PT10197U - Dispositivo de guia de corrediça e elementos associados para gavetas - Google Patents

Dispositivo de guia de corrediça e elementos associados para gavetas Download PDF

Info

Publication number
PT10197U
PT10197U PT1019707U PT1019707U PT10197U PT 10197 U PT10197 U PT 10197U PT 1019707 U PT1019707 U PT 1019707U PT 1019707 U PT1019707 U PT 1019707U PT 10197 U PT10197 U PT 10197U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drawer
profile
slide
coupling
elements
Prior art date
Application number
PT1019707U
Other languages
English (en)
Other versions
PT10197T (pt
Inventor
Jose Maria Seco Jareno
Original Assignee
Jose Maria Seco Jareno
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Maria Seco Jareno filed Critical Jose Maria Seco Jareno
Publication of PT10197T publication Critical patent/PT10197T/pt
Publication of PT10197U publication Critical patent/PT10197U/pt

Links

Landscapes

  • Drawers Of Furniture (AREA)

Abstract

O presente Modelo de Utilidade diz respeito a um dispositivo de guia de corrediça do tipo dos que são montados nas partes laterais das gavetas e elementos associados para gavetas, de modo a permitir o movimento de abertura e de fecho. A guia é constituída por perfis mutuamente acoplados entre si e com possibilidade de efectuar uma deslocação relativa, dos quais um primeiro perfil (1) está preparado para ser fixado na superfície do móvel no qual a gaveta está incorporada, um segundo perfil (3) preparado para ser ligado à parte lateral correspondente (8) da gaveta incorporando cada um deles uma parte de cremalheira (6) (4) e um terceiro perfil (2) concebido para ficar posicionado entre os referidos primeiro e segundo perfis equipado com um carreto (5) que funciona entre as cremalheiras. Os elementos associados incluem meios de fixação regulável do painel dianteiro às partes laterais da gaveta acessíveis a partir do exterior através de uma janela prevista na face interna da parte lateral (8) da gaveta, e meios de fixação do painel traseiro ás partes laterais (8) correspondentes da gaveta, incluindo também meios de acoplamento e de fixação rápida e de possível libertação, localizados entre a corrediça de cada um dos lados e o perfil (8) lateral correspondente a esse lado da gaveta. Incluem igualmente elementos associados à corrediça destinados ao amortecimento do movimento de fecho da gaveta durante a última secção do respectivo percurso.

