PT1624264E - Aparelho de refrigerção com um elemento tubular - Google Patents

Aparelho de refrigerção com um elemento tubular Download PDF

Info

Publication number
PT1624264E
PT1624264E PT05107107T PT05107107T PT1624264E PT 1624264 E PT1624264 E PT 1624264E PT 05107107 T PT05107107 T PT 05107107T PT 05107107 T PT05107107 T PT 05107107T PT 1624264 E PT1624264 E PT 1624264E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
door
cabinet
cooling apparatus
seat
tubular
Prior art date
Application number
PT05107107T
Other languages
English (en)
Inventor
Sukhanov Pavlin
Kharin Valentin
Original Assignee
Indesit Co Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Indesit Co Spa filed Critical Indesit Co Spa
Publication of PT1624264E publication Critical patent/PT1624264E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D23/00General constructional features
    • F25D23/02Doors; Covers
    • F25D23/028Details

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Refrigerator Housings (AREA)
  • Shaping By String And By Release Of Stress In Plastics And The Like (AREA)
  • Vaporization, Distillation, Condensation, Sublimation, And Cold Traps (AREA)
  • Ceramic Capacitors (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APARELHO DE REFRIGERAÇÃO COM UM ELEMENTO TUBULAR A presente invenção refere-se a um aparelho de refrigeração de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Tal aparelho de refrigeração é conhecido da US 4 912942 ou da EP 0 597680. O aparelho de refrigeração compreende um armário adequado para conter uma ou mais células de refrigeração. Pelo menos uma porta para fechar as células de refrigeração encontra-se presente; muito frequentemente há uma porta para cada compartimento. A porta é conectada ao armário por meio de dobradiças.
Aparelho de refrigeração incluindo refrigeradores para uso doméstico; a seguinte descrição irá fazer referência ao referido aparelho, sem que a invenção esteja estritamente limitada ao aparelho.
No que diz respeito aos refrigeradores de uso doméstico as células são adequadas para conterem comida; frequentemente há uma célula para comida fresca e uma célula para comida congelada.
Os refrigeradores de uso doméstico e mais em geral aparelhos de refrigeração, requerem bastante frequentemente um elemento tubular que é inserido no armário num dos lados e pela porta pelo outro lado. O referido elemento tubular pode ser, por exemplo, um revestimento de um cabo eléctrico; o referido cabo eléctrico pode ser usado, por exemplo, para fornecer energia a uma 1 fonte de iluminação que é montada na porta e de fronte para dentro, isto é, na direcção da célula de refrigeração.
De um modo alternativo, o referido elemento tubular poderá ser, por exemplo um cano de transporte de um liquido; podendo ser o referido cano usado, por exemplo, para fornecer um distribuidor de água refrigerada montado na porta e de fronte para fora.
Note-se que os refrigeradores de distribuição por medida apenas recentemente começaram a espalhar-se pela Europa enquanto que já são usados há décadas nos EUA. Actualmente, o mercado Europeu necessita de produtos que sejam bastante diferentes dos requeridos pelo mercado Americano, isto é, produtos que sejam muito menos volumosos (60 ou 70 cm de largura) e que ofereçam distribuição de água refrigerada apenas, e não de também gelo; além disso, os referidos produtos devem ter um custo baixo e assim sendo devem usar soluções técnicas simples mas efectivas. É claro, que se houver um elemento tubular inserido entre o armário e a porta, estando a porta articulada ao armário, torna-se necessário adoptar uma solução que permita que a porta possa ser rotativa sem que seja incomodada pelo elemento tubular e sem danificar o elemento tubular. A solução data da década de '30, sendo adequada para cabos eléctricos, que consiste em fixar o cabo à porta num lado e ao armário no outro lado em posições perto de uma articulação, onde o relativo movimento entre a porta e o armário é limitado; é claro, que esta solução requer um cabo que seja longo o suficiente e flexível para seguir o 2 movimento da porta. No entanto, o uso frequente da porta faz com que desgaste no cabo e em especial do seu revestimento, levando desse modo a uma muita perigosa exposição dos cabos condutores; esta solução é dificilmente aplicável a canos de transporte de líquidos devido à sua rigidez. A Patente Americana N° 2,148,787, concedida em 1937, descreve um refrigerador que usa a referida solução.
Na década de '50, pensou-se em inserir o elemento tubular através da dobradiça; assim não exista qualquer movimento substancial do elemento tubular.
