PT2028868E - Método para a atribuição de recursos de portadoras a uma estação móvel e respetivo sistema - Google Patents

Método para a atribuição de recursos de portadoras a uma estação móvel e respetivo sistema Download PDF

Info

Publication number
PT2028868E
PT2028868E PT08706558T PT08706558T PT2028868E PT 2028868 E PT2028868 E PT 2028868E PT 08706558 T PT08706558 T PT 08706558T PT 08706558 T PT08706558 T PT 08706558T PT 2028868 E PT2028868 E PT 2028868E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
carriers
tbf
assigned
carrier
assignment
Prior art date
Application number
PT08706558T
Other languages
English (en)
Inventor
Fenghua Geng
Original Assignee
Huawei Tech Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Tech Co Ltd filed Critical Huawei Tech Co Ltd
Publication of PT2028868E publication Critical patent/PT2028868E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0091Signaling for the administration of the divided path
    • H04L5/0094Indication of how sub-channels of the path are allocated
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • H04W72/0453Resources in frequency domain, e.g. a carrier in FDMA

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "MÉTODO PARA A ATRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE PORTADORAS A UMA ESTAÇÃO MÓVEL E RESPETIVO SISTEMA"
Campo da invenção A presente invenção refere-se ao domínio da tecnologia de informação e, em particular, a um método e a uma estação de base para a atribuição de portadoras a uma MS (estação móvel) .
Antecedentes da invenção
Com o desenvolvimento da ciência e das tecnologias, as pessoas tendem a colocar cada vez mais exigências aos serviços de comunicações móveis e à sua qualidade. Por conseguinte, é colocada a exigência para a evolução suave para a terceira geração (3G) da tecnologia da comunicação móvel. As principais tecnologias para a evolução para a 3G são a General Packet Radio Service (GPRS) [serviço geral de rádio de pacotes] , Enhanced Data Rate for GSM Evolution (EDGE) [feixes de dados aperfeiçoados para a evolução da GSM] e High Speed Circuit Switched Data (HSCSD) [feixes de dados sem fios de banda larga], e as investigações incidem na melhoria das velocidades de transmissão e na redução dos atrasos de transmissão, utilizando recursos limitados de espetro. A GPRS é uma tecnologia de comutação de dados de pacote introduzida no Global System for Mobile Communications (GSM) [sistema global de comunicações móveis]. Está sobreposta em GSM e prolonga a vida em serviço da GSM. A GPRS é baseada no envio de pacotes, e na multiplexagem estatística do canal, o que aumenta a velocidade dos serviços de dados na anterior GSM de 9,6 kbps para 100 2 kbp/s. Tal como a GSM, no entanto, a GPRS adota Gaussian Minimum Shift Keying (GMSK) [deslocamento mínimo de modulação de frequência e filtro gaussiano], e deste modo a velocidade de transmissão não pode alcançar os 2 Mbit/s exigidos pelos serviços de 3G. Para satisfazer plenamente as exigências de largura de banda das aplicações multimédia sem fios no futuro, a tecnologia EDGE fornece uma solução de transição para a evolução da GPRS para a 3G. A EDGE é uma tecnologia de comunicação móvel com uma velocidade de dados melhorada, baseada em GSM/GPRS, e é geralmente denominada uma tecnologia 2,75G. A tecnologia fornece principalmente serviços de banda larga e pode permitir que as redes que utilizam 800 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz forneçam algumas funções de uma rede 3G.
Atualmente, o pico do débito teórico de dados do Enhanced General Packet Radio Service (EGPRS) é de 473,6 kbps. Numa rede real, o débito pode alcançar 100-200 kbps, por utilização de quatro intervalos de tempo. Quando são utilizadas múltiplas portadoras, as velocidades de pico e médias podem aumentar numa proporção semelhante ao número de portadoras, por exemplo, quando são utilizadas duas portadoras, o pico do débito teórico de dados é próximo de 1 Mbit/s. A patente US 2006/280142 revela um método para comunicações sem fios por múltiplas portadoras. Neste método, pode ser atribuído a um TBF um ou mais intervalos de tempo para uma ou mais portadoras.