Description

"DISPOSITIVO DE GUIA DE CORREDIÇA E ELEMENTOS ASSOCIADOS PARA GAVETAS"
Objecto do invento 0 presente invento diz respeito a um dispositivo de de guia de corrediça e aos elementos associados para gavetas e dispõe de caracteristicas essenciais inovadoras e de vantagens significativas em relação aos meios que são conhecidos e utilizados para os mesmos fins no estado actual da técnica.
De um modo mais particular, o invento propõe o desenvolvimento de uma nova guia de corrediça para gavetas, que proporciona caracteristicas substancialmente melhoradas quer do ponto de vista da segurança de utilização quer do ponto de vista da facilidade de montagem e de desmontagem dos elementos que a compõem.
Foi possível obter as caracteristicas vantajosas da guia de corrediça graças a concepção de que foram objecto os 2 elementos mutuamente deslocáveis, conseguida pela incorporação de uma cremalheira dupla entre os referidos elementos, as peças de união que estão encarregadas de realizar a fixação e a retenção dos diversos elementos separáveis da gaveta (painéis dianteiro e traseiro), e também a incorporação de meios de "travagem" que foram montados na gaveta e que estão associados às guias de corrediça, através dos quais se proporciona um amortecimento do movimento no sentido do fecho da gaveta na qual são montadas as guias de corrediça. 0 campo de aplicação do invento está englobado no sector industrial que se dedica ao fabrico de móveis, em especial, de móveis metálicos do tipo dos que dispõem de uma ou mais gavetas.
Antecedentes e descrição sumária do invento
Em geral, todas as pessoas têm conhecimento do efeito inestético que é provocado por um desalinhamento ou um desajuste de qualquer tipo a nivel dos painéis que fecham a parte dianteira das gavetas dos móveis, dos arquivadores ou dos armários com gavetas de qualquer tipo.
Do mesmo modo, é também conhecida a situação prática em que a abertura ou o fecho das gavetas de um móvel do tipo em questão é por vezes um tanto ou quanto difícil, devido ao facto de as guias de corrediça não funcionarem de uma forma tão eficaz quanto seria de esperar, sobretudo nos casos em que a gaveta é utilizada para guardar objectos que têm um certo peso.
Com o objectivo de resolver a primeira dificuldade, há já algum tempo que as gavetas dos móveis começaram a ser equipadas com meios de ajuste que permitem corrigir os desalinhamentos em questão.
Para esse efeito, foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos alguns dispositivos que, em geral, são aplicados nas corrediças e nos meios de engate e que permitem levar a cabo operações de ajuste que facilitam a regulação das partes dianteiras das gavetas em cada situação específica.
Do mesmo modo, os fabricantes de guias de corrediça procederam a introdução de inúmeros melhoramentos nas diferentes concepções, que tendem a conseguir que a deslocação das gavetas durante as operações de abertura e de fecho seja mais fiável, cómoda e segura. 4
Os dispositivos conhecidos, apesar de cumprirem perfeitamente os objectivos de ajuste e de posicionamento para os quais foram desenvolvidos, em geral não costumam ser fáceis de montar nem proporcionam uma utilização cómoda e, normalmente, exigem uma perda de tempo considerável para efectuar a regulação, além da eventual necessidade de se recorrer a um profissional especializado conhecedor do sistema para o manuseamento de dispositivos deste tipo. 0 presente invento destina-se a proporcionar uma guia de corrediça para gavetas, do tipo das que são integradas em móveis metálicos ou outros semelhantes, tendo sido desenvolvida e concebida com o intuito de reunir as caracteristicas vantajosas de fiabilidade e segurança de utilização, de suavidade de deslocação, de ausência de oscilações e, como é óbvio, de aumento da simplicidade no que se refere à montagem e à desmontagem do conjunto, de modo a que as diferentes operações possam ser levadas a cabo num período de tempo mínimo.
Os objectivos referidos foram totalmente atingidos por meio da utilização da guia de corrediça que vai ser objecto da descrição apresentada em seguida e cujas caracteristicas principais se encontram expostas na parte caracterizante da Reivindicação 1. A corrediça objecto do presente invento foi concebida a partir de um conjunto de peças que têm caracteristicas de concepção que permitem atingir plenamente os objectivos de funcionalidade e de aplicação que foram referidos anteriormente. A guia de corrediça é do tipo das que são formadas a partir de três perfis acoplados entre si e mutuamente deslocáveis, dos quais um primeiro perfil está preparado para ser fixado na superfície interior da parede do móvel no qual vai ser incorporado, o segundo perfil destina-se a ser acoplado a parte lateral da gaveta, e o terceiro perfil é destinado a ficar alojado entre os dois primeiros e a servir como elemento de deslocação entre ambos.
