PT2152108E - An item of footwear - Google Patents

An item of footwear Download PDF

Info

Publication number
PT2152108E
PT2152108E PT08737130T PT08737130T PT2152108E PT 2152108 E PT2152108 E PT 2152108E PT 08737130 T PT08737130 T PT 08737130T PT 08737130 T PT08737130 T PT 08737130T PT 2152108 E PT2152108 E PT 2152108E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
region
sole
article
footwear
insole
Prior art date
Application number
PT08737130T
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Marcia Kilgore
David Cook
Original Assignee
Name Drop Sarl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Name Drop Sarl filed Critical Name Drop Sarl
Publication of PT2152108E publication Critical patent/PT2152108E/en

Links

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Description

ΕΡ 2 152 108/ΡΤΕΡ 2 152 108 / ΡΤ

DESCRIÇÃO "Artigo de calçado" 0 presente invento refere-se a um artigo de calçado ou a uma palmilha para o mesmo, para aumentar a tonicidade do músculo da perna e/ou do músculo abdominal inferior/costas. 0 invento também se refere a um artigo de calçado para aperfeiçoamento e reabilitação da tonicidade do músculo da perna a seguir a ferimentos do tornozelo e/ou do pé. De modo adicional, o invento refere-se a um método para fabricar o referido artigo de calçado, a referida sola, sola média e/ou palmilha, e à utilização de qualquer uma das acima como parte de um regime de exercício. A maior parte dos sapatos são comprados devido à sua estética ou ao seu conforto. Os sapatos confortáveis são projectados para proporcionar um andar e um ficar parado de pé confortáveis ao utilizador e incluem, muitas vezes, um acolchoamento interno razoável, suporte de arcada e solas de conforto. Em utilização normal, os sapatos da arte anterior proporcionam uma base estável boa para um pé de um utilizador e isto, consequentemente, reduz a quantidade de força muscular necessária para um utilizador ficar de pé parado ou andar, ao mesmo tempo que mantém um bom equilíbrio.DESCRIPTION " Footwear article " The present invention relates to an article of footwear or an insole therefor for increasing the tonus of leg muscle and / or lower abdominal / back muscle. The invention also relates to an article of footwear for improving and rehabilitating the tonus of the leg muscle following ankle and / or foot injuries. Further, the invention relates to a method of manufacturing said footwear article, said sole, mid sole and / or insole, and the use of any of the above as part of an exercise regimen. Most shoes are bought because of their aesthetics or their comfort. The comfortable shoes are designed to provide a comfortable walking and standing stand for the wearer and often include reasonable internal padding, arcade support and comfort soles. In normal use, the prior art shoes provide a good stable footing for a wearer of a wearer and this consequently reduces the amount of muscular strength required for a wearer to stand or walk while maintaining a good balance .

Contudo, verificou-se de modo surpreendente que, ao proporcionar uma ligeira instabilidade no calçado, mas medida de modo seguro, a quantidade de dificuldade que um utilizador experimenta no balançar enquanto anda ou está parado de pé é aumentada e, por conseguinte, é necessária uma maior actividade muscular para conseguir um bom equilíbrio equivalente a quando se utilizam os sapatos da arte anterior. Em particular, verificou-se que os músculos tais como os músculos tibialis anterius, tibialis posterior, os músculos rectus femoris do quadríceps e gluteus maximus trabalham de forma mais dura enquanto se utiliza calçado que tenha uma ligeira instabilidade. Mais ainda, tal como é bem conhecido na fisiologia humana, um músculo que é levado a trabalhar de modo mais forte melhora em resistência e tem uma recuperação mais rápida a seguir ao exercício. 2 ΕΡ 2 152 108/ΡΤHowever, it has been surprisingly found that, by providing a slight instability in the footwear, but measured reliably, the amount of difficulty that a user experiences in swinging while walking or standing stands is increased and is therefore necessary a greater muscular activity to achieve a good balance equivalent to when using the shoes of the prior art. In particular, muscles such as the tibialis anterius, posterior tibialis, quadriceps rectus femoris and gluteus maximus muscles have been found to work harder while wearing footwear which has slight instability. Still further, as is well known in human physiology, a muscle that is driven to work more strongly improves endurance and has a faster recovery following exercise. 2 ΕΡ 2 152 108 / ΡΤ

