em grande parte estável e portanto refractária, estando integrado no componente, pelo menos, um sensor, com o qual pode ser detectada, pelo menos, uma das seguintes informações durante a utilização do componente e ser transmitida para um sistema de processamento de dados: a identificação do componente, as caracteristicas físicas do componente, os movimentos do componente, o tempo de serviço do componente, a localização do componente. A temperatura limite para a mencionada resistência ao calor é frequentemente > 1 000°C ou > 1 200°C.
Para a transmissão de dados do sensor para o sistema de processamento de dados podem de acordo com WO 2008/135135 A2 ser utilizados cabos tais com cabos coaxiais.
Devido à elevada temperatura de utilização dos componentes deste género (pelo menos 800°C, frequentemente superior a 1 500°C) resultam, na prática problemas, quanto à resistência dos cabos à temperatura, bem como das respectivas antenas A eficiência dos cabos é limitada ou interrompida devido à corrosão. Frequentemente as ligações são apenas resistentes a temperaturas de até 250°C.
De acordo com o invento, tal como está definido na reivindicação 1, a transmissão de ondas electromagnéticas no fecho deslizante deve realizar-se agora, pelo menos parcialmente, por um guia de ondas. 3 ΕΡ 2 296 219/ΡΤ Ο guia de ondas, que normalmente é um tubo metálico, tem uma resistência à temperatura muito mais elevada do que um cabo. Um guia de ondas é tanto térmica com mecanicamente estável e não altera as qualidades de transmissão, mesmo quando com cargas elevadas ou então apenas de modo irrelevante. 0 guia de ondas pode ser rígido ou maleável (flexível).
De acordo com uma forma de realização o guia de ondas apresenta uma secção transversal rectangular. São possíveis outras formas da secção transversal, tais como redondas, ovais, etc. De acordo com uma outra forma de realização o guia de ondas é feito em metal.
Como mencionado anteriormente, o dimensionamento do guia de ondas deve ser adaptado à frequência das ondas electromagnéticas.
Este é o estado da técnica e o mesmo não será explicado em pormenor neste contexto.
Podem ser utilizadas como antenas as extremidades abertas do guia de ondas, em especial, em trajectos de transmissão curtos. Em especial, quando as respectivas extremidades do guia de ondas poderem ser integradas ao mesmo nível de superfícies próximas, são praticamente impossíveis danos.
Em alternativa, podem no entanto ser ligadas antenas separadas aos próprios guias de ondas, por exemplo, as antenas conhecidas no estado da técnica, denominadas antenas de cornetas ou antenas de ranhura de guias de ondas.
Uma antena de corneta é um modelo de uma antena para ondas electromagnéticas com uma superfície metálica semelhante a um funil, a qual desemboca no próprio guia de ondas (a conduta tubular). 0 guia de ondas pode ser preenchido, pelo menos parcialmente, com um material dieléctrico, em particular, com um corpo sólido, tal como um material cerâmico. Como materiais dieléctricos podem também estar em causa substâncias líquidas, tais como óleos isolantes. 4 ΕΡ 2 296 219/ΡΤ
Em relação à antena pode ser escolhida a seguinte forma de realização: os guias de ondas convergem de tal modo na antena, que o dieléctrico se estreita progressivamente, enquanto que o diâmetro do guia de ondas se alarga para o exterior, de modo que é formada uma disposição de um funil metálico, em cujo interior assenta um cone do material dieléctrico, cuja ponta chega até à entrada do funil.
As propriedades de transmissão do guia de ondas dependem, em todos os casos, da frequência do sinal a ser transmitido, da secção transversal do guia de ondas e da constante dieléctrica relativa de um eventual dieléctrico colocado no espaço interior do guia de ondas. Um material de enchimento deste género no espaço interior do guia de ondas pode ser composto por um material cerâmico, o qual apresenta também propriedades refractárias. 0 guia de ondas deverá no seu lado interior ser tão liso quanto possível, de modo a minimizar perdas de sinal devidas a uma superfície rugosa. Em relação a este aspecto, pode ser favorável um revestimento interior do guia de ondas, liso e resistente à temperatura. De modo a manter reduzida a resistência eléctrica (e com isto reduzir as perdas de sinal quando da transmissão) tem preferência que os guias de ondas, pelo menos, no lado interior sejam feitas em cobre ou em alumínio, embora o aço seja possível para guias de ondas curtos (até 10 m). O guia de ondas que, por exemplo, tenha como secção transversal rectangular uma dimensão interior de 4 vezes 8 cm, pode ser directa ou indirectamente ligado ao componente refractário, formado com o sensor. O guia de ondas ou a antena pode ser integrado numa estrutura metálica, a qual serve à realização do componente cerâmico refractário. Neste caso as peças da estrutura metálica podem funcionar como guia de ondas ou como antenas. O invento é um fecho deslizante com a cassete metálica e placa corrediça integrada para um recipiente metalúrgico com um espaço oco integrado, o qual é utilizado como guia de ondas. No contexto deste invento o termo componente cerâmico 5 ΕΡ 2 296 219/ΡΤ refractário inclui também as respectivas cercaduras metálicas ou cerâmicas para a realização. 0 guia de ondas pode fazer ponte em trajectos individuais entre o sensor e o sistema de processamento de dados, pode no entanto prolongar-se também de forma continua do sensor ao sistema de processamento de dados.
Outras caracteristicas do invento resultam das caracteristicas das reivindicações subsequentes bem como dos restantes documentos de pedido. 0 invento é a seguir explicado em pormenor na base de um exemplo de realização. Neste caso, a figura única mostra, numa vista esquemática, uma vista em perspectiva de um mecanismo de corrediça com uma placa cerâmica deslizante integrada, tal como é utilizado para a regulação de escoamento de uma massa fundida metálica de um recipiente metalúrgico de fundição.
Trata-se neste caso de uma disposição e um componente em principio semelhante aos da Fig. 4 da referência WO 2008/135135 A2. No mecanismo de corrediça indicado pela referência 40 encontra-se disposta uma cassete metálica 32, a qual recebe uma placa cerâmica refractária deslizante 30, configurada com uma perfuração 32b (abertura de escoamento para a massa fundida metálica quando da utilização). O sistema de corrediça regula um fluxo de aço de uma panela de fundição para uma cuba refractária ligada a j usante.
Numa zona de extremidade da placa deslizante 30 próxima do bordo, encontra-se instalado um sensor 10 a com antena 16, como descrito em WO 2008/135135 A2 e portanto assinalada esquematicamente aqui apenas com X e com as referências 10, 16. Numa secção próxima a X da cassete metálica 32 é formada uma ranhura 3 8 (aproximadamente centrada na zona da curvatura da cassete metálica 32). No prolongamento do trajecto linear de X pela ranhura 38 segue-se, de acordo com o invento, um guia de ondas 90 feito em cobre com uma secção transversal (8 vezes 4 cm de dimensão interior) , e isto de tal modo que as 6 ΕΡ 2 296 219/ΡΤ ondas electromagnéticas podem ser introduzidas pela ranhura 38 no guia de ondas 90 sem impedimentos a partir do sensor 10 e para o mesmo ou para a antena 16 e a partir dali conduzidas pelo guia de ondas 90 para a sua extremidade aberta 90o que está configurada num quadro 40r do mecanismo de corrediça. Neste caso, esta peça do quadro 40r ou a correspondente extremidade do guia de ondas 90 é configurada como antena de corneta 95. A antena de corneta 95 tem a forma de um funil, o qual a partir do quadro 40r se alarga numa direcção que se afasta da placa deslizante 30. A partir desta antena 95 pode, ao longo de uma trajectória radioeléctrica, seguir mais outra transmissão de dados/sinais para uma outra antena, tal como está descrito em pormenor em WO 2008/135135 A2, cuja correspondente descrição é também objecto deste pedido.
Lisboa, 2011-10-21

