PT1597965E - Tipo de brócolos adaptados para facilitar a colheita - Google Patents

Tipo de brócolos adaptados para facilitar a colheita Download PDF

Info

Publication number
PT1597965E
PT1597965E PT51033165T PT05103316T PT1597965E PT 1597965 E PT1597965 E PT 1597965E PT 51033165 T PT51033165 T PT 51033165T PT 05103316 T PT05103316 T PT 05103316T PT 1597965 E PT1597965 E PT 1597965E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
broccoli
head
plants
plant
quot
Prior art date
Application number
PT51033165T
Other languages
English (en)
Inventor
Franciscus G J M Van Den Bosch
Meinardus P Boon
Original Assignee
Seminis Vegetable Seeds Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34939475&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1597965(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Seminis Vegetable Seeds Inc filed Critical Seminis Vegetable Seeds Inc
Publication of PT1597965E publication Critical patent/PT1597965E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01HNEW PLANTS OR NON-TRANSGENIC PROCESSES FOR OBTAINING THEM; PLANT REPRODUCTION BY TISSUE CULTURE TECHNIQUES
    • A01H6/00Angiosperms, i.e. flowering plants, characterised by their botanic taxonomy
    • A01H6/20Brassicaceae, e.g. canola, broccoli or rucola
    • A01H6/203Brassica oleraceae, e.g. broccoli or kohlrabi
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01HNEW PLANTS OR NON-TRANSGENIC PROCESSES FOR OBTAINING THEM; PLANT REPRODUCTION BY TISSUE CULTURE TECHNIQUES
    • A01H5/00Angiosperms, i.e. flowering plants, characterised by their plant parts; Angiosperms characterised otherwise than by their botanic taxonomy
    • A01H5/02Flowers

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physiology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Developmental Biology & Embryology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Natural Medicines & Medicinal Plants (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)

