PT106055A - Equipamento de colheita em contínuo - Google Patents

Equipamento de colheita em contínuo Download PDF

Info

Publication number
PT106055A
PT106055A PT106055A PT10605511A PT106055A PT 106055 A PT106055 A PT 106055A PT 106055 A PT106055 A PT 106055A PT 10605511 A PT10605511 A PT 10605511A PT 106055 A PT106055 A PT 106055A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fruit
chassis
continuous harvesting
fruit picking
picking machine
Prior art date
Application number
PT106055A
Other languages
English (en)
Inventor
Vitor Manuel Martins Cardoso
Jose Manuel Nobre De Oliveira Peca
Anacleto Cipriano Pinheiro
Antonio Fernando Bento Dias
Original Assignee
Univ Evora
Victor Cardoso Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Evora, Victor Cardoso Lda filed Critical Univ Evora
Priority to PT106055A priority Critical patent/PT106055A/pt
Priority to ES12196830T priority patent/ES2703259T3/es
Priority to PT12196830T priority patent/PT2617279T/pt
Priority to EP12196830.9A priority patent/EP2617279B1/en
Publication of PT106055A publication Critical patent/PT106055A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D46/264Devices for beating or vibrating the foliage; Fruit catching devices to be used therewith

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO INCLUI-SE NO GRUPO DE EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS, EM PARTICULAR EQUIPAMENTOS CONCEBIDOS PARA A COLHEITA DE FRUTOS DOS RAMOS DE ÁRVORES OU ARBUSTOS POR UM PROCESSO DE IMPACTO OU VIBRAÇÃO. É DESCRITO UM EQUIPAMENTO DE COLHEITA EM CONTÍNUO QUE COMPREENDE UM CONJUNTO DE DUAS MÁQUINAS DE COLHEITA DE FRUTOS, UMA DIREITA E UMA ESQUERDA, EM QUE CADA UMA DELAS COMPREENDE OS SEGUINTES ELEMENTOS: - SISTEMA DE LIGAÇÃO AO TRACTOR; - SISTEMA DE POSICIONAMENTO DO CHASSIS SEMI-REBOCADO; - SISTEMA DE DESTAQUE DE FRUTOS DOS RAMOS; - SISTEMA DE INTERCEPÇÃO DOS FRUTOS DESTACADOS; - SISTEMA DE TRANSPORTE DOS FRUTOS PARA RECEPTÁCULO DE ARMAZENAMENTO; - SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DOS RECEPTÁCULOS NO TERRENO; - SISTEMA DE CONTROLO DA MÁQUINA DE COLHER FRUTOS. ESTE EQUIPAMENTO PERMITE UMA MAIOR PRODUTIVIDADE NA COLHEITA DE FRUTOS DOS RAMOS DE ÁRVORES OU ARBUSTOS, EM ESPECIAL NO CASO DA AZEITONA.