Entre as mensagens de atribuição no método para a atribuição de recursos na técnica anterior, a estrutura de um temporary block flow (TBF) [fluxo em bloco temporário] na atribuição de portadoras inclui a informação de mapas de 3 bits de intervalos de tempo atribuídos pelo TBF, como é descrito abaixo: < Dual Carrier Multiple Downlink TBF Assignment struct > :: = < TIMESLOT_ALLOCATION_C1 : bit(8) > { 0 11 < TIMESLOT_ALLOCAT10N__C2 : bit (8)> }
{ 1 < Downlink TBF Assignment : < Dual Carrier Downlink TBF
Assignment struct » } **0; A estrutura acima é introduzida numa contribuição 3GPP GERAN GP-062480. O primeiro mapa de bits de intervalo de tempo indica os recursos atribuídos na primeira portadora, e o segundo mapa de bits de intervalo de tempo indica os recursos atribuídos na segunda portadora. O primeiro mapa de bits de intervalo de tempo é sempre válido, e o segundo mapa de bits de intervalo de tempo é opcional. Se a flag (indicador) for colocada em 1, o segundo mapa de bits de intervalo de tempo é válido; se a flag for colocada em 0, o segundo mapa de bits de intervalo de tempo é inválido. Quando o segundo mapa de bits de intervalo de tempo é válido, o intervalo de tempo na segunda portadora é atribuído ao TBF; quando o
segundo mapa de bits de intervalo de tempo é inválido, o intervalo de tempo (o mesmo que o atribuído na primeira portadora) usado pela segunda portadora, é atribuído ao TBF. Por conseguinte, durante as investigações, o inventor encontrou pelo menos o seguinte problema na técnica anterior: podem não ser atribuídas uma portadora e duas portadores a cada TBF através de uma mensagem de atribuição. Por exemplo, no caso em que têm que ser atribuídas portadoras a três TBFs, em que ao primeiro TBF 4 têm que ser atribuídas duas portadoras, ao segundo TBF tem que ser atribuída a portadora do primeiro TBF, e ao terceiro TBF tem que ser atribuída a portadora do segundo TBF, a atribuição não pode ser realizada na técnica anterior.
As formas de realização da presente invenção fornecem um método e um sistema para a atribuição de portadoras a uma MS, de modo que podem ser atribuídas uma portadora e/ou múltiplas portadoras a um TBF ou a mais do que um TBF entre a MS e a BS, através de uma mensagem de atribuição. 0 objetivo da presente invenção é realizado através do esquema técnico seguinte.
Um método para a atribuição de portadoras a uma estação móvel, MS, fornecido numa forma de realização da presente invenção, inclui: o envio de uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição de portadoras à MS; em que a mensagem de atribuição inclui a informação de pelo menos um temporary block flow (TBF), a que é atribuída uma portadora qualquer de duas portadoras, e a informação de pelo menos um TBF a que são atribuídas as duas portadoras; e em que a mensagem de atribuição compreende: campos { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > } e { 0 | 1 < TIMESLOT ALLOCATION C2 : bit (8)> }; 5 em que o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > é zero ou um, e o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit(8) > é zero ou um.
Uma estação de base, compreendendo: uma unidade de construção de mensagem, configurada para construir uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição de portadoras baseada numa qualquer de duas portadoras, e as duas portadoras atribuídas aos TBFs; e uma unidade de envio, configurada para enviar a mensagem a uma MS; em que a mensagem de atribuição compreende: campos { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > } e { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit (8)> }; em que o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit (8) > é zero ou um, e o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit (8) > é zero ou um.
Com o método e o sistema para a atribuição de portadoras a uma MS, fornecido numa variante de realização da presente invenção, pode ser utilizada uma mensagem de atribuição para atribuir uma portadora e/ou múltiplas portadoras a um TBF ou a mais de um TBF, entre a MS e a BS, que aumenta a eficiência da atribuição de portadoras e melhora ainda a velocidade de pico e a velocidade média do sistema. 6
Breve descrição dos desenhos A figura 1 mostra a estrutura do sistema para a atribuição de portadoras a uma MS numa forma de realização da presente invenção; a figura 2 mostra o fluxograma do método para a atribuição de portadoras a uma MS, numa forma de realização da presente invenção; e a figura 3 mostra o fluxograma do método para a atribuição de portadoras a uma MS, numa outra forma de realização da presente invenção.