Essencialmente, os elementos que são incorporados na guia de corrediça objecto do invento e que permitem melhorar sensivelmente as caracteristicas das guias convencionais, incluem nomeadamente a incorporação de uma cremalheira dupla associada, com a possibilidade de deslocação tanto para o primeiro como para o segundo perfis mencionados, sendo os respectivos recortes dentados orientados numa 6 relação de frente a frente, e estando o perfil intermédio equipado com uma roda dentada ou carreto susceptível de rodar, o qual se encontra engrenado em ambas as partes da cremalheira de modo a permitir um deslizamento relativamente suave e sem hipótese de ocorrência de oscilações indesejadas quando a guia está montada na gaveta.
Do mesmo modo, o invento prevê a incorporação de outros melhoramentos que afectam não só os elementos que se destinam a fixação e a regulação da parte dianteira da gaveta na qual são montadas as guias de corrediça, como também os elementos destinados a permitir realizar a montagem e a fixação do painel traseiro da gaveta.
Desta forma, no que se refere â parte dianteira da gaveta, a ligação entre a guia e o perfil lateral da gaveta é realizada com a ajuda de um gancho associado a esta última e de uma peça complementar encastoada na extremidade dianteira da corrediça, ficando os elementos de sustentação e de fixação da parte dianteira posicionados no interior do perfil lateral da gaveta e sendo possível aceder aos mesmos através de uma janela concebida para esse efeito e localizada na parede externa do perfil lateral da gaveta. 7
No que se refere a parte traseira, a fixação entre a guia e o elemento que forma a parte lateral da gaveta é realizada por meio de uma chaveta com a qual a guia foi equipada e que está acoplada no rebordo de extremidade do alojamento previsto para receber a mesma.
Através desta forma de execução da guia, os meios de fixação do painel traseiro da gaveta podem ser configurados a partir de uma peça de fixação, concebida para acoplar e reter os mesmos na extremidade traseira do perfil lateral da gaveta, e de uma peça complementar que está associada ao painel traseiro e que encaixa na primeira apenas por meio de pressão.
Por último, como elemento adicional que proporciona um melhoramento substancial em comparação com as guias convencionais, foi prevista a incorporação de um meio de "travagem" ou de amortecimento do movimento no sentido de fecho da gaveta, o qual é accionado pela própria corrediça e materializado pela inclusão de um ou mais pistões de amortecimento, de preferência por dois pistões incorporados respectivamente de ambos os lados da gaveta, cujos êmbolos são engatados por batentes pertencentes respectivamente as guias de corrediça de ambos os lados, conseguindo-se deste modo um movimento de fecho da gaveta 8 mais suave e lento e evitando-se pancadas indesejadas que possam decorrer de uma acção brusca sobre a gaveta.
Como se poderá compreender, um modo de realização como o que foi descrito anteriormente permite que as diferentes operações de construção e de montagem do conjunto possam ser realizadas de uma forma cómoda e rápida, obtendo-se uma montagem com caracteristicas incrementadas de fiabilidade e de funcionamento em relação aos conjuntos de corrediça convencionais do estado actual da técnica.
Breve descrição dos desenhos
Estas e outras caracteristicas e vantagens do invento serão compreendidas de forma mais clara a partir da descrição pormenorizada que é apresenta em seguida, de um modo preferencial de realização, apresentado meramente a titulo de exemplo ilustrativo e não limitativo, e fazendo referência aos desenhos anexos, nos quais: A FIG 1 ilustra uma vista esquemática, em perspectiva, de um corte realizado na guia de corrediça objecto do invento; A FIG 2 ilustra uma vista da parte dianteira do perfil 9 lateral de uma gaveta, que está equipada com um gancho de retenção destinado a guia que foi ilustrada na FIG 1;
As FIG 3a e FIG 3b ilustram representações relativas as operações de acoplamento e libertação entre a guia e o gancho de retenção;
As FIG 4a e FIG 4b ilustram representações esquemáticas da fixação traseira entre a guia de corrediça e o perfil lateral da gaveta;
As FIG 5a e FIG 5b ilustram representações dos meios de retenção que estão associados a parte dianteira da gaveta e que se destinam a sustentação e ao ajuste do painel dianteiro da gaveta;
As FIG 6a e FIG 6b ilustram vistas ilustrativas dos elementos de acoplamento e de retenção do painel dianteiro de uma gaveta que está equipada com a guia objecto do invento;
As FIG 7a e FIG 7b ilustram vistas esquemáticas ilustrativas da interacção entre uma corrediça e um pistão de amortecimento do tipo dos que são incorporados na gaveta; e 10 A FIG 8 ilustra uma representação esquemática de uma gaveta, vista pela parte inferior, que está equipada com pistões de amortecimento de ambos os lados.
Descrição de um modo de realização preferencial
Tal como já foi indicado anteriormente, a descrição pormenorizada do modo de realização preferencial do invento vai ser apresentada em seguida, fazendo referência aos desenhos anexos, nos quais são utilizadas as mesmas referências numéricas para designar as partes equivalentes do conjunto da guia de corrediça.
