PT106263A - Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão - Google Patents

Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão Download PDF

Info

Publication number
PT106263A
PT106263A PT106263A PT10626312A PT106263A PT 106263 A PT106263 A PT 106263A PT 106263 A PT106263 A PT 106263A PT 10626312 A PT10626312 A PT 10626312A PT 106263 A PT106263 A PT 106263A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
photovoltaic module
front surface
accumulation
fluid
Prior art date
Application number
PT106263A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo Jorge Leandro
Original Assignee
Univ Lisboa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Lisboa filed Critical Univ Lisboa
Priority to PT106263A priority Critical patent/PT106263A/pt
Publication of PT106263A publication Critical patent/PT106263A/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/40Solar thermal energy, e.g. solar towers
    • Y02E10/44Heat exchange systems

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM COLECTOR SOLAR TÉRMICO TRANSPARENTE PARA UM MÓDULO FOTOVOLTAICO PADRÃO QUE COMPREENDE UM SISTEMA DE ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR COM UMA PLACA ABSORSORA TRANSPARENTE (1), AFASTADA DO MÓDULO FOTOVOLTAICO, LIGADA COM FIXAÇÃO, POR INTERMÉDIO DE JUNTAS (6), SUPERIORMENTE, AO TUBO DE ACUMULAÇÃO (2), E INFERIORMENTE, AO TUBO DE RECOLHA (3), E UM SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DO FLUIDO CIRCULANTE COM UM TUBO DE ACUMULAÇÃO (2), FIXADO NA EXTREMIDADE SUPERIOR DA PLACA ABSORSORA (1) ATRAVÉS DA JUNTA (6), CONTENDO UMA ABERTURA PARA COLOCAÇÃO DO TUBO DE ENCHIMENTO (7), UMA ABERTURA PARA A COLOCAÇÃO DO TUBO DE CIRCULAÇÃO (5), ISOLADO TERMICAMENTE, E DUAS ABERTURAS PARA ENTRADA E SAÍDA DOS TUBOS DO PERMUTADOR DE CALOR (4). A INVENÇÃO É APLICÁVEL A PAINÉIS FOTOVOLTAICOS PADRÃO JÁ INSTALADOS E PERTENCE AO DOMÍNIO TÉCNICO DOS COLECTORES SOLARES TÉRMICOS.