Em conformidade, existe uma necessidade de um artigo de calçado que ajude na tonicidade e resistência do músculo enquanto um utilizador está parado de pé ou a andar como se fizesse isso normalmente. Mais ainda, um utilizador não irá precisar de encontrar um tempo especifico para treinar, dado que o treino desses músculos pode ser proporcionado enquanto se realizam as actividades normais, tais como o andar. A WO 2007/046133 revela uma sola de sapato que tem regiões de rigidez diferente. A DE 20 2005 018902 revela uma sola embutida para sapatos com partes de rigidez diferentes. A US 2003/1072548 revela um conjunto de sola média que tem componentes de rigidez diferentes. A FR 2522 482 revela uma sola que tem camadas de rigidez diferentes. A ΕΡ 1 531 038 revela um método de fabrico de uma sola.Accordingly, there is a need for an article of footwear that will aid in the tonicity and endurance of the muscle while a user is standing or walking as if doing so normally. Furthermore, a user will not need to find a specific time to train as the training of these muscles can be provided while performing normal activities such as walking. WO 2007/046133 discloses a shoe sole having regions of different stiffness. DE 20 2005 018902 discloses a recessed sole for shoes with different stiffness parts. US 2003/1072548 discloses a midsole assembly having different stiffness components. FR 2522 482 discloses a sole having different stiffness layers. E-1 531 038 discloses a method of manufacturing a sole.

De acordo com um primeiro aspecto do invento é proporcionado um artigo de calçado tal como definido pela reivindicação 1.According to a first aspect of the invention there is provided an article of footwear as defined by claim 1.

De modo vantajoso, um utilizador do artigo de calçado é levado a aumentar a actividade muscular enquanto está parado de pé e está a andar para manter um bom equilíbrio. Por conseguinte, a tonicidade e a resistência dos músculos é proporcionada enquanto se está meramente parado de pé ou a andar. Tal como indicado, a correcção do equilíbrio por parte do utilizador precisa de uma actividade muscular adicional. Quando a instabilidade é calibrada de modo correcto, é escassamente perceptível por parte do utilizador; contudo, depois de muitos passos, e quando utilizado numa abordagem como estilo de vida relativamente à preparação física, a actividade muscular adicional necessária pode ajudar a aumentar a resistência e os níveis de preparação física nos grupos musculares - especialmente como parte de um regime de exercício ou reabilitação. Mais preferivelmente, o artigo de calçado deve ser utilizado frequentemente e como parte de um 3 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ regime de exercício/reabilitação diário. De acordo com um segundo aspecto do presente invento, é proporcionada uma palmilha tal como definida pela reivindicação 12.Advantageously, a user of the footwear article is led to increase muscle activity while standing upright and is walking to maintain a good balance. Therefore, the tone and resistance of the muscles is provided while merely standing or walking. As indicated, the correction of the balance by the user needs additional muscle activity. When the instability is correctly calibrated, it is scarcely perceptible to the user; however, after many steps, and when used in a lifestyle approach to physical preparation, the additional muscle activity required can help increase stamina and levels of physical fitness in muscle groups - especially as part of an exercise regimen or rehabilitation. More preferably, the footwear article should be used frequently and as part of a daily exercise / rehabilitation regimen. According to a second aspect of the present invention, there is provided an insole as defined by claim 12.

De acordo com um terceiro aspecto do invento, é proporcionado um método de moldagem de parte de uma palmilha ou uma sola de um sapato tal como definido pela reivindicação 13.According to a third aspect of the invention, there is provided a method of molding part of an insole or a sole of a shoe as defined by claim 13.

De acordo com um quarto aspecto do invento, é proporcionada a utilização de um artigo de calçado, tal como definido pelas reivindicações 1 a 11, ou uma palmilha, tal como definida pela reivindicação 12, num regime de exercício definido pela reivindicação 14. Vão agora ser descritas as concretizações preferidas do presente invento, apenas por meio de exemplo, com referência aos desenhos anexos, nos quais: a FIG. 1 é uma vista planificada esquemática de um artigo de calçado de acordo com o presente invento; a FIG. 2 é uma vista em alçado lateral esquemático do artigo de calçado da FIG. 1; a FIG. 3 é uma vista em alçado lateral esquemático do artigo de calçado da FIG. 1, que mostra a união de uma região frontal/da ponta, uma região de arcada e um calcanhar; e a FIG. 4 é uma vista em alçado lateral esquemático do artigo de calçado da FIG. 1. 0 presente invento refere-se a um artigo de calçado. Em particular, é mostrada uma sandália nas figuras e é, em geral, referenciada como 1. A sandália 1 inclui uma sola 2 e uma disposição de tira I3|.According to a fourth aspect of the invention, there is provided the use of a footwear article as defined by claims 1 to 11, or an insole, as defined by claim 12, in an exercise regime defined by claim 14. Go now Preferred embodiments of the present invention will be described, by way of example only, with reference to the accompanying drawings, in which: FIG. 1 is a schematically plan view of an article of footwear according to the present invention; FIG. 2 is a schematic side elevational view of the shoe article of FIG. 1; FIG. 3 is a schematic side elevational view of the shoe article of FIG. 1, showing the joining of a front / tip region, an arcuate region and a heel; and FIG. 4 is a schematic side elevational view of the shoe article of FIG. 1. The present invention relates to an article of footwear. In particular, a sandal is shown in the figures and is generally referenced as 1. The sandal 1 includes a sole 2 and a strip arrangement I3 |.