Description

ΡΕ1597965 1
DESCRIÇÃO
Campo da Invenção A presente invenção relaciona-se com o campo da melhoria de plantas e o desenvolvimento de novas plantas, e mais especificamente relaciona-se com o desenvolvimento de um novo e distinto tipo de bróculos para colheita mais fácil. É proporcionado um novo tipo de crescimento de plantas de bróculos, métodos para produzir plantas de bróculos com este tipo de crescimento e métodos de colheita deste tipo.
Antecedentes da invenção
Os bróculos são nativos da região do Mediterrâneo, e têm sido cultivados em Itália desde pelo menos o tempo do Império Romano. Foi um vegetal favorito em Roma onde uma variedade chamada Calabresa foi desenvolvida (originária da área da Calabria). Antes de a variedade Calabresa ser cultivada, os Romanos comiam um rebento de bróculos púrpura que se tornava verde quando cozinhado.
Durante o século 16, a popularidade dos bróculos espalhou-se pela Europa e foi cultivada nos Estados Unidos no final do século 18. Contudo os bóculos não se tornaram uma cultura comercialmente importante nos Estados Unidos até após a II Guerra Mundial. No final do século 20 os 2 ΡΕ1597965 bróculos tornaram-se populares nos Estados Unidos e foram recentemente elogiados pelos seus benefícios para a saúde. Presentemente, os Estados Unidos são o maior produtor mundial de bróculos, com a maioria dos bróculos produzidos nos E.U. comercializados como produto fresco. Os principais Estados produtores de bróculos são Califórnia (com aproximadamente 90 por cento da cultura), Arizona, Texas, e Oregon. Os bróculos também são cultivados em larga escala em Espanha, Europa do Norte, América Central e Austrália. Os bróculos são um membro da família das Crucíferas, como repolho, couve-flor, couve dde Bruxelas, couve-rábano, nabo, mostarda e couve Chinesa. A palavra bróculos provém da palavra italiana "brocco" que significa talo ramificado, mais particularmente, da palavra broccolo, que é a forma diminutiva de brocco e refere-se ao rebento da couve. Bróculos é plural e refere-se aos numerosos rebentos nesta forma de Brassica oleracea.
Existem vários tipos de bróculos, sendo o mais popular os bróculos de rebento/Italiano que incluem o tipo Calabresa, Brassica oleracea L. convar. botrytis (L.) Alef. var. cymosa Duch. (o nome adotado pela Community Plant Variety Office (CPVO). As cabeças de bróculos têm vários atributos mais frequentemente atribuídos à couve-flor (sendo um exemplo o tipo Romanesco, o qual está a crescer em popularidade) . O verdadeiro tipo Calabresa é um tipo primitivo com muitas cabeças secundárias (originadas a partir do eixo das folhas). As cabeças também estão divididas em pequenas partes, que não formam uma cabeça 3 ΡΕ1597965 sólida. Outros bróculos, "bróculos rabe", ou, "bróculos raab" têm rebentos de cabeças verdes soltos (mais como bróculos soltos do que couve-flor) que são colhidos e consumidos como verduras juntamente com as folhas que os envolvem.
Morfologicamente, a couve-flor e as cabeças de bróculos são similares. A planta de bróculos, contudo, produz geralmente uma cabeça verde com uma haste-florzinha mais longa e mais fina do que a couve-flor. Quando a principal cabeça terminal de uma planta do bróculos é colhida, os gomos axilares inferiores da haste principal são induzidos a desenvolver-se em cabeças mais pequenas, que também podem ser colhidas. Muita do melhorameno de variedades de bróculos tem-se focalizado nos tipos de cabeças, que têm sido criados para uma única cabeça grande no centro da planta, reduzindo o número de cabeças secundárias, embora em certas regiões após a colheita da cabeça principal as cabeças secundárias ainda sejam colhidas, por vezes referidas como "bróculos-espargos".
Embora os bróculos e couve-flor possam estar in-timamente relaciondos botanicamente, o seu teor nutricional é bastante diferente. Os bróculos são superiores à couve-flor na medida em que contém mais 60% de vitamina C e 60 vezes mais caroteno. Os bróculos são uma boa fonte de Vitamina C. Dependendo de como são cozinhados, onça por onça, os bróculos cozinhados têm mais 125% de Vitamina C do que uma laranja fresca. Também contêm Vitamina A dos 4 ΡΕ1597965 carotenóides amarelos escondidos sob a clorofila, algum ferro e Vitaminas E e K (http://www.innvista.com/health/ foods/vegetables/brocoli.htm). Ainda, os bróculos também incluem glucosinolatos anticancerígenos, tais como 4-metilsulfmilbrotoílo e/ou 3-metilsulfmilpropilo, os quais podem ser aumentados através de melhoramento ou através de tecnologia de ADN recombinante (ver EP 1 069 819 Bl). A variedade de bróculos mais comummente cultivada é a Marathon, que apresenta um bom vigor em média, com a altura da cabeça de cerca de 40-50 cm acima do solo e a altura da cúpula em cerca de 60-70 cm. A maturação é de média a tardia (70 dias no Verão desde a plantação), com a apresentação das cabeças secundárias. A cor da cabeça é cinzento/verde, com a formação de uma cabeça média em forma de cúpula. O rebordo das cabeças é fino, o diâmetro da haste é médio, um pouco sensível a haste oca, e a variedade tem resistência intermédia ao míldio (Peronospora parasitica) . A marathon é melhor adaptada para cultivo na estação fria (Outono, Inverno) e a densidade da planta varia entre 40.000 a 80.000 plantas por ha. A maioria das variedades de bróculos cresce melhor em solos bem drenados que possam acumular água. Em solos arenosos, a irrigação é importante para um melhor crescimento da planta e para manter a cabeça principal adequada e o desenvolvimento dos rebentos laterais. As cabeças em flor (a parte comestível dos rebentos dos bróculos) desesenvolvem-se de acordo com as temperaturas 5 ΡΕ1597965 ambientais, e no calor do Verão, o amadurecimento das cabeças de bróculos em Julho pode produzir flores e sementes mais rapidamente (quatro a seis dias) do que o seu amadurecimento em períodos mais frios de Primavera e Outono.
Para serem consideradas de boa qualidade, as cabeças de bróculos devem ser fechadas, verde escuras e apertadas (sem mostrarem pétalas amarelas). Um verde profundo, cor uniforme da cabeça é uma carterística desejável nos bróculos. As cabeças de bróculos são "verdes", de acordo com a quantidade de luz solar que incide sobre a coroa das cabeças, sendo a coroa a superfície superior da cabeça dos bróculos coberta por florzinhas. As atuais variedades de cabeças de bróculos comercializadas têm todas uma copa alta que sombreia pelo menos porções da cabeça, particularmente na margem da coroa, resultando no amarelecimento em torno das extremidades exteriores das cabeças de bróculos colhidas, causando, por vezes, um amarelecimento extensivo das florzinhas individuais no centro da coroa.
Os bróculos são normalmente plantados na ordem dos 30.000 a 40.000 plantas por hectare ainda que na América do Norte seja comum plantar bróculos com uma densidade mais elevada, desde 40.000 até tão alta quanto 100.000 plantas por hectare. Em altas densidades, as plantas dos bróculos irão produzir cabeças mais pequenas. Em comum com outras culturas de couves, os bróculos podem 6 ΡΕ1597965 ser colocados em campo por sementeira direta ou por transplantação. Muitos fatores, como o tipo de solo, teor da matéria orgânica e humidade do solo interagem para influenciar a germinação e a emergência. De uma forma mais uniforme, bem como mais precoce, a cultura de bróculos podem ser crescidos a partir de transplantes crescidos em alvelos ou tabuleiros numa estufa. Tais transplantes podem ser plantados no campo durante o final de abril, embora as plantas devam ser reforçadas antes de serem estabelecida. A parte comestível dos bróculos são as cabeças floridas fechadas. As cabeças de bróculos são suscetíveis a uma série de defeitos que podem estar relacionados com fenómenos climáticos ou aberrações de crescimento, embora alguns pareçam estar relacionados com a cultivar. Muitos defeitos podem ser evitados, fazendo a colheita na fase correta de modo a que as cabeças não se tornem demasiado maduras. Uma cultura pós-madura vai mostrar o desenvolvimento avançado da flor, com amarelecimento das cabeças. Plantas excessivamente maduras, normalmente também desenvolvem hastes fibrosas. A colheita na altura correta e o posterior tratamento adequado são muito importantes com os bróculos pois é uma mercadoria perecível. Por esta razão, a uniformidade de maturação e colheita concentrada têm sido as caraterísticas mais altamente desejáveis nas variedades de bróculos. ΡΕ1597965 - 7 -
Os bróculos colhidos são frequentemente refrigerados com gelo embalado ou um hidrorefrigerador imediatamente após a colheita. Bróculos que são refrigerados e mantidos a 32° F (0°C) e a 95 a 100 por cento de humidade relativa podem ser armazenados durante 10 a 14 dias. Porém, se os bróculos forem armazenados por tanto tempo, começarão a perder a sua cor verde escura e a firmeza, afetando a sua comercialização.
Uma vez que a colheita é a única operação da cultura mais dispendiosa, é imperativo que estes custos sejam mantidos ao mínimo. A tendência atual é colher apenas as cabeças terminais principais, geralmente à mão. São utilizados certos apoios mecânicos na colheita, mas a colheita mecânica completa não tem sido adotada. A utilização de modem, híbridos mais uniformes tem permitido aos produtores a colheita completa em dois ou, no máximo, três cortes manuais ao longo do campo.
Num estudo de revisão das práticas de colheita nos Estados Unidos, a partir de 1985-1990, o tempo necessário para o corte dos bróculos foi relatado para ser na ordem dos 60 homens-hora/ha. Os custos globais para cortar/embaltar/transportar/mater no frio e vender foram relatados como $2125/ha, com o custo isolado do corte a ser de $500/ha. As exigências de trabalho para a colheita são bem acima de 50% do total dos custos de trabalho para o crescimento dos bróculos. ΡΕ1597965 A conversão da colheita manual de bróculos em colheita mecânica poderia reduzir em grande quantidade estas exigências de trabalho. No entanto, em diferentes testes de cultivares, períodos de transplante, técnicas de crescimento e métodos de colheita, um estudo recente determinou uma vez mais que a colheita mecânica de inflorescências de bróculos, ou cabeças, em comparação com a colheita tradicional manual (colhendo repetidamente 6 a 8 vezes), resulta numa redução da produção na ordem de 49% e 60%, dependendo da variedade. Uma combinação da colheita manual para as cabeças primárias, seguida por uma separação mecânica das cabeças secundárias foi proposto como redução das perdas de rendimento, ainda que na ordem de cerca de 23% (Dellacecca, V. 1996, New agrotechniques to promote broccoli picking. Acta Hort. (ISHS) 407:347-352).
Tem havido esforços que visam a melhoria dos bróculos para produzir variedades melhor adaptadas à colheita mecânica. Um fator limitador do desempenho de uma colheita mecânica é a aparência fenotípica das variedades de bróculos e a falta de uniformidade na maturação (Casada, J.H.; Walton, L.R.; Bader, M.J. (1988) Single pass harvesting of broccoli, Am Soc Agr Eng Microfiche Collect. (ficha # 88-1041) p. 11; Bon, T.A. (1997) Sénior design project development of a non-selective broccoli harvester, American Society of Agricultural Engineers No. 97-1018, pp 17) . Geralmente, há uma maior gama de maturação aceitável para o processamento de bróculos, comparada com os bróculos frescos do mercado, os quais requerem um produto mais 9 ΡΕ1597965 uniforme (Shearer, S. A.; Jones, P. T.; Casada, J. H.; Swetnam, L. D. (1991). Um mecanismo de corte visualizado para a colheita seletiva de bróculos. Transactions of the American Society of Agricultural Engineers 34 (4): 1623- 1628 . )
