PT106642A - Atacador elástico com conector - Google Patents

Atacador elástico com conector Download PDF

Info

Publication number
PT106642A
PT106642A PT106642A PT10664212A PT106642A PT 106642 A PT106642 A PT 106642A PT 106642 A PT106642 A PT 106642A PT 10664212 A PT10664212 A PT 10664212A PT 106642 A PT106642 A PT 106642A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
connector
band
elastic
elastic band
eyelets
Prior art date
Application number
PT106642A
Other languages
English (en)
Inventor
José Miguel Da Silva Dias
Original Assignee
José Miguel Da Silva Dias
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Miguel Da Silva Dias filed Critical José Miguel Da Silva Dias
Priority to PT106642A priority Critical patent/PT106642A/pt
Publication of PT106642A publication Critical patent/PT106642A/pt

Links

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

DESENVOLVIMENTO DE UM ATACADOR COMPOSTO POR UMA BANDA ELÁSTICA PERFURADA (1) QUE PASSA EM CADA PAR DE ILHÓS (3) DO CALÇADO E SE LIGA ATRAVÉS DE UM CONECTOR (2). ASSIM, SERVE A PRESENTE INVENÇÃO PARA PROPORCIONAR UMA NOVA OPÇÃO DE AMARRAÇÃO FACE AOS TRADICIONAIS ATACADORES E MESMO ÀS ALTERNATIVAS EXISTENTES, PROPORCIONANDO UM MAIS PRÁTICO ACTO DE CALÇAR E DESCALÇAR.