Claims (11)

  1. ΕΡ 2 296 219/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Fecho deslizante para um recipiente metalúrgico com uma estrutura metálica para a confecção de um componente cerâmico refractário (30), em que no componente (30) se encontra integrado um sensor (10), caracterizado por estar construtivamente integrado na estrutura metálica um guia de ondas (90) para a transmissão de ondas electromagnéticas a partir do sensor (10) e para o mesmo.
  2. 2 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, em que o guia de ondas (90) é realizado como parte da estrutura metálica.
  3. 3 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, com uma antena que é realizada como uma parte da estrutura metálica.
  4. 4 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, em que a estrutura metálica compreende uma cassete metálica (32) para receber um componente cerâmico refractário (30) com a forma de uma placa deslizante.
  5. 5 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 4, em que na cassete metálica (32) é realizada uma ranhura (38).
  6. 6 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 5, em que um guia de ondas (90) em cobre, com uma secção transversal rectangular está ligado à ranhura (38), de modo que as ondas electromagnéticas são introduzidas sem impedimento a partir do sensor (10) e para o mesmo pela ranhura (38) no guia de ondas (90) e são conduzidas a partir do guia de ondas (90) para a sua extremidade aberta (90o), a qual é realizada num quadro (40r) do fecho deslizante.
  7. 7 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 6, em que uma parte do quadro (40r) respectivamente a extremidade correspondente do guia de ondas (90) é configurada como antena de corneta (95). ΕΡ 2 296 219/ΡΤ 2/2
  8. 8 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, no qual as extremidades abertas do guia de ondas (90) são utilizadas como antena.
  9. 9 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 8, em que as extremidades abertas do guia de ondas (90) estão integradas ao mesmo nível das superfícies próximas.
  10. 10 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, em que o guia de ondas apresenta uma secção transversal rectangular.
  11. 11 - Fecho deslizante de acordo com a reivindicação 1, em que o guia de ondas (90) é preenchido, pelo menos em parte, com um material dieléctrico. Lisboa, 2011-10-21
PT09011366T 2009-09-04 2009-09-04 Utilização de um guia de ondas PT2296219E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09011366A EP2296219B1 (de) 2009-09-04 2009-09-04 Verwendung eines Hohlleiters