Assim, a seleção de tipos de plantas de bróculos apropriados para a uniformidade da maturação tem sido identificada como um fator de sucesso de qualquer projeto de colheita de bróculos (Bon, T.A., 1997). A colheita de bróculos, manual ou mecânica, também poderia ser facilitada por uma prática de crescimento alongado que resulta na protrusão, ou proeminência, da cabeça acima do nivel geral da folhagem dos bróculos (Baggett, J.R., Kean, D., & Kasimor, K. (1995). Inheritance of internode length and its relation to head exsertion and head size in broccoli, J. Am. Society of Hort Sei. 120 (2): 292-296).
Outra questão é que na colheita dos bróculos o que se deixa ligado à cabeça cortada deve ser removido manualmente. Realizar esta tarefa mecanicamente apresenta mais um obstáculo para o desenvolvimento da mecanização total da colheita (Casada J.H., Shearer, S.A. e P.T. Jones (1991) Development of a mechanized selective harvester for cole crops, Am Soc of Agr Engineers. Albuquerque, New México, June 23-26, 1991, Paper # 91 - 1018, p 17). A este respeito, a incorporação da desfolha mecânica das plantas de bróculos num projeto de cortadora é uma área em investigação, na esperança de que a implementação bem 10 ΡΕ1597965 sucedida de uma operaçao de desrama iria melhorar a eficiência global da colheita e embalagem (Bon, T.A., 1997). 0 êxito do desenvolvimento da colheita mecanizada iria melhorar muito a eficiência global da colheita e embalagem (Bon, T.A., 1997). No entanto, as tentativas para desenvolver uma coletora mecanizada de bróculos não têm sido bem sucedidas com os atuais tipos de plantas de bróculos, em parte devido aos muitos problemas simultâneos que têm que ser ultrapassados na adaptação das plantas de bróculos à mecanização. Num artigo este problema é apresentado como requerendo a seleção de plantas com as cabeças bem acima do solo, com uma postura das folhas mais abertas, e com as folhas bem separadas (ou sem cobrirem) a parte inferior da cabeça. (Chou broccoli: La recolte mecanique devient possible, em UNILET Informations, #107-Janvier 2001). Até à data, o desenvolvimento de um tipo de planta de bróculos proporcionando simultaneamente estas múltiplas soluções num contexto comercialmente aceitável tem representado um problema insuperável para a comunidade de melhoradores.
Embora tenham sido feitas algumas plantas de bróculos com uma "cabeça erguida" moderadamente (RH), estas plantas sofriam de uma série de desvantagens, especialmente a presença de grandes folhas abaixo da cabeça resultando num ensombramento e amarelecimento da cabeça, bem como tornar inviável uma colheita mecânica, perda de rendimento 11 ΡΕ1597965 devido ao baixo peso das cabeças (provavelmente devido à elevação da haste reduzindo a energia disponível para o desenvolvimento da inflorescência) e a falta de um hábito uniforme de crescimento.
DEFINIÇÕES GERAIS "Tipo de Crescimento" ou "Tipo" refere-se às caterísticas morfológicas (fenotípicas) de uma planta, tais como a altura total da planta, presença/ausência de folha, tamanho e posição, altura da cabeça, tamanho/peso da cabeça, etc. Um "Tipo de Crescimento adequado para 100% de colheita mecânica" refere-se a uma planta com caraterísticas de maturação que permitem 100% de colheita mecanizada (sem necessidade de desfolhar o talo da cabeça colhida). "100% da colheita mecânica" refere-se aqui a um método de colheita de um campo de plantas de bróculos utilizando meios mecânicos (uma cortadora para cortar a cabeça terminal dos bróculos numa posição preferencialmente definida ao longo da haste sem folhas). Em particular, a não desfolhagem da cabeça e da haste colhidas é condição necessária para não haver uma perda substancial de rendimentos, como visto na técnica anterior (ver acima) está associada com a colheita mecânica. Meios que envolvem corte à mão (por exemplo, mesmo quando se usa uma faca ou um objeto similar) são explicitamente excluídos nesta definição. 12 ΡΕ1597965 "Cabeça erguida" ou "cabeca proeminente" refere-se aqui a um tipo de crescimento de planta, no qual a inflorescência ("cabeça", florzinhas com botões florais fechados) desenvolve-se acima da copa de folhas da planta. A "coroa" da cabeça ergue-se a, pelo menos, cerca de 5, 10, 15, 20, 25 ou mais centímetros acima da copa das folhas. A "coroa" refere-se à parte superior da cabeça. "Abaixo da cabeça" refere-se à área abaixo da inflorescência, ou seja, abaixo dos botões verdes das flores fechadas.
Os termos "superior à copa de folhas" e "mais elevada do que a folha mais alta da copa de folhas" são usados indistintamente e referem-se à area acima da ponta da folha mais alta da copa, como se fosse para desenhar uma linha horizontal acima das grandes folhas verdes num campo. "Substancialmente sem folhas" ou "sem folhas" refere-se à ausência de folhas grandes, em que "folhas grandes" são as folhas com uma área superficial de folha de cerca de 20, 25, 30 ou mais centímetros quadrados na maturação. Uma "haste substancialmente sem folhas" refere-se, portanto, a uma haste que não tem folhas grandes ligadas à haste em, pelo menos, uma área de cerca de, pelo menos, 5, 10, 20, 25, 30 ou mais centímetros abaixo da cabeça ou, pelo menos, cerca de 15, 20, 25, 30, 40 ou mais centímetros abaixo da coroa. Folhas mais pequenas ou pecíolos podem estar presentes, embora numa forma de realização preferida a haste esteja completamente isenta de todas as folhas e/ou pecíolos na área visível acima da copa 13 ΡΕ1597965 das folhas. É de salientar que a haste pode ser parcialmente desfolhado, visivelmente cercado pelas folhas da copa, em que estas folhas estão, no entanto, ligadas à haste numa posição mais para baixo (mais perto do solo). A cortar a haste sem folhas, estas folhas serão cortadas mas dado que não estão ligadas à haste, não interferem com a colheita mecânica (é necessário a não desfolha da cabeça e da haste colhidas). 0 termo "planta de bróculos" refere-se às plantas de bróculos em geral [espécies Brassica oleracea L. convar. botrytis (L.) Alef. var. cymosa Duch.], por exemplo, abrangendo variedades de bróculos, linhas melhoradas, linhas puras, híbridos, etc.
Uma "variedade" é aqui utilizada em conformidade com a convenção UPOV e refere-se a um grupo de plantas com um único taxon botânico da ordem mais baixa conhecida, cujo grupo pode ser definido pela expressão das caraterísticas resultantes de um determinado genótipo ou combinação de genótipos, pode ser distinguido de qualquer outro grupo de plantas pela expressão de pelo menos uma das referidas caraterísticas e é considerado como uma unidade no que diz respeito à sua aptidão para ser reproduzido sem alteração (estável). "Uniformidade" refere-se a um campo de plantas que são uniformes na sua aparência e desenvolvimento fenotípicos, especialmente no que respeita à maturação da 14 ΡΕ1597965 planta, altura da cabeça, haste sem folhas, ausência de amarelecimento da cabeça, etc. As plantas colhidas serão, por conseguinte, também uniformes na sua maturação, aparência, prazo de prateleira, firmeza, etc. Obviamente, a uniformidade não exclui um certo grau de variação de planta para planta, mas a variação de uma cultura uniforme é mínima. Dependendo da caraterística medida, significa que a variação de planta para planta num campo é preferencialmente inferior a 10%, 5%, 4%, 3%, 2%, mais preferencialmente inferior a 1%. Além disso, a colheita mecânica irá permitir que um comprimento da haste uniforme (pré-determinado) esteja presente no produto dos bróculos colhidos. "Amarelecimento" ou "descoloração" refere-se à presença de botões de flores amarelas na cabeça (por exemplo à volta das margens da coroa) ou nas florzinhas individuais (aglomerados de botões floridos) como resultado de sombreamento. Uma cabeça ou uma florzinha que compreenda "substancialmente nenhum amarelecimento" ou "ausêcia de amarelecimento" refere-se a uma cabeça ou uma florzinha que tem menos do que 10%, preferencialmente menos do que 5%, mais preferencialmente menos do que 2,5%, o mais preferencialmente sem amarelecimento à maturação (por exemplo à colheita). "Prazo de prateleira" refere-se ao período de tempo após a colheita, durante o qual as plantas (a cabeça e/ou a haste) podem ser armazenadas sem perda de qualidade, tal como descoloração e perda de firmeza. O tempo de 15 ΡΕ1597965 prateleira depende da composição genética da planta e das condições de armazenamento tais como temperatura, humidade relativa, luz, etc. A zero graus Celsius e 95-100% de humidade relativa, o tempo de prateleira é de preferência de, pelo menos, 10 dias, mais preferencialmente de, pelo menos, de 13, 14, 15 dias ou mais.
Uma "planta colhida" ou "bróculos colhidos" ou "cabeça colhida" refere-se à cabeça dos bróculos cortada, compreendendo parte ou a totalidade da porção da haste sem folhas. De preferência, a cortadora pode ser ajustada para cortar a uma altura especifica (cm de distância) acima do solo, de modo a que o comprimento da haste sem folhas ligada à cabeça colhida possa ser pré-determinado e uniforme para a cultura colhida (a presença da haste sem folhas pode ser de, por exemplo, 5, 10, 15, 20, 25 centímetros ou mais de comprimento). A referência a um elemento pelo artigo indefinido "um" ou "uma" não exclui a possibilidade de mais do que um dos elementos esteja presente, a menos que o contexto exija claramente que haja um e apenas um dos elementos. O artigo indefinido "um" ou "uma", significa, portanto, normalmente "pelo menos um". O termo "compreendendo" deve ser interpretado como especificando a presença das partes, passos e componentes indicados, mas não exclui a presença de uma ou mais partes, passos ou componentes adicionais. Uma planta 16 ΡΕ1597965 que compreende uma determinada caraterística pode assim compreender caraterísticas adicionais.
Sempre que seja feita referência às plantas de acordo com a invenção que é feita, é entendido que também as partes das plantas (células, tecidos, sementes, partes separadas tais como cabeças e/ou hastes) descendência das plantas que retêm as caraterísticas distintivas dos pais (especialmente a cabeça erguida e a haste sem folhas), tais como semente obtida através de autofecundação ou cruzamento, por exemplo, semente híbrida (obtida pelo cruzamento de duas linhas parentais puras), plantas híbridas e partes das plantas que delas derivam são aqui englobadas, a menos que indicado em contrário.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A presente invenção fornece plantas de bróculos compreendendo uma cabeça evidenciada com uma coroa mais alta do que a copa da folha e com um peso de, pelo menos 200 gramas quando plantadas a uma densidade de 40.000 plantas por hectare, caracterizada por, nos pelo menos, 25 centímetros da coroa da referida planta não produzir folhas ou pecíolos tendo cada uma uma área de superfície de cerca de 30 centímetros quadrados, em que a planta é descendente de sementes de uma planta de bróculos autofecundada designada 970195, uma amostra dessas sementes tendo sido depositada como NCJMB 41216. A planta é adaptada para facilitar a colheita, com as características de uma cabeça 17 ΡΕ1597965 evidente com uma coroa, ou topo da cabeça dos bróculos, que são mais altas que a copa das folhas e uma cabeça que pode ser colhida de pelo menos 200 gramas quando plantada a uma densidade de 40.000 plantas por hectare, em que a cabeça para colheita compreende assentar no cimo de 25 centímetros da haste, medido a partir da coroa até ao ponto de corte na haste. A invenção proporciona ainda (um conjunto uniforme) de plantas de bróculos colhidas (cabeça e/ou haste) produzidas por e colhidas a partir dessas plantas de bróculos.
Ainda, são fornecidas as sementes para o cultivo de tais plantas bem como as sementes obtidas a partir do cruzamento e/ou autofecundação de tais plantas, pelo que as plantas cultivadas a partir de sementes incluem uma cabeça erguida e uma haste substancialmente sem folhas. Numa forma de realização são fornecidas sementes de bróculos híbridos e plantas híbridas que compreendem uma cabeça erguida e uma haste substancialmente sem folhas. Numa outra forma de realização são fornecidas sementes de bróculos puros e plantas que compreendem, quando cultivadas, uma cabeça erguida e uma haste substancialmente sem folhas. Da mesma forma, são fornecidos bróculos colhidos, obtidos por colheita mecânica de um campo dessas plantas.
