PT1197198E - Dispositvo de protecção do seio em período de aleitamento. - Google Patents
Dispositvo de protecção do seio em período de aleitamento. Download PDFInfo
- Publication number
- PT1197198E PT1197198E PT01402585T PT01402585T PT1197198E PT 1197198 E PT1197198 E PT 1197198E PT 01402585 T PT01402585 T PT 01402585T PT 01402585 T PT01402585 T PT 01402585T PT 1197198 E PT1197198 E PT 1197198E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- breastfeeding
- breast
- soft
- parts
- period
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61J—CONTAINERS SPECIALLY ADAPTED FOR MEDICAL OR PHARMACEUTICAL PURPOSES; DEVICES OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR BRINGING PHARMACEUTICAL PRODUCTS INTO PARTICULAR PHYSICAL OR ADMINISTERING FORMS; DEVICES FOR ADMINISTERING FOOD OR MEDICINES ORALLY; BABY COMFORTERS; DEVICES FOR RECEIVING SPITTLE
- A61J13/00—Breast-nipple shields
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Prostheses (AREA)
- Corsets Or Brassieres (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
- Centrifugal Separators (AREA)
- Sampling And Sample Adjustment (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
DISPOSITVO DE PROTECÇÃO DO SEIO EM PERÍODO DE
ALEITAMENTO A presente invenção tem por objecto uma protecção, para o peito, em período de aleitamento.
Neste domínio já se conhecem protecções ou copas que se põem no peito dentro de um soutien com vista a prevenir eventuais fugas naturais de leite (à noite ou durante o dia), com as consequências desagradáveis que daí advêm.
Estas protecções são em geral feitas de um material plástico relativamente rígido tal como o polietileno (para não se deformar muito em ter um certo porte), geralmente transparente ou translúcido para se poder ver o leite através dele e com uma forma aproximadamente cónica para coincidir com a forma do peito. A patente de invenção norte-americana US~A"4-270:538(MURPHY) descreve uma protecção dessas que ê fabricada em duas partes, cada uma delas aproximadamente cónica e que se ligam uma à outra de uma forma amovível. Uma parte interna está em contacto com o peito e é munida de um orifício central de passagem do mamilo e uma parte externa que se monta (em geral por meio de ganchos) de uma forma estanque com a primeira e que têm um espaço entre sí para recolher o leite que se escoa.
Estas protecções da técnica anterior não satisfazem porque muitas vezes são muito desconfortáveis para a mãe em parte por causa do material de que são feitas (problemas de mamilos dolorosos, de entupimento ou de mamilo liso ou j.nvagínado) mal adaptadas ã forma do seio (que obviamente 1 varia de mulher para mulher) não garantindo condições de higiene satisfatórias para a mãe e sobretudo para o recém-nascido e são pouco práticas de utilizar {nomeadamente pela separação das duas partes). 0 documento da patente de invenção europeia EP 0 442 758 descreve uma protecção para o peito em período de aleitamento que comporta uma parte externa rígida e uma parte interna realizada num material mais mole. Esta protecção não permite resolver os problemas de mamilos dolorosos ou de entupimento. A presente invenção propõe-se assim resolver pelo menos uma parte destes problemas com a ajuda de uma solução simples de realizar, segura, pouco cara e fácil de utilizar.
Por isso, a presente invenção tem por objecto uma protecção (copa) para o peito em período de aleitamento com as características indicadas na reivindicação 1.
Para ter um toque relativamente agradável e macio, a parte interna, mobey......será feita, preferénciálmentê, num material termoplástico à base de silicone.
Em particular, este material poderá ser um elastómero siliconado tal como Silicone de Etileno, Butileno e Estireno (SEBE). Este material molda-se facilmente e adapta-se assim muito bem à anatomia feminina dando um aspecto natural ao peito, a par com a forma graciosa da parte interna da protecção. Além disso, apresenta condições de higiene e de segurança apropriadas de tal maneira que pode ser posto em contacto com o leite da amamentação sem nenhum risco de contaminação. É também anti-alérgico portanto o contacto com a pele da mãe não tem risco. 2
Para permitir a estimulação da circulação sanguínea e para diminuir os problemas de entupimento do peito, a protecção apresenta meios de massagem do peito.
