PT107667A - Cadeira de suspensão em altura - Google Patents

Cadeira de suspensão em altura Download PDF

Info

Publication number
PT107667A
PT107667A PT107667A PT10766714A PT107667A PT 107667 A PT107667 A PT 107667A PT 107667 A PT107667 A PT 107667A PT 10766714 A PT10766714 A PT 10766714A PT 107667 A PT107667 A PT 107667A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
chair
arms
chair according
seat
work
Prior art date
Application number
PT107667A
Other languages
English (en)
Inventor
Rui Miguel Gonçalves De Carvalho
Original Assignee
Escala 78 Construções Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Escala 78 Construções Lda filed Critical Escala 78 Construções Lda
Priority to PT107667A priority Critical patent/PT107667A/pt
Priority to PCT/PT2015/000026 priority patent/WO2015183113A1/pt
Priority to EP15734742.8A priority patent/EP3150778B1/en
Priority to PT157347428T priority patent/PT3150778T/pt
Publication of PT107667A publication Critical patent/PT107667A/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G3/00Scaffolds essentially supported by building constructions, e.g. adjustable in height
    • E04G3/28Mobile scaffolds; Scaffolds with mobile platforms
    • E04G3/30Mobile scaffolds; Scaffolds with mobile platforms suspended by flexible supporting elements, e.g. cables
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04GSCAFFOLDING; FORMS; SHUTTERING; BUILDING IMPLEMENTS OR AIDS, OR THEIR USE; HANDLING BUILDING MATERIALS ON THE SITE; REPAIRING, BREAKING-UP OR OTHER WORK ON EXISTING BUILDINGS
    • E04G3/00Scaffolds essentially supported by building constructions, e.g. adjustable in height
    • E04G3/22Scaffolds essentially supported by building constructions, e.g. adjustable in height supported by roofs or ceilings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Special Chairs (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A UMA CADEIRA DE SUSPENSÃO EM ALTURA QUE PELA SUA GEOMETRIA POSSIBILITA AOS TRABALHADORES EM ALTURA, UM CONFORTO E SEGURANÇA ÚNICO DEVIDO AOS SEUS DOIS BRAÇOS ONDE SE PODERÃO FIXAR DUAS CORDAS, AUMENTANDO ASSIM A ESTABILIDADE. O ÂNGULO EXISTENTE ENTRE OS BRAÇOS DA CADEIRA FAZ COM QUE O EQUILÍBRIO DE FORÇAS SEJA CONSEGUIDO E QUE UM TRABALHADOR CONSIGA ESTABILIDADE PARALELAMENTE AO PLANO VERTICAL DE TRABALHO. A PRESENTE INVENÇÃO POSSIBILITA A INSTALAÇÃO DE DUAS CORDAS, AUMENTANDO A ESTABILIDADE, UMA VEZ QUE O ÂNGULO DE ABERTURA DOS BRAÇOS PERMITE AO MESMO TEMPO EQUILIBRAR O TRABALHADOR NAS DUAS CORDAS PARALELAMENTE AO PLANO VERTICAL DE TRABALHO E GARANTIR QUE O ESPAÇO À SUA FRENTE ESTEJA DESIMPEDIDO PARA QUE TRABALHE COM AS MÃOS. O FACTO DE OS BRAÇOS DA CADEIRA TERMINAREM EM OLHAIS PERMITE QUE SEJAM FIXADOS DESCENSORES QUE POSSIBILITAM AS OPERAÇÕES DE DESCIDA E SUBIDA. A PRESENTE INVENÇÃO PODE SER TRANSPORTADA POR UM ÚNICO HOMEM O QUE AUMENTA A AUTONOMIA DE TRABALHO NAS OPERAÇÕES DE MONTAGEM DOS SISTEMAS DE CORDAS PARA A FIXAÇÃO DOS OPERÁRIOS E A SUA RIGIDEZ (ASSEMELHA-SE A UMA CADEIRA ORDINÁRIA) AUMENTA EXPONENCIALMENTE O CONFORTO DOS TRABALHADORES.

