PT101797B - Artigos absorventes descartaveis com sistema de fixacao adesivo reutilizavel - Google Patents

Artigos absorventes descartaveis com sistema de fixacao adesivo reutilizavel Download PDF

Info

Publication number
PT101797B
PT101797B PT101797A PT10179795A PT101797B PT 101797 B PT101797 B PT 101797B PT 101797 A PT101797 A PT 101797A PT 10179795 A PT10179795 A PT 10179795A PT 101797 B PT101797 B PT 101797B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
adhesive
absorbent article
backsheet
article according
tape
Prior art date
Application number
PT101797A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101797A (pt
Inventor
Ted Lee Blaney
Mary Elizabeth Priem Chisholm
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT101797A publication Critical patent/PT101797A/pt
Publication of PT101797B publication Critical patent/PT101797B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/56Supporting or fastening means
    • A61F13/58Adhesive tab fastener elements

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Adhesive Tapes (AREA)

Description

Descrição ARTIGOS ABSORVENTES DESCARTÃVEIS COM SISTEMA DE FIXAÇÃO ADESIVO REUTILI 7ÁVFT ÂMBITO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a sis temas de fixação adesivos para artigos absorventes descartáveis, como fraldas de bebé ou cuecas para adultos incontinentes, e, mais concretamente, a um sistema de ligação adesivo rectilizável que se liga facilmente, mantém-se de for ma segura, sendo facilmente reaberto e reajustado sem que se rasgue o membro de recepçãomesmo se este compreender uma'folha trazeira de película de polietileno de baixo calibre sem qualquer reforço para resistência ao rasgar.
Mod. 71 · 30.000 o. · 90/0«
ORIGENS DA INVENÇÃO
São bem conhecidos no ramo e vendidos em grande escala no mercado os artigos absorventes descartáveis, como fraldas de bébés ou cuecas para adultos incontinentes. Muitas das fraldas ou cuecas à venda no mercado compreendem um sistema de ligação de fita adesiva para se gurar os artigos num bébé ou num adulto incontinente. A ac_ tuação do sistema de fixação representa um elemento-chave para a funcionalidade de tais artigos, contribuindo, assim, para o sucesso comercial dos artigos absorventes que têm sistemas de fixação de fita adesiva incorporados.
Isto reflecte-se na grande quantidade ,de referências respeitantes a artigos absorventes, descarta veis com sistemas de fixação adesivos. Em particular, os sistemas de fixação adesivos que permitem que o artigo absorvente seja aberto e voltado a fechar de forma a conferir seé , ou não, a altura para se proceder à sua troca, várias vezes referidos como sistemas reutilizáveis, têm chamado muito a atensão no ramo.
design dos sistemas de fixação ade
65-387
Case 4516
MO 4. /1 · AJ.IAJU o a. · ru/uc sivos para artigos absorventes descartáveis concentra-se em dois critérios principais que, normalmente, se opõem um ao outro: segurança de ligação adesiva e capacidade de reutilização. 0 objectivo de tais sistemas de fixação adesivos é obter simultaneamente segurança de ligação adesiva forte (uma ligçaão que se mantém durante a utilização) e a remoção não destrutiva das fitas por questões de reutilização. Crê-se, em geral, que a força de puxar de uma fita adesiva sensível à pressão a partir de um substrato é um dos factores mais importantes na determinação de como um sistema de fixação adesivo age de facto durante o uso. Esta força mostra que as forças mais elevadas melhoram a segurança de li_ gação do sistema de fixação, embora o tornem mais difícil de remover sem que se rasgue o membro de recepção. Assim, as soluções mais antigas para facultar um sistema de fixação adesivo melhorado visavam uma ponderação da força de puxar por forma a optimizar a segurança de ligação e a capacidade de reutilização. Uma das áreas-alvo era o ajustamento das propriedades dos elementos do sistema de ligação adesivo. Em particular, a resistência à tracção (resistência â ruptura) do membro de recepção, normalmente a folha traseira não reforçada do artigo absorvente, era melhorada de formaa que a folha traseira pudesse suportar cargas de tracção elevadas causadas pela remoção da fita. Contudo, tais folhas traseiras tendial a ser rígidas, barulhentas, caras e mais onerosas em recursos materiais e no ambiente (requerendo mais materiais). Inversamente, as propriedades de fita eram ajustados para aumentar a área de contacto e diminuir a força de puxar de modo a que não se excedesse a resistência da folha traseira. Estes sistemas eram caros, inconvenientes e tinham^uma segurança de ligação baixa face a qualquer aplicação de pressão baixa. Quando se começou a exigir sistemas de fixação adesivos de segurança de ligação mais elevada que fossem ao encontro das condições de uso dos arti2
65.387
Case 4516
Mod. ?l · 20.000 <<. 20)08 gos absorventes, teve que se adicionar uma resistência adicional à folha traseira para evitar que se rasgasse. Esta resistência adicional foi conferida à folha traseira ao aumentar-se a sua espessura e/ou reforçando-a por exemplo ao laminar-se os materiais adicionais para o interior ou exterior da folha traseira na área de ligação.
Reportemo-nos, por exemplo, às patentes EUA 3 875 621 e 3 931 666 em que cada uma descreve fitas· adesivas para fraldas que facultam capacidade de reutilização· ao transferirem uma fita—alvo para a folha traseira, evitando, desta forma, a destruição da folha traseira, quan do se tira a fita e facultando uma superfície - alvo para a sua reutilização. Nas patentes EUA 3 950 824, 4 067 337 e 4 769 283, obtém-se capacidade de reutilização ao facultar superfícies adesivas particulares, seleccionar materiais adesivos particulares, subdividir a superfície adesiva em pequenas áreas ou usar diferentes materiais adesivos em diferentes porções da superfície de fita adesiva. Todas estas tentativas de se conseguir uma capacidade de reutilização resultaram num custo e numa complexidade adicionais, no fabrico dos artigos e, alguns tornaram também o uso mais complicado por parte dos utilizadores.
As Patentes eua 4 237 889, 4 389 212 e 4 769 283 descrevem materiais de suporte de fita e designs” de suporte de fita melhorados. Estas melhorias ten tavam reduzir o falhanço do suporte da fita facultando uma elasticidade transversal ou uma flexibilidade e macieza melhoradas no materiald e suporte de fita.
As patentes EUA 3 867 940, 4 296 750 e 4 983 174 são dirigidas ao reforço da folha traseira de modo a evitar o rasgar da folha traseira aquando da abertura do sistema de fixação adesivo. Em particular, descreveu-se e verificou-se grande utilização especialmente
65.387
Case 4516
/ em fraldas de bébé , um revestimento de uma desivo fundido a quente na folha traseira, bem como a aplicação de uma camada adicional de um material de película para reforçar a folha traseira. Esta solução faculta sistemas de fixação adesivos reutilizáveis simplificados para o utilizador em relação ao tipo de fita-alvo dos sistemas de fixação, uma vez que se pode usar um pedaço- simples de fita reutilizável de resistência adeisva elevada sem se destruir o material de folha traseira. Contudo, estes sistemas aumentam a complexidade de fabrico, o custo do artigo e os custos para o ambiente aquando do descarte dos artigos contendo os mate riais de reforço extra.
Κ/Μ ·· OOOOÍ · ΙΖ
As patentes EUA 4 655 761, 4 743 242 e 4 880 422 referem parte dos problemas acima reforçando os sistemas através do facultar de folhas traseiras capazes de aceitar fitas adesivas sem áreas de reforço. Estas referências centram-se no fortalecimento do material de folha traseira ao seleccionar composições de material de película de polímero ou padrões de gravação, contudo, de forma a manter a função primária da fita adesiva, nomeadamente a aderencia segura à folha.traseira do artigo descartável, estes sistemas requerem valores de força de puxar a fita ele_ vados, comprometendo, dessa forma,, a capacidade de reutilização da fita com a probabilidade reforçada de destruição da folha traseira. Além disso, a problema da segurança de ligação é agravado através da gravação profunda (isto é, mais de 50 microns) da folha traseira, o que reduz a área de contacto adesivo disponível.
As patentes EUA 4 540 415 e 4 728 325 descrevem composições adesivas especiais ou composições de película de polímero para folhas traseiras para facultar capacidade de reutilização. Contudo, a sua acção técnica, económica e/ou ecológica não tem até agora resultado
65.387
Case 4516
MoJ. /1 · 20.000 ·«. · 90/0β em disDoniblidade comercial de distemas de fixação de fita adesiva reutilizável de baixo custo.
Em geral, todos os sistemas de fixação adesivos para artigos absorventes descartáveis procuraram as exigências técnicas respectivas de capacidade de reutilização, a sensibilidade à contaminação, a aderência inicial e a resistência de ligação de longo termo com requisitos económicos, ecológicos e de conveniência. Contudo, enhum dos sitemas de fixação adesivos existentes no mercado é actualmente capaz de ir ao encontro de todas as exisgênias e requisitos. A acção técnica essencial de sistemas de fixação de fitas adesivas agressivas nas folhas traseiras com áreas de reforço caras ou sistemas de fita adesiva multi-camada com fitas-alvo transferíveis com uma aceitação de consumo baixa devido à sua complexidade. Estes sistemas são particularmente inadequados para cuecas para adultos incontinentes, onde os custos de tais sistemas complexos são muito maiores, uma vez que tais coecas são muito maiores e a gama das dimensões físicas do utilizador é maior requerendo membros de recepção de área superior para facultar ajustabilidade. Além disso, as recentes preocupações' ambientais ditaram o uso de menos material. Contudo, os sistemas de ligação adesivos de pouco consumo de material e de baixo custo, simples; não podem existir sem que isso implique comprometer a segurança de ligação ou capacidade de reutilização.
Assim, é umobjecto desta invenção facultar um sistema de fixação adesivo com uma segurança de ligação ^écnica essencial a uma acção de fixação ao mesmo tempo que se faculta capacidade de reutilização sem se rasgar o membro de recepção.
É ainda objecto desta invenção, reduzir ou manter a quantidade de materiais usada na constru5
65.387
Case 4516 ção do sistema adesivo, facultando, desse modo, artigos absorventes descartáveis ecologica e economicamente aceitáveis .
Um outro objecto desta invenção é facultar uma segurança de ligação superior e uma capacidade de reutilização superior quando o membro de recepção é uma folha traseira reforçada.
so/m - >· ooo ot · tz
Um objecto adicional desta invenção é facultar artigos absorventes descartáveis com um sistema de fixação adesivo reutilizável de baixo custo, usando apenas a folha traseira de baixo calibre como membro de recepção.
Ainda um outro objecto desta invenção é facultar umas cuecas para incontinentes ou uma fralda para bebé usando os sistemas de fixação de fita adesiva reutilizáveis de acordo com a presente invenção.
Estes e outros objectos da presente in venção tornar-se-ão mais claros, quando tipos em referência com a seguinte descrição e quando tidos em ligação com as gravuras anexas 25
RESUMO DA INVENÇÃO
Segundo esta invenção, um artigo absorvente descartável tal como uma fralda de bebé ou umas cuecas para adultos incontinentes é munido com um sistema de ligação adesivo reutilizável. 0 sistema de ligação deve compreender um par de fitas de ligação, cada umcom uma superfície adesiva, que, durante o uso, é feita aderir a um membro de recepção'“tendo uma superfície de aderência que pode compre ender apenas a folha traseira do artigo absorvente descartável sem qualquer reforço para resistência contra o rasgar ou pode compreender uma folha traseira reforçada. Em par30
65-387
Case 4516 ro/N · ·· ow oí π ticular, esta invenção faculta um sistema de fixação de fita adesiva que se liga facilmente, mantém-se seguro e é reutilizável (isto é, delaminagem e re-aderência do adesivo da fita de ligação à folha traseira sem estragar a folha traseira).
