PT1254339E - Cobertura de protecção para lanterna de vela - Google Patents
Cobertura de protecção para lanterna de vela Download PDFInfo
- Publication number
- PT1254339E PT1254339E PT01902892T PT01902892T PT1254339E PT 1254339 E PT1254339 E PT 1254339E PT 01902892 T PT01902892 T PT 01902892T PT 01902892 T PT01902892 T PT 01902892T PT 1254339 E PT1254339 E PT 1254339E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- candle
- container
- protective cover
- cover
- cold air
- Prior art date
Links
Classifications
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F21—LIGHTING
- F21V—FUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS OF LIGHTING DEVICES OR SYSTEMS THEREOF; STRUCTURAL COMBINATIONS OF LIGHTING DEVICES WITH OTHER ARTICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- F21V37/00—Details of lighting devices employing combustion as light source, not otherwise provided for
- F21V37/02—Special adaptation for protection against draughts ; Draft controllers
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Arrangement Of Elements, Cooling, Sealing, Or The Like Of Lighting Devices (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Fats And Perfumes (AREA)
Description
1
Descrição "Cobertura de protecção para lanterna de vela"
Campo técnico A presente invenção refere-se a uma lanterna de vela e mais especificamente a uma cobertura de protecção para um suporte que contém uma vela.
Estado da técnica
Um problema das velas no exterior, por exemplo em lanternas de sepulturas, é que têm que ser passíveis de suportar o vento, chuva e neve. Por esta razão estas lanternas de vela exteriores têm sido demasiado fechadas, sendo a chama da vela frequentemente sufocada quando o ar quente pressiona o oxigénio para fora. De acordo com o estado de técnica, o recipiente para lanternas de velas exteriores apresenta geralmente uma cobertura de protecção com entradas e saidas combinadas para introduzir o ar e libertar o escape quente da vela acesa. Em tais formas de realização existe sempre o risco de a chama se extinguir após um periodo de tempo curto. Além disso a fuligem pode facilmente tapar a parte transparente da lanterna. 0 documento SE 451 754 B descreve uma cobertura de protecção de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Forma de realização da invenção
De acordo com a presente invenção é apresentada uma solução para os problemas acima mencionados. A invenção descreve uma cobertura de protecção munida com uma saida 2 vertical no topo para o ar quente da chama da vela dentro do recipiente, em que entradas separadas para o ar frio se encontram proporcionadas num espaço entre a cobertura e o recipiente. 0 ar quente no recipiente é transportado através de um furo no topo da cobertura, de preferência uma saída formada como uma chaminé, sendo simultaneamente o ar frio introduzido através de entradas separadas para ar frio. Deste modo surge um efeito de chaminé obtendo a chama um fornecimento uniforme de oxigénio, que também apoia no arrefecimento das paredes internas do dispositivo. Nas formas de realização ilustradas, os ventos circundantes irão ter dificuldade em alcançar a chama quando o ar frio flui para dentro num bordo inferior da cobertura de protecção, sendo que a chama será estável não podendo ser prematuramente extinta. Devido ao ar quente que sai através da saída no topo da cobertura de protecção, o ar frio que contém oxigénio é aspirado para dentro do recipiente com a vela acesa devido ao efeito de chaminé que tem lugar. Além disso, as entradas de ar frio proporcionam protecção para o sopro do vento, que de outro modo poderia extinguir a vela dentro da lanterna da vela.
Breve descrição dos desenhos A invenção será descrita a seguir tomando como referência os desenhos anexos, em que as referências iguais indicam os mesmos ou elementos correspondentes:
Figura 1 primeira forma de realização de uma lanterna de vela exterior apresentando uma vela acesa; 3
Figura 2 secção transversal de um troço superior da lanterna da figura 1 ao longo da linha A-A;
Figura 3 ilustração de um troço cilíndrico antes da montagem com a cobertura de protecção da primeira forma de realização;
Figura 4 segunda forma de realização de uma cobertura de protecção de lanterna de vela;
Figura 5 vista de baixo numa posição C-C entre a vela e a cobertura de protecção; e
Figura 6 secção transversal longitudinal de uma lanterna de acordo com a segunda forma de realização ao longo de uma linha D-D na figura 4.