Description

Descrição "Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável â superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão" A presente invenção refere-se a um colector solar térmico transparente de baixo custo para um módulo fotovoltaico padrão o qual compreende um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação do fluido circulante, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação a superfície frontal do módulo fotovoltaico.
ESTADO DA TÉCNICA
Os sistemas solares híbridos integrados, com componente térmica e elétrica no mesmo sistema, são uma tecnologia com elevado grau de maturidade no que diz respeito à investigação científica e desenvolvimento de protótipos. É uma tecnologia onde a componente de aproveitamento da energia térmica é integrada na parte de trás do módulo ou na superfície frontal no momento em que é construído o produto em fábrica. São sistemas com elevada robustez, custo de aquisição muito superior aos benefícios obtidos e de uma operação e manutenção complexa. A complexidade advém do facto de, se existir um problema numa das componentes, tem de ser realizado a manutenção do sistema integrado completo. Esta situação está mais presente nos sistemas que têm as serpentinas de arrefecimento na superfície frontal do módulo, onde o fluido circula por termosifão, junto das células solares. As pessoas que pretendem adquirir um equipamento que converta a radiação solar em eletricidade ou calor tem preferência na aquisição dos dois equipamentos em separado, uma vez que os sistemas híbridos solares tem uma pequena presença no mercado devido à baixa procura no mercado. A presente invenção destaca-se dos vários produtos similares identificados no estado-da-arte porque pretende ser um sistema de melhoramento do desempenho dos sistemas fotovoltaicos actualmente instalados. A invenção pode ser 1 acoplada na superfície frontal do módulo fotovoltaico sem qualquer complexidade e sem probabilidade de causar danos no módulo. O facto de a invenção filtrar a radiação solar, de acordo com as necessidades do módulo fotovoltaico, faz com que diminua o grau de degradação dos materiais constituintes do módulo fotovoltaico e aumente a produção de energia.
Qualquer problema de operação que surja no equipamento pode ser reparado sem qualquer alteração no sistema fotovoltaico jã instalado, adquirindo características técnicas de flexibilidade de manutenção, simples operação e elevada leveza. A presente invenção evita o sobreaquecimento dos módulos fotovoltaicos já instalados melhorando o seu desempenho durante o seu funcionamento, uma vez que os sistemas solares híbridos integrados não têm capacidade de resolver os problemas verificados durante o funcionamento de módulos fotovoltaicos já instalados. A presente invenção é aplicável a painéis fotovoltaicos padrão já instalados e pertence ao domínio técnico dos colectores solares térmicos.
DESCRIÇÃO DETALHADA A presente invenção refere-se a um colector solar térmico transparente de baixo custo que é acoplado à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão. O colector solar térmico transparente consiste num sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, num sistema de transferência de energia e num conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico.
Este sistema permite prevenir o sobreaquecimento do módulo fotovoltaico através da absorção da banda infra vermelha do espectro da radiação solar, aumentando assim a eficiência eléctrica do módulo fotovoltaico e a obtenção de água quente como sub-produto. O colector solar térmico é colocado muito próximo do módulo fotovoltaico, aproximadamente 50mm, de forma a reduzir as perdas da radiação solar, após a passagem pelo colector. 2 O sistema de absorção da radiação solar consiste numa placa absorsora transparente de policarbonato alveolado com uma espessura de lOmm, onde circula o fluido no seu interior, e que é colocado sobre a superfície frontal do módulo fotovoltaico a uma distância de 50mm.
As dimensões da placa absorsora são superiores às do módulo fotovoltaico, de forma a quando sejam colocados o sistema de acumulação e circulação estes não criem sombra no módulo fotovoltaico. O sistema de acumulação e circulação inclui um tubo de acumulação, que armazena o fluido circulante, por convecção natural, dos alvéolos da placa absorsora de policarbonato transparente. Inclui também um tubo de recolha que recebe a água proveniente do tubo de acumulação, a uma temperatura inferior, através de um tubo de circulação devidamente isolado, conseguindo-se assim um circuito fechado. 0 sistema de transferência de energia consiste num tubo em serpentina de cobre que funciona como permutador calor, formando um circuito secundário, onde circula a água da rede. Este tubo em serpentina encontra-se no interior do tubo de acumulação e permite a transferência do calor do fluido contido no tubo de acumulação para a água da rede que circula no tubo em serpentina, obtendo água quente à saída do circuito secundário. O conjunto de peças de fixação é constituído por dois suportes de maior dimensão de forma a suportar o peso do tubo de acumulação e dois suportes de menor dimensão para suportar o peso do tubo de recolha. Ambos os suportes são colocados na parte de trás do módulo fotovoltaico original, evitando assim o contacto entre o sistema fotovoltaico e o sistema solar térmico. A presente invenção vai agora ser explicada com mais pormenor com o auxílio dos desenhos anexos, nos quais: a fig. 1 é uma vista de topo do sistema da presente invenção, na posição horizontal. 3 a fig. 2 é uma vista lateral do sistema do sistema de acumulação e circulação parcial do fluido, na posição vertical. a fig. 3 é uma vista lateral em corte parcial dos tubos de acumulação, de maior dimensão, e de recolha, de menor dimensão. a fig. 4 é uma vista lateral dos fixadores destinados a suportar o peso dos tubos de acumulação e recolha.