Esta invenção melhora a segurança de ligação ao mesmo tempo que torna mais fácil a remoção de uma folha traseira polietileno de baixo calibre sem rasgar através de uma optimização cuidada das propriedades da fita de ligação e do membro de recepção (folha traseira). Estas propriedades são optimizadas e medidas através de técnicas e métodos de avaliação que são muito mais predictivos dos atributos chave da acção do consumo de tais sistemas de fixação adesivos. Em particular, ao combinar as propriedades físicas das fitas, os seus materiais de apoio e o membro de recepção (folha traseira), o sistema de fixação adesivo pode dar a capacidade de reutilização desejada sem materiais ou partes de reforço extras sem que se sacrifique a segurança da ligação.
melhor teste para se ver como a liga çãõt adesiva se comporta quando está sob tensão de uso numa fralda e que melhor simula uma vasta gama de variáveis de design, ambientais e de consumo é o teste de tensão de· corte. Este teste mede durante quanto tempo uma liga adesiva pode manter-se contra uma dada tensão durante uma tensão de corte. Os resultados de teste de tensão de corte modificado eme ondições típicas mostram uam correlação muito boa com a acção de uso do consumidor. Assim, chegou-se à conclusão que o sistema de fixação adesivo deve ter um Tempo Padrão de Tensão de Corte superior a cerca de 155 minutos por centímetro quadrado 1000 minutos por polegada quadrada), log (TTC) de 3,0 em condições de teste padrão, e um Tempo de Tensão de Corte Modificado superior
65-387
Case 4516 r» t ,Q a cerca de 77,5 minutos por centímetro quadrado(500 minutos por polegada quadrada), log (TTCM) de 2,7, em condições de teste modificadas tal como de seguida se descreve.
Num outro aspecto da invenção, a segurança de ligação e a capacidade de reutilização podem ser reforçadas através do facultar de um membro de recepção· com certas caracteristicas de superfície definidas. A superfície de aderência do membro de recepção é texturada de modo a ter uma aspereza de superfície com uma Profundidade de Nivelamento Média, entre cerca de 2 microns e cerca de 20 microns. Estas caracteristicas de superfície facultam uma segurança de ligação do sistema de fixação adesivo.
• iz
Há dois mecanismos de falha de fita que têm algumas variáveis em comum e várias diferenças de variáveis importantes. Os dois mecanismos de falha são: frisamento, que é o escoamento muito lento do adesivo sob tensão que faz com que o adesivo fique livre da superfície de aderência do membro de recepção; e a propagação da fractura, que resulta quando o desenvolvimento da tensão inicia uma fractura que se propaga rapidamente ao longo da interface do membro adesivo / recepção até que a energia de tensão se esgota. Os testes de tensão de corte relatam a falha através de qualquer um dos mecanismos. As superfícies de substrato áspero e os adesivos macios (amorfos escoáveis) tendem a promover uma falha de frisamento, enquanto as superfícies de substrato macio e os adesivos duros (cristalinos) tendem a promover falhas de propagação de fractura. Qualquer um dos mecanismos contribui para a falha durante o uso dos sistemas de fixação adesivos nos artigos absorventes descartáveis, sendo melhor evitados através do equilíbrio entre as propriedades do adesivo e do substrato que contribuem para estes mecanismos de falha .
65.387
Case 4516
Mod. 71 · 20.000 «>.. yo/oe
Assim, num outro aspecto desta invenção, as propriedades da fita (adesivo) e do membro de recepção são combinadas para minimizar estes mecanismos de f alha.
Quando o sistema de fixação é submetido a condições de tensão devido aos movimentos do utilizador durante o uso, a fita e o membro de recepção esticam sob·· a carga. Se houver uma diferença muito grande nas propriedades de alongamento, a tensão é, então, transferida para ligação adesiva, o que pode provocar forças de puxar, o que causa uma falha prematura da ligação adesiva. Se a fita e o membro de recepção tiverem uma alongação ou propriedades de esticamento semelhantes, então, a tensão, transferida para a ligação adesiva é minimizada e a ligação tende a fi car num modo de tensão de corte da falha que é mais forte. Assim, nesta invenção, verificou-se que o Módulo de Young (módulo de elasticidade) do membro de recepção deve ser aumentado para se assemelhar mais ao módulo de elasticidade da fita (num factor de pelo menos cerca de 2 ou 3). Por essa razão, o membro de recepção, a folha traseira, deve ter um Módulo de Young (módulo de elasticidade) superior a cerca de 175 N/mm , por- forma a suportar uma tensão maior face a uma alongação maior.
A agressividade adesiva (rápida aderên cia) para com o membro de recepção determina a resistência de ligação do sistema de fixação face a pressões de aplicação ligeiras. Esta agressividade tem que ser controlada de forma a maximizar a resistência da ligação mas também de forma a minimizar a energia transmitida ao membro de re cepção quando as fitas são removidas (em especial quando as fitas são retiradas com um puxão). A resistência de impacte ou a energia de impacte, do membro de recepção facultam uma medida da taxa máxima a que esta força pode ser
65.387 i
Μθ<ί. /| ·
Case 4516 /
/ transferida sem iniciar uma falha tipo ruptura ou rasgão do membro de recepção. Assim, o adesivo é preferido por ter uma rápida aderência de pelo menos 150 g / cm, enquanto o membro de recepção,a folha traseira, tem uma resistência, tal como medida por um teste de impacte, superior a cerca de 1200 ergs.
A segurança de ligação melhorada e a capacidade de reutilização do sistema de fixação adesivo po dem obter-se sem que seja necessário o reforço do membro de recepção (o que reduz o custo e melhora o impacte ambiental do sistema de fixação adesivo) e com um mínimo de materiais (o que reduz o custo e melhora a facilidade de uso, bem como o aspecto estético). 0 peso do revestimento do adesivo pode ser relativamente baixo, de preferência menos de cerca de 22 g/m . Além disso, a folha traseira, que não precisa de ser reforçada, pode ter um calibre calculado relativamente baixo (espessura média nominal) entre cerca de 0,02 mm (0,8 mil) e cerca de 0,036 mm (1,4 mils) .
BREVE DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS resumo conclui-se< com as reivindicações, que referem em particular e reivindicam claramente o assunto considerado como o fulcro desta invenção. Crê-se porém, que esta invenção será melhor compreendida a partir da descrição seguinte, tida em conjunto com a gravura anexa, na qual as designações afins são usadas para designar elementos substancialmente idênticos, e em que:
” a figura 1 é uma vista de perspectiva em corte parcial do artigo absorvente descartável (cuecas para incontinentes) incorporando um sistema de fixação de fita adesiva reutilizável desta invenção.
65-387
Case 4516
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
W/M · «· ΟΟΟ Οί · ΙΖ
Os sistemas de fixação adesivos reutilizáveis desta invenção desta invenção são úteis e benéficos quando aplicados em artigos absorventes descartáveis.''. TA1 como aqui é1.uada a expressão artigo absorvente designa artigos que absorvem e contêm exsudações corporais, mais especificamente, artigos que são colocados contra ou na proximidade do corpo do utilizador para absorver e conter os vários exsudatos libertados pelo corpo do utilizador e que são supostos ser lavados ou restaurados de outra forma ou reusados como artigo absorvente (isto é, são supostos ser descartados após uma única utilização e, de preferência ser reciclados, compostos ou descartados de qualquer outra forma de um modo compatível com o meio ambiente). Um modelo ideal de um artigo absorvente descartável desta invenção é uma fralda ou cueca para adultos incontinentes, apresentada na figura 1 como fralda 20. Tal como deseguida é usado, o termo fralda refere um artigo absorvente normal mente usado para crianças e adultos incontinentes que é usado entre as pernas e fixado em redor da cintura do utilizador. Exemplos do tipod e fraldas ao qual se adapta facilmente a presente invenção são mostrados nas patentes EUA Re. 26 151, B2 3 860 003, 4 253 461 é 4 704 115. Cada uma destas patentes é aqui incluída por referência. Tornar-se-à: claro a partir da seguinte descrição que o sistema de fixação adesivo reutilizável ilustrado e aqui descrito pode ser aplicado à porção de corpo de tais fraldas. Por outro lado, é de notar que a invenção não se limita a qualquer estrutura ou configuração de fralda específica, desde ►
que tenha um sistema de fixação e seja compatível com as sxigências destes artigos absorventes descartáveis.
Em relação à figura, é de notar que a
65-387
Case 4516
1E
80/Μ · ·· OOOOt · ΙΖ figura 1 é uma vista em perspectiva em corte parcial da frall da 20 de acordo com esta invenção antes de ter sido colocada num utilizador. Tal como se pode ver na figura 1, uma fralda 20 preferida compreende uma porção de corpo e um sistema de fixação de fita adesiva reutilizável nor malmente designado por 24. Uma porção de corpo 22 preferido compreende uma folha superior permeável a líquidos 26, um núcleo absorvente 28, uma folha traseira impermeável a líquidos 30, e punhos de pernas elásticos 32 compreendendo uma aba lateral 34 e um ou mais membros elásticos 36. (Por uma questão de simplificação, mostra-se apenas um membro elástico nas gravuras, apesar de se poder coloczar maií de uma faixa em cada aba lateral 34). Embora a folha superior 26, o núcleo absorvente 28, a folha traseira 30, as abas laterais 34 e os membros elásticos 36 possam ser Eeunidos numa variedade de configurações bem conhecidas, mostra-se uma configuração de fralda preferida, que é descrita de forma geral na patente EUA acima referida B2
860 003, concedida a Kenneth B. Buell, de 14 de Janeiro de 1975, e na Patente EUA 4 253 461, concedida a Strickland & Visscher, de 3 de março de 1981.
A Figura 1 mostra um modelo preferido da porção do corpo 22, no qual a folha superior 26 e a folha traseira 30 são co-extensíveis, tendo dimensões de comprimento e de largura normalmente maiores do que as do núcleo absorvente 28. A folha superior 26 é sobreposta na folha 30, formando, assim, a periferia 38 da porção de corpo 22 . A periferia 38 definejo perímetro exterior ou, por outras palavras, a extensão exterior da porção de corpo 22. A periferia 38 compreende os bordos longitudinais 40 e os bordos de extremidade 42.
A porção de corpo 22 tem uma superfície interior 44 e uma superfície exterior 45. Em geral,
65.387
Case 4516
Moí. ?l · Μ.000 «>.. ro/οβ a sueprfície exterior 45 da fralda 20 vai de um bordo de extremidade 42 até ao outro bordo de extremidade 42 da fralda e de um bordo longitudinal 40 para o outro bordo longitudinal 40 da fralda, sendo a superfície mais afastada do utilizador durante o suo da fralda 20. A folha traseira 30 deve formar a maior parte da superfície exterior 45 da porção de corpo 22. A superfície interior 44 é aquela superfície da fralda que é oposta 'á superfície exterior 45 e que, no modelo mostrado, deve ser formada pela folha superior 26. De preferência, a superfície interna 44 da fralda 20 é co-extensiva com a superfície exterior 45 e, em geral, a superfície interna 44 está na maior parte em contacto com o utilizador, quando a fralda 20 é usada.
A fralda 20 tem uma primeira e uma segunda regiões de extremidade 48 e 50, respectivamente, indo desde os bordos finais 42 da periferia da fralda 38 em direcção à linha central lateral da fralda 20. A primeira região de extremidade 48 e a segunda região de extremidade 50 prolongam-se uma distância de cerca de metade do comprimento da fralda 20, de modo a que as regiões de extremidade compreendem cada uma metade da fralda 20.
núcleo absorvente 28 da porção de corpo 22 pode ser qualquer meio absorvente que seja normalmente compressível, conformável, não irritante para a pele do utilizador, capaz de absorver e reter líquidos tais como a urina e outros exsudatos do corpo. 0 núcleo absorvente 28 pode ser fabricado de acordo com uma variedade de tamanhos e formas (por exemplo, rectangular, em forma de ampulheta, assimétrica, em forma de T, etc.) e a partir de uma vasta variedade de materiais absorventes de líquidos normalmente usados em fraldas e outros artigos absorventes descartáveis, tais como feltro de ar. Exemplos de outros materiais absorventes incluem enchimentos de celulose enrugada, polímeros fundidos por sopragem incluindo