Desde então, esta ideia tem sido a base de inúmeras soluções, velhas e novas.
Em relação aos cabos eléctricos, podemos indicar, por exemplo, as Patentes Americanas N° 2,700,139 de 1955 N° 3,076,163 de 1963, N° 3,089,209 de 1963 e N° 3,156 de 1964, cujas soluções se baseavam na referida ideia.
No que diz respeito aos canos de transporte de liquido, podemos indicar a Patente Americana N° 3,429,140 de 1969, cuja solução se baseava na referida ideia.
Existem recentemente mais soluções com base na referida ideia, que são descritas, por exemplo, nas Patentes Americanas N° 4, 036,620 de 1977, N° 4,543, 800 de 1985 e N° 4.609,234 de 1986.
Novas soluções com base na referida ideia foram propostas até 3 bastante recentemente, por exemplo, na Patente Americana N° 5,941,619 de 1999 e na Patente Europeia N° 1136043 de 2001.
Mais parece que esta ideia se tornou Standard. A presente invenção propõe-se a providenciar uma nova e melhorada solução em comparação ao estado da técnica.
Este objecto é alcançado pelo aparelho de refrigeração que tem as características descritas na reivindicação 1; os aspectos vantajosos da presente invenção são particularizados nas reivindicações dependentes. A ideia de base da presente invenção é manter o elemento tubular separado das dobradiças.
Esta solução providencia mais flexibilidade no posicionamento e concepção quer das dobradiças quer da estrutura para inserção do elemento tubular. A presente invenção tornar-se-á mais clara através da seguinte descrição e dos desenhos em anexo, em que: A Fig. 1 mostra uma vista seccional esquemática de um aparelho de refrigeração de acordo com a presente invenção, A Fig. 2 mostra um vista seccional esquemática de um detalhe de um primeiro exemplo de forma de realização de um aparelho de refrigeração de acordo com a presente invenção, 4 A Fig. 3 mostra uma vista seccional esquemática de um detalhe de um segundo exemplo de forma de realização de um aparelho de refrigeração de acordo com a presente invenção, A Fig. 4 mostra uma vista esquemática de um detalhe de um terceiro exemplo de forma de realização de um aparelho de refrigeração de acordo com a presente invenção (nesta figura, a porta encontra-se totalmente aberta e o armário está dividido), e A Fig. 5 mostra uma vista seccional esquemática da área do bocal de um cano assente de acordo com a presente invenção. Quer a referida descrição quer os referidos desenhos são para serem considerados como exemplos não limitativos. A Fig. 1 mostra uma vista seccional esquemática de um refrigerados de uso doméstico de acordo com a presente invenção, indicada como um todo com o número de referência 1. 0 referido refrigerador compreende um armário 2 que é colocado numa base 11; na ilustração, as paredes do armário são muito espessas para indicarem a presença de uma camada espessa de material termo isolante; em geral, a espessura do material isolante depende do tipo de célula (na prática, nas temperaturas de funcionamento das células) e, claro, no tipo de material isolante aplicado; isto é uma característica comum sendo bem conhecida dos técnicos da matéria. 0 referido refrigerador compreende duas células de refrigeração, sendo indicadas como um todo com o número de referência 10; uma célula 10A é usada para comida fresca e encontra-se localizada na porção superior do armário 2 e uma 5 célula 10B é usada para comida congelada e encontra-se localizada na porção inferior do armário 2.
Duas portas são providenciadas, sendo indicado como um todo com o número de referência 3, para fechar as células de refrigerantes 10, em particular, há uma porta superior 3A para a célula 10A e uma porta inferior 3B para a célula 10B. O refrigerador 1 é instalado com um distribuidor de água refrigerado, sendo indicado como um todo pelo número de referência 6, que é montado numa porta do refrigerador; no exemplo de forma de realização ilustrado, o distribuidor é montado na porta superior 3A. O distribuidor de água refrigerada do refrigerador de acordo com o exemplo de forma de realização da Fig. 1 é conectado ao fornecimento de água pública potável . A água chega ao refrigerador 1 do fornecimento através de um cano; a figura apenas mostra uma pequena parte do referido cano; o cano de fornecimento é conectado à entrada de uma primeira válvula solenoide 12; a saida da válvula solenoide 12 é conectada a um cano que é indicado com o número de referência 4. Na ilustração, a ligação do distribuidor 6 ao fornecimento é representado como um elemento tubular único (sendo ambos simples e efectivo, e assim sendo preferíveis); outras formas de realização da presente invenção podem, no entanto, compreender um número de elementos tubulares conectados. O cano 4 começa numa cavidade obtida na porção inferior do armário 2 (que também alberga a válvula solenoide 12) e depois entra na parede traseira do armário 2, desloca-se dentro do material isolante até ao topo do armário 2, entra 6 na parede superior do armário 2, deslocando-se dentro do material isolante, e deixa o armário 2 e entra na porta 3A; o cano 4 então desloca-se dentro do material isolante da porta 3A e alcança o distribuidor 6. A cavidade acima mencionada é também usada, por exemplo, para albergar o compressor refrigerador. 