PT11196T - Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves - Google Patents

Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves Download PDF

Info

Publication number
PT11196T
PT11196T PT11196U PT1119615U PT11196T PT 11196 T PT11196 T PT 11196T PT 11196 U PT11196 U PT 11196U PT 1119615 U PT1119615 U PT 1119615U PT 11196 T PT11196 T PT 11196T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
barrier
structure according
barriers
front barrier
aircraft
Prior art date
Application number
PT11196U
Other languages
English (en)
Inventor
Vasco Maria Marques Lito Velez Grilo
Original Assignee
Valis Engenharia E Inovação S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valis Engenharia E Inovação S A filed Critical Valis Engenharia E Inovação S A
Priority to PT11196U priority Critical patent/PT11196T/pt
Publication of PT11196T publication Critical patent/PT11196T/pt

Links

Landscapes

  • Soundproofing, Sound Blocking, And Sound Damping (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO ENQUADRA-SE NA ÁREA DAS ESTRUTURAS DE INSONORIZAÇÃO PARA AERONAVES, TIPICAMENTE EXISTENTES EM AEROPORTOS OU QUAISQUER INFRAESTRUTURAS PARA AVIÕES. PARA TESTE E MANUTENÇÃO DE UMA AERONAVE, É NECESSÁRIO QUE ESTA SEJA COLOCADA EM CONDIÇÕES EXTREMAS, QUE GERAM ELEVADO RUÍDO NAS SUAS PROXIMIDADES. PRETENDE-SE COM A PRESENTE INVENÇÃO INSONORIZAR O RUÍDO DE AERONAVES DE QUAISQUER DIMENSÕES, ATRAVÉS DA EXPANSÃO DE UMA INSTALAÇÃO EXISTENTE EXPANSÍVEL.É ASSIM OBJECTO DA PRESENTE INVENÇÃO UMA ESTRUTURA INSONORIZADORA EXPANSÍVEL PARA AERONAVES QUE CONTÉM PELO MENOS UMA BARREIRA ANTERIOR (1) E DUAS BARREIRAS LATERAIS (2), SENDO QUE CADA BARREIRA LATERAL (2) SE PROLONGA SEGUNDO UMA DIRECÇÃO E SE ENCONTRA DISPOSTA DE TAL FORMA EM RELAÇÃO A UM DOS EXTREMOS DA BARREIRA ANTERIOR (1) QUE O ÂNGULO FORMADO ENTRE CADA BARREIRA LATERAL (2) E A BARREIRA ANTERIOR (1) É SUPERIOR A 90º E OS EXTREMOS LIVRES (3) DE CADA UMA DAS BARREIRAS LATERAIS (2) SÃO ADEQUADOS PARA SEREM EXPANSÍVEIS.