65.387
Case 4516
S <’
I i
coformio, fibras celulósicas reticuladas, tecidos incluindo mantas de tecido e laminados de tecido, espumas absorventes, esponjas absorventes, polímeros super-absorventes materiais de gelificação absorventes, ou quaisquer outros materiais equivalentes ou combinação de materiais. A configuração e construção do núcleo absorvente podem também variar (por exemplo, o núcleo absorvente pode ter zonas de calibre variáveis, um gradiente hidrofílico, um gradiente super-absorvente ou zonas de aquisição de peso-base médio inferior ou de densidade média inferior; ou pode compreender uma ou mais camadas ou estruturas). A capacidade absorvente total do núcleo absorvente 28 deve, contudo, ser compatível com a earga de exsudatos que lhe é destinada e o uso visado da fralda 20. Além, o tamanho e a capacidade absorvente do núcleo absorvente 28 podem ser variados por forma a acomodrar utilizadores, que vãc desde crianças até adultos.
Um dos modelos ideais da fralda 20 tem um núcleo absorvente em forma de ampulheta 28. Uma estrutura absorvente exemplar para uso como núcleo absorvente é descrita na patente EUA 4 610 678, com o nome de High-Density Absolvent Strutures” concedida a Weisman e Goldman, em 9 de Setembro de 1986. A patente EUA 4 673 402 com o nome de Absorvent Articles With Dual-Layered Cones, concedida a Weisman, Houghton e Gellert, de 16 de Junho de 1987; e a Patente EUA 4 888 231, com o título Absorvent Core Having A Dusting Layer, concedida a Angstadt, de 19 de Dezembro de 1989 descrevem também as estruturas absorventes úteis nesta invenção. 0 núcleo absorvente 28 deve ser o membro absorvente com grande sucesso comercial descrito na Patente EUA 4 834 735, com o nome de High Density and Cower Basis Weight Acquisition Zones concedida a Alemany e Berg em 30 de maio de 1989. Outros núcleos absorventes são descritos nas patentes EUA 4 685 915 e
65.387
Case 4516
Morf. 71 · 20.000 «<. ro/οβ
781 710, que compreendem estruturas fibrosas com áreas de diferente capacidade absorvente, densidade ou velocidade de aquisição de líquido. Pode encontrar-se um núcleo absorvente alternativo fino útil nesta invenção na patente EUA 4 600 458. Cada uma destas patentes é aqui incluída por referência.
núcleo absorvente 28 é sobreposto na folha traseira 30, devendo-lhe ser unido por meio de ligação de núcleo (não mostrado) tal como os bem conhecidos no ramo, por exemplo, os adesivos sensíveis à pressão, ade, sivos de fusão a quente ou outros adesivos; ligações ultra -sónicaB ; ligações de calor/pressão; ligações mecânicas dinâmicas; ou qualquer outro meio de ligação adequado ou combinações destes meios de ligação, bem conhecidas no ramo. Por exemplo, o núcleo absorvente 28 pode ser seguro à folha traseira 30 através de uma camada contínua uniforme de adesivo, uma camada com padrão de adesivo, ou uma rede de filamentos adesivos, tais como qualquer arranjo de linhas separadas, espirais, ou pontos de adesivo. Os adesivos mais adequados para este efeito são os adesivos de fusão a quente, tais como os fabricados pela Century Adhesi— ves, Inc., de Columbus, Phio, comercializados com a designação comercial de Century 5227, e pela H.B. Fuller Company de St. Paul; Minnesota e que têm â designação comercial de HL-1258. 0 meio de ligação de núcleo deve compreender uma rede com padrão aberto de filamentos de adesivo tal como se vê na Patente EUA 4 573 896, que tem o título de Disposable Waste-Containmente Garment , concedida a Minetola e Tucker, de 4 de Março de 1986, aqui incluída por referência. Um meio de ligação exemplar de uma rede com padrão aberta de filamentos compreende várias linhas de filamentos adesivos dispostos segundo um padrão de espiral, tal como se vê pelo aparelho e métodos apresentados na Patente EUA 3 911 173, de Sprague, Jr. de 7 de Ou15
05.387
Case 4516
Mod. ?ι · M.ooo · ro/οβ tubro de 1975; patente EUA 4 785 996 de Ziecker et al . , de 22 de Novembro de 1978; e patente EUA 4 842 666 de Werenicz de 27 de Junho de 1989. Cada uma destas patentes é aqui incluída por referência.
A folha traseira 30 é impermeável a líquidos (por exemplo, urina), devendo ser manufacturada a partir de uma película plástica fina, de preferência uma película termoplástica, embora-também se possa usar outros materiais flexíveis impermeáveis a líquidos. Tal como é aqui usado, o termo flexível designa materiais que são maleáveis e que se adaptam facilmente à forma geral e aos contornos do corpo humano. A folha traseira 30 evita que os exsudatos absorvidos e contidos no núcleo absorvente 28 sujem os artigos em contacto com a fralda 20, tal como lençóis e roupa interior. A folha traseira pode, assim, compreender películas polimericas tais como películas termoplásticas de polietileno ou polipropileno, ou materiais compósitos tais como um material não tecido com revestimento de película. Por razões económicas, estéticas e ecológicas, a folha traseira 30 deve ter um calibre nominal médio, um calibre, calculado, menor do que cerca de 0,036 mm (1,4 mils), de preferência um calibre calculado entre cerca de 0,020 mm (0,8 mil) e cerca de 0,036 mm (1,4 mils), de preferência entre cerca de 0,025 mm <1,0 mil) e cerca de 0,030 mm (1,2 mil).
A folha traseira 30 deve ser uma película de polietileno flexível. Tal como aqui se usa, o termo película de polietileno” designa películas que são essencialmente feitas de polietileno, contudo, é de notar que a película de polietileno deverá conter uma variedade de aditivos para facultar características como a opacidade exigências de resistência, cor ou qualquer outra caracterís tica que possa ser obtida com a adição de quantidades me30
65.387
Case 4516 nores de culas . A
Mod. η 20.000 ·<. · 20/04 de dos materiais de película, do de titânio entre 2-6 í, peso em relação à película preferência menos outras substâncias que não o polietileno nas pelí quantidade total de aditivo deve ser menor do que de 15 í, em relação ao peso
Usa-se particularmente o dióx£ de preferência 3,5 - 4,8 í, em para efeitos de opaciade da película. As películas exemplares para uso como folha trase_i ra da presente invenção são fabricadas pela Tredegar Industries, Inc. de Terre haute, Indiana, com a designação de X-8526. A folha traseira 30 deve ter uma textura tal como de seguida se descreve para reforçar a acção do sistema de fixação e para facultar um aspecto mais como se se tratasse de roupa. Além disso, a folha traseira 30 pode também permitir o escape de vapores do núcleo absorvente 28, ao mesmo tempo que ainda evita a passagem dos exsuda- | tos da folha traseira 30 por-ter, por exemplo, microfendas 4 681 793tal como de Série e com o títal como se descreve,por exemplo, A folha traseira pode também ser a película descrita no Pedido de 07/721 066, tulo de ble Backsheets, nho de 1991.
N2 na Patente EUA biodegradável, Patente EUA comunmente atribuído, copendente Disposable Absorvent Articles With de Toms e Wnuk, depositado
Biodegradaem 26 de Ju0 tamanho da folha traseira 30 depen núcleo absorvente 28 e do design” de fralda exacto seleccionado. Num modelo preferido, a folha traseira 30 tem uma forma de ampulheta modificada que vai além de um núcleo absorvente a uma distância mínima de pelo menos cerca de 1,3 cm a cerca de 2,5 cm para fral_ das de bebé e 1 ,3 cm a cerca de 6 cm para cuecas para adultos incontinentes em redor da totalidade da periferia da fralda 38.
de do tamanho do
A folha superior 26 da porção de cor
65.387
Case 4516
W/M ·«· ΟοΟ'ΟΖ · IZ po 22 desta invenção é maleável, macia, e não irritante para a pele do utilizador. Aléni disso, a folha superior 26 é permeável a líquidos permitindo que líquidos (por exemplo, urina) penetram rapidamente através da sua espessura. Pode fabricar-se uma folha superior 26 adequada a partir de uma vasta gama de materiais, tais como espumas porosas, espumas reticuladas, películas perfuradas; ou telas tecidas ou não tecidas de fibras naturais (por exen pio, fibras de madeira ou de algodão), fibras sintéticas (por exemplo, fibras de poliéster ou polipropileno) ou de uma combinação de fibras naturais e sintéticas. Deve ser feita de um material que isole a pele do utilizador dos líquidos retidos no núcleo absorvente 28.
Há um número de técnicas de fabrico que podem ser usadas para fazer a folha superior 26. Por exemplo, a folha superior 26 pode ser uma tela não tecida de fibras. Quando a folha superior compreende uma tela não tecida, esta pode ser fiada, cardada, humidificada, fundida, hidro-enleada, hidro-formada, combinações destas técnicas ou’afins. Uma folha superior 26 exemplar é cardada e ligada termalmente através de meios bem conhecidos no ramo, compreendendo fibras de polipropileno de comprimento de grampos com um denier de cerca de 2,2 e um peso base entre cerca de 15 e cerca de 30 gramas por metro quadrado. Tal como aqui é usada, a expressão fibras de comprimento de grampos designa aquelas fibras com um comprimento de pelo menos cerca de 15,9 mm (0,625 polegada). Esta folha superior é fabricada pela Veratec, Inc., uma Divisão de International Paper Company, de Walpole, _Massachusetts com a designação de P-8. Uma folha superior particularmente ideal para cuecas para adultos incontinentes, segundo esta invenção, compreende uma película termoplástica conformada tal como se descreve na patente EUA 3 929 135 com o título de Absorptive
65-300
Case 4516
Structure Having Tapened Capillaries concedida a Thompsonj, de 30 de Dezembro de 1975, aqui incluída por referência.
A folha superior 26 e a folha trazeira 30 são unidas segundo qualquer forma adequada, tal como como é conhecido no ramo de fabrico de fraldas. Tal como aqui é usado, o termo unidaa refere configurações em que a folha superior 26 é directamente unida à folha traseira 30 ao fixar-se a folha superior 26 directamente à folha traseira 30, em configurações em que a folha superior 26 é unida de forma indirecta à folha traseira 30, ao fixar-se a folha superior 26 aos membros intermédios (por exemplo, núcleo absorvente 28), que por sua vez, são fixados na folha trazeira 30. Num modelo preferido, a folha superior 26 e a folha traseira 30 são unidas directamente uma à outra na periferia da fralda 38 através de um meio de ligação de aba tal como um adesivo ou qualque routro meio de ligação conhecido no ramo. Em geral, o meio de'ligação de núcleo que 'fixa o núcleo absorvente 28 á folha traseira 30 é o mesmo meio que o de ligação de aba 56 que fixa a folha sueprior 26 à folha traseira 30. Assim, por exemplo, pode usar-se uma camada contínua uiforme de adesivo, uma camada com padrão de adesivo, um arranjo de linhas separadas,, espirais ou pontos de adesivo, tal como uma rede de filamentos adesivos, tal como se descreve na patente EUA 4-573 986.
A fralda 20 deve compreender ainda punhos de perna elásticos 32 para proporcionar uma contenção melhorada de líquidos e de outros exsudatos do corpo. Cada punho de perna elástico 32 pode compreender vários mo delos diferentes para redução da fuga dos exsudatos do cor po na região das pernas. (0 punho das pernas pode ser referido como ligas de pernas, abas laterais, punhos de barreira ou punhos elásticos) . A patente EUA B2 3 860 003 com o nome Contractable Side Portions Fora Dispersable
65.387
Case 4516
ί concedida a Buell, de 14 de Janeiro, de 1975, descreve uma fralda descartável que faculta uma abertura de perna contráctil com uma aba lateral e membros elásticos para facultar um punho de perna elástico (punho de vedação). A patente EUA 4 909 803 entitulada Disposable Article Having Elasticized Flaps concedida a Aziz e Blaney, de 20 de Março de 1990, descreve uma fralda descartável com abas elásticas altas (punhos de barreira) para melhorar a contenção das regiões das pernas. A patente EUA 4 695 278 com o nome Absorvent Article Having Dual Copps concedida a Lawson, de 22 de Setembro de 1987, descreve uma fral_ da descartável com punhos duplos incluindo um punho de vedação e um punho de barreira. A patente EUA 4 704 115 com o nome Disposable Waist Containment Gorment concedida a Buell de 3 de Novembro de 1987, descreve uma fralda descartável ou uma peça de roupa para adultos incontinentes com resguardos de bordos laterais com uma forma que permite a retenção de líquidos livres no interior da peça de roupa. Embora cada .punho elástico de perna 32 possa ter uma configuração que o torne semelhante a qualquer liga de perna, aba lateral, punhos de barreiras ou punhos elásticos, acima descritos, é aconselhável que nas cuecas para adultos incontinentes desta invenção, cada punho de perna elástico 32 compreenda uma aba lateral 34 e um ou mais. mem bros elásticos 36, tal como se vê na figura 1.