Description

DESCRIÇÃO "Cadeira de suspensão em altura"
Domínio técnico e âmbito da invenção 0 âmbito da presente invenção insere-se na área de equipamentos de apoio à construção civil direcionada para a vertente da reabilitação, especificamente trabalhos em altura por acesso com cordas recorrendo à técnica de rappel. Acrescenta-se que ao nivel da classificação internacional de patentes enquadra-se nas A47C, A62B e E04G3.
Estado da técnica A técnica de acesso por cordas para trabalhos em alturas reduz custos operacionais e impacto do meio ambiente, pois elimina a necessidade de utilizar equipamentos tradicionais como andaimes e plataformas elevatórias para apoio aos trabalhadores, conseguindo diminuir o número de horas de operação, nomeadamente na montagem, desmontagem e transporte desses sistemas e, consequentemente, diminui os consumos energéticos dessa mesma operação.
Os profissionais ligados à área de "trabalho em altura" estão sujeitos a condições extremas de esforço físico, desconforto e, também, sujeitos a situações potencialmente perigosas com riscos para a vida humana. Neste tipo de tarefas, os equipamentos desenvolvidos devem garantir níveis de segurança elevados, bem como também níveis elevados de conforto físico, e estabilidade psicológica, durante a execução dessas tarefas.
Os equipamentos de suspensão em altura, existentes no estado da técnica, são cadeiras fixas por um único apoio (utilizados pelos operadores deste tipo de tarefas é um apoio, onde o operador se encontra sentado). A cadeira está fixa a uma única extremidade superior por uma "corda" ou "cabo", que podem ser elaborados em diferentes materiais, que permite evitar a queda da pessoa que estiver suspensa, em altura, na execução de uma tarefa desse tipo.
Os sistemas existentes no estado da técnica provocam elevada oscilação e débeis condições ergonómicas para o trabalhador. Como ilustração sobre este problema, pode referir-se que com os equipamentos existentes o trabalhador não suporta uma jornada de trabalho contínua, tendo que descer várias vezes ao dia para descansar e realizar exercícios de alongamento muscular. A cadeira de suspensão em altura, objeto da presente invenção, garante maior segurança, maior estabilidade, maior conforto e maior autonomia do operador, quando comparada com outros que existem atualmente para essa finalidade.
Em pesquisa ao estado da técnica da invenção, a qual foi realizada com o objectivo de aferir se a mesma já teria sido pensada ou executada por outros inventores, foram identificados os seguintes documentos de patente: (Dl) W02013108141 - Dl descreve uma cadeira de suspensão em altura (Dl - Resumo, Figura 1) constituída por varão constituído por dois braços idênticos e de posição simétrica relativamente ao eixo vertical da cadeira (Dl - Figura 1) com braços com apoio para os pés na extremidade inferior (Dl- Figura 1) e meios de fixação das amarrações (Dl- Figura 1) com dupla fixação de cabos de suporte (Dl - Figura 1); (D2) US4195708 - D2 descreve uma cadeira de suspensão em altura (D2 - Resumo, Figura 1) constituída por varão constituído por dois braços idênticos e de posição simétrica relativamente ao eixo vertical da cadeira (D2 - Figura 1 e 2) com braços com apoio para os pés na extremidade inferior (D2 - Figura 1 e 2) .
Adicionalmente EP1191165, FR2929972, W09203190, EP2353657, US2006169534, US2006055545, US5921345, W09203190, US3484833, US8365864 e CN201447863U, podem auxiliar a aferir o estado da técnica. A presente invenção difere do estado da técnica, uma vez que além das amarrações normais, do trabalhador, conta também com as duas da cadeira, que se fixam ao equipamento mediante descensores e apoios para os pés, aumentado a segurança e conforto os quais são essenciais para que o trabalhador desempenhe o seu trabalho de uma forma eficaz.
As características técnicas diferenciadoras da presente invenção contribuem para o estado da técnica, no sentido que acrescentam os seguintes efeitos técnicos: • Aumento da segurança do trabalhador uma vez que para além das amarrações normais, do trabalhador, conta também com as duas da cadeira, a qual apresenta assento e encosto rígidos almofadados e revestidos com napa; • Estabilidade em trabalhos em altura, pois foram desenvolvidos dois apoios que se fixam ao equipamento mediante descensores, que garantem a fixação da cadeira e o movimento descendente quando apertada a cavilha que vai soltando (destravando) as cordas. 0 operador com ambas as mãos em simultâneo aperta os descensores e a cadeira vai descendo. A estabilidade aumenta porque com as duas cordas afastadas quase lm torna quase improvável que a cadeira rode sobre o seu eixo (rodopie). Torna-se bastante útil em trabalhos nas torres eólicas onde as alturas são bastante consideráveis (as torres podem atingir alturas superiores a 100m) e onde acontecem situações onde os trabalhadores não têm nenhuma superfície vertical próxima para apoiarem as mãos; • Aumento do conforto, o que é essencial para que o trabalhador desempenhe o seu trabalho de uma forma eficaz, uma vez que um trabalhador a executar trabalhos em altura tem um desgaste brutal físico e psicológico, com este equipamento conseguimos que uma pessoa que pretenda trabalhar nesta área consiga mediante uma formação standard, trabalhar em altura, o que consequentemente resolve outro problema que existe no sector que é o da captação de mão-de-obra.