Description

DESCRIÇÃO
ESTRUTURA INSONORIZADORA EXPANSÍVEL PARA AERONAVES CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção enquadra-se na área das estruturas de insonorização para aeronaves, tipicamente existentes em aeroportos ou quaisquer infraestruturas para aeronaves. Para o correcto teste e manutenção de uma aeronave, é necessário que esta seja submetida e colocada em determinadas condições extremas, que geram elevado ruido nas suas proximidades.
Assim, as estruturas de insonorização baseadas em barreiras insonorizadoras são utilizadas para esse fim, circundando a aeronave, e deixando tipicamente uma zona aberta, para sua entrada e saida. É intenção da presente invenção permitir que uma infraestrutura instalada seja expansível, insonorizando o ruído proveniente de aeronaves de variadas dimensões.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A presente invenção encontra antecedentes mais próximos em barreiras insonorizadoras existentes no mercado, que tipicamente apresentam um formato em "U", protegendo as zonas circundantes do ruído gerado pelos motores da aeronave em teste. Este formato em "U" significa que numa estrutura com três barreiras, duas laterais e uma anterior, as duas barreiras laterais são paralelas pelo menos em parte da sua constituição, incluindo os seus extremos não ligados à barreira anterior. 0 pedido de patente US 6,016,888 A é um claro exemplo dessa tecnologia, apresentando barreiras que pretendem isolar o ruido gerado por uma aeronave, no caso concreto deste pedido apresentando melhorias relacionadas com a estabilidade da estrutura insonorizadora em condições de ventos instáveis. O pedido de patente DE 10310525 AI apresenta igualmente uma estrutura de barreiras deste tipo sendo que, apesar de se focar no melhoramento de pormenores de uma barreira anterior, conforma igualmente uma disposição de três barreiras que formam a dita configuração em "U".
PROBLEMAS TÉCNICOS RESOLVIDOS
Na presente invenção, pretendeu-se resolver o problema associado à falta de versatilidade das estruturas insonorizadoras para aeronaves que, por via de as suas barreiras laterais serem paralelas na maior parte do seu comprimento, não permitem expansão. Assim, um aeroporto que tenha uma infraestrutura insonorizadora com capacidade para aeronaves de menor dimensão não poderá utilizá-la para aeronaves de maior dimensão sem a destruir e construir uma maior, que possibilite manter e testar os dois tipos de aeronave. Num outro exemplo, um aeroporto que preveja a necessidade de aeronaves de maior dimensão mas que - no presente momento - apenas receba aeronaves menores, será obrigado a instalar desde logo uma infraestrutura de maiores dimensões.
Assim, a presente invenção, através de diferentes características, vem resolver este problema, apresentando-se como uma solução tecnológica adeguada à insonorização de ruido de aeronaves com capacidade de expansão.
Num exemplo concreto, a estrutura da presente invenção permitirá ser expandida de uma dimensão gue apenas albergue aeronaves de classe C para classe D, de acordo com a classificação de aeronaves e correspondentes estruturas insonorizadoras definidas pelo anexo 14 da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, do Inglês International Civil Aviation Organization) [1].
SUMÁRIO DA INVENÇÃO É assim objecto da presente invenção uma estrutura insonorizadora expansível para aeronaves caracterizada por conter pelo menos uma barreira anterior (1) e duas barreiras laterais (2), sendo gue cada barreira lateral (2) se prolonga segundo uma direcção e se encontra disposta de tal forma em relação a um dos extremos da barreira anterior (1) gue o ângulo formado entre cada barreira lateral (2) e a barreira anterior (1) é superior a 902 e em gue os extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) são adequados para serem expansíveis.
Os extremos livres (3) das barreiras laterais (2) são as extremidades destas barreiras que se encontram mais distantes da barreira anterior (1) .
As barreiras laterais (2) poderão ou não estar fisicamente unidas à barreira anterior (1).
Esta configuração das barreiras laterais (2) em relação à barreira anterior (1) e entre si permite que exista uma abertura à medida que se percorre as barreiras laterais, ao afastar da barreira anterior (1) . Tal configuração permite não só albergar aeronaves de diferentes dimensões com uma única estrutura insonorizadora e numa menor área como, sendo passível de aumentar o comprimento das barreiras laterais (2), poderá albergar aeronaves de ainda maiores dimensões. 0 facto de os extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) serem expansíveis possibilita aumentar a capacidade da infraestrutura insonorizadora para aeronaves.
Numa configuração mais específica da presente invenção, os ângulos formados entre cada uma das barreiras laterais (2) e a barreira anterior (1) são iguais, de tal forma a que a expansão da estrutura seja homogénea em comprimento.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Figura 1 - representação da estrutura da presente invenção de uma perspectiva superior, em planta, em que são visíveis duas barreiras laterais (2) e uma barreira anterior (2), sendo que no caso em concreto, as barreiras laterais (2) fazem ângulos iguais com a barreira anterior (1), superiores a 902. As barreiras laterais (2) estão dispostas segundo a realização preferencial da presente invenção, junto a extremos opostos da barreira anterior (1) e num mesmo lado da barreira anterior (1).
Figura 2 - representação de parte da estrutura da presente invenção, apresentando as vigas de suporte (4) a ligarem uma pluralidade de elementos de barreira (5) . Esta é uma configuração especifica da presente invenção.
Figura 3 - representação de parte da estrutura da presente invenção, apresentando a superfície superior (6) de uma barreira anterior (1), fazendo um ângulo superior a 902 em relação ao solo. Na presente figura, a traseira da aeronave estaria à esquerda da superfície superior (6) ilustrada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção possibilita a expansão de estruturas insonorizadoras para aeronaves, através de uma configuração inovadora da referida estrutura. É assim objecto da presente invenção uma estrutura insonorizadora expansível para aeronaves que contém pelo menos uma barreira anterior (1) e duas barreiras laterais (2), sendo que cada barreira lateral (2) se prolonga segundo uma direcção e se encontra disposta de tal forma em relação a um dos extremos da barreira anterior (1) que o ângulo formado entre cada barreira lateral (2) e a barreira anterior (1) é superior a 902 e em que os extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) são adequados para serem expansíveis.
Numa configuração mais específica da presente invenção, os ângulos formados entre cada uma das barreiras laterais (2) e a barreira anterior (1) são iguais, de tal forma a que a expansão da estrutura seja homogénea em comprimento.
Numa outra configuração específica da presente invenção, possivelmente cumulativa com as anteriores, o ângulo formado entre cada barreira lateral (2) e a barreira anterior (1) está compreendido entre 95 e 1302.
Adicionalmente, numa configuração igualmente associada à presente inovação, cada um dos extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) contém uma viga de suporte (4) adequada à sua expansão em comprimento.
Numa outra configuração da presente invenção, a estrutura contém vigas de suporte (4) adequadas para fixação ao solo e, opcionalmente, união física, instaladas entre a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2).
Numa outra configuração da presente invenção, a barreira anterior (1) as barreiras laterais (2) consistirem, cada uma delas, numa peça única.
Relativamente aos materiais dos elementos da presente invenção, a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2) poderão ser constituídas por um material insonorizador.
Numa configuração ainda mais específica da presente invenção, possivelmente cumulativa com as anteriores, cada um dos extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) contém uma viga de suporte (4), adequada à sua expansão em comprimento. Este elemento consiste numa possível forma de expandir em largura e comprimento a área insonorizada pela estrutura da presente invenção.
Numa configuração da presente invenção alternativa àquela em que a barreira anterior (1) as barreiras laterais (2) consistem, cada uma delas, numa peça única, tanto a barreira anterior (1) como as barreiras laterais (2) são constituídas por uma pluralidade de elementos de barreira (5) , que por sua vez consistem em elementos planos, de formato substancialmente rectangular.
Numa configuração específica da imediatamente anterior, os elementos de barreira (5) estão unidos entre si por via de vigas de suporte (4). É ainda objecto da presente invenção a utilização da estrutura anteriormente descrita, nas suas diferentes configurações e cumulativas e alternativas, tendo em conta os modos de realização seguidamente descritos, em equipamentos de insonorização do ruído de aeronaves. A presente invenção é adequada para aeronaves que se enquadram em qualquer classificação de aeronaves e correspondentes estruturas insonorizadoras definidas pelo já mencionado anexo 14 [1].
Numa realização preferencial, as aeronaves enquadram-se numa classe de C a F, de acordo com a classificação de aeronaves e correspondentes estruturas insonorizadoras definidas pelo já mencionado anexo 14 [1] .
MODOS DE REALIZAÇÃO
Num modo de realização do objecto da presente invenção, o material insonorizador das barreiras laterais (2) consiste em alumínio expandido com revestimento em pó de poliéster termo-fundido.
Num outro modo de realização, alternativo ou cumulativo ao anterior, o material insonorizador da barreira anterior (1) consiste em aço ou alumínio.
Num modo de realização alternativo ou cumulativo aos dois anteriormente descritos, a superfície posterior (6) da barreira anterior (1) e das barreiras laterais (2) contém um material inerte não-combustível.
Num modo de realização alternativo ou cumulativo aos anteriormente descritos, a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2) têm uma cobertura em chapa de aço.
Num modo de realização alternativo ou cumulativo aos anteriormente descritos, as vigas de suporte (4) são de aço.
Como será evidente a um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção.
Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações. A invenção deve apenas ser limitada pelo espírito das reivindicações que se seguem.
REFERÊNCIAS
[1] "Annex 14 - Aerodromes - Safety Management Standards and Recommended Practices", International Civil Aviation Organization, 2013.
Lisboa, 29 de Junho de 2015