Descrição pormenorizada da invenção
As formas de realização da presente invenção fornecem um método e um sistema para a atribuição de portadoras a uma MS. A invenção será descrita em pormenor adiante, com referência às formas de realização e aos desenhos anexos. A figura 1 mostra a estrutura do sistema para a atribuição de portadoras a uma MS, numa forma de realização da presente invenção. 0 sistema para a atribuição de portadoras a uma MS inclui uma MS 10 e uma BS 20. A MS 10 inclui uma unidade de receção 11, uma unidade de decomposição de mensagem 12 e uma unidade de envio 13, e a BS 20 inclui uma unidade de receção 21, uma unidade de gestão de recursos 22, uma unidade de construção de mensagem 23 e uma unidade de envio 24. A unidade de receção 11 da MS 10 está configurada para receber uma mensagem de atribuição da BS e de ligação descendente de dados para a BS; a unidade de decomposição de mensagem 12 da MS 10 está configurada para decompor a mensagem de atribuição para obter as portadoras atribuídas 7 a cada TBF; a unidade de envio 13 da MS 10 está configurada para enviar dados para a BS 20 nas portadoras atribuidas a cada TBF. A unidade de receção 21 da BS 20 está configurada para receber os dados transmitidos entre a BS 20 e a MS 10; a unidade de gestão de recursos 22 da BS 20 está configurada para atribuir uma portadora e/ou duas portadoras a cada TBF, de acordo com o TBF e com as exigências do débito de transmissão; a unidade de construção de mensagem 23 da BS 20 está configurada para construir uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição da portadora de cada TBF, de acordo com as portadoras atribuidas a cada TBF; a unidade de envio 24 da BS 20 está configurada para enviar a mensagem de atribuição, e outros dados de ligação descendente, para a MS 10. O sistema para a atribuição de portadoras a uma MS, fornecido numa forma de realização da presente invenção, aumenta na realidade a eficiência da atribuição das portadoras e melhora ainda o débito de pico e o débito médio do sistema. A figura 2 mostra o fluxograma do método para a atribuição de portadoras a uma MS numa forma de realização da presente invenção, em que as portadoras são atribuidas aos TBFs durante a transmissão de dados da ligação descendente. O fluxograma inclui: passo 201: o nó de suporte do GPRS em serviço (SGSN) envia um quadro de dados de ligação descendente, que contém um identificador do fluxo do pacote (PFI) , para o subsistema da estação de base (BSS). O PFI indica o contexto do fluxo de pacote (PFC) , que é a descrição do parâmetro QoS e que é fornecido pelo SGSN ao BSS e utilizadores. O parâmetro QoS inclui a exigência sobre o débito de transmissão de dados.
Passo 202: ao receber o quadro de dados da ligação descendente, o BSS estabelece um TBF ou mais do que um TBF correspondente ao quadro de dados da ligação descendente e atribui uma portadora e/ou duas portadoras a cada TBF.
Passo 203: o BSS constrói uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição de portadora de cada TBF, com base nas portadoras atribuídas a cada TBF. A mensagem inclui a informação do(s) TBF(s) a que é atribuída uma portadora e/ou a informação do(s) TBF(s) a que são atribuídas duas portadoras. A mensagem de atribuição da ligação descendente pode ser construída nos seguintes dois modos: o formato de uma mensagem de atribuição da ligação descendente, construída no primeiro modo, inclui a informação das duas portadoras atribuídas, a estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as duas portadoras, a estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a primeira portadora, e a estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a segunda portadora. Com base nas portadoras atribuídas aos TBFs, a informação dos TBFs é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as duas portadoras, na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a primeira portadora, e na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a segunda portadora. Se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as duas portadoras, são atribuídas ao TBF as duas portadoras; se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de 9 ligação descendente a que é atribuída a primeira portadora, é atribuída ao TBF a primeira portadora; e se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a segunda portadora, é atribuída ao TBF a segunda portadora. Por exemplo, se uma BS atribuir a primeira portadora ao primeiro TBF e a segunda portadora ao segundo TBF, a informação do primeiro TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a primeira portadora, e a informação do segundo TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a segunda portadora. Por conseguinte, a mensagem de atribuição inclui a informação do TBF a que é atribuída a primeira portadora e a informação do TBF a que é atribuída a segunda portadora. Um outro exemplo é: se uma BS atribuir a primeira ou a segunda portadora ao primeiro TBF, e a primeira e a segunda portadoras ao segundo TBF, a informação do primeiro TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a primeira portadora ou na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a segunda portadora, e a informação do segundo TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as duas portadoras. Por conseguinte, a mensagem de atribuição inclui a informação do TBF a que é atribuída uma portadora e a informação do TBF a que são atribuídas as duas portadoras. 