Descrição da invenção A presente invenção diz respeito a uma cadeira de suspensão em altura, que além das amarrações normais, conta também com as duas da cadeira, a qual apresenta assento (3) e encosto (2) rígidos almofadados e revestidos com napa, que se fixam ao equipamento mediante descensores e apoios para os pés (7) . A estrutura da cadeira é em varão (1) de aço inox maciço com diâmetro de 16mm, de uma forma preferencial, mas também pode ser em fibra de carbono e PVC por forma a tornar o equipamento mais leve. Adicionalmente a presente invenção poderá ser construída em material compósito de reforços de fibra e vidro e/ou carbono contínua e matriz de resina epóxi. 0 varão (1) é constituído por dois braços (la) (lb), idênticos e de posição simétrica relativamente ao eixo vertical da cadeira. Estes braços (la) (lb) estão fixos por dois reforços (le) (lf), ao assento (3), e apresentam dois elementos de ligação (lc) (ld) entre eles. Cada um dos braços (la) (lb) apresenta na extremidade inferior um apoio para pés (7) e na extremidade superior meios de fixação das amarrações (8) (figura 1). 0 varão (1) encontra-se fixo à estrutura do assento através de soldadura, ou em alternativa poder-se-á recorrer a fixações mecânicas aparafusadas. 0 encosto (2) apresenta com a horizontal um ângulo de 70° (figura 3) . O encosto (2) e o assento (3) são preferencialmente em esponja forrada a napa preta. As amarrações podem ser cordas, cabos de aço, entre outros materiais adequados.
Numa forma de realização da invenção, cada braço apresenta um ângulo de, aproximadamente, 109° à distância de, aproximadamente, 552mm do apoio do pé (7) ou aproximadamente este valor, com abertura para as laterais exteriores ao eixo vertical da cadeira, para que a distância entre as duas extremidades dos braços (8) seja de 982mm ou aproximadamente este valor, e que o ângulo que faz com o plano horizontal do assento (3) seja de 30° (figura 2) ou aproximadamente este valor. A presente invenção apresenta ainda as seguintes características, numa forma preferencial de realização: dureza (relativa à escala DUREZA ROCKWELL) entre os 70rc e os 85rc, resistência à tração entre os 540N/mm2 e os 690N/mm2, e elasticidade compreendia entre os 205 e os 410 N/mm2.
Acrescenta-se que os descensores poderiam alternativamente ser uma amarração normal, ou mesmo um sistema motorizado.
Breve descrição das figuras
Indicação dos n°s de referência: (1) Varão de aço inox (la) (lb) braços (lc) (ld) elementos de ligação (le) (lf) reforços (2) Encosto almofadado (3) Assento de chapa almofadado (4) Perno roscado (5) Anilha plana (6) Fêmea sextavada de inox (7) Apoio para pés (8) Meios de fixação das amarrações
Figura 1 - Representação da cadeira em perspetiva, na qual está representado o varão (1), constituído por dois braços (la) (lb), idênticos e de posição simétrica relativamente ao eixo vertical da cadeira. Estes braços (la) (lb) estão fixos por dois reforços (le) (lf), ao assento (3), e apresentam dois elementos de ligação (lc) (ld) entre eles. Cada um dos braços (la) (lb) apresenta na extremidade inferior um apoio para pés (7) e na extremidade superior meios de fixação das amarrações (8). Está ainda representado o encosto (2).
Figura 2 - Representação de topo superior da presente invenção, na qual está identificado o assento (3) e onde se representa que, preferencialmente, cada braço apresenta um ângulo de, aproximadamente, 109° à distância de, aproximadamente, 552mm do apoio do pé, com abertura para as laterais exteriores ao eixo vertical da cadeira, para que a distância entre as duas extremidades dos braços seja de 982mm ou aproximadamente este valor, e que o ângulo que faz com o plano horizontal do assento (3) seja de 30° ou aproximadamente este valor.
Figura 3 - Representação da vista lateral da presente invenção.
Figura 4 - Representação de topo inferior da presente invenção, na qual são visíveis os meios de fixação do assento: perno roscado (4), anilha plana (5) e fêmea sextavada de inox (6).
Figura 5 - Representação da vista frontal da presente invenção, na qual estão identificados o assento (3) , o encosto (2) e o varão (1).
Aplicação industrial A presente invenção pode ser utilizada nos diversos trabalhos em altura: inspeção técnica de fachadas e coberturas; pinturas e impermeabilizações de fachadas e coberturas; reparações pontuais de fissuras em fachadas ou locais de difícil acesso; instalação de linhas de vida; pinturas e trabalhos de manutenção em pontes, barragens e parques eólicos; trabalhos de manutenção em depósitos de água; tratamentos anti corrosão em estruturas metálicas; limpeza de fachadas e coberturas de edifícios; limpeza de reclamos luminosos; limpezas em exterior e interior de silos e depósitos; poda de árvores e limpeza de falésias; montagem e desmontagem de telas de grande formato em fachadas (publicidade); desmontagem de reclamos luminosos; limpezas interiores e exteriores de torres eólicas; tratamentos anti corrosão; inspeção de pinturas e vedação de flanges.
Leiria, 23 de novembro de 2015