Em particular, os meios de massagem são constituídos por umas rugosidades em relevo colocadas na superfície externa da parte mole interna.
De preferência, estas rugosidades são feitas numa peça única com a parte interna mole e estarão então dispostas radialmente à volta do seu orifício central.
Para evitar que o leite que escorreu para o interior do espaço entre as duas partes da protecção chocalhe e para reduzir os riscos das fugas acidentais do leite para as roupas, uma destas partes apresentará pelo menos um meio anti-fuga para isolar uma zona oca do espaço situado entre as duas partes da protecção.
Em particular, estes meios anti-fuga poderão ser constituídos por ndoirs^compartimentD^^^echadDS^^^spo-sÇds·' a partir de uma superfície interna da parte rígida e mantendo um contacto estanque com uma superfície interna da parte mole cuja forma tomam, estendendo-se estes dois compartimentos fechados entre a periferia da parte externa e o orifício central da parte mole de maneira a definir a referida zona oca isolada.
Para proteger o aureolo e o mamilo da humidade, a protecção terá meios de ventilação.
Em particular, estes meios de ventilação poderão ser constituídos por vários orifícios de arejamento que atravessam a parte externa rígida de maneira a comunicar com o espaço interno, estando estes orifícios dispostos próximo da periferia da parte externa, no lado oposto dos compartimentos fechados anti-fuga.
Segundo um outro aspecto, a protecção comportará, além disso, meios de ligação estanques entre estas duas partes.
Em particular, estes meios de ligação estanques poderão ser constituídos por uma protuberância radial encaixada numa saia periférica da parte externa rígida, cooperando com uma garganta de forma complementar encaixada num rebordo rebatido da parte interna mole. Esta solução permite, além disso, uma desmontagem rápida e fácil das duas partes para recuperar o leite que se encontra na zona oca isolada do espaço interno, Não há espirramento aquando da abertura, como é o caso nas protecções da técnica anterior e portanto não há risco de salpicos.
Além disso, esta protecção do peito em período de aleitamento, com uma parte interna mole, ajuda a resolver os problemas dos mamidos·"""rasos:"":'ou invagínados, exercendo uma ligeira pressão no auréolo na base do mamilo. Esta pressão natural estimula a o mamilo a alongar-se pouco a pouco, o que facilitará muito ao bebé o acto de se agarrar ao seio. A presente invenção será melhor compreendida e outras características, detalhes e vantagens tornar-se-ão mais claros com a leitura da descrição que se segue, feita a título de exemplo e com referência aos desenhos em anexo nos quais; - a figura 1 representa uma vista em corte, que mostra elementos que não se veriam, de uma protecção de acordo com a presente invenção, 4 - a figura 2 representa uma vista semelhante à figura 1 mas com as partes unidas, - a figura 3 representa uma vista de frente da protecção da figura 1, - a figura 4 representa uma vista da parte de trás da protecção e - a figura 5 representa uma outra vista da parte de trás da protecção.
Na figura 1, pode-se ver uma protecção de aleitamento referenciada com 10 no seu conjunto. Esta protecção 10 comporta duas partes 20 e 30 unidas uma à outra de maneira amovível de modo a definir, quando ligadas (ver figura 2), um espaço interno 40. A parte externa 20 é feita de matéria plástica rígida e de preferência':':'''''''':':translúeida''';' ou...............transparente tal "como"" polietileno ou polipropileno. Tem uma forma cónica e apresenta orifícios de arejamento 21 que comunicam, quando as duas partes se juntam, com o espaço interno 40. A parte interna 30 é igualmente de forma praticamente cónica com um rebordo periférico 32 rebatido, destinado à sua fixação na parte rígida 20. Esta parte mole 30 apresenta um orifício central 31 que permite a passagem do mamilo de um seio com vista a recuperar o leite que escorre de maneira natural. A parte interna 30 é fabricada num material mais mole do que a parte externa 20, de preferência um termoplástico à base de silicone, por exemplo um elastómero siliconado tal como SEBE (Silicone Etileno Butíreno Estireno).