A fralda pode também ter ainda uma cintura elástica que ajude a uma melhor adaptação e retenção ou qualque routra característica que, por norma, faculte às fraldas ou às peças de roupa para adultos incontinentes o mesmo tipo de facilidades e que sejam conhecidas no ramo. Uma cintura elástica típica é descrita na patente EUA 4 515 595, concedida a Kievet e Osterhage em 7 de Maio de 1985, aqui incluída por referência.
A fralda 20 tem um sistema de liga20
65-387
Case 4516
Mod. ?| · «.000 ·<. · TO/Οβ ção adesivo 24 para formação de um fecho lateral em cada lado da fralda 20. Assim, a fralda 20 é adaptada ao utilizador e a primeira região de extremidade 48 e a segunda região de extremidade 50 são mantidas numa configuração de sobreposição, quando a fralda 20 é vestida, de modo a que as tensão laterais sejam mantidas em redor da circcunferência da fralda para manter a fralda no utilizador.
Num modo referido desta invenção, tal como se vê na figura 1 , o sistema de fixação 24 compreende dois elementos - um membro de fecho 52, que deve compreender fitas de fixação 58 e um membro de recepção 54, que são aderidos um ao outro durante o uso. 0 membro de fecho 52 é suposto facultar· um meio para prender o membro de recepção 54 de modo a proporcionar uma ligação de segurança ou um fecho. Assim, o membro de fecho 52 deve compreender um meio de fecho para prender o membro de recepção. 0 membro de fecho 52 deve também compreender um meio para colocar o meio de fixação de forma adjacente áo membro de recepção de modo a proporcionar uma ligação. Os membros de fecho preferidos compreendem um membro de fixação ou uma fita de fixação.
Existe um membro de fixação interior que compreende uma fita, retalho ou camada de adesivo col£ cado na porção de corpo da fralda. Exemplos importantes de membros de fixação internos são descritos na Patente EUA 4 699 622, com o nome Disposable Diafer Having An Improved Side Closure concedida a Toussant e Hasse, de 13 de Outubro de 1987; patente EUA 5 019 072, concedida a Polski, de 28 de Maio de 1991; e patente EUA 4 850 988, concedida a Aledo et al., de 25 de Julho de 1989, todas aqui incluídas por referência.
Tal como se vê na figura 1, cada nem bro de fecho 52 deve compreender uma fita de fixação 58. Pelo menos uma fita de fixação 58 é colocada na forma ad30
65.387
Case 4516
MoJ. 71 30,000 ·, · Μ/οβ jacente a cada bordo longitudinal 40 da porção de corpo 22 na primeira região de extremidade 48 da fralda 20. (Para cuecas grandes para adultos incontinentes, colocam-se duas ou mais fitas de fixação em cada lado longitudinal, tal como se vê na patente EUA acima referida 4 253 461 , contudo, por questões de simplicidade, a figura 1 mostra apenas uma fita de fixação de cada lado). Cada fita de fixação 58 tem uma extremidade fixa 61'e uma extremidade conectiva 62. A extremidade fixa 61 (isto é, aquela extremidade da fita de fixação 58 unida à porção de corpo 22 durante o fabrico) está permanentemente ligada à porção do corpo 22. A expressão permanentemente ligada, tal como é aqui usada, designa uma ligação que não se liberta face a condições de uso normais de uma fralda descartável 20. A extremidade conectiva 62 é aquela extremidade da fita de fixação 58 que se alonga para o exterior a partir da porção do corpo 22 além do bordo longitudinal 40 e que é agarrado pelo utilizador da fralda para segurar a fralda nele próprio. A extremidade conectiva 62 tem uma superfície de fixação 60 na qual se reveste uma camada de adesivo.
Num modelo referido do sistema de fixação 24 mostrado na figura 1, cada fita de fixação 58 deve ainda compreender uma fita de libertação 63 unida à folba superior 26. Afita de libertação 63 permite à extremidade conectiva 62 ser dobrada para o interior durante o fabrico para proteger o adesivo na superfície de fixação 60 de contaminação ou delaminação antes do uso. Uma configuração alternativa para a fita de ligação é uma construção de ligação em forma de Y tal como se mostra e explica pormenorizadamente na patente EUA 3 848 594, com o nome Tape Fastening System For^Disposable Diaper concedida a Kenneth B. Buell, de 19 de Novembro de 1974, aqui incluída por referência.
Como opção, a fita de fixação 58
65.387
Case 4516
pode ter fitas de garra no bordo distai da fita de ligação 58. As fitas de garra podêm ser formadas, por exemplo, através da dobragem de parte da superfície de ligação 60 na extremidade exterior lateral da extremidade conectiva 62 sobre ela própria.
As fitas de garra devem ter entre mm e 8 mm, de preferência cerca de 3 mm, de largura. As fitas de garra podem ter também um bordo distai não cobe£ to por adesivo. Além disso, o bordo distai da fita de garra 58 pode ter cantos arredondados para um maior conforto adicional do utilizador.
Moí. 7| · 20.000 ·». ro/οβ
A fita de ligação 58 compreende um material de suporte de fita que pode ser qualquer um dos materiais de suporte de fita conhecidos no ramo. Por exem pio, são adequados para uso como paterial de suporte de. fita películas de poliéster, películas de polipropileno, su portes de papel ou outros materiais que proporcionam a resistência necessária para serem úteis como parte de uma fita de fixação 58 durante o uso de uma fralda. Em particular, os materiais de suporte de fita de película de polipropileno com um calibre de cerca de 0,15 mm são particularmente favoráveis. Pode usar-se os mesmos materiais usados para o material de suporte*-de fita para a fita de libertação 63. De modo a realizar a sua função de libertação, o lado da fita de libertação que não está ligado à folha superior 26 pode ser revestido com um agente de libertação, de preferência com um revestimento de libertação de silicone, bem conhecido no ramo.
- A extremidade conectiva 62 tem uma superfície de fixação 60 com uma camada de adesivo revestida sobre o material de suporte de fita. (Tal como aqui é usado, o termo revestido não se limita a qualquer técnica ou método para aplicação de adesivo no material
65.387
Case 4516
»0)04 ·· 000 01 · |< 'fevi de suporte de fita). 0 sistema de fixação pode usar qualquer adesivo adequado que faculte os tempos de tensão de corte desejados, rápida aderência, poder de libertação do membro de recepção, e propriedades de peso de revestimento. A composição do adesivo não é tão importante como as propriedades do sistema de fita global tal como sedescreve de seguida. 0 adesivo pode, por exemplo, ser um adesivo de fusão a quente que é revestido sobre o suporte de fita por qualquer dos processos de revestimento de fusão a quente bem. conhecidos (por exemplo, um processo de revestimento de fendas). Como alternativa, o adesivo pode ser aplicado por um processo de revestimento por solvente. De preferên cia, o adesivo deve ser um adesivo sensível à pressão, elastomérico. É particularmente aconselhável que tal material adesivo compreenda um elastómero de borracha viscosa. TaL como aqui, se descreve, o adesivo deve ter tempos de tensão de corte, valores de rápida aderência e poder de. libertação em conjunto com pesos de revestimento relativamen te baixos de modo a facultar a acção aqui descrita. De acordo com esta invenção, concluiu-se que as fitas (material de suporte de.fita e adesivo) tais como são fabricados pela Minnesota. Míning e pela Manufacturing Company, St. Paul Minnesota, com a designação KS 1294 são as que proporcionam uma acção mais satisfatória o sistema de fixação do presente invento.
A unificação da extremidade fixa 61 á porção de corpo 22 pode ser conseguida por um meio mecânico ou de preferência, por um meio adesivo. Num modelo preferido, o suporte de de fita da dita de fixação 58 é coberto, em toda.a largura, com uma camada de adesivo. Este adesivo, porém, faculta o meio de fixação na extremidade conectiva 62 e a ligação para aderir permanentemente a fita de ligação 58 à folha traseira 3θ na extremidade fixa 61.
sistema de fixação de fita adesiva
65.387
Case 4516
Moí. 71 - JO.000 <>. fO/Οβ sistema de fixação de fita adesiva compreende ainda um membro de recepção 54 . 0 membro de recepção 54 faculta um meio para uma aderência reutilizável e o adesivo colocado na extremidade conectiva 62 da fita de fixação 58 para formar uma ligação segura, mas reu tilizável, de modo a facultar um fecho lateral para a fral da 20. 0 membro de recepção 54 pode ser colocado em qualquer sítio na superfície exterior 45 da porção de corpo 22 desde que prenda a fita de fixação 58. Em geral, o membro de recepção 54 é colocado na segunda região de extremidade 50. 0 membro de recepção 54 pode ser um elemento separado discreto unido à porção do corpo 22 (por exemplo, um membro de reforço unido à superfície exterior da folha traseira, tal como se vê na patente EUA 4 710 190 , concedida a Wood et al., de 1 de Dezembro de 1987, aqui incluída por referência) ou um elemento unitário, que não é separado nem descontínuo em relação a qualquer elemento da fralda (por exemplo, só a folha traseira 30 ou um membro de reforço unido à superfície interna da folha traseira, de modo a que a superfície de aderência seja a folha traseira, tal como se vê na patente EUA 3 867 940, concedida a Mesek,de de Fevereiro de 1975, aqui incluída por referência).
Num modelo preferido desta invenção, o membro de recepção compreende pelo menos uma porção apenas da folha traseira não reforçada 30. A superfície de de aderência 31 do membro de recepção (em geral, a mesma superfície da superfície exterior da folha traseira 30) é a superfície na qual o adesivo da fita de fixação 58 é aderido de forma reutiliza vel durante o uso da fralda 20.
As propriedades do sistema de fixação rglobal, incluindo as propriedades do adesivo nas fitas de ligação e as propriedades do membro de recepção, são critérios de design importantes na acção dos sistemas de fixação adesivos desta invenção em artigos absorventes de£ cartáveis. Os sistemas de fixação para artigos absorventes descartáveis têm que facultar uma ligação face a pressões de aplicação ligeiras, que se rantenha segura durante o
65.387
Case 4516 eo/M · >· ooo oí · ií p°w uso e uma ligação face a pressões de aplicação mais fortes, que também possa ser aberta e voltado a fecnar , sem que se destrua ou estrague o membro de recepção. Estes valores têm que ser balançados contra a necessidade ambiental e económica de reduzir os materiais e os custos de tais sis temas de fixação. Os tempos de tensão de corte do sistema de fixação adesivo, a propriedade de rápida aderência do adesivo, a resistência da folha tr.azeira, e as características de superfície da folha traseira são variáveis importantes para proporcionar uma segurança de ligação superior e uma capacidade de reutilização sem que haja necessidade de um reforço adicional do membro de recepção.
tempo de tensão de corte do sistema de fixação adesivo é um elemento de previsão muito confiante da segurança de ligação durante o uso. 0 objecto·· d teste de tensão de corte é medir durante quanto tempo uma ligação adesiva se mantém dado uma certa tensão no modc de tensão de corte (isto é, o tempo de tensão de corte). Assim, o tempo de tensão de corte avalia a segurança de ligação adesiva, a durabilidade, em condições de tensão de corte constante.
teste de tensão de corte - padrão, tal como usado nesta invenção, é uma variação do teste de PSTC N2 7. Aplica-se uma superfcie adesiva da fita de fixação com uma largura de 25,4 mm (1 polegada) e um comprimento de 25,4 mm (1 polegada), e um comprimento de 25,4 mm (1 polegada) à superfície de aderência do membro de recepção, à folha traseira, que é reforçada no lado oposto da ligação de fita com umapelícula revestida de adesivo cujas propriedades são semelhantes à fita de fixação. A pressão exercida por um rolo de 2043 grama (4,5 libra) com um diâ metro de 100 mm (4 poelgada) e uma largura de 50 mm (2 polegada) è aplicada à fita de fixação. A amostra de teste