0 distribuidor 6 compreende um tanque 61, que recebe água através do cano 4, o tanque 61 encontra-se localizado dentro da célula de refrigeração 10A, de modo a que a água se encontre presente no referido tanque e seja refrigerada. 0 distribuidor 6 compreende também um canal 62, que é conectado ao tanque 61 através de uma segunda válvula solenoide 63 que é usada para distribuir água refrigerada ao utilizador.
Um filtro de água refrigerada pode ser inserido abaixo do tanque 61 e acima da válvula 63. É claro, que é necessário aplicar meios para controlar o fornecimento de água ao tanque 61 e meios para controlar a distribuição de água através do tubo 62; estes meios compreendem as válvulas solenoides 12 e 63 e são em geral conhecidas pelos técnicos na arte. A porta superior 3A do refrigerador de acordo com o exemplo de forma de realização da Fig. 1 tem um recesso 7 onde a tubo 62 emerge; o recesso 7 é aberto para fora e é usado para receber, por exemplo um copo 8 (sem a possibilidade de um assentamento efectivo) para ser enchido com água que sai do tubo 62.
No exemplo da Fig. 1 o referido recesso não é profundo e 7 assim sendo não se estende no interior das células de refrigeração; assim o recesso 7 não subtrai volume das células de refrigeração e a porta 3A mantém uma camada (fina) de material termo isolante mesmo na área do recesso 7.
As portas de refrigeração 3A e 3B são ligadas ao armário através de dobradiças permitindo que as portas sejam abertas e fechadas pelo utilizador com um movimento de rotação sobre um eixo vertical. As dobradiças não são mostradas na Fig 1 por questões de simplificação; na área de aparelhos de refrigeração, tipos diferentes de dobradiças são comummente usadas que são em geral conhecidas dos técnicos da arte.
Em geral, de acordo com a presente invenção, o aparelho de refrigeração compreende um armário, com pelo menos uma porta e um elemento tubular que é inserido no armário num dos lados e na porta num outro lado; a porta é ligada ao armário através de dobradiças, o que permite que esta rode sobre um eixo e ajustado com um assento tubular interior permitindo a inserção do elemento tubular através de umo bocal adequada do referido assento; tal assento é substancialmente coaxial em relação às dobradiças; além disso, o bocal de assentamento encontra-se localizado na porta numa posição que é distante das dobradiças A Fig. 2 usa os mesmos números de referência que a Fig. 1 para indicar os elementos correspondentes; em particular, o armário é indicado com o 2, a porta com o 3 e o elemento tubular com o 4; além disso uma das dobradiças é indicada no total com o 5, o eixo da dobradiça com o 50, o assento tubular (no interior da porta) com o 31 e o seu bocal com o 311. 8
Graças à solução acima especificada, em particular à substancial coaxialidade alcançada, a porta pode girar sem ser incomodada pelo elemento tubular e sem danificar o elemento tubular.
Além disso, sendo a passagem do elemento tubular independente da estrutura das dobradiças, a passagem do elemento tubular e as dobradiças podem ser ambas posicionadas e concebidas de um modo mais livre, podendo assim alcançar uma optimização apropriada da mesma. A solução acima especificada é usada por todos os exemplos de forma de realização da Fig. 2, Fig. 3 e Fig. 4; as referidas figuras usam os mesmos números de referência para indicarem os elementos correspondentes. 0 assento tubular no interior da porta poderá ter, por exemplo, uma secção transversal circular; de um modo alternativo, a forma da secção transversal poderá ser, por exemplo: triangular, quadrada, hexagonal, octogonal, ... 0 elemento tubular poderá ser um cano para transportar um liquido, tal como em todas as formas de realização ilustradas nos desenhos; neste caso, a presente invenção revelou-se ser bastante útil, tal cano é bastante rigido e assim sendo é por um lado mais sujeito a danos devido ao movimento de rotação da porta, e por outro lado é capaz de incomodar mais o movimento de rodagem da porta.