Em primeiro lugar, fazendo referência à execução que é ilustrada na FIG 1, é possível apreciar que a guia de corrediça objecto do invento pertence ao tipo de corrediça convencional que é composta por três perfis acoplados entre si, e entre os quais o primeiro perfil (1) foi concebido para ser fixado nas superfícies laterais internas do móvel, o segundo perfil (3) foi concebido para ser acoplado a parte lateral da gaveta e, situado entre estes dois, o perfil intermédio (2) é susceptível de se deslocar em relação aos referidos primeiro e segundo perfis quando é realizada uma operação de abertura ou de fecho da gaveta.
De acordo com o invento, o perfil intermédio (2) está equipado com um carreto (5) que tem um diâmetro reduzido e que está fixado no mesmo com a possibilidade de rodar, numa posição intermédia, enquanto o primeiro perfil (1) está equipado com um elemento de cremalheira (4), disposto na parte interior e susceptivel de se deslocar numa direcção longitudinal quando é arrastado pelo perfil intermédio (2); de uma forma correspondente, o segundo perfil (3) também inclui uma cremalheira na respectiva face interior, a qual é visivel no pormenor "D" graças a parte de parede que é representada em corte, estando ambas as cremalheiras orientadas numa relação de frente a frente.
Quando a guia está montada, o carreto (5) do perfil intermédio engata em ambas as cremalheiras (4), (6), efectuando uma deslocação totalmente suave e isenta de bloqueios ou de oscilações. A corrediça é complementada por um remate dianteiro constituído por uma peça (7) de retenção, moldada e fabricada num material plástico ou outro semelhante, que é configurada de modo a que possa ser acoplada por pressão na extremidade dianteira aberta do perfil superior (3) da corrediça, e que apresenta em ambas as faces laterais uma parte respectiva delimitada entre dois fins de curso ou formações salientes, estando ambas as faces preparadas para receber o meio de retenção por acoplamento de ambas as partes laterais. 0 primeiro perfil (1) da corrediça tem também incorporada uma peça (14) de batente, que é solidária com a face lateral do referido perfil (1) e que se encontra numa posição próxima da extremidade mais interior da mesma. A peça de batente (14) em questão tem por função actuar sobre os meios de amortecimento que serão descritos posteriormente.
Por outro lado, de acordo com o que é ilustrado nesta mesma FIG 1, foi também representada uma das peças laterais de uma gaveta que é constituída por um perfil lateral que foi assinalado com o número de referência (8) .
Este perfil lateral da gaveta inclui um grupo (9), alojado no respectivo espaço interior a partir da sua extremidade dianteira, por meio do qual são realizadas as 13 operações de regulação e de ajuste da posição do painel de fecho dianteiro da gaveta (não ilustrado), e inclui também um elemento de gancho (10) que foi concebido para ser fixado na base inferior do referido perfil lateral por meio de parafusos (10') e que tem capacidade para se fixar de forma amovível e por pressão no referido remate dianteiro (7), de modo a exercer a correspondente acção de retenção sobre o conjunto da corrediça.
Na parte traseira, cada uma das partes laterais da gaveta (8) inclui uma peça (11) moldada que se destina a ser acoplada a extremidade traseira correspondente da referida parte lateral (8) e a ser fixa na mesma, e que foi concebida de modo a permitir a fixação por meio de deslocação vertical, de cima para baixo, de uma peça metálica (12) que se destina a servir como elemento de suporte e de retenção para o painel traseiro da gaveta (não ilustrado), para efeitos de fixação e de manutenção do referido painel traseiro na respectiva posição do funcionamento correspondente.
Os referidos elementos de suporte do painel traseiro da gaveta serão analisados de forma mais pormenorizada fazendo referência as FIG 6a e FIG 6b dos desenhos anexos. 14
Fazendo referência às FIG 2, FIG 3a e FIG 3b, é possível apreciar melhor a função que é exercida pelo gancho (10), para efeitos de retenção e de libertação do conjunto da corrediça em relação ao perfil lateral (8) da gaveta.
Na FIG 2 pode ver-se o gancho (10) acima referido, que está fixado na extremidade dianteira do elemento lateral (8) de formação da gaveta e que está preparado para exercer a respectiva função de retenção.
Por um lado, a FIG 3a ilustra um pormenor no qual se representa o referido gancho na sua respectiva posição de funcionamento, ou seja, estando acoplado à peça (7) de remate dianteiro e envolvendo as partes de ambas as faces que foram moldadas para esse efeito.
Por outro lado, o pormenor que é representado na FIG 3b ilustra a separação de ambas as peças, para a qual bastou simplesmente exercer uma tracção suficiente sobre ambas as peças, no sentido contrário ao sentido de acoplamento.
Como se poderá compreender, poderá repetir-se o acoplamento na altura que se quiser, sendo proporcionadas iguais garantias de eficácia de retenção. 15
