PT1536055E - Tábua de engomar dobrável - Google Patents
Tábua de engomar dobrável Download PDFInfo
- Publication number
- PT1536055E PT1536055E PT03380273T PT03380273T PT1536055E PT 1536055 E PT1536055 E PT 1536055E PT 03380273 T PT03380273 T PT 03380273T PT 03380273 T PT03380273 T PT 03380273T PT 1536055 E PT1536055 E PT 1536055E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- platform
- sectors
- folded
- ironing board
- working platform
- Prior art date
Links
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D06—TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- D06F—LAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
- D06F81/00—Ironing boards
- D06F81/02—Ironing boards with collapsible underframe
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D06—TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- D06F—LAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
- D06F81/00—Ironing boards
- D06F81/10—Top board elements
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Textile Engineering (AREA)
- Irons (AREA)
- Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
- Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)
- Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO "TÁBUA DE ENGOMAR DOBRÁVEL"
Objectivo da Invenção A presente invenção refere-se a uma tábua de engomar, isto é, a um suporte para roupas durante a passagem a ferro das mesmas, tendo uma aplicação especial no âmbito doméstico. 0 objectivo da invenção é conseguir um grau óptimo de dobragem, determinando uma ocupação mínima de espaço para a mesma num estado inoperativo. A invenção está, deste modo, no âmbito dos dispositivos mecânicos de utilização doméstica e, mais especificamente, no âmbito dos acessórios de passagem a ferro.
Antecedentes da Invenção
Conforme é sabido, as tábuas de engomar recebem este nome porque, originalmente, as mesmas eram feitas numa plataforma de madeira alongada que era basicamente rectangular, mas tendo uma das suas extremidades estreitada com uma configuração triangular, uma plataforma suportada por uma estrutura geralmente metálica que, adequadamente, a eleva em relação ao nivel do chão de modo que a passagem a ferro seja confortável.
Actualmente, e embora o nome "tábua" seja mantido, a plataforma de trabalho evoluiu para uma estrutura de metal, especificamente uma estrutura de metal em forma de folha, 2 sendo o seu contorno devidamente proporcionado com uma borda para reforçar a sua estrutura, tornando a plataforma, deste modo, mais leve em peso e sendo prolongada a vida útil da mesma.
Uma vez que a utilização de tábuas de engomar é esporádica no âmbito doméstico acima referido, o suporte da plataforma de trabalho é feito numa estrutura em forma de tesoura com base em duas pernas duplas, de tal modo que uma delas é conectada por articulação à face inferior da plataforma, ao passo que a outra é conectada à cooperação de deslizantes, proporcionados com meios de trava, de modo que a referida tesoura possa adoptar uma posição de trabalho na qual a mesma, adequadamente, eleva a plataforma em relação ao chão, de modo que possa ser adaptada à face inferior da plataforma, convertendo a tábua de engomar como um todo num elemento essencialmente plano, o que, obviamente, facilita o seu armazenamento.
No entanto, as dimensões da tábua de engomar no referido estado inoperativo são determinadas pelas dimensões da plataforma de trabalho, de cuja plataforma as pernas ou estrutura de suporte projectam-se, de forma visivel, nas suas extremidades.
Isto implica que mesmo que a tábua de engomar tenha tendência a ter a configuração plana no referido estado inoperativo, o seu comprimento limita, substancialmente, as suas possibilidades de armazenamento, uma vez que necessita de um espaço para esta finalidade, por exemplo, um armário 3 embutido, cuja altura coincida, pelo menos, com o comprimento da plataforma e, na maioria dos casos até excedendo o referido comprimento. 0 documento GR 1002477 descreve uma tábua de engomar dobrável de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Descrição da Invenção A tábua de engomar dobrável proposta pela invenção elimina os problemas apresentados acima, uma vez que a mesma permite não só reduzir, drasticamente, as suas dimensões em relação à técnica convencional, mas também permite reduzir, substancialmente, as referidas dimensões em relação ao comprimento, de tal modo que a altura longitudinal da tábua de engomar num estado inoperativo aproxima-se de um valor que é a metade da altura longitudinal da plataforma de trabalho num estado operativo, portanto, as dimensões do espaço de armazenamento utilizado para aquela finalidade pode ser consideravelmente menor, praticamente a metade daquele exigido para as tábuas convencionais.
