PT103549A - Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto, tal como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção para arqueiros, a uma zona de um membro de uma pessoa - Google Patents

Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto, tal como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção para arqueiros, a uma zona de um membro de uma pessoa Download PDF

Info

Publication number
PT103549A
PT103549A PT103549A PT10354906A PT103549A PT 103549 A PT103549 A PT 103549A PT 103549 A PT103549 A PT 103549A PT 10354906 A PT10354906 A PT 10354906A PT 103549 A PT103549 A PT 103549A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blade
gripping
locking
gripping device
length
Prior art date
Application number
PT103549A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103549B (pt
Inventor
Jean Christyn De Ribaucourt
Florent Rabouin
Original Assignee
Promiles
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Promiles filed Critical Promiles
Publication of PT103549A publication Critical patent/PT103549A/pt
Publication of PT103549B publication Critical patent/PT103549B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45FTRAVELLING OR CAMP EQUIPMENT: SACKS OR PACKS CARRIED ON THE BODY
    • A45F5/00Holders or carriers for hand articles; Holders or carriers for use while travelling or camping
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63HMARINE PROPULSION OR STEERING
    • B63H8/00Sail or rigging arrangements specially adapted for water sports boards, e.g. for windsurfing or kitesurfing
    • B63H8/50Accessories, e.g. repair kits or kite launching aids
    • B63H8/54Arrangements for connecting the user or the harness to the wishbone, e.g. trapeze lines or handgrips
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45FTRAVELLING OR CAMP EQUIPMENT: SACKS OR PACKS CARRIED ON THE BODY
    • A45F5/00Holders or carriers for hand articles; Holders or carriers for use while travelling or camping
    • A45F2005/006Holders or carriers for hand articles; Holders or carriers for use while travelling or camping comprising a suspension strap or lanyard
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45FTRAVELLING OR CAMP EQUIPMENT: SACKS OR PACKS CARRIED ON THE BODY
    • A45F5/00Holders or carriers for hand articles; Holders or carriers for use while travelling or camping
    • A45F2005/008Hand articles fastened to the wrist or to the arm or to the leg
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A45HAND OR TRAVELLING ARTICLES
    • A45FTRAVELLING OR CAMP EQUIPMENT: SACKS OR PACKS CARRIED ON THE BODY
    • A45F3/00Travelling or camp articles; Sacks or packs carried on the body
    • A45F3/005Sacks or packs carried on the body by means of a single strap around the waist

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Devices For Medical Bathing And Washing (AREA)
  • Rehabilitation Tools (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)

Abstract

O PRESENTE INVENTO DIZ RESPEITO A UM DISPOSITIVO DE PREENSÃO (1) PRÓPRIO PARA PRENDER UM OBJECTO A UMA ZONA (2) DE UM MEMBRO DE UMA PESSOA, O REFERIDO DISPOSITIVO DE PREENSÃO COMPREENDENDO UM ELEMENTO DE PREENSÃO (3) COMPORTANDO UMA LÂMINA (5) DE UM MATERIAL COM MEMÓRIA DE FORMA CAPAZ DE PASSAR DE UMA PRIMEIRA POSIÇÃO INSTÁVEL, NA QUAL A REFERIDA LÂMINA É RECTILÍNEA, PARA UMA SEGUNDA POSIÇÃO ESTÁVEL, NA QUAL A REFERIDA LÂMINA SE ACHA ENROLADA SOBRE SI PRÓPRIA, SENDO O COMPRIMENTO DA LÂMINA DETERMINADO DE MANEIRA A QUE A REFERIDA LÂMINA VÁ ABRAÇAR PELO MENOS METADE DA ZONA (2) DO MEMBRO NA SUA SEGUNDA POSIÇÃO, UNS MEIOS DE FIXAÇÃO (7) PRÓPRIOS PARA FIXAR O OBJECTO AO REFERIDO ELEMENTO DE PREENSÃO (3) E DE PREFERÊNCIA UNS MEIOS DE BLOQUEAMENTO (9, LI) PRÓPRIOS PARA BLOQUEAR O ELEMENTO DE PREENSÃO (3) NA SEGUNDA POSIÇÃO DA LÂMINA (5), ABRAÇANDO A ZONA (2) DO MEMBRO.