Description

DESCRIÇÃO
EQUIPAMENTO DE COLHEITA EM CONTÍNUO CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção inclui-se no grupo de equipamentos de colheita de frutos, em particular equipamentos concebidos para a colheita de frutos dos ramos de árvores ou arbustos por um processo de impacto ou vibração.
Antecedentes da Invenção
Os olivais modernos são sobretudo de dois tipos: olivais intensivos (01), tipicamente de 300 a 400 árvores por hectare e olivais super-intensivos (OSI), tipicamente com mais de 1000 árvores por hectare. 01 usam cultivares locais de oliveira, pelo que permitem a produção de azeites com denominação de origem. Em contrapartida, os OSI necessitam de cultivares seleccionadas para conciliarem uma elevada capacidade produtiva com um pequeno desenvolvimento vegetativo. Presentemente a cultivar Arbequina (originária da
Catalunha) é a mais utilizada nos OSI. A presente expansão dos OSI vai levar a que o mercado do azeite venha a ter uma grande quantidade de azeite proveniente de uma cultivar particular, em competição com os azeites com denominação de origem. Os preços terão, forçosamente, de reflectir esta competição.
Consequentemente, a diminuição dos custos de produção nos 01 terá de ser encarada como tarefa urgente para que estes olivais possam sobreviver. Tal objectivo passa por diminuir 1 os custos de colheita, os quais constituem a maior parcela dos custos totais.
Nos 01, a técnica tradicional de colheita com vibradores de tronco encontra limitações especificas, como a falta de espaço para o desempenho de equipamentos de recolha associados aos vibradores; mas é sobretudo, devido a ser uma técnica descontinua, baseada numa repetição de ciclos de manobras, que origina enorme fadiga no pessoal e equipamento. Estas limitações motivaram o aparecimento de equipamentos de colheita por vibração da copa da árvore, percorrendo o pomar de uma forma continua. Deste modo além de permitirem maiores capacidades de trabalho, dispensam grande parte da mão-de-obra requerida nos processos descontínuos.
Presentemente o mercado dispõe de equipamentos de colheita em contínuo de azeitona por vibração da copa, nomeadamente aqueles que se baseiam em máquinas automotrizes de vindimar ou da colheita de café. Invariavelmente, uns e outros, estão concebidos para cavalgar as árvores ou arbustos (deslocamento por cima das linhas), pelo que, mais tarde ou mais cedo, a sua utilização estará condicionada pelo crescimento das plantas.
Existem ainda no mercado, equipamentos que, não obstante cavalgarem as árvores, possuem dimensões apreciáveis e, por este motivo, estão menos limitados na sua prestação. É, contudo, o seu peso (várias dezenas de toneladas) que impõe limitações no contexto Europeu, já que os solos encharcados nos meses de Outubro a Janeiro condicionam fortemente o desempenho de máquinas concebidas para evoluírem em 2 condições de solo muito diferentes (na época de colheita) nos seus países de origem (Argentina; Austrália).
Nos OSI de cultivares de crescimento limitado, equipamentos de colheita que se baseiam no conceito de cavalgar as árvores poderão ser usados durante várias campanhas. 0 mesmo equipamento em 01 de cultivares locais, só terá possibilidade de desempenhar trabalho durante os primeiros 2 anos de produção.
Apenas equipamentos que executem a colheita através de uma abordagem lateral, sem passar por cima da árvore ou arbusto, evitarão a limitação imposta pelo crescimento natural, aspecto que esteve na base da presente invenção. É do conhecimento do estado da técnica, equipamentos de colheita em contínuo de frutos, por vibração da copa, com abordagem lateral em que o módulo de equipamento é rebocada por tractor agrícola em que os frutos são destacados para o chão, uma vez que ao contrário da presente invenção não possui qualquer sistema de intercepção de frutos destacados, nem sistema de transporte para um armazenamento temporário. É do conhecimento do estado da técnica, a concepção de uma máquina automotriz que dispõe de sistema de intercepção de frutos destacados e de sistema de transporte para um armazenamento temporário. No entanto em nenhuma destas máquinas é conhecido um sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento que são depois colocados sobre o terreno. 3 É do conhecimento do estado da técnica, a concepção de uma máquina montada nos 3 pontos do sistema hidráulico dum tractor agrícola, que dispõem de sistema de intercepção de frutos destacados e de sistema de transporte para um armazenamento temporário. No entanto em nenhuma destas máquinas é conhecido um sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento que são depois colocados sobre o terreno. É ainda do conhecimento do estado da técnica, alguns pedidos de patente relacionados com colheita por abordagem lateral, como por exemplo os pedidos US5428947A e US6006507A, que apresentam sistemas de destaque baseados em “Hastes de destaque com penetração e retracção", mas que nada indicam sobre um sistema de armazenamento fazendo uso de um receptáculo em que o mesmo é depois