65.387
Case 4516
βθ/M - ·>» 000 « · u pow é condicionada a uma temperatura de cerca de 37,8°C (100°F) Aplica-se uniformemente uma tensão de corte equivalente a uma tensão distribuída uniformemente exercida por um peso de 1000 gramas ao longo da largura da fita de fixação. Mede-se o tempo que demora até à falha de ligação adesiva (isto é, a libertação da fita do membro de recepção). 0 tem po de tensão de corte é normalmente relacionado de forma'lo garítmica com outras variáveis (área, tensão, pressão aplicada, temperatura, desempenho em uso, etc.). Assim, as análises de dados e interpretação dos mesmos devem ser adequados para as escalas logarítmicas.
Tempo de Tensão de Corte Padrão pre ferido, TTC, para sistemas de fixação desta invenção para uso em fraldas deve ser maior do que cerca de 155 minutos por centímetro quadrado (1000 minutos por polegada quadra da) (log TTC) de 3,0). Contudo, para sistemas de fixação adesivos desta invenção, concluiu-se que os Tempos de Tensão de Corte Padrão devem ser maiores do que cerca de 465 minutos por centímetro quadrado 3000 minutos por polegada quadrada) (log (TTC) de 3,5 ), de preferência superior a cerca de 1550 minutos por centímetro quadrado (10 000 minutos por polegada quadrada) (log (TTC) de 4,0) através da optimi_ zação dos critérios de design” do sistema religável tal como de seguida se descreve. Na verdade, certos sistemas têm conseguido obter Tempos de Tensão de Corte Padrão superiores a cerca de 2325 minutos por centímetro quadrado 1500C minutos por polegada quadrada) (log (TTC) de 4,2).
0s peritos no ramo têm usado o teste de tensão de corte padrão para qualificar adesivos para uso em artigos absorventes descartáveis (por exemplo, EUA 4 655 761 ). Contudo, 0 teste de tensão de corte é opera_ do em temperaturas muito elevadas e a compressões de aplicação que não são as indicadoras das condições de uso
65.387
Case 4516
Mod. 7| · J0.000 ««. · K/oa encontradas pelo sistema de fixação adesiva de modo a que o teste não serve para avaliar se as propriedades de um adesivo particular são úteis no uso normal do sistema de fixação. Assim, é necessário como teste secundário para a segurança de ligação, modificar o teste de tensão de corte padrão para se poder realizar o teste em condições indi_ cativas, que simulem condições de uso realistas.
Teste de Tensão de Corte Modificado usado nesta invenção avalia a qualidade de ligação adesiva do sistema de fixação particular através do uso membro de recepção não reforçado específico (que simula a resistência à tensão baixa das folhas traseiras isoladas) e a fita de fixação usada na formação do sistema de fixação adesivo da fralda. Uma superfície adesiva da fita de fixação com uma largura de 25,4 mm (1 polegada) e um comprimento de 25,4 mm (1 polegada) é aplicada à superfície de aderência do membro de recepção, a folha traseira, com uma pressão exercida por um rolo de 250 gramas. (Uma vez que um instrumento de medição para produtos acabados , onde é comum que o adesivo ou outros materiais - tais como o núcleo - fossem interferir com a aplicação uniforme de pressão por um rolo, um método alternativo seria colocar a a— mostra num equilíbrio e aplicar uma força de 250 gramas,com a passagem do polegar ao logno da amost-ra). A amostra de teste é condicionada a uma temepratura de cerca de 32,2°C (90°F). Aplica-se uniformemente uma tensão de corte equivalente a uma tensão distribuída uniformemente exer cida.por um peso de 750 gramas do longa da largura de uma fita de fixação. Mede-se o tempo que passa até á folha de ligação adesiva (isto é, a libertação da fita do membro de recepção) .
Com estas modificações para medir as condições que afectam a taxa de folhas da fita, o Teste de Tensão de Corte Modificado correlaciona-se com as taxas
65-387
Case 4516
de falha de fita medidas pelo conssumidor ao longo de um leque maior de designs” adesivo / substrato versus o Teste de Tensão de Corte Padrão, Pressões de aplicação mais ligeira, o uso do presente membro de recepção não uma gama de temepraturas realista feita pelo utilizador-a partir da durante o uso. Assim. crê-se que é um teste realista de quando está sob tensão simular vários mecanismos do e de ligação ocorrem simulam qual as o Teste ref orçamelhor a falhas de Tensão de Corte Modificado desta como a ligação adesiva se de uso na fralda, uma vez pelo sistema de fixação invenção comporta que pode de falhas normalmente encontrados adesivo (isto é, falha imediatamente devido a uma aderência de superfície inadequada e a propagação de ruptura ou falha a longo prazo durante o período de uso devido a escoamento lento de adesivo sob tensão). 0 Tempo de Tensão de Corte Modificado Preferido, TTCM, para sistemas de fixação adesivos desta invenção para uso em fraldas deve ser maior do que cerca de 77,5 minutos por centímetro quadrado (500 minutos por polegada quadrada) (log (TTCM) de 2,7). Contudo, para os sistemas de fixação adesivos desta invenção, chegou-se à conclusão de que os Tempos de Tensão de Corte Modificados podem, ser conseguidos superiores a cerca de 248 minutos por centímetro quadrado (1600 minutos por polegada quadrada) (log TTCM) de 3,1 ), de preferência superior a cerca de 465 minutos por centímetro quadrado (3000 minutos por polegada quadrada) (log (TTCM) de 3,5 ) através da optimização de critérios de design do sistema de fixação tal como de seguida se descreve.
membro de recepção 54, a folha tra seira 30·, deve ser fabricada de modo a proporcionar uma superfície de aderência 31 que optimizará a aderência, a libertação e a reutilização da fita de fixação 58. Para uma aderência forte do adesivo ao membro de recepção e uma segurança de liga boa, a superfície aderente do membro de re29
65.387
Case 4516
Mo4. fl 20.000 ««. · co/oa cepção tem que ser receptiva ao adesivo perante pressões de aplicação baixas. Em geral, chegou-s à conclusão que uma superfície de aderência macia reforça segurança de ligação uma vez que o adesivo humidifica a maior parte da superfície. Contudo, as superfícies aderentes gravada são normalmente consideradas esteticamente mais agradáveis evido à sua aparência fosca, em detrimento da segurança· de ligação, uma vez que toda a área não é humidificada pelo adesivo. Descobriu-se contudo, que há uma rugosidade de? superfície óptima para a superf ície-^de aderência do membro de recepção, a folha traseira, que aumenta o Tempo de Tensãc de Corte e o Tempo de Tensão de Corte Modificado atém do que é possível obter mesmo com uma superfície de aderência macia.
A superfície de aderência 31 do membro de recepção 54, a folha traseira 30, deve ter certas caracteristicas de superfície que se crê produzirem uma segurança de ligação dõ sistema de fixação adesiva 24. Em geral, a superfície de aderência não apresenta uma estrutura regular, contnedo, ao invés, um número de désvios que são divididos em forma, ondulação e aspereza. Dos vários parâmetros de aspereza, a Profundidade de Nivelamento Média, Rpm, [ISO/DIS 4287/IE ou DIN 4768] é parâmetroque mais fortemente se correlaciona com a segurança de ligação. A Profundidade de Nivelamento Média é a média de 5 profundidades de nivelamento de 5 comprimentos de amostra sucessivas (1/5 do comprimento de avaliação). A profundidade de nivelamento é a maior das profundidades tal como medida a partir da linha média (desvios a partir da linha média). Para um modelo preferido desta invenção, a Profundidade de Nivelamento Média, R , situa-se entre cerca de 2 mipm microns e cerca de 20 mícrons, de preferência entre cerca de 2 microns e cerca de 10 microns, mais preferencialmente entre cerca de 3 microns e cerca de 8 microns. A aspe30
65-387
Case 4516
Í0/04 ·»· OOO Ot · u 'F°W reza da superfície (incluindo a profundidade de Nivelamento Média) é medida com um aparelho profilómetro Perthometer S6P, tal como aquele vendido pela Feinpruef de Blue Ash, Ohio. 0 Perthometer S6P é operado com um comprimento de corte de 2,5 mm (comprimento de avaliação de 12,5 mm) e uma sonda laser FocoDyn T9, com melhor acuidade e que não entra em contacto com a superfície como as sondas estilis tas de diamante.
De acordo com esta invenção, um membro de recepçãoc 54, de preferência sendo uma película termoplástica, mais de preferência a folha traseira 30, e com características de superfície de acordo com os critérios acima, pode ter uma textura, aspereza de superfície, proporcionada num padrão estruturado ou num padrão ao acaso. Em geral, a textura de películas termoplásticas é guiada através da passagem da película entre um dente de um rolo de aço e um rolo de borracha. 0 rolo de aço contém o padrão como, por exemplo, formas quadradas, redondas, ao acaso ou quaisquer outras formas consideradas adequadas apra o uso particular em películas termoplásticas. A película termoplástica é puxada para o dente entre os dois rolos que são premidos um contra o outro. A profundidade da textura depende do padrão dado no rolo de aço. Dependendo do material de película termoplástica, as fases de pré-aqu£ cimento da película termoplástica e de arrefecimento depoií da gravação podem também ser adicionados ao processo. A su perfície de aderência do membro de recepção tem sido normal mente aquela superfície que é gravada pelo rolo de aço. Existe uma descrição mais pormenorizada de processos de tex tura e aparelhos relativos nas patentes EUA 4 436 520, 4 595 021, 4 546 029, 4 376 147 ou WO 88/07336. Contudo, de acordo com esta invenção, a textura da película termoplástica é conferida através do uso de um processo, no qual, por exemplo, se usa um rolo de aço sem padrão liso e
65.387
Case 4516
Morf. 7| 20.000 «>. - 70)04 um rolo de borracha de forma semelhante ao que já foi des_ crito. Neste caso, a superfície do material texturado pel rolo de borracha é usada como superfície de aderência do membro de recepção. De preferência, o rolo de aço deve ter uma superfície lisa areada. A textura da superfície de aderência do membro de recepção resulta do rolo de borracha .
Tal como já foi referido, a resistên cia do membro de recepção, a folha traseira, é uma variá vel importante na determinação da · reutilização do sistema de fixação adesivo. Tal como aqui é usado, o termo resistência designa a capacidade de uma película absorver um impacto súbito de energia sem que se inicie uma ruptura ou rasgão no material. Este parâmetro é importante, uma vez que um dos maiores mecanismos de falha para rasgar o membro de recepção quando a fita é removida para artigos absorventes provém da forma brusca como o utilizador retira as fitas do produto' em vez de as retirar lentamente. Assim, o membro de recepção tem que ser capaz de absorver esta energia sem quaisquer falha. Contudo, no passado, o foco na resistência de folha traseira tem sido nas propriedades e apenas daí resultando uma certa deficiência na resistência. Por essa razão, descobriu-se que a capacidade de reutilização reforçada do sistema -de fixação é facultada quando o membro de recepção tem uma resistência que vai além de um certo valor tal como medido pelo teste de impacte de lançamento de dardo. Em modelos preferidos desta invenção, o membro de recepção, mais particularmente, a folha traseira, foi concebido de forma a ter uma resistência (tal como medida pelo teste de impacte de lançamen to de dardo) superior a cerca de 1200 ergs de energia de impacte, mais precisamente, superior a cerca de 1600 ergs.
A resistência de um membro de rece£
65-387
Case 4516
ção tal como se define para esta invenção é medida de acor do com o método ASTM D 1709-85 com algumas modificações. (0 método ASTM D 1709-85 é aqui incluído por referência).
As modificações ao teste padrão são as seguintes: 1) o diâmetro da área de teste é de 76 mm e não de 127 mm; 2) usa-e um dardo de aço com peso fixo de 100 grama e com uma superfície lisa esférica cujo diâmetro é de 19 mm no bordo principal, em vez de um dardo . de peso ajustável; e‘ 3) a energia de impacte (ergs) é ajustada através da mudan ça da altura em que se atira e não com o peso do dardo.
