PT1994685E - Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos - Google Patents

Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos Download PDF

Info

Publication number
PT1994685E
PT1994685E PT07711698T PT07711698T PT1994685E PT 1994685 E PT1994685 E PT 1994685E PT 07711698 T PT07711698 T PT 07711698T PT 07711698 T PT07711698 T PT 07711698T PT 1994685 E PT1994685 E PT 1994685E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
node
next node
data transmission
hidden
data
Prior art date
Application number
PT07711698T
Other languages
English (en)
Inventor
Torsten Langguth
Henrik Schober
Thomas Nicolay
Original Assignee
Rohde & Schwarz
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rohde & Schwarz filed Critical Rohde & Schwarz
Publication of PT1994685E publication Critical patent/PT1994685E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access
    • H04W74/08Non-scheduled access, e.g. ALOHA
    • H04W74/0808Non-scheduled access, e.g. ALOHA using carrier sensing, e.g. carrier sense multiple access [CSMA]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W40/00Communication routing or communication path finding
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/18Self-organising networks, e.g. ad-hoc networks or sensor networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A TRANSMISSÃO DE DADOS EM MÚLTIPLOS SALTOS ΝΌΜΑ REDE AD-HOC COM NÓS ESCONDIDOS" A presente invenção refere-se a um processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos.
Uma rede ad-hoc móvel (MANET) é constituída por uma quantidade de equipamentos de rádio que formam dinamicamente uma rede temporária, na qual cada equipamento de rádio serve como encaminhador para os respectivos outros equipamentos de rádio e, por conseguinte, não é necessária nenhuma infra-estrutura central.
Um ponto importante no caso de MANETs é a coordenação do acesso ao recurso de transmissão utilizado em comum. Apenas um equipamento deve respectivamente emitir, porque ao contrário verificam-se colisões que provocam a perda das informações emitidas.
Um protocolo Medium-Access-Control (MAC) coordena o acesso e define como é que os equipamentos de rádio podem distribuir de forma eficiente e justa o recurso de transmissão limitado. Precisamente na área de ad-hoc, os processos MAC que coordenam o acesso ao canal com base nas informações sobre a ocupação do canal são muito disseminados. Os processos deste género são reunidos sob o conceito de Carrier-Sensing-Multiple-Access 1 (CSMA). Um processo WLAN muito disseminado, IEEE 802.11, baseia-se em CSMA.
No caso de processos CSMA, todas as estações com intenção de emissão monitorizam o meio. Quando o meio já se encontra ocupado, as estações com intenção de emissão esperam. Quando o meio não se encontra ocupado, as estações com intenção de emissão podem ocupar o meio e emitir. Para evitar colisões no final de uma transmissão, o acesso ao canal pode ser controlado através de um tempo de espera aleatório. As diferentes estações têm diferentes tempos de espera no final de uma transmissão, de modo a que uma estação ocupe primeiro o meio. As outras estações detectam isto através da monitorização do canal e renunciam à intenção de emissão até ao final da transmissão actual. O meio é considerado como ocupado, quando a intensidade do sinal recebida é superior a um determinado valor limiar.
As MANETs têm uma topologia aleatória dinâmica, que às vezes se altera muito rapidamente. Os equipamentos de rádio comunicam directamente com os seus equipamentos de rádio adjacentes (nós adjacentes), quando estes se encontram dentro do alcance, ou através de vários equipamentos de rádio servindo como nós intermédios (múltiplos saltos), que encaminham as informações para o equipamento de rádio de destino (nó de destino) . Devido à estrutura descentralizada, as redes deste género são muito estáveis, exigindo no entanto um controlo e coordenação autónomos através dos nós individuais da rede.
Para um funcionamento em múltiplos saltos, cada nó de rádio tem à disposição uma tabela de encaminhamento com a topologia de todos os nós de rádio participantes. Esta tabela de encaminhamento é actualizada por meio de troca de dados com os 2 nós de rádio adjacentes, no caso do encaminhamento proactivo numa determinada trama de tempo e no caso do encaminhamento reactivo, apenas nos momentos da troca de dados úteis com os nós de rádio adjacentes. Quando o nó de origem detecta o nó de destino na tabela de encaminhamento, o pacote de dados a transmitir é transmitido pelo nó de rádio com intenção de emissão, através do percurso de encaminhamento de todos os nós intermédios conhecidos, para o nó de destino.