Deste modo, e mais especificamente, a plataforma de trabalho é fragmentada em três sectores articulados, um sector intermédio e sector maioritário, e dois sectores da extremidade que se dobram sobre a face superior do referido sector intermédio através de meios de articulação que limitam o grau de oscilação entre esta posição limite de dobragem sobre o sector central e outra posição limite estável na qual os outros três sectores da plataforma ficam coplanares. 4
Complementar e de acordo com outra característica da invenção, a estrutura de suporte, feita numa estrutura do tipo "tesoura", conforme é convencional, conectada à face inferior da plataforma, conforme é também convencional, mas especificamente ao sector intermédio da mesma, apresenta a particularidade de que cada uma das suas pernas é fragmentada em duas extensões articuladas, que são também susceptiveis de manter duas posições limite com um carácter estável, uma posição em que cada extensão da extremidade é acoplada lateral e parcialmente à extensão mais próxima, correspondendo à posição dobrada, e outra posição na qual é colocada numa posição oposta à mesma, como uma extensão desta, em correspondência com o estado operativo da tábua de engomar.
Deste modo, não apenas o comprimento da plataforma de trabalho é reduzido à metade na posição dobrada, como o comprimento da estrutura de suporte dobrada sobre a face inferior da referida plataforma é também reduzido à metade.
Descrição dos Desenhos
Para complementar a descrição sendo feita e com a finalidade de auxiliar na melhor compreensão das caracteristicas da invenção de acordo com uma forma de realização prática preferida da mesma, um conjunto de desenhos é anexado como uma parte integrante da referida descrição, um conjunto de desenhos em que o seguinte foi apresentado com um carácter ilustrativo e não limitativo: 5 a Figura 1 ilustra uma vista em perspectiva do lado superior da plataforma de trabalho de uma tábua de engomar dobrável, que está não dobrada, levada a cabo de acordo com a presente invenção. A Figura 2 ilustra uma vista semelhante à figura anterior, mas em que os sectores da extremidade da plataforma de trabalho estão dobrados sobre o sector intermédio. A Figura 3 ilustra uma vista em planta da plataforma de trabalho na posição não dobrada ilustrada na Figura 1. A Figura 4 ilustra uma vista em perspectiva e perfil, em planta, elevada, da ligação que actua como o meio de conexão articulada entre cada par de sectores da plataforma. A Figura 5 ilustra vistas semelhantes às da Figura 4, mas correspondentes às barras que conectam cada sector da plataforma com a ligação correspondente. A Figura 6 ilustra uma vista em perspectiva de um pormenor da estrutura de suporte da plataforma de trabalho das figuras anteriores, a referida estrutura de suporte estando na posição não dobrada. A Figura 7 ilustra, também de acordo com uma vista em perspectiva, a estrutura da figura anterior na posição dobrada. 6 A Figura 8 ilustra uma visa em planta da montagem ilustrada na Figura 6. A Figura 9 ilustra, igualmente, uma vista em planta da montagem ilustrada na Figura 7. A Figura 10 ilustra duas vistas em perspectiva da parte articulada para as duas extensões de cada perna da estrutura de suporte. A Figura 11 ilustra uma vista lateral elevada e em perfil da parte da figura anterior, um perfil em que a fixação das duas extensões da perna é vista tanto na posição dobrada como não dobrada. A Figura 12 ilustra uma vista em perfil da tábua de engomar dobrável como um todo numa posição de trabalho. A Figura 13 ilustra outra vista em perfil da montagem ilustrada na figura anterior, em que os sectores da extremidade da plataforma de trabalho foram dobrados sobre o sector central. A Figura 14, uma vez mais, ilustra uma vista em perfil da montagem das figuras 12 e 13, com a estrutura de suporte do tipo tesoura dobrada.