Mod. ?l 20.000 ·«. · 20/04 membro de recepção 54 é também seleccionado de modo a ter um Módulo de Young mais correlacionado com o módulo de elasticidade das fitas de fixação 58. As fitas de fixação devem ter um Módulo de Young mui_ to elevado entre cerca de 175 N/mm e cerca de 310 N/ /mm . Assim, o membro de recepção, de preferencia a folha traseira, é seleccionada de forma a ter um Módulo de Young 2 de pelo menos cerca de 175 N/mm , mais preferencialmente superior a cerca de 200 N/mm , mais preferencialmente ainda superior a cerca de 225 N/mm , de modo a que o Modulo de
Young do membro de recepção seja aumentado para mais se a— proximar das fitas de fixação.· 0 Módulo de Young é o módulo de elasticidade de um material (isto é, uma constante do material) que descreve o comportamento elástico de uma folha traseira sob pressão. Quanto maior o Módulo de Young menor a alongação que resulta de uma dada força aplicada ao membro. Por outras palavras, um membro de recepção com um Módulo de Young superior pode suportar uma tensão supe rior com o mesmo alongamento do que um membro de recepção com um Módulo de Young inferior. Embora não pretendendo ser limitado por qualquer técnica particular, acredita
-se que por redução da alongação do membro de recepção sob tensão por exigência de Módulo de Young relativamente elevado de mais do que cerca de 175 N/mm , consegue-se
65.387
Case 4516
Cl
uma interface adesiva mais estável entre o adesivo e o mem bro de recepção. Por outro lado, acredita-se que ummembro de recepção tiver um Módulo de Young inferior a cerca de
175 N/mm , alongar-se-a com relativa facilidade sob tensão fazendo, dessa forma, com que a interface adesiva entre a fita de fixação e a folha trazeira se deformarem juntamente com o alongamento da folha traseira. Este alongamento tem que ser compensado pelo adesivo-da fita de fixação ao longo da superfície adesiva. Julga-se que a compensação interna do adesivo reduzirá a resistência de ligação que conduz ao desligamento (isto é, a falha do sistema de fixação adesivo).
Módulo de Young, tal como definido para esta invenção, é medido de acordo com o método ASTM D 882-83 com algumas modificações, sendo aquele método aqui incluidô por referência. (Deve ter-se cuidado para distinguir entre o Modulo de Young como definido neste procedimento de teste versus outros_módulos de elasticidade que podem ter sido usados ou medidos anteriormente, descritos no ramo). Os módulos de elasticidade antes descritos, incluindo patentes aqui referentes, situam-se bem abaixo do Módulo de Young exigidosreconhecido por esta invenção como sendo um limiar inferior para facultar o membro derre_ cepção do sistema de fixação). Em particular, usa-se o método ASTM A de D 882-83 Taxa Constante de Teste de Separação de Garra para medir os Módulos de elasticidade tal como definido pelo método ASTM, apenas com alterações insignificantes. Indica-se na descrição seguinte as alterações particulares usadas no Módulo de Young para a sua medição segundo esta invenção. Uma amostra de teste para avaliação do Módulo de Young tem uma largura de 25 mm de largura e 200 mm de comprimento. A direcção de comprimento da amostra é paralela á direcção lateral do artigo absorvente. As amostras de teste são avaliadas na sua direcção
65.387
Case 4516
δ £
Μθ<. /1 de comprimento e condicionadas de acordo com o método ASTM. 0 aparelho usado na avaliação do Módulo de Young pode ser qualquer máquina de testagem tênsil , à venda no mercado, tendo uma taxa constante de separação de garra. É particularmente indicada para aqui uma máquina Instron 4201, tal como a da Instron Engineering Corporation, Canton, Massachusetts. As garras extras são também da Instron, de acordo com o método ASTM. A distância de garra inicial é fixada a 50,8 mm. A velocidade de testagem é fixada em 508 mm/minuto. Outras provisões do procedimento do teste, bem como o cálculo do módulo elástico são feitos de acordo com o método ASTM.
A propriedade de colagem rápida aderência do adesivo é também importante para facultar a resis téncia de ligação inicial e, em menor escala, a capacidade de reutilização do sistema de fixação. A propriedade de rápida aderência do adesivo mede a capacidade do adesivo de humidificar a superfície e formar ligações adesivas fortes face a pressões de aplicação baixas. A rápida aderência do adesivo deve ser suficientemente alevada para facultar uma segurança de ligçaão boa e um tempo de tensão de corte elevado, mas não tão alta que exceda a resistência do membro de recepção para garantir uma boa capacidade de reuti-? lização. As propriedades de rápida aderência do adesivo ders ta invenção devem ser superiores a cerca de 150 g / cm, mais preferencialmente, superiores a cerca de 200 g/cm. 0 valor ideal de rápida aderência para todo o sistema de fixa ção desta invenção é superior a cerca de 300 g/cm para uma fixação segura da fralda. 0 teste de rápida aderência é realizado, colocando-se 25,4 mm (da largura) da fita no membro de recepção e removendo a fita num ângulo de 90°. Este teste é, assim, uma modificação do PSTC N2 5, usando o membro de recepção como o substrato e uma pressão de 1 167 ,Ç
Pa 17,1 g/ cm .
65.387
Case 4516
90/04 · «· 000'04 · Ιί FDW
A segurança de ligação e a capacidade de reutilização melhoradas do sistema de fixação adesivo podem ser conseguidas sem que seja necessário o reforço do membro de recepção e com um mínimo de materiais. Os pesos de revestimento preferidos para os adesivos que facultam um equilíbrio óptimo entre a segurança de ligação e a capacidade de reutilização são diferentes para cada adesivo. Pesos de revestimento superiores facultarão normalmente ligações adesivas mais fortes face a uma pressão de aplicação mínima, enquanto pesos de revestimento inferiores redt zirão geralmente a probabilidade do membro de recepção se rasgar. Descobriu-se, porém, para os sistemas de fixação adesivos desta invenção para uso em artigos absorventes tal como fraldas, que o peso de revestimento ideal do ade2 sivo situa-se frequentemente abaixo de cerca de 22 g/ m . Mais preferencialmente, o peso de revestimento ideal situa
2 -se entre cerca de 14 g/m e cerca de 18 g / m , de pre2 2 ferencia, entre cerca de 15 g / m e cerca de 16 g/m . A folha traseira, que não tem que ser reforçada, pode também ter um calibre calculado relativamente baixo para se reduzir os custos de-materiais,entre cerca de 0,025 mm (1 mil) e cerca de 0,036 mnr (1,4 mils).
A capacidade de remover a fita de fixação sem rasgar o membro de recepção *(isto é, capacidade de reutilização) pode ser medida no laboratório, bem como nas mãos do consumidor. Num teste de laboratório, a fita é colocada o mais firmemente possível, medindo-se depois a· frequência a que quebra o membro de reepção ao ser removido de forma realista. De modo a por-se a fita o mais fir memente -possível, a fita é colocada no membro de recepção e aquecida até 37,8°C (100°F) durante 30 minutos ou mais.
É então feita deslizar com um.rolo de 2,2 kg, ficando a 37,8°C (100°F) durante mais 30 minutos. Depois de arrefecer até á temperatura ambiente durante pelo menos cerca de 30
65.387
Case 4516 minutos, as fitas de fixação são removidas através de um puxar rápido, tal como um consumidor típico faria. Qualquer rasgamento que ocorra é considerado falha. Este teste faculta o pior caso e é cerca de 6 vezes superior à experiência de rasgar do membro de recepção médio actualmente em uso. Para os sistemas de fixação adesivos desta invenção, a capacidade de reutilização para os testes de laboratório mais severos deve ser superior a cerca de 90 í, de preferência superior a cerca de 95 í, mais preferencialmente ainda superior a cerca de 98
Descreveu-se aqui vários modelos particulares desta invenção. É claro para os peritos do ramo que se pode fazer várias outras alterações e modificações sem que isso implique ir-se além do âmbito desta invenção. Pretende-se abranger nas nas reivindicçaões anexas, todas essas alterações e modificações que se situam no âmbito des_ ta invenção.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Mod. 71 · 20.000 e<. 92/12
    1. Artigo absorvente descartável (20), que compreende:
    uma porção de corpo (22) com uma primeira região extrema (48), uma segunda região extrema (50), bordos longitudinais (40) e bordos de extremidade (42), compreendendo a dita porção de corpo uma folha anterior permeável a líquidos (26), uma folha posterior impermeável a líquidos (30) unida à dita folha anterior e um núcleo absorvente (28) situadc entre a dita folha anterior e a dita folha posterior,· e urr sistema de fixação de fita adesiva (24) compreendendo:
    a) uma fita adesiva (58) adjacente a cada borda longitudinal da dita porção de corpo na dita primeira região extrema, tendo cada uma das ditas tiras de fita adesiva uma extremidade fixa (61) e uma extremidade de ligação (62) com uma superfície de fixação(60), sendo a dita extremidade fixa ligada à dita porção de corpo, estendendo-se a dita extremidade de ligação lateralmente para fora a partir da dita borda longitudinal da dita porção de corpo e tendo a dita superfície de fixação um revestimento adesivo; e
    b) um elemento receptor (54) para de forma reutilizável aderir ao dito adesivo para formar uma ligação durante o uso do artigo absorvente, tendo o dito elemento receptor uma superfície de aderência, a qual consiste numa porção da dita folha posterior na dita segunda região extrema, tendo a dita folha posterior uma espessura nominal média entre 0,020 mm e 0,036 mm, tendo a dita superfície de aderência uma aspereza de superfície em que a Profun30 e
    didade de Nivelamento Média se
    10 microns, e caracterizado por o dito sistema de fixação adesiva ter urr Tempo Padrão de Tensão de Corte superior a 465 minutos/ centímetro quadrado (3000 minutos/pol.2) , um Tempc Modificado de Tensão de Corte superior a 116,24 minutos/ centímetro quadrado (750 minutos/pol.2).
    Mod. 71 20.000 e<. · 92/12
  2. 2. Artigo absorvente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita folha posterior (30) ter urr Módulo de Young superior a 175 N/mm2.
  3. 3. Artigo absorvente de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o dito Módulo de Young ser superior a 200 N/mm2.
  4. 4. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a dita folha posterior (30) apresentar uma resistência superior a 1200 ergs .
  5. 5. Artigo absorvente de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a dita folha posterior apresentar uma resistência superior a 1600 ergs.
  6. 6. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o dito adesivo ter uma aderência rápida superior a 150 g/cm.
    Artigo absorvente de acordo com a reivindicação caracterizado por o dito adesivo ter uma aderência rápida inferior a 200 g/cm.
  7. 8. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o dito adesivo apresentar um revestimento de gramagem inferior a 22 g/m2.
  8. 9. Artigo absorvente de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a dita gramagem do revestimento se situar entre 14 g/m2 e 18 g/ m2.
    Mod. 71 - 20.000 e*. · 92/12
  9. 10. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a dita folha posterior (30) ter uma espessura nominal média situada entre 0,025 mm e 0,030 mm.
  10. 11. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterízado por a dita
    Profundidade de Nivelamento Média se situar entre
    3 microns e 8 microns.
  11. 12. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o sistema de fixação (24) apresentar um Tempo Modificado de Tensão de Corte superior a 155 minutos/centimetro quadrado(1000 minutos/pol.2) .
  12. 13. Artigo absorvente de acordo com qual quer das reivindicações anteriores, caracterizado por o dito artigo absorvente ser uma cueca para adultos incontinentes.
  13. 14. Artigo absorvente de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizado por o dito artigc absorvente ser uma fralda para bebé.
PT101797A 1991-10-25 1995-11-20 Artigos absorventes descartaveis com sistema de fixacao adesivo reutilizavel PT101797B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/782,707 US5399177A (en) 1991-10-25 1991-10-25 Refastenable adhesive fastening systems for disposable absorbent articles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101797A PT101797A (pt) 1996-08-30
PT101797B true PT101797B (pt) 1998-12-31