colocado sobre o terreno, nem é indicada qualquer pista e/ou antecipação sobre um método de progressão simultânea de duas máquinas simétricas independentes, uma de cada lado da copa. É ainda do conhecimento do estado da técnica, o pedido de patente US5660033A, o qual apresenta um equipamento agrícola que efectua uma colheita de 2 linhas de cada vez, com uso de uma máquina automotriz. Esta solução é bastante diferente da apresentada neste pedido de patente, dado que este pedido apresenta um método de progressão de duas máquinas simétricas independentes, uma de cada lado da copa das árvores ou arbustos que definem uma linha. Este pedido de patente faz uso de tractores agrícolas como veículos motrizes e nada é indicado sobre a utilização de máquinas automotrizes. 4 É ainda do conhecimento do estado da técnica, o pedido de patente US5622036A, o qual apresenta um equipamento de destaque dos frutos baseado em corrente de ar, mas o qual não dá pistas sobre um sistema de armazenamento fazendo uso de um receptáculo em que o mesmo é depois colocado sobre o terreno, tal como apresentado no presente pedido de patente.
Sumário da invenção É objectivo da presente invenção descrever um equipamento de colheita em continuo que compreende um conjunto de duas máquinas de colheita de frutos, uma direita e uma esquerda, em que cada uma delas compreende os seguintes elementos: - Sistema de ligação ao tractor; - Sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado; - Sistema de destaque de frutos dos ramos; - Sistema de intercepção dos frutos destacados; - Sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento; - Sistema de deposição dos receptáculos no terreno; - Sistema de controlo da máquina de colher frutos.
Numa forma de realização preferencial, o sistema de ligação ao tractor do equipamento de colheita em contínuo compreende uma central hidráulica, montada no sistema de barras de três pontos do tractor.
Numa outra forma de realização preferencial, a central hidráulica do equipamento de colheita em contínuo compreende um engate deslizante para um chassis semi-rebocado . 5
Ainda numa outra forma de realização preferencial, o sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado do equipamento de colheita em continuo compreende um engate deslizante, movimentado por um actuador hidráulico ligado ao serviço externo do sistema hidráulico do tractor.
Numa forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em continuo inclui uma máquina de colheita de frutos que apresenta um eixo traseiro onde o chassis semi-rebocado se apoia através de um pivô central.
Numa outra forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em continuo inclui uma máquina de colheita de frutos que apresenta actuadores hidráulicos entrepostos entre o eixo e o chassis.
Ainda numa outra forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em continuo apresenta uma máquina de colheita de frutos com direcção nas rodas do eixo do chassis semi-rebocado.
Numa forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em contínuo inclui um sistema de destaque de frutos dos ramos que compreende um mastro vibratório provido de vários andares amovíveis que apresentam por sua vez, varas inseridas radialmente.
Numa outra forma de realização preferencial, o mastro vibratório do equipamento de colheita em continuo estar ligado na sua base ao mecanismo de vibração de accionamento hidráulico, o qual encontra-se encerrado num cárter.
Ainda numa outra forma de realização preferencial, o cárter do equipamento de colheita em continuo liga-se por um pivô à parte anterior do chassis da máquina de colheita de 6 frutos e apoia-se em roletes na parte posterior do chassis deste.
Numa forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em continuo inclui uma máquina de colheita de frutos que compreende um actuador hidráulico entreposto entre o cárter e o chassis.
Numa outra forma de realização preferencial, o sistema de intercepção dos frutos destacados do equipamento de colheita em continuo apresenta uma plataforma de recepção dos frutos no plano do chassis a qual compreende chapas deslizantes liqadas ao mastro vibratório.
Ainda numa outra forma de realização preferencial, o equipamento de colheita em contínuo inclui uma máquina de colheita de frutos que apresenta um anteparo de intercepção dos frutos projectados, no lado perpendicular ao chassis e do lado oposto à árvore ou arbusto a colher.
Numa forma de realização preferencial, a máquina de colheita de frutos do equipamento de colheita em contínuo apresenta um anteparo segmentado de intercepção dos frutos projectados no canto frontal do chassis mais próximo da árvore ou arbusto a ser colhido.
Numa forma de realização preferencial, o sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento do equipamento de colheita em contínuo compreende um tapete transportador orientado no sentido longitudinal e outro no sentido transversal da máquina de colheita de frutos e um tapete transportador elevador orientado no sentido longitudinal da máquina de colheita de frutos. 7