Tal caso encontra uma aplicação típica em refrigeradores que são ajustados em distribuidores de água refrigerada em que um 9 cano danificado poderá causar em primeiro lugar um pingar do próprio cano e então uma falha do distribuidor. 0 elemento tubular poderá de um modo alternativo ser um revestimento de um cabo eléctrico; neste caso, a presente invenção é a qualquer razão útil em que o revestimento é sujeito ao desgaste muito embora não seja extremamente rígido.
Este caso encontra muitas aplicações práticas em refrigeradores em que um revestimento danificado poderá causar curto-circuitos ou, ainda pior, choques eléctricos aos utilizadores.
Muito frequentemente, em refrigeradores que são ajustados a um distribuidor de água refrigerada é necessário fornecer água bem como energia eléctrica ao distribuidor, como por exemplo no refrigerador da Fig. 1, que requer energia eléctrica para energizar a válvula solenoide 63.
Neste caso, de acordo com a presente invenção, dois ou mais elementos tubulares poderão ser providenciados; tipicamente, os referidos elementos tubulares serão adjacentes um ao outro e inseridos nos mesmos assentos.
De um modo alternativo, poderá ser um elemento tubular que consista num revestimento que seja adequado para conter um cano de transporte de liquido e um ou mais cabos eléctricos.
Tipicamente o eixo de rotação da porta, corresponde ao eixo das dobradiças, é substancialmente vertical; a porta poderá então ser aberta com um esforço mínimo. 10
De acordo com uma forma de realização preferida da presente invenção, o bocal do assento tubular encontra-se localizado num bordo da porta, preferivelmente no bordo superior da porta - os exemplos da Fig. 2 e Fig. 3 adoptam esta solução; a porta não tem assim cavidades para a inserção do elemento tubular e o elemento tubular é bem protegido e não de fácil acesso pelo utilizador.
No exemplo da Fig. 4 o elemento tubular deixa a parede do armário na área correspondente a uma cavidade de inserção 33 obtida na porta; encontrando-se o bocal do assento tubular localizado na superfície da referida cavidade. Deste modo, por exemplo, o elemento tubular não é necessário para alcançar o topo do refrigerador.
As dobradiças do refrigerador poderão ser diferentes uma da outra dependente da sua posição, uma dobradiça poderá compreender um primeiro elemento de dobradiça que é fixado ao armário e um segundo elemento de dobradiça que é fixado à porta, montado num primeiro elemento de dobradiça e que roda sobre um eixo, isto é, o eixo da dobradiça; nos exemplos da Fig. 2 e da Fig. 3, o elemento de dobradiça fixado ao armário 2 é indicado com o 51, e o elemento de dobradiça fixado à porta 3 é indicado com o 52.
Nos exemplos da Fig. 2 e Fig. 3 os dois elementos de dobradiça são articulados um ao outro através de um pino 53; no exemplo da Fig. 4, um elemento de dobradiça, que é indicado por 51, é fixado externamente ao armário e é ajustado com um pino (não mostrado na ilustração) e o outro 11 elemento de dobradiça (também não mostrado) é fixado internamente à porta e é montado no referido pino.
De acordo com exemplos da forma de realização preferida da presente invenção (Fig. 2 e Fig. 3) os elementos de dobradiça consistem em suportes. 0 elemento de dobradiça fixado ao armário poderá ser, por exemplo, um suporte em forma de "L". Esta solução é usada no exemplo da Fig. 2, que se refere à dobradiça superior que se encontra localizada na área do topo do refrigerador; deste modo, a dobradiça não sobressai acima to topo do refrigerador. 0 elemento de dobradiça fixado à porta poderá, por exemplo ter um suporte em forma de "Z". Esta solução é usada no exemplo da Fig. 2 que se refere à dobradiça superior que se encontra localizada na área superior do refrigerador; deste modo, a dobradiça não sobressai da porta do refrigerador. Suportes moldados como os descrito acima são facilmente montados. A Fig. 3 mostra um exemplo de forma de realização da dobradiça superior, que é uma alternativa à da Fig. 2.
Em geral, um dos elementos de dobradiça poderá ser fixado de um modo vantajoso a um rebordo da porta, de modo a facilitar a montagem; para o propósito da presente invenção, isto é, quando é necessário colocar um elemento tubular entre o armário e a porta, o elemento de dobradiça é preferivelmente fixado ao rebordo superior da porta. 12 0 armário pode ser de um modo vantajoso ajustado a um assento tubular interior de modo a inserir o elemento tubular através de umo bocal do referido assento no armário. Todos os exemplos de forma de realização ilustrados nos desenhos anexos usam esta solução - na Fig. 2 e Fig. 3, o referido assento tubular (dentro do armário 2) é indicado com o 21 e o seu bocal com o 211; em particular, no exemplo da Fig. 2 o referido assento encontra-se localizado no meio do material termo isolante do armário, enquanto que no exemplo da Fig. 3 o referido assento encontra-se localizado na superfície exterior do armário.