Pode ocorrer um bloqueio da rede quando, de acordo com a figura 1, dois nós, em cujo alcance não se encontra contido o respectivo outro nó, apresentam um nó idêntico que se situa dentro do seu alcance. Quando os dois nós pretendem de comunicar simultaneamente com o seu nó idêntico, os seus respectivos sinais colidem, o que não pode ser evitado através do processo CSMA, devido à falta de coordenação dos dois nós. 0 desempenho da rede ad-hoc móvel é reduzido por um bloqueio da rede deste género. Devido ao facto de os dois nós que emitem se situarem respectivamente fora do alcance do outro nó, representam, em cada caso, nós escondidos para o respectivo outro nó. A identificação de nós escondidos deste género numa MANET representa por este motivo uma medida importante para o aumento do desempenho da rede ad-hoc móvel.
Para evitar colisões dos nós escondidos, é frequentemente utilizado o processo RTS-CTS de acordo com a figura 2. Neste caso, um emissor transmite em primeiro lugar uma mensagem curta (RTS), com a qual é anunciada a transmissão. 0 receptor responde igualmente com uma mensagem curta (CTS). Depois realiza-se a transmissão de dados úteis, propriamente dita. Através das mensagens RTS e CTS, todas as estações no alcance do emissor e 3 do receptor são informadas sobre a transmissão. As outras estações não devem, elas próprias, emitir durante a transmissão, de modo a evitar colisões. A transmissão das mensagens RTS e CTS consome capacidade de transmissão que não está à disposição para a transmissão de pacotes de dados úteis. Em particular, no caso da transmissão de pequenos pacotes de dados úteis, a transmissão de mensagens RTS e CTS tem uma influência significativamente negativa. Nesta medida, o processo RTS-CTS é apenas utilizado a partir de um determinado tamanho de pacotes de dados úteis.
Do documento WO 03/079708 Al consta um processo para a identificação de um nó escondido. Neste caso, uma mensagem de controlo é emitida por um nó com intenção de emissão, para um nó adjacente, em cuja zona envolvente se encontra um nó escondido para o nó com intenção de emissão e, por fim, encaminhada pelo nó adjacente para o nó escondido que emite de retorno uma mensagem de confirmação para o nó com intenção de emissão, através do nó adjacente. Esta mensagem de confirmação serve ao nó com intenção de emissão, como indicador para a existência de um nó escondido, que se encontra na zona envolvente do nó adjacente. O objectivo da invenção é o de conceber um processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos, que evite colisões com pacotes de dados úteis de nós escondidos e, em simultâneo, melhore a eficiência do canal de transmissão. O objectivo é solucionado através do objecto do processo de acordo com a invenção, para a transmissão de dados em múltiplos 4 saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos, com as características da reivindicação 1. Aperfeiçoamentos vantajosos encontram-se indicados nas reivindicações dependentes.
De acordo com a invenção, no caso de uma intenção de transmissão de dados de um nó na rede ad-hoc, o mesmo apura a probabilidade de uma transmissão de dados sem colisões e no caso de uma probabilidade elevada de uma transmissão sem colisões, executa a transmissão de dados, sem executar um processo de sintonização sobre a atribuição do canal de transmissão, com os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte.
Apenas no caso de uma probabilidade reduzida de uma transmissão sem colisões é executado um processo de sintonização sobre a atribuição do canal de transmissão, com os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, por exemplo através de um processo RTS-CTS.
Deste modo, o canal de transmissão é ocupado com um número minimo de processos de sintonização entre os nós com intenção de emissão e os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, em comparação com processos do estado da técnica, facto do qual resulta uma eficiência mais elevada do canal de transmissão.