Numa forma de realização preferida, as plantas dos bróculos têm uma caraterística de desfolhagem ao longo 18 ΡΕ1597965 da haste, de tal modo que nos cerca de 25 centímetros da coroa a planta substancialmente não produz folhas ou pecíolos tendo uma área de superfície maior do que cerca de 30 centímetros quadrados, mais preferencialmente não superior a 20 centímetros quadrados.
Numa forma de realização melhorada, a planta de bróculos substancialmente não produz folhas ou pecíolos dentro dos 25 centímetros da coroa, tendo uma área de superfície maior do que cerca de 10 centímetros quadrados, mais preferencialmente sendo que essa planta substancialmente não produz folhas ou pecíolos dentro dos 25 centímetros da coroa. A área de superfície das folhas ou pecíolos pode ser avaliada ou medida manualmente ou utilizando dispositivos eletrónicos, tais como dispositivos para fazer medições do índice de área foliar, por exemplo o analisador de copa de plantas LAI-2000 fornecido pela LI-COR Inc. (http://www.licor.com).
Numa outra forma de realização preferida, a coroa da planta de bróculos estará saliente, pelo menos, cerca de 10 centímetros acima da folha mais acima da copa, mais preferencialmente, pelo menos, cerca de 15 centímetros mais alevada que a folha superior da copa, e mais preferencialmente, pelo menos, a cerca de 25 centímetros (ou mais) acima da folha superior da copa. 19 ΡΕ1597965
Numa forma de realização preferida, a planta de bróculos produz uma cabeça que pode ser colhida de, pelo menos, cerca de 250 gramas, mais preferencialmente, pelo menos, cerca de 350 gramas.
Numa forma de realização diferente preferida, a planta de bróculos produz uma cabeça para colheita de, pelo menos, cerca de 120 gramas, quando plantada a uma densidade de 80.000 plantas por hectare, mais preferencialmente, pelo menos, cerca de 150 gramas, e o mais preferencialmente, pelo menos cerca de 200 gramas, quando cultivadas a essa densidade. A invenção também fornece uma multiplicidade dessas plantas de bróculos plantadas num campo de bróculos. Numa forma de realização preferida, sustancialmente todas as plantas amadurecem ao mesmo tempo, e mais preferencialmente todas as plantas maduras crescem substacialmente até à mesma altura, isto é, as plantas são uniformes, na altura total, tempo de maturação e os fenótipos de cabeça erguida e haste sem folhas.
As plantas da presente invenção são obteníveis por um método de produção de uma cultura de bróculos, que compreende o passo de crescimento de uma multiplicidade de plantas de bróculos e a colheita das cabeças das plantas de bróculos por meios mecâncos, através dos quais as plantas são caraterizadas por terem uma cabeça saliente, terem uma coroa mais alta que a copa de folhas e uma cabeça para 20 ΡΕ1597965 colheita de, pelo menos, cerca de 200 gramas quando plantadas a uma densidade de 40.000 plantas por hectare, em que a cabeça para colheita compreende os primeiros 25 centímetros da haste, medidos desde a coroa, e em que os meios mecânicos compreendem meios para cortar as cabeças e, opcionalmente, meios para a recolha das cabeças cortadas.
Numa forma de realização preferida, a planta de bróculos produz uma cabeça uniformemente verde sem nenhum amarelecimento substancial perto da margem das florzinhas, na ordem de cerca de 10% ou menos, de qualquer superfície da florzinha, mostrando uma mudança de verde uniforme para amarelo.
Os meios mecânicos compreendem ainda meios para apanhar as cabeças e canalizar as cabeças para os meios de corte, mais preferencialmente, os meios de corte canalizados através da multiplicidade de plantas de bróculos a uma altura acima do solo, substancialmente constante.
Os meios de recolha, para fazer avançar os meios de corte através da multiplicidade das plantas de bróculos, são preferencialmente fornecidos numa combinação. O fenotipo das cabeças erguidas e da haste sem folhas pode também ser transferido para outras plantas de bróculos, tais como diversas variedades de bróculos. A invenção não está limitada a uma variedade de bróculos em 21 ΡΕ1597965 particular, mas é aplicável essencialmente a todas as variedades de bróculos. São fornecidas, tanto plantas autofecundadas como plantas híbridas tendo as caraterísticas de acordo com a invenção. A invenção também proporciona sementes de plantas de bróculos de acordo com a invenção e quaisquer plantas ou partes de planta ou derivados da sua descendência: sementes da planta pura de bróculos designada 970195, uma amostra de tais sementes tendo sido depositada como NCIMB 41216, tendo uma data de depósito de 28 de abril de 2004.
Também aqui descritas são plantas ou partes de plantas ou descendência derivada destas: a planta pura designada 932779, uma amostra dessas sementes tendo sido depositada de acordo com o Tratado de Budapeste no NCIMB (Aberdeen, Escócia) sob o Número de Registo NCIMB 41218, tendo uma data de depósito de 28 de abril de 2004; a semente de uma planta de bróculos designada 970249, uma amostra dessas sementes tendo sido depositada sob o número de Registo NCIMB 41219, tendo uma data de depósito de 28 de abril de 2004. A invenção também fornece sementes de bróculos híbridos, tendo uma ou preferencialmente ambas as sementes de uma planta pura de acordo com a invenção, por exemplo uma planta crescida a partir da semente depositada (ou por consequência dos descendentes, por exemplo obtido por 22 ΡΕ1597965 autofecundaçao), assim como uma planta de bróculos, ou partes dessa, produzidas a partir da semente híbrida.
Também descritas são sementes de uma planta de bróculos híbrida designada por SVR 4, uma amostra dessa semente tendo sido depositada sob o número de Registo NCIMB 41214, tendo como data de depósito 28 de abril de 2004; semente de uma planta de bróculos híbrida designada SVR 1, uma amostra dessa planta tendo sido depositada sob o número de Registo NCIMB 41215 (SVR 1), tendo como data de depósito 28 de abril de 2004; e a semente de uma planta de bróculos híbrida designada SVR 5, uma amostra dessa semente foi depositada sob o número de Registo NCIMB 41217 (SVR 5) , tendo como data de depósito 28 de abril de 2004.
Numa forma de realização preferida, a invenção fornece uma multiplicidade de tais plantas de bróculos num campo de plantação de bróculos, assim como as cabeças de bróculos e/ou os talos colhidos nesse campo. O conjunto de plantas colhidas é uniforme no peso, comprimento do talo e outras caraterísticas. A invenção também inclui essas plantas de bróculos, ou suas partes, as quais depois foram modificadas, mas que retêm as caraterísticas destintivas de acordo com a invenção. Por exemplo, podem ser transformadas para conterem um ou mais transgenes ligados operacionalmente para regulamentar elementos funcionais numa planta de bróculos ou podem ser mutadas usando métodos do conhecimento na té- 23 ΡΕ1597965 cnica (tratamento químico ou radioativo). Alternativamente, uma ou mais características podem ser introgredidas usando métodos de melhoramento conhecidos. A invenção inclui descendência de plantas de acordo com a invenção, as quais retêm pelo menos as caraterísticas fenotípicas (tipo de crescimento) tornando-as 100% possíveis de colher mecanicamente, tal com a descendência obtida por autofecundação, cruzamento, retrocru-zamento ou linhas duplas haplóides feitas a partir das plantas da invenção, etc.
As caraterísticas que fazem uma planta de bró-culos 100% possível de colher são as cabeça proeminente, a haste sem folha como descrito. Preferencialmente estas caraterísticas estão associadas com os pesos da cabeça dos bróculos, de pelo menos cerca de 200 g, 250 g, 300 g, ou mais a 40.000 plantas/ha ou pelo menos cerca de 120 g, 130 g, 140 g, 150 g, 200 g ou mais a 80.000 plantas/ha. O "peso da cabeça" pode ser determinado facilmente pelo crescimento das plantas até à sua maturação na densidade apropriada (por exemplo 80.000 ou 40.000 plantas/hectare) e depois cortando a cabeça cerca de 16 cm a partir da coroa e pesando a parte cortada. São também aqui divulgadas células, culturas celulares, tecidos, orgãos, polen, micrósporos, óvulos ou cultura de tecido derivados das células das sementes dos - 24 - ΡΕ1597965 bróculos ou plantas da invenção. A cultura de tecido compreende células ou protoplastos do tecido de quaisquer células da planta, tais como as células das folhas, polen, embriões, raízes, extremidades da raiz, anteras, flores, fruto, e sementes, ou outras partes da planta, assim como plantas de bróculos regeneradas a partir dessa cultura de tecido.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
Os termos técnicos ou científicos aqui utilizados deverão ter o significado comummente aceite pelos especialista na técnicas, salvo se aqui fôr definido de um modo diferente. As descrições dos termos botânicos podem ser encontradas em inúmeros textos da especialidade. Ver, por exemplo Hickey, M., e King, C., (2001). Cambridge Illustrated Glossary of Botanical Terms, Cambridge, UK: Cambridge University Press. A presente invenção fornece plantas de bróculos com um novo tipo de crescimento, fazendo com que estas plantas sejam 100% adequadas para colheita mecânica. O novo tipo de crescimento está ilustrado em figuras não limitativas. A Figura 1 mostra uma planta de bróculos convencional da linha General (Sementes Seminis). A Figura 2 ilustra uma planta de bróculos feita nos Exemplos (neste caso a planta híbrida SVR1). As plantas nas Figura 1 e Figura 2 cresceram num campo experimental em condições similares. Nas Figuras 1 e 2 as folhas viradas para a 25 ΡΕ1597965 camara foram cortadas para revelarem melhor o hábito de crescimento das respetivas plantas. Como se pode ver, o tipo de crescimento destas duas plantas de bróculos diferem significativamente no crescimento da cabeça e na haste sem folhas.
Os componentes de uma cabeça de bróculos colhida compreendem os cachos de florinhas, cujos topos formam uma parte superior, de verde profundo e uma superfície geralmente convexa, também aqui referida como coroa. Geralmente, uma região da haste que suporta os cachos de florinhas é colhida com os bróculos, e forma uma parte comestível da cabeça dos bróculos.
Numa forma de realização a invenção fornece plantas (por exemplo puras e/ou híbridas), 100% adptadas à colheita mecânica, que combina uma alta proeminência da cabeça (cabeça proeminente) com a falta de desenvolvimento das folhas na haste abaixo da cabeça (ausência de folha; ver Figura 2) e preferencialmente também um peso de cabeça mínimo (ver acima). Embora na técnica anterior algumas plantas de bróculos, tais como variedades de Caravel e Corvet, tenha uma cabeça de certo modo erguida, estas plantas ainda possuem uma grande predominância de folhas presas na haste, mesmo por debaixo da cabeça. Assim, eles não têm uma haste com ausência de folhas. Também há variedades de cor púrpura que emergem com as cabeças espessas elevadas, mais uma vez, que têm muitas folhas na haste por debaixo da cabeça. Devido à presença de folhas na 26 ΡΕ1597965 haste, as plantas da técnica anterior não são 100% possíveis de ser colhidas mecanicamente, como consequência a desfolhagem da haste seria aconselhável e uma substancial perda de rendimento que ocorre durante a colheita. O tipo de bróculos aqui descritos torna possível a colheita mecânica num campo de bróculos, com a caraterística de uma planta de bróculos com a cabeça crescendo acima da copa da planta, combinado com uma substâncial ausência de folhas e folíolos ao longo da haste, imediatamente abaixo da cabeça. As plantas de acordo com a invenção também mostram uniformidade tanto na maturação como na altura, e serão produzidas cabeças comercialmente aceitáveis.
