PT1907091E - Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água - Google Patents

Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água Download PDF

Info

Publication number
PT1907091E
PT1907091E PT06777937T PT06777937T PT1907091E PT 1907091 E PT1907091 E PT 1907091E PT 06777937 T PT06777937 T PT 06777937T PT 06777937 T PT06777937 T PT 06777937T PT 1907091 E PT1907091 E PT 1907091E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
holes
reservoir
plates
channel
Prior art date
Application number
PT06777937T
Other languages
English (en)
Inventor
Karim Essemiani
Olivier Iborra
Michel Badard
Original Assignee
Otv Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Otv Sa filed Critical Otv Sa
Publication of PT1907091E publication Critical patent/PT1907091E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D21/00Separation of suspended solid particles from liquids by sedimentation
    • B01D21/0087Settling tanks provided with means for ensuring a special flow pattern, e.g. even inflow or outflow
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D21/00Separation of suspended solid particles from liquids by sedimentation
    • B01D21/0039Settling tanks provided with contact surfaces, e.g. baffles, particles
    • B01D21/0042Baffles or guide plates
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D21/00Separation of suspended solid particles from liquids by sedimentation
    • B01D21/24Feed or discharge mechanisms for settling tanks
    • B01D21/2405Feed mechanisms for settling tanks

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Physical Water Treatments (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Separation Of Solids By Using Liquids Or Pneumatic Power (AREA)
  • Removal Of Floating Material (AREA)
  • Excavating Of Shafts Or Tunnels (AREA)
  • Cyclones (AREA)
  • Auxiliary Devices For Machine Tools (AREA)