No documento EP 1509006 AI encontra-se revelado um processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos com nós escondidos, que evita colisões com pacotes de dados úteis de nós escondidos, e que determina a probabilidade para uma transmissão de dados sem colisões, através do apuramento de um parâmetro de taxas de colisões. Quando o valor do parâmetro de taxas de 5 colisões apurado é inferior a um determinado valor limiar, um processo de sintonização relativo às colisões, que de outro modo tem que ser realizado, é desactivado através de um mecanismo Request-To-Send/Clear-To-Send (RTS/CTS) com o nó seguinte. visando o apuramento da probabilidade de uma transmissão sem colisões, o nó com intenção de emissão apura o número de nós escondidos, que se situam na zona envolvente do nó que se encontra mais próximo, no percurso de encaminhamento da sua transmissão de dados. Para este efeito, de modo correspondente ao documento WO 03/088587 Al, este pode avaliar antecipadamente as informações de encaminhamento, trocadas com os seus nós adjacentes visando o encaminhamento, sem desperdiçar capacidade de transmissão adicional, para a identificação de nós escondidos.
Quanto maior é o número de nós escondidos identificados na zona envolvente do nó seguinte, no percurso de encaminhamento, tanto maior é a probabilidade de colisões que se verificam. Visando o apuramento da probabilidade de uma transmissão sem colisões, o nó com intenção de emissão pode adicionalmente determinar o volume de transmissão médio entre o nó seguinte e cada nó escondido, que se encontra na sua zona envolvente. Para este efeito, o tamanho de pacote, o tipo de dados e/ou a classe de serviço de cada pacote de dados úteis transmitido entre o nó seguinte e os nós escondidos, que se encontram na sua zona envolvente, são registados e estatisticamente avaliados.
Uma avaliação ao longo do tempo, do volume de transmissão médio entre o nó seguinte e cada nó escondido, que se encontra na sua zona envolvente, possibilita, em particular no caso de um comportamento de transmissão de dados periódico, a identificação 6 de tempos com uma probabilidade elevada para uma transmissão de dados sem colisões.
No que se segue, o processo de acordo com a invenção para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos é explicado ao pormenor com base no desenho. As figuras do desenho mostram:
Figura 1 uma representação da distribuição espacial de nós emissores, adjacentes e escondidos,
Figura 2 uma representação da troca de dados num processo RTS-CTS,
Figura 3 um fluxograma do processo de acordo com a invenção para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos,
Figura 4 um diagrama de tempos de uma ocupação típica do canal de transmissão numa rede ad-hoc e
Figura 5 um diagrama de blocos do sistema de acordo com a invenção para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos.
No que se segue, o processo de acordo com a invenção para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos é explicado ao pormenor com base na figura 3.
No primeiro passo S10 do processo, um nó na rede ad-hoc que tem que emitir um pacote de dados úteis a transmitir, para um nó de destino, apura o nó seguinte na rede ad-hoc, no âmbito de um 7 processo de encaminhamento a partir de tabelas de encaminhamento existentes. Para este efeito são utilizados processos de encaminhamento de acordo com o estado da técnica.
No que se segue, por nó de origem é entendido o nó no qual existe actualmente o pacote de dados, enquanto que por nó de destino é entendido o nó para o qual o nó de origem emite o pacote de dados.
No seguinte passo S20 do processo, o nó com intenção de emissão apura nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, com base num processo para a identificação de nós escondidos numa rede ad-hoc, de acordo com o estado da técnica, por exemplo de acordo com o processo descrito no documento WO 03/088578 Al. Quando não se identifica através deste processo nenhum nó escondido na zona envolvente do nó seguinte, não é de esperar nenhuma colisão no caso de uma transmissão do pacote de dados úteis a emitir, pelo nó com intenção de emissão, e, de acordo com o passo S100 do processo, o nó com intenção de emissão pode transmitir o pacote de dados úteis para o nó seguinte, sem se verificarem problemas.
Pelo contrário, quando se identifica através deste processo pelo menos um nó escondido na zona envolvente do nó seguinte, apura-se, no seguinte passo S30 do processo, se o número dos nós escondidos identificados ultrapassa um valor limiar predefinido. Quando o número dos nós escondidos identificados é inferior ao valor limiar, pode supor-se uma probabilidade elevada para uma transmissão de dados sem colisões, no caso de uma transmissão do pacote de dados úteis a emitir através do nó com intenção de emissão e, de acordo com o passo S100 do processo, o nó com intenção de emissão transmite o pacote de dados úteis para o nó 8 seguinte, com um risco comparativamente reduzido de se verificarem problemas.
