PT102325B - Maquina para limpar azeitonas - Google Patents

Maquina para limpar azeitonas Download PDF

Info

Publication number
PT102325B
PT102325B PT10232599A PT10232599A PT102325B PT 102325 B PT102325 B PT 102325B PT 10232599 A PT10232599 A PT 10232599A PT 10232599 A PT10232599 A PT 10232599A PT 102325 B PT102325 B PT 102325B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
olives
machine
air
cleaning
branches
Prior art date
Application number
PT10232599A
Other languages
English (en)
Other versions
PT102325A (pt
Inventor
Miguel Segura Gimenez
Original Assignee
Granaoliva Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Granaoliva Sl filed Critical Granaoliva Sl
Publication of PT102325A publication Critical patent/PT102325A/pt
Publication of PT102325B publication Critical patent/PT102325B/pt

Links

Landscapes

  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Belt Conveyors (AREA)
  • Separation Of Solids By Using Liquids Or Pneumatic Power (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
MAQUINA PARA LIMPAR AZEITONAS”
Objecto da invenção
O presente pedido de patente tem por objecto uma máquina para limpar azeitonas, que apresenta vantagens e inovações notáveis, relativamente aos meios actuais utilizados para os mesmos fins ou fins semelhantes.
Mais concretamente, na invenção concebeu-se uma máquina, por meio da qual podem limpar-se grandes quantidades de azeitonas de maneira rápida, eficaz e económica.
Antecedentes da invenção
Os sistemas de colheita de azeitonas que estão a ser implantados na actualidade, tais como varredoras ou aspiradoras, estão a obrigar os lagares de azeite a realizar processos de limpeza cada vez mais exigentes. Já não servem as antigas sopradoras, sendo agora necessário dispor de máquinas de grande rendimento, capazes de realizar diversos processos de separação, mesmo nas condições mais desfavoráveis: abundância de folhas, paus, ramos, terra, pedras e lama.
Para dar uma solução apropriada para as necessidades dos lagares de azeite, realizaram-se melhoras fundamentais nas máquinas de limpar que se fabricavam, dando lugar a uma nova máquina para limpar azeitonas, que é o objecto do presente pedido de patente de invenção.
Descrição da invenção
A máquina para limpar azeitonas, objecto da invenção, é constituída pelos elementos que se descrevem a seguir, seguindo a ordem do processo de limpeza que se desenvolve no seu interior e que são: um distribuidor vibratório, uma turbina e um difusor de ar, um elevador de ramos, um crivo de rolos, um sistema de limpeza de lama, um recolhe-folhas e fitas de saída de azeitonas e terras.
1. Distribuidor vibratório
As azeitonas, misturadas com todos os elementos de sujidade com que foram recolhidas no campo, são deitadas na máquina, para iniciar o processo de limpeza, através de uma fita transportadora. A fita transportadora, deita esta mistura numa tremonha de recepção, que tem a função de distribuir o produto que a ela chega, formando uma cortina de produto homogénea, na qual actuará uma corrente de ar. Para realizar uma distribuição do produto, na tremonha de recepção fixaram-se elementos de arestas pouco pronunciadas, para impedir a aderência de qualquer dos materiais que acompanham as azeitonas, situados no centro do tabuleiro, que contribuem em grande medida para conseguir uma maior eficiência na distribuição do produto. A distribuição consegue-se realizar utilizando para isso um motovibrador eléctrico, no qual pode regular-se a intensidade da vibração. 0 distribuidor une-se ao chassis da máquina por meio de tacos amortecedores, que têm duas funções essenciais: impedir que as vibrações geradas pelo motovibrador sejam transmitidas ao resto da máquina e determinar a amplitude da vibração. Além disso, dotou-se o distribuidor com varetas, para que neste elemento se realiza ,7 a primeira separação, fazendo com que os ramos avancem por cima destas varetas, enquanto que o resto dos elementos que acompanham as azeitonas caem juntamente com elas no crivo de rolos, formando uma cortina homogénea.
2. Turbina e difusor de ar
A máquina de limpar incorpora também uma turbina impulsora de ar, â qual é acoplado um difusor, com a missão de conduzir o ar até à cortina de produto, para que, ao projectar-se sobre ela, proceda à separação dos elementos que acompanham as azeitonas e que oferecem uma maior resistência â corrente de ar, sendo arrastados pela mesma até serem enviados para fora da máquina. A novidade do sistema de impulsão de ar radica no desenho do difusor de ar; enquanto que os difusores usados até agora faziam com que a corrente de ar circulasse em regime turbulento, o novo difusor concebido faz com que a corrente de fluido circula em regime laminar, o que permite um maior rendimento no processo de separação, devido à economia de energia e, sobretudo, que a ausência dos redemoinhos próprios do regime turbulento, permita conseguir uma distribuição homogénea da corrente de ar, aumentando o rendimento da máquina e a qualidade da separação.
