PT108364B - Dispositivo de captura de veículos - Google Patents
Dispositivo de captura de veículos Download PDFInfo
- Publication number
- PT108364B PT108364B PT108364A PT10836415A PT108364B PT 108364 B PT108364 B PT 108364B PT 108364 A PT108364 A PT 108364A PT 10836415 A PT10836415 A PT 10836415A PT 108364 B PT108364 B PT 108364B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- capture device
- vehicle
- section
- inflatable
- penetration
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01F—ADDITIONAL WORK, SUCH AS EQUIPPING ROADS OR THE CONSTRUCTION OF PLATFORMS, HELICOPTER LANDING STAGES, SIGNS, SNOW FENCES, OR THE LIKE
- E01F13/00—Arrangements for obstructing or restricting traffic, e.g. gates, barricades ; Preventing passage of vehicles of selected category or dimensions
- E01F13/12—Arrangements for obstructing or restricting traffic, e.g. gates, barricades ; Preventing passage of vehicles of selected category or dimensions for forcibly arresting or disabling vehicles, e.g. spiked mats
- E01F13/126—Pitfall barriers, causing the vehicle to face a step-like obstruction
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Emergency Lowering Means (AREA)
Abstract
A PRESENTE INVENÇÃO REPORTA-SE A UM DISPOSITIVO DE CAPTURA DE VEÍCULOS (1) QUE COMPREENDE UMA BASE (4)COM PELO MENOS UMA SECÇÃO INSUFLÁVEL E UMA PLURALIDADE DE ELEMENTOS DE CAPTURA (6) QUE COMPREENDEM UMA PLURALIDADE SALIÊNCIAS PRINCIPAIS, DIVIDIDAS EM SALIÊNCIAS SECUNDÁRIAS (3) QUE POR SUA VEZ PERMITEM INCORPORAR OUTRAS SALIÊNCIAS DE VÁRIOS NÍVEIS. A CAPTURA DE VEÍCULOS POR PARTE DO DISPOSITIVO (1) É REALIZADA ATRAVÉS DA DEFORMAÇÃO E PENETRAÇÃO DA SUA ESTRUTURA, CAPTANDO A ENERGIA CINÉTICA E DE FORMA PROGRESSIVA, INICIANDO-SE EM ELEMENTOS MENOS RESISTENTES E TERMINANDO EM ELEMENTOS CAPAZES DE SUPORTAR O PESO DO VEÍCULO.
Description
Descrição
Dispositivo de captura de veículos
Domínio técnico da invenção
A presente invenção está inserida na área dos veículos não tripulados, mais concretamente na sua captura e é aplicável nas mai9s diversas áreas, seja na indústria recreativa, na indústria do salvamento (rescue), na indústria de armamento, etc.
Estado da técnica
São conhecidos do estado da técnica, alguns dispositivos de captura de veículos não tripulados. Paralelamente ao desenvolvimento deste tipo de veículos, têm surgido diversos problemas técnicos cujas soluções têm sido procuradas por equipas das mais variadas áreas do conhecimento.
Uma das soluções conhecidas, está descrita no documento de patente US 7686247 que para além de apresentar uma solução muito complexa, consiste numa zona de impacto formada por cilindros verticais insufláveis, com custos de fabrico elevados e com frequentes danos nos veículos não tripulados, oferecendo uma resistência demasiado elevada à energia cinética inicial dos veículos.
A presente invenção resolve o problema técnico de captura de veículos não tripulados em espaços reduzidos, de forma eficaz e não destrutiva, através de uma absorção contínua e progressiva da energia cinética dos veículos.
Sumário da invenção presente invento diz respeito a um dispositivo de captura de veículos, nomeadamente veículos aéreos não tripulados, por deformação e penetração da sua estrutura.
Como é sabido, um veículo aéreo com asas, necessita de atingir uma velocidade mínima para descolar do solo, de modo a que surja a necessária força de sustentação que permitirá ao mesmo vencer a força da gravidade. De modo similar, quando aterra, para diminuir a força de sustentação de forma gradual, necessita de manter uma determinada velocidade mínima, de modo a fazer um contacto suave com o solo, o que, em função do tamanho e forma aerodinâmica do veículo, obrigará a pistas de aterragem com comprimentos que podem chegar a mais de 200 metros.