Numa outra forma de realização preferencial, o sistema de deposição dos receptáculos no terreno do equipamento de colheita em continuo compreende uma forquilha de suspensão do receptáculo de armazenamento, a qual está montada num conjunto de barras em pantógrafo, accionadas por um actuador hidráulico.
Ainda numa outra forma de realização preferencial, o sistema de controlo da máquina de colher frutos do equipamento de colheita em continuo compreende uma plataforma solidária com a forquilha que está montada num conjunto de barras em pantógrafo accionadas por um actuador hidráulico.
Breve Descrição das figuras
Para uma mais fácil compreensão da invenção junta-se em anexo figuras, as quais representam realizações preferenciais do invento que, contudo, não pretendem limitar o objeto da presente invenção.
Na Figura 1 é apresentada uma máquina de colheita de frutos, em que os números de referência indicam: 1 - máquina esquerda; 2 - máquina direita.
Na Figura 2 são apresentados dois alçados relativos à máquina direita de colheita de frutos, do lado da árvore ou arbusto a colher (a) e do lado oposto à árvore ou arbusto (b), em que os números de referência indicam: 2 - máquina direita; 3 - tractor agrícola;
Na Figura 3 é apresentada uma ligação da máquina de colheita de frutos ao tractor agricola, em que os números de referência indicam: 4 - central hidráulica; 5 - engate deslizante; 6 - Chassis semi-rebocado. A Figura 4 apresenta um pormenor do engate do chassis semi-rebocado da máquina direita, em que os números de referência indicam: 4 - central hidráulica; 5 - engate deslizante. A Figura 5 apresenta um pormenor do engate deslizante da máquina direita na posição de transporte (a) e numa posição de trabalho (b), em que o número de referência indica: 5 - engate deslizante. A Figura 6 apresenta um pormenor do pivô central do eixo traseiro do chassis semi-rebocado, em que os números de referência indicam: 6 - chassis semi-rebocado; 7 - eixo traseiro; 8 - pivô central. A Figura 7, (a)e(b), apresenta um pormenor da inclinação do chassis semi-rebocado da máquina direita, em que os números de referência indicam: 6 - chassis semi-rebocado; 7 - eixo traseiro; 8 - pivô central; 9 - actuadores hidráulicos. 9 A Figura 8, (a) e (b) , apresenta um pormenor do eixo direccional do chassis semi-rebocado. A Figura 9 apresenta um pormenor do mastro vibratório para destaque dos frutos, em que os números de referência indicam: 10 - mastro vibratório; 11 - andar; 12 - vara. A Figura 10 apresenta um pormenor do mastro vibratório e cárter do mecanismo de vibração para destaque dos frutos, em que os números de referência indicam: 10 - mastro vibratório; 13 - cárter. A Figura 11 apresenta um pormenor da inserção do cárter do mecanismo vibratório no chassis da máquina de colheita de frutos, em que os números de referência indicam: 6 - chassis semi-rebocado; 10 - mastro vibratório; 13 - cárter; 14 - pivô; 15 - actuador hidráulico. A Figura 12 apresenta duas visões diferentes, em que o mastro vibratório está na posição de maior penetração na copa (a) e na posição de menor penetração na copa (b). A Figura 13 apresenta um pormenor da plataforma de recepção dos frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 16 - plataforma de recepção dos frutos; 10 17 - chapas deslizantes; 18 - falange do mastro vibratório. A Figura 14 apresenta um pormenor da plataforma de recepção dos frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 16 - plataforma de recepção dos frutos; 17 - chapas deslizantes; 10 - mastro vibratório. A Figura 15 apresenta um pormenor do anteparo de intercepção dos frutos projectados no caso de uma máquina esquerda, em que os números de referência indicam: 6 - chassis semi-rebocado; 19 - anteparo. A Figura 16 apresenta duas visões de um anteparo frontal, uma em repouso (a) e uma em rebatimento individual de um segmento (b), em que o número de referência indica: 20 - segmento. A Figura 17 apresenta um pormenor dos componentes de interface com o tronco, em que os números de referência indicam: 21 - tabuleiro; 22 - franja de tiras flexíveis. A Figura 18 apresenta um pormenor dos componentes de interface com o tronco da máquina direita, em que os números de referência indicam: 21 - tabuleiro; 22 - franja de tiras flexíveis. 11 A Figura 19 apresenta os transportadores de frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 16 - plataforma de recepção; 21 - tabuleiro; 23 - tapete transportador longitudinal; 24 - tapete transportador transversal; 25 - tapete transportador elevador. A Figura 20 apresenta um pormenor do transportador longitudinal de frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 16 - plataforma de recepção; 21 - tabuleiro; 23 - tapete transportador longitudinal. A Figura 21 apresenta um pormenor do transportador transversal de frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 23 - tapete transportador longitudinal; 24 - tapete transportador transversal. A Figura 22 apresenta um pormenor do transportador elevador de frutos da máquina direita, em que os números de referência indicam: 24 - tapete transportador transversal; 25 - tapete transportador elevador. A Figura 23 apresenta um pormenor da forquilha de suspensão do receptáculo de armazenamento de frutos, em que os números de referência indicam: 25 - tapete transportador elevador; 26 - forquilha; 27 - receptáculo de armazenamento. 