3. Elevador de ramos
A máquina de limpar incorpora um mecanismo que consiste num eixo provido de platinas, perpendiculares e solidárias ao mesmo, que tem por objecto voltar a introduzir na corrente de ar os ramos que, numa primeira passagem, não foram arrastados pela corrente de fluido. Este eixo roda accionado por um motor eléctrico, através de uma transmissão por cadeia, em sentido oposto ao avanço do produto. 0 número de platinas e a sua disposição depende do tipo de azeitona que vai limpar-se.
4. Crivo de rolos
A máquina de limpar, objecto da presente invenção, incorpora um crivo de rolos no qual se introduziram aperfeiçoamentos baseados nas seguintes inovações: os rolos que se utilizam dispõem de lubrificadores que permitem realizar a manutenção apropriada e prolongam a sua vida útil, além disso, para evitar a deterioração produzida pelas pedras ao chocar com os rolos, nesta nova máquina, a espessura da chapa usada na fabricação dos mesmos é de maior espessura que a que tinham os anteriores. Também se solucionaram os problemas produzidos pelo sistema de tracção usado na máquina anterior (cadeia guiada por uma platina), utilizando guias de poliamida, que apresentam características mecânicas e térmicas mais apropriadas que a platina para fazer de guia da cadeia, além de uma geometria que envolve a cadeia, actuando como protector contra a sujidade e mantendo o sistema de arrasto perfeitamente lubrificado. Tudo isso faz com que aumente a eficiência do crivo ao reduzir os tempos de paragem por avarias. Mas, além disso, introduziram-se inovações no crivo de rolos para solucionar os problemas observados nas máquinas, quando trabalham com produto que leve lama. A lama, ao introduzir-se na máquina de limpar, juntamente com o produto, dificulta a rotação dos rolos, o que aumenta o consumo do motor eléctrico que os move, chegando até a parar a máquina. Para dar solução a este problema, uma das actuações realizadas é a de eliminar aqueles rolos do crivo em que apenas se realizava o transporte e não o processo de separação, ao mesmo tempo que se modificou a estrutura do chassis que aloja os rolos, para manter a sua eficácia na separação.
5. Sistema de limpeza da lama
Também se instalou na máquina um dispositivo novo para evitar os problemas produzidos pela lama, que consiste num tubo provido de difusores de leque, situado entre o crivo de rolos e o difusor de ar, que fornecem ãyua, que é aspirada por efeito venturi, distribuindo-a nos rolos, com a finalidade de evitar que a lama adira aos mesmos, ao mesmo tempo que se evita molhar folhas ou ramos antes de serem separados, o que influiria negativamente na capacidade de separação da máquina.
6. Recolha-folhas
Incorporou-se na máquina de limpar um caixão, feito de uma estrutura metálica e forrado de placas de metal distendido, ou chapa perfurada, de características geométricas tais que permitam a passagem do ar e retenham as folhas. Esta estrutura termina na sua parte inferior numa tremonha que conduz as folhas e ramos atê uma fita transportadora ou um contentor, para que possam retirar-se facilmente.
Fitas de saída de azeitonas e terra
As azeitonas, juntamente com os elementos que não foram separados, tais como pedras ou paus, são desalojados por uma fita transportadora de dimensões reduzidas, situada na parte inferior da máquina, enquanto que a terra que foi separada também se retira por meio de outra fita transportadora, situada na parte inferior da máquina.
Para complementar a descrição que vai fazer-se a seguir, e para ajudar a uma melhor compreensão das suas características, acompanha-se a presente memória descritiva com um joqo de desenhos, em cujas figuras, de maneira ilustrativa e não limitativa, se representam os pormenores mais significativos da invenção.
Breve descrição dos desenhos
A fig. 1 mostra uma vista em perspectiva de uma máquina para limpar azeitonas, realizada de acordo com a invenção.
A fig. 2 mostra uma vista de perfil da mesma na qual se indicam os seus principais componentes.
A fig. 3 mostra uma vista em perspectiva da turbina e o difusor de ar.
As fig. 4 e 5 mostra vistas respectivas, em planta e alçado, do crivo de rolos.
A fig. 6 mostra uma vista em perspectiva da peça que cobre e protege a cadeia que acciona o conjunto de rolos.