Description

Descrição
Atacador elástico com conector
Campo do invento A invenção serve o propósito de oferecer uma alternativa de amarração mais cómoda face aos atacadores tradicionais. Isto é conseguido através de uma banda elástica (1) perfurada e afunilada que se introduz em cada par de ilhós (3) e se une com a ajuda de um conector (2) de material rígido . Técnica existente 0 mercado disponibi1iza uma infindável oferta em termos de atacadores, quer em material, quer em comprimento, bem como algumas alternativas em termos de ligação para uma fixação dos atacadores que torne o acto de calçar mais cómodo.
Os atacadores são maioritariamente compostos de um determinado número de fios longitudinais e transversais, formando uma trama que pode apresentar uma secção transversal chata ou circular, e com as pontas revestidas por metal ou plástico de forma a auxiliar no processo de amarração para trespasse do fio pelos ilhós . Quando solto, o atacador tem a finalidade d e a j u d a r o acto de calçar; e quando amarrado na forma de n ó , mantém os pés ajustados ao sapato .
Descrição Pormenorizada do Invento aplicação o pé ajustado ao vantagens face à tradicionais. As relevantes são as
Pretendendo sempre o calçado, a invenção forma de amarração vantagens detectadas seguintes: 1 - Facilidade de propósito de manter apresenta algumas com os atacadores mais evidentes e 0 invento apresenta uma aplicação facilitada pelo material utilizado e pela forma da banda elástica perfurada e com ponta afunilada, permitindo a passagem e adaptação a ilhós com diferentes diâmetros, e podendo apresentar qualquer forma na secção transversal. 1 2 - Maior comodidade
Uma maior comodidade é dada pelo invento devido à elasticidade proporcionada pelo material elástico utilizado na banda elástica perfurada e afunilada, permitindo que depois de colocadas as bandas no calçado, não seja necessário a sua retirada e permitindo também o acto de calçar estilo "slip on" (escorregar o pé para dentro do calçado). 3 - Maior segurança 0 invento permite uma maior segurança devido ao facto de que em situação de falha, a banda ficará presa aos ilhós não havendo assim risco imediato para acidentes, enquanto numa situação de falha dos nós na amarração com os tradicionais atacadores, as pontas soltas poderem ser causa de queda.
Descrição dos componentes 0 invento caracteriza-se por dois componentes, uma banda elástica (1) perfurada (7) que pode ser afunilada (4) apenas numa ou em ambas as extremidades e, um conector (2) constituído por uma base de suporte da qual se destacam dois pinos (8) para encaixe e suporte da banda, detendo cada pino uma cabeça (9) de forma semiesférica para efeitos de travamento da banda. A banda elástica (1) é perfurada (7) na zona perto da
extremidade, sendo afunilada (4) numa ou em ambas. A perfuração da banda (7) visa o encaixe do conector e o travamento em partes do outro componente do invento, um conector (2), enquanto o facto de ser afunilada (4) visa permitir uma melhor introdução nos ilhós (3) . 0 material utilizado na banda elástica (1) pode ser um polímero ou borracha que permita elasticidade para alongamento da mesma, resistência à ruptura para resistir as tensões durante os alongamentos, e resistência à fadiga para suportar ciclos de alongamento e retoma de posição na ordem das dezenas/centenas de milhares. 0 conector (2) é uma peca constituída por uma base (10) onde estão dispostos dois pinos (8) que terminam com uma cabeça de forma semiesférica (9) . Os pinos (8) e as suas cabeças semiesféricas (9) serão suporte e travamento à tracção no acto de usabilidade. O material utilizado para o conector (2) pode ser um polímero rígido ou um metal, pretendendo-se com tais materiais dotar o componente sobretudo de uma elevada resistência à ruptura e à fadiga, 2 de forma a fazer face às tensões que serão exercidas sobre os pinos (8) durante a usabilidade.
Os componentes do invento requerem também de elucidação através de detalhe sobre duas fases da sua existência, o detalhe de aplicação do mesmo para uso e o detalhe da usabilidade da aplicação efectuada.
Detalhe de aplicação para uso A aplicação consiste em introduzir a banda elástica (1) perfurada (7) e afunilada (4) através dos ilhós dispostos em par (3), e ligá-las na parte exterior do calçado através do conector (2). A aplicação é efectuada para cada par de ilhós ( 3) correspondentes, c orne ç ando com a introdução da banda elástica (1) num dos ilhós (3) , da parte € ior para a parte interior do calcado, exercendo alguma pressão para que a ponta afunilada da banda (4) e uma parte da banda elástica (1) seja possível de ser puxada, no espaço entre a língua do calçado (5) e as áreas laterais (6) onde estão aplicados os ilhós (3). De seguida, executa-se novamente o procedimento de introdução com alguma pressão, da ponta afunilada (4) da banda elástica (1) no outro ilhó (3), correspondente do par de ilhós (3), agora da parte interior do calçado para a parte exterior, puxando parte da banda elástica (1) para o exterior. Equilibra-se o tamanho das áreas da banda elástica (1) que ficaram na parte exterior do calcado, puxando mais ou menos de cada lado consoante a necessidade de ajuste, fazendo a banda (1) deslizar nos ilhós (3), favorecendo assim