Finalmente, a Figura 15 ilustra a última sequência de dobragem operativa da tábua de engomar, em que as duas 7 extensões de cada perna foram dobradas uma sobre a outra para encurtar, drasticamente, o seu comprimento.
Forma de Realização Preferida da Invenção
Tendo em conta as figuras descritas, pode-se observar como a tábua de engomar proposta pela invenção é constituída de uma plataforma de trabalho fiável semelhante, do ponto de vista de dimensão, a uma tábua de engomar convencional, mas com a particularidade especial de que são aí definidos três sectores articulados, um intermédio, o sector maioritário (1) e dois sectores da extremidade (2) e (3).
Em correspondência com as bordas da conexão articulada dos referidos sectores (1), (2) e (3), estes incorporam respectivos entalhes (4) rectangulares, centrados, tendo um comprimento considerável e uma profundidade limitada, entre os quais está alojada uma ligação (5), entre cada par de sector, a referida ligação feita numa parte em forma de "U", especialmente visível no pormenor ilustrado na Figura 4, proporcionado nas suas ramificações laterais com um par de orifícios (6) destinados a permitir a passagem dos respectivos eixos basculantes (7), cada um deles feito numa barra anular, especialmente visível na Figura 5 com uma curvatura ortogonal (8) na sua extremidade permitindo a adaptação da sua ramificação (7) para a face inferior do sector correspondente (1), (2) e (3) ao qual é fixado por meio de soldagem, ao mesmo tempo permitindo que as extremidades do referido eixo (7) passem através da borda (9) das placas de metal que constituem a plataforma (1), (2) e (3) a um nível de altura mediana da referida borda. 8
Além disso, cada barra incorpora uma extensão (10) intermédia ampla projectada para fora, oposta ao eixo (7), destinada a actuar como um obstáculo na barra adjacente correspondente à mesma articulação na posição limite não dobrada da plataforma de trabalho, e, conforme está ilustrado na Figura 3, de tal modo que as referidas barras (7) não apenas constituem eixos basculantes de cada ligação (5) em relação aos sectores (1), (2) e (3) da plataforma de trabalho, permitindo dobrar os sectores da extremidade (2) e (3) sobre o sector intermédio (1), mas os mesmos também actuam como meios limitativos de desdobramento assegurando que, na posição de trabalho ilustrada na Figura 1, os três sectores (1), (2) e (3) da repetidamente mencionada plataforma fiquem perfeitamente coplanares uns com os outros e com a face superior das ligações (5) que ocupa os espaços definidos pelos entalhes (4). A estrutura convencional do tipo tesoura com base em duas pernas duplas (11-11'), conectadas uma à outra na sua área mediana por meio de um eixo basculante transversal (12) são ligadas por articulação à face inferior do sector intermédio (1) da plataforma de trabalho, um par de pernas (11) sendo conectados por articulação à face inferior da plataforma, ao passo que as outras pernas duplas (11') estão conectadas por meio de um patim deslizante com meios de trava, que não está ilustrado nos desenhos uma vez que 0 mesmo é totalmente convencional, as caracteristicas da invenção, no que diz respeito à estrutura de suporte, sendo concentradas no facto de que ambos os pares de pernas (11-11') são fragmentados em duas extensões conectadas uma à 9 outra por articulação, de tal modo que o par de pernas (11) estende-se para dentro de uma extensão de extremidade (13), ao passo que o par de pernas (11') estende-se para dentro de outra extensão de extremidade (13'), todas elas conectadas por meio de uma barra de conexão (14) próxima a sua extremidade livre e adequadamente soldada aos referidos elementos.
Para a conexão articulada entre a primeira extensão (11-11') e a sequnda extensão (13-13') de cada perna, foi proporcionada uma parte articulada (15), ilustrada em pormenor nas Figuras 10 e 11, adoptando uma configuração ranhurada, tendo uma secção em forma de "U", uma ramificação lateral da qual é proporcionada com uma inflexão interna (17) ao nivel da sua abertura de entrada, determinando uma restrição da referida abertura de entrada, mantendo as extensões (11) e (13) da perna correspondente estáveis, na posição não dobrada para as referidas extensões ilustradas na Figura 6, bem como na posição dobrada ilustrada na Figura 7. Esta parte de articulação (15) é, logicamente, proporcionada com um orifício (18) centrado em cada uma das suas ramificações laterais para a passagem do eixo basculante correspondente.