De modo a limitar o espaço ocupado pelo elemento tubular no armário, o assento tubular interior do armário poderá ser de um modo vantajoso de um modo substancial perpendicular em relação ao eixo da dobradiça; se o eixo da dobradiça for substancialmente vertical (tal como na maior parte dos casos) o assento tubular será substancialmente horizontal. Esta solução é mostrada na Fig. 2 e Fig. 3; no exemplo da Fig. 4, o elemento tubular movimenta-se no interior de uma parede interior do armário e assim sendo o assento tubular poderá ser, quer horizontal ou inclinado (como mostrado).
De modo a que o elemento tubular se mantenha distante de uma das dobradiças do refrigerador (a mais próxima) é vantajoso providenciar que o referido elemento de dobradiça seja fixado à porta defina uma distância entre o referido elemento de dobradiça que é fixado ao armário e ao rebordo da porta. Esta solução é usada nos exemplos da Fig. 2 e da Fig. 3, em que o rebordo da porta 3 é mantido distante do elemento 51 graças à forma do elemento 52; no exemplo da Fig. 4, a distância (entre o elemento de dobradiça a ser fixado ao armário 2 e o 13 bocal do elemento tubular na porta 3) é alcançado graças à estrutura da porta 3, em particular à cavidade 33.
Quando a solução acima descrita for usada, poderá também ser vantajoso localizar o bocal do assento tubular do armário no armário entre o elemento de dobradiça e o rebordo da porta. Esta solução é usada nos exemplos da Fig. 2 e Fig. 3, em que o bocal 211 se encontra localizada entre o rebordo da porta 3 e o elemento 51.
Uma caracteristica importante da presente invenção é a inserção do elemento tubular nos assentos tubulares através de bocais adequados destas últimas, em particular com respeito à porta, sendo movível.
Em relação a este assunto, será vantajosos providenciar uma bucha que é inserida no bocal do assento tubular da porta e que tem um orificio para a inserção do elemento tubular; esta solução é mostrada na Fig. 5, em que a bucha é indicada com o 32, o assento com o 31 e o elemento tubular com o 4; a bucha pode assim proteger o elemento tubular de danos.
Se é permitido à bucha rodar dentro do assento tubular da porta, um movimento tende a ocorrer entre a bucha e o assento e não entre o elemento tubular e a bucha. Neste caso, o assento tem preferivelmente uma secção transversal interior circular e a bucha tem preferivelmente uma secção transversal exterior circular; também estes dois diâmetros são aproximadamente iguais.
De acordo com a presente invenção, o eixo do assento tubular da porta é substancialmente coaxial em relação às dobradiças. 14
Poderá, no entanto, ser vantajoso que o orifício da bucha não seja perfeitamente coaxial com o eixo da bucha (e assim também ao eixo do assento tubular); de facto, neste caso a rigidez do elemento tubular evitará que a bucha de se mexer, de modo a que algum movimento possa ocorrer apenas entre a bucha e o assento tubular.
No exemplo da Fig. 5, a bucha 32 é totalmente inserida no assento tubular 31 da porta 3. A bucha poderá também ser ajustada com uma guia protuberante do bocal do assento tubular da porta. É claro que, outros elementos poderão de um modo vantajoso serem também providenciados para proteger o elemento tubular contra o acesso pelo utilizador na área em que não é inserida na porta ou no armário.
Tal como já mencionado, as soluções acima descritas poderão ser claramente aplicadas de modo vantajoso ao aparelho de refrigeração, em particular a aparelhos de refrigeração adaptados a um distribuidor de bebidas refrigeradas que é montado na porta e fornecido através de um elemento tubular. A este respeito, a Fig. 1 mostra de um modo esquemático a secção de um refrigerador de uso doméstico com um distribuidor de água refrigerada conectado ao fornecimento de água potável público. 0 distribuidor de bebidas refrigeradas é de um modo vantajosos providenciado com um tanque de bebidas refrigeradas; neste caso, uma bebida não refrigerada derrama pelo cano. 15
Se o aparelho de refrigeração tiver uma célula para comida fresca que se encontre na porção superior do armário e tendo a sua própria porta e uma célula para comida congelada que se encontre na porção inferior do armário e tendo a sua própria porta, é apropriado que o distribuidor de bebidas refrigerado seja montado na porta da célula para comida fresca. 24-05-2007 16