Tal como mostrado, a sola 2 é proporcionada por uma sola superior 2A | , uma sola média 2B e uma sola inferior 2C. A sola superior 2A está unida à sola média 2B e a sola média 2B está unida à sola inferior 2C para proporcionar uma sola unitária 2. A sola superior 2A é proporcionada para receber um pé de um utilizador e está texturada para proporcionar superfícies de agarrar entre um pé de um utilizador e a sandália 1. Numa concretização, a sola superior 2A pode ser 4 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ parte integrante da sola média 2B (i.e., uma camada) ou, em alternativa, uma camada separada. A sola inferior 2C é proporcionada como uma superfície plantar da sandália 1, i.e., uma superfície que contacta com o chão, e pode ser proporcionada com uma ou mais saliências ou ranhuras (não mostradas) para proporcionar o agarrar entre o chão e a sandália 1. A sola inferior 2C é de preferência uma peça de material antes da união com a sola superior 2A ou sola média 2B. Naturalmente, dado que contacta com o chão, a sola inferior 2C é proporcionada por um material forte que tem boas caracteristicas ao desgaste. A sola 2 da sandália 1 é proporcionada em três regiões gerais e aproximadas, tal como se pode ver nas FIGS. 1 e 2 em particular. Uma região da frente/da ponta aproximada é indicada pela referência 4. Mais ainda, uma região de arcada aproximada é indicada pela referência 5. Ainda adicionalmente, uma região de calcanhar aproximada é indicada pela referência 6. Em particular, as três regiões da sola 2 são proporcionadas por dois ou mais materiais de resistências de compressão diferentes, ou densidades, sendo a região de arcada proporcionada pelo material de menor resistência de compressão ou densidade. A sola 2 está disposta de tal modo que a aplicação do peso/movimento do utilizador, durante a utilização, provoca instabilidade na uma ou mais porções da sola que precisam de correcção de equilíbrio por parte de um utilizador. A quantidade de instabilidade provocada é bastante ligeira mas suficiente para serem feitas pequenas correcções de equilíbrio pelos músculos da perna de um utilizador. Em particular, é provável que as pequenas correcções de equilíbrio sejam realizadas por um utilizador de modo subconsciente, ou pensando muito pouco, mas, apesar disso, ficará claro, quando medido com equipamento de monitorização biomecânico, que a actividade aumentada dos músculos foi evidente. Uma região de calcanhar firme (em relação à região de arcada) é importante porque o calcanhar precisa de um nível firme de resistência de compressão ou densidade para dar estabilidade e impelir o pé para a postura média rapidamente e de modo seguro. Se uma região de calcanhar for demasiado mole, o corpo responde ao forçar o calcanhar para baixo com mais força na batida, de modo a ganhar estabilidade mais rapidamente - isto pode ter consequências reduzidas - de modo que é preferida uma região de calcanhar mole. A região 5 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ de arcada é uma "zona de solicitação" onde o pé é subitamente solicitado - é enganado pela região de calcanhar ao ser levado a pensar que se encontra numa superfície firme e a instabilidade significa que precisa de responder à região de arcada mais mole - vai para a frente, vai para trás, ajusta para a esquerda e direita - e responder a estas solicitações exige esforço e utiliza a energia ao longo de toda a perna. A região de ponta mais firme mantém a velocidade do caminhar e dá ao pé a estabilidade e direcção que precisa para impelir na direcção certa - uma região de ponta mole significa utilizar mais do que a ponta grande para dar o passo de arranque e isso também não é preferido. 0 perfil de planta do pé está concebido para não suportar a arcada - em vez disso permite que o pé se comporte de forma natural - não estando a dizer ao pé o que fazer ou como comportar-se.As shown, the sole 2 is provided by an upper sole 2A | , a single mean 2B and a lower one 2C. The upper sole 2A is attached to the medial sole 2B and the medial sole 2B is attached to the lower sole 2C to provide a unitary sole 2. The upper sole 2A is provided to receive a foot from a wearer and is textured to provide gripping surfaces between a foot of a user and the sandal 1. In one embodiment, the upper sole 2A may be integral with the midsole 2B (ie, one layer) or, alternatively, a separate layer. The lower sole 2C is provided as a plantar surface of the sandal 1, ie, a ground contacting surface, and may be provided with one or more protrusions or grooves (not shown) to provide for grasping between the floor and the sandal 1 The lower sole 2C is preferably a piece of material prior to joining the upper sole 2A or the median sole 2B. Of course, since it contacts the floor, the lower sole 2C is provided by a strong material which has good wear characteristics. The sole 2 of the sandal 1 is provided in three general and approximate regions, as shown in FIGS. 1 and 2 in particular. An approximate front / tip region is indicated by reference 4. Further, an approximate arcade region is indicated by reference 5. Still further, an approximate heel region is indicated by reference 6. In particular, the three regions of the sole 2 are provided by two or more different compression strength materials, or densities, the arc region being provided by the material of lower compression strength or density. The sole 2 is arranged such that application of the user's weight / movement during use causes instability in one or more portions of the sole which need to be balanced by a user. The amount of instability caused is fairly slight but sufficient to make minor corrections of balance by the muscles of a user's leg. In particular, it is likely that minor balancing corrections will be performed by a user subconsciously, or thinking very little, but nevertheless, it will be clear, when measured with biomechanical monitoring equipment, that increased muscle activity was evident. A firm heel region (relative to the arch region) is important because the heel needs a firm level of compression strength or density to provide stability and to propel the foot into the middle posture quickly and safely. If a heel region is too soft, the body responds by forcing the heel downward with more force on the stroke, so as to gain stability more quickly - this may have minor consequences - so that a soft heel region is preferred. The region 5 ΕΡ 2 152 108 / ΡΤ of arcade is a " request zone " where the foot is suddenly prompted - is fooled by the heel when being thought to be on a firm surface and instability means that it needs to respond to the softest arcade region - goes forward, goes back, adjusts to the left and right - and responding to these requests takes effort and uses energy throughout the leg. The firmer tip region maintains the speed of walking and gives the foot the stability and direction it needs to push in the right direction - a soft tip region means to use more than the large tip to take the start step and this does not is preferred. The sole of the foot is designed not to support the arch - instead it allows the foot to behave naturally - not being able to say to the feet what to do or how to behave.