12 A Figura 24 apresenta um pormenor de forquilha em pantógrafo, em que os números de referência indicam: 26 - forquilha; 27 - receptáculo de armazenamento; 28 - barras em pantógrafo; 29 - actuador hidráulico. A Figura 25 apresenta duas vistas respeitantes ao receptáculo de armazenamento da máquina direita: deposição no terreno (a) e posição de trabalho (b), em que os números de referência indicam: 26 - forquilha; 27 - receptáculo de armazenamento. A Figura 26 apresenta um pormenor do posto de comando, em que os números de referência indicam: 26 - forquilha; 27 - receptáculo de armazenamento; 30 - plataforma. A Figura 2 7 apresenta um posto de comando, em que os números de referência indicam: 28 - pantógrafo; 29 - actuador hidráulico; 30 - plataforma.
Descrição detalhada da invenção A invenção descrita detalhadamente faz referência a um equipamento de colheita em continuo, sendo por vezes referida a forma de realização aplicada a um fruto em 13 particular - a azeitona, a qual não deverá ser vista como uma forma de limitação da invenção. A invenção descrita destina-se a destacar frutos de ramos de árvores ou arbustos, a interceptar a projecção desses mesmos frutos destacados, a transportá-los para receptáculos de armazenamento e a depositar no terreno os receptáculos quando estes estão cheios. A invenção aqui descrita compreende um conjunto de duas máquinas de colheita de frutos: máquina esquerda de colheita de frutos (1) e máquina direita de colheita de frutos (2), conforme apresentado na figura 1.
Cada uma das máquinas de colheita de frutos, esquerda ou direita, é accionada por um tractor agrícola (3), conforme apresentado na figura 2.
Como anteriormente indicado, a invenção compreende um conjunto de duas máquinas de colheita de frutos, máquina direita de colheita de frutos e máquina esquerda de colheita de frutos, sendo cada máquina de colheita de frutos constituída pelos sistemas seguidamente indicados e abaixo descritos:
Sistema de ligação ao tractor;
Sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado;
Sistema de destaque de frutos dos ramos;
Sistema de intercepção dos frutos destacados;
Sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento;
Sistema de deposição dos receptáculos no terreno;
Sistema de controlo da máquina de colher frutos. 14
Sistema de ligação ao tractor
Como anteriormente indicado, cada máquina de colheita de frutos está ligada a um tractor agrícola. Essa ligação é efectuada a partir da máquina de colheita de frutos, a qual compreende uma central hidráulica (4), montada no sistema de barras de três pontos do tractor, a qual recebe potência da tomada-de-força. A estrutura da central hidráulica possui um engate deslizante (5) para um chassis semi-rebocado (6) . Um exemplo deste tipo de ligação é apresentado na Figura 3.
Sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado
Cada máquina de colheita de frutos, conforme exemplificado na fig. 4, tem um sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado, o qual é constituído pelos seguintes elementos: engate deslizante (5), movimentado por um actuador hidráulico ligado ao serviço externo do sistema hidráulico do tractor, que permite o seu deslocamento no sentido transversal ao eixo longitudinal do tractor, conforme indicado na Figura 5. Este sistema permite ainda o posicionamento transversal em relação ao eixo longitudinal do tractor, nomeadamente da parte frontal do chassis semi-rebocado .
Cada máquina de colheita de frutos tem um eixo traseiro (7) onde o chassis semi-rebocado (6) se apoia através de um pivô central (8), conforme indicado na Figura 6. Para além destas características, a máquina de colheita de frutos apresenta ainda actuadores hidráulicos (9), entrepostos 15 entre o eixo e o chassis, possibilitando a regulação da inclinação lateral do chassis semi-rebocado, conforme exemplificado na Figura 7.
Cada máquina de colheita de frutos dispõe ainda de direcção nas rodas do eixo do chassis semi-rebocado, destinada ao posicionamento transversal, em relação ao eixo longitudinal do tractor, da parte traseira do chassis semi-rebocado, conforme exemplificado na figura 8.
Sistema de destaque de frutos dos ramos