No que se refere às FIG 4a e FIG 4b, estas ilustram também pormenores correspondentes ao acoplamento e à retenção entre a corrediça e o perfil (8) desse mesmo lado da gaveta, sendo a referida retenção facilitada pela inclusão de uma aleta (13) formada junto a extremidade traseira do perfil (3) da corrediça e ligeiramente elevada em relação ao plano superficial da face do referido perfil na qual foi formada, de modo a deixar um espaço que permite alojar o rebordo traseiro da parte lateral (8) da gaveta. A FIG 4b ilustra ambos os elementos acoplados e retidos entre si, sendo suficiente exercer uma ligeira tracção no sentido oposto de modo a proceder à separação dos mesmos. A operação completa de acoplamento entre a corrediça e a parte lateral (8) da gaveta é realizada através da fixação, em primeiro lugar, da extremidade traseira por meio da aleta (13) e, em seguida, através do acoplamento da extremidade dianteira por meio da colaboração entre o gancho (10) e a peça (7) de remate dianteiro da corrediça.
No que se refere as FIG 5a e FIG 5b, é possível apreciar que as mesmas contêm o grupo encarregado de proporcionar os meios que se destinam a fixação regulável do painel 16 dianteiro da gaveta, estando incluídos nesse grupo todos os elementos necessários para realizar os diferentes ajustes da posição final do referido painel dianteiro, de modo a conseguir um posicionamento que seja adequado para a estética pretendida.
Tal como acontece no caso dos dispositivos convencionais, o grupo (9) em questão inclui meios que permitem regular a parte dianteira da gaveta de acordo com os diferentes planos mas, ao contrário dos que são conhecidos, este grupo foi concebido de modo a simplificar substancialmente as operações de encastoar e de libertar e, ao mesmo tempo, a garantir que o acoplamento seja extremamente eficaz e seguro.
Em primeiro lugar, fazendo referência a FIG 5a ilustrada nos desenhos, pode constatar-se que o referido grupo (9) de fixação do painel dianteiro da gaveta é composto por várias peças, de entre as quais se distingue uma peça (15), que tem a função de suporte do painel dianteiro em questão e que é fabricada de modo a poder ser acoplada ao elemento de retenção, o qual consiste num disco (16) que dispõe de uma formação de engates na respectiva periferia. 17 0 suporte (15) dispõe de uma face dianteira plana, destinada a ficar apoiada na superfície correspondente do painel dianteiro da gaveta (não ilustrado) e a ser fixada ao mesmo com a ajuda de parafusos que passam através de orifícios de passagem (15a) (consultar a FIG 5b), de um modo convencional, dispondo a parte oposta de uma parte projectada (15b), que tem um interior oco e que constitui o meio de retenção efectiva por meio da recepção, no seu interior, do engate periférico do referido disco (16), dispondo, para esse efeito, o disco de uma ranhura em cruz (17) que permite que o disco seja accionado a partir do exterior, com a ajuda de uma chave de parafusos ou de outra ferramenta semelhante, e contra a acção de uma mola (18) .
Além disso, a peça de suporte (15) está também equipada com um parafuso (19) disposto numa posição centrada, que pode ser accionado a partir do exterior e que se destina a efectuar a regulação no plano horizontal, enquanto a peça de base do grupo (9) está equipada com um excêntrico (20), que também pode ser accionado a partir do exterior e que se mantém alojado numa abertura existente no suporte contrário (21), cujo accionamento confere um movimento vertical ao referido suporte contrário (21) que é transferido para o suporte (15), permitindo, deste 18 modo, efectuar a regulação em altura da parte dianteira da gaveta. 0 aperto de um parafuso adicional (22), que se encontra enroscado na peça de base do grupo (9), garante a posição escolhida para o suporte contrário (21) e, deste modo, a posição em altura pretendida para a parte dianteira da gaveta.
Na FIG 5a é possível ver as diferentes peças do grupo (9) na sua condição de mutuamente acopladas, ou seja, na posição que irão ocupar quando este estiver a ser utilizado para efectuar a retenção e a manutenção da posição da parte dianteira de uma gaveta, com o suporte dianteiro (15) fixado na posição em questão.
Por outro lado, a FIG 5b ilustra o desengate do suporte dianteiro (15) em relação ao resto do grupo de retenção (9), em que as setas "fi" e indicam as acções que devem ser realizadas para efectuar o desengate, ou seja, uma acção sobre o disco (16), no sentido indicado pela seta "fl", por meio da utilização de uma ferramenta adequada como, por exemplo, uma chave de parafusos, que será aplicada na ranhura em cruz "17" até que se obtenha a libertação do suporte dianteiro (15), e uma acção de 19 tracção, no sentido indicado pela seta para obter a separação efectiva do referido suporte.
No que se refere as FIG 6a e FIG 6b, são ilustradas de forma mais pormenorizada as peças que são utilizadas para proceder à fixação do painel traseiro (não ilustrado) da gaveta nas peças (8) que formam as partes laterais da referida gaveta.
Como se pode observar na FIG 6a, foi previsto o fabrico de uma peça moldada (11), configurada e dimensionada de tal modo que permite que seja alojada no interior do perfil lateral (8) da gaveta, através da extremidade traseira desta última. 0 acoplamento é realizado simplesmente por meio de pressão, sendo a peça depois fixada na respectiva posição com a ajuda de parafusos (11a) que passam através da base inferior do referido perfil lateral (8). O elemento (12) de suporte da gaveta é configurado de modo a ser acoplado a referida peça moldada (11), por meio do alojamento nas calhas existentes nesta última e previstas para esse efeito, através de um simples movimento descendente que é assinalado pela seta
