PT1369387E - Método e aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo de controlo de escoamento de vidro - Google Patents

Método e aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo de controlo de escoamento de vidro Download PDF

Info

Publication number
PT1369387E
PT1369387E PT03012028T PT03012028T PT1369387E PT 1369387 E PT1369387 E PT 1369387E PT 03012028 T PT03012028 T PT 03012028T PT 03012028 T PT03012028 T PT 03012028T PT 1369387 E PT1369387 E PT 1369387E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
slide
flow control
base
respect
Prior art date
Application number
PT03012028T
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen M Gerber
Original Assignee
Owens Brockway Glass Container
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Owens Brockway Glass Container filed Critical Owens Brockway Glass Container
Publication of PT1369387E publication Critical patent/PT1369387E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03BMANUFACTURE, SHAPING, OR SUPPLEMENTARY PROCESSES
    • C03B7/00Distributors for the molten glass; Means for taking-off charges of molten glass; Producing the gob, e.g. controlling the gob shape, weight or delivery tact
    • C03B7/08Feeder spouts, e.g. gob feeders
    • C03B7/084Tube mechanisms

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Re-Forming, After-Treatment, Cutting And Transporting Of Glass Products (AREA)
  • A Measuring Device Byusing Mechanical Method (AREA)

Description

1 PE1369387
DESCRIÇÃO "MÉTODO E APARELHO PRÓPRIOS PARA INDICAR A CONCENTRICIDADE DE UM TUBO DE CONTROLO DE ESCOAMENTO DE VIDRO" 0 presente invento diz respeito ao fabrico de artigos de vidro, e mais particularmente a um método e a um aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro com respeito ao seu eixo de rotação no interior de um bico de vazamento de vidro.
Antecedentes e Objectivos do Invento A arte e a ciência do fabrico de artigos de vidro implicam tipicamente o escoamento de vidro em fusão gue é proveniente de um forno e de um alimentador e que passa através de um ou mais orifícios num bico de descarga. Depois de passar através do(s) orifício(s), a corrente de vidro é cortada por tesouras que a dividem em gotas ou car-gas individuais que são enviadas para secções e moldes individuais de uma máquina de enformação de artigos de vidro. No interior do bico de vazamento é posicionado um tubo cilíndrico de controlo de escoamento que se pode mover axialmente, a fim de fazer variar o hiato entre o bordo inferior do tubo e a superfície superior do fundo do bico de vazamento, a fim de controlar a quantidade de vidro que 2 PE1369387 se escoa a partir do bico de vazamento, ver por exemplo o documento EP-A-0 978 485 ou o documento US-A-3 334 986. 0 tubo cilíndrico de controlo de escoamento de vidro também roda em torno do seu eixo. É importante que o tubo seja posicionado de maneira a que o eixo do tubo vá ficar coincidente, ou tão coincidente quanto possível, com o eixo de rotação do tubo, a fim de assegurar que a quantidade de vidro que se escoa para o(s) e através do(s) orifício(s) do bico de vazamento seja uniforme. Um objectivo genérico do presente invento consiste em proporcionar um método e/ou um aparelho próprio(s) para medir a concentricidade do tubo de controlo de escoamento com respeito ao seu eixo de rotação.
De acordo com um primeiro aspecto de um presentemente preferido modo de realização do invento, um aparelho próprio para indicar a concentricidade de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro com respeito ao seu eixo de rotação numa armação de suporte do tubo num sistema de enformação de artigos de vidro inclui uma base própria para ser fixada na armação de suporte do tubo e uma corrediça que se acha montada na base e que é própria para se deslocar com um movimento radial nos sentidos de se aproximar e de se afastar de uma superfície exterior do tubo de controlo de escoamento de vidro. Na corrediça encontra-se posicionado um rolete próprio para estabelecer um contacto de rolamento com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento, e à corrediça acha-se acoplado um indicador próprio para indicar movimento radial da corrediça, movimento esse que é indicativo de excentricidade da superfície 3 PE1369387 exterior do tubo com respeito ao seu eixo de rotaçao quando o tubo roda na armação de suporte.