Um método de crescimento e de colheita de um campo uniforme de plantas de bróculos, compreendendo uma cabeça erguida e uma haste sem folhas abaixo da cabeça, compreendendo os passos de plantação das sementes ou da transplantação da plântula das plantas de acordo com a invenção no terreno, fazendo crescer as plantas até estarem adequadas para a colheita e recolher as cabeças terminais dos bróculos e uma predeterminada parte da haste sem folhas, usando colheita 100% mecânica. Opcionalmente, são fornecidos meios para juntar os bróculos cortados, armazenamento e/ou seleção e/ou embalagem dos bróculos colhidos. Preferencialmente, o produto do método são bróculos frescos colhidos, prontos para serem comercializados ou 27 ΡΕ1597965 destribuidos aos supermercados, mercearias, etc. Em alternativa, os bróculos colhidos podem ser processados.
Uma máquina de colheita, especialmente adaptada para a colheita de tipos de exibição da cabeça alta pode ser utilizada, com meios de corte (por exemplo uma ou mais lâminas) fornecida para cortar as cabeças num ponto pré-determinado ao longo da haste e acima da copa, e opcionalmente meios para colher e transportar as cabeças cortadas.
Os bróculos convencionais tipicamente têm folhas largas e pecíolos crescendo para fora da haste até mesmo por debaixo da cabeça. As plantas melhoradas têm apenas algumas folhas muito pequenas nas mesmas posições abaixo da cabeça.
Um método de tranferência do tipo de crescimento de acordo com a invenção para outras plantas de bróculos usam técnicas de melhoramento convencionais e selecionam a descendência a qual retem o tipo de crescimento dos progenitores, isto é retem pelo menos as caracterist icas que fazem com que as plantas sejam 100% colhidas mecânicamente. Como as linhas parentais, por exemplo, plantas como depositadas com o NCIMB podem ser usadas, ou dai derivadas que retêm os tipos de crescimento destas plantas. O método compreende: 28 ΡΕ1597965 obter uma planta de bróculos (ou sementes da planta) que seja colhidas 100% mecanicamente, isto é compreendendo as caraterísticas de tanto a cabeça elevada como da haste sem folha; crescer a referida planta (ou sementes) até florescer; cruzar uma planta com uma planta de bróculos que não seja 100% de colheita mecânica (por exemplo que careça da elevação da cabeça e/ou da caraterística da haste sem folhas) opcionalmente cruzar ainda com a descendência do cruzamento acima; triar a descendência do(s) cruzamento(s) acima referidos quanto à elevação da cabeça e/ou a caraterística de haste sem folhas, medindo a altura da cabeça, a presença de folhas na haste e/ou área da superfície de folhas na haste, e selecionar plantas que sejam 100% colhidas (isto é que compreendam pelo menos a combinação das caraterísticas de cabeça evidente da haste sem folhas presentes na planta progenitora e conforme definido). A trigem envolve um ou mais passos técnicos, por exemplo a tomada de medidas manuais e/ou visuais. Opcionalmente o método ainda compreende os passos de projeção tais como a pesagem das cabeças cortadas e/ou avaliação de amarelecimento na maturação, seguido de uma seleção de plantas com as caraterísticas de peso de cabeça e/ou cor desejadas. 29 ΡΕ1597965
Um método de produção de produção de plantas de bróculos híbridas que são 100% apanhadas mecanicamente envolve o cruzamento de duas plantas (preferencialmente puras) de acordo com a invenção e a colheita de sementes híbridas. As sementes obtidas mostrarão, quando crescerem, o novo tipo de crescimento, em particular a cabeça erguida e a haste sem folha como definido. Numa forma de realização o método compreende os passos de plantar linhas de progenitores maaculinas e femininas de plantas puras de acordo com a invenção num campo, crescer as plantas até que ocorra a florção e a produção de sementes, e apanhar as sementes híbridas da linha de progenitores femininos. O método previne preferencialmente que ocorra qualquer auto-polinização dos progenitores femininos, com a finalidade de se obter 100% de sementes híbridas puras (ver abaixo). O desenvolvimento de bróculos híbridos comerciais envolve o desenvolvimento das linhas progenitoras puras homozigotas através de técnicas bem conhecidas da técnica. Geralmente, duas ou mais origens de germoplasma ou conjuntos de genes são combinadas para desenvolver plantas superiores híbridas. A pura desejada ou as linhas progenitoras são desenvolvidas por seleção contínua, seguida por várias gerações de autofecundação até as linhas estarem suficientemente uniformes. Em alternativa, antera ou cultura microsporo (seguidas pela duplicação de cromossomas para produzir linhas de haplóides duplas, também referidas 30 ΡΕ1597965 como linhas "DH") podem ser usadas seguidas pela seleção das melhores linhas de melhoramento e testando a descendência em várias combinações híbridas.
Uma vez identificadas as linhas puras, que dão o melhor desempenho do híbrido, a semente híbrida pode ser produzida indefenidamente, durante o tempo em que a homogeneidade e a homozigose dos progenitores puros for mantida. 0 termo "planta de bróculos pura" também inclui qualquer conversão de um único gene dessa pura. O termo "planta convertida de um único gene" como aqui usado refere-se às plantas de bróculos que são desenvolvidas através da técnica de melhoramento de plantas chamada re-trocruzamento, em que essencialmente todas as caraterísticas morfológicas e fisiológicas desejadas de uma pura são recuperadas adicionalmente à transferência de um único gene transferido do progenitor doador para a pura pela via da técnica de retrocruzamento.
Na produção em larga escala da semente híbrida, podem ser usados diferentes sistemas de polinização cruzada, baseada na auto incompatibilidade, ou, alternativamente, esterilidade masculina citoplasmática (CMS). Estas técnicas são bem conhecidas na técnica. O aumento em larga escala dos progenitors híbridos (linhas puras) é feito por autopolinização, se necessário facilitada pelo aumento de concentração de CO2 para superar a auto-incompatibilidade, ou a polinização do gomo utilizando trabalho manual. Tal aumento em larga escala das linhas puras é mais comummente 31 ΡΕ1597965 feito numa estufa ou numa casa em plástico. Esta prática de produção de semente da linha progenitora conduz a sementes de boa qualidade e controlo de doença. Plantas de bróculos puras de acordo com a invenção, inclui por exemplo os tipos de bróculos 970192 (Fig. 4), 932779, 970249, PLH42 (Fig. 5) e 970195 e sementes ou seus derivados. A Figura 3 fornece um gráfico de linhagem seguindo as seleções feitas no desenvolvimento da 970195. A semente híbrida comercial é produzida em campo aberto através por inter-plantação de linhas do progenitor (feminino) da semente e do progenitor polinizador (masculino) , onde a auto-incompatibilidade ou a CMS da progenitora da semente previne a autopolinização e assegura a colheita da semente híbrida Fl, em métodos bem conhecidos na técnica. O método para produzir a semente híbrida envolve, portanto, numa forma de realização, o crescimento dos progenitores masculinos e femininos, com o novo tipo de crescimento e de colheita das sementes híbridas a partir das linhas dos progenitores femininos.
Para a produção de sementes híbridas de bróculos, o sistema de modem usa CMS que foi introgredido numa Brassica oleracea a partir de rabanete (Ogura, H. (1968). Estudos sobre a nova esterilidade masculina do rabanete Japonês, com especial referência à utilização da sua esterilidade para o aumento da prática da semente híbrida. Mem Fac Agric Kagoshima Univ. 6: 39-78). 32 ΡΕ1597965
Assim, são também fornecidas, as plantas de bróculos puras de acordo com a invenção a qual é masculina estéril e é adequada para ser usada como um progenitor feminino na produção da semente híbrida. Numa forma de realização as plantas de bróculos puras são masculinas estéreis devido a esterilidade masculina citoplasmática, por exemplo a ogura cms ou a polima cms. Estas plantas podem ser feitas como conhecidas na técnica. Noutra forma de realização a planta de acordo com a invenção é estéril masculina devido a um ou mais transgenes, conferindo a esterilidade masculina como sendo parte integrante do seu genoma, como por exemplo descrito na EP 0,344, 029 ou US 6,509,516 ou na US 5,789,566. A proeminência da cabeça da linha de progenitor do bróculo mostrou uniformidade e estabilidade em todos as caraterísticas. As linhas de progenitores foram mantidas através de polinização em gomo (no caso da auto incompatibilidade dos progenitores híbridos das três linhas homozigoticas depositadas), ou no caso dos progenitors da semente CMS polinizada pelo seu preservador, e plantado em número suficiente de gerações, com especial atenção à uniformidade do tipo de planta, para assegurar a homozigo-cidade e a estabilidade fenotípica. O tipo de bróculo proeminente tem a cabeça muito acima da copa. Adicionalmente os bróculos não têm folhas largas na área da haste, que se encontra imediatamente 33 ΡΕ1597965 abaixo da cabeça, e assim pode ser colhido ao nivel da haste de uma maneira que é livre da interferência das folhas, incluindo pecíolos, a qual não só facilita a colheita manual, como torna possível uma vez mais uma eficiente colheita mecânica de cima a baixo da cultura, em ambos os casos poupando nos custos do laborais. Os bróculos convencionais só podem ser colhidos manualmente, fazendo com que se gaste tempo e dinheiro dado que o produto fica no fundo da cultura e as folhas devem ainda ser retirados manualmente da haste.
Os bróculos fornecem uniformidade noutras caraterísticas que irá maximizar o rendimento na colheita uma vez mais, incluindo as caraterísticas do tempo de maturação e de crescimento dos bróculos na planta, assim como a caraterística da proeminência da cabeça (cabeça elevada). A cabeça completa e/ou as florezinhas da linha pura de bróculos designada 970192 (plh26/plh33), mostrado na Figura 4, demonstra estas caraterísticas.
Uma outra vantagem das novas plantas é a uniformidade da cor, isto é, que as plantas produzem cabeças de brócolos que ficam fora da copa e expostas ao sol a um mais alto e grau mais consistente para as plantas de bróculos convencionais, resultando numa cor verde uniformemente profunda do produto, substâncial sem amarelado à volta das margens da coroa. A copa reduzida significa que a luz pode alcançar melhor todos os lados das 34 ΡΕ1597965 cabeças, tal como as florezinhas individuais, tornam-se uniformemente verdes após florescerem, em vez de serem verdes com bordos amarelos como é o caso dos bróculos convencionais ao serem sombreados ao longo das margens da copa das folhas. Esta é uma caraterística muito desejada para os processadores dos bróculos.
Por substancialmente não amarelado, quer dizer que as cabeças colhidas, mesmo quando vistas de lado, mostram uma cor verde profunda uniforme, com muito pouco ou nenhum aclaramento ou amarelamento das margens de toda a coroa. Isto também é verdade para as florinhas individuais, que têm um amarelamento grandemente reduzido nas margens das florinhas. Foi observado que para as cabeças de bróculos produzidas pelas plantas com a caraterística de cabeça erguida, que menos de cerca de 10%, preferencialmente menos do que 5%, de qualquer florinha irá mostrar uma mudança do verde uniforme para amarelo nas margens. O grau do amarelado pode, por exemplo, ser visto à vista desarmada e é preferencialmente comparada a um controlo de plantas adequado, tal como as plantas da técnica anterior, faltando a caraterística da cabeça excertada.