Nesta concretização particular, a sola 2 é proporcionada por uma camada de material especialmente construída de múltiplas densidades. Em particular, a sola 2 está provida da região de arcada 5 que é de um primeiro material de resistência compressiva ou densidade relativamente baixas, e uma região frontal/da ponta 4 que é de um segundo material de resistência compressiva ou densidade relativamente mais elevadas. Mais ainda, a região de calcanhar 6 é proporcionada por um terceiro material - diferente do segundo material - de resistência compressiva ou densidade relativamente mais elevadas, quando se compara com a região de arcada 5. Em particular, esta concretização descreve uma sola 2 que tem uma região de calcanhar mais rija 6, uma região de arcada mais mole 5 e uma região frontal/da ponta mais rija 4, em relação uma à outra. Numa concretização preferida, a região frontal/da ponta 4 é ligeiramente mais mole do que a região de calcanhar 6, mas tanto a região de calcanhar 6 como a região frontal/da ponta 4 são mais rijas do que a região de arcada 5. Por meio de exemplo, a rigidez das partes da sola média 2B pode ser comparada ao utilizar o método de teste à escala Asker C (SATRA TM205:1999, sendo tomada uma leitura de 15 segundos) e a região de calcanhar 6 é de preferência 54 (mais rija), a região de arcada 5 é 31 (mais mole) e a região frontal/da ponta 4 é 45 (também mais rija mas não tão rija quanto o calcanhar 6). É desejável fazer a região de calcanhar 6 e a região frontal/da ponta 4 mais rijas dado que 6 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ ο calcanhar dá ο maior impacto e, em adição, facilita o movimento para a frente do pé quando se anda enquanto que a ponta precisa proporcionar um bom arranque para andar.In this particular embodiment, the sole 2 is provided by a layer of specially constructed material of multiple densities. In particular, the sole 2 is provided with the arc region 5 which is of a relatively low compressive strength or density material, and a front / tip region 4 which is of a second relatively higher compressive strength or density material. Moreover, the heel region 6 is provided by a third material - different from the second material - of relatively higher compressive strength or density, as compared to the arcade region 5. In particular, this embodiment describes a sole 2 having a heavier heel region 6, a softer arcade region 5 and a front / end region 4, in relation to one another. In a preferred embodiment, the front / tip region 4 is slightly softer than the heel region 6, but both the heel region 6 and the front / tip region 4 are stiffer than the arcade region 5. By By way of example, the stiffness of the parts of the midsole 2B can be compared by using the Asker C test method (SATRA TM205: 1999, a reading of 15 seconds being taken) and the heel region 6 is preferably 54 ( the arcuate region 5 is 31 (softer) and the front / tip region 4 is 45 (also stiffer but not as hard as the heel 6). It is desirable to make the heel region 6 and the front / tip 4 region stiffer since the heel gives the greatest impact and in addition facilitates forward movement of the foot when walking while that the tip needs to provide a good start for walking.