Family

ID=25126932

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8616U PT8616T (pt) 1991-10-25 1992-10-23 Sistemas de fixacao adesivos reutilizaveis para artigos absorventes descartaveis
PT101797A PT101797B (pt) 1991-10-25 1995-11-20 Artigos absorventes descartaveis com sistema de fixacao adesivo reutilizavel

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8616U PT8616T (pt) 1991-10-25 1992-10-23 Sistemas de fixacao adesivos reutilizaveis para artigos absorventes descartaveis

Country Status (25)

Country Link
US (1) US5399177A (pt)
EP (1) EP0609340B1 (pt)
JP (1) JPH07500270A (pt)
KR (1) KR100260286B1 (pt)
CN (1) CN1054277C (pt)
AT (1) ATE142471T1 (pt)
AU (1) AU672371B2 (pt)
BR (1) BR9206671A (pt)
CA (1) CA2119861C (pt)
DE (1) DE69213752T2 (pt)
DK (1) DK0609340T3 (pt)
ES (1) ES2091491T3 (pt)
FI (1) FI113451B (pt)
GR (1) GR3021121T3 (pt)
HK (1) HK1006529A1 (pt)
MX (1) MX9206121A (pt)
MY (1) MY108575A (pt)
NO (1) NO941474L (pt)
NZ (1) NZ244878A (pt)
PH (1) PH29995A (pt)
PT (2) PT8616T (pt)
SG (1) SG71674A1 (pt)
TR (1) TR28693A (pt)
TW (1) TW222579B (pt)
WO (1) WO1993007845A1 (pt)

Families Citing this family (53)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2170495C (en) * 1993-09-23 2000-03-28 David Joseph Kenneth Goulait Disposable absorbent article having a paper reinforced adhesive band
US5482588A (en) * 1994-06-21 1996-01-09 The Procter & Gamble Company Method for manufacturing one-piece tape tabs for use with disposable absorbent articles
US5578152A (en) * 1994-06-21 1996-11-26 The Procter & Gamble Company Method for manufacturing tape tab fasteners
US5620432A (en) * 1994-06-21 1997-04-15 The Procter & Gamble Company Tape tab fasteners for disposable absorbent articles
US5487809A (en) * 1994-06-21 1996-01-30 The Procter & Gamble Company Method for manufacturing tape tab stock that may be used to produce tape tab fasteners for disposable absorbent articles
US5681306A (en) * 1994-06-21 1997-10-28 The Procter & Gamble Company Disposable absorbent articles having improved tape tab fasteners
US5603794A (en) * 1996-02-22 1997-02-18 The Procter & Gamble Company Method for manufacturing angled tape tabs for use with disposable absorbent articles
US20020188268A1 (en) * 1999-06-30 2002-12-12 Mark James Kline Elastomeric side panel for use with convertible absorbent articles
US5702551A (en) * 1996-04-03 1997-12-30 The Procter & Gamble Company Method for assembling a multi-piece absorbent article
US6096420A (en) * 1998-01-30 2000-08-01 Tredegar Corporation Thin plastic film
JP3492188B2 (ja) * 1998-03-09 2004-02-03 ユニ・チャーム株式会社 使い捨ておむつ
US6632213B1 (en) 1999-04-13 2003-10-14 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent article with a rolled leg cuff
US6402727B1 (en) * 2000-01-24 2002-06-11 Georgene Elaine Rosengrant Disposal cover for used feminine protection products
US7087046B2 (en) * 2002-09-09 2006-08-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent garment with refastenable adhesive elements engaging an elongatable body panel and methods for the use and manufacture thereof
US7373699B2 (en) * 2003-10-15 2008-05-20 Velcro Industries B.V. Plastic sheet reinforcement
US8082637B2 (en) * 2003-10-15 2011-12-27 Velcro Industries B.V. Low profile touch fastener
US20050081343A1 (en) * 2003-10-15 2005-04-21 Clarner Mark A. Touch fastener element loop retention
US7716792B2 (en) * 2003-10-15 2010-05-18 Velero Industries B.V. Touch fastener elements
US20050081341A1 (en) * 2003-10-15 2005-04-21 Mcdougall William B.S. Woven touch fastener products
US7520033B2 (en) * 2003-10-15 2009-04-21 Velcro Industries B.V. Multiple-crook male touch fastener elements
US20070100306A1 (en) * 2005-11-03 2007-05-03 Dizio James P Release coating containing thermoplastic polymers
US7964800B2 (en) * 2006-05-25 2011-06-21 Fujikura Ltd. Printed wiring board, method for forming the printed wiring board, and board interconnection structure
US8235963B2 (en) 2006-06-07 2012-08-07 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring systems
US20070287983A1 (en) * 2006-06-07 2007-12-13 Richard Worthington Lodge Absorbent article having an anchored core assembly
USD708321S1 (en) 2006-09-08 2014-07-01 Jennifer Lynn Labit Panel for an inner portion of a reusable diaper
USD708320S1 (en) 2006-09-08 2014-07-01 Jennifer Lynn Labit Panel for an inner portion of a reusable diaper
US7629501B2 (en) * 2006-09-08 2009-12-08 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers
US9592165B2 (en) 2006-09-08 2017-03-14 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers having seam allowances and/or 3×3 arrays of snap members
US8409163B2 (en) 2006-09-08 2013-04-02 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers having first and second liquid-absorbent flaps
US8262635B2 (en) * 2006-09-08 2012-09-11 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers
USD708319S1 (en) 2006-09-08 2014-07-01 Jennifer Lynn Labit Panel for an inner portion of a reusable diaper
US8430857B2 (en) 2006-09-08 2013-04-30 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers
USD708739S1 (en) 2006-09-08 2014-07-08 Jennifer Lynn Labit Panel for an inner portion of a reusable diaper
US8062276B2 (en) 2006-09-08 2011-11-22 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers
US8945079B2 (en) * 2007-09-07 2015-02-03 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US20090069777A1 (en) * 2007-09-07 2009-03-12 Andrew James Sauer Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US8790325B2 (en) * 2007-09-07 2014-07-29 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US8668679B2 (en) * 2007-09-07 2014-03-11 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US9056031B2 (en) 2007-09-07 2015-06-16 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US8597268B2 (en) 2007-09-07 2013-12-03 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US8858523B2 (en) * 2007-09-07 2014-10-14 The Procter & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US9060900B2 (en) 2007-09-07 2015-06-23 The Proctor & Gamble Company Disposable wearable absorbent articles with anchoring subsystems
US8992498B2 (en) 2008-03-31 2015-03-31 Jennifer Lynn Labit Reusable diapers
CN102036636A (zh) * 2008-05-23 2011-04-27 宝洁公司 扣件突出部
US8292863B2 (en) 2009-10-21 2012-10-23 Donoho Christopher D Disposable diaper with pouches
US8998873B2 (en) 2010-01-20 2015-04-07 The Procter & Gamble Company Refastenable absorbent article
WO2011091115A2 (en) 2010-01-20 2011-07-28 The Procter & Gamble Company Refastenable absorbent article
WO2011091117A1 (en) * 2010-01-20 2011-07-28 The Procter & Gamble Company Refastenable absorbent article
US9427362B2 (en) 2010-01-20 2016-08-30 The Procter & Gamble Company Refastenable absorbent article
US20150314979A1 (en) * 2014-05-05 2015-11-05 The Procter & Gamble Company Storage Wrap Material
KR101666297B1 (ko) * 2015-02-25 2016-10-24 문영현 일회용 기저귀
CN115300234B (zh) * 2017-10-31 2024-04-05 宝洁公司 具有可延展耳片的吸收制品
CN108535187A (zh) * 2018-05-18 2018-09-14 广州俊天科技有限公司 一种节能的光传输或成像用玻璃加工设备