Uma planta de bróculo regenera a partir de cultura do tecido de uma planta pura ou híbrida da presente invenção usa métodos que são bem conhecidos na técnica para regenaração de bróculos por cultura de tecidos, e ainda que 35 ΡΕ1597965 esses métodos possam ser usados para a regeneração in vitro dos bróculos ou bróculos transformados (ver, por exemplo, Patente dos Estados Unidos Número 5,188,958, Moloney, et al., 23 de fevereiro, 1993). 0 desenvolvimento do tipo de bróculos de cabeça elevada começa como um esforço de desenvolver plantas de bróculos para facilitar a colheita manual ou mecânica em combinação com uma boa adaptação em horticultura. Para uma colheita manual ou mecânica, o objetivo foi um hábito de crescimento alongado da haste principal contendo a cabeça do bróculo e proeminência acima da copa das folhas. Esta caraterística é definida pela proeminência da cabeça. Outras caraterísticas que se pensava serem importantes para facilitar a colheita foram a altura da cabeça, juntamente com os pecíolos das pequenas folhas, facilitando a proeminência da cabeça acima da copa. Outra caraterística selecionada foi a uniformidade da altura da cabeça.
LEGENDAS DAS FIGURAS
Figura 1 mostra o hábito de crescimento típico de uma linha de bróculos convencional, General, de Seminis Seeds.
Figura 2 mostra o hábito de crescimento da linha híbrida SVR1.
Figura 3 é uma linhagem que mostra o desenvolvimento da planta do bróculos da invenção designada por 970195. 36 ΡΕ1597965
Figura 4 mostra a planta de bróculo pura designada por 970192.
Figura 5 mostra a planta de bróculo pura designada por PLH42.
Figura 6 mostra a planta de bróculo híbrida designada por SVR 1.
Figura 7 mostra a planta de bróculos híbrida designada por SVR 4, em crescimento no campo.
Figura 8 mostra a planta de bróculos híbrida designada por SVR 5, em crescimento no campo.
Os exemplos seguintes servem para ilustrar mas não para limitar a invenção.
EXEMPLOS
Exemplo 1 - Desenvolvimento das plantas
As linhas de investigação tanto protegidas como públicas estavam disponíveis, tendo uma característica de cabeça erguida (RH). Por exemplo, o programa de melhoramento do bróculos da Oregon State University (OSU) tem linhas com um crescimento moderado da cabeça, e várias acessões foram obtidas do programa de melhoramento da OSU. Estas linhas foram designadas como OSU-102 e OSU-111. Estas acessões produziram um tamanho de cabeça fraco, uma qualidade de cabeça fraca, geralmente, e as folhas na haste mesmo abaixo da cabeça que apresentam essas linhas 37 ΡΕ1597965 inadequadas como progenitores para híbridos viáveis comercialmente. A seleção de um melhor crescimento das caraterísticas da cabeça e uma maior consistência do comprimento do entrenó leva a menores pesos das cabeças (Baggett, et al., 1995). A presente invenção encontrou a solução para este problema, como aqui já foi descrito.
Pedidos protegidos selecionados no inicio do projeto de melhoramento foram designadas por DH-MRE-7, DH MRD1-1, GM1-6, BI 9, DH E-47, EC-2, SH2, EC-2, SH-2, DH M-84, HCH, GB-7, HBH-6 and DH GV-37. Todas estas linhas eram linhas progenitoras de elite desenvolvidas no programa de melhoramento Seminis, que foi usado para a produção de híbridos comerciais desde os anos 1970s. Estas linhas foram escolhidas, pelo menos em parte, para compensar os defeitos observados das caraterísticas da horticultura das linhas OSU.
Mais especificamente, as linhas prioritárias tiveram muito boa capacidade de combinação em geral, resistência à doença, particularmente ao míldio (Peronospo-ra parasitica), que já mostrou uma razoalvelmente boa característica de RH, folhas pequenas perto da cabeça, boa altura de cabeça e uma uniformidade do peso da cabeça, assim como resistência à bactéria da podridão mole (bactérias Erwinia e Pseudomonas) . As principais caraterística de cada uma dessas linhas está resumida no quadro 1, abaixo. ΡΕ1597965 38
Tabela 1 Número de acesso ou linha Descrição OSU-102 Comparado com OSU-111, um bocado mais de vigor OSU-111 Planta pequena, média RH, folhas na haste, largo DH-MRE-7 resistente ao míldio, rebordo bom DH MRD1-1 resistente ao míldio, rebordo bom GM1-6 Cabeça relativamente bem erguida, rebordo bom, boa capacidade de combinação, usado em muitos híbridos Seminis comerciais (Corvet, Cruiser etc), folhas na haste abaixo da cabeça. B19 Precocidade, capacidade de combinação, usado em híbridos Seminis comerciais. DH E-47 Dá peso e cor à cabeça EC-2 Relativamente RH, rebordo largo DH GV-37 firmeza e qualidade do rebordo SH-2 Capacidade de combinação, distanciamento genético, cor, vigor, tolerância à podridão húmida HBH-6 Precocidade DH M-84 Rebordo pequeno, qualidade da cabeça de, firmeza HCH Comparado com HBH6 GB-7 Firmeza e qualidade do rebordo A designação DH quer dizer duplo haplóide, e indica que esta linha foi desenvolvida através de cultura de antera ou cultura de microsporo, seguido por um duplicação dos cromossoma. 39 ΡΕ1597965
Em geral, as melhores linhas RH têm pequena (OSU) ou média (GM1.6, EC2) qualidade de cabeça. Nas linhas de melhor qualidade, isto é, com boa firmeza, tamanho do rebordo, cor, resistência ao míldio, etc., a caraterística RH estava geralmente em falta. Não existiam linhas disponíveis que combinassem a caraterística RH com uma qualidade adequada, e nenhuma que acrescentasse a caraterística de substancialmente sem folhas presentes abaixo da cabeça para dar o aspeto de proeminência.
As linhas foram cruzadas continuamente e selecionadas em várias combinações desde os anos 1980s. Plantas descendentes (Fl) de cada cruzamento foram selecionadas pela sua aparência fenotípica de proeminência da cabeça em combinação com as caraterísticas de horticultura favoráveis para todas as outras com a caraterística de horticultura importante das caraterísticas da cabeça. As plantas selecionadas das melhores famílias foram novamente cruzadas com outras plantas selecionadas de outras famílias. Ocasionalmente, entre dois ciclos de cruzamento, as plantas selecionadas foram autofecundadas durante uma ou duas gerações (F2, F3) para obter uma melhor uniformidade das linhas.
As melhores plantas destas linhas foram de novo cruzadas. Este procedimento de melhoramento é conhecido como seleção de família modificada, como é descrita nos livros de texto padrão de melhoramento de plantas, isto é, 40 ΡΕ1597965
Allard, R.W., Principies of Plant Breeding (1960) Nova Iorque, NY, Wiley, pp 485; Simmonds, N.W., Principies of Crop Improvement (1979), Londres, UK, Longman, pp 408; Sneep, J. et al., (1979) Tomato Breeding (p. 135-171) in: Breeding of Vegetable Crops, Mark J. Basset, (1986, editor), The Tomato crop: a scientific basis for improvement, por Atherton, J.G. & J. Rudich (editores), Plant Breeding Perspectives (1986); Fehr, Principies of Cultivar Development-Theory and Technique (1987) Nova Iorque, NY, MacMillan.
No decurso do programa de seleção, foram selecionadas as várias linhas que mostram caraterísticas favoráveis as quais foram designadas como PLH, e associadas a uma sequência de números. Surpreendentemente, existe uma pequena ou não discernível perda de rendimento no tipo de bróculo com cabeça proeminente. Isto é um pouco surpreendente dada a quantidade de haste adicional exigido para obter a evidência de uma cabeça pesada da folhagem.
Apenas depois de uma sucessão de anos de cruzamentos e seleção em combinação com uma ou duas gerações de autogamia foi mostrado que a ligação genética que existia entre a proeminência da cabeça e fraca horticultura e as caraterísticas da qualidade da cabeça poderia ser quebrada. O progresso em qualquer geraçao foi sempre pequeno e difícil de quantificar de geraçao em geração. 41 ΡΕ1597965
As melhores linhas agora disponíveis incluem 970195 (baseada na seleção entre o cruzamento do PLH 2546 e PLH 33), 970192 (selecionado do cruzamento do PLH 26 com PLH 33), 970249 (selecionado do cruzamento do DH M 84 e MRD 6), 932779 (selecionado do cruzamento do PLH 10 e DC3EC6), e o PLH 42 (selecionado do cruzamento o DC3EC6 e PLH 10) . Semente das linhas de 932779, 970249, e 970195 são o objeto de um depósito NCIMB. PLH 10 foi ele próprio uma seleção de um cruzamento entre HBH 6 e OSU-111.
Uma linhadem que mostra o desenvolvimento da linha 970195 está resumida na Figura 3, demonstrando umas séries típicas de cruzamento e seleção usadas no desenvolvimento das plantas.
Toda a cabeça e/ou florinhas da linha pura dos bróculos 970192 (plh26/plh33) , Figura 4, demonstra a caraterística do proeminência da cabeça numa linha pura. A proeminência da cabeça desta linha de bróculo mostrou uniformidade e estabilidade em todas as caraterísticas durante vários anos. Foi desenvolvido e mantido pela polinização do gomo ao longo de cinco gerações com especial atenção à uniformidade do tipo de planta para assegurar a estabilidade homozigótica e fenotípica. Nenhuma variante das caraterísticas foi observada ou são esperadas.
As 932779 e 970249 endocruzadas têm caraterísticas de crescimento da cabeça semelhantes. O desenvolvimento e a manutenção destas linhas foi análogo à linha 970195. 42 ΡΕ1597965 A PLH 42 (Figura 5), mostra uma boa proeminência da cabeça de acordo com a invenção, com poucas, folhas pequenas presentes na haste abaixo da cabeça. Foi desenvolvido e mantido pela polinização do gomo durante seis gerações com especial atenção à uniformidade do tipo de planta para assegurar a estabilidade homozigótica e feno-típica. Nenhuma característica variante foi observada ou é esperada. A linha 932779 tem um conhecimento idêntico ao PLH42. É uma linha de maturação precoce que mostra um bom proeminência de cabeça e uma boa qualidade da cabeça com um bom rebordo e firmeza, com várias folhas mais pequenas na haste abaixo da cabeça. A resistência ao míldio é muito alta e a cor da cabeça é verde escuro.
Exemplo 2 - Produção do relevo de cabeça do Bróculo Híbrido
As linhas puras favoráveis foram usadas para produzir combinações híbridas. A SVR 1 foi produzida através do cruzamento de PLH42 x DH PLH13 (Figura 6). Tem a caraterística do RH extremo, precocidade extrema, cor escura extrema, bom bordos, boa tolerância ao calor, boa tolerância à podridão húmida, boa uniformidade, resistência ao Downey Mildew, DMR, boa haste, algumas folhas abaixo da cabeça, peso de cabeça 250-300 g/cabeça em 40.000 pl/ha, boa adaptação ao clima e às estações do ano. São muito 43 ΡΕ1597965 poucas as folhas abaixo da cabeça, tendo uma área muito pequena. A SVR4 foi produzida pelo cruzamento de PLH26/ PLH33 x NjaECB (Figura 7) . Mostra um bom RH, maturação média, semi coroa, coroa relativamente larga, peso da cabeça 300-350 g/cabeça a 40.000 pl/ha, com uma haste mais limpa do que a SVR1. A SVR5 foi produzida pelo cruzamento de PLH2546/PLH33 x NjaECB. A sua maturação é como o SVR4, cabeça profundamente ramificada, crescimento médio da cabeça, também uma haste mais limpa do que o SVR1, peso de cabeça 350-400 g/cabeça em 40.000 pl/ha, florinhas de cor extremamente verde, florinhas todas verdes, mais de um tipo de processamento/floração, com uma cabeça profundamente ramificada (Figura 8).
Exemplo 3. Colheita das cabeças de Bróculos proeminentes
Um campo de plantas de bróculos cresce até à maturação, e as cabeças colhidas por meios mecânicos que agarram as cabeças, cortando as cabeças e juntando as cabeças cortadas numa trasportadora. É descoberto que a grande maioria das cabeças de bróculos podem ser colhidas desta modo a partir de um campo de plantas de bróculos, poupando tempo e dinheiro em relação à colheita manual. A caraterística da cabeça proeminente com pouca ou nenhuma folhagem abaixo da cabeça permite o funcionamento de uma 44 ΡΕ1597965 colheita mecanizada sem danificar as cabeças dos bróculos ou incrustação da máuina de colheita.
INFORMAÇÃO DO DEPÓSITO
Um depósito de prioridade da he Seminis Vegetable Seeds das linhas puras e hibridas de bróculos acima divulgadas foi feito com NCIMB Ltd, 23 St. Machar Drive, Aberdeen AB24 3RY. A data de cada um destes depósitos foi 28 de abril de 2004. O número de registo NCIMB para as linhas puras 932779, 970249, e 970195 são, respetivamente, NCIMB 41218, NCIMB 41219 e NCIMB 41216. Sementes de bróculos híbridos SVR 4, SVR 1 e SVR 5 têm o número de registo NCIMB, respetivamente, NCIMB 41214, NCIMB 41215 e NCIMB 41217.
Lisboa, 5 de setembro de 2013