Description

ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água" O invento refere-se à concepção e execução de instalações de tratamento de água tendo em vista a sua depuração.
Mais especificamente, o invento refere-se a um novo dispositivo para separação por gravidade da água. Estes dispositivos são conhecidos pelos especialistas na matéria como "clarificadores" ou "decantadores". O bom funcionamento das estações de depuração é condicionado pelo bom funcionamento hidráulico das estruturas que as constituem. Isto é particularmente verdade nomeadamente para os clarificadores, os quais permitem uma separação por gravidade das partículas sólidas presentes na água a tratar.
As características principais de uma estrutura de clarificação são definidas principalmente por: a sua forma geométrica, a qual é geralmente circular, quadrada ou rectangular; o posicionamento dos seus meios de alimentação de água a clarificar, o qual é geralmente a central ou periférico; os seus labirintos internos; o seu sistema de recuperação de lamas/flocos/particulas decantadas, o qual é, em geral, constituído por um sistema de raspagem ou de sucção; o seu sistema de recuperação de água clarificada, o qual está, geralmente, posicionado no centro da estrutura ou na periferia da mesma. A eficácia destas estruturas pode ser optimizada graças a certas opções tais como, nomeadamente lamelas inclinadas 2 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ previstas na estrutura, as quais melhoram os fenómenos de decantação e de clarificação.
Os clarificadores, que apresentam um reservatório circular, são largamente utilizados para proceder à separação por gravidade de água, tendo em vista a obtenção de um liquido purificado e de uma fase essencialmente sólida, constituída essencialmente pelas partículas em suspensão inicialmente presentes na água. Tais partículas em suspensão podem ser constituídas por partículas sólidas, tais como, por exemplo, areia e/ou por flocos biológicos, quando a clarificação foi precedida por uma etapa de tratamento biológico de água.
Assim, o pedido de patente US 2,961,099 descreve um clarificador circular para a separação de partículas em suspensão num líquido, que apresenta uma parede circular e um fundo, uma saia circular vertical, espaçada do referido fundo e da referida parede e que define uma câmara anelar, que se abre na parte inferior no reservatório, meios de evacuação da fase líquida clarificada, meios de formação de um canal de alimentação de água a tratar no reservatório, previstos na periferia do mesmo e providos com uma pluralidade de orifícios, previstos no chão do referido canal, orifícios por debaixo dos quais estão previstas placas deflectoras, posicionadas horizontalmente e meios de evacuação das partículas decantadas.
Neste tipo de clarificador, a água a tratar que chega à estrutura pelo canal de alimentação periférico, passa pelos orifícios previstos na mesma e encontra as placas de deflexão horizontal. A presença de uma saia circular vertical permite então conferir à água uma distribuição vertical. Uma vez passada a referida saia, a água retoma uma distribuição horizontal. A saia permite assim minimizar os curto-circuitos, no decurso dos quais a água que chega pelo canal de alimentação parte de novo na calha de evacuação sem ter tido tempo de ser decantada. A água tratada num clarificador deste tipo tem portanto um movimento que podemos qualificar de "bidimensional" no 3 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ seio do reservatório do clarificador, isto é, um movimento essencialmente horizontal e depois essencialmente vertical.
Este tipo de clarificador apresenta, no entanto, o inconveniente de proporcionar à água que transita por debaixo da saia um movimento horizontal susceptivel de poder perturbar o leito de lamas no fundo do reservatório e constituído pelos materiais decantados e ainda não evacuados pelos meios de evacuação, previstos para esse efeito e de originar, em alguns casos, uma reposição em suspensão dos mesmos, o que vai contra ao objectivo principal prosseguido por tais estruturas.
Além disso, observa-se, devido ao facto do movimento "tridimensional" da água, uma repartição espacial relativamente irregular dos materiais em suspensão, neste tipo de estrutura. Uma tal repartição desigual conduz à necessidade de aumentar o tempo de residência da água a tratar em tais dispositivos e/ou a sobre dimensionar os mesmos.
Além disso, no caso de variações elevadas do débito da água a tratar que entra na estrutura, este tipo de clarificador apresenta igualmente o inconveniente de mostrar uma eficácia variável. Nomeadamente, o caminho percorrido pela água após a sua passagem por debaixo da saia pode variar grandemente em função do débito, o que pode originar curto-circuitos mais ou menos importantes e, por conseguinte, uma diminuição da eficácia da estrutura.
Um objectivo do presente invento é propor uma nova arquitectura do dispositivo de separação por gravidade, que permite evitar a colocação de novo em suspensão do material decantado.
Um outro objectivo do presente invento é minimizar igualmente os curtos-circuitos da água a tratar, isto é, o seu retorno para a calha de evacuação da água a partir da sua chegada ao reservatório.
Um outro objecto do presente invento é propor também um dispositivo tal que permite uma boa repartição igualitária da 4 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ água a tratar e, portanto, dos materiais em suspensão que a mesma contém, no seio do seu reservatório.
Um outro objectivo do presente invento é de não adicionar meios de agitação mecânicos a este tipo de dispositivo, com o objectivo de obter uma tal repartição igualitária. Com efeito, a adição de tais meios mecânicos torna complexa a realização de tais estruturas e aumenta significativamente o seu custo de fabrico e manutenção.