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE PREENSÃO PRÓPRIO PARA PRENDER UM OBJECTO, TAL COMO POR EXEMPLO DMA PRANCHA DE BODYBOARD OU DE SURF OU UM ELEMENTO DE PROTECÇÃO PARA ARQUEIROS, A UMA ZONA DE UM MEMBRO DE UMA PESSOA" 0 presente invento diz respeito a um dispositivo de preensão próprio para prender um objecto a uma zona de um membro de uma pessoa, podendo o referido objecto ser mais particularmente um material ou acessório de desporto, como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou ainda um elemento de protecçâo para arqueiros. A necessidade de ligar uma pessoa, designadamente ao nivel do seu pulso, a um objecto ou a um animal não constitui uma novidade. É já conhecida por exemplo a trela para os animais domésticos e os fiadores no âmbito do esqui e da esgrima. Essa necessidade surgiu no âmbito dos desportos náuticos, designadamente dos desportos de deslizamento, nos quais é utilizada uma prancha do tipo bodyboard ou surf. De facto é necessário que o utilizador, se cair da prancha, a possa recuperar.
No documento FR 2.167.343 é descrito um aprisionamento de segurança para pranchas de surf, compreendendo um cordão fixado à prancha através de uma primeira extremi- 2 dade, ao passo que a outra extremidade do cordão é portadora de uma pulseira amovível que o utilizador pode fixar em torno de um dos seus tornozelos. Δ pulseira amovível é designadamente constituída por uma banda de aprisionamento auto aderente, com ganchos e anéis, achando-se uma parte da face superior da banda equipada com ganchos, ao passo que a outra parte se acha equipada com anéis na sua face inferior .
Com base no conceito deste documento FR 2.167.343, seria igualmente possível considerar a possibilidade do aprisionamento não ser feito obrigatoriamente ao nível do tornozelo, mas eventualmente ao nível de uma outra zona de um membro do utilizador, por exemplo o braço ou o pulso. 0 principal inconveniente da solução preconizada pelo documento FR 2.167.343 reside na colocação da banda auto aderente em torno da zona do membro. No caso de se tratar do tornozelo, essa colocação não apresenta dificuldades especiais, com excepção do facto disso implicar que o utilizador possa dispor das suas duas mãos. No caso de se tratar do braço ou do pulso, essa colocação é mais difícil porque a mão do membro que corresponde ao braço ou ao pulso em questão não pode ser utilizada.
Esta dificuldade de colocação surge do mesmo modo todas as vezes que um objecto precisa de ser ligado a uma zona de um membro com a ajuda de apenas uma mão, em parti- 3 cular quando se trata de uma zona de um membro superior.
No âmbito do tiro ao arco deparamo-nos com esta mesma dificuldade todas as vezes que o arqueiro pretende equipar-se com um elemento de protecção do braço. Um tal elemento é colocado no antebraço que segura no punho do arco, e que portanto se acha sujeito ao perigo de uma agressão da corda durante o tiro. Um tal elemento de protecção, que pode ser denominado elemento de protecção do antebraço, é previsto para ser aplicado no interior do antebraço. A fixação no antebraço é realizada por meio de tiras ou atilhos clássicos que são montados nas extremidades do referido elemento. É fácil perceber que a colocação de um tal elemento no antebraço pelo próprio arqueiro não é uma operação fácil de realizar. 0 objectivo do presente invento consiste em propor um dispositivo que resolva pelo menos em parte os inconvenientes aqui anteriormente referidos.
Trata-se de um dispositivo de preensão próprio para prender um objecto a uma zona de um membro de uma pessoa que, de maneira caracteristica, compreende: a) um elemento de preensão comportando uma lâmina de um material com memória de forma capaz de passar de uma primeira posição instável, na qual a referida lâmina é recti-línea, para uma segunda posição estável, na qual a referida lâmina se acha enrolada sobre si própria, sendo o comprimento da lâmina determinado de maneira a que a referida 4 lâmina vá abraçar pelo menos metade da zona do membro na sua segunda posição; e b) uns meios de fixação próprios para fixar o objecto ao referido elemento de preensão.
Deste modo, basta que o utilizador agarre com apenas uma mão o elemento de preensão que comporta a lâmina na sua primeira posição, e faça passar a lâmina para a sua segunda posição, por exemplo aplicando o elemento de preensão contra a zona do membro com uma certa velocidade, de maneira a que o choque da lâmina contra o membro vá provocar a deformação da lâmina, com o consequente enrolamento da lâmina sobre si própria, de maneira a que esta vá abraçar pelo menos parcialmente o membro. A deformação da lâmina pode ser realizada por simples pressão exercida sobre esta pelos dedos do utilizador. Esta colocação é particularmente fácil e rápida.