De acordo com esta estrutura e de uma posição da tábua de engomar tal como aquela ilustrada na Figura 12, que proporciona o utilizador com uma plataforma de trabalho tendo dimensões convencionais e também uma altura convencional, a tábua é susceptível de reduzir, de forma dramática, o comprimento da sua plataforma de trabalho, conforme ilustrado 10 na Figura 13 e, depois de dobrar a sua estrutura de suporte do tipo tesoura, conforme ilustrado na Figura 14, também encurtar, de forma dramática, o comprimento das suas pernas, de modo que estas não se projectem da plataforma de trabalho já dobrada, conforme ilustrado na Figura 15, conseguindo-se uma drástica redução do volume geral da tábua de engomar na referida posição dobrada.
Lisboa, 29 de Outubro de 2007
Claims (3)
1 REIVINDICAÇÕES 1. Tábua de engomar dobrável, do tipo que incorpora uma plataforma de trabalho alongada sendo conectada por articulação e conectada à mesma por um deslizante, caracterizada por a referida plataforma de trabalho estar apoiada sobre uma estrutura de suporte do tipo tesoura que pode ser dobrada sobre a face inferior da referida plataforma e ser constituída de três sectores articulados (1), (2) e (3), especificamente, um sector maioritário e intermédio (1) na face superior dos quais os sectores de extremidade (2) e (3) podem ser dobrados num estado inoperativo da montagem, os referidos sectores sendo conectados um ao outro através de meios de articulação (5) que actuam simultaneamente como elementos de limitação do grau de oscilação dos sectores de extremidade (2), limitando-os a uma posição coplanar com o sector intermédio (1), também sendo proporcionado que cada perna da estrutura de suporte inferior seja, por sua vez, fragmentada em duas extensões articuladas permitindo o seu encurtamento quando a tábua se encontra num estado inoperativo, de tal modo que a estrutura de suporte não se projecta das extremidades do sector intermédio (1) da plataforma de trabalho na referida posição dobrada.
2. Tábua de engomar dobrável de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os três sectores que constituem a plataforma de trabalho incorporarem, em correspondência com as suas bordas conectadas por articulação, entalhes 2 (4) rectangulares respectivos, tendo uma largura considerável e profundidade limitada, na cavidade da qual se move uma ligação articulada (5), cuja ligação é materializada por uma parte em forma de "U", proporcionada em cada uma das suas ramificações com um par de orifícios (6) para a passagem dos respectivos eixos basculantes, materializados nas respectivas barras (7) tendo uma configuração anular e alongada, que são fixas por meio de solda à borda da placa que constitui os sectores (1), (2) e (3) da plataforma, e que, na sua extensão (10) paralela ao sector que constitui o eixo basculante (7), projectam-se para fora, formando barreiras limitativas pivot para os sectores da extremidade (2) e (3) da plataforma quando a barra destes actua sobre as barras correspondentes do sector intermédio (1).