Ainda um objectivo do presente invento é propor um clarificador melhorado, que apresenta um custo de realização menor do que o da técnica anterior. Nomeadamente, o objectivo do invento é descrever um clarificador tal que pode estar provido com um reservatório com um fundo quase plano, que permite uma velocidade de passagem pelo mesmo mais elevada do que as velocidades permitidas pelos clarificadores de técnica anterior, e um menor volume de estrutura mais pequeno do que este, permitindo ao mesmo tempo uma mesma eficácia de tratamento.
Um outro objectivo do presente invento é melhorar a distribuição do tempo de residência da água na estrutura com a redução máxima dos curto-circuitos e das zonas mortas, de modo a melhorar a decantação das partículas contidas na mesma.
Um outro objectivo do presente invento é melhorar a decantação das partículas presentes na água, permitindo uma filtração tangencial da mesma através do leito de lamas presente no reservatório.
Igualmente um objectivo do presente invento é reduzir a energia cinética vertical da água que entra na estrutura a fim de evitar a colocação de novo em suspensão do leito de lamas decantado, muito em particular, nos períodos de forte carga.
Estes diferentes objectivos são conseguidos graças ao invento, o qual se refere a um dispositivo de separação por gravidade para tratamento de água, que permite separar partículas em suspensão de uma fase líquida, compreendendo o 5
ΕΡ 1 907 091/PT referido dispositivo um reservatório circular, pelo menos, um canal alimentação de água do referido reservatório, previsto na periferia do mesmo, uma pluralidade de orifícios, previstos no chão do referido canal, meios de formação das placas deflectoras, previstas sobre os referidos orifícios, meios de formação da saia previstos afastados da parede interna do referido reservatório, meios de evacuação da referida fase líquida e meios de evacuação das referidas partículas separadas, caracterizado por os referidos meios de formação da saia estarem inclinados para o interior do referido reservatório com um ângulo α compreendido entre 5o e 80° em relação à vertical.
Assim, o presente invento distingue-se da técnica anterior essencialmente pela característica de acordo com a qual a saia não está mais na vertical, mas está inclinada em relação à vertical.
Uma tal inclinação da saia permite evitar a perturbação do leito de lamas pela água que corre por debaixo e a reposição em suspensão do material já decantado e ainda não evacuado pelos meios previstos para este efeito.
Uma tal inclinação da saia permite igualmente minimizar a aparição de curtos-circuitos.
Uma tal inclinação da saia permite igualmente dar um movimento tridimensional ao escoamento de água no interior da estrutura.
De preferência, o referido ângulo α de inclinação da saia em relação à vertical está compreendido entre cerca de 30° e cerca de 60°.
De acordo com uma característica preferida do invento, os referidos orifícios, previstos no chão do canal de alimentação, apresentam um diâmetro entre 50 e 200 mm. Igualmente, de preferência, os referidos orifícios apresentam uma altura (correspondente à espessura do chão do canal de alimentação) entre 150 e 600 mm. 6 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
Na prática, as dimensões destes orifícios serão escolhidas de tal modo que a relação entre a velocidade observada pela água no canal de alimentação e que a observada por esta mesma água nos orifícios previstos no chão do mesmo provoca uma perda de carga suficiente. Será notado que a perda de carga provocada pelas dimensões particulares dos orifícios, de acordo com o presente invento, poderá não ser constante. Tais dimensões particulares permitem romper o escoamento horizontal da água no canal de alimentação e fazer com que a mesma se escoe num sentido que apresenta um componente essencialmente vertical, o qual permite controlar o sentido do escoamento da água a montante dos meios de formação das placas deflectoras. Isto é particularmente apreciável, nomeadamente quando ao nível do ponto de entrada da água no canal de alimentação a água é dirigida em sentido oposto (no caso da figura é realizado de forma clássica nos clarificadores de grandes dimensões). A perda de carga provocada por estas dimensões particulares dos orifícios e o facto de que os mesmos permitem fazer com que seja conferido à água um movimento que tem um componente vertical, permite obter uma boa repartição igualitária desta água e, portanto, das partículas em suspensão, que a mesma contém no reservatório.
Igualmente, de preferência, os referidos orifícios do canal de alimentação da água a tratar, estão espaçados entre si de uma distância essencialmente constante, compreendida entre 500 e 3000 mm.
Uma tal característica concorre igualmente para a obtenção de uma perda de carga suficiente para promover uma boa repartição igualitária da água no reservatório.
Ainda que os orifícios no canal de alimentação de água a tratar pudessem apresentar, de modo clássico, um eixo vertical, pelo menos, certos destes orifícios, de preferência todos, apresentam um eixo inclinado tangencialmente com um ângulo βΐ inferior a 45° em relação à vertical.
Esta característica permite provocar um escoamento essencialmente helicoidal da água no reservatório, isto é, 7
ΕΡ 1 907 091/PT conferir à referida água um movimento rotativo tridimensional da mesma na estrutura.
Este tipo de escoamento pode aumentar o comprimento do percurso hidráulico da água no decantador, aumentando assim a distribuição dos tempos de residência "activos", conferindo assim uma melhor decantação. Isto permite também favorecer ainda a repartição igualitária da água a tratar no decantador. Por fim, um tal escoamento tridimensional permite também favorecer a filtração tangencial do efluente através do leito de lamas e melhorar a eficácia do espessamento.
De acordo com uma variante do invento, pelo menos, certos dos referidos orifícios, de preferência todos, apresentam também um eixo inclinado radialmente com um ângulo β2 inferior a 45° em relação à vertical.