Pelo contrário, quando o número dos nós escondidos identificados é superior ao valor limiar, no subsequente passo S40 do processo, o volume de transmissão de dados médio entre o nó seguinte e os nós escondidos, que se encontram na sua zona envolvente pode ser opcionalmente apurado durante um período de tempo mais prolongado, através de registo e avaliação estatística dos pacotes de dados úteis transmitidos entre o nó seguinte e cada nó escondido, que se encontra na zona envolvente do nó seguinte. Para a determinação do volume de transmissão de dados médio podem ser utilizados, enquanto parâmetros, por exemplo o tamanho de pacote, o tipo de dados e/ou a classe de serviço dos pacotes de dados úteis respectivamente transmitidos entre o nó seguinte e os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte.
Quando este volume de transmissão de dados médio é inferior a um valor limiar predefinido, pode supor-se uma probabilidade elevada para uma transmissão de dados sem colisões, apesar da existência de um número mínimo de nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte. Neste caso, no passo S100 do processo, o nó com intenção de emissão pode emitir o pacote de dados úteis a transmitir, para o nó seguinte, com um risco comparativamente reduzido de se verificarem problemas.
Quando o número dos nós escondidos identificados, de acordo com o passo S30 do processo, é superior a um valor limiar predefinido e/ou o volume de transmissão de dados médio no passo S40 do processo ultrapassa um valor limiar, pode ser opcionalmente registado no passo S50 do processo, o decurso 9 temporal do volume de transmissão de dados médio entre o nó seguinte e cada nó escondido, que se encontra na zona envolvente do nó seguinte. No caso de um fluxo de transmissão de dados que se verifica periodicamente, entre o nó seguinte e os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, podem existir, a saber, tempos com volumes de transmissão de dados médios mais reduzidos e, deste modo, uma probabilidade elevada para uma transmissão de dados sem colisões, e tempos com volumes de transmissão de dados médios mais elevados e, deste modo, uma probabilidade reduzida para uma transmissão de dados sem colisões.
Por este motivo, num subsequente passo S60 do processo, igualmente a executar opcionalmente, apuram-se, a partir deste decurso temporal opcionalmente apurado do volume de transmissão de dados médio, os períodos de tempo, nos quais existe um volume de transmissão de dados médio elevado, e os períodos de tempo, nos quais existe um volume de transmissão de dados médio reduzido.
Por fim, num seguinte passo S70 do processo, igualmente a executar opcionalmente, é verificado se no momento actual existe um período de tempo com um volume de transmissão de dados médio elevado. Quando actualmente não existe nenhum período de tempo com um volume de transmissão de dados médio elevado, a probabilidade para uma transmissão de dados sem colisões é actualmente comparativamente elevada e o nó com intenção de emissão transmitirá o pacote de dados úteis para o nó seguinte, no passo S100 do processo.
Pelo contrário, quando actualmente existe um período de tempo com uma taxa de transmissão de dados média elevada, a 10 probabilidade para uma transmissão de dados sem colisões é actualmente reduzida, e tal como também no caso de um número de nós escondidos identificados superior ao valor limiar predefinido, de acordo com o passo S30 do processo, e/ou no caso de um volume de transmissão de dados médio superior a um valor limiar predefinido, de acordo com o passo S40 do processo, o nó com intenção de emissão, no seguinte passo S80 do processo, sintonizará com o nó escondido, que se encontra na zona envolvente do nó seguinte, no que diz respeito ao próximo acesso ao canal, sem execução dos passos S50 a S70 do processo opcionais. Neste caso pode ser utilizado o processo RTS-CTS acima referido, com intercalação do nó seguinte, mas também impreterivelmente outros processos da atribuição do canal de transmissão num sistema CSMA.
Quando por fim o canal de transmissão é atribuído ao nó com intenção de emissão, o nó com intenção de emissão procede à transmissão do pacote de dados úteis a emitir, para o nó seguinte, no passo S100 do processo.