Descrição da forma de realização preferida
Com referência às figuras referidas e de acordo com a numeração adoptada, pode ver-se nas mesmas uma forma de realização preferida, embora não limitativa, da invenção, a qual consiste numa máquina de limpar azeitonas (1) , na qual estas últimas, juntamente com todos os elementos de sujidade com que foram apanhadas no seu lugar de origem, são introduzidas na referida máquina (1), para iniciar o processo de limpeza por meio de uma fita transportadora, que introduz esta mistura numa tremonha de recepção (2), que distribui o produto que recebe, formando uma cortina homogénea do mesmo, na qual incide uma corrente de ar.
O produto é distribuído uniformemente na referida tremonha de recepção (2) , devido ao facto de esta dispor de elementos de arestas pouco pronunciadas, que impedem a aderência dos materiais que acompanham as azeitonas, situadas no centro da mesma, que contribuem em grande medida para
obter uma maior eficiência na distribuição do produto, de modo que se consegue realizar a distribuição utilizando para isso um motovibrador eléctrico (3) , que permite regular a intensidade da vibração.
O distribuidor (2) liga-se ao chassis da máquina (1) por meio de tacos amortecedores, que impedem que as vibrações produzidas pelo motovibrador (3) sejam transmitidas ao resto da máquina, ao mesmo tempo que determinam a amplitude da vibração.
Além disso, o referido distribuidor (2) dispõe de varetas (4) para efectuar uma primeira separação, fazendo com que os ramos avancem por cima das referidas varetas (4) , enquanto que o resto dos elementos que acompanham as azeitonas caem conjuntamente com as mesmas para um crivo de rolos (5) , formando uma cortina homogénea.
A máquina de limpar (1) está provida de uma turbina impulsora de ar, à qual se acopla um difusor (6) , que conduz o ar até à cortina de produto, de modo que, ao projectar-se sobre a mesma, se provoca a separação dos elementos que acompanham as azeitonas e que oferecem uma maior resistência à corrente de ar, sendo arrastados pela mesma até serem enviados para fora da máquina, com a particularidade de o referido difusor (6) ser concebido para que a corrente de fluido circule em regime laminar, conseguindo-se desse modo uma distribuição homogénea da corrente de ar, aumentando o rendimento da máquina e a qualidade de separação.
A referida máquina (1) apresenta também um mecanismo com um eixo (7) provido de platinas (8), perpendiculares e solidárias ao mesmo, que voltam a introduzir na corrente de ar os ramos que, numa primeira passagem, não foram arrastados pela corrente de fluido. O eixo (7) roda, accionado por um motor eléctrico, através de uma transmissão por cadeia, no sentido oposto ao avanço do produto.
O referido crivo de rolos (5) estã instalado numa bancada (9) , de modo que os rolos (5) apresentam lubrificadores, que permitem efectuar a sua manutenção apropriada, prolongando a sua vida útil, ao mesmo tempo que evitam os danos causados pelas pedras quando embatem nos rolos.
referido crivo de rolos é accionado por uma cadeia de arrasto, que passa por guias de poliamida (10), com boas caracteristicas mecânicas e térmicas, que protegem a cadeia de arrasto contra as sujidades, mantendo o mecanismo de arrasto perfeitamente lubrificado e evitando avarias no mesmo.
No referido crivo, todos os rolos (5) realizam o processo de separação, evitando-se utilizar rolos unicamente de transporte e não de separação, os quais ao transportar produtos que levam lama apresentam dificuldades para poder rodar, aumentando o consumo do motor eléctrico.
Para evitar o problema provocado pela lama, a mãquina apresenta um sistema de limpeza da lama, que consiste num tubo que fornece ãgua através de difusores em leque, estando o referido sistema de limpeza situado entre o crivo de rolos (5) e o difusor de ar (6), de modo que a ãgua é aspirada por efeito venturi, distribuindo-se sobre os rolos (5), evitando que a lama adira aos mesmos, ao mesmo tempo que se evita molhar as folhas ou os ramos de se separarem, o que dificultaria a separação pertinente.
A máquina apresenta também um recolhe-folhas que consiste num caixão, constituído por uma estrutura metálica com caracteristicas apropriadas para permitir a passagem do ar, ao mesmo tempo que retém as folhas, que termina na sua parte inferior por uma tremonha que conduz as folhas e os ramos para uma fita transportadora ou para um couLexiLur, que facilite a sua retirada, bem como fitas transportadoras de saída das azeitonas e terras, situadas na parte inferior da maquina.
Lisboa, 23 de Junho de 1999
AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Claims (5)