Uma tal característica permite acentuar o componente radial do movimento conferido à água.
Os meios de formação das placas deflectoras, previstas por debaixo dos orifícios serão previstas com um afastamento dos mesmos, suficiente para não provocar aumento da perda carga da água, mas suficientemente baixo para reduzir a energia cinética vertical da água, que transita através destes orifícios. Na prática, estas placas são geralmente instaladas a uma distância de entre 15 cm e 50 cm da base do chão do canal de alimentação.
De acordo com uma variante particularmente interessante do invento, os referidos meios de formação das placas deflectoras estão dispostos como guia de escoamento do tipo "canto". Uma tal estrutura de guia de escoamento, a qual será pormenorizada a seguir, com referência à descrição dos modos de realização, permite conferir um componente tangencial à velocidade da água no reservatório e favorecer assim a obtenção de um movimento de rotação da mesma.
De acordo com uma outra variante particularmente interessante do invento, os referidos meios de formação das placas deflectoras estão dispostos como guia de escoamento do tipo "caixa aberta". 8 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
Uma tal estrutura de guia de escoamento pode conferir um componente essencialmente tangencial à velocidade da água e favorecer ainda mais o movimento de rotação da mesma no reservatório. igualmente de acordo com uma variante, os referidos meios de formação das placas deflectoras incluem placas dispostas em frente dos referidos orifícios, pelo menos, certas das referidas placas, de preferência todas as referidas placas, estão inclinadas tangencialmente com um ângulo 51 compreendido entre 5o e 80° em relação à horizontal.
Esta inclinação das placas em frente dos orifícios permite favorecer o movimento helicoidal da água. Uma vez que os eixos dos orifícios previstos no chão do canal de alimentação estarão igualmente inclinados, como descrito acima, este movimento helicoidal será ainda mais acentuado.
Igualmente de acordo com uma variante os referidos meios de formação das placas deflectoras incluem placas, dispostas em frente das referidas aberturas, estando, pelo menos, certas das referidas placas, de preferência, todas as referidas placas dispostas tangencialmente com um ângulo 52 compreendido entre 5o e 80° em relação à horizontal.
Uma tal característica permite acentuar ainda o componente radial do movimento conferido à água.
De acordo com uma variante do invento, os referidos meios de evacuação da referida fase líquida, formam um canal periférico, previsto na periferia do reservatório, tendo o referido canal uma soleira comum com o canal de alimentação (2), variando as larguras do canal de evacuação e do canal de alimentação inversamente em toda a periferia do referido reservatório, de tal modo que a largura do chão (4) é essencialmente constante.
De acordo com uma outra variante, os referidos meios de evacuação da água estão previstos no centro do referido reservatório. 9 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
De preferência, os referidos meios de formação da saia, de acordo com o presente invento, estão solidarizados no canal de alimentação de água a tratar e/ou nos meios de evacuação da fase liquida. O invento bem como as diferentes vantagens que o mesmo apresenta, serão mais facilmente compreendidos graças à descrição que se segue de dois modos não limitativos de realização do mesmo, dados com referência aos desenhos, nos quais: • a Fig. 1 representa uma vista esquemática em corte transversal de um dispositivo de clarificação de acordo com o presente invento; • a Fig. 2 representa uma vista esquemática por cima do dispositivo de acordo com a Fig. 1; • a Fig. 3 representa uma vista esquemática em corte tridimensional de uma porção periférica do aparelho, que figura no circulo referenciado por A na Fig. 1; • a Fig. 4 representa uma vista esquemática em corte de acordo com o plano radial 2 na Fig. 3; • a Fig. 5 representa uma vista esquemática em corte de acordo com o plano radial 1 na Fig. 3; • a Fig. 6 representa os resultados dos testes efectuados com os dois modos de realização do invento, descritos com referência às Figs. 1 a 6; • a Fig. 7 representa uma vista esquemática por cima de um segundo modo de realização do invento de um dispositivo de acordo com o presente invento; • a Fig. 8 representa um corte esquemático transversal da parte tridimensional do segundo modo de realização do presente invento.
Com referência à Fig. 1, está representada uma vista esquemática em corte de um exemplo de realização de um 10 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ dispositivo de separação por gravidade para o tratamento da água, de acordo com o invento. O dispositivo tem por objecto a clarificação da água, que contêm partículas em suspensão e permitir separar estas partículas de uma fase líquida clarificada.
Com referência às Figs. 1 e 2, este dispositivo inclui um tanque 1, de forma circular de grandes dimensões (com um diâmetro de mais de 30 metros), que apresenta uma parede lateral la e um fundo essencialmente plano lb.
Na parte superior deste reservatório e na periferia do mesmo, está previsto um canal de alimentação 2, que permite alimentar a água a clarificar para o reservatório 1 e provido com um chão 4. A água a clarificar chega ao canal de alimentação por meio de uma conduta 2a e é distribuída dentro do mesmo em dois sentidos opostos, representados pelas setas A e B 0 canal de alimentação 2 está provido com uma pluralidade de orifícios 3, espaçados entre si por uma distância constante de 1 m, e apresentando eixos verticais previstos a 15 cm da parede lateral la. Estes orifícios 3 atravessam o chão 4. Estes orifícios apresentam uma altura de 200 mm e um diâmetro de 75 mm.