Cada máquina de colheita de frutos apresenta um mastro vibratório (10) provido de vários andares amovíveis (11). Cada andar tem varas inseridas radialmente (12) destinadas a transmitir energia vibratória aos ramos, promovendo o destaque dos frutos, conforme exemplificado na figura 9. O mastro vibratório está ligado na sua base ao mecanismo de vibração de accionamento hidráulico, o qual encontra-se encerrado num cárter, com lubrificação (13). 0 cárter (13) liga-se por um pivô (14) à parte anterior do chassis (6) da máquina de colheita de frutos e apoia-se em roletes na parte posterior do chassis (6) da máquina de colheita de fruto, podendo ser movido em torno do pivô por acção de um actuador hidráulico (15). Este actuador hidráulico (15) está entreposto entre o cárter (13) e o chassis (6) e permite o seu posicionamento transversal em relação ao eixo longitudinal da máquina de colheita de frutos, conforme exemplificado na figura 11. O mastro vibratório (10) permite ainda o seu posicionamento transversalmente em relação ao eixo longitudinal da máquina 16 de colheita de frutos. Desta forma pode ser alterada o grau de penetração das varas (12) na copa da árvore ou arbusto, adaptando-se à forma da copa e à localização preferencial dos frutos a colher, conforme exemplificado na figura 12.
Sistema de intercepção dos frutos destacados
Cada máquina de colheita de frutos apresenta no plano do chassis, uma plataforma de recepção dos frutos (16) com inclinação no sentido da árvore ou arbusto a ser colhido. Chapas deslizantes (17) ligadas ao mastro vibratório (10), obturam o rasgo por onde se efectua o deslocamento lateral do mastro vibratório, conforme exemplificado na figura 13. Já no plano perpendicular ao chassis e do lado oposto à árvore ou arbusto a ser colhido, a máquina de colheita de frutos apresenta um anteparo (19) de intercepção dos frutos projectados, conforme exemplificado na figura 15.
Cada máquina de colheita de frutos apresenta, no canto frontal do chassis mais próximo da árvore ou arbusto a ser colhido, um anteparo segmentado de intercepção dos frutos projectados. Cada segmento (20) articula-se num montante comum, o que lhe permite rebater durante a colisão com ramos da árvore ou arbusto a ser colhido, sendo o retorno à posição inicial assegurado por mola, conforme exemplificado na figura 16.
Cada máquina de colheita de frutos apresenta, ao longo do chassis, componentes de interface com o tronco da árvore ou arbusto a ser colhido, destinados a interceptar os frutos com trajectória de queda junto ao tronco. A interface é constituída por um tabuleiro (21) com inclinação no sentido 17 da máquina, o qual se prolonga, do lado da árvore, por uma franja de tiras flexíveis (22), conforme exemplificado nas figuras 17 e 18.
Sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de um tapete transportador (23) orientado no sentido longitudinal da máquina de colheita de frutos, localizado por forma a receber por gravidade os frutos que nele convergem devido à inclinação do tabuleiro (21) e da plataforma de recepção (6), conforme exemplificado na figura 19.
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de um tapete transportador (24) orientado no sentido transversal da máquina de colheita de frutos, localizado por forma a receber e transportar os frutos que nele convergem provenientes do tapete transportador (23) orientado no sentido longitudinal, conforme exemplificado na figura 19.
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de um tapete transportador elevador (25) orientado no sentido longitudinal da máquina de colheita de frutos, localizado por forma a receber por gravidade os frutos que nele convergem provenientes do tapete transportador (24) orientado no sentido transversal, conforme exemplificado nas figuras 19 e 22.
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de uma forquilha (26) para suspensão do receptáculo de armazenamento (27), localizado por forma a receber por gravidade os frutos que 18 nele convergem provenientes do tapete elevador (25), conforme exemplificado na figura 23.
Sistema de deposição dos receptáculos no terreno
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de uma forquilha (26) para suspensão do receptáculo de armazenamento (27), a qual está montada num conjunto de barras em pantógrafo (28), accionadas por actuador hidráulico (29), conforme exemplificado na figura 24.
Esta forquilha de suspensão do receptáculo de armazenamento pode ser movimentada na vertical em relação ao solo, conforme exemplificado na figura 25 (a) e (b) .
Sistema de controlo da máquina de colher frutos
Cada máquina de colheita de frutos dispõe de um posto de comando, constituído por uma plataforma (30), solidária com a forquilha (26) para suspender o receptáculo de armazenamento (27), conforme exemplificado na figura 26. A plataforma (30) está montada num conjunto de barras em pantógrafo (28), accionadas por actuador hidráulico (29), o que permite que o posto de comando possa ser movimentado na vertical em relação ao solo, conforme exemplificado na figura 27.
Do posto de comando o operador, através de comandos electro-hidráulicos, pode actuar nos seguintes sistemas: - Sistema de destaque de frutos dos ramos; - Sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado; - Sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento; 19
Sistema de deposição dos receptáculos no terreno. 0 posicionamento transversal semi-rebocado é controlado através do serviço externo tractor.
Lisboa, 07 de Março de 2013 da parte frontal do chassis pelo operador do tractor, do sistema hidráulico do 20