a colocação do conector (2) no furo da banda (7) em espaços mais ou menos equitativos da mesma. Consequentemente passa-se para a aplicação do conector (2) nos furos existentes na banda elástica (7) . A aplicação do conector (2) no furo (7) dar-se-á através da introdução de cada um dos pinos (8) num dos furos da banda (7) consecutivamente, sendo este procedimento executado com o alinhamento da cabeça do pino (9) no furo (7) e pressionando a área do furo da banda e a base plana superior do conector (10) no alinhamento do pino, até que este ultrapasse o furo da banda (7) , ficando a cabeça do pino (9) a fazer de travão à saída da banda (1) . Este procedimento de introdução da cabeça do pino (9) no furo da banda elástica (7) é permitido pela elasticidade inerente ao material elástico utilizado na banda (1) , mas que no entanto permita também o seu travamento com a cabeça do pino (9) , tendo que o material elástico escolhido cumprir um compromisso entre elasticidade e rigidez, bem como 3 permitir a reversibilidade do procedimento para a retirada dos pinos (8) e respectivas cabeças (9) dos furos (7).
Todo este detalhe incide na aplicação, servindo também para elucidar acerca da reversibilidade da mesma, conseguindo-se esta através da execução do descrito no detalhe com a execução dos passos de forma inversa e com fácil entendimento.
Detalhes de usabilidade da aplicação do invento 0 detalhe de usabilidade da aplicação do invento visa focar o acto de uso do calçado em que a mesma foi efectuada e o seu comportamento durante o mesmo.
Estando a aplicação do invento (1+2) efectuada em cada par de ilhós do calcado (3), a usabilidade do mesmo efectua-se de forma mais simplificada do que com os sistemas tradicionais de atacadores com necessidade de efectuar nós a cada utilização. Uma vez feita a aplicação do invento (1+2), o acto de calçar passa a ser efectuado apenas através do deslizar do pé para dentro do calçado. Este acto é permitido pela elasticidade e resistência à ruptura inerente nos materiais utilizados quer na banda (1) quer no conector (2). Ao introduzir o pé no calçado, a elasticidade do material da banda permitirá o alongamento desta, para que confortavelmente o pé continue a deslizar até se encontrar totalmente no interior do calçado, permitindo também que este fique ajustado em tensão confortável, não permitindo que o pé volte a deslizar facilmente para fora do calçado novamente. A capacidade de resistência à ruptura quer da banda (1) quer do conector (2) farão com que a tensão exercida durante os momentos elásticos no uso, não consigam romper a banda (1) ou quebrar os pinos (8) sobre os quais é exercido um movimento de tracção pela entrada e ajuste do pé ao calcado. Durante a usabilidade, a cabeça do pino (9) e a sua forma semiesférica, desempenham também um papel importante no processo de travamento, pois não sendo concêntrica com o pino (8) permitirá uma maior área de suporte e travamento à saida da banda (1) através do furo (7) quando em momento de tracção, com a respectiva maior área de suporte da banda (1) colocada na zona contrária ao sentido da tracção, dificultando assim a saida da mesma dos pinos (8) e da cabeça do pino (9).
As tensões sobre os materiais durante a usabilidade e a capacidade elásticas e de resistência à ruptura sobre os mesmos aplicam-se em três momentos, o acto de calçar, descrito acima, mas também noutros dois que lhe são 4 inerentes, o de andar, 1 itera 1mente, e o de descalçar o calçado. 0 acto de andar vai exercer, com o constante movimento de dobra e retoma de forma do calçado, forças de tensão que irão pôr à prova os materiais usados quer através das capacidades elástica e de resistência à ruptura bem como de resistência à fadiga, através dos movimentos de alongamento e reajuste constante de posição em ciclos na ordem das dezenas, senão centenas de milhar, pelos passos que efectuamos durante o ciclo de vida de um sapato. 0 acto de descalçar irá ser o inverso, em termos de passos, do descrito no acto de calçar, pelo que as forcas de tensão irão colocar à prova novamente a capacidade elástica e a resistência à ruptura dos materiais utilizados pela banda elástica (1) bem como pelo conector (2), no acto de deslizar o pé para fora do calçado, com o alongamento e reajuste da posição da banda elástica (1) enquanto resiste a par dos pinos (8) do conector, e respectivas cabeças (9), à ruptura. 0 presente invento é seguidamente descrito, sem carácter limitativo e a titulo exemp1ificativo , representado nos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 é uma representação em perspectiva simplificada das partes que compõem o invento; e - a fig. 2 é uma representação em perspectiva simplificada do componente do invento, banda elástica perfurada e afunilada; e - a fig. 3 é uma representação em perspectiva simplificada do componente do invento, conector; e a fig. 4 é uma representação em perspectiva das partes constituintes do invento quando montadas isoladamente do propósito; e a fig. 5 é uma representação em perspectiva e em corte das partes constituintes do invento quando montadas isoladamente do propósito; e a fig. 6 é uma representação em perspectiva do invento numa possível aplicação em calçado.
Barcelos, 15 de Março de 2013 5