Estas dimensões permitem que a água a tratar, que chega pelo canal de alimentação 2, seja sujeita a uma perda de carga suficiente, quando a mesma penetra no interior do reservatório 1. O dispositivo compreende, além disso, meios de evacuação da água clarificada, que compreendem um canal 5, previsto na parte superior do reservatório na periferia do mesmo e que partilha o mesmo chão (soleira) 4 que o canal de alimentação 2 da água a tratar, do qual o mesmo está separado por uma parede 4 essencialmente vertical. A água clarificada é, em seguida, evacuada através de uma conduta 5a. O canal 2 está igualmente provido com uma saída 5b que serve para recuperar o material flutuante (espuma e escumas). 11 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
Como se pode ver na Fig. 2, as larguras do canal de evacuação 5 e do canal de alimentação 2 variam inversamente em toda a periferia do referido reservatório, de tal modo que a largura do chão 4 é essencialmente constante. O dispositivo compreende, além disso, placas deflectoras de escoamento, dispostas como guias de escoamento, previstas em cada um dos orificios 3 e as quais serão descritas com mais pormenor a seguir.
De acordo com o presente invento, o dispositivo representado compreende, além disso, uma saia 7, prevista afastada da parede interna la do reservatório 1, feito em aço inoxidável.
De acordo com este modo de realização, a saia 7 está inclinada com um ângulo α de cerca de 30° em relação à vertical.
Por fim, de modo clássico, o dispositivo representado compreende meios de evacuação das partículas separadas, as quais são decantadas para o fundo do reservatório 1. Estes meios incluem um tubo colector 8, montado com rotação em torno de um pilar central lc, no fundo do reservatório, e um canal de evacuação 8b de lamas recolhidas por este tubo colector para um tanque de bombeamento (não mostrado).
Com referência à Fig. 3, está prevista uma guia de escoamento em cada orifício 3. Cada guia de escoamento apresenta uma forma de "canto" e é constituída por uma placa 6a em frente de um orifício 3 correspondente, de uma parede 6c constituída por uma parte da parede lateral la e, por uma outra placa 6b perpendicular à placa 6a e à parede 6c. Será notado que noutros modos de realização, a parede 6c poderá ser substituída por uma placa.
Com referência à Fig. 4, cada orifício apresenta um eixo inclinado tangencialmente com um ângulo βΐ em relação à vertical. No presente modo de realização, este ângulo βΐ é de cerca de 10°, mas de acordo com outros modos de realização o mesmo poderá ir até 45°. 12 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ
Ainda com referência à Fig. 4, cada placa 6a está igualmente inclinada tangencialmente com um ângulo 51 em relação à horizontal. No presente modo de realização, este ângulo 51 é de 5° mas o mesmo poderá ir até 80° noutros modos de realização.
Com referência à Fig. 5, o eixo de cada orifício está igualmente inclinado radialmente com um ângulo β2 em relação à vertical. No presente modo de realização este ângulo β2 é de cerca de 10 graus, mas de acordo com outros modos de realização o mesmo poderá ir até 45°.
Sempre com referência à Fig. 5, cada placa 6a está igualmente inclinada radialmente com um ângulo 52 em relação à horizontal. No presente modo de realização, este ângulo 52 é de 5°, mas o mesmo poderá ir até 80° noutros modos de realização. A inclinação da saia 7 permite evitar perturbação do leito de lamas, constituído pelos materiais decantados presentes no fundo do reservatório e os quais ainda não foram aspirados pelo tubo rotativo 8a.
Esta inclinação permite também favorecer a repartição igualitária da água no reservatório e, portanto, a repartição igualitária das partículas a decantar que a mesma contém.
Esta inclinação permite igualmente minimizar os curto-circuitos, isto é, o retorno da água para dentro do canal de evacuação 5 antes que a mesma tenha tido tempo de ser clarificada. A inclinação tanto tangencial como radial dos dois orifícios 3, bem como a inclinação tanto tangencial como radial das placas 6a das guias de escoamento, permite conferir à água que chega dentro do reservatório um movimento de rotação helicoidal. Um tal movimento tridimensional permite aumentar o caminho percorrido pela água no reservatório e, assim, aumentar a eficácia do tratamento do clarificador. Esta arquitectura ajuda igualmente a favorecer a repartição igualitária da água no reservatório. 13 ΕΡ 1 907 091/ΡΤ A fim de pôr em evidência o movimento de rotação tridimensional da água, obtido graças ao invento, os dois modos de realização descritos acima foram postos em execução com água contendo partículas rastreáveis. O percurso das mesmas no reservatório 1 foi seguido ao longo do tempo. Foram realizados cinco ensaios para cada modo de realização. Os resultados são dados na Fig. 6.
De acordo com esta figura, constata-se que as partículas têm bem um movimento tridimensional no reservatório com um componente tangencial forte, devido à estrutura da guia de escoamento e à inclinação dos orifícios, mas igualmente com um componente radial devido, além disso, à inclinação da saia 7, que permite que as partículas ocupem o essencial do volume do reservatório.
Num segundo modo de realização do invento, representado na Fig. 7, na qual as referências numéricas representam elementos idênticos ou semelhantes aos que figurem na Fig. 2, o dispositivo representado mostra um diâmetro (por exemplo, de 25 metros) mais pequeno do que o de acordo com o primeiro modo de realização. Neste modo de realização, a água é distribuída no canal de alimentação num único sentido simbolizado pela seta A.
Neste modo de realização, as guias de escoamento utilizadas são do tipo "caixa aberta" como representado na Fig. 8. De acordo com este modo de realização, uma placa suplementar 6d está prevista paralela à parte de parede 6b. Graças a tal guia de escoamento, o movimento da água que chega ao reservatório apresenta um componente tangencial mais forte do que no primeiro modo de realização descrito acima.
Os modos de realização do invento aqui descritos não têm por objectivo reduzir o âmbito do invento, definido pelas reivindicações.
Lisboa, 2010-12-02