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves caracterizada por conter pelo menos uma barreira anterior (1) e duas barreiras laterais (2), sendo que cada barreira lateral (2) se prolonga segundo uma direcção e se encontra disposta de tal forma em relação a um dos extremos da barreira anterior (1) que o ângulo formado entre cada barreira lateral (2) e a barreira anterior (1) é superior a 902 e por os extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) serem adequados para serem expansíveis.
  2. 2. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os ângulos formados entre cada uma das barreiras laterais (2) e a barreira anterior (1) serem iguais.
  3. 3. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o ângulo formado entre cada barreira lateral (2) e a barreira anterior (1) estar compreendido entre 95 e 1302.
  4. 4. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por as barreiras laterais (2) e a barreira anterior (1) fazerem um ângulo superior a 902 em relação ao solo.
  5. 5. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por cada um dos extremos livres (3) de cada uma das barreiras laterais (2) conter uma viga de suporte (4), adequada à sua expansão em comprimento.
  6. 6. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por conter adicionalmente vigas de suporte (4) adequadas para fixação ao solo e, opcionalmente, união fisica entre a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2).
  7. 7. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2) serem constituídas por um material insonorizador.
  8. 8. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por o material insonorizador das barreiras laterais (2) ser alumínio expandido com revestimento em pó de poliéster termo-fundido.
  9. 9. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 ou 9 caracterizada por o material insonorizador da barreira anterior (1) ser aço ou alumínio.
  10. 10. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a superfície posterior (6) da barreira anterior (1) e das barreiras laterais (2) conter um material inerte não-combustível.
  11. 11. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a barreira anterior (1) e as barreiras laterais (2) terem uma cobertura em chapa de aço.
  12. 12. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 11 caracterizada por as vigas de suporte (4) serem de aço.
  13. 13. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por, na barreira anterior (1) as barreiras laterais (2) consistirem, cada uma delas, numa peça única.
  14. 14. Estrutura de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12 caracterizada por tanto a barreira anterior (1) como as barreiras laterais (2) serem constituídas por uma pluralidade de elementos de barreira (5) , que por sua vez consistem em elementos planos.
  15. 15. Estrutura de acordo com a reivindicação anterior caracterizada por os elementos de barreira (5) estarem unidos entre si por via de vigas de suporte (4).
  16. 16. Utilização da estrutura de qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por ser usada em equipamentos de insonorização do ruído de aeronaves. Lisboa, 29 de Junho de 2015
PT11196U 2015-06-29 2015-06-29 Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves PT11196T (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11196U PT11196T (pt) 2015-06-29 2015-06-29 Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT11196U PT11196T (pt) 2015-06-29 2015-06-29 Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT11196T true PT11196T (pt) 2015-12-29