Tal como se pode ver na FIG. 3, a reqião frontal/da ponta 4 encosta na reqião de arcada 5 ao lonqo de uma interface 7. Na interface 7, o material da reqião frontal/da ponta 4 está unido ao material da região de arcada 5. De uma maneira similar, uma interface entre a região de arcada 5 e o calcanhar 6 é proporcionada na interface 8. Muito embora a interface 7, 8 entre o material possa ser vertical em natureza, isto é, na direcção da sola inferior 2C para a sola superior 2A, é preferido ter uma interface |afunilada| que permita uma sobreposição de materiais a partir de qualquer lado da interface 7, 8. Em particular, uma porção afunilada 4A da região frontal/da ponta 4 sobrepõe-se com uma porção afunilada 5A da região de arcada 5 numa sobreposição horizontal para formar a interface 7. Mais ainda, a porção afunilada 5B da região de arcada 5 e a porção afunilada 6A do calcanhar 6 sobrepõem-se de uma maneira horizontal para formar a interface 8. De modo vantajoso, as interfaces afuniladas 7, 8 proporcionam uma união sem costura entre as partes da sola média 2B e proporcionam uma transição mais suave das áreas mais rijas 6, 4 para as áreas mais moles 5 da sola média 2B. Em alternativa, as porções afuniladas 4A, 5A, 5B, 6A podem ser consideradas como sendo do tipo de cunha. A FIG. 4 mostra uma concretização mais preferida de um artigo de calçado. Tal como se pode ver a partir dessa figura, as partes de ligação 4A', 5A', 5B' e 6A' da região frontal/da ponta 4, região de arcada 5 e região de calcanhar 6 têm bordos de ligação conformados de modo irregular. Isto aumenta a área superficial da união entre essas regiões. Embora os bordos conformados de modo irregular possam ser proporcionados sobre as regiões antes do aquecimento no molde, também é uma consequência benéfica do método de fabrico que as mesmas sejam proporcionadas no artigo de calçado formado. É claro que o mesmo se aplica a uma palmilha do presente invento.As can be seen in FIG. 3, the front / tip ratio 4 abuts the arcuate region 5 along an interface 7. At the interface 7, the front tip / tip material 4 is attached to the material of the arcuate region 5. In a similar manner, an interface between the arcade region 5 and the heel 6 is provided at the interface 8. Although the interface 7,8 between the material can be vertical in nature, i.e., towards the lower sole 2C for the upper sole 2A, preferred to have a tapered interface | which allows an overlapping of materials from either side of the interface 7, 8. In particular, a tapered portion 4A of the front region / tip 4 overlies a tapered portion 5A of the arcade region 5 in a horizontal overlap to form the 7. Furthermore, the tapered portion 5B of the arcade region 5 and the tapered portion 6A of the heel 6 overlap in a horizontal manner to form the interface 8. Advantageously, the tapered interfaces 7, 8 provide a seamless connection. seam between the parts of the midsole 2B and provide a smoother transition from the stiffer areas 6, 4 to the softer areas 5 of the midsole 2B. Alternatively, the tapered portions 4A, 5A, 5B, 6A may be considered to be of the wedge type. FIG. 4 shows a more preferred embodiment of an article of footwear. As can be seen from this figure, the front / tip 4, 5A ', 5B' and 6A 'connecting portions 4, the arcade region 5 and the heel region 6 have irregularly shaped connecting edges . This increases the surface area of the junction between these regions. While unevenly shaped edges may be provided on the regions prior to heating in the mold, it is also a beneficial consequence of the manufacturing method that they are provided in the formed article of footwear. Of course, the same applies to an insole of the present invention.

De modo vantajoso, tal como pode ser visto nas figuras, a sola 2 é conformada de modo anatómico. Os materiais da 7 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ região frontal/da ponta 4, da região de arcada 5 e do calcanhar 6 estão dispostas para proporcionar um efeito oscilante - ligeira instabilidade - de tal modo que o pé, quando pisa a sola desde o calcanhar 6 até à ponta 4 oscila ligeiramente, alterando a posição de equilíbrio de um pé de utilizar. 0 efeito oscilante pode ser médio-lateral ou anterior-posterior ou uma combinação de instabilidade anterior-posterior e média-lateral. Em particular, é a progressão a partir do calcanhar 6 e da região de arcada 5, e a progressão a partir da região de arcada 5 e a região frontal/da ponta 4 que permitem que a sola média oscile e provoque uma ligeira instabilidade. A concretização da sola 2 mostrada nas figuras é substancialmente feita de etileno acetato de vinilo (EVA). São utilizados três graus diferentes de EVA - que têm resistências de compressão ou densidades diferentes - para a sola média para proporcionar o efeito oscilante. Contudo, será entendido que outros materiais irão proporcionar um efeito equivalente e exemplos desses materiais são outros elastómeros, silicones, borrachas naturais ou sintéticas e/ou poliuretanos. A disposição de tira 3 (meios de fixação) está ligada a uma parte da sola 2, na região do calcanhar 6 em dois lugares, um em cada lado da sandália 1. A disposição de tira 3 está também ligada à sola superior 2A (ou à sola média 2B) na região da região frontal/da ponta 4 onde está posicionada para se poder localizar entre uma primeira e uma segunda ponta de um utilizador.Advantageously, as can be seen in the figures, the sole 2 is shaped anatomically. The materials of the front region / tip 4, the arcade region 5 and the heel 6 are arranged to provide an oscillating effect - slight instability - such that the foot, when treading the sole from the heel 6 to the tip 4 swings slightly, changing the balancing position of a toe to use. The oscillating effect may be mid-lateral or anterior-posterior or a combination of anterior-posterior and mid-lateral instability. In particular, it is the progression from the heel 6 and the arcade region 5, and the progression from the arcade region 5 and the front / tip region 4 which allow the mean sole to oscillate and cause slight instability. The embodiment of the sole 2 shown in the figures is substantially made of ethylene vinyl acetate (EVA). Three different degrees of EVA - which have different compression strengths or densities - are used for the midsole to provide the oscillating effect. However, it will be understood that other materials will provide an equivalent effect and examples of such materials are other elastomers, silicones, natural or synthetic rubbers and / or polyurethanes. The strap arrangement 3 (attachment means) is attached to a portion of the sole 2, in the heel region 6 at two places, one on each side of the sandal 1. The strap arrangement 3 is also attached to the upper sole 2A (or to the sole means 2B) in the region of the front region / tip 4 where it is positioned to be located between a first and second end of a user.