De acordo com um segundo aspecto do presente invento, um aparelho próprio para indicar a concentricidade de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro com respeito ao seu eixo de rotação numa armação de suporte do tubo num sistema de enformação de artigos de vidro inclui uma base com uma primeira secção própria para ser fixada à armação de suporte do tubo e uma segunda secção que é montada de forma móvel na primeira secção. Na segunda secção acha-se montada uma corrediça que é montada de maneira a poder realizar um movimento axial nos sentidos de se aproximar e de se afastar de uma superfície exterior de um tubo de controlo de escoamento de vidro montado na armação, e na corrediça encontra-se posicionado um rolete próprio para estabelecer um contacto de rolamento com a superfície exterior do tubo quando o tubo roda na armação. Entre a corrediça e a base encontra-se presa em estado de compressão uma mola própria para empurrar a corrediça e o rolete contra a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento. É proporcionada a existência de um ferrolho que se pode abrir e que é próprio para bloquear de forma selectiva a segunda secção em relação à primeira secção do aparelho numa posição em que o rolete vai ficar em contacto com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento. À corrediça encontra-se acoplado um indicador próprio para indicar movimento da corrediça com respeito à segunda secção, movimento esse que é indicativo de excentricidade radial da 4 PE1369387 superfície exterior do tubo com respeito ao seu eixo de rotação quando o tubo roda na armação de suporte.
De acordo com um terceiro aspecto do presente invento, um método próprio para indicar a concentricidade de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro com respeito ao eixo de rotação do tubo numa armação de suporte do tubo num sistema de enformação de artigos de vidro inclui as etapas que consistem em montar uma base na armação de suporte do tubo e posicionar uma corrediça na base em contacto radial com uma superfície exterior do tubo de controlo de escoamento. 0 tubo de controlo de escoamento vai rodar com respeito à armação ao mesmo tempo que se mantém a corrediça em contacto radial com a superfície exterior do tubo. Uma indicação de excentricidade da superfície exterior do tubo de controlo de escoamento com respeito à armação é proporcionada em função do movimento da corrediça com respeito à base.
Breve Descrição dos Desenhos 0 invento, juntamente com outros objectivos, características e vantagens do mesmo, será melhor compreendido através da leitura de descrição que irá ser apresentada a seguir, das reivindicações anexas e dos desenhos anexos, em que: a Fig. 1 é uma vista em corte e em alçado principal de um sistema de bico de vazamento de vidro, tubo de con- 5 PE1369387 trolo de escoamento e êmbolo que inclui um aparelho próprio para medir a concentricidade do tubo de controlo de escoamento com respeito ao seu eixo de rotação, de acordo com um presentemente preferido modo de realização do invento; a Fig. 2 é uma vista parcial e em planta do tubo de controlo de escoamento e do aparelho da Fig. 1; a Fig. 3 é uma vista em corte, tendo o corte sido feito substancialmente segundo a linha 3-3 da Fig. 2; a Fig. 3A é uma vista a escala aumentada da porção da Fig. 3 contida dentro da zona 3A; a Fig. 4 é uma vista em corte e em alçado lateral, tendo o corte sido feito substancialmente segundo a linha 4-4 da Fig. 2; a Fig. 5 é uma vista em alçado lateral semelhante à da Fig. 4, mas mostrando a abertura do ferrolho, a fim de fazer com que o aparelho de medição possa rodar no sentido de se afastar do tubo de controlo de escoamento; a Fig. 6 é uma vista em perspectiva, pelo lado de baixo, de uma porção do aparelho ilustrado nas Figs. 1-5; as Figs. 7 e 8 sao vistas em planta e em alçado late- 6 PE1369387 ral, respectivamente, do braço de suporte 52 das Figs. 2-6; e a Fig. 9 é uma vista em corte parcial da corrediça 66 das Figs. 2-3A.