Claims (7)

  1. ΡΕ1597965 1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma planta de bróculos compreendendo uma cabeça com proeminência possuindo uma coroa mais alta do que a copa da folha e possuindo um peso de pelo menos cerca de 200 gramas quando plantada numa densidade de 40.000 plantas por hectare, caraterizada por pelo menos 25 centímetros de coroa a referida planta não produz folhas ou pecíolos, tendo cada, uma área de superfície maior do que cerca de 30 centímetros quadrados, em que a planta é uma descendente de sementes de um planta de bróculos pura designada 970195, uma ampostra dessa semente tendo sido depositada como NCJMb 41216.
  2. 2. Planta de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que a referida planta produz uma cabeça uniformemente verde substancialmente sem amarele-cimentso cerca da margem da coroa.
  3. 3. A planta de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que a referida planta é uma planta pura ou híbrida.
  4. 4. Semente de uma planta de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, em que a semente é para crescer plantas de bróculos compreendendo uma cabeça proeminente com uma coroa mais alta do que a copa das folhas e com um peso de pelo menos cerca de 200 gramas 2 ΡΕ1597965 quando plantada e uma densidade de 40.000 plantas por hectare, caracterizada por pelo menos 25 centímetros da referida coroa não produz folhas nem pecíolos com uma área de superfície cada maior que cerca de 30 centímetros quadrados.
  5. 5. Cabeça de broculos cortada de qualquer das plantas de acordo com qualquer das reivindicações 1 até 3 obtida cortando a haste sem folhas a um posição pré-determinada abaixo da cabeça.
  6. 6. Uma multiplicidade de plantas de bróculos de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 3 crescida num campo de bróculos.
  7. 7. Uma multiplicidade de plantas de bróculos, de acordo com a rivindicação 6 em que, substancialamente, todas as referidas plantas amadureceram ao mesmo tempo e em que as referidas plantas maduras crescem substancialmente até à mesma altura. Lisboa, 5 de setembro de 2013
PT51033165T 2004-05-19 2005-04-25 Tipo de brócolos adaptados para facilitar a colheita PT1597965E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/850,077 US8030549B2 (en) 2004-05-19 2004-05-19 Broccoli type adapted for ease of harvest