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2296219E true PT2296219E (pt) 2011-11-03

Family

ID=41138915

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09011366T PT2296219E (pt) 2009-09-04 2009-09-04 Utilização de um guia de ondas

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2296219B1 (pt)
AT (1) ATE522005T1 (pt)
ES (1) ES2370192T3 (pt)
PL (1) PL2296219T3 (pt)
PT (1) PT2296219E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102021118719B3 (de) 2021-07-20 2022-08-04 Leibniz-Institut für Festkörper- und Werkstoffforschung Dresden e.V. (IFW Dresden e.V.) Vorrichtung und verfahren zur elektrischen charakterisierung von eigenschaften von stoffen, baugruppen und/oder bauteilen in einer umgebung mit hoher temperatur

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU87579A1 (fr) * 1989-09-07 1991-05-07 Wurth Paul Sa Dispositif pour determiner le profil de la surface de chargement d'un four a cuve
GB9107803D0 (en) * 1991-04-12 1991-05-29 Thor Ceramics Ltd Device and method for quality control
US5926080A (en) * 1996-10-04 1999-07-20 Rosemount, Inc. Level gage waveguide transitions and tuning method and apparatus
DE102007021172B4 (de) * 2007-05-05 2010-11-18 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co. Kg Verwendung eines Sensors

Also Published As

Publication number Publication date
ES2370192T3 (es) 2011-12-13
EP2296219B1 (de) 2011-08-24
ATE522005T1 (de) 2011-09-15
EP2296219A1 (de) 2011-03-16
PL2296219T3 (pl) 2011-12-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1910783B1 (en) Potential separation for filling level radar
US8941532B2 (en) Probe spacing element
US9110165B2 (en) Measuring device of process automation technology for ascertaining and monitoring a chemical or physical process variable in a high temperature process in a container
EP3466364A1 (en) Antenna assembly for microwave ablation and microwave ablation needle using same
EP2490040B1 (en) Single conductor probe gwr system with reduced end of nozzle reflection
US9212941B2 (en) High temperature, high pressure (HTHP) radar level gauge
US11156487B2 (en) Measuring assembly for the analysis of a flowing medium by means of microwaves
WO2016001085A1 (en) Single conductor probe radar level gauge system and tank arrangement
CN105737941B (zh) 具有可折叠探针的雷达液位计
US7322233B2 (en) Level meter with a waveguide and a wave adapter
WO2007046752A1 (en) Radar level gauge system and transmission line probe for use in such a system
US20100123615A1 (en) Potential Separation for Filling Level Radar
US20070044994A1 (en) Communication cable having spacer integrated with separator therein
JP6093743B2 (ja) ミリ波帯伝送路変換構造
US20230152243A1 (en) Method and apparatus for evaluation of a status of a material in metallurgical vessels
US20080150789A1 (en) Radar level gauge system
CN109642877B (zh) 用于对设备的管道系统中的沉积物进行识别的方法和装置
PT2296219E (pt) Utilização de um guia de ondas
CN108225483B (zh) 罐布置
TW412883B (en) Low cost, one-shot switch waveguide window
JP2022120835A (ja) レベル計、モールド装置及びモールド装置の操業方法
US3479621A (en) Form stabilized wave guides
JP4823532B2 (ja) マイクロ波用アンテナ及びマイクロ波レベル計
JP2012093223A (ja) 誘電材料の電気特性測定装置
JP7026125B2 (ja) 物質浸食監視システム及び方法