Para certas aplicações, a simples colocação do objecto no membro graças ao elemento ou aos elementos de aprisionamento pode ser suficiente para a utilização que é feita do objecto. Em particular é esse o caso quando se trata da aplicação do dispositivo à preensão do elemento de protecção para o tiro ao arco.
Entretanto, noutras aplicações, nas quais entre o objecto e o elemento de preensão é possível que se possa exercer uma tensão, esta simples colocação pode não ser suficiente. Nesse caso, o dispositivo comporta uns meios de 5 bloqueamento do elemento de preensão na segunda posição da lâmina. Esses meios de bloqueamento têm por função completar o posicionamento efectuado pelo abraçamento da lâmina em torno da zona do membro e desse modo fazer com que essa fixação se torne mais segura.
Numa variante de realização, a lâmina é revestida por um invólucro de protecção, por exemplo um invólucro em espuma, designadamente neopreno, ou em espuma laminada sobre um material têxtil.
Numa variante de realização, o comprimento da lâmina é determinado de maneira a que, na segunda posição, as duas extremidades do elemento de preensão se sobreponham. Nesse caso, de preferência, os meios de bloqueamento são concebidos de maneira a realizarem o bloqueamento das duas referidas extremidades livres sobrepostas. Por exemplo, os meios de bloqueamento podem consistir nuns elementos de união com ganchos e anéis dispostos respectivamente numa e noutra das faces do invólucro de protecção ao nível das duas extremidades livres.
Quando o comprimento da lâmina não permite abraçar senão uma parte da zona do membro, na sua segunda posição, os meios de bloqueamento podem ser suportados por umas porções de prolongamento das duas extremidades livres da lâmina, eventualmente solidárias com o invólucro de protecção. Estas porções poderão eventualmente tratar-se de duas porções de atilho dotadas de meios de união. 6
Chama-se a atenção para o facto de que nessas aplicações a função atribuída à lâmina consiste principalmente em facilitar a colocação do dispositivo em torno da zona do membro, podendo a manipulação dos meios de bloquea-mento ser realizada muito facilmente apenas com uma das mãos do utilizador.
Vantajosamente, a lâmina de material com memória de forma é uma lâmina metálica em aço. No entanto, ela poderá tratar-se igualmente de uma lâmina em material plástico .
Num modo de realização em que a zona a ligar é o braço, entre o cotovelo e o ombro, o pulso ou o tornozelo, o comprimento da lâmina acha-se compreendido entre 20 e 30 cm.
Entre as aplicações que necessitam da utilização de meios de bloqueamento do elemento de preensão na segunda posição da lâmina, abraçando a zona do membro, encontra-se particularmente aquela em que o dispositivo de preensão é utilizado no âmbito da prática dos desportos náuticos de deslizamento. Nesse caso, o objecto a prender compreende, por um lado, uma prancha de bodyboard ou de surf na qual é fixado um elemento de aprisionamento, e, por outro lado, um elemento de ligação que apresenta uma extremidade ligada ao elemento de aprisionamento e cuja outra extremidade se acha ligada ao elemento de preensão do presente invento por intermédio de uns meios de fixação. 7
Numa variante de realização, de acordo com a qual o objecto é um elemento alongado destinado a ser disposto segundo o comprimento do membro, o dispositivo comporta de preferência dois elementos de preensão fixados nas zonas de extremidade do objecto. Pode tratar-se designadamente de elemento de protecção do braço para o tiro ao arco.
Vantajosamente, nesse caso o objecto compreende uma face inferior de apoio contra o braço e uma face superior, designadamente de protecção, sendo entre as referidas duas faces praticadas umas aberturas que permitem a passagem do elemento de preensão. 0 presente invento será mais bem compreendido através da leitura da descrição que irá ser apresentada a seguir de exemplos de realização de um primeiro dispositivo de ligação entre o braço de um utilizador e uma prancha de bodyboard, compreendendo uma lâmina de um material com memória de forma, e de um segundo dispositivo de preensão de um elemento de protecção para o tiro ao arco próprio para ser aplicado no antebraço de um utilizador, exemplos esses que se acham ilustrados pelos desenhos anexos, nos quais: a Figura 1 é uma representação esquemática e em perspectiva do primeiro dispositivo, com a sua lâmina na sua primeira posição, antes de se proceder à sua aplicação no pulso; a Figura 2 é uma representação esquemática e em corte do primeiro dispositivo colocado em posição em torno do pulso; a Figura 3 é uma representação esquemática e em corte transversal, tendo o corte sido feito segundo a linha III-III da Figura 1; a Figura 4 é uma representação esquemática e em corte longitudinal, tendo o corte sido feito segundo a linha IV-IV da Figura 2; e a Figura 5 é uma representação esquemática, vista de lado, do antebraço equipado com o segundo dispositivo. 0 dispositivo do presente invento serve para prender um objecto qualquer, designadamente uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção do antebraço para o tiro ao arco, a uma zona de um membro de um utilizador, por exemplo o pulso ou o braço, entre o cotovelo e o ombro, ou c antebraço ou ainda o tornozelo.