Descrição Pormenorizada de Modos de Realização Preferidos A Fig. 1 ilustra um bico de vazamento de vidro 10 através de cujo um ou mais orifícios 12 o vidro proveniente de um forno e de um alimentador (não representados) passa para o equipamento de enformação (não representado) num sistema de enformação de artigos de vidro. Um tubo de controlo de escoamento de vidro 14 acha-se montado num porta-tubo 16. O porta-tubo 16 é montado por meio de rolamentos 18 numa armação 20 de suporte do tubo. Uma engrenagem 22 situada no porta-tubo 16 encontra-se acoplada a um motor, a fim de promover a rotação do porta-tubo 16 e do tubo 14. O tubo de controlo 14 é fixado no interior do porta-tubo 16 por meio de uma série de grampos 24 e de um anel de preen-são 26. Deste modo é possível fazer com que o tubo de controlo 14 possa rodar no interior do bico de vazamento 10 em torno de um eixo determinado pelo porta-tubo 16. Também é possível fazer com que o tubo de controlo 14 se vá mover na direcção do seu eixo nos sentidos de se aproximar e de se afastar da superfície oposta do bico de vazamento 10, a fim de controlar o caudal de vidro que passa através do(s) orifício (s) 12. No interior do tubo 14 acham-se dispostos um ou mais êmbolos 28 que se podem mover axialmente com res- 7 PE1369387 peito aos orifícios que lhes estão associados para ajudar ao escoamento do vidro através do(s) orifício(s) e para conferir um determinado contorno ao perfil da(s) corrente (s) de escoamento de vidro. Conforme aqui foi anterior-mente referido, é importante que o eixo central do tubo 14, que é de qeometria cilíndrica, seja tanto quanto possível concêntrico com o seu eixo de rotação no interior do porta-tubo 16 e da armação 20, a fim de manter a uniformidade do escoamento de vidro entre a extremidade inferior do tubo de controlo de escoamento e a superfície interior oposta do bico de vazamento.
De acordo com um modo de realização exemplifica-tivo, mas presentemente preferido, do presente invento, ilustrado nos desenhos, na armação 20 de suporte do tubo é montado um aparelho 30 próprio para entrar em contacto com a superfície exterior do tubo de controlo 14 quando este roda, e para indicar a concentricidade (excentricidade) do tubo de controlo de escoamento com respeito ao seu eixo de rotação. O aparelho 30 inclui uma base tendo uma primeira secção 34 fixada à armação 20 de suporte do tubo e uma segunda secção 36 que se pode mover com respeito à primeira secção 34. A primeira secção 34 inclui um tubo 38, ou qualquer outro suporte adequado, fixado por meio de rosca ou de qualquer outro sistema à armação de suporte 20. À volta do tubo 38 é aplicado um bloco de grampos 40 (Figs. 2 e 4-5) que é apertado em torno do tubo por meio de uma fenda 42 formada no bloco 40 e de uma série de parafusos 44 que se estendem através do bloco e através da fenda de maneira a PE1369387 fazerem com que o bloco de grampos 40 vá ficar apertado em torno do tubo 38. Ao lado de baixo do bloco de grampos 40 é fixada por meio de parafusos 48 uma placa 46. A placa 46 estende-se lateralmente a partir do bloco de grampos 40 e à placa 46 é fixado por meio de soldadura ou de qualquer outro processo um pino de articulação 50 que se vai projec-tar de forma saliente, verticalmente no sentido de baixo para cima, a partir da placa (os termos "no sentido de baixo para cima" e "no sentido de cima para baixo" são aqui utilizados apenas a titulo descritivo e não limitativo com respeito à orientação vertical do conjunto ilustrado nas Figs. 1 e 3-5). A segunda secção 36 da base inclui um braço de suporte 52. Como se pode melhor ver nas Figs. 7-8, o braço de suporte 52 inclui uma base 54 geralmente