Claims (14)

  1. ΕΡ 1 907 091/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo de separação por gravidade para tratamento de água, que permite separar as partículas em suspensão de uma fase líquida, compreendendo o referido dispositivo um reservatório circular (1), pelo menos, um canal de alimentação (2) de água ao referido reservatório, previsto na periferia do mesmo, uma pluralidade dos orifícios (3) previstos no chão (4) do referido canal, meios de formação das placas deflectoras (6a, 6b, 6c), previstas por debaixo dos referidos orifícios, meios de formação da saia (7), previstos com um afastamento da parede interna (la) do referido reservatório (1), meios de evacuação (5, 5a) da referida fase líquida e meios de evacuação (8a, 8b) das referidas partículas separadas, caracterizado por os referidos meios de formação da saia (7) estarem inclinados para o interior do reservatório com um ângulo α entre 5o e 80° em relação à vertical.
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido ângulo α estar compreendido entre 30° e cerca de 60°.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por os referidos orifícios (3) apresentarem um diâmetro entre 50 e 200 mm.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os referidos orifícios (3) apresentarem uma altura entre 150 e 600 mm.
  5. 5 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 a 4, caracterizado por os referidos orifícios (3) do canal de alimentação (2) da água a tratar estarem afastados entre si de uma distância essencialmente constante compreendida entre 500 e 3000 mm.
  6. 6 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por, pelo menos, certos dos referidos orifícios (3), de preferência, todos os orifícios (3), apresentarem um eixo inclinado tangencialmente ΕΡ 1 907 091/ΡΤ 2/3 (1) com um ângulo βΐ inferior a 45 graus em relação à vertical.
  7. 7 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por, pelo menos, certos dos referidos orifícios (3), de preferência, todos os orifícios (3) apresentarem um eixo inclinado radialmente com um ângulo β2 inferior a 45° em relação à vertical.
  8. 8 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os ditos meios de formação das placas deflectoras (6) estão dispostos como guia de escoamento do tipo "canto".
  9. 9 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os referidos meios de formação das placas deflectoras (6) estarem dispostos como guia de escoamento do tipo "caixa aberta".
  10. 10 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por os referidos meios de formação das placas deflectoras incluírem placas (6), dispostas em frente dos referidos orifícios (3), estando, pelo menos, certas referidas placas (6a), de preferência, todas as referidas placas, tangencialmente inclinadas de um ângulo 51 compreendido entre 5o e 80° em relação à horizontal.
  11. 11 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por os ditos meios de formação das placas deflectoras incluírem placas (6a), dispostas em frente dos referidos orifícios (3), estando, pelo menos, certas das referidas placas (6a), de preferência, todas as referidas placas, inclinadas radialmente com um ângulo 52 compreendido entre 5o e 80° em relação à horizontal.
  12. 12 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por os referidos meios de evacuação da referida fase líquida incluírem um canal periférico (5), previsto na periferia do referido reservatório, tendo o referido canal (5) um chão (4) comum ΕΡ 1 907 091/ΡΤ 3/3 com ο canal de alimentação (2), variando as larguras do canal de evacuação e do canal de alimentação (5) inversamente em toda a periferia do referido reservatório, de modo que a largura do chão (4) é essencialmente constante.
  13. 13 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por os referidos meios de evacuação da água estarem previstos no centro do referido reservatório.
  14. 14 - Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por os referidos meios de formação da saia (7) estarem solidarizados no canal de alimentação (2) da água a tratar e/ou nos meios de evacuação (5) da fase líquida. Lisboa, 2010-12-02
PT06777937T 2005-07-25 2006-07-24 Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água PT1907091E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0507889A FR2888761B1 (fr) 2005-07-25 2005-07-25 Dispostif de separation gravitaire pour le traitement des eaux