No âmbito dos desportos náuticos, é correntemente utilizado o termo "leash" para designar um dispositivo de ligação 1 entre uma tal zona e a prancha.
Este dispositivo compreende um elemento de preen-são 3 que é próprio para ser fixado na zona 2, um segundo elemento de aprisionamento, não representado, que é próprio 9 para ser fixado à prancha, e um elemento de ligação flexível 4 que promove a ligação do elemento de preensão 3 ao elemento de aprisionamento.
De acordo com a característica do presente invento, o elemento de preensão 3 compreende uma lâmina 5, feita num material com memória de forma, que apresenta uma primeira posição instável, na qual a referida lâmina é recti-línea, e uma segunda posição estável, na qual a referida lâmina se acha enrolada sobre si própria.
Este tipo de lâmina é conhecido em si mesmo, conhecemo-lo por exemplo sob a forma de um duplo decímetro que na sua primeira posição instável tem uma configuração rectilínea e que na sua segunda posição estável se acha totalmente enrolado sobre si próprio, com uma ocupação de espaço muito reduzida. Uma tal lâmina é geralmente em aço, mas pode ser em qualquer outro material, designadamente material plástico apresentando as mesmas características.
Na primeira posição rectilínea e instável, a lâmina tem, em secção transversal, uma configuração ligeiramente curva, tal como se acha representado na Figura 3. A passagem da primeira para a segunda posição é feita através da aplicação de uma força, segundo a seta F, que realiza localmente o achatamento da lâmina 5, o que rompe o equilíbrio da primeira posição instável. A passagem da segunda para a primeira posição é feita voltando a endireitar a lâmina, a fim de votar a dar-lhe a sua configuração recti- 10 linea, nomeadamente a sua curvatura transversal.
Para melhorar o contacto entre a lâmina 5 e a pele do utilizador, ao nível da zona 2, designadamente quando se trata de uma lâmina metálica, o elemento de preensão 3 comporta igualmente um invólucro de protecção 6 que serve de alojamento à lâmina 5. Este invólucro de protecção deve ser suficientemente flexível para se adaptar às diferentes deformações da lâmina, seja a do seu enrolamento sobre si própria por ocasião da passagem da primeira para a segunda posição, seja a do seu encurvamento que tem lugar quando a lâmina se acha na primeira posição. O invólucro de protecção 6 pode ser feito num material têxtil ou em espuma, designadamente neopreno, ou ainda em espuma laminada sobre um material têxtil. O elemento de preensão 3 é próprio para ser fixado ao elemento de ligação flexível 4. Esta fixação pode ser feita directamente à lâmina 5 ou ao invólucro de protecção 6. A fixação directa à lâmina pode ser feita por intermédio de um elemento de conexão 7 que é, por um lado, fixado à lâmina, por intermédio de soldadura ou de qualquer outro meio, e, por outro lado, fixado ao elemento flexível 4. O comprimento L da lâmina 5 é determinado de maneira a que esta, na sua segunda posição, vá abraçar pelo menos metade da zona periférica do membro. No entanto, de preferência, conforme se acha ilustrado na Figura 2, a 11 lâmina 5 abraça sensivelmente toda a zona 2. É desejável que a pressão exercida pela lâmina 5 contra a zona 2 seja suficiente para assegurar um posicionamento eficaz do elemento de preensão 3 em torno da referida zona. Isso vai depender do comprimento L da lâmina em relação ao comprimento circunferencial da zona 2. Isso vai depender igualmente da força de enrolamento da lâmina sobre si própria.
Na prática, a fim de se evitar qualquer risco do elemento de preensão 3 se poder desprender da zona 2, é adicionada a existência de uns meios de bloqueamento que são próprios para efectuarem o aprisionamento propriamente dito e para assegurarem que a lâmina 5 se vá manter na sua segunda posição.