3. Tábua de engomar dobrável de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as duas extensões de cada perna (11-13), (13-13') serem conectadas por articulação uma à outra por meio de uma parte articulada (15), tendo uma configuração em forma de "U", com orifícios (18) nas suas ramificações laterais para a passagem do eixo basculante entre as referidas extensões, com a particularidade que uma das ramificações laterais (16) da parte (15) incorpora uma inflexão interna (17), que determina uma restrição na abertura de entrada da própria parte, actuando como um meio de retenção estável para a extensão da extremidade (13-13') da perna 3 correspondente numa posição dobrada, bem como na não dobrada da mesma. Lisboa, 29 de Outubro de 2007
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP03380273A EP1536055B1 (en) | 2003-11-27 | 2003-11-27 | Folding board for ironing |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1536055E true PT1536055E (pt) | 2007-11-09 |
Family
ID=34443135
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT03380273T PT1536055E (pt) | 2003-11-27 | 2003-11-27 | Tábua de engomar dobrável |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1536055B1 (pt) |
AT (1) | ATE373135T1 (pt) |
CY (1) | CY1107022T1 (pt) |
DE (1) | DE60316311T2 (pt) |
ES (1) | ES2291607T3 (pt) |
PT (1) | PT1536055E (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB0522754D0 (en) * | 2005-11-08 | 2005-12-14 | Reality Products Ltd | Ironing board |
GB2470091B (en) * | 2010-01-16 | 2012-05-30 | Lee Darren Leather | Foldable multi-section ironing board unit |
FR2971264B1 (fr) * | 2011-02-04 | 2014-05-09 | Seb Sa | Planche a repasser comportant un plateau monte coulissant sur un bati |
FR2990961B1 (fr) | 2012-05-24 | 2014-05-23 | Seb Sa | Planche a repasser comportant deux pieds disposes selon une configuration en x |
FR3046614A1 (fr) * | 2016-01-12 | 2017-07-14 | Laundry Planet B V | Table a repasser en kit |
CN111945389B (zh) * | 2020-07-23 | 2021-10-22 | 珠海格力电器股份有限公司 | 一种衣物放置组件及洗衣机 |
Family Cites Families (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4991325A (en) * | 1990-01-18 | 1991-02-12 | Teduschi Carmine F | Collapsible ironing board having telescopic ironing surfaces, and telescopic legs attached by U-shaped brackets and V-shaped armed connectors |
GB2256877B (en) * | 1991-06-20 | 1995-03-01 | Malcolm Douglas | Portable ironing board |
GR1002477B (el) * | 1994-02-14 | 1996-11-26 | ������� & ��� �.� | Μηχανισμος συμπτυξεως οικιακης σιδερωστρας. |
-
2003
- 2003-11-27 ES ES03380273T patent/ES2291607T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2003-11-27 EP EP03380273A patent/EP1536055B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2003-11-27 AT AT03380273T patent/ATE373135T1/de not_active IP Right Cessation
- 2003-11-27 PT PT03380273T patent/PT1536055E/pt unknown
- 2003-11-27 DE DE60316311T patent/DE60316311T2/de not_active Expired - Lifetime
-
2007
- 2007-11-26 CY CY20071101506T patent/CY1107022T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES2291607T3 (es) | 2008-03-01 |
DE60316311T2 (de) | 2008-06-19 |
DE60316311D1 (de) | 2007-10-25 |
EP1536055A1 (en) | 2005-06-01 |
CY1107022T1 (el) | 2012-09-26 |
EP1536055B1 (en) | 2007-09-12 |
ATE373135T1 (de) | 2007-09-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6032585A (en) | Folding banquet table | |
US6488331B2 (en) | Foldable chair frame | |
MX9708824A (es) | Mesa plegable. | |
US2921763A (en) | Clothes stand | |
PT1536055E (pt) | Tábua de engomar dobrável | |
GB2353467A (en) | Support structure in a folding chair | |
US20210346219A1 (en) | Foldable electric bed | |
US3818919A (en) | Pocket umbrella | |
US1942603A (en) | Folding table | |
US2969124A (en) | Bounding beds | |
US3379145A (en) | Folding table | |
US4095311A (en) | Hinges | |
US2058299A (en) | Combination chair | |
KR101116996B1 (ko) | 접이식 침대 | |
US4618027A (en) | Folding ladder with three stiles | |
PT85067B (pt) | Cama convertivel numa escada sueca para o exercicio da ginastica | |
US4842099A (en) | Foldable ladder | |
US1358027A (en) | Folding and telescoping bed | |
US2803019A (en) | Davenport bed | |
US2178570A (en) | Table construction | |
US2077414A (en) | Card table | |
US2061622A (en) | Extensible top table | |
US1423594A (en) | Folding chair | |
WO2004058004A2 (en) | Table with leaves | |
US401848A (en) | Folding trestle |