PT102347B - Utilizacao de um analisador cromatico para determinar o nivel de ferro em porcas de criacao - Google Patents

Utilizacao de um analisador cromatico para determinar o nivel de ferro em porcas de criacao Download PDF

Info

Publication number
PT102347B
PT102347B PT10234799A PT10234799A PT102347B PT 102347 B PT102347 B PT 102347B PT 10234799 A PT10234799 A PT 10234799A PT 10234799 A PT10234799 A PT 10234799A PT 102347 B PT102347 B PT 102347B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
iron
level
strips
chromatic
analyzer
Prior art date
Application number
PT10234799A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102347A (pt
Inventor
Emilio Gil Ventura Ventura
Original Assignee
Esteve Labor Dr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Esteve Labor Dr filed Critical Esteve Labor Dr
Publication of PT102347A publication Critical patent/PT102347A/pt
Publication of PT102347B publication Critical patent/PT102347B/pt

Links

Landscapes

  • Investigating Or Analyzing Non-Biological Materials By The Use Of Chemical Means (AREA)
  • Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Magnetic Means (AREA)

Description

UTILIZAÇÃO DE UM ANALISADOR CROMÁTICO PARA DETERMINAR O NÍVEL DE FERRO EM PORCAS DE CRIAÇÃO ”
Objecto da Invenção
A presente invenção diz respeito a um analisador cromático especialmente concebido para permitir detectar visualmente, de uma forma rápida e simples, o nível de ferro em porcas de criação, com o objectivo de permitir actuar em função do nível detectado e especialmente com o objectivo de evitar o aparecimento de anemias ferropénicas nos leitões.
Antecedentes da Invenção
Como é sabido, as porcas de criação sofrem habitualmente de ferropenia após o parto, ou seja, apresentam uma taxa anormalmente baixa de ferro no plasma sanguíneo, a qual se repercute directamente nas crias, pois esta falta de ferro no plasma sanguíneo verifica-se também no leite.
O problema agrava-se consideravelmente quando, por causa de uma alimentação inadequada, a ferropenia já estiver presente durante a gestação, em cujo caso as condições de pós parto podem originar fortes diarreias nos leitões, elevando consideravelmente a taxa de mortalidade.
Esta problemática tem solução fácil pois basta fornecer à porca e/ou aos leitões um dos múltiplos compostos portadores de ferro que a química
V.
-2veterinária dispõe no mercado, constituindo o verdadeiro problema a detecção da ferropenia em si.
Tratadores com muita experiência e com “olho clínico” são capazes de detectar visualmente este estado de carência, mas é evidente que este tipo de profissionais é muito difícil de encontrar, e efectuar análises químicas através da extracção de sangue toma-se complicado e dispendioso, pelo que em condições normais ou não se fazem na maioria dos casos, ou espera-se que o problema se tome visível, o que se pode revelar tardio e com prejuízos importantes, ou se administram por norma compostos de ferro que, em muitos casos, não são necessários.
Descrição da Invenção
O analisador cromático da invenção propõe-se resolver de forma plenamente satisfatória a problemática anteriormente exposta, permitindo que qualquer pessoa sem experiência possa efectuar a análise de modo a detectar o nível de ferro em porcas de criação de uma maneira rápida e simples.
Para tal o dito analisador cromático baseia-se na cor da zona da entrada da vagina das porcas para determinar o nível de ferro no sangue, o que se consegue através da utilização de uma escala cromática que apresenta as diferentes tonalidades possíveis na prática, as quais vão desde um rosa pálido a um vermelho escuro, passando pelo alaranjado, determinando-se assim graficamente o nível de ferro correspondente à cor.
Do ponto de vista prático a referida escala cromática encontra-se distribuída por uma série de tiras feitas de um plástico resistente, lavável e capaz de manter indelével a informação cromática, estando a citada escala distribuída