Em utilização, um utilizador utiliza simplesmente a sandália 1 enquanto está parado de pé ou anda para exercitar ou reabilitar os músculos da perna. 0 método de fabrico de uma sola ou uma palmilha - em particular uma sola média - envolve utilizar três densidades diferentes de material EVA e depois termoformar as mesmas num único molde para formar uma palmilha unitária 2B. Em particular, o material é combinado ao utilizar três densidades diferentes de compostos EVA sólidos não curados que foram pré-cortados numa forma aproximada (calcanhar, 8 ΕΡ 2 152 108/ΡΤ arcada, ponta) e introduzir os mesmos num molde de primeira etapa. 0 molde é aquecido até 160 graus durante β minutos, tempo no qual os compostos sólidos (EVA) se derretem, combinam - muito embora os mesmos permaneçam aproximadamente na área do molde onde foram introduzidos - e libertam gases os quais não têm possibilidade de se escapar. Depois de um breve arrefecimento, o molde é rapidamente libertado e a sola média 2B emergente experimenta um aumento repentino e dramático em cerca de quatro vezes o tamanho do molde de onde emergiu. Isto forma uma unidade 'fundida' EVA. Esta unidade 'fundida' EVA está ainda a uma densidade inferior (e numa forma em mau estado) e precisa ainda de aquecimento para alcançar a densidade necessária e assumir a forma anatómica final, mostrada nas figuras por meio de exemplo, e isto é feito ao aparar a peça 'fundida' e colocando-a num molde de segunda etapa, onde é sujeita a aquecimento por mais 6 minutos e levada a arrefecer por uns outros 6 minutos para assumir a forma do produto final. De modo adicional, a sola inferior 2C pode ser subsequentemente adicionada à sola média 2B. Em alternativa, a sola inferior 2C pode ser unida à sola média 2B em qualquer ou em ambos os moldes. A sola superior 2A pode ser subsequentemente unida e pode compreender uma camada de tecido.In use, a wearer simply uses sandal 1 while standing or walking to exercise or rehabilitate the leg muscles. The method of manufacturing a sole or insole - in particular a single sole - involves using three different densities of EVA material and then thermoforming them in a single mold to form a unit insole 2B. In particular, the material is combined by using three different densities of uncured solid EVA compounds which have been pre-cut in an approximate form (heel, 8Â ° / 2Â ° / 108Â ° arch, tip) and introduce them into a first stage mold. The mold is heated to 160 degrees for β minutes, at which time the solid compounds (EVA) melt, combine - although they remain approximately in the mold area where they were introduced - and release gases which are unable to escape . After a brief cooling, the mold is rapidly released and the emerging midsole 2B undergoes a sudden and dramatic increase in about four times the size of the mold from which it emerged. This forms an 'fused' EVA unit. This 'fused' EVA unit is still at a lower density (and in a bad state) and further needs heating to achieve the required density and assume the final anatomical shape, shown in the figures by way of example, and this is done by the trim the cast part and place it in a second stage mold where it is subjected to heating for a further 6 minutes and allowed to cool for another 6 minutes to take the form of the final product. Additionally, the lower sole 2C may subsequently be added to the sole medium 2B. Alternatively, the lower sole 2C may be attached to the sole sole 2B in either or both of the molds. The upper sole 2A may be subsequently bonded and may comprise a fabric layer.

Em relação a uma palmilha para utilizar com um artigo de calçado, entender-se-á que a palmilha pode ser colocada num artigo de calçado como uma palmilha adicional ou alternativa à fornecida com o calçado, ou pode ser feita de modo integral com o artigo de calçado.With respect to an insole for use with an article of footwear, it will be understood that the insole may be placed in an article of footwear as an insole additional or alternative to that provided with the footwear, or may be made integrally with the article of footwear.