plana. Ao longo de um dos bordos da base 54 estende-se um bloco de guiamento alongado 100. O bloco 100 é atravessado por um furo 64 e através do bloco 100 e do furo 64 estende-se lateralmente um rasgo 76. Um segundo bloco 102 é atravessado por um furo 85 que se acha alinhado com o furo 64 aberto no bloco 100. O bloco 102 acha-se separado do bloco 100 por meio de um hiato 84. Uma zona 104 de dimensões aumentadas que se acha formada na base 54 encontra-se afastada dos blocos 100, 102 e apresenta uma abertura vertical 106. A abertura 106 formada na base 54 do braço de suporte 52 vai receber de forma rotativa o pino 50, de maneira que a segunda secção 36 da base pode rodar em torno do eixo do pino de articulação 50 com respeito à placa 46 e à primeira secção 34. Na base 54 do braço de suporte 52 é 9 PE1369387 montado um ferrolho de mola 56. 0 ferrolho 56 inclui um êmbolo 58 que é solicitado por uma mola, que se estende a partir do ferrolho (Fig. 4) e que penetra numa abertura 60 formada na placa 46 de maneira a bloquear a segunda secção 34 na posição ilustrada nos desenhos. O êmbolo 58 pode ser retraido de uma maneira selectiva por meio do manipulo 62 do ferrolho, a fim de permitir que a segunda secção 36 da base possa rodar no sentido de se afastar da primeira secção 34 da base, conforme será descrito mais adiante. A secção 36 do aparelho também pode ser removida da secção 34 da base fazendo com que o braço de suporte 52 vá deslizar de maneira a separar-se do pino 50. No interior do furo 64 do braço de suporte 52, que deverá ser de preferência um furo cilíndrico, é disposta uma corrediça 66 (Figs. 2-3A e 9) própria para se deslocar com um movimento axial deslizante no interior do referido furo 64.
Num rebaixo 72 formado numa das extremidades da corrediça 66 é fixado por meio de um parafuso 70 um rolete 68 próprio para estabelecer um contacto de rolamento com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento 14. A partir de lados opostos da corrediça 66 estendem-se as extremidades de um pino 74 em forma de rolo (Figs. 2 e 3) que passa através de uns rasgos 76 que se acham formados lateralmente no braço de suporte 52 e que se acham alinhados um em relação ao outro. Além de servir para fixar de forma amovível a corrediça 66 em posição no braço de suporte 52, o pino 74 também vai cooperar com as graduações 78 (Fig. 3) ou com quaisquer outras adequadas marcações exis- 10 PE1369387 tentes na superfície exterior do bloco 100 num local adjacente ao rasgo 76, a fim de ajudar a indicar a amplitude de movimento da corrediça 66 e do rolete 68 com respeito ao braço de suporte 52. A extremidade oposta, ou extremidade exterior, da corrediça 66 tem uma abertura roscada 80 (Figs. 3A e 9) na qual vai enroscar uma haste roscada 82. A haste roscada 82 estende-se através do hiato 84 entre os blocos 100, 102 do braço de suporte 52, e depois através do furo 85 formado no bloco 102. Um botão 86 é fixado por meio de um pino 88 à extremidade da haste roscada 82. A haste roscada 82 é circundada por uma mola helicoidal 90 no interior do furo 85 do bloco 102. Numa das suas extremidades, a mola 90 vai entrar em contacto com um retentor 92 fixado externamente ao bloco 102 sobre o furo 85. Na extremidade oposta, a mola 90 vai ficar em contacto com uma anilha 94 que vai encostar contra um pino 96 que se estende através da haste roscada 82. Deste modo, a mola vai ficar presa em estado de compressão entre o retentor 92 fixado ao bloco 102 e o pino 96 fixado à haste roscada 82. A mola 90 vai actuar de forma resiliente sobre a haste roscada 82 e sobre a corrediça 66, empurrando-as numa direcção capaz de fazer com que o rolete 68 vá estabelecer um contacto de rolamento com a superfície exterior do tubo de controlo 14.