No exemplo ilustrado do primeiro dispositivo 1, os meios de bloqueamento 8 compreendem uma patilha 9 e uns elementos auto aderentes 10, 11 com ganchos e anéis. A patilha 9 prolonga o invólucro de protecção 6 para além de uma primeira extremidade livre 5a da lâmina 5. Na face superior 6a do invólucro de protecção 6, quer dizer, na face que fica voltada para o exterior do membro na segunda posição do primeiro elemento de preensão 3, e na zona da outra extremidade 5b da lâmina 5 está prevista a existência de uns primeiros elementos 11 com ganchos ou com anéis. A patilha 9 comporta uns segundos elementos de aprisionamento 10 com anéis ou com ganchos, que são dispostos na sua face 12 inferior 9a. A colocação do elemento de preensão 3 em torno do pulso 2 do utilizador é realizada da maneira que se indica a seguir. 0 utilizador segura, apenas com uma mão, no elemento de preensão 3 ao nivel da primeira extremidade 5a da lâmina 5, sabendo que é na zona desta primeira extremidade que se acha localizada a fixação do elemento de ligação flexível 4. Em seguida, o utilizador aplica o elemento de preensão 3 contra o pulso 2 com uma certa força, de maneira a que o choque provocado localmente vá romper o equilíbrio instável da primeira posição da lâmina 5 e provocar o enrolamento da referida lâmina 5 sobre si própria. Este enrolamento é contrariado pela presença do pulso, de maneira que a lâmina aplica-se com uma certa força contra o referido pulso.
Depois do elemento de preensão 3 se ter enrolado em torno do pulso 2, o utilizador pode largar o elemento de preensão e segurar na patilha 9. 0 utilizador aplica os elementos 10, com anéis ou com ganchos, que se encontram situados na sua face interior 9a, contra os segundos elementos 11, com ganchos ou com anéis, que se encontram situados na face superior 6a do invólucro de protecção 6, conforme se acha ilustrado na Figura 2. É fácil de compreender que a presença desta patilha 9 permite compensar as diferenças de comprimento cir-cunferencial do pulso ou de outra zcna de um membro dos 13 potenciais utilizadores.
Evidentemente que seria perfeitamente possível considerar uma solução de bloqueamento em que o comprimento L da lâmina fosse de maneira a fazer com que as suas duas extremidades livres se sobrepusessem na segunda posição e os meios de bloqueamento ficassem dispostos ao nível das duas referidas extremidades livres, a fim de assegurar a sua manutenção na configuração sobreposta.
Neste primeiro dispositivo, para eliminar os riscos de poluição dos elementos auto aderentes, dotados de ganchos ou anéis, é possível utilizar como meios de bloqueamento duas porções de atilho dotadas de uns meios de união, de preferência com possibilidade de regulação da tensão entre as duas porções de atilho.
Neste primeiro dispositivo, a função atribuída à lâmina é principalmente a de facilitar a colocação do elemento de preensão 3 em torno da zona 2 do membro, podendo a manipulação dos meios de bloqueamento ser realizada facilmente pelo utilizador utilizando apenas uma mão, uma vez que este elemento de preensão 3 é posicionado em torno da referida zona.
Num modo preciso de realização, dado apenas a título de exemplo não exaustivo, sendo a zona a ligar constituída pelo braço, entre o cotovelo e o ombro, pelo pulso ou pelo tornozelo, o comprimento da lâmina acha-se com- 14 preendido entre 20 e 30 cm. 0 segundo dispositivo que se acha ilustrado na Figura 5 é um dispositivo de preensão próprio para prender no antebraço 14 do utilizador um elemento 13 de protecção do antebraço para o tiro ao arco.
Um elemento 13 de protecção do antebraço para o tiro ao arco é um elemento alongado de protecção que é aplicado na face interna 14a do antebraço 14 e que é destinado a proteger o antebraço de qualquer contacto com a corda do arco por ocasião da realização do tiro. Este elemento 13 de protecção do antebraço comporta uma face inferior 15 de apoio contra o antebraço 14 e uma face exterior 16 de protecção. No caso do exemplo que se acha ilustrado na Figura 5, esta face exterior de protecção 16 acha-se dotada de duas bandas de desgaste 17, paralelas uma em relação à outra e que se projectam de forma saliente acima da face exterior 16. No caso da corda do arco roçar no elemento 13 de protecção do antebraço, o contacto é feito contra as bandas de desgaste 17 e o impacto desse contacto é repartido sobre o conjunto da superfície da face inferior 15 de apoio contra o antebraço 14. O elemento de preensão 18 passa através de duas aberturas 19 que são praticadas no elemento 13 de protecção do antebraço, de maneira a que o referido elemento 18 vá passar entre a face inferior 15 de apoio e a face exterior de protecção 16. 15
Na Figura 5, a fixação do elemento de protecção 13 no antebraço 14 é apresentada com um único elemento de preensão 18. No entanto, de acordo com a dimensão do elemento de protecção do antebraço, e designadamente do seu comprimento, poderá ser vantajoso dispor dois elementos de preensão 18 nas zonas de extremidade do elemento de protecção do antebraço. Isto é verdadeiro em todos os casos em que o objecto a prender é um elemento alongado destinado a ser disposto segundo o comprimento de um membro.
Lisboa, 3 de Agosto de 2006