0 que se segue é um exemplo de alguns códigos incluídos no primeiro tipo de mensagem de atribuição de ligação descendente: < Multiple TBF Downlink Assignment message content > ::= 10 { 0 | { 1 < Dual Carrier Multiple Downlink TBF Assignment : < Dual Carrier Multiple Downlink TBF Assignment struct >> }**0 } { 0 | { 1 < Multiple Downlink TBF Assignment Cl : <
Multiple Downlink TBF Assignment struct » }**0 } { 0 | { 1 < Multiple Downlink TBF Assignment C2 : <
Multiple Downlink TBF Assignment struct >> }**0 } A mensagem de atribuição anterior indica que há um TBF a que são atribuídas duas portadoras, um TBF a que é atribuída a primeira portadora e um TBF a que é atribuída a segunda portadora. O formato de uma mensagem de atribuição de ligação descendente construída no segundo modo inclui a informação de duas portadoras atribuídas, a estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as duas portadoras e outra informação. A estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas duas portadoras inclui o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo. Com base nas portadoras atribuídas ao TBF, o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo são estabelecidos como mapas de bits válidos e a informação do TBF é inserida na estrutura do TBF a que são atribuídas as duas portadoras. Se o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo forem válidos, são atribuídas duas portadoras ao TBF; se o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for válido e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for inválido, é atribuída ao TBF a portadora correspondente ao primeiro mapa de bits de 11 fixação de intervalo de tempo; se o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for inválido e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for válido, é atribuída ao TBF a portadora correspondente ao segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo. 0 que se segue é um exemplo de alguns códigos incluídos no segundo tipo de mensagem de atribuição de ligação descendente: < Dual Carrier Multiple Downlink TBF Assignment struct > { 1 { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > } { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit(8) > } { 1 < Downlink TBF assignment : < Dual Carrier
Downlink TBF assignment struct >> } **0 } **0
Se houver outros TBFs antes de ser estabelecido o TBF correspondente ao quadro de dados de ligação descendente, a configuração da portadora do TBF original tem que ser modificada. Por exemplo, antes de ser estabelecido o TBF correspondente ao quadro de dados de ligação descendente, se forem transmitidos dados entre o BSS e a MS via TBF1 e se a portadora-A for atribuída ao TBF1 e a portadora-B e a portadora-C forem atribuídas ao novo TBF2, a portadora-A atribuída ao TBF1 tem que ser modificada para portadora-B ou portadora-C, visto que são permitidas somente duas portadoras entre a MS e o BSS. Por consequência, na 12 mensagem de atribuição, a portadora-B e a portadora-C têm que ser atribuídas ao TBF2 e a portadora-B ou a portadora-C tem que ser atribuída ao TBF1.
Passo 204: o BSS envia a mensagem de atribuição de ligação descendente à MS.
Passo 205: após receber a mensagem de atribuição de ligação descendente, a MS adquire as portadoras atribuídas aos TBFs e recebe os dados de ligação descendente do BSS nos TBFs correspondentes. O método para a atribuição de portadoras a uma MS, fornecido numa variante de realização da presente invenção, pode aumentar a eficiência da atribuição de portadoras e melhorar ainda a velocidade de pico e a velocidade média do sistema. A figura 3 mostra o fluxograma do método para a atribuição de portadoras a uma MS numa outra variante de realização da presente invenção, em que as portadoras são atribuídas aos TBFs durante a transmissão de dados de ligação ascendente. O fluxograma inclui os seguintes passos:
Passo 301: a MS envia um pedido de recursos de pacote contendo o PFI para o BSS.
Passo 302: após receber o pedido, o BSS estabelece um TBF ou mais do que um TBF correspondente ao pedido de recursos de pacote e atribui uma portadora e/ou duas portadoras ao(s) TBF(s) .
Passo 303: o BSS constrói uma mensagem, indicando a atribuição de portadora com base nas portadoras atribuídas ao(s) TBF(s). A mensagem inclui a informação do(s) TBF(s) a 13 que é atribuída uma portadora e a informação do(s) TBF(s) a que são atribuídas duas portadoras.