Em uso, para indicar a concentricidade do tubo de controlo de escoamento com respeito à armação suporte do tubo, a secção 36 é posicionada com respeito à secção 34 da base da maneira ilustrada nas Figs. 1-3. Roda-se o botão 86 de maneira a fazer com que a corrediça 66 se vá mover no 11 PE1369387 interior do braço de suporte 52 e com que o rolete 68 vá entrar em contacto com a superfície exterior do tubo de controlo. 0 tubo de controlo de escoamento é tipicamente de material cerâmico, e de preferência acha-se dotado de uma superfície exterior maquinada própria para estabelecer contacto com o rolete, sendo a referida superfície maquinada concêntrica com o eixo central do tubo. Faz-se então rodar o tubo da maneira usual no interior da armação suporte do tubo, e a posição do pino 74 no interior do rasgo 76 é observada pelo operador. 0 movimento do pino 74 nos sentidos de fora para dentro e de dentro para fora durante a rotação do tubo de controlo de escoamento indica uma falta de concentricidade (isto é, uma excentricidade) entre o eixo central do tubo e o seu eixo de rotação, indo as marcações 78 situadas no corpo 52 proporcionar uma medida dessa excentricidade. Esta excentricidade também pode ser observada através do movimento da anilha 94 no interior do hiato 84. Os grampos 24 (Fig. 1) são então aliviados e a posição do tubo de controlo de escoamento é reajustada no interior do porta-tubo 16. 0 ajustamento manual pode ser feito aliviando ligeiramente os grampos 24 e fazendo rodar o tubo de controlo de escoamento. Faz-se rodar o botão 86 até que a mola 90 vá ficar totalmente comprimida e a anilha 94 vá encostar contra o bloco 102 do braço de suporte 52. Se se continuar a rodar o botão 86 e a haste 82, isso irá fazer com que o tubo 14 vá ser empurrado para a esquerda nas Figs. 2 e 3. Se isso for feito de uma forma vagarosa ao mesmo tempo que o tubo 14 vai rodando, qualquer excentricidade com respeito ao eixo de rotação irá tornar-se visível 12 PE1369387 sob a forma de um movimento ondulante da anilha 94, do pino 96 e do pino 74. De uma maneira alternativa, a posição do tubo de controlo de escoamento pode ser ajustada mediante contacto manual directo com o tubo de controlo de escoamento, e faz-se rodar novamente o tubo ao mesmo tempo que se observa o pino 74 e/ou a anilha 94, a fim de se ver se através desse ajustamento foi ou não obtida a desejada con-centricidade. Após o uso, o ferrolho 56 pode ser aberto e a secção 34 da base rodada para fora do caminho (no sentido do movimento dos ponteiros do relógio na Fig. 2). Depois de ter sido rodada para fora do caminho, a secção 36 pode ser removida tirando-a para fora do pino 50 por meio de um movimento no sentido de baixo para cima, a fim de ser guardada ou de ser utilizada noutra máquina de produção de artigos de vidro.
Portanto foram aqui descritos um método e um aparelho que cumprem completamente com todos os objectivos e finalidades aqui anteriormente apresentados. Foi analisada uma série de modificações e variações, e outras modificações e variações tornar-se-ão evidentes aos entendidos na matéria. Por exemplo, a Fig. 5 ilustra uma modificação em que entre o bloco de grampos 40 e a placa 46 é posicionado um bloco espaçador 98 próprio para ser utilizado em combinação com tubos de controlo de escoamento tendo uma banda de centragem inferior maquinada no tubo. A observação visual do pino 74 em relação às marcações 78 podem ser facilmente substituídas por um sensor de posição electróni-co acoplado a uns adequados sistemas electrónicos para pro- 13 PE1369387 porcionar uma representação legível do movimento deslizan-te, incluindo uma medição da excentricidade do tubo de controlo em unidades adequadas, como por exemplo polegadas ou centímetros. De forma idêntica, o movimento manual da corrediça pode ser substituído por uma operação automática em que o movimento da corrediça é monitorizado por um sensor, e em que sistemas electrónicos de controlo e um adequado actuador reagem ao sensor de modo a moverem a corrediça e o rolete radialmente nos sentidos de fora para dentro e de dentro para fora. 0 invento destina-se a abarcar todas essas modificações e variações que se achem incluídas no âmbito das reivindicações anexas.
Lisboa, 21 de Fevereiro de 2007