1. Máquina de limpar azeitonas, na qual estas últimas, juntamente com todos os elementos de sujidade com os quais foram apanhadas no seu lugar de origem, são introduzidas na máquina (1) , para iniciar o processo de limpeza, por meio de uma fita transportadora, a qual introduz esta mistura numa tremonha de recepção (2) , que distribui o produto que recebe, formando uma cortina do mesmo sobre a qual incide uma corrente de ar, caracterizada por a referida tremonha distribuidora de produto (2) apresentar um motovibrador eléctrico (3) , que permite regular a intensidade da vibração, estando a referida tremonha distribuidora (2) ligada ao chassis da máquina (1) por meio de tacos amortecedores, que impedem que as vibrações geradas pelo motovibrador sejam comunicadas ao resto da máquina, ao mesmo tempo que determinam a amplitude da vibração, apresentando a referida tremonha distribuidora (2) varetas (4), apropriadas para ajudar o avanço dos ramos por cima das mesmas, enquanto que o resto dos elementos que acompanham as azeitonas caem conjuntamente com os mesmos num crivo de rolos (5) , formando uma cortina homogénea, tendo sido prevista uma turbina impulsora de ar, à qual se acopla um difusor (6) apropriado para conduzir o ar até à cortina de produto, de modo que, ao projectar-se sobre a mesma, se provoca a separação dos elementos que acompanham as azeitonas e que oferecem uma maior resistência à corrente de ar, sendo arrastados pela mesma até serem enviados para fora da máquina, com a particularidade de o referido difusor (6) ser concebido para que a corrente de fluido circule em regime laminar, proporcionando uma distribuição homogénea da corrente de ar, que aumenta o rendimento da máquina e a qualidade de separação.
2. Máquina de limpar azeitonas de acordo com a reivindicação l, caraccerizada por o referido crivo de rolos ser constituído apenas por rolos separadores (5), instalados numa bancada (9) , sendo o referido crivo de rolos accionado por uma cadeia de arrasto, que passa por guias de poliamida, dispondo de lubrificadores que permitem efectuar a manutenção apropriada dos rolos.
3. Máquina de limpar azeitonas de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por compreender um sistema de limpeza de lamas, situado entre o crivo de rolos (5) e o difusor de ar (6) , que consiste num tubo que fornece água através de difusores em leque, de modo que a ãgua é aspirada por efeito venturi, distribuindo-se sobre os rolos (5) , impedindo que a lama adira aos mesmos, ao mesmo tempo que evita molhar as folhas ou os
ramos antes de serem separação posterior. separados, facilitando a sua 4. Máquina de limpar azeitonas de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizada por incorporar um recolhe-folhas , constituído por um caixão, formado com
uma estrutura metálica e forrado de placas de metal estirado, ou chapa perfurada, com características geométricas apropriadas para permitir a passagem de ar, ao mesmo tempo que retém as folhas, apresentando a referida estrutura, na sua parte inferior, uma tremonha que conduz as folhas e os ramos para uma fita transportadora ou para um contentor, que facilita a sua retirada.
5. Máquina de limpar azeitonas, de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizada por compreender um mecanismo que apresenta um eixo (7) provido de platinas (8) , perpendiculares ao mesmo e com ele solidárias, as quais introduzem de novo na corrente de ar os ramos que, numa primeira passagem, não foram arrastados pela corrente de fluido, tendo sido previsto que o eixo (7) rode, accionado por um motor elêctrico através de uma transmissão por cadeia, em sentido oposto ao avanço do produto.
6. Máquina de limpar azeitonas, de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizada por incorporar fitas transportadoras de saída das azeitonas e terras na parte inferior da mesma, de modo que uma das fitas desaloja as azeitonas juntamente com os elementos que não foram separados, tais como paus e pedras, enquanto que a outra fita retira a terra que não foi separada.
PT10232599A 1998-06-23 1999-06-23 Maquina para limpar azeitonas PT102325B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9801318A ES2144373B1 (es) 1998-06-23 1998-06-23 Maquina limpiadora de aceitunas.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT102325A PT102325A (pt) 1999-12-31
PT102325B true PT102325B (pt) 2001-07-31