Claims (1)

  1. Reivindicações 1 - Atacador caracterizado por uma banda elástica (1) perfurada (7) em ambas extremidades, e afunilada (4) numa ou em ambas as extremidades, bem como por um conector (2) constituído por uma base de suporte (10) da qual se destacam dois pinos (8) para encaixe e suporte da banda, detendo cada pino uma cabeça de forma semiesférica (9) para efeitos de travamento da banda (1); que quando aplicados em conjunto para uso nos pares de ilhós (3), cumprirão função ruptura e à fadiga para ajuste e calçar, tracção elástica, de resistência à reajuste nos actos de distribuindo as forças conector (2). de andar e pela banda descalçar, (1 ) e pelo Barcelos, 15 de Março de 2013 1
PT106642A 2012-11-12 2012-11-12 Atacador elástico com conector PT106642A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106642A PT106642A (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Atacador elástico com conector

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106642A PT106642A (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Atacador elástico com conector

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106642A true PT106642A (pt) 2014-05-12

Family

ID=51175947

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106642A PT106642A (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Atacador elástico com conector

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106642A (pt)

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0330378A2 (en) * 1988-02-23 1989-08-30 Asics Corporation Shoe fastening device and plate-shaped member thereof
US5214826A (en) * 1991-02-14 1993-06-01 Fortune Roy L Fastener for use with shoes
GB2413933A (en) * 2004-05-13 2005-11-16 Mark Ashfield Footwear fastening device
CN202069049U (zh) * 2010-12-07 2011-12-14 双锭鞋业有限公司 改良的鞋带

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0330378A2 (en) * 1988-02-23 1989-08-30 Asics Corporation Shoe fastening device and plate-shaped member thereof
US5214826A (en) * 1991-02-14 1993-06-01 Fortune Roy L Fastener for use with shoes
GB2413933A (en) * 2004-05-13 2005-11-16 Mark Ashfield Footwear fastening device
CN202069049U (zh) * 2010-12-07 2011-12-14 双锭鞋业有限公司 改良的鞋带

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8826571B2 (en) Shoe assembly for strength training and fitness exercise
US7118578B2 (en) Apparatus and methods for independently conditioning and pre-tensioning a plurality of ligament grafts during joint repair surgery
US7794368B2 (en) Shoe assembly for strength training and fitness exercise
ES2690536T3 (es) Sistemas de retención de calzado
US20070060454A1 (en) Portable exercise apparatus
JP2019528120A5 (pt)
US10595850B2 (en) Suture assembly with suture load distribution
ES2187872T3 (es) Calzado de deporte que comprende un dispositivo integrado de colocacion de los cordones.
BR112014018997B1 (pt) Calçado, em particular, calçado esportivo
FR3052341A1 (fr) Chaussure et utilisation d'une telle chaussure
US7036193B1 (en) Shoe tightening device
BR102014022044A2 (pt) estrutura de amarração de calçados
US20170280827A1 (en) Adjustable Shoelace Fastener and Method of Use
US10010138B1 (en) Shoe fastening assembly and methods
PT106642A (pt) Atacador elástico com conector
CN106714608A (zh) 用于鞋的系带系统以及制造成具有所述系带系统的鞋
CA3005322C (en) High-strength allograft tendon construct
JP6501277B2 (ja) こぶ部を有する紐
US1673080A (en) Elastic shoe lace
US20150128389A1 (en) Apparatus and method for gripping and tightening laces
CN201480184U (zh) 一种新型鞋带快速系绳装置
KR101582511B1 (ko) 신발 및 신발끈의 결속방법
US3316600A (en) Elastic closure fastener
KR102627759B1 (ko) 탄성체를 구비하는 운동 기구
US20110138591A1 (en) Footwear lacing system

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130410

FC3A Refusal

Effective date: 20141107