.\'.V.V.V.S\NNN\V.V.'.V 20 A união entre a peça de suporte (12) e o painel traseiro correspondente é realizada com a ajuda de parafusos, de um modo convencional, tendo sido equipada, para esse efeito, a peça (12) em questão com orifícios de passagem (12a) . A FIG 6b ilustra a peça (12) de suporte traseiro já acoplada a peça moldada (11), estando ambas as peças preparadas para ser introduzidas na extremidade traseira do perfil lateral (8) da gaveta.
Quando as referidas peças (11), (12) se encontram na condição de encastoadas que é ilustrada na FIG 6b, a manutenção da união é garantida por meio de uma lingueta de fixação (23) que está formada na peça moldada e que está disposta de modo a encaixar num entalhe (24) existente na referida peça de suporte traseiro (12). A separação de ambas as peças exige que se proceda ao desengate prévio da referida lingueta (23) do referido entalhe (24).
Fazendo referência as FIG 7a e FIG 7b, foram ilustrados os meios com os quais se proporciona uma outra das características inerentes ao presente invento, que 21 consiste na capacidade de garantir um movimento de fecho da gaveta que seja amortecido e que não ocasione pancadas ou movimentos bruscos que possam ser mais ou menos prejudiciais para o mesmo.
Trata-se da incorporação de meios de travagem ou suavização do referido movimento de fecho e que afectam a parte final do movimento, ou seja, a última secção percorrida pela gaveta quando esta é submetida a uma acção de fecho voluntária ou acidental.
Os meios em questão são implementados através de um pistão de amortecimento que é identificado nas FIG 7a e FIG 7b através do número de referência (25) e que está montado num ou em ambos os lados da face inferior da gaveta (26), numa posição adjacente a (s) guia(s) respectiva(s) desse lado ou de cada um dos lados. 0 êmbolo do pistão é susceptivel de se deslocar ao longo de uma secção que determina um trilho que é materializado através da existência de uma fenda (27), realizada de modo a proporcionar uma acção de guia para uma peça (28) que se encontra acoplada de forma rotativa a extremidade do êmbolo do pistão. 22 A fenda tem uma parte curva no fim da secção.
Por outro lado, a peça rotativa (28) que está acoplada a extremidade do êmbolo ocupa uma posição susceptivel de ficar de frente para o batente (14) da corrediça, consoante se desloque este último ao longo da sua secção, e apresenta no lado que fica de frente para o referido batente um alojamento que está dimensionado de modo a admitir o alojamento deste último quando atinge a posição da peça oscila (28) .
Esta configuração permite que, através do movimento da gaveta, o batente engate na peça que oscila (28) ou se liberte da mesma, tal como é ilustrado nas FIG.
Com efeito, a FIG 7a ilustra a condição em que o batente (14) se encontra encaixado no alojamento da peça oscilante (28) e, por consequência, confere a esta última uma deslocação ao longo do percurso de secção proporcionado pela fenda (27), quando se desloca a gaveta no sentido de abertura ou de fecho.
Durante o movimento de abertura, o batente (14) arrasta o êmbolo do pistão (25) por meio da peça oscilante (28), no sentido da sua extensão, até que a referida peça alcance 23 a extremidade curva da fenda (27) e rode até a posição em que está ilustrada na FIG 7b; nessas condições, o batente (14) fica livre do respectivo acoplamento com a peça oscilante (28) e, por consequência, pode continuar a deslocar-se em conjunto com a corrediça, quando se abre a qaveta, apesar de o êmbolo do pistão e, juntamente com este, a peça oscilante (28), terem chegado as fim do respectivo percurso.
Durante a operação de fecho, é produzida justamente a acção contrária, ou seja, quando o batente (14) chega a posição da peça oscilante (28), empurra a mesma em direcção ao interior, ao longo do percurso da fenda (27) correspondente a última secção percorrida pela gaveta durante a acção de fecho, estando já acoplado no interior do alojamento da peça oscilamte (28), tal como está ilustrado na FIG 7a, no sentido contrário ao da acção do pistão (25), produzindo-se o repetido efeito de amortecimento do movimento ao longo dessa última secção do movimento de fecho.
Deste modo, evita-se que ocorram as pancadas ou os movimentos bruscos na parte final do fecho da gaveta, tal como já foi referido nos parágrafos anteriores. 24
Por último, a FIG 8 consiste numa representação esquematizada de uma gaveta (26), na qual foi prevista a incorporação de dois pistões (25) com um efeito amortecedor, tal como já foi explicado anteriormente. A representação tem como único objectivo a ilustração da posição prevista para a fixação dos pistões (25) na face inferior da base ou do fundo da referida gaveta.
Apesar de serem ilustrados dois pistões, o número dos mesmos poderá variar, em função de cada aplicação especifica. LISBOA, 10 de JANEIRO de 2007