Lisboa, 2012-10-262012-01-20

Claims (14)

ΕΡ 2 152 108/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Artigo de calçado para aumentar a tonicidade do músculo da perna e/ou do músculo abdominal inferior/costas que compreende: uns meios de fixação (3) para fixarem o artigo de calçado a um pé de um utilizador; e uma sola (2) que compreende pelo menos uma camada superior (2A, 2B) , para engatar um pé de um utilizador em utilização ou uma outra camada superior (2A), e uma camada inferior (2C) para engatar no chão em utilização, em que: a camada superior da sola compreende dois ou mais materiais de resistência de compressão diferentes, ou densidades, dispostas como uma região frontal/da ponta (4), uma região de arcada (5) e uma região de calcanhar (6), caracterizado por: a camada superior da sola compreender um primeiro material de resistência compressiva ou densidade relativamente baixa, que forma a região de arcada ensanduichada entre o segundo ou segundo e terceiro materiais de resistências de compressão ou densidades relativamente mais elevadas que formam a região frontal/da ponta e a região de calcanhar; e por a sola estar disposta de tal modo que a aplicação de um peso do utilizador, durante a utilização, provoca instabilidade em pelo menos uma porção da camada superior, que precisa de correcção de equilíbrio por parte do utilizador.A shoe article for increasing the tonus of the leg muscle and / or lower abdominal / back muscle comprising: a fastening means (3) for securing the article of footwear to a shoe foot of a user; and a sole (2) comprising at least one upper layer (2A, 2B) for engaging one foot of a user in use or another upper layer (2A), and a lower layer (2C) for engaging the floor in use , wherein: the upper sole layer comprises two or more different compression strength materials, or densities, arranged as a front / tip region (4), an arcade region (5) and a heel region (6) , characterized in that the upper sole layer comprises a first relatively low density or compressive strength material which forms the arched region sandwiched between the second or third and third relatively higher compression strength materials or densities forming the front region / of the tip and the heel region; and in that the sole is arranged in such a way that the application of a user weight during use causes instability in at least a portion of the upper layer, which needs to be balanced by the user. 2 - Artigo de calçado tal como reivindicado na reivindicação 1, em que a região frontal/da ponta (4), a região de arcada (5) e a região de calcanhar (6) são formadas como uma sola unitária (2).A footwear article as claimed in claim 1, wherein the front / tip region (4), the arcade region (5) and the heel region (6) are formed as a unit sole (2). 3 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a sola (2) está conformada de modo anatómico. ΕΡ 2 152 108/ΡΤ 2/3A footwear article as claimed in any preceding claim, wherein the sole (2) is anatomically shaped. ΕΡ 2 152 108 / ΡΤ 2/3 4 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a camada superior (2A, 2B) da sola (2) compreende três materiais.A shoe article as claimed in any preceding claim, wherein the upper layer (2A, 2B) of the sole (2) comprises three materials. 5 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que as regiões (4, 5, 6) da sola (2) são proporcionadas internamente, dentro da sola.A footwear article as claimed in any preceding claim, wherein the regions (4, 5, 6) of the sole (2) are provided internally, within the sole. 6 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes, em que os dois materiais de resistências de compressão ou densidades mais elevadas são materiais diferentes.A footwear article as claimed in any one of the preceding claims, wherein the two materials of higher compression strengths or densities are different materials. 7 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer uma das reivindicações precedentes, em que os materiais estão dispostos numa configuração em camadas.A footwear article as claimed in any one of the preceding claims, wherein the materials are arranged in a layered configuration. 8 - Artigo de calçado tal como reivindicado na reivindicação 7, em que os materiais estão verticalmente dispostos em camadas.A footwear article as claimed in claim 7, wherein the materials are vertically arranged in layers. 9 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a região frontal/da ponta (6) é proporcionada por um material que tem um valor de rigidez de substancialmente 40 a 50 na escala Asker C.A shoe article as claimed in any preceding claim, wherein the front / tip region (6) is provided by a material having a stiffness value of substantially 40 to 50 on the Asker C scale. 10 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a região de arcada (5) é proporcionada por um material que tem uma rigidez de substancialmente 25 a 35 na escala Asker C.A footwear article as claimed in any preceding claim, wherein the arcade region (5) is provided by a material having a stiffness of substantially 25 to 35 on the Asker C scale. 11 - Artigo de calçado tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a região de calcanhar (6) é proporcionada por um material que tem uma rigidez de substancialmente 40 a 60 na escala Asker C.A footwear article as claimed in any preceding claim, wherein the heel region (6) is provided by a material having a stiffness of substantially 40 to 60 on the Asker C scale. 12 - Palmilha para utilizar com um artigo de calçado, para aumentar a tonicidade do músculo da perna e/ou do músculo abdominal inferior/costas, sendo a palmilha para receber pelo menos uma porção de um pé de um utilizador em utilização, compreendendo a palmilha dois ou mais materiais de resistências de compressão diferentes, ou densidades, ΕΡ 2 152 108/ΡΤ 3/3 dispostos como uma região frontal/da ponta, uma região de arcada e uma região de calcanhar, caracterizada por: a sola compreender um primeiro material de resistência de compressão ou densidade relativamente baixas que forma a região de arcada ensanduichada entre o segundo ou segundo e terceiro materiais de resistências de compressão ou densidades relativamente mais elevadas que formam a região frontal/da ponta e a região de calcanhar; e a palmilha estar disposta de tal modo que a aplicação de um peso do utilizador, durante a utilização, provoca instabilidade na porção da palmilha, o que requer correcção de equilíbrio por um utilizador.An insole for use with an article of footwear to increase the tonus of the leg muscle and / or the lower abdominal muscle / back, the insole being for receiving at least a portion of a foot of a user in use, the insole two or more different compressive strength materials, or densities, arranged as a front / tip region, an arcade region and a heel region, characterized in that the sole comprises a first material of relatively low compression strength or density forming the sandwiched arcade region between the second or second and third relatively higher compression strength materials or densities forming the front / tip region and the heel region; and the insole is arranged such that application of a user's weight during use causes instability in the portion of the insole, which requires balanced correction by a user. 13 - Método de moldagem de uma parte de uma palmilha ou uma sola de um sapato que compreende: proporcionar uma região de arcada (5) do primeiro material de resistência de compressão ou densidade relativamente baixas; proporcionar uma região frontal/da ponta (4) e uma região de calcanhar (6) de segundo ou de segundo e terceiro materiais de resistência de compressão ou densidade relativamente mais elevadas; colocar a região de arcada (5) entre a região frontal/da ponta e a região de calcanhar (6) dentro de um molde; e unir a região frontal/da ponta (4), a região de arcada (5) e a região de calcanhar (6) em conjunto para formar uma palmilha unitária que tem um efeito oscilante que, em utilização, precisa de correcção de equilíbrio por um utilizador.A method of molding a part of an insole or a sole of a shoe which comprises: providing an arc region (5) of the first relatively low compression strength or density material; providing a front / tip region (4) and a heel region (6) of second or second and third relatively higher compression strength or density materials; placing the arcade region (5) between the front / tip region and the heel region (6) within a mold; and joining the front / tip region (4), the arcade region (5) and the heel region (6) together to form a unit insole having an oscillating effect which, in use, necessitates equilibrium correction by a user. 14 - Utilização de um artigo de calçado, tal como reivindicado nas reivindicações 1 a 11, ou uma palmilha, tal como reivindicada na reivindicação 12 num regime de exercício para aumentar a tonicidade do músculo da perna e/ou do músculo abdominal inferior/costas, que inclui usar o artigo de calçado ou um artigo de calçado que contenha a palmilha, e aplicar peso ao artigo de calçado ou palmilha para proporcionar tonicidade do músculo da perna enquanto se está parado de pé e/ou a andar. Lisboa, 2012-10-26Use of an article of footwear as claimed in claims 1 to 11 or an insole as claimed in claim 12 in an exercise regimen to increase the tonus of leg muscle and / or lower abdominal muscle / back, which includes using the article of footwear or an article of footwear containing the insole, and applying weight to the article of footwear or insole to provide tonicity of the leg muscle while standing upright and / or walking. 2012-01-20
PT08737130T 2007-04-27 2008-04-28 An item of footwear PT2152108E (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0780244 2007-04-27