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Equipamento de colheita em continuo caracterizado por compreender um conjunto de duas máquinas de colheita de frutos, uma direita e uma esquerda, em que cada uma delas compreende os seguintes elementos: - Sistema de ligação ao tractor; - Sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado; - Sistema de destaque de frutos dos ramos; - Sistema de intercepção dos frutos destacados; - Sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento; - Sistema de deposição dos receptáculos no terreno; - Sistema de controlo da máquina de colher frutos.
  2. 2. Equipamento de colheita em continuo de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o sistema de ligação ao tractor compreender uma central hidráulica, montada no sistema de barras de três pontos do tractor.
  3. 3. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a central hidráulica compreender um engate deslizante para um chassis semi-rebocado.
  4. 4. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de posicionamento do chassis semi-rebocado compreender um engate deslizante, movimentado por um actuador hidráulico ligado ao serviço externo do sistema hidráulico do tractor.
  5. 5. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de 1 colheita de frutos apresentar um eixo traseiro onde o chassis semi-rebocado se apoia através de um pivô central.
  6. 6. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de colheita de frutos apresentar actuadores hidráulicos, entrepostos entre o eixo e o chassis.
  7. 7. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de colheita de frutos apresentar direcção nas rodas do eixo do chassis semi-rebocado.
  8. 8. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de destaque de frutos dos ramos compreender um mastro vibratório provido de vários andares amovíveis que apresentam por sua vez, varas inseridas radialmente.
  9. 9. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o mastro vibratório estar ligado na sua base ao mecanismo de vibração de accionamento hidráulico, o qual encontra-se encerrado num cárter.
  10. 10. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o cárter ligar-se por um pivô à parte anterior do chassis da máquina de colheita de frutos e apoiar-se em roletes na parte posterior do chassis deste.
  11. 11. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a máquina de 2 colheita de frutos compreender um actuador hidráulico entreposto entre o cárter e o chassis.
  12. 12. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de intercepção dos frutos destacados apresentar uma plataforma de recepção dos frutos no plano do chassis a qual compreende chapas deslizantes ligadas ao mastro vibratório.
  13. 13. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de colheita de frutos apresentar um anteparo de intercepção dos frutos projectados, no lado perpendicular ao chassis e do lado oposto à árvore ou arbusto a colher.
  14. 14. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a máquina de colheita de frutos apresentar um anteparo segmentado de intercepção dos frutos projectados no canto frontal do chassis mais próximo da árvore ou arbusto a ser colhido.
  15. 15. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de transporte dos frutos para receptáculo de armazenamento compreender um tapete transportador orientado no sentido longitudinal e outro no sentido transversal da máquina de colheita de frutos e um tapete transportador elevador orientado no sentido longitudinal da máquina de colheita de frutos.
  16. 16. Equipamento de colheita em contínuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de deposição dos receptáculos no terreno compreender uma 3 forquilha de suspensão do receptáculo de armazenamento, a qual está montada num conjunto de barras em pantóqrafo, accionadas por um actuador hidráulico.
  17. 17. Equipamento de colheita em continuo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de controlo da máquina de colher frutos compreender uma plataforma solidária com a forquilha que está montada num conjunto de barras em pantógrafo accionadas por um actuador hidráulico. Lisboa, 12 de Dezembro de 2012 4
PT106055A 2011-12-12 2011-12-12 Equipamento de colheita em contínuo PT106055A (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106055A PT106055A (pt) 2011-12-12 2011-12-12 Equipamento de colheita em contínuo
ES12196830T ES2703259T3 (es) 2011-12-12 2012-12-12 Equipo de recolección de frutos
PT12196830T PT2617279T (pt) 2011-12-12 2012-12-12 Equipamento de colheita de frutos
EP12196830.9A EP2617279B1 (en) 2011-12-12 2012-12-12 Fruit harvesting equipment