Esta parte mole 30 destina-se a ser colocada num soutien, em contacto com o seio da mãe (não representado) . Está assim concebida para se moldar ao perfil dos seios e dar-lhes um aspecto natural e é muito macia ao toque. O material de que é constituído (o SEBE) é também anti-alérgico e respeita as condições de higiene e de segurança próprias deste tipo de equipamento de puericultura de tal modo que o material não interfere com a qualidade do leite armazenado no espaço interno 40.
Esta parte mole 30 apresenta, numa face externa 30b (a que contacta com o seio), rugosidades 34 que fazem o papel de órgãos de massagem do peito para estimular melhor a glândula mamária para a produção de leite e evitar os problemas de entupimento. Estas rugosidades 34, feitas da mesma matéria da parte mole 30, repartem-se à volta do orifício central 31 como se pode ver na figura 5.
Como se pode ver nas figuras 1, 2 e 4, a parte externa rígida 20 apresenta igualmente compartimentos fechados 24 dispostos a partir de uma superfície interna 20a e que se estendem entre a periferia 23 da parte rígida 20 e o orifício central 31 da parte mole 30.
Quando se juntam as duas partes, os compartimentos fechados 24 apoiam-se de forma estanque contra a superfície interna 30a da parte mole 30 de modo a delimitar, entre elas, uma zona oca 45 isolada do resto do espaço interno 40. É para este sítio que o leite pode escorrer e ficar aí armazenado momentaneamente. Qs compartimentos fechados podem formar um sector com uma abertura de cerca de 90°.
Os orifícios de arejamento 21 são, por exemplo, em número de 4 e estão dispostos próximo da periferia 23 da parte externa rígida 20, no lado oposto dos compartimentos fechados 24. Estão assim sobre um arco e distanciados uns dos outros de 10°. Melhoram a ventilação do peito com vista à sua protecção contra a humidade (auréola e mamilo em particular). É evidente que, quando estão a ser utilizados, os compartimentos fechados 24 devem estar colocados na parte de baixo e os orifícios de arejamento 22 na parte superior para que a protecção 10 funcione nas melhores condições. Estes compartimentos fechados 24 têm o papel de um dispositivo anti-fuga (ou anti-sacudidela) quando a zona oca 45 está cheia de leite, o que evita que o peito fique húmido. A ligação entre as duas partes (ver figuras 1 e 2) contribui igualmente para a estanquicidade da protecção em relação ao exterior (evitar as fugas acidentais de leite para a roupa) e ao peito. Para isso, a periferia 20c da parte externarígida 20 apresenta uma protuberância radial 26 que se introduz à força numa garganta interno 36 de forma complementar realizada no rebordo rebatido 32 da parte interna 30. Esta rugosidade desempenha assim o papel de uma junta anelar de estanquicidade. A ligação amovível assim descrita facilita também a separação das duas partes da protecção para as lavar ou recuperar o leite contido no espaço interno. Com efeito, contrariamente às protecções da técnica anterior que eram realizadas com duas partes em matéria plástica rígida, o facto de se utilizar uma matéria mole munida de um rebordo de fixação permite uma abertura suave e sem sacudidelas, evitando que o leite espirre intempestívamente.
Bem entendido, as duas partes são laváveis e sobretudo podem-se esterilizar com vapor ou num micro-ondas por questões de higiene.
Contudo, deve entender-se que estes exemplos são dados unicamente a título ilustrativo do objecto da presente invenção e não constituem qualquer limitação da mesma.