Uma mensagem de atribuição pode ser construída nos dois modos seguintes: o formato de uma mensagem de atribuição de ligação ascendente, construída no primeiro modo, inclui a informação de duas portadoras atribuídas, a estrutura de um ou de mais do que um TBF de ligação ascendente a que são atribuídas as duas portadoras, a estrutura de um ou de mais do que um TBF de ligação ascendente a que é atribuída a primeira portadora, e a estrutura de um ou de mais do que um TBF de ligação ascendente a que é atribuída a segunda portadora. Com base nas portadoras atribuídas ao(s) TBF(s), a informação do(s) TBF(s) é inserida na estrutura do(s) TBF(s) de ligação ascendente a que são atribuídas as duas portadoras, a estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a primeira portadora, e a estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a segunda portadora. Se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que são atribuídas as duas portadoras, são atribuídas ao TBF as duas portadoras; se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a primeira portadora, é atribuída ao TBF a primeira portadora; se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a segunda portadora, é atribuída ao TBF a segunda portadora. Por exemplo, uma BS atribui a primeira portadora ao primeiro TBF e a segunda portadora ao segundo TBF, a informação do primeiro TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a primeira portadora, e a informação do segundo TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que é atribuída a segunda portadora. Um outro exemplo é: se 14 uma BS atribuir a primeira e a segunda portadoras a um TBF, a informação do TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação ascendente a que são atribuídas as duas portadoras. 0 que se segue é um exemplo de alguns códigos incluídos no primeiro tipo de mensagem de atribuição de ligação ascendente: < Multiple TBF Uplink Assignment message content > ::= { 0 | { 1 < Dual Carrier Multiple Uplink TBF Assignment : <
Dual Carrier Multiple Uplink TBF Assignment struct >> }**0 } { 0 | { 1 < Multiple Uplink TBF Assignment Cl : < Multiple Uplink TBF Assignment struct >> }**0 } { 0 | { 1 < Multiple Uplink TBF Assignment C2 : < Multiple Uplink TBF Assignment struct >> }**0 } A mensagem de atribuição anterior pode indicar que são atribuídas duas portadoras a um TBF ou a mais do que um TBF, a primeira portadora é atribuída a um outro TBF ou a mais TBFs, e a segunda portadora é atribuída a um TBF ou a mais do que um TBF. 0 formato de uma mensagem de atribuição de ligação ascendente, construída no segundo modo, inclui a informação de duas portadoras atribuídas, a estrutura de um TBF ou de mais do que um TBF de ligação ascendente a que são
atribuídas as duas portadoras, e outra informação. A estrutura de um ou de mais do que um TBF de ligação ascendente a que são atribuídas as duas portadoras inclui o primeiro e o segundo mapas de bits de fixação de intervalo de tempo, sendo ambos opcionais. Se o primeiro mapa de bits 15 de fixação de intervalo de tempo e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo forem válidos, são atribuídas duas portadoras ao TBF; se o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for válido e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for inválido, é atribuída ao TBF a portadora correspondente ao primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo; se o primeiro mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for inválido e o segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo for válido, é atribuída ao TBF a portadora correspondente ao segundo mapa de bits de fixação de intervalo de tempo. Por conseguinte, no segundo tipo de mensagem de atribuição de ligação ascendente, podem ser atribuídas ao TBF tanto uma portadora como duas portadoras. 0 que se segue é um exemplo de alguns códigos incluídos no segundo tipo de mensagem de atribuição de ligação ascendente: < Dual Carrier Multiple Uplink TBF Assignment struct > ::= { 1 { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > } { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit(8) > } { 1 < Uplink TBF assignment : < Dual Carrier Uplink TBF assignment struct >> } **0 } **0
Se houver outros TBFs antes de ser estabelecido o TBF correspondente a um pedido de recursos de pacote, a configuração da portadora do TBF original tem que ser 16 modificada. Por exemplo, antes de ser estabelecido o TBF correspondente ao pedido de recursos de pacote, se forem transmitidos dados de ligação ascendente entre o BSS e a MS via TBF1 e se a portadora-A for atribuída ao TBF1 e a portadora-B e a portadora-C forem atribuídas ao novo TBF2, a portadora-A atribuída ao TBF1 tem que ser modificada para portadora-B ou portadora-C, visto que são permitidas somente duas portadoras entre a MS e o BSS. Por conseguinte, na mensagem de atribuição, a portadora-B e a portadora-C têm que ser atribuídas ao TBF2 e a portadora-B ou a portadora-C têm que ser atribuídas ao TBF1.
Passo 304: o BSS envia a mensagem de atribuição de ligação ascendente à MS.