Family

ID=55069201

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT11196U PT11196T (pt) 2015-06-29 2015-06-29 Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT11196T (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Morterolle et al. Modal behavior of a new large reflector conceptual design
BRPI0620202A2 (pt) dispositivo de proteção
BRPI0512451A (pt) bloco de absorção de som e método para a construção do mesmo
Lou et al. An aerodynamic anti-galloping technique of iced 8-bundled conductors in ultra-high-voltage transmission lines
WO2017001977A1 (pt) Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves
Wang et al. LES study on the shape effect of ground obstacles on wake vortex dissipation
PT11196T (pt) Estrutura insonorizadora expansível para aeronaves
Lee et al. Pressure distribution on rectangular buildings with changes in aspect ratio and wind direction
Andreou et al. Aeroacoustic study of airfoil leading edge high-lift devices
Plassard et al. Experimental and numerical study of a bird strike against a windshield
JP2017161392A (ja) 観測塔
ES2608494T3 (es) Banco de pruebas para puertas, ventanas y fachadas
Kawaguchi et al. Non-structural components and life-safety in large rooms of spatial structures
Hamilton et al. An aircraft encounter with turbulence in the vicinity of a thunderstorm
Hernández et al. Study of the behaviour of composite beams of concrete and steel by using numerical simulation
Michel et al. Investigation of aircraft wake vortices with phased microphone arrays
PT2089585E (pt) Kit de construção que compreende uma pluralidade de elementos de painel
RU2510606C2 (ru) Устройство установки агрегатов на изделии
RU2544436C1 (ru) Элемент безопасной транспортной системы для летающих роботов
Greenwood et al. Measurement and characterization of multirotor unmanned aerial system noise
Dhakal et al. Ceiling systems design and installation lessons from the canterbury earthquakes
Eirey-Pérez et al. Pencil Beams and Flat-Topped Beams with Asymmetric Sidelobes from Circular Arrays [Antenna Designer's Notebook]
Cummings Introduction to Special Section—Computational and Experimental Aerodynamics and Stability & Control for an Agile UAV
SE449888B (sv) Tak- eller veggkonstruktion
Patnana et al. Seismic performance of plasterboard suspended ceilings under shaking-table generated motions

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20151127