-3sequencialmente na extremidade livre das diferentes tiras, as quais estando ligadas, através de uma ligação articulada localizada numa das extremidades a um suporte comum que tem uma configuração em forma de canal, o qual tem ainda por função alojar as tiras, cujos dois tramos laterais têm uma dimensão exactamente igual á dimensão das ditas tiras, estando a largura do tramo intermédio de acordo com a espessura do conjunto das tiras de modo a estas ficarem protegidas no interior do dito suporte, existindo uma ligação articulada que atravessa as duas faces de uma das extremidades dos dois tramos a qual tem por função manter as tiras fixas ao suporte e permite a articulação das ditas tiras.
Por último, resta apenas referir que para além das tiras portadoras da escala cromática, o dispositivo incorpora uma tira complementar onde estão inscritas as instruções de utilização.
Descrição dos Desenhos
Para complementar a descrição que está a ser feita e com o objectivo de ajudar a melhor compreender as características da invenção, a presente memória descritiva é acompanhada por um conjunto de desenhos, os quais fazem parte integrante da mesma, onde estão representados, com carácter ilustrativo e não limitativo:
A figura 1 - mostra, numa vista em perspectiva, um analisador cromático do nível de ferro em porcas de criação, realizado de acordo com o objectivo da presente invenção, estando representado em posição de repouso.
A figura 2 - mostra, também numa vista em perspectiva, o mesmo analisador da figura anterior mas agora em posição aberta, podendo ver-se as diferentes tiras portadoras da escala cromática.
/&££>
Íifc&WaJW» Αΐ<ΛΑ*^·——
-4A Figura 3 - mostra um detalhe ampliado, em planta, da extremidade livre de uma das tiras pertencentes ao analisador cromático das figuras anteriores.
Modo de realização preferido da Invenção
Observando-se as figuras pode-se verificar que o analisador cromático é constituído por um suporte (1), o qual tem a forma de um canal cuja secção é em “U” e é, de preferência, feito de alumínio ou de outro material rígido e inoxidável, sendo as extremidades arredondadas e, apresentando numa das extremidades, um eixo (2) localizado no centro de curvatura da referida extremidade através do qual se articulam ao referido suporte série de tiras (3), de preferência de plástico flexível, resistente e lavável de modo a poderem estar sempre em óptimas condições de limpeza, tendo estas tiras (3) exactamente as mesmas dimensões que as paredes laterais do suporte (1), podendo ficar encaixadas entre elas quando não estão a ser utilizadas como se pode ver na figura 1, e tendo o tramo intermédio (4) do suporte (1) a largura correspondente á espessura total do conjunto das tiras (3) que fazem parte do conjunto.
Cada uma destas tiras (3) apresenta na sua extremidade livre uma área colorida (5) que faz parte da escala cromática do analisador, existindo nessa área, de preferência, três sectores independentes (5, 5’, 5”), aos quais correspondem vários níveis de ferro no sangue que estão graficamente representados (6, 6’, 6”) na própria tira (3), sendo as tiras numeradas sequencialmente de modo a haver uma correspondência com a escala cromática nelas definida.
Uma das tiras (3’) não faz parte da escala cromática, pois é nesta tira que estão inscritas as informações (7) relativas ao modo de utilização do analisador.
-5Ο modo de utilização consiste no seguinte:
Com a porca em posição levantada, por exemplo a seguir à primeira refeição da manhã, abre-se o leque constituído pelas diferentes tiras (3) do analisador e faz-se coincidir uma das cores da escala cromática com a cor da zona da entrada da vagina. Para tal é necessário separar bem os lábios da vulva com a ajuda dos dedos indicador e polegar, de modo a ser possível aproximar a zona colorida da tira escolhida suficientemente perto da mucosa do fundo do vestíbulo vulvo-vaginal.
Uma vez conseguida a identificação das cores, por leitura directa ou com recurso a uma tabela auxiliar que a seguir se apresenta, pode-se determinar com exactidão o nível de ferro da porca examinada e, por conseguinte, concluir se ela padece ou não de ferropenia.
A relação entre a cor da zona da entrada da vagina das porcas e o nível de ferro no sangue é estabelecida pela seguinte tabela:
Relação Hb Escala cromática (Pantone)
<9,5 503 - C / 506 - C / 502 - C
9,3-11,0 501-C /487-C/203-C
10,3 - 12,0 487-C/179-C/203-C
11,0-13,0 179 - C/180 - C/245 - C
>12,5 180-C/ 184-C/204-C
Lisboa, 11 de Agosto de 1999