Fazendo referência aos desenhos, na fig. 1 está representado genericamente o colector solar térmico transparente acoplãvel à superfície frontal do módulo fotovoltaico padrão, o qual inclui o sistema de acumulação e circulação do fluido e o sistema de transferência de energia.
Como se vê na fig. 2, o dito sistema de acumulação e circulação parcial do fluido consiste num tubo superior de acumulação (2) , de maiores dimensões, o qual tem dois orifícios para entrada e saída do tubo em serpentina de cobre (4) e encontra-se ligado à placa absorsora (1) por intermédio de uma junta (6). A placa absorsora (1) permite fazer a circulação do fluido, no seu interior, por circulação em termosifão, do tubo de recolha (3), inferior, para o tubo de acumulação (2), superior. As extremidades da placa absorsora (1) são colocadas no interior dos tubos {2,3), permitindo que o fluido circulante seja depositado nos respectivos tubos (2,3), sendo esta ligação fechada através da colocação das juntas (6) . Na fig. 2 não é visível o tubo de circulação (5) e o tubo de enchimento (7), no entanto, verifica-se pela fig. 1 que este tubo (5) faz a ligação entre o tubo de acumulação (2) e o tubo de recolha (3) onde circula o fluido com temperatura inferior à temperatura do fluido que se encontra no interior do tubo de acumulação e o tubo (7) permite o enchimento ou vazamento do fluido presente no sistema. Desta forma, o tubo de circulação (5) permite que a presente invenção, ou seja, o colector solar térmico funcione em circuito fechado com circulação por termosifão. Os dois orifícios para entrada e saída do tubo em serpentina de cobre (4) formam um circuito secundário onde circula água da rede, que vai 4 receber calor transferido do fluido que está no interior do tubo de acumulação (2). A fig. 3 mostra os dois tubos simples, de acumulação (2} e recolha (3), seccionados. As aberturas permitem a integração das extremidades da placa absorsora {1) e a posterior fixação com recurso às juntas (6) respectivas. A fig. 4 mostra as peças de suporte aos tubos de acumulação (2) e recolha (3) . Estas peças são fixadas na estrutura metálica situada na parte de trás do módulo fotovoltaico, enquanto a parte em forma de gancho é usada para suportar os respectivos tubos (2,3). As peças de suporte de maior dimensão (8) são para suportar o peso do tubo de acumulação (2) e as de menor dimensão (9) são para suportar o peso do tubo de recolha (3). Ambas as peças de suporte (8,9) evitam que não haja contacto e sombreamento entre o objecto da invenção e o módulo fotovoltaico. O sistema de absorção da radiação solar, compreende uma placa absorsora transparente (1), afastada do módulo fotovoltaico, ligada com fixação, por intermédio de juntas (6) , superiormente, ao tubo de acumulação (2) e inferiormente, ao tubo de recolha (3) . O dito sistema de acumulação do fluido circulante compreende um tubo de acumulação (2) , fixado na extremidade superior da placa absorsora (1) através da junta (6) , e que contém uma abertura para colocação do tubo de enchimento (7) , uma abertura para a colocação do tubo de circulação (5), isolado termicamente e duas aberturas para entrada e saída do tubos do permutador de calor (4) . O dito sistema de transferência de energia compreende um tubo em serpentina de cobre no interior (4) , situado no interior do tubo de acumulação (2). 0 sistema de fixação compreende dois suportes, em forma de gancho, de maior dimensão (8) para o tubo de acumulação (2) e dois conjuntos de suportes, em forma de gancho, de menor dimensão (9) para o tubo de recolha (3) , colocados superiormente e inferiormente respectivamente, e fixados na estrutura metálica que suporta o módulo fotovoltaico. 5 A invenção diz respeito a a) Um colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão, compreendendo um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico, caracterizado por compreender o dito sistema de absorção da radiação solar, compreender um placa absorsora transparente (1) que está ligada, através das suas extremidades e fixadas por juntas (6) , superiormente, ao tubo de acumulação (2) e inferiormente ao tubo de recolha (3), em que o tubo de acumulação (2) tem integrado um circuito secundário composto por um tubo em serpentina de cobre (4) e ainda tem um tubo de enchimento {7), e quando o fluido arrefece, após a transferência de calor, passa pelo tubo de circulação (5) permitindo que esta chegue ao tubo de recolha (2). b) Um colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão, compreendendo um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico, de acordo com a alínea a) , caracterizado por compreender um conjunto de peças de suporte que são fixadas na estrutura metálica da parte de trás do módulo fotovoltaico em que o conjunto é composto pelas peças de suporte de maior dimensão (8) para suportar o peso do tubo de acumulação e pelas peças de suporte de menor dimensão (9) para suportar o peso do tubo de recolha. c) Um processo de arrefecimento de um módulo fotovoltaico padrão caracterizado por compreender um colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal compreendendo um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico, de 6 acordo com as alíneas a) e b) , no qual o fluido frio presente no tubo de recolha (3) circula no interior da placa absorsora transparente (1), por termosifão através da absorção da radiação solar, para o tubo de acumulação (2) onde se dá a transferência de energia entre a água fria da rede, que circula na serpentina de cobre (4) , e o fluido quente que encontra-se no interior do tubo de acumulação (2), em que após a transferência de calor, o fluido arrefece passa pelo tubo de circulação (5) para o tubo de recolha e volta novamente a ser aquecido na placa absorsora, formando assim um circuito fechado com circulação em termosifão sendo a água aquecida da rede utilizada posteriormente.
Sesimbra, 15 de Julho de 2013 7