No entanto, em certas situações, é desejável que o veículo aterre num espaço reduzido, como por exemplo quando se pretende que aterre em hangares situados em lugares densamente populosos ou em navios que possuam apenas um heliporto.
Como tal, fruto de longos anos de investigação e testes, a presente invenção descreve um dispositivo de captura de
veículos, | com | custos de fabrico | reduzidos e | com | captura |
eficaz e | não | destrutiva, através | de absorção | de | energia |
cinética | dos veículos. | ||||
Para uma | mais | fácil compreensão | da invenção, | de | seguida |
procede-se à descrição das figuras, as quais, representam realizações preferenciais do invento que, contudo, não pretendem limitar o objecto da presente invenção.
Breve descrição das figuras
A fig.l representa uma vista esquemática do dispositivo de captura de veículos (1) com as duas secções insufláveis.
A fig. 2 representa em detalhe o elemento de captura (6)que compreende uma pluralidade de saliências principais (2) e saliências secundárias (3).
A fig.3 representa uma perspectiva em realização preferencial do dispositivo veículos (l)com a espessura da base (4) entre as alturas (hl) e (h2).
corte, de uma de captura de a poder variar
A fig. 4 representa uma execução alternativa do dispositivo de captura de veículos (1) com apenas um volume insuflável.
A fig. 5 representa uma vista esquemática do dispositivo de captura de veículos (1) com apenas um volume insuflável.
Legendas
- Dispositivo de captura de veículos;
- Saliências principais;
- Saliências secundárias;
- Base;
Secção externa;
4B - Secção interna;
4C - Protuberâncias;
- Ventiladores/controladores;
- Elemento de captura
Descrição detalhada da invenção
A presente invenção diz respeito a um dispositivo de captura de veículos (1), nomeadamente veículos aéreos não tripulados, através da penetração e deformação da estrutura. 0 dispositivo de captura de veículos (1)compreende uma base insuflável(4)e um conjunto de saliências (2)preferencialmente cónicas que têm origem na sua base.
A base (4) encontra-se dividida em duas secções (4 A e 4B), uma que preferencialmente contém um fluido mantido a pressão essencialmente constante e outra que compreende um fluido armazenado a pressão variável e cuja pressão interior variará em função do impacto do veículo. Com estas duas secções obtém-se dois volumes com rigidez distintas, sendo que a rigidez de cada secção é continuamente monitorizada através de sensores e ajustada através de controladores e ventiladores externos (5).
A secção interna (4B)da base (4) é essencialmente composta por um elemento paralelepipedal com protuberâncias (4C) simples que partem da base (4). As referidas protuberâncias (4C)deverão ser essencialmente cónicas, pois esta é a geometria que se verificou ser a mais favorável em termos estruturais para o suporte da secção externa.
Quanto à secção externa (4 A) da base (4), esta é composta por um elemento que cobre a secção interna (4B) , e que contém uma pluralidade de saliências insufláveis principais (2), que poderão ser em forma de cone ou cilindro. Por sua vez, cada uma das referidas saliências, está dividida em outras saliências secundárias (3) , sendo estas preferencialmente em forma de cone, cone invertido ou cilindro, conforme as caracteristicas do veículo a capturar, e formando assim o elemento de captura (6) . As saliências (3) podem incorporar ainda outras saliências em vários níveis, de modo a que se obtenha uma estrutura que se assemelha a um emaranhado de ramos de árvores, capazes de se deformarem com o impacto do veículo e capazes de o reter nas mesmas.
Ambos os elementos e saliências são produzidos num material maleável, impermeável ao ar e com elevada resistência à abrasão. Deste modo, consegue-se um dispositivo suficientemente resistente ao embate dos veículos e, ao mesmo tempo, quando este não está a ser utilizado, é possível retirar o ar do interior do dispositivo de captura (1), de modo a poder ser guardado em espaços reduzidos.