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1907091E true PT1907091E (pt) 2010-12-10

Family

ID=36581414

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06777937T PT1907091E (pt) 2005-07-25 2006-07-24 Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7722776B2 (pt)
EP (1) EP1907091B1 (pt)
CN (1) CN101218006B (pt)
AT (1) ATE480310T1 (pt)
CA (1) CA2609589C (pt)
DE (1) DE602006016803D1 (pt)
ES (1) ES2352215T3 (pt)
FR (1) FR2888761B1 (pt)
MA (1) MA29632B1 (pt)
PL (1) PL1907091T3 (pt)
PT (1) PT1907091E (pt)
RU (1) RU2403080C2 (pt)
TN (1) TNSN08006A1 (pt)
WO (1) WO2007012633A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7556157B2 (en) * 2007-02-02 2009-07-07 Earle Schaller Density current baffle for a clarifier tank
US7963403B2 (en) * 2008-04-23 2011-06-21 Earle Schaller Dual surface density baffle for clarifier tank
US7971731B2 (en) * 2008-10-15 2011-07-05 Earle Schaller Density baffle for clarifier tank
US9339742B2 (en) * 2011-02-09 2016-05-17 Earle Schaller Density current baffle for a clarifier tank
US20120285894A1 (en) 2011-05-13 2012-11-15 Frank Leslie Smiddy System and method for the treatment of wastewater
US8894852B2 (en) 2012-01-27 2014-11-25 Jk Industries, Llc Machine tool coolant reconditioning system
US9255025B2 (en) 2012-07-20 2016-02-09 ProAct Services Corporation Method for the treatment of wastewater
US9919244B2 (en) * 2016-03-07 2018-03-20 Ovivo Inc. Submerged clarifier launder
US10722823B2 (en) * 2018-08-08 2020-07-28 Nefco Systems, Inc. Vented baffle for clarifier tank
EP3833463A4 (en) * 2018-08-10 2022-05-04 Ovivo Inc. SEWAGE TREATMENT PLANT WITH SUBMERGED GUTTER AND GUTTER CLEANING SYSTEM
US11148073B2 (en) * 2019-09-09 2021-10-19 Environetics, Inc. Tensile structure density current baffle
DE102019218646A1 (de) * 2019-11-29 2021-06-02 BSH Hausgeräte GmbH Spülbecken mit einer abhängig von einem Einflussfaktor automatisch verfahrbaren Einsatzplatte, sowie Verfahren