Assim, a distribuição da forma das rugosidades pode variar. Podem ter um relevo maior ou menor e/ou podem ter uma distribuição menos ou mais densa em função da sua posição em relação ao aurêolo.
Da mesma maneira, a forma e a colocação dos compartimentos fechados pode variar. Podem ser encurvados em certas direcções para reduzir ainda o balanço do leite e podem estar, por exemplo, perfeitamente alinhados de maneira a alojar uma zona oca sensivelmente igual a metade do espaço interno.
Lisboa, 15 de Março de 2007 8
Claims (10)
- REIVINDICAÇÕES 1. Protecção do seio, era período de aleitamento (10), compreendendo uma parte externa (20) e uma parte interna (3 0) , destinada a ser colocada no seio e que é feita de um material que é mais mole do que a porção externa, tendo a parte interna (30) um orifício central (31) para a passagem do mamilo do seio e estando fixada de forma amovível à parte externa (30) de modo a definir um espaço oco (40) entre as duas partes para poder recolher leite, caracterizada pelo facto de apresentar ainda meios de massagem do seio constituídos por rugosidades (34) em relevo que se dispõem a partir da superfície (30b) da parte interna mole (30) da protecção.
- 2. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de a parte interna mole (30) ser feita de um material termoplástico à base de silicone.
- 3. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo facto de a parte interna mole (30) ser feita de um elastómero siliconado, como por exemplo, Silicone Etileno Butileno Estireno.
- 4. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de as rugosidades (34) serem feitas de uma peça com a parte interna mole (30) e estarem dispostas radialmente â volta do orifício central (31).
- 5. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterízada pelo facto de uma ou a outra das partes apresentarem pelo menos um meio (24) anti-fuga para isolar uma zona oca (45) do espaço interno (40) situado entre as duas partes da protecção.
- 6. Protecção do seio em, período de aleitamento (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterízada pelo facto de os meios anti-fuga serem constituídos por dois compartimentos fechados (24) dispostos a partir de uma superfície interna (20a) da parte rígida (20) e que ficam em contacto estanque com uma superfície interna (30a) da parte mole (30) da qual tomam a forma, estendendo-se estes dois compartimentos fechados (24) entre a periferia (23) da parte externa (20) e o orifício central (31) da parte mole (30) de maneira a definir a zona oca isolada (45)
- 7. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo ccm umav":quálquer das' reivindicações' anteriores, caracterízada pelo facto de apresentar meios de ventilação (21).
- 8. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com as reivindicações 6 e 7, caracterízada pelo facto de estes meios de ventilação serem constituídos por vários orifícios (21) de arejamento que atravessam a parte externa rígida (20) de maneira a comunicar com o espaço interno (40) , estando estes orifícios dispostos próximo da periferia (23) da parte externa (20) , na parte oposta aos compartimentos anti-fuga, fechados (24) . 2
- 9. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de comportar ainda meios de ligação estanques (22, 25; 32, 35) entre as suas duas partes.