Num modo preferencial da invenção, o dispositivo de captura de veículos (1), destina-se a ser montado em zonas com espaço de aterragem reduzidos ou até mesmo em navios, como tal, de modo a aumentar a eficiência do dispositivo de captura (1), a secção interna (4B) da base do mesmo, compreende uma espessura diferente ao longo da sua dimensão principal. A espessura pode variar entre as dimensões hl e h2, de modo a que se obtenha um plano inclinado com o ângulo entre a superfície da secção externa (4 A) e a horizontal, e que estará preferencialmente entre os O2 e os 902 .
Por outro lado, estando o dispositivo montado num navio, a posição relativa do dispositivo de captura (1) face à direcção de aterragem de um veículo pode-se alterar bruscamente em função do estado do mar, pelo que a inclinação da secção interna (4B)da base (4) é de extrema importância nestes casos.
Num modo preferencial da invenção, o veículo irá embater inicialmente nos elementos de captura (6) colocados na zona da base (4)com menor espessura, provocando a deformação dos mesmos. Dependendo das características do veículo, nomeadamente massa e dimensão, o veículo ao embater no dispositivo, irá dobrar totalmente os elementos de captura (6), passando por cima destes até que a maioria da sua energia cinética tenha sido dissipada pelo embate e que acabe retido pelos restantes elementos. Em função das características do veículo, nomeadamente dimensão e massa, a rigidez dos elementos de captura (6)pode ser ajustada previamente (antes do processo de captura)de modo a permitir uma captura mais eficaz. A rigidez destes elementos de captura (6) é também monitorizada e ajustada ao longo do embate, pelos controladores/ventiladores (5). Adicionalmente, devido ao próprio embate, e em consequência da transferência da energia cinética do veículo para o dispositivo de captura (1), ao longo do embate, os elementos posteriores sofrem automaticamente um aumento de pressão e consequentemente aumento de rigidez, uma vez que todos os elementos de captura (6)são alimentados por um único reservatório de fluido (o espaço interior da secção 4B) .
dispositivo de captura de veículos (1) contém ainda válvulas de ventilação, que contribuem para a normalização da pressão no interior das secções (4 A e 4B) nos casos de variação brusca de pressão além dos limites normais de funcionamento, ou para prevenir danos no equipamento em caso de avaria dos sensores ou de um mau funcionamento dos controladores/ventiladores (5).
De modo a facilitar o transporte do dispositivo de captura (1) e sua arrumação em espaços reduzidos, os ventiladores (5) que alimentam as secções insufláveis (4 A e 4B) , são do tipo invertível. Assim sendo, quando necessário, invertendo o sentido de funcionamento dos ventiladores (5) é possível retirar todo o ar do interior das secções (4 A e 4B) de forma rápida e eficiente, reduzindo rapidamente o volume do dispositivo de forma expressiva, o que permite um manuseamento e arrumação fácil.
Claims (7)
1. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da sua estrutura, caracterizado pela captura ser iniciada por captação de energia cinética pelos elementos menos resistentes, preferencialmente as saliências secundárias (3) e posteriormente pelos mais resistentes, preferencialmente as saliências principais (2) e pelo dispositivo de captura (1) compreender uma base (4) de espessura variável nas dimensões (hl e h2) com pelo menos uma secção (4B) insuflável, preferencialmente independente de uma secção insuflável (4A) em que:
a secção interna insuflável(4B) compreende essencialmente pelo menos um elemento paralelepipedal com protuberâncias (4C) formando um plano inclinado entre a superfície da secção (4 A) e a horizontal entre os 0 e 902 ;
a secção externa insuflável (4A) compreende pelo menos um elemento que cobre a secção insuflável (4B), elemento esse que compreende uma pluralidade de saliências principais (2), divididas em saliências secundárias (3) que permitem incorporar outras saliências de vários níveis e que formam uma pluralidade de elementos de captura ( 6) .
2. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e de acordo com a pela captura ser penetração da reivindicação progressiva à sua estrutura,
1, caracterizado medida que o veículo vai perdendo velocidade e se vai alojando em elementos capazes de sustentar o seu peso e movimento.
3. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da sua estrutura, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por protuberâncias na secção externa (4A)que são estruturalmente pelas protuberâncias (4C) interna insuflável (4B).
compreender sustentadas da secção
4. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da reivindicações saliências na sua estrutura, de acordo com a anteriores, caracterizado por as secção externa insuflável (4A) serem subdivididas em outras saliências de dimensão mais reduzida e que geometricamente se assemelham a cones, cones invertidos ou cilindros.
5. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da sua estrutura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir ventiladores (5) do tipo reversível.
6. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da sua estrutura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir sensores e controladores independentes de caudal e pressão.
7. Dispositivo de captura de veículos (1) por deformação e penetração da sua estrutura, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir válvulas de escape em ambas as secções.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108364A PT108364B (pt) | 2015-04-14 | 2015-04-14 | Dispositivo de captura de veículos |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT108364A PT108364B (pt) | 2015-04-14 | 2015-04-14 | Dispositivo de captura de veículos |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT108364A PT108364A (pt) | 2016-10-14 |
PT108364B true PT108364B (pt) | 2017-06-05 |
Family
ID=58668377
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT108364A PT108364B (pt) | 2015-04-14 | 2015-04-14 | Dispositivo de captura de veículos |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT108364B (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
RU174311U1 (ru) * | 2017-06-29 | 2017-10-11 | Общество с ограниченной ответственностью "Дизфор" | Защитный барьер-блокиратор |
-
2015
- 2015-04-14 PT PT108364A patent/PT108364B/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
PT108364A (pt) | 2016-10-14 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10940943B2 (en) | Sealed float with batteries | |
JP6693650B2 (ja) | プロテクトフレーム軸の傾きと独立に飛行体本体を水平にできる陸上走行可能な飛行体 | |
US9341432B1 (en) | Drawstring cocking assembly | |
US8118157B1 (en) | Firework launching platform apparatus | |
PT108364B (pt) | Dispositivo de captura de veículos | |
ES2535934T3 (es) | Aparato para la mezcla del electrolito en una batería | |
US20180100484A1 (en) | Wind turbine with open back blade | |
EP2508380A3 (en) | Heat-exchanger protection structure | |
JP2015035734A5 (pt) | ||
WO2016142555A1 (es) | Motocicleta voladora | |
ES2439141B1 (es) | Hélices anticaída con aletas y cuñas, para transbordador espacial autónomo | |
ES2714600T3 (es) | Dispositivo de intercambio de calor por evaporación para enfriamiento del aire para sistemas de control de acondicionamiento y climatización para salas de servidores y similares | |
JP6727526B2 (ja) | 産業用ドローン | |
ES2483816B1 (es) | Sistema de control de posicionamiento, de limitación de velocidad y de movimientos incontrolados de cabina, o contrapeso, de un ascensor. | |
BRPI0919956B1 (pt) | Dispositivo amortecedor de orifício de ratinho | |
ES2431306T5 (es) | Dispositivo de giro de un equipo de aplanado, y un equipo de aplanado adaptado a cooperar con dicho dispositivo | |
ES2624608T3 (es) | Vehículo espacial y estructura de adaptador para el mismo | |
ES2644239B1 (es) | Método para alimentar elementos laminares en un dispositivo introductor y estación alimentadora | |
US5320568A (en) | Swimming pool animal escape device | |
ES2346733B1 (es) | Soporte para bandejas portacables y conjunto formado por soporte y pieza de base para angulo variable. | |
WO2016157077A3 (en) | A vehicle and method for detecting and neutralizing an incendiary object | |
US20160031509A1 (en) | Personal Protection Assembly | |
TWI599390B (zh) | 多軸飛行器用風阻抗風器 | |
JP2015206530A5 (pt) | ||
Rule | In the galleries |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20160531 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 20170531 |