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Cadeira de suspensão em altura caracterizada por ser constituída por: a) assento (3) e encosto (2) que se fixam ao equipamento mediante descensores; b) varão (1) constituído por dois braços (la) (lb), idênticos e de posição simétrica relativamente ao eixo vertical da cadeira, sendo que estes braços (la) (lb) estão fixos por dois reforços (le) (lf) ao assento (3) e apresentam dois elementos de ligação (lc) (ld) entre eles; c) cada um dos braços (la) (lb) apresenta na extremidade inferior um apoio para pés (7) e na extremidade superior meios de fixação das amarrações (8); d) cada braço (la) (lb) a uma distância de aproximadamente 552mm do apoio do pé (7)apresenta um ângulo de aproximadamente 109°, com abertura para as laterais exteriores ao eixo vertical da cadeira; e) a distância entre as duas extremidades dos braços (8) é 982mm; e f) o ângulo que faz com o plano horizontal do assento (3) seja de 30°.
  2. 2. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por o encosto (2) apresentar com a horizontal um ângulo de 70°.
  3. 3. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por apresentar duas amarrações da cadeira adicionalmente às amarrações normais.
  4. 4. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por o varão (1) se encontrar fixo à estrutura do assento através de soldadura, ou em alternativa através de fixações mecânicas aparafusadas.
  5. 5. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por o encosto (2) e o assento (3) serem rígidos almofadados de esponja e revestidos com napa.
  6. 6. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por as amarrações serem cordas ou cabos de aço.
  7. 7. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por apresentar dureza entre os 70rc e os 85rc, resistência à tração entre os 540N/mm2 e os 690N/mm2, e elasticidade compreendia entre os 205 e os 410 N/mm2.
  8. 8. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por os descensores serem uma amarração normal ou um sistema motorizado.
  9. 9. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por ser em material compósito de reforços de fibra e vidro e/ou carbono contínua e matriz de resina epóxi.
  10. 10. Cadeira de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por o varão (1) ser em aço inox maciço com diâmetro de 16mm, ou em fibra de carbono e PVC. Leiria, 23 de novembro de 2015
PT107667A 2014-05-27 2014-05-27 Cadeira de suspensão em altura PT107667A (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107667A PT107667A (pt) 2014-05-27 2014-05-27 Cadeira de suspensão em altura
PCT/PT2015/000026 WO2015183113A1 (pt) 2014-05-27 2015-05-26 Cadeira de suspensão em altura
EP15734742.8A EP3150778B1 (en) 2014-05-27 2015-05-26 Rope access chair
PT157347428T PT3150778T (pt) 2014-05-27 2015-05-26 Cadeira de suspensão em altura

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107667A PT107667A (pt) 2014-05-27 2014-05-27 Cadeira de suspensão em altura

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT107667A true PT107667A (pt) 2016-02-04