Claims (12)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto a uma zona de um membro de uma pessoa, caracte-rizado por compreender: a) um elemento de preensão comportando uma lâmina de um material com memória de forma capaz de passar de uma primeira posição instável, na qual a referida lâmina é rectilinea, para uma segunda posição estável, na qual a referida lâmina se acha enrolada sobre si própria, sendo o comprimento da lâmina determinado de maneira a que a referida lâmina vá abraçar pelo menos metade da zona do membro na sua segunda posição; e b) uns meios de fixação próprios para fixar o objecto ao referido elemento de preensão.
2. Dispositivo de preensão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por comportar uns meios de blo-queamento próprios para bloquear o elemento de preensão na segunda posição da lâmina, abraçando a zona do membro.
3. Dispositivo de preensão de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o elemento de preensão comportar um invólucro envolvendo a lâmina.
4. Dispositivo de preensão de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por o comprimento da lâmina ser determinado de maneira a que na segunda posição, na 2 qual ela abraça a zona periférica de um membro, as suas duas extremidades se sobreporem, e por os meios de bloquea-mento assegurarem o bloqueamento das duas extremidades livres sobrepostas.
5. Dispositivo de preensão de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os meios de bloqueamento serem constituídos por duas porções de atilho dotadas de meios de união.
6. Dispositivo de preensão de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado por os meios de bloqueamento serem constituídos por uns elementos de união com ganchos e anéis dispostos respectivamente numa das faces do invólucro de protecção ao nível das duas extremidades livres e na outra face do invólucro de protecção ao nível de uma das suas extremidades e por uma pata que prolonga o referido invólucro ao nível da sua outra extremidade.
7. Dispositivo de preensão de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a lâmina de material com memória de forma ser uma lâmina metálica em aço.
8 . Dispositivo de preensão de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a zona a ligar ser o braço, entre o cotovelo e o ombro, o pulso ou o tornozelo, e por o comprimento da lâmina ser da ordem de 20 a 30 cm. 3
9. Conjunto associando um dispositivo de preen-são de acordo com uma das reivindicações 1 a 8 e um objecto compreendendo: uma prancha de bodyboard ou de surf à qual é fixado um elemento de aprisionamento; um elemento de ligação que apresenta uma das suas extremidades ligada ao elemento de aprisionamento e cuja outra extremidade se acha ligada ao elemento de preensão por intermédio de uns meios de fixação.
10. Conjunto associando um dispositivo de preensão de acordo com uma das reivindicações 1 a 8 e um objecto que é um elemento alongado destinado a ser disposto segundo o comprimento do membro, caracterizado por comportar pelo menos dois elementos de preensão fixados nas zonas de extremidade do objecto.
11. Conjunto de acordo com a reivindicação 10 ou associando um dispositivo de preensão de acordo com uma das reivindicações 1 a 7 e um objecto, caracterizado por o objecto ser um elemento de protecção (L3) próprio para proteger o braço para o tiro ao arco.
12. Conjunto de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o elemento de protecção compreender uma face inferior de apoio (15) própria para se apoiar contra o braço e uma face superior de protecção (16), sendo entre as referidas duas faces (15, 16) praticadas duas aberturas que permitem a passagem do elemento de preensão (18). 4 Lisboa, 3 de Agosto de 2006
PT103549A 2005-08-08 2006-08-03 Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto, tal como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção para arqueiros, a uma zona de um membro de uma pessoa PT103549B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0508434A FR2889428B1 (fr) 2005-08-08 2005-08-08 Dispositif pour le rattachement a une zone d'un membre d'une personne d'un objet tel que notamment une planche de bodyboard ou surf ou un element de protection pour archer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103549A true PT103549A (pt) 2007-02-28
PT103549B PT103549B (pt) 2007-06-04