Claims (2)

  1. DISPOSITIVO DE GUIA DE CORREDIÇA E ELEMENTOS ASSOCIADOS PARA GAVETAS, sendo a guia de corrediça do tipo das que são montadas nas partes laterais das gavetas, de modo a permitir o movimento de abertura e de fecho destas últimas e sendo constituída por perfis mutuamente acoplados entre si e com possibilidade de efectuar uma deslocação relativa, dos quais um primeiro perfil (1) está preparado para ser fixado na superfície do móvel no qual a gaveta está incorporada, um segundo perfil (3) está preparado para ser ligado a parte lateral correspondente (8) da gaveta e um terceiro perfil (2) foi concebido para ser posicionado entre os referidos primeiro e segundo perfis, e em que os elementos associados incluem meios de fixação regulável do painel dianteiro as partes laterais da gaveta e sendo os meios de regulação em questão acessíveis a partir do exterior através de uma janela prevista na face interna da parte lateral (8) da gaveta, e em que, além disso, os referidos elementos associados incluem também meios de fixação do painel traseiro as partes laterais (8) correspondentes da gaveta, caracterizado 2 por incluir também meios de acoplamento e de fixação rápida com possibilidade de libertação, localizados entre a corrediça de cada um dos lados e o perfil (8) lateral correspondente a esse lado da gaveta; por incluir elementos associados e destinados à regulação da posição do painel dianteiro da gaveta; por incluir elementos associados e destinados ao acoplamento rápido e â retenção com a possibilidade de libertação, entre o painel traseiro da gaveta e os perfis (8) de cada um dos lados; e por incluir elementos associados a corrediça e destinados ao amortecimento do movimento de fecho da gaveta durante a última secção do respectivo percurso. DISPOSITIVO, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por ambos os perfis superior e inferior ((3),(1)) da corrediça incorporarem, cada um deles, uma parte de cremalheira (6 ,(4)), deslocável, estando posicionados numa relação de frente a frente mútuo, enquanto o perfil (2) de posicionamento intermédio da corrediça está equipado com um carreto rotativo (5), disposto numa posição intermédia e voltado de frente para ambas as cremalheiras ((6),(4)), nas quais engrena proporcionando uma deslocação da gaveta livre de oscilações. DISPOSITIVO, de acordo com a Reivindicação 1 ou 2, caracterizado por os meios de fixação rápida e de retenção com possibilidade de libertação, localizados entre a corrediça de cada um dos lados e o perfil lateral(8) do lado respectivo da gaveta serem constituídos, na parte dianteira, pela existência de um elemento de gancho (10) que está fixado por meio de parafusos (10') a face inferior de cada uma das partes laterais (8) da gaveta, nas proximidades da respectiva extremidade correspondente, em colaboração com uma peça (7) moldada, configurada e dimensionada de modo a poder ser acoplada a extremidade respectiva do perfil superior (3) da guia de corrediça, numa posição de frente a frente em relação ao referido gancho (10), no qual é acoplada por pressão e de forma extraível; por, na parte traseira, o referido perfil superior (3) da guia de corrediça apresentar uma aleta (13) que está ligeiramente elevada em relação ao plano superficial da peça a partir da qual emerge, deixando um espaço suficiente para admitir o alojamento da extremidade da parede inferior do perfil lateral (8) da gaveta, antes que ocorra o 4 acoplamento entre o gancho (10) e a peça de remate dianteiro (7 ) da parte dianteira; e caracterizado também por o perfil inferior (1) da corrediça incluir, além disso, uma peça de batente (14) que está fixada ao perfil nas proximidades da respectiva extremidade interna, na face anterior que se encontra voltada de frente para a gaveta, e que está equipada com meios de accionamento dos referidos meios de amortecimento. DISPOSITIVO, de acordo com uma ou mais das Reivindicação 1 a 3, caracterizado por os meios de regulação do posicionamento do painel dianteiro da gaveta incluírem um grupo (9) que é susceptível de ser alojado de forma convencional no espaço interior do perfil (8) lateral da gaveta, distinguindo-se, nesse grupo, uma peça (15) de suporte e de retenção do painel dianteiro, a qual está equipada com um parafuso (19) ao qual se pode aceder lateralmente para efectuar a regulação no plano horizontal, mas que na parte traseira dispõe de uma zona projectada (15b) que é oca no interior e que está preparada para permitir, na condição de acoplamento, o alojamento de um engate associado a periferia de um disco rotativo 5 (16) contra uma mola (18), através da aplicação de um esforço numa fenda em cruz (17), incluindo o referido grupo (9) um suporte contrário (21) que está montado na peça de base e que está equipado com uma abertura na qual se encontra alojado um excêntrico que pode ser accionado a partir do exterior de modo a determinar a regulação em altura, ou seja, no plano vertical, e cuja posição seleccionada pode ser fixada e mantida através do aperto de um parafuso adicional (22) que se encontra alojado num entalhe do referido suporte contrário (21) e que actua sobre a superfície deste último. DISPOSITIVO, de acordo com uma ou mais das Reivindicações de 1 a 4, caracterizado por os meios associados e destinados a fixação com possibilidade de libertação do painel traseiro da gaveta incluírem uma peça moldada (11), que foi desenhada e dimensionada de modo a ser alojada no interior de cada um dos perfis laterais (8) da gaveta, a partir da respectiva extremidade traseira, onde é fixada com a ajuda de parafusos (11a), estando configurada de modo a apresentar formações internas de guia para uma peça complementar (12) de suporte traseiro, a qual é susceptível de ser acoplada por pressão com a primeira, por meio de deslizamento através 6 das referidas formações de guia da mencionada peça moldada (11), e na qual a retenção com possibilidade de libertação entre as referidas peças moldada (11) e de suporte (12) do painel traseiro é proporcionada por uma lingueta (23) formada na peça moldada (11), numa posição tal que fica alojada num entalhe (24) existente na peça de suporte traseiro (12) quando ambas estão na condição de acoplamento mútuo.
  2. 6. DISPOSITIVO, de acordo com uma ou mais das Reivindicação 1 a 5, caracterizado por os elementos associados de amortecimento do movimento de fecho incluírem a incorporação de um ou mais pistões (25) de amortecimento do movimento de fecho da gaveta na última secção do seu percurso, estando os referidos pistões situados junto aos rebordos laterais da face inferior da gaveta (26), em posições adjacentes à corrediça desse mesmo lado, e apresentado cada um dos pistões uma haste em cuja extremidade livre foi ligada uma peça rotativa de acoplamento (28), que foi configurada de modo a apresentar um alojamento no qual é introduzido e alojado o batente(14) da corrediça quando este atinge a posição da referida peça rotativa de acoplamento (28) durante os 7 movimentos de abertura e de fecho, sendo a referida peça rotativa (28) guiada na sua deslocação por meio de uma fenda (27) que tem um comprimento adequado ao percurso do êmbolo apresentando a referida fenda (27) uma parte de extremidade curva que obriga a rotação da referida peça de acoplamento (28) com a consequente libertação do batente (14) da corrediça durante o movimento de abertura da gaveta. LISBOA, 10 de JANEIRO de 2007
PT1019707U 2006-04-17 2007-01-18 Dispositivo de guia de corrediça e elementos associados para gavetas PT10197U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES200600879U ES1062742Y (es) 2006-04-17 2006-04-17 Disposicion de guia corredera y elementos asociados para cajones