Formas de realização ilustrativas
Encontra-se ilustrada na figura 1 uma lanterna exterior, por exemplo uma lanterna de sepultura que contém uma vela acesa 4. A lanterna compreende um recipiente de vela que apresenta paredes transparentes 3, e uma cobertura de protecção 1 colocada no topo deste recipiente. A cobertura compreende um tecto e ligado a este tecto um troço cilíndrico, apresentado na figura 3. Por exemplo, a cobertura de protecção 1 é formada por uma placa metálica, sendo o recipiente feito de vidro ou plástico transparente. No tecto da cobertura de protecção 1 encontra-se proporcionada uma saída 7 para o ar quente da vela acesa 4 do recipiente. A saída encontra-se de preferência formada como um troço de chaminé. Entre a cobertura de protecção e o recipiente encontram-se proporcionadas várias entradas para ar frio 6, 4 em que o conteúdo de oxigénio de ar frio mantém a chama 4 acesa. Sem estas entradas proporcionadas, iria rapidamente faltar oxigénio no recipiente e a chama iria apagar-se. A figura 2 apresenta, por baixo, uma secção transversal A-A da lanterna de acordo com a figura 1. A figura 3 ilustra um troço cilíndrico da cobertura de protecção a ser ligado à cobertura de protecção 1. 0 troço cilíndrico encontra-se no topo e no fundo munido com dentes tipo pente que se podem flectir, sendo os mais baixos 5 para serem flectidos para cima para reter o troço cilíndrico dentro do recipiente após a cobertura de protecção ter sido colocada no topo do recipiente 3. Os dentes tipo pente superiores 2 são flectidos de modo a ficarem formados para reter e formar o topo 1 de cobertura cónica. A flexão dos dentes tipo pente é realizada depois de tal modo que as fendas para o ar frio 6 serão formadas quando a cobertura de protecção tiver sido fixada ao recipiente. Estas fendas serão depois protegidas do vento pelo bordo inferior do tecto da cobertura. Os dentes tipo pente inferiores podem durante a flexão ser adaptados de modo que a cobertura de protecção encaixe dimensões diferentes de recipientes.
Na figura 4 encontra-se ilustrada uma forma de realização adicional de uma cobertura de protecção para uma lanterna de vela exterior. A cobertura de protecção 1 forma um troço cónico integrado com uma saída central 7 formada por uma parede circular interna 10 enquanto que uma parede circular externa 11 forma um espaço para deixar entrar ar 5 frio por meio de vários furos de entrada 12 na parede externa 11. Este dispositivo pode ser feito de material metálico mas é de preferência moldado de um material resistente ao calor tal como peça vazada de plástico apropriado ou semelhante. 0 ar frio 6 será aspirado para dentro do espaço formado entre a parede externa 11 e a parede interna 10 quando o ar quente da chama de uma vela acesa sai através da saída 7 separada. A saída encontra-se de preferência formada como uma abertura única direccionada para cima mas pode também ser concebida contendo um grupo de pequenos furos. A selecção de uma dimensão apropriada da saída irá determinar uma temperatura interna apropriada da lanterna da vela. Além disso, numa forma de realização preferida demonstrada nas figuras 4 e 6, a saída encontra-se também munida com uma tampa superior opcional 9. A cobertura de protecção de acordo com a segunda forma de realização encontra-se de preferência adaptada para encaixar-se num recipiente transparente normalizado incluindo uma vela pré-fabricada que apresenta um período de queima longo. De acordo ainda com uma forma de realização adicional, a cobertura de protecção encontra-se integrada numa peça de tubo transparente, que encaixa por cima de uma tal vela de longa duração. Neste caso, a vela tem de ser acesa antes de ser inserida dentro do tubo transparente do dispositivo protector proporcionado pela presente invenção. A figura 5 apresenta uma vista de baixo como secção transversal em C-C ilustrando a saída 7, a parede interna 10 e a parede externa 11. A figura 6 é uma secção transversal 6 longitudinal D-D da figura 4 ilustrando respectivamente o topo cónico do dispositivo com a sua tampa superior opcional 9 e paredes internas e externas 10 e 11. A parede interna 11 estende-se de preferência adicionalmente para dentro do recipiente que apresenta a vela para estabelecer adicionalmente o espaço para o fornecimento de ar frio. A vantagem da lanterna de vela de acordo com a presente invenção é que a chama se encontra protegida e é continuamente alimentada com oxigénio, sendo que a vela no recipiente será passível de produzir luz durante todo o seu período de queima. Além disso, devido ao fornecimento seguro de ar fresco a vela irá queimar sem cobrir o recipiente transparente com fuligem, que iria diminuir a luz emitida da vela acesa da lanterna.