- 10. Protecção do seio, em período de aleitamento (10), de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo facto de estes meios de ligação serem constituídos por uma protuberância radial (25) colocada sobre uma saia periférica (22) da parte externa rígida (20) em ligação com uma garganta (35) alojada de forma complementar num rebordo rebatido (32) da parte interna mole (30). Lisboa, 15 de Março de 2007 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0012914A FR2814942B1 (fr) | 2000-10-10 | 2000-10-10 | Coquille d'allaitement |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1197198E true PT1197198E (pt) | 2007-03-30 |
Family
ID=8855157
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT01402585T PT1197198E (pt) | 2000-10-10 | 2001-10-08 | Dispositvo de protecção do seio em período de aleitamento. |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1197198B1 (pt) |
AT (1) | ATE348588T1 (pt) |
DE (1) | DE60125302D1 (pt) |
ES (1) | ES2278708T3 (pt) |
FR (1) | FR2814942B1 (pt) |
PT (1) | PT1197198E (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP5291391B2 (ja) | 2008-06-13 | 2013-09-18 | ピジョン株式会社 | 乳頭保護具 |
DE112011102907T5 (de) | 2010-10-01 | 2013-06-20 | Cook Biotech Incorporated | Kits, Komponeten und Verfahren zur Geweberekonstrution |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4270538A (en) | 1977-10-31 | 1981-06-02 | Murphy Michael K | Breast shield |
SE433907B (sv) * | 1980-05-30 | 1984-06-25 | Duni Bila Ab | Formanpassande dyna |
US5032103A (en) * | 1990-02-16 | 1991-07-16 | Isg/Ag | Breast shield |
US5100406A (en) * | 1990-11-01 | 1992-03-31 | Graham-Field, Inc. | Silicone breast pump insert |
GB9502995D0 (en) * | 1995-02-16 | 1995-04-05 | Cannon Rubber Ltd | Breast pump insert |
WO1996026703A1 (en) * | 1995-03-01 | 1996-09-06 | Gerald Morrissey | Adapter for use with apparatus and method for controlling human lactation |
GB2357434B (en) * | 1999-12-23 | 2004-04-28 | Cannon Rubber Ltd | Breast shield |
-
2000
- 2000-10-10 FR FR0012914A patent/FR2814942B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2001
- 2001-10-08 EP EP01402585A patent/EP1197198B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 2001-10-08 DE DE60125302T patent/DE60125302D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2001-10-08 ES ES01402585T patent/ES2278708T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2001-10-08 PT PT01402585T patent/PT1197198E/pt unknown
- 2001-10-08 AT AT01402585T patent/ATE348588T1/de not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP1197198B1 (fr) | 2006-12-20 |
FR2814942A1 (fr) | 2002-04-12 |
DE60125302D1 (de) | 2007-02-01 |
FR2814942B1 (fr) | 2003-06-27 |
ATE348588T1 (de) | 2007-01-15 |
EP1197198A1 (fr) | 2002-04-17 |
ES2278708T3 (es) | 2007-08-16 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US20090286452A1 (en) | Nursing Brassiere | |
US7081034B1 (en) | Nursing bra with pocket | |
US7810172B2 (en) | Garment for accomodating medical devices | |
US6574800B1 (en) | Garments for support, concealment, and accessibility of medical drainage apparatus | |
US5244432A (en) | Protective and supportive brassiere | |
US9826785B2 (en) | Multi-function breastfeeding and pumping garment | |
US20080312615A1 (en) | Removable surgical drain pocket/pouch | |
US6015331A (en) | Nighttime nursing tube bra | |
BR112013023934B1 (pt) | bomba de tirar leite | |
US20120165730A1 (en) | Breastfeeding shield | |
ES2218690T3 (es) | Ventilador. | |
KR200462018Y1 (ko) | 남성용 브라 팬티 | |
JP6034301B2 (ja) | ラッチオンを案内する装置及び方法 | |
PT1197198E (pt) | Dispositvo de protecção do seio em período de aleitamento. | |
US2717602A (en) | Simulated breast and surgical brassiere therefor | |
US20180353320A1 (en) | Apparatus and method for receiving and collecting breast milk leaks | |
US3532096A (en) | Breast protector | |
US20030159699A1 (en) | Patient-positioning method and system | |
GB2357434A (en) | Breast shield | |
ES2618344B1 (es) | Dispositivo protector para areolas mamarias con colector de líquidos mejorado | |
US20150264983A1 (en) | Nursing tank garment with smart openings | |
CN214908780U (zh) | 一种用于保护术后乳头的保护罩 | |
KR102013112B1 (ko) | 수유 용이성이 증대된 산모용 브래지어 | |
US20230055995A1 (en) | Petal breastfeeding shield | |
CN210747343U (zh) | 一种便于外出穿着用哺乳衣 |