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2152108E true PT2152108E (en) 2012-11-06

Family

ID=47355717

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08737130T PT2152108E (en) 2007-04-27 2008-04-28 An item of footwear

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT2152108E (en)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2390516T3 (en) An article of footwear
JP2015526251A (en) Basketball insole
TW201340901A (en) Insole for relief of over-pronation and knee joint stress and method of manufacturing the same
JP2016530042A (en) Insole for triathlon
CN113133569A (en) Sole and shoe with tactile feedback
US20170202306A1 (en) Article of footwear with new insole board and insole structure to absorb shock and keep resilience at forefoot and heel areas of foot
US20210330020A1 (en) Insole and footbed for golf shoes that improves balance, posture and stability to enhance the golf swing
JP2010094480A (en) Footwear
KR101773939B1 (en) Soles of shoes
JP2009529366A (en) Functional footwear
JP2009533132A (en) Functional footwear
PT2152108E (en) An item of footwear
JPH11285402A (en) Shoes
KR101178866B1 (en) Functional shoes
US11344076B2 (en) Physiological footwear with dynamic configuration of microparticles applied to the insole, and uneven arrangement applied to the shoe sole
TWM503776U (en) Shoe pad
KR200384325Y1 (en) Insole for remedy of feet
TWM245796U (en) Structure of shoe sole with shock absorption buffer effect
TWM559084U (en) Anti-slip insole structure
JP2019000237A (en) Insole for footwear
KR20120090551A (en) Midsole of shoes
JP3153269U (en) Muscle improvement soles
JPH0738803B2 (en) shoes
BR202015027687U2 (en) anatomical footwear for school activities
BRMU9000908U2 (en) motor improvement shoes