Um dispositivo protector de lanterna de vela de acordo com a invenção pode apresentar várias formas de realização alternativas sem fugir do escopo da invenção, que é definido pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Claims (4)
1 Reivindicações 1. Cobertura de protecção para colocar num recipiente (3) de uma lanterna para protecção de uma vela na lanterna e com um troço inferior (10, 11) para aplicação ao recipiente (3), pelo menos uma saída (7) direccionada para cima para o ar quente de uma chama (4) e da vela do recipiente (3), e entradas (12) para o ar frio (6), que se encontram proporcionadas separadas na cobertura de protecção (1) para introduzir ar frio no recipiente (3), caracterizada por apresentar uma cobertura superior cónica, que no seu topo superior apresenta uma saída central (7) para o ar quente do recipiente (3) e por a cobertura cónica superior se encontrar munida respectivamente com uma parede interna inferior (10) e paredes externas (11).
2. Cobertura de protecção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as entradas (12) para o ar frio (6) se encontrarem munidas com vários furos de entrada (12) na parede externa (11) .
3. Cobertura do protecção de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por as paredes internas e externas inferiores (10 e 11, respectivamente) serem circulares e entre elas se formarem espaços para o fornecimento de ar frio (6) através de fundos de entrada (12) na parede 2 externa (11), em que a parede interna (10) se estende um pouco mais para dentro do recipiente (3).
4. Cobertura do protecção de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por a saída (7) se encontrar munida com uma tampa superior protectora adicional (9) proporcionada no topo da cobertura de protecção. Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
SE0000255A SE514059C2 (sv) | 2000-01-28 | 2000-01-28 | Utomhuslykta med skyddshuv |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1254339E true PT1254339E (pt) | 2009-11-02 |
Family
ID=20278243
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT01902892T PT1254339E (pt) | 2000-01-28 | 2001-01-23 | Cobertura de protecção para lanterna de vela |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1254339B1 (pt) |
AT (1) | ATE438829T1 (pt) |
AU (1) | AU3065701A (pt) |
CY (1) | CY1109562T1 (pt) |
DE (1) | DE60139456D1 (pt) |
DK (1) | DK1254339T3 (pt) |
ES (1) | ES2331053T3 (pt) |
PT (1) | PT1254339E (pt) |
SE (1) | SE514059C2 (pt) |
WO (1) | WO2001055637A1 (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE10353428B3 (de) * | 2003-11-15 | 2005-04-28 | Karl Heinz Baumann | Leuchten-Vorrichtung für Dochtbrenner |
DE102009040517B4 (de) | 2009-09-02 | 2023-03-09 | Michael Wollenschlaeger | System umfassend ein Teelicht und ein Dekorationselement |
PL395541A1 (pl) * | 2011-07-06 | 2013-01-07 | Korona Spólka Akcyjna | Pojemnik na swiece z wewnetrzna cyrkulacja powietrza |