Family

ID=36201453

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT103549A PT103549B (pt) 2005-08-08 2006-08-03 Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto, tal como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção para arqueiros, a uma zona de um membro de uma pessoa

Country Status (6)

Country Link
CN (1) CN1939561B (pt)
ES (1) ES2317755B1 (pt)
FR (1) FR2889428B1 (pt)
IT (1) ITMI20061586A1 (pt)
PT (1) PT103549B (pt)
TW (1) TWI300754B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN203676398U (zh) * 2013-08-19 2014-07-02 东莞市泛泰运动用品有限公司 多功能绑带
CN110477485A (zh) * 2019-09-10 2019-11-22 马跃 一种自动袖套

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2167343B3 (pt) * 1972-01-13 1974-12-20 Barland Michel
JPH114716A (ja) * 1997-06-17 1999-01-12 Mitsubishi Heavy Ind Ltd グリップ部材ならびにこれを利用した歯ブラシおよび洋食器
JPH11239506A (ja) * 1998-02-25 1999-09-07 Citizen Watch Co Ltd 腕時計
EP1238600A1 (en) * 2001-03-08 2002-09-11 Thierry Holemans NA device using shape memory alloys and a bias element to reduce the thermal hysteresis of the phase change

Also Published As

Publication number Publication date
PT103549B (pt) 2007-06-04
FR2889428A1 (fr) 2007-02-09
TWI300754B (en) 2008-09-11
ES2317755A1 (es) 2009-04-16
CN1939561B (zh) 2011-06-15
ES2317755B1 (es) 2009-12-02
TW200728146A (en) 2007-08-01
ITMI20061586A1 (it) 2007-02-09
FR2889428B1 (fr) 2007-11-02
CN1939561A (zh) 2007-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5085210A (en) Sleeve for maintaining position of orthopedic knee brace
US6564753B1 (en) Leg protecting apparatus for an animal
ES2809191T3 (es) Ortesis para asegurar una articulación del hombro
ES2947334T3 (es) Herramienta de alineación, disposición de corte y método para el tratamiento de una pieza de trabajo
WO1999012612A1 (en) Apparatus for fastening open heel footwear, including swimming fins
CA2666040C (en) Kinetic intervention device
DE502004001607D1 (de) Haltevorrichtung für eine atemschutzmaske zu deren verbindung mit einem schutzhelm
PT103549A (pt) Dispositivo de preensão próprio para prender um objecto, tal como por exemplo uma prancha de bodyboard ou de surf ou um elemento de protecção para arqueiros, a uma zona de um membro de uma pessoa
WO2006073611A3 (en) Belay
US4251894A (en) Self-adjusting swim fin strap
CA2004904C (en) Cushioned wrap-around pad for use with a pole or tree climber
US6500039B1 (en) Leash for securing a surf craft to a limb of a person
EP3578233B1 (en) Heel for swim fins
ES2231403T3 (es) Tirantes de seguridad para pantalon de peto que incorpora un chaleco salvavidas.
US9173761B2 (en) Removable medical support mechanism
ES2890052T3 (es) Conector para el conjunto de correa de barbilla del casco
US6276361B1 (en) Diver protective guard
US1308561A (en) Ptanoqraph co
KR200359118Y1 (ko) 구명조끼 사타구니 조임부 보조장치
JP3809041B2 (ja) 動物用ジャケット
ES2972809T3 (es) Silla de montar con cinchado en dos fases
KR102669510B1 (ko) 발등 보호구
KR200439495Y1 (ko) 수중작업용 수영보조장치
JP2009112745A (ja) 肩こり防止具
KR200329487Y1 (ko) 레저스포츠용 안전 자켓

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20060911

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20070524

PC4A Transfer of assignment

Owner name: DECATHLON, FR

Effective date: 20081022

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20120203