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Utilização de um analisador cromático para determinar o nível de ferro em porcas de criação, o qual se fundamenta no paralelismo existente na prática entre a cor da zona de entrada da vagina da porca e o seu nível de ferro no sangue, caracterizada por, através da escala cromática do analisador, que abarca a gama de cores correspondentes aos diferentes níveis de ferro, as quais são aplicadas em várias tiras que por sua vez possuem dados da correspondência entre as cores e os respectivos níveis de ferro, ser possível efectuar a determinação da tira correspondente á cor da vagina da porca que permita quantificar directamente o nível de ferro de acordo com a relação
    Relação Hb Escala cromática (Pantone) <9,5 503 - C / 506 - C / 502 - C 9,3-11,0 501-C /487-C/203 -C 10,3 -12,0 487-C/ 179-C/203 -C 11,0-13,0 179 - C/180 - C/245 - C > 12,5 180 - C / 184 - C / 204 - C
  2. 2. Utilização de um analisador cromático do nível de ferro em porcas de criação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as referidas tiras, preferencialmente de plástico flexível, resistente e lavável, serem portadoras com carácter indelével da informação cromática, estando ligadas, através de uma ligação articulada localizada numa das extremidades formando uma espécie de leque, a um suporte comum que tem uma configuração em forma de canal, com secção em U, cujos tramos laterais têm uma dimensão exactamente igual á dimensão das tiras que ficam alojadas uo seu interior, estando a largura do tramo
    -2intermédio de acordo com a espessura do conjunto das tiras de modo a estas ficarem protegidas no interior do suporte quando não estão a ser utilizadas e, bastando girá-las para o exterior de modo a ficarem abertas em forma de leque quando for necessário utilizá-las.
  3. 3. Utilização de um analisador cromático do nível de ferro em porcas de criação de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por a zona colorida de cada tira estar localizada na sua extremidade livre situada em posição oposta à articulação, existindo na tira vários sectores com diferentes tonalidades, correspondendo cada um deles a um respectivo nível de ferro.
PT10234799A 1997-08-01 1999-08-12 Utilizacao de um analisador cromatico para determinar o nivel de ferro em porcas de criacao PT102347B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9702122U ES1038007Y (es) 1997-08-01 1997-08-01 Determinador cromatico del nivel de hierro en cerdas de cria.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102347A PT102347A (pt) 2000-02-29
PT102347B true PT102347B (pt) 2001-07-31

Family

ID=8300855

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT940897U PT9408T (pt) 1997-08-01 1997-09-22 Analisador cromatico do nivel de ferro em porcas de criacao
PT10234799A PT102347B (pt) 1997-08-01 1999-08-12 Utilizacao de um analisador cromatico para determinar o nivel de ferro em porcas de criacao

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT940897U PT9408T (pt) 1997-08-01 1997-09-22 Analisador cromatico do nivel de ferro em porcas de criacao

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES1038007Y (pt)
PT (2) PT9408T (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ES1038007U (es) 1998-05-01
PT102347A (pt) 2000-02-29
ES1038007Y (es) 1998-11-01
PT9408T (pt) 1999-03-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Barlow Biological ramifications of selection for preweaning growth in cattle. A review.
ES2330200T3 (es) Adaptador para sonda de temperatura.
US1740335A (en) Fishing bait
Peters Canine mastocytoma: excess risk as related to ancestry
US20030106254A1 (en) Fish measuring device
Hernández-Urcera et al. Development and validation of a molecular tool for assessing triploidy in turbot (Scophthalmus maximus)
PT102347B (pt) Utilizacao de um analisador cromatico para determinar o nivel de ferro em porcas de criacao
US5928165A (en) pH measurement of body fluid
BRPI0914352B1 (pt) Processo de preparação de uma placa de análise virtual de uma amostra citológica ou histológica colocada sobre uma placa de análise a fim de permitir a análise celular dareferida amostra
Anderson et al. Studies on bovine ocular squamous carcinoma (“cancer eye”) III. Inheritance of eyelid pigmentation
EP3412147B1 (en) Individual identification method for zebrafish
Soler et al. Detecting intraspecific hybrids in Testudo hermanni (Gmelin 1789)
Hart et al. The quantitative assessment of normal canine small intestinal mucosa
CN107084928A (zh) 粪便比色识别系统
CN219353912U (zh) 一种张口度值测量尺
Kawatsu et al. Hyperbilirubinemia in cultured eel
RU2753271C1 (ru) Гравидометрическая лента
CN107024437A (zh) 一种尿液比色识别系统
Sharma On the Structure of a Williamsonia cf. W. scotica from the Middle Jurassic Rocks of the Rajmahal Hills, India
KR200258335Y1 (ko) 소변 검사용 일회용 컵
Beasley et al. Metrical discrimination between mandibular first and second molars in domestic cattle
Nazarova et al. Dependence of the ratio of the lengths for the second and fourth fingers (2D: 4D) on the prenatal development conditions in water vole (Arvicola amphibius L.)
Morris et al. Heritability of rectal temperature and relationships with growth in young cattle in a temperate climate
US4041611A (en) Means of measuring a puppy&#39;s tail for surgically docking the same
Vizard Veterinary clinical epidemiology: A problem orientated approach: Ronald D. Smith, CRC Press, Boca Raton, FL, 2nd edn, 1995, 279 pp., US $55.00, US $66.00 outside the USA, ISBN 0-8493-2445-9

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19991112

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20010430