Claims (19)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho de refrigeração (1) compreendendo um armário (2), pelo menos uma porta (3) e um elemento tubular (4) inseridos no armário (2) por um lado e na porta (3) por um outro lado; estando a porta (3) conectada ao armário através de dobradiças (5), que permitem que ela rode sobre um eixo (50) e sendo ajustada a um assento tubular interior (31) permitindo a inserção do elemento tubular (4) através de umo bocal (311) do referido assento, estando o bocal (311) do referido assento (31) localizada na porta (3) numa posição que se encontra distante das dobradiças (5) caracterizada por 0 referido assente (31) ser substancialmente coaxial em relação ao eixo das dobradiças (50).
  2. 2. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 1, em que o referido eixo (50) é substancialmente vertical.
  3. 3. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o bocal (311) do assento (31) se encontra localizada num rebordo da porta (3), preferivelmente no rebordo superior da porta (3).
  4. 4. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2 ou 3, em que pelo menos uma (5) das referidas dobradiças compreender um primeiro elemento de dobradiça (51) que é fixado ao armário (2) e um segundo elemento de dobradiça (52) que é fixado à porta (3) montado no primeiro elemento de dobradiça (51) e rodando sobre o referido eixo (50) . 1
  5. 5. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação (4), em que o referido primeiro elemento de dobradiça (51) é um suporte.
  6. 6. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 4 ou 4 em que o referido segundo elemento de dobradiça (52) é um suporte.
  7. 7. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 4 ou 5 ou 6, em que o referido segundo elemento (52) é fixado a um rebordo da porta (5), preferivelmente ao rebordo superior da porta.
  8. 8. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o armário (2) é ajustado a um assento tubular interior (21) para a inserção do elemento tubular (4) através de umo bocal (211) do referido assento no armário (2), o referido assento (21) é preferivelmente substancialmente perpendicular em relação ao referido eixo (50) .
  9. 9. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicação da 4 à 8, em que o referido segundo elemento de dobradiça (52) define a distância entre o referido primeiro elemento de dobradiça (51) e o referido rebordo da porta (3).
  10. 10. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com as reivindicações 8 e 9, em que o bocal (211) do assento tubular (21) do armário (2) se encontra localizado no armário (2) entre o referido primeiro elemento de dobradiça (51) e o referido rebordo da porta (3). 2
  11. 11. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, compreendendo uma bucha (32) que é inserida no bocal (311) do assento tubular (31) da porta (3) e tendo um orificio para a inserção do elemento tubular (4).
  12. 12. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 11, em que a bucha (32) pode rodar no interior do assento tubular (31).
  13. 13. Aparelho de refrigeração (1) de acordo coma reivindicação 11 ou 12, em que o orifício da bucha (32) não é coaxial em relação ao eixo da bucha 32.
  14. 14. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o elemento tubular (4) é um cano de transporte de liquido.
  15. 15. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, em que o elemento tubular (4) é um revestimento de um cabo eléctrico.
  16. 16. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, em que o elemento tubular (4) é um revestimento adequado para conter um cano que transporta um liquido e um ou mais cabos eléctricos.
  17. 17. Aparelho refrigerador (1) de acordo com uma das reivindicações anteriores, compreendendo um distribuidor de bebidas refrigeradas (6), preferivelmente água refrigerada, que é montado na porta (3A) e fornecida através do referido cano (4) . 3
  18. 18. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação 17, em que o distribuidor de bebidas refrigeradas (6) é adaptado a um tanque de bebidas refrigeradas (61).
  19. 19. Aparelho de refrigeração (1) de acordo com a reivindicação (1) de acordo com a reivindicação 17 ou 18, compreendendo: - uma célula para comida fresca (10A) que se encontra localizada na porção superior do armário e que tem a sua própria porta (3A) e - uma célula para comida congelada (10B) que se encontra localizada na porção inferior do armário e que tem a sua própria porta (3B); em que o distribuidor de bebidas refrigeradas (6) é montado na porta (3A) da célula para comida fresca (10A). 24-05-2007 4
PT05107107T 2004-08-03 2005-08-01 Aparelho de refrigerção com um elemento tubular PT1624264E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000545A ITTO20040545A1 (it) 2004-08-03 2004-08-03 Apparato di refrigerazione con elemento tubolare