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2340226A (en) * 1941-12-31 1944-01-25 Dorr Co Sedimentation apparatus
US2775556A (en) * 1953-02-16 1956-12-25 Process Engineers Inc Apparatus and method for liquid treatment and clarification
US2838180A (en) * 1956-02-27 1958-06-10 Gen Filter Co Sludge blanket clarifier
US2961100A (en) * 1959-03-02 1960-11-22 Chain Belt Co Apparatus for separation of liquids or solids from a liquid
US2961099A (en) * 1958-04-14 1960-11-22 Chain Belt Co Apparatus for separation of liquids or of solids from a liquid
US3017998A (en) * 1958-12-12 1962-01-23 Chain Belt Co Apparatus for separation of solids from a liquid
US3136724A (en) * 1960-11-14 1964-06-09 Chain Belt Co Peripheral-feed clarification tank
US3228530A (en) * 1960-11-14 1966-01-11 Rex Chainbelt Inc Distribution means for separation and clarification tanks
US3395800A (en) * 1965-07-23 1968-08-06 Leon S. Kraus Sewage treatment and apparatus therefor
US3717257A (en) * 1971-12-07 1973-02-20 Rex Chainbelt Inc Peripheral feed and effluent system for sedimentation tanks
US3891557A (en) * 1974-02-11 1975-06-24 Fmc Corp Peripheral feed clarification tank
US4038185A (en) * 1976-09-08 1977-07-26 Envirex Inc. Scum control system for peripheral feed channel of sedimentation tank
US4127488A (en) * 1977-10-17 1978-11-28 Ecodyne Corporation Method and apparatus for separating solids from liquids
FR2494127B1 (fr) * 1980-11-20 1985-12-13 Alsthom Atlantique Dispositif pour la decantation d'un fluide
US4555340A (en) * 1983-10-26 1985-11-26 Envirex Inc. Excess overflow orifice tubes
US5252205A (en) * 1992-09-11 1993-10-12 Earle Schaller Unitary clarifier baffle and integrated baffle system
US6276537B1 (en) * 1998-12-09 2001-08-21 John K. Esler Enhanced flocculation and energy dissipation feedwell assembly for water and wastewater treatment clarifiers
AU2002220093B2 (en) * 2000-11-02 2006-09-14 Veolia Water Solutions & Technologies Support Method and apparatus for treatment of water and wastewater

Also Published As

Publication number Publication date
FR2888761A1 (fr) 2007-01-26
EP1907091B1 (fr) 2010-09-08
RU2008106602A (ru) 2009-09-10
US20090218300A1 (en) 2009-09-03
ATE480310T1 (de) 2010-09-15
CA2609589A1 (en) 2007-02-01
RU2403080C2 (ru) 2010-11-10
WO2007012633A1 (fr) 2007-02-01
US7722776B2 (en) 2010-05-25
PL1907091T3 (pl) 2011-08-31
CN101218006A (zh) 2008-07-09
CN101218006B (zh) 2010-07-28
FR2888761B1 (fr) 2007-09-14
ES2352215T3 (es) 2011-02-16
MA29632B1 (fr) 2008-07-01
TNSN08006A1 (en) 2009-07-14
DE602006016803D1 (pt) 2010-10-21
CA2609589C (en) 2013-09-17
EP1907091A1 (fr) 2008-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1907091E (pt) Dispositivo de separação por gravidade para o tratamento de água
KR101722099B1 (ko) 미세기포의 안정적 발생구조를 가진 부상분리식 하수처리장치
US3615025A (en) Solids-liquid separator with vertically spaced tube-settlers
USRE35668E (en) Sludge collection apparatus and method
CA2833496C (en) Water treatment apparatus and method of use
US3794171A (en) Apparatus for purifying waste liquids
US3770131A (en) Feedwell
JPH08500773A (ja) 懸濁液分離
US5296149A (en) Lamellar apparatus and method for clarifying water
US4125467A (en) Liquid-solids separator
US2509933A (en) Clarification of liquids
US2418950A (en) Settling tank
KR102541106B1 (ko) 침전조
US3710941A (en) Method and apparatus for treating sewage
JP2010005520A (ja) 浮上分離装置
US2369194A (en) Sedimentation apparatus
JP4825850B2 (ja) 浮上分離装置、整流装置及び整流装置用分割セル
CN109354246A (zh) 一种高浓度污水快速处理装置及其处理方法
US3239067A (en) Combined clarifier and digester of high capacity
JPH09501346A (ja) 処理能力の高い、単一タンク式の水浄化システム
WO2008070696A1 (en) Water treatment apparatus and clarifier wall
KR100491353B1 (ko) 고액분리장치
CN209226738U (zh) 一种高浓度污水快速处理装置
KR101172198B1 (ko) 고액분리 효율을 향상시킨 경사판 침전지
US1494704A (en) Apparatus for separating floating and other impurities in suspension from liquids