Passo 305: depois da receção da mensagem de atribuição de ligação ascendente, a MS adquire as portadoras atribuídas aos TBFs e recebe os dados de ligação ascendente do BSS nos TBFs correspondentes. O método e o sistema para a atribuição de portadoras a uma MS pode ser aplicado nos cenários em que o sistema dirige uma MS para atribuir recursos de rádio, mediante o envio de uma das seguintes mensagens: atribuição de ligação ascendente de pacote, atribuição de ligação ascendente de TBF múltiplo, Ack/Nack de ligação ascendente de pacote, atribuição de ligação ascendente de pacote, atribuição de ligação ascendente de TBF múltiplo, intervalo de tempo de pacote reconfigurado, Intervalo de tempo de TBF múltiplo reconfigurado, comando de encadeamento de ligação de PS, comando de encadeamento de ligação de DTM, atribuição de pacote, atribuição imediata, atribuição imediata prolongada e comando de atribuição de DTM. 17 0 método para a atribuição de portadoras a uma MS, fornecido numa outra forma de realização da presente invenção, pode aumentar de facto a eficiência da atribuição de portadoras e melhorar ainda a velocidade de pico e a velocidade média do sistema.
Além disso, o método e sistema fornecidos numa forma de realização da presente invenção também pode atribuir uma portadora e/ou mais portadoras a uma MS. Tanto a MS como a BS incluidas no sistema para a atribuição de portadoras a uma MS suportam duas ou mais portadoras. A seguir é descrito o processo de construção de uma mensagem de atribuição no método para a atribuição de portadoras a uma MS, quando são atribuídas a uma MS uma e/ou mais portadoras. 0 formato da mensagem de atribuição de ligação descendente, construída no primeiro modo, inclui a informação de múltiplas portadoras atribuídas, a estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas as múltiplas portadoras, e a estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída parte das portadoras. Com base nas portadoras atribuídas aos TBFs, a informação dos TBFs é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas múltiplas portadoras, e a estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída parte das portadoras. Se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas múltiplas portadoras, são atribuídas portadoras múltiplas ao TBF, como é indicado pela mensagem de atribuição; se a informação de um TBF for inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída parte das portadoras, é atribuída ao TBF a parte correspondente das portadoras. Algumas portadoras utilizam 18 um mapa de bits para indicar quais as portadoras que são utilizadas. Se a informação de uma posição no mapa de bits for válida, a correspondente portadora é atribuída. 0 cenário em que são atribuídas parte das portadoras também inclui o cenário em que apenas é atribuída uma portadora. Por exemplo, uma BS atribui três TBFs a uma MS e são utilizadas três portadoras para transmitir dados; todas estas três portadoras são atribuídas ao primeiro TBF, a primeira e a segunda portadoras são atribuídas ao segundo TBF, e a primeira e a terceira portadoras são atribuídas ao terceiro TBF. Neste caso, a informação do primeiro TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que são atribuídas múltiplas portadoras, a informação do segundo TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a parte correspondente das portadoras que transportam os mapas de bits da primeira e segunda portadoras, e a informação do terceiro TBF é inserida na estrutura do TBF de ligação descendente a que é atribuída a parte correspondente das portadoras que transportam os mapas de bits da primeira e terceira portadoras. Por conseguinte, a mensagem de atribuição inclui a informação do TBF a que são atribuídas múltiplas portadoras e a informação do TBF a que é atribuída parte das portadoras. 0 que se segue é um exemplo de alguns códigos incluídos no primeiro tipo de mensagem de atribuição de ligação descendente: < Multiple TBF Multi Carrier Downlink Assignment message content > : : = { 1 < Carrier Information : < Carrier Information struct >> } **0 19 { Ο | { 1 < Multi Carrier Multiple Downlink TBF Assignment : < Multi Carrier Multiple Downlink TBF Assignment struct » } * * 0 } { 0 | { 1 < Part Carrier Multiple Downlink TBF Assignment : < Part Carrier Bitmap > < Multi Carrier Multiple Downlink TBF Assignment struct >> }**0 } A mensagem de atribuição de ligação descendente, construída no segundo modo, partilha o mesmo princípio que a mensagem no método para a atribuição de portadoras a uma MS nas duas formas de realização da presente invenção.
Com o método e o sistema para a atribuição de portadoras a uma MS, fornecido numa forma de realização da presente invenção, pode ser utilizada uma mensagem de atribuição para atribuir uma portadora e/ou múltiplas portadoras a um TBF ou a mais do que um TBF entre uma MS e uma BS, o que aumenta a eficiência da atribuição de portadoras e melhora ainda a velocidade de pico e a velocidade média do sistema.