Family

ID=8304253

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10232599A PT102325B (pt) 1998-06-23 1999-06-23 Maquina para limpar azeitonas

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2144373B1 (pt)
PT (1) PT102325B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2163378B1 (es) * 2000-07-04 2003-02-16 Ildefonso Rosa Ramirez E Hijos Maquina limpiadora de aceitunas perfeccionada.
ES2249151B1 (es) * 2004-07-08 2006-12-16 Granaoliva, S.L. Maquina limpiadora de aceitunas perfeccionada.

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES1001222Y (es) * 1986-12-19 1988-12-01 Hurtado Alvarez Rafael Maquina limpiadora de aceitunas
ES2003018A6 (es) * 1987-03-24 1988-10-01 Rosa Ramirez Ildefonso Maquina limpiadora de aceitunas mejorada
ES1007607U (es) * 1988-08-31 1989-02-16 Catalan Perez De Lis Alberto Envase para liquidos.
ES2051207B1 (es) * 1992-02-14 1997-11-16 Corcomi S L Maquina limpiadora de aceitunas.
ES1024819Y (es) * 1993-05-18 1994-06-16 Jimenez Juan Pedro Alonso Maquina limpiadora de aceitunas
ES1024908Y (es) * 1993-06-10 1994-09-01 Alvarez Rafael Hurtado Maquina limpiadora de aceitunas.
ES1031234Y (es) * 1995-05-31 1996-05-16 Sistemas De Fabricacion Safi S Maquina limpiadora de aceitunas.

Also Published As

Publication number Publication date
PT102325A (pt) 1999-12-31
ES2144373B1 (es) 2000-11-16
ES2144373A1 (es) 2000-06-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT102325B (pt) Maquina para limpar azeitonas
EP0108229B1 (de) Reinigungsmaschine für Fasermaterial
US2328713A (en) Grass seed harvester
US2861686A (en) Potato harvester attachment for removing sod, sticks, stones, etc.
BRPI0902573B1 (pt) Sistema para limpeza de grãos fixa e tracionada
US2155296A (en) Cotton picker
US1399412A (en) Corn cleaning and sorting machine
US2365793A (en) Cotton-working machine
US1840505A (en) Grain cleaning machine
US2214277A (en) Grain separator
US1876012A (en) Dust-distributor for cigarette machine tobacco feeds
DE1759320A1 (de) Kehrmaschine
US2100738A (en) Seed cleaning machine
US2708935A (en) Corn husker having kernel saving means
US2766021A (en) Apparatus for treating seeds
US3399766A (en) Combination cleaner and conveyor for harvesters
US2536780A (en) Moting apparatus
US2076420A (en) Wool duster
CN205165190U (zh) 风筛式初清机
US1462873A (en) Fly-catching apparatus
US2272148A (en) Controllable air supply for cleaners of threshers and the like
US1752375A (en) Peanut-picking machine
US1480792A (en) Feeder for cotton gins
US1746798A (en) Machine for raising nap on textiles and the like
US2849746A (en) Cleaning machine

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19991008

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20010430

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20041223