Claims (15)

  1. PE1369387 1 REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho próprio para indicar a concentrici-dade de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro (14) com respeito ao eixo de rotação do tubo numa armação (20) de suporte do tubo num sistema de enformação de artigos de vidro, caracterizado por o referido aparelho compreender: uma base (34, 36) própria para ser fixada na armação de suporte do tubo; uma corrediça (66) que se acha montada na base e que é própria para se deslocar com um movimento radial nos sentidos de se aproximar e de se afastar de uma superfície exterior do tubo de controlo de escoamento de vidro; um rolete (68) que se acha posicionado na corrediça e que é próprio para estabelecer um contacto de rolamento com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento de vidro quando este roda na armação; e um indicador (74, 76) que se acha acoplado à corrediça e que é próprio para indicar movimento radial da corrediça, indicativo de movimento radial da superfície exterior do tubo com respeito ao seu eixo de rotação quando o tubo roda na armação de suporte.
  2. 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, incluindo ainda uma mola (90) que se acha acoplada à refe- 2 PE1369387 rida base e que é própria para solicitar a referida corrediça e o referido rolete radialmente contra a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento.
  3. 3. Aparelho de acordo com a reivindicação 2, incluindo ainda uns meios (80 a 88) próprios para fazer com que a referida corrediça se vá mover radialmente no sentido de fora para dentro com o referido rolete em contacto com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento para centrar o tubo no seu eixo de rotação.
  4. 4. Aparelho de acordo com a reivindicação 3, em que os referidos meios próprios para fazer com que a referida corrediça se vá mover incluem uma haste roscada (82) acoplada de forma roscada à referida corrediça e uns meios (88) próprios para fazer rodar a referida haste roscada.
  5. 5. Aparelho de acordo com a reivindicação 4, em que os referidos meios próprios para fazer rodar a referida haste roscada incluem um botão (86) próprio para a manipulação manual por parte de um utilizador.
  6. 6. Aparelho de acordo com a reivindicação 4 ou 5, em que a referida mola (90) se encontra presa em estado de compressão entre a referida haste roscada (82) e a referida base.
  7. 7. Aparelho de acordo com a reivindicação 6, em que a referida mola (90) inclui uma mola helicoidal aplica- 3 PE1369387 da à volta da referida haste roscada (82).
  8. 8. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 2-7, em que o referido indicador inclui um pino (74) que se estende a partir da referida corrediça e que passa através de um rasgo (76) praticado na referida base e que é próprio para reter a referida corrediça na referida base e para proporcionar uma indicação visual de movimento da referida corrediça com respeito à referida base.
  9. 9. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a referida base inclui uma primeira secção (34) própria para ser fixada à armação de suporte do tubo e uma segunda secção (36) que se pode mover com respeito à referida primeira secção para fazer com que a referida corrediça, o referido rolete e o referido indicador se vão mover no sentido de se afastarem do tubo de controlo de escoamento.
  10. 10. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, em que a referida primeira secção (34) inclui um pino de articulação (50) e a referida segunda secção (36) se acha montada de forma móvel no referido pino de articulação.
  11. 11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, incluindo ainda um ferrolho que se acha situado na referida base e que é próprio para bloquear de forma selectiva a referida segunda secção (36) em relação à referida primeira secção (34) numa posição em que o referido rolete (68) se 4 PE1369387 acha disposto de maneira a ir entrar em contacto com o tubo de controlo de escoamento.
  12. 12. Aparelho de acordo com a reivindicação 10 ou 11, em que a referida segunda secção (36) pode ser removida do referido pino de articulação (50) situado na referida primeira secção (34).
  13. 13. Método próprio para indicar a concentricida-de de um tubo rotativo de controlo de escoamento de vidro (14) com respeito ao eixo de rotação do tubo numa armação (20) de suporte do tubo num sistema de enformação de artigos de vidro, que inclui as seguintes etapas: (a) montar uma base (34, 36) na armação de suporte do tubo; (b) posicionar uma corrediça (66) na referida base em contacto radial com uma superfície exterior do tubo de controlo de escoamento; (c) rodar o tubo de controlo de escoamento com respeito à armação ao mesmo tempo que se mantém a referida corrediça em contacto radial com a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento; e (d) proporcionar uma indicação de excentricidade da superfície exterior do tubo de controlo de escoamento com respeito ao eixo de rotação do tubo na armação em função do movimento da referida corrediça com respeito à referida base. 5 PE1369387
  14. 14. Método de acordo com a reivindicação 13, em que a referida etapa (b) inclui a operação que consiste em posicionar na referida base uma mola (90) própria para empurrar a referida corrediça contra a superfície exterior do tubo de controlo de escoamento.
  15. 15. Método de acordo com a reivindicação 14 ou 15, incluindo ainda a seguinte etapa: (e) ajustar a posição do tubo (14) com respeito à armação (20) aliviando os grampos (24) que prendem o tubo à armação e empurrar a referida corrediça (66) contra o referido tubo ao mesmo tempo que se observa a referida indicação de excentricidade. Lisboa, 21 de Fevereiro de 2007
PT03012028T 2002-05-31 2003-05-28 Método e aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo de controlo de escoamento de vidro PT1369387E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/161,231 US6758065B1 (en) 2002-05-31 2002-05-31 Apparatus for centering a glass flow control tube