No diagrama de tempos da figura 4 encontra-se representada a ocupação do canal de transmissão numa rede ad-hoc no caso de volumes de transmissão de dados que se verificam periodicamente, entre o nó seguinte e um nó escondido, que se encontra na sua zona envolvente. Podem ser reconhecidos os períodos de tempo com um volume de transmissão de dados médio elevado que se verificam periodicamente (com tracejado) e os períodos de tempo daí resultantes com um volume de transmissão de dados médio reduzido, nos quais o nó com intenção de emissão pode emitir os pacotes de dados úteis a transmitir, para o nó seguinte (sem tracejado). 11
Na figura 5 encontra-se representado um diagrama de blocos do sistema de acordo com a invenção, para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos, que se encontra implementado em cada nó da rede ad-hoc. 0 sistema de acordo com a invenção é constituído por uma entidade 1 de controlo que analisa e extraí todos os pacotes de dados úteis recebidos relativamente às informações relevantes para o processo de acordo com a invenção - endereço de destino MAC, endereço de origem MAC, tamanho de pacote, tipo de dados, classe de serviço, hora do envio, etc. A entidade 1 de controlo que, de um modo preferido, é realizada na camada da rede, pode executar a extracção dos dados relevantes do pacote de dados úteis recebido, ou de forma separada para uma única camada, de um modo preferido a camada da rede, e os dados relevantes a extrair do pacote de dados úteis nesta camada, ou em alternativa de forma integrada para todas as camadas do nó e os dados relevantes a extrair do pacote de dados úteis em todas as camadas do nó.
As informações extraídas do pacote de dados úteis recebido são analisadas e avaliadas (comparação do número de nós escondidos identificados com um valor limiar, determinação do volume de transmissão de dados médio a partir do tamanho de pacote, tipo de dados e/ou classe de serviço, comparação do volume de transmissão de dados médio com um valor limiar, identificação da periodicidade da evolução do volume de transmissão de dados médio) por uma entidade 2 de avaliação disposta a jusante da entidade 1 de controlo, e que, de um modo preferido, se encontra igualmente implementada na camada da rede. As informações avaliadas são arquivadas numa base 3 de dados, na vizinhança das tabelas de encaminhamento e dos nós 12 escondidos, respectivamente identificados na zona envolvente dos nós seguintes individuais. A invenção não se encontra limitada ao exemplo de realização representado. No âmbito da invenção, todas as medidas acima descritas podem ser combinadas facultativamente umas com as outras.
Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 13

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos, no qual um nó com intenção de emissão apura a probabilidade para uma transmissão de dados sem colisões, para o nó seguinte e, no caso de uma probabilidade elevada para uma transmissão de dados sem colisões, transmite um pacote de dados úteis para o nó seguinte (S100), sem se sintonizar, através do nó seguinte, com nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, relativamente à transmissão de dados para o nó seguinte, sendo que a probabilidade para uma transmissão de dados sem colisões para o nó seguinte é considerada como elevada, no caso de um número inferior a um valor limiar, de nós escondidos identificados na zona envolvente do nó seguinte (S30), ou no caso de um volume de transmissão de dados médio inferior a um valor limiar, entre o nó seguinte e cada nó escondido identificado na zona envolvente do nó seguinte (S40).
  2. 2. Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por tempos com uma probabilidade reduzida para uma transmissão de dados sem colisões para o nó seguinte, serem apurados enquanto tempos com um volume de transmissão de dados médio reduzido entre o nó seguinte e cada nó escondido identificado na zona envolvente do nó seguinte (S60) .
  3. 3. Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o tamanho de pacote, o tipo de dados e/ou a classe de serviço 1 de cada pacote de dados úteis, transmitido entre o nó seguinte e cada um dos nós escondidos identificados na zona envolvente do nó seguinte serem registados e estatisticamente avaliados, para o apuramento do volume de transmissão de dados médio entre o nó seguinte e cada nó individual dos nós escondidos identificados na zona envolvente do nó seguinte.
  4. 4. Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por, no caso de um volume de transmissão de dados médio elevado, em tempos com volumes de transmissão de dados médios elevados e/ou no caso de um número elevado de nós escondidos identificados na zona envolvente do nó seguinte, o nó com intenção de emissão se sintonizar, através do nó seguinte, com os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, relativamente à transmissão de dados para o nó seguinte (S80) .