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1624264E true PT1624264E (pt) 2007-06-05

Family

ID=35219663

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05107107T PT1624264E (pt) 2004-08-03 2005-08-01 Aparelho de refrigerção com um elemento tubular

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1624264B1 (pt)
AT (1) ATE357637T1 (pt)
DE (1) DE602005000737T2 (pt)
ES (1) ES2282977T3 (pt)
IT (1) ITTO20040545A1 (pt)
PL (1) PL1624264T3 (pt)
PT (1) PT1624264E (pt)
RU (1) RU2382296C2 (pt)
SI (1) SI1624264T1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2923586B1 (fr) * 2007-11-08 2009-11-20 Fagorbrandt Sas Alimentation en eau d'un distributeur d'eau place dans une porte d'un appareil de refrigeration
EP2743435B1 (en) 2012-12-11 2017-03-15 Whirlpool EMEA S.p.A Refrigerating appliance with guiding element for a flexible tubular element
ITTO20130710A1 (it) 2013-09-02 2015-03-03 Indesit Co Spa Apparecchio di refrigerazione con passaggio per elemento tubolare flessibile tra armadio e porta

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4912942A (en) * 1989-02-21 1990-04-03 Whirlpool Corporation Refrigerator cabinet and door construction
US5263509A (en) * 1992-11-12 1993-11-23 General Electric Company Refrigerator with door mounted dispenser supply mechanism
KR100187283B1 (ko) * 1995-12-19 1999-05-01 김광호 냉장고의 음료공급장치
US6434792B1 (en) * 2000-01-31 2002-08-20 Universal Metal Products, Inc. Hinge

Also Published As

Publication number Publication date
ITTO20040545A1 (it) 2004-11-03
PL1624264T3 (pl) 2007-08-31
EP1624264A1 (en) 2006-02-08
ES2282977T3 (es) 2007-10-16
DE602005000737T2 (de) 2007-12-06
SI1624264T1 (sl) 2007-08-31
EP1624264B1 (en) 2007-03-21
DE602005000737D1 (de) 2007-05-03
RU2005124668A (ru) 2007-02-10
ATE357637T1 (de) 2007-04-15
RU2382296C2 (ru) 2010-02-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10168094B2 (en) Refrigerator
US20110023528A1 (en) Refrigerator
US20110259035A1 (en) Refrigerator
EP2407739B1 (en) Refrigerator having water feed system
BR112012000166B1 (pt) refrigerador
US8136367B2 (en) Hinge assembly for a refrigerator
KR20100130508A (ko) 냉장고
US9835371B2 (en) Refrigerator and filter device
US20120018434A1 (en) Refrigerator having subsidiary storage compartment
US7805956B2 (en) Additive-storing tank assembly and refrigerator having the same
CN104764265A (zh) 冰箱及其制造方法
PT1624264E (pt) Aparelho de refrigerção com um elemento tubular
KR102059573B1 (ko) 냉장고
BR102019016001A2 (pt) Refrigerador
US8302422B2 (en) Refrigerator with treated water system
US20160201979A1 (en) Refrigerator
KR20120039886A (ko) 냉장고
JP4169465B2 (ja) 開閉扉の支持装置
KR100834106B1 (ko) 양문여닫이 냉장고
KR100488072B1 (ko) 냉장고의 도어구조
KR100568203B1 (ko) 냉장고
WO2023116898A1 (zh) 冰箱
KR20120096361A (ko) 냉장고
KR200314307Y1 (ko) 홈바도어를갖는냉장고
FR2923586A1 (fr) Alimentation en eau d'un distributeur d'eau place dans une porte d'un appareil de refrigeration