Lisboa, 8 de Junho de 2012

Claims (8)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Método para a atribuição de portadoras a uma estação móvel, MS, compreendendo: o envio de uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição de portadoras à MS; em que a mensagem de atribuição inclui a informação de pelo menos um temporary block flow, TBF, a que é atribuída uma portadora qualquer de duas portadoras, e a informação de pelo menos um TBF a que são atribuídas as duas portadoras; e em que a mensagem de atribuição compreende: campos { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit(8) > } e { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit (8)> }; em que o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit (8) > é zero ou um, e o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit(8) > é zero ou um.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente: a construção de um TBF ou de múltiplos TBFs, correspondentes a quadros de dados de ligação descendente, e antes do envio da mensagem de atribuição à MS.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a estrutura da mensagem de atribuição compreende a estrutura de TBFs a que são atribuídas duas portadoras 2 e a estrutura de TBFs a que é atribuída uma qualquer das duas portadoras.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a informação dos TBFs é inserida na estrutura dos TBFs a que são atribuídas duas portadoras e na estrutura de TBFs a que é atribuída uma qualquer das duas portadoras, com base nas portadoras atribuídas à MS.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a estrutura dos TBFs a que são atribuídas duas portadoras compreende dois mapas de bits de fixação de intervalos de tempo, correspondentes às duas portadoras.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, em que os mapas de bits de fixação de intervalos de tempo, correspondentes às portadoras, são estabelecidos como mapas de bits válidos, e a informação do TBF é inserida na estrutura de TBFs a que são atribuídas as duas portadoras.
7. Estação de base, compreendendo: uma unidade de construção de mensagem (23), configurada para construir uma mensagem de atribuição, indicando a atribuição de portadoras baseada numa qualquer de duas portadoras e as duas portadoras atribuídas aos TBFs; e una unidade de envio (24), configurada para o envio da mensagem de atribuição a uma MS; em que a mensagem de atribuição compreende: 3 campos { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit (8) > } e { 0 | 1 < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit (8)> }; em que o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C1 : bit (8) > é zero ou um, e o valor do campo < TIMESL0T_ALL0CATI0N_C2 : bit (8) > é zero ou um.
8. Estação de base de acordo com a reivindicação 7, compreendendo adicionalmente: uma unidade de gestão de recursos (22), configurada para atribuir uma qualquer de duas portadoras, e as duas portadoras, a TBFs. Lisboa, 8 de Junho de 2012
PT08706558T 2007-02-02 2008-01-25 Método para a atribuição de recursos de portadoras a uma estação móvel e respetivo sistema PT2028868E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN200710006881.8A CN101237602B (zh) 2007-02-02 2007-02-02 为移动台指派载波资源方法及其系统

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2028868E true PT2028868E (pt) 2012-06-20

Family

ID=39681277

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08706558T PT2028868E (pt) 2007-02-02 2008-01-25 Método para a atribuição de recursos de portadoras a uma estação móvel e respetivo sistema

Country Status (5)

Country Link
EP (2) EP2028868B1 (pt)
CN (1) CN101237602B (pt)
AT (1) ATE551867T1 (pt)
PT (1) PT2028868E (pt)
WO (1) WO2008095434A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101114665B1 (ko) 2002-01-22 2012-03-06 아이피알 라이센싱, 인코포레이티드 통신시스템에서 트래픽 채널을 할당하기 위한 방법 및 장치
US10420097B2 (en) 2002-01-22 2019-09-17 Ipr Licensing, Inc. Techniques for setting up traffic channels in a communications system