Claims (3)

  1. Reivindicações 1- Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplãvel á superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão, compreendendo um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico, caracterizado por compreender o dito sistema de absorção da radiação solar, compreender um placa absorsora transparente (1} que está ligada, através das suas extremidades e fixadas por juntas {6} , superiormente, ao tubo de acumulação (2) e inferiormente ao tubo de recolha (3), em que o tubo de acumulação (2) tem integrado um circuito secundário composto por um tubo em serpentina de cobre (4) e ainda tem um tubo de enchimento (7) , e quando o fluido arrefece, após a transferência de calor, passa pelo tubo de circulação {5) permitindo que esta chegue ao tubo de recolha (2).
  2. 2- Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão, compreendendo um sistema de absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação à superfície frontal do módulo fotovoltaico, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um conjunto de peças de suporte que são fixadas na estrutura metálica da parte de trás do módulo fotovoltaico em que o conjunto é composto pelas peças de suporte de maior dimensão (8) para suportar o peso do tubo de acumulação e pelas peças de suporte de menor dimensão (9) para suportar o peso do tubo de recolha.
  3. 3- Processo de arrefecimento de um módulo fotovoltaico padrão caracterizado por compreender um colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal compreendendo um sistema de 1 absorção da radiação solar ao qual está associado um sistema de acumulação e circulação do fluido, um sistema de transferência de energia e um conjunto de peças de fixação que permite a acoplação â superfície frontal do módulo fotovoltaico, de acordo com as reivindicações 1 e 2, no qual o fluido frio presente no tubo de recolha (3) circula no interior da placa absorsora transparente (1) , por termosifão através da absorção da radiação solar, para o tubo de acumulação (2) onde se dá a transferência de energia entre a água fria da rede, que circula na serpentina de cobre (4) , e o fluido quente que encontra-se no interior do tubo de acumulação (2) , em que após a transferência de calor, o fluido arrefece passa pelo tubo de circulação (5) para o tubo de recolha e volta novamente a ser aquecido na placa absorsora, formando assim um circuito fechado com circulação em termosifão sendo a água aquecida da rede utilizada posteriormente. Sesimbra, 15 de Julho de 2013 2
PT106263A 2012-04-19 2012-04-19 Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão PT106263A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106263A PT106263A (pt) 2012-04-19 2012-04-19 Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106263A PT106263A (pt) 2012-04-19 2012-04-19 Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106263A true PT106263A (pt) 2013-10-21

Family

ID=49553057

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106263A PT106263A (pt) 2012-04-19 2012-04-19 Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT106263A (pt)

Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2006017897A1 (en) * 2004-08-17 2006-02-23 Darryl John Jones Solar collector
GB2448920A (en) * 2007-05-03 2008-11-05 Special Innovations Group Ltd Solar energy collector for obtaining electrical and thermal energy
CN101629763A (zh) * 2009-07-31 2010-01-20 艾欧史密斯(中国)热水器有限公司 防爆裂太阳能集热管
WO2011097724A1 (en) * 2010-02-09 2011-08-18 The University Of Western Ontario Hybrid solar energy conversion system with photocatalytic disinfectant layer

Patent Citations (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2006017897A1 (en) * 2004-08-17 2006-02-23 Darryl John Jones Solar collector
GB2448920A (en) * 2007-05-03 2008-11-05 Special Innovations Group Ltd Solar energy collector for obtaining electrical and thermal energy
CN101629763A (zh) * 2009-07-31 2010-01-20 艾欧史密斯(中国)热水器有限公司 防爆裂太阳能集热管
WO2011097724A1 (en) * 2010-02-09 2011-08-18 The University Of Western Ontario Hybrid solar energy conversion system with photocatalytic disinfectant layer

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103718310B (zh) 无动力冷却型太阳能电池板
KR102026003B1 (ko) 조합형 집광기 광전지 설비
CN102709374B (zh) 光伏电池板高效自然循环背散热装置
CN101959388A (zh) 一种带制冷剂循环换热的电信机柜及其冷却方法
CN204793764U (zh) 一种循环水冷的箱式变电站
CN201926020U (zh) 光电驱动式太阳能暖风器
KR20140124967A (ko) 하이브리드형 태양열 집열장치
CN113437694B (zh) 一种封闭式充气环网柜散热结构
CN208205451U (zh) 一种太阳能集热联箱和太阳能热管集热器
CN201928569U (zh) 一种通讯机柜水冷散热器
CN102713455B (zh) 太阳能电池屋顶瓦
PT106263A (pt) Colector solar térmico transparente de baixo custo acoplável à superfície frontal de um módulo fotovoltaico padrão
CN204963239U (zh) 一种直通式平板太阳能空气集热器
CN201509386U (zh) 一种带制冷剂循环换热的电信机柜
CN204349914U (zh) 一种发电集热幕墙及采用该幕墙的太阳能发电集热系统
CN209948439U (zh) 一种防潮散热性预装式变电箱
CN108469193B (zh) 一种新型重力热管模块以及以此设计的高效换热器
CN207801302U (zh) 一种箱式变电站
CN104506136A (zh) 一种发电集热幕墙及采用该幕墙的太阳能发电集热系统
CN218277705U (zh) 一种高效散热电磁屏蔽柜
CN216080444U (zh) 一种凸透镜聚光组件及太阳能聚光集热器
CN204141863U (zh) 一种太阳能饮用热水器
CN215934244U (zh) 一种便于散热开关集成箱
CN213243174U (zh) 一种加快内部气体流动的交流低压配电柜
CN213841363U (zh) 一种简易式太阳能耦合风能空气加热装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130805

FC3A Refusal

Effective date: 20140409