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1369387E true PT1369387E (pt) 2007-02-28

Family

ID=29549287

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03012028T PT1369387E (pt) 2002-05-31 2003-05-28 Método e aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo de controlo de escoamento de vidro

Country Status (22)

Country Link
US (2) US6758065B1 (pt)
EP (1) EP1369387B1 (pt)
JP (1) JP2004002192A (pt)
CN (1) CN100354219C (pt)
AR (1) AR039931A1 (pt)
AT (1) ATE348078T1 (pt)
AU (1) AU2003204413A1 (pt)
BR (1) BR0302091A (pt)
CA (1) CA2430055A1 (pt)
CO (1) CO5460272A1 (pt)
DE (1) DE60310307T2 (pt)
DK (1) DK1369387T3 (pt)
ES (1) ES2278089T3 (pt)
MX (1) MXPA03004741A (pt)
MY (1) MY141480A (pt)
PE (1) PE20040035A1 (pt)
PL (1) PL360424A1 (pt)
PT (1) PT1369387E (pt)
RU (1) RU2003116171A (pt)
SI (1) SI1369387T1 (pt)
UA (1) UA78688C2 (pt)
ZA (1) ZA200304252B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6758065B1 (en) * 2002-05-31 2004-07-06 Owens-Brockway Glass Container Inc. Apparatus for centering a glass flow control tube
US8528364B2 (en) * 2010-01-08 2013-09-10 Corning Incorporated Active edge roll control in a glass drawings process
CN106064730B (zh) * 2016-07-20 2024-01-12 梁启明 一种医用导管的交替供料机构