  5. 5. Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a sintonização entre o nó com intenção de emissão e os nós escondidos, que se encontram na zona envolvente do nó seguinte, ser realizada através do processo RTS/CTS. Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 2 1/3
    Fig. 1 RTS Nód?"----- Nò oiigem CTS destino escondido Fig. 2 2/3 ( Inicio ) S10 Apuramento do nó seguinte para o pacote de dados úteis a transmitir, com base em tabelas de encaminhamento
    <> O (> Q
    0 S80— Sintonização com nó escondido relativamente ao acesso ao canal
    _♦ Transmissão do pacote de dados úteis para o nó seguinte Fig.3 3/3 seguinte •O i_______ _ escondido Nós com |-1 _C=L_ _dl_ —► de emissão Período de actividade
    Fig.4
    Fluxo de dados Fig.5
PT07711698T 2006-03-10 2007-02-27 Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos PT1994685E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006011259 2006-03-10
DE102006014308A DE102006014308A1 (de) 2006-03-10 2006-03-28 Verfahren zur Multi-Hop-Datenübertragung in einem ad-hoc-Netz mit versteckten Knoten

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1994685E true PT1994685E (pt) 2011-02-24

Family

ID=38290192

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07711698T PT1994685E (pt) 2006-03-10 2007-02-27 Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8270341B2 (pt)
EP (1) EP1994685B1 (pt)
CN (1) CN101395857B (pt)
AT (1) ATE497663T1 (pt)
DE (2) DE102006014308A1 (pt)
IL (1) IL193754A (pt)
NO (1) NO337846B1 (pt)
PL (1) PL1994685T3 (pt)
PT (1) PT1994685E (pt)
WO (1) WO2007104424A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5464278B2 (ja) * 2010-11-29 2014-04-09 富士通株式会社 無線通信装置および無線ネットワークにおける経路決定方法
CN102497440B (zh) * 2011-12-20 2014-04-09 山东大学 一种低延时数据聚合算法
CN105224501B (zh) * 2015-09-01 2018-10-02 华为技术有限公司 改进圆环面网络及其确定数据包传输路径的方法和装置
JP6699369B2 (ja) * 2016-06-03 2020-05-27 ソニー株式会社 無線通信装置および無線通信方法
EP3490327B1 (de) 2017-11-22 2019-10-16 Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG Funkverfahren mit dynamischer reservierung von übertragungskapazität
EP3831021A1 (en) 2018-07-27 2021-06-09 Gotenna Inc. VINEtm ZERO-CONTROL ROUTING USING DATA PACKET INSPECTION FOR WIRELESS MESH NETWORKS
CN112055419B (zh) * 2020-09-21 2022-06-24 电子科技大学 基于统计的通信信号关联方法

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5636223A (en) * 1995-06-27 1997-06-03 Motorola, Inc. Methods of adaptive channel access attempts
US5805569A (en) * 1996-04-30 1998-09-08 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Packet data communications system having a malfunction list
US5661727A (en) * 1996-06-12 1997-08-26 International Business Machines Corporation Schemes to determine presence of hidden terminals in wireless networks environment and to switch between them
US20020172186A1 (en) * 2001-04-09 2002-11-21 Peter Larsson Instantaneous joint transmit power control and link adaptation for RTS/CTS based channel access
US7130289B2 (en) * 2002-03-14 2006-10-31 Airmagnet, Inc. Detecting a hidden node in a wireless local area network
US7200149B1 (en) * 2002-04-12 2007-04-03 Meshnetworks, Inc. System and method for identifying potential hidden node problems in multi-hop wireless ad-hoc networks for the purpose of avoiding such potentially problem nodes in route selection
ATE375044T1 (de) * 2002-04-18 2007-10-15 Nokia Corp Verfahren, system und einrichtung zur dienstauswahl über ein drahtloses lokales netzwerk
US7397785B2 (en) * 2003-05-28 2008-07-08 Nokia Corporation Method for enhancing fairness and performance in a multihop ad hoc network and corresponding system