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT106055A PT106055A (pt) 2011-12-12 2011-12-12 Equipamento de colheita em contínuo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT106055A true PT106055A (pt) 2013-06-12

Family

ID=48748688

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT106055A PT106055A (pt) 2011-12-12 2011-12-12 Equipamento de colheita em contínuo
PT12196830T PT2617279T (pt) 2011-12-12 2012-12-12 Equipamento de colheita de frutos

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT12196830T PT2617279T (pt) 2011-12-12 2012-12-12 Equipamento de colheita de frutos

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2617279B1 (pt)
ES (1) ES2703259T3 (pt)
PT (2) PT106055A (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105684645B (zh) * 2016-01-19 2017-07-28 东北农业大学 旋转刷式蓝莓收获机

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5355667A (en) * 1992-09-21 1994-10-18 Fmc Corporation Single row grape and raisin harvester
US5428947A (en) 1993-03-31 1995-07-04 Visser; Tom R. Fruit picker
US5660033A (en) 1994-09-08 1997-08-26 Korvan Industries, Inc. Raisin harvesting apparatus and method
US5622036A (en) 1995-06-06 1997-04-22 Orchard-Rite Ltd., Inc. Oscillating blower for removing tree fruit and nuts
US5666795A (en) 1995-10-19 1997-09-16 Wilkinson; Stephen Harold Citrus harvesting machine
US6378282B1 (en) * 2000-04-03 2002-04-30 James P. Carlton Fruit harvesting apparatus
ES2302629B1 (es) * 2006-11-14 2009-05-21 Consejo Superior Investig. Cientificas Maquina cosechadora de aceitunas.

Also Published As

Publication number Publication date
ES2703259T3 (es) 2019-03-07
PT2617279T (pt) 2019-02-11
EP2617279A1 (en) 2013-07-24
EP2617279B1 (en) 2018-11-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103607877B (zh) 带有改进型折叠装置的农业机械
CN204652962U (zh) 大马力推动式地下块茎作物履带收获机的挖掘输送装置
CN107318327A (zh) 一种自走型链夹式茶苗移栽机
CN203435361U (zh) 牵引式马铃薯多功能联合收获机
CN104053353A (zh) 对于作业机构具有改进的地面跟随的农业机械
CN205567111U (zh) 牧草秸秆捡拾清理装置
PT106055A (pt) Equipamento de colheita em contínuo
CN104904357A (zh) 一种适用于山地丘陵果园的动力底盘
CN204653002U (zh) 前置推动式地下块茎作物收获履带机的作物挖掘输送装置
CN204652959U (zh) 大马力推动式地下块茎作物履带收获机的前挖掘输送总成
CN201947635U (zh) 山地精播机
CN102160478B (zh) 秸秆深埋保护性耕作复合机具
CN103109607B (zh) 适合高杆作物农机作业的牵引动力底盘
CN204652965U (zh) 前推滚动支撑式地下块茎作物履带收获机
CN204652968U (zh) 前推滚动支撑式地下块茎作物履带收获机的支撑收获装置
CN204796160U (zh) 前推双支撑式地下块茎作物履带收获机
BR102013031650B1 (pt) máquina derriçadora articulada tratorizada de frutos de café e similares
CN202931783U (zh) 马铃薯联合收获机
CN202514309U (zh) 新型自走式玉米联合收获机
CN204652994U (zh) 前推滑动支撑双震动式地下块茎作物收获履带机
KR20140032593A (ko) 작물줄기 분쇄장치 부착 땅속작물 수확기
CN204652967U (zh) 前推滑动支撑双震动式地下作物收获履带机的收获装置
CN204652960U (zh) 前置推动式地下块茎农作物收获履带机的农作物收获装置
US4970850A (en) Harvesting machine
BR102018002069A2 (pt) Colhedora agrícola para a colheita de cana-de- açúcar inteira

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20130319

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20150612

NF3A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 20160531