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT10197T PT10197T (pt) 2007-07-31
PT10197U true PT10197U (pt) 2007-11-06

Family

ID=36676807

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT1019707U PT10197U (pt) 2006-04-17 2007-01-18 Dispositivo de guia de corrediça e elementos associados para gavetas

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES1062742Y (pt)
PT (1) PT10197U (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2334191B1 (es) * 2007-09-27 2011-01-28 Emuca, S.A. Estructura regulable de cajon para muebles.
ES1076855Y (es) * 2012-04-16 2012-07-27 Santos Cocina Y Bano S L Mueble.

Also Published As

Publication number Publication date
ES1062742U (es) 2006-07-16
ES1062742Y (es) 2006-10-16
PT10197T (pt) 2007-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2693398C (en) Self closing mechanism for drawer slides
EP2262397B1 (en) Device for opening and closing a movable part of a furniture unit
US9708844B2 (en) Sliding door closing device
JP5985506B2 (ja) 引出しの連結デバイス
ES2248188T3 (es) Dispositivo de desaceleracion de cierre para porciones deslizantes de piezas de muebles.
JP5420633B2 (ja) 家具部に可動状態で支持されている家具部ロック用の固定装置
PT2150151E (pt) Dispositivo para assegurar um final suave do movimento de abertura de uma gaveta
US20100320888A1 (en) Lockable ejector device for a furniture part movably supported in piece of furniture
EP3224441B1 (en) A damping or return device for sliding door leaves or for drawers
EP2060720A2 (en) Controlled closure system for sliding furniture elements
JP2006299578A (ja) 引戸又は引出しの引込み装置
BR112017009638B1 (pt) Dispositivo de amortecimento ou retorno para painéis de porta deslizantes ou para gavetas
JP2018514668A (ja) 移動可能な家具部品用の排出デバイス
PT93433A (pt) Movel com portas embutidas
US9149117B2 (en) Tool cabinet drawer and latching mechanism
PT10197U (pt) Dispositivo de guia de corrediça e elementos associados para gavetas
PT10720T (pt) Dispositivo de abertura e conjunto de porta incorporando o dispositivo
JP2016510370A5 (pt)
JP2016510370A (ja) ガイドレールを介して誘導方向に家具部品を誘導するための走行部、および家具用建具
PT1770232E (pt) Dispositivo de controlo anti-pânico para portas
JP2018172881A (ja) 引込み装置用トリガーピンの取付け構造
RU85534U1 (ru) Устройство для торможения движения открывания и закрывания раздвижных дверок в конце хода, в частности дверок мебели
JP5576255B2 (ja) 開閉体閉止装置
CN219754301U (zh) 一种智能锁
KR102600550B1 (ko) 욕실수납장용 슬라이딩장치

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 20070322

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20071024

MM4K Annulment or lapse (granted utility model)

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20130718