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1597965E true PT1597965E (pt) 2013-09-11

Family

ID=34939475

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT51033165T PT1597965E (pt) 2004-05-19 2005-04-25 Tipo de brócolos adaptados para facilitar a colheita

Country Status (10)

Country Link
US (5) US8030549B2 (pt)
EP (3) EP2286661A1 (pt)
AU (1) AU2005201854B2 (pt)
CY (1) CY1114369T1 (pt)
DK (1) DK1597965T3 (pt)
ES (1) ES2426991T3 (pt)
NZ (2) NZ584334A (pt)
PL (1) PL1597965T3 (pt)
PT (1) PT1597965E (pt)
SI (1) SI1597965T1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8030549B2 (en) * 2004-05-19 2011-10-04 Seminis Vegetable Seeds, Inc. Broccoli type adapted for ease of harvest
WO2007062009A2 (en) 2005-11-22 2007-05-31 Seminis Vegetable Seeds, Inc. Broccoli type having curds with detached florets
KR20100017774A (ko) * 2007-05-14 2010-02-16 세미니스 베저터블 시즈 인코포레이티드 줄기 공동화/갈라짐 병에 대해 내성을 가진 브로콜리 식물체
WO2012083526A1 (en) 2010-12-21 2012-06-28 Syngenta Participations Ag New broccoli plant and use thereof
US8946515B2 (en) * 2012-01-31 2015-02-03 Seminis Vegetable Seeds, Inc. Broccoli line BRM-53-5943SI
US8841515B2 (en) * 2012-01-31 2014-09-23 Seminis Vegetable Seeds, Inc. Broccoli hybrid RX 05900099 and parents thereof
CN112273168A (zh) * 2020-12-01 2021-01-29 青岛九天智慧农业集团有限公司 一种基于盐碱地进行稻、菜轮作的种植方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5188958A (en) 1986-05-29 1993-02-23 Calgene, Inc. Transformation and foreign gene expression in brassica species
GB8810120D0 (en) 1988-04-28 1988-06-02 Plant Genetic Systems Nv Transgenic nuclear male sterile plants
FR2667078B1 (fr) 1990-09-21 1994-09-16 Agronomique Inst Nat Rech Sequence d'adn conferant une sterilite male cytoplasmique, genome mitochondrial, mitochondrie et plante contenant cette sequence, et procede de preparation d'hybrides.
CA2327703C (en) 1998-04-09 2015-08-11 Plant Bioscience Limited Method for selective increasing in the anticarcinogenic glucosinolates in brassica sp
US6509516B1 (en) 1999-10-29 2003-01-21 Plant Genetic Systems N.V. Male-sterile brassica plants and methods for producing same
US8030549B2 (en) * 2004-05-19 2011-10-04 Seminis Vegetable Seeds, Inc. Broccoli type adapted for ease of harvest

Also Published As

Publication number Publication date
EP1597965B1 (en) 2013-06-12
EP1597965A1 (en) 2005-11-23
DK1597965T3 (da) 2013-08-26
NZ540042A (en) 2010-05-28
SI1597965T1 (sl) 2013-10-30
US9332699B2 (en) 2016-05-10
US20120036601A1 (en) 2012-02-09
EP3338542A1 (en) 2018-06-27
ES2426991T3 (es) 2013-10-28
US9861045B2 (en) 2018-01-09
PL1597965T3 (pl) 2014-01-31
AU2005201854B2 (en) 2010-03-25
US20160242373A1 (en) 2016-08-25
US20050262594A1 (en) 2005-11-24
US10405507B2 (en) 2019-09-10
US20180153118A1 (en) 2018-06-07
US20100186130A1 (en) 2010-07-22
EP2286661A1 (en) 2011-02-23
AU2005201854A1 (en) 2005-12-08
CY1114369T1 (el) 2016-08-31
US8030549B2 (en) 2011-10-04
NZ584334A (en) 2011-10-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11864500B2 (en) Broccoli type having curds with detached florets
US10405507B2 (en) Broccoli type adapted for ease of harvest
US20110047658A1 (en) Broccoli line m7028
CN105918109B (zh) 一种紫色快菜选育方法
WO2005112610A2 (en) Broccoli type adapted for ease of harvest
Lyrene Breeding Low-chill Blueberry Varieties
MX2008006613A (en) Broccoli type having curds with detached florets