HRP20150331B1 (hr) * | 2015-03-23 | 2019-12-27 | Branimir Paškvan | Natkrivalo koje podržava plamen |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
SE451754B (sv) * | 1983-01-25 | 1987-10-26 | Ingvar Strom | Holje for vermeljus med tilluftshal och franluftshal och planstoffbeleggning i tilluftshal |
AT396788B (de) * | 1990-02-07 | 1993-11-25 | Hofer Kerzen Gmbh | Kerzenleuchte |
DE19625052C1 (de) * | 1996-06-22 | 2000-09-21 | Ivo Niermann | Unterwasserleuchte |
SI20101A2 (sl) * | 1998-09-25 | 2000-04-30 | German LAMOVŠEK | Ohišje sveče |
-
2000
- 2000-01-28 SE SE0000255A patent/SE514059C2/sv not_active IP Right Cessation
-
2001
- 2001-01-23 DE DE60139456T patent/DE60139456D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2001-01-23 PT PT01902892T patent/PT1254339E/pt unknown
- 2001-01-23 ES ES01902892T patent/ES2331053T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2001-01-23 WO PCT/SE2001/000116 patent/WO2001055637A1/en active Application Filing
- 2001-01-23 DK DK01902892T patent/DK1254339T3/da active
- 2001-01-23 AU AU30657/01A patent/AU3065701A/en not_active Abandoned
- 2001-01-23 EP EP01902892A patent/EP1254339B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2001-01-23 AT AT01902892T patent/ATE438829T1/de active
-
2009
- 2009-11-02 CY CY20091101135T patent/CY1109562T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK1254339T3 (da) | 2009-11-23 |
DE60139456D1 (de) | 2009-09-17 |
ES2331053T3 (es) | 2009-12-21 |
EP1254339B1 (en) | 2009-08-05 |
AU3065701A (en) | 2001-08-07 |
ATE438829T1 (de) | 2009-08-15 |
SE0000255D0 (sv) | 2000-01-28 |
SE0000255L (sv) | 2000-12-18 |
CY1109562T1 (el) | 2014-08-13 |
EP1254339A1 (en) | 2002-11-06 |
SE514059C2 (sv) | 2000-12-18 |
WO2001055637A1 (en) | 2001-08-02 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2273842T3 (es) | Quemador con separador interior. | |
ES2525209T3 (es) | Cabeza de quemador de gas | |
WO2006065589A8 (en) | Inspection light assembly | |
PT1254339E (pt) | Cobertura de protecção para lanterna de vela | |
US2735285A (en) | Ferleger | |
ES2655072T3 (es) | Dispositivo de parrilla | |
KR102190341B1 (ko) | 화로대 | |
ES2544084T3 (es) | Aparato para calefacción por irradiación y desestratificación del aire ambiente | |
KR200415411Y1 (ko) | 장식용 안전 촛대 | |
DE69204808D1 (de) | Brenner, gegebenenfalls integriert in einem Wärmetauscher. | |
JPS63110502A (ja) | 祭祀用燈篭の冷却排気装置と祭祀用防風防水燈篭 | |
US3868944A (en) | Grove heater apparatus | |
ES2897012T3 (es) | Extensión de chimenea | |
JPS5913691Y2 (ja) | 簡易照明用保護体 | |
ES1149259U (es) | Horno doméstico | |
JP2006188921A (ja) | 葬祭用香炉 | |
US20060185198A1 (en) | Device for melting ice at a fish hole in the ice | |
JPS6326074Y2 (pt) | ||
JPH053646Y2 (pt) | ||
US40785A (en) | greenotjgh | |
ES1308937U (es) | Barbacoa | |
KR20000020187U (ko) | 안전 촛대 겸용 양초갑 | |
JPS6330082Y2 (pt) | ||
US164681A (en) | Improvement in street-lamps | |
JPH0736028Y2 (ja) | 蝋燭立の風避け具 |