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL300150A (pt) 1962-12-10
US3334986A (en) 1963-02-11 1967-08-08 Owens Illinois Inc Molten glass feeder tube centering and drive
US3582309A (en) 1970-03-16 1971-06-01 Maul Bros Inc Triple gob feeder having adjustable plungers
US3874866A (en) 1973-04-16 1975-04-01 Emhart Corp Glass feeder tube operating mechanism
US3866829A (en) 1973-06-14 1975-02-18 Tokyo Seimitsu Co Ltd Method and apparatus for measuring concentricity
US3918167A (en) * 1974-03-01 1975-11-11 Gerber Scientific Instr Co Apparatus for sensing relative movement of a work table and tool
US4514209A (en) * 1983-12-01 1985-04-30 Owens-Illinois, Inc. Glass feeder tube support
US4554000A (en) 1984-09-27 1985-11-19 Emhart Industries, Inc. Molten glass spout bowl refractory tube support mechanism and method of control
US4594763A (en) 1984-12-21 1986-06-17 At&T Technologies, Inc. Method and apparatus for inserting a glass rod into a glass tube
US4832725A (en) * 1988-03-18 1989-05-23 Owens-Illinois Television Products Inc. Glass feeder tube-stirrer assembly
JP2541873B2 (ja) * 1990-11-28 1996-10-09 石塚硝子株式会社 ガラス壜成形機
ECSP941070A (es) 1993-04-19 1995-02-27 Owens Brockway Glass Container Sistema de alimentacion de vidrio con orificios multiples utilizando embolos
US5660610A (en) * 1994-10-24 1997-08-26 Owens-Brockway Glass Container Inc. Remotely adjustable glass feeder needle assembly
US6151918A (en) 1998-08-07 2000-11-28 Owens-Brockway Glass Container Inc. Forehearth feeder tube lift system
US6212910B1 (en) * 1998-08-07 2001-04-10 Owens-Brockway Glass Container Inc. Forehearth feeder tube clamp down system
US6758065B1 (en) * 2002-05-31 2004-07-06 Owens-Brockway Glass Container Inc. Apparatus for centering a glass flow control tube

Also Published As

Publication number Publication date
CO5460272A1 (es) 2004-11-30
CN100354219C (zh) 2007-12-12
SI1369387T1 (sl) 2007-06-30
DK1369387T3 (da) 2007-04-10
PL360424A1 (en) 2003-12-01
EP1369387A1 (en) 2003-12-10
UA78688C2 (en) 2007-04-25
US20050028557A1 (en) 2005-02-10
CN1480415A (zh) 2004-03-10
EP1369387B1 (en) 2006-12-13
US6928836B2 (en) 2005-08-16
AR039931A1 (es) 2005-03-09
DE60310307T2 (de) 2007-06-21
AU2003204413A1 (en) 2003-12-18
MY141480A (en) 2010-04-30
MXPA03004741A (es) 2005-02-14
ATE348078T1 (de) 2007-01-15
RU2003116171A (ru) 2004-12-27
JP2004002192A (ja) 2004-01-08
ZA200304252B (en) 2004-04-23
ES2278089T3 (es) 2007-08-01
CA2430055A1 (en) 2003-11-30
PE20040035A1 (es) 2004-01-24
BR0302091A (pt) 2004-09-08
US6758065B1 (en) 2004-07-06
DE60310307D1 (de) 2007-01-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AT390512B (de) Kuehlkammer zum herstellen von duennen schnitten bei reduzierter temperatur
PT1369387E (pt) Método e aparelho próprios para indicar a concentricidade de um tubo de controlo de escoamento de vidro
DE1652206A1 (de) Vorrichtung zum Aufblocken optischer Linsen
US4281572A (en) Saw guide for angle cuts
US3939569A (en) Inspection tool or device
US4332545A (en) Core pin support and adjusting arrangement
US3056285A (en) Ultrasonic search tube support having multiplicity of follower movements
US6868618B2 (en) Gauge and method
US5193289A (en) Apparatus for measuring the thickness of thin layers
US3362668A (en) Surface gage
KR100196076B1 (ko) 자동차 리어 도어 아우터의 크기 및 형상 게이지
CN105865394A (zh) 坦克同步器、圆锥滚子轴承调整仪
US762010A (en) Gage.
CN206563557U (zh) 测量光滑圆柱塞规表面直径的实验装置
GB2193674A (en) Gasket cutting device
US6679693B1 (en) Adjustable weir assembly
US2360760A (en) Adjustment means for testing machines
CN208374321U (zh) 一种高精度板材切割装置
US5084979A (en) Front axle toe-in process and apparatus
DE19852208A1 (de) Meß-Spannvorrichtung für Walzwerkzeuge
CN213515331U (zh) 玻璃模具底模止通量具
CN209360765U (zh) 一种骨科用推板牵开器
CN210550624U (zh) 定位对中调整机构
JP2975875B2 (ja) 旋盤用ゲージ
CN208743977U (zh) 一种机器人工装定位装置