US20050041616A1 (en) * 2003-08-21 2005-02-24 Boris Ginzburg Method and apparatus to adapt threshold of data frame protect mechanism
KR100574041B1 (ko) * 2003-10-27 2006-04-26 삼성전자주식회사 애드호크 네트워크 무선통신 시스템 및 그 무선통신방법
GB2412273B (en) * 2004-03-15 2006-12-20 Toshiba Res Europ Ltd Detection of hidden and exposed nodes in wireless networks
US7443833B2 (en) * 2004-08-06 2008-10-28 Sharp Laboratories Of America, Inc. Ad hoc network topology discovery
US7583645B2 (en) * 2004-09-01 2009-09-01 Intel Corporation Adaptive MAC architecture for wireless networks
EP1935146B1 (en) * 2005-10-12 2012-01-11 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and arrangement for link cost determination for routing in wireless networks
US8081592B2 (en) * 2005-10-26 2011-12-20 Qualcomm Incorporated Flexible medium access control (MAC) for ad hoc deployed wireless networks

Also Published As

Publication number Publication date
CN101395857B (zh) 2012-12-12
IL193754A (en) 2014-09-30
PL1994685T3 (pl) 2011-08-31
WO2007104424A3 (de) 2008-05-22
WO2007104424A2 (de) 2007-09-20
DE102006014308A1 (de) 2007-09-13
US8270341B2 (en) 2012-09-18
NO20083503L (no) 2008-10-09
CN101395857A (zh) 2009-03-25
EP1994685B1 (de) 2011-02-02
NO337846B1 (no) 2016-06-27
DE502007006417D1 (de) 2011-03-17
US20090175170A1 (en) 2009-07-09
IL193754A0 (en) 2009-05-04
ATE497663T1 (de) 2011-02-15
EP1994685A2 (de) 2008-11-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8111684B2 (en) Path shortening in a wireless mesh network
PT1994685E (pt) Processo para a transmissão de dados em múltiplos saltos numa rede ad-hoc com nós escondidos
Chen et al. QoS-aware routing based on bandwidth estimation for mobile ad hoc networks
JP6367459B2 (ja) 近隣認識ネットワークデータリンクにおけるトラフィックの告知およびスケジューリング
JP6449427B2 (ja) 近隣認識ネットワークデータリンクにおけるトラフィックの告知およびスケジューリング
US8432797B2 (en) Method and system for distributed admission control in mobile ad hoc networks (MANETs)
US8885631B2 (en) Multiuser detection enabled medium access control in mobile ad hoc networks
Michopoulos et al. DCCC6: Duty Cycle-aware congestion control for 6LoWPAN networks
Gherbi et al. Distributed energy efficient adaptive clustering protocol with data gathering for large scale wireless sensor networks
US20100254364A1 (en) Rate-adaptive method for wireless mesh network
JP4179512B2 (ja) 無線基地局
EP2359543B1 (en) A method for estimation of residual bandwitdth
Liu et al. COF: Exploiting concurrency for low power opportunistic forwarding
KR20130033181A (ko) 무선센서 네트워크에서 트래픽 양의 변화에 따른 효율적인 스케줄링 방법 및 장치
Iyer et al. Understanding the key performance issues with MAC protocols for multi‐hop wireless networks
Autenrieth et al. PaderMAC: A low-power, low-latency MAC layer with opportunistic forwarding support for wireless sensor networks
KR101659717B1 (ko) 무선 네트워크에서 매체 액세스를 허가하기 위한 방법 및 그를 위한 네트워크
Chen et al. Select: Self-learning collision avoidance for wireless networks
Zhu et al. A unified MAC and routing framework for multichannel multi-interface ad hoc networks
Zarmehri et al. Supporting sensing application in vehicular networks
ES2357648T3 (es) Procedimiento para la transmisión de datos de saltos sucesivos en una red ad hoc con nodos ocultos.
Liu et al. MARR-ALOHA: A mobility adaptive variety of RR-ALOHA for vehicular ad-hoc networks
Reinhardt et al. RoCoCo: Receiver-initiated opportunistic data collection and command multicasting for WSNs
Thenmozhi et al. Highly ensured QoS routing in mobile ad hoc networks based on multiple constraints
Lee A Proactive Routing Protocol for Multi-Channel Wireless Ad-hoc Networks