Family

ID=53524934

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107667A PT107667A (pt) 2014-05-27 2014-05-27 Cadeira de suspensão em altura
PT157347428T PT3150778T (pt) 2014-05-27 2015-05-26 Cadeira de suspensão em altura

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT157347428T PT3150778T (pt) 2014-05-27 2015-05-26 Cadeira de suspensão em altura

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP3150778B1 (pt)
PT (2) PT107667A (pt)
WO (1) WO2015183113A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102017007543A1 (de) * 2017-08-10 2019-02-14 Dywidag-Systems International Gmbh Windensitz zum hängenden Positionieren von Personen

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3484833A (en) 1968-05-14 1969-12-16 George A Stephen Boatswain's chair
US3731762A (en) * 1971-10-07 1973-05-08 J Sirls Hunting chair
US4195708A (en) 1978-10-02 1980-04-01 Cannon Charles C Work chair for aerial lift
JPS61277763A (ja) * 1985-06-01 1986-12-08 平山 広吉 高所作業用チエア型ゴンドラ
US5131490A (en) 1990-08-17 1992-07-21 Michael Bell Harness and seat board repelling system
JP2528739B2 (ja) * 1990-11-29 1996-08-28 ドーエイ外装有限会社 清掃用ゴンドラ
US5921345A (en) 1998-04-15 1999-07-13 Tungsafe Corporation Safety harness
ES1047186Y (es) 2000-09-26 2001-08-16 Jimenez Fernando Lobo Deslizador de cuerda para trabajos verticales.
US7909137B2 (en) 2002-06-20 2011-03-22 Trophyline, Llc Support harness
US7106205B2 (en) 2004-09-16 2006-09-12 D B Industries, Inc. Alarm device for use with fall protection equipment
US8365864B1 (en) 2006-05-16 2013-02-05 Sherer Robert P Welders seat for iron workers
FR2929972A1 (fr) 2008-04-09 2009-10-16 Nadine Kremer Rehausse personne dit escamarche escamobile
CN201447863U (zh) 2009-07-06 2010-05-05 吴杰 高处作业悬挂座椅
AT508768B1 (de) 2010-02-03 2011-04-15 Innotech Holding Gmbh Auffanggurt für eine persönliche schutzausrüstung
CN202942021U (zh) * 2012-11-26 2013-05-22 周晓筑 高楼外墙面清洁自助升降机
WO2013108141A2 (en) 2013-05-13 2013-07-25 Wasfi Alshdaifat On-chair facade cleaner apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
EP3150778A1 (en) 2017-04-05
PT3150778T (pt) 2021-07-05
WO2015183113A1 (pt) 2015-12-03
EP3150778B1 (en) 2021-03-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2561559T3 (es) Dispositivo de detención para un sistema de protección contra las caídas
CN207144428U (zh) 一种便于拆卸的建筑脚手架
CN106284964A (zh) 一种高空外墙作业缓冲器
PT107667A (pt) Cadeira de suspensão em altura
ES2677494T3 (es) Sistema de flotación y conexión para mallas o redes rígidas, metálicas y/o de alto peso
CN201961517U (zh) 一种救生浮标
CN203569908U (zh) 一种建筑工程防护网
CN210857961U (zh) 一种可调式脚手架
CN207377160U (zh) 一种建筑施工用组合式防护隔离栏杆
CN102989091B (zh) 一种救援网
CN215564646U (zh) 一种新型安全防坠网
CN208441774U (zh) 一种电缆井口爬梯固定装置
US20120000727A1 (en) Safe Ascend Bosun's Chair
CN210828277U (zh) 一种建筑施工用吊篮安全防护装置
CN206693590U (zh) 一种铝合金快装脚手架
CN203280963U (zh) 高空心理行为训练设施
CN207377483U (zh) 输电线路钢管塔辅助攀爬工具
CN204840869U (zh) 一种适用于户外拓展训练用的云梯器材
CN108678655A (zh) 一种电缆井口爬梯固定环结构
CN206881032U (zh) 一种健身平梯
CN207863501U (zh) 重冰区加固型杆塔攀爬横担加固板防坠落装置
CN212403395U (zh) 一种高层建筑消防登高平台
CN212428151U (zh) 一种坚固性强的安全网
CN216034947U (zh) 一种轻质船舶逃生梯
CN204386143U (zh) 一种铁路桥梁高墩施工安全爬梯

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20160201