US8498249B2 (en) 2008-05-05 2013-07-30 Mediatek Inc. Method of network entry in OFDM multi-carrier wireless communications systems
US8514793B2 (en) 2008-10-31 2013-08-20 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for monitoring and processing component carriers
JP5379912B2 (ja) * 2009-04-24 2013-12-25 聯發科技股▲ふん▼有限公司 マルチキャリアofdmシステムのキャリア割り当ての方法及び装置
KR101707867B1 (ko) * 2009-07-28 2017-02-17 엘지전자 주식회사 다중반송파 지원 광대역 무선 통신 시스템에서의 반송파 관리 절차 수행 방법 및 장치
US9559829B2 (en) * 2009-11-04 2017-01-31 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Signaling for flexible carrier aggregation
KR101435848B1 (ko) 2010-01-12 2014-08-29 엘지전자 주식회사 멀티캐리어 시스템에서 e-mbs서비스를 위한 효율적인 캐리어 스위칭 동작을 수행하기 위한 방법 및 장치
KR20110099157A (ko) * 2010-03-01 2011-09-07 엘지전자 주식회사 무선 접속 시스템에서 멀티 캐리어를 할당하기 위한 방법 및 장치

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI114768B (fi) * 1999-03-11 2004-12-15 Nokia Corp Parannettu menetelmä ja järjestely tiedon siirtämiseksi pakettiradiopalvelussa
US7006477B1 (en) * 1999-12-10 2006-02-28 Lucent Technologies Inc. Method for interleaving of half rate channels suitable for half duplex operation and statistical multiplexing
FI109437B (fi) * 2000-04-03 2002-07-31 Nokia Corp Resurssien varaus pakettimuotoisessa tiedonsiirrossa
FI112138B (fi) * 2001-02-09 2003-10-31 Nokia Corp Kehittynyt menetelmä ja järjestely tiedon siirtämiseksi pakettiradiopalvelussa
US7903538B2 (en) * 2003-08-06 2011-03-08 Intel Corporation Technique to select transmission parameters
CN1270489C (zh) * 2003-09-05 2006-08-16 中兴通讯股份有限公司 Gprs系统中的一种下行数据传输重指派方法
EP1684473A1 (en) * 2005-01-21 2006-07-26 Siemens S.p.A. Method of management of multiple uplink tbfs in gprs systems
US8169953B2 (en) * 2005-05-17 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for wireless multi-carrier communications

Also Published As

Publication number Publication date
CN101237602B (zh) 2010-05-19
WO2008095434A1 (en) 2008-08-14
EP2403179A3 (en) 2012-02-22
ATE551867T1 (de) 2012-04-15
EP2028868B1 (en) 2012-03-28
CN101237602A (zh) 2008-08-06
EP2403179B1 (en) 2014-05-07
EP2028868A1 (en) 2009-02-25
EP2028868A4 (en) 2009-12-09
EP2403179A2 (en) 2012-01-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2028868E (pt) Método para a atribuição de recursos de portadoras a uma estação móvel e respetivo sistema
ES2814624T3 (es) Método y aparato para determinar el tamaño de bloque de transporte
CN107872876B (zh) 消息的发送方法和装置
EP3282725B1 (en) Base station and user terminal
JP4979092B2 (ja) 無線通信システムにおけるリソース割り当て方法
JP4675417B2 (ja) 通信システムにおけるデータ送受信方法及び装置
ES2960340T3 (es) Procedimiento y dispositivo para su uso en la configuración de una nueva arquitectura de calidad de servicio en un sistema de conectividad dual
US8345611B2 (en) Method of transmitting a data block in a wireless communication system
JP5199310B2 (ja) Mbms動的スケジューリング情報を処理する方法および装置
ES2928430T3 (es) Mejora de la agregación y perforación de canales para IEEE 802.11ax y posteriores
BR9917902B1 (pt) Estação móvel para transmitir e receber informação num sistema de radiocomunicações comutado por pacote através de um canal físico
BRPI0611265A2 (pt) mÉtodo e equipamento para comunicaÇÕes multiportadoras sem fio
JP2011507391A (ja) 拡張無線端末のレンジング手順識別
JP5307154B2 (ja) タイムスロット交換の方法および装置
BR112013001933B1 (pt) Sistema para implementar convergência de múltiplas redes de acesso de rádio (rans) e método do mesmo
US20220272692A1 (en) Methods for data transmission and a terminal device
RU2469502C2 (ru) Система и способ однофазного доступа в системе связи
EP4040877A1 (en) Terminal and communication method
BR112021007665A2 (pt) método de controle de comunicação, aparelho e meio de armazenamento legível por computador
EP4138482A1 (en) Mobile station, base station, reception method, and transmission method
US20100110974A1 (en) Bandwidth request method and relay station
ES2936409T3 (es) Procedimiento y dispositivo de procesamiento de reserva de recursos y medio de almacenamiento
WO2010054550A1 (zh) 多载波系统中增强小区前向接入信道的资源配置设备及方法
WO2013014856A1 (ja) 移動通信システム、無線基地局、移動局、データ送信方法、データ受信方法及びコンピュータ可読媒体
WO2018054336A1 (zh) 消息的发送方法和装置