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3089494A (en) * 1962-01-12 1963-05-14 Schwartz Robert Pinless diaper
US3630201A (en) * 1969-08-11 1971-12-28 Kimberly Clark Co Fastening arrangement for disposable diapers
US3646937A (en) * 1970-02-19 1972-03-07 Procter & Gamble Improved pressure-sensitive tape fastener for disposable diapers
US3848594A (en) * 1973-06-27 1974-11-19 Procter & Gamble Tape fastening system for disposable diaper
US3867940A (en) * 1973-08-06 1975-02-25 Johnson & Johnson Scrim reinforced disposable diaper
US3853129A (en) * 1973-10-01 1974-12-10 Union Carbide Corp Pressure-sensitive tape fastener for disposable diapers
US3921638A (en) * 1974-10-31 1975-11-25 Colgate Palmolive Co Diaper with pleat securing tape means
US3971380A (en) * 1975-05-19 1976-07-27 Johnson & Johnson Disposable diaper having an adhesive closure system and method of construction therefor
US4010753A (en) * 1976-02-19 1977-03-08 Johnson & Johnson Disposable diaper having adhesive tab fasteners with built-in release system
GB1597799A (en) * 1977-05-25 1981-09-09 Johnson & Johnson Reusable adhesive tape tab for disposable diapers
US4182333A (en) * 1977-08-10 1980-01-08 Colgate-Palmolive Company Disposable diaper with fastener retained end barrier
US4237889A (en) * 1978-09-13 1980-12-09 Minnesota Mining And Manufacturing Company Diaper closure utilizing pressure-sensitive adhesive tape having textured foil backing
US4376147A (en) * 1981-08-31 1983-03-08 Clopay Corporation Plastic film having a matte finish
US4436520A (en) * 1981-12-21 1984-03-13 Exxon Research & Engineering Co. Low gloss films of enhanced adhesion
US4540415A (en) * 1982-02-12 1985-09-10 Personal Products Company Disposable diaper with a repositionable tape tab fastener
SE446056B (sv) * 1982-10-25 1986-08-11 Moelnlycke Ab Anordning vid engangsbloja
US4762888A (en) * 1984-07-26 1988-08-09 Johnson & Johnson Products, Inc. Hot melt pressure sensitive adhesives
US4743242A (en) * 1984-08-06 1988-05-10 Kimberly-Clark Corporation Disposable diaper with refastenable tape system
US4655761A (en) * 1984-08-06 1987-04-07 Kimberly-Clark Corporation Disposable diaper with refastenable tape system
US4769283A (en) * 1986-01-31 1988-09-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pressure-sensitive adhesive tape
US4728325A (en) * 1986-04-03 1988-03-01 Exxon Chemical Patents Inc. Diaper backsheet
US4710190A (en) * 1986-09-04 1987-12-01 Minnesota Mining And Manufacturing Company Diaper having improved reinforced area for receiving adhesive fastening tape
EP0353235A1 (en) * 1987-03-27 1990-02-07 Clopay Corporation Thermoplastic sheet material having improved tape adhesion
US4753649A (en) * 1987-03-31 1988-06-28 Kimberly-Clark Corporation Film reinforcement for disposable diapers having refastenable tapes
US5061262A (en) * 1987-05-21 1991-10-29 Kimberly-Clark Corporation Hot melt adhesive for polyethylene film reinforcement
US4861635A (en) * 1987-11-06 1989-08-29 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pressure-sensitive adhesive closure for disposable diaper
US4973326A (en) * 1987-11-30 1990-11-27 Minnesota Mining And Manufacturing Company Disposable diaper with improved fastener attachment
US4894060A (en) * 1988-01-11 1990-01-16 Minnesota Mining And Manufacturing Company Disposable diaper with improved hook fastener portion
IN172182B (pt) * 1988-04-04 1993-05-01 Minnesota Mining & Mfg
US4880422A (en) * 1988-07-05 1989-11-14 Tredegar Industries, Inc. Refastenable diaper sheet
US5026446A (en) * 1989-06-05 1991-06-25 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method of manufacturing a disposable diaper having an abraded target strip
US5106383A (en) * 1989-07-28 1992-04-21 Minnesota Mining And Manufacturing Company Closure systems for diapers and method of preparation
US4946527A (en) * 1989-09-19 1990-08-07 The Procter & Gamble Company Pressure-sensitive adhesive fastener and method of making same
US5019071A (en) * 1989-12-12 1991-05-28 Minnesota Mining And Manufacturing Company Adhesive fastening tab
US5019072A (en) * 1990-02-27 1991-05-28 Minnesota Mining And Manufacturing Company Disposable diaper that is fastened by contact between overlapping adhesive patches
US5066289A (en) * 1990-04-09 1991-11-19 Minnesota Mining And Manufacturing Company Release treated non-woven fastening tape protector
US5147347A (en) * 1991-01-17 1992-09-15 Kimberly-Clark Corporation Disposable garment having a refastenable adhesive taping system

Also Published As

Publication number Publication date
JPH07500270A (ja) 1995-01-12
NZ244878A (en) 1995-12-21
DE69213752D1 (de) 1996-10-17
SG71674A1 (en) 2000-04-18
DE69213752T2 (de) 1997-03-06
TR28693A (tr) 1997-01-16
CA2119861A1 (en) 1993-04-29
AU672371B2 (en) 1996-10-03
AU2878192A (en) 1993-05-21
ATE142471T1 (de) 1996-09-15
GR3021121T3 (en) 1996-12-31
NO941474D0 (no) 1994-04-22
WO1993007845A1 (en) 1993-04-29
CN1054277C (zh) 2000-07-12
TW222579B (pt) 1994-04-21
KR100260286B1 (ko) 2000-07-01
CA2119861C (en) 1998-10-06
FI941895A0 (fi) 1994-04-22
PT101797A (pt) 1996-08-30
DK0609340T3 (pt) 1997-03-17
HK1006529A1 (en) 1999-03-05
FI113451B (fi) 2004-04-30
PT8616T (pt) 1993-08-31
US5399177A (en) 1995-03-21
BR9206671A (pt) 1994-10-11
MX9206121A (es) 1993-08-01
EP0609340B1 (en) 1996-09-11
CN1074111A (zh) 1993-07-14
PH29995A (en) 1996-10-29
NO941474L (no) 1994-06-15
EP0609340A1 (en) 1994-08-10
ES2091491T3 (es) 1996-11-01
MY108575A (en) 1996-10-31
FI941895A (fi) 1994-04-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101797B (pt) Artigos absorventes descartaveis com sistema de fixacao adesivo reutilizavel
JP7299266B2 (ja) ビームされた弾性体を含む吸収性物品の腰部輪郭に対する長さ
RU2624712C2 (ru) Абсорбирующее изделие с высоким содержанием абсорбирующего материала
FI96093B (fi) Kertakäyttöinen imukykyinen tuote, jossa on joustavasti laajennettava päällysosa
KR100430732B1 (ko) 탄성부를 포함하는 일회용 흡수물품
CA2634949C (en) A fastening system exhibiting reduced noise levels
RU2643601C2 (ru) Абсорбирующее изделие и абсорбирующая сердцевина, формирующая каналы при намокании
US5476702A (en) Fastening system for absorbent article and method of manufacture
US5386595A (en) Garment attachment system
RU2443403C2 (ru) Абсорбирующее изделие с повышенной мягкостью
US5147347A (en) Disposable garment having a refastenable adhesive taping system
US8968265B2 (en) Absorbent article fastening device having stiffness changing characteristics
EP0912202B1 (en) Oil-resistant disposable absorbent product
FR2732863A1 (fr) Patte d&#39;attache a region d&#39;attache subdivisee et article absorbant muni d&#39;une telle patte
JP2009542486A (ja) 少なくとも二つのウェブ材料を互いに結合するための接合部
WO2015038456A1 (en) Absorbent articles comprising auxetic cell forming structures
MX2011013664A (es) Articulo absorbente con paneles laterales elasticos repujados.
JP2000510381A (ja) 使用中における体への向上した適合を有している使い捨て衣類
JP7464787B2 (ja) 前部及び股部チャネルを有するテープ式吸収性物品
RU2613864C1 (ru) Впитывающее изделие с разделенной на зоны областью крепления для закрепления впитывающего узла на основе
KR970009711B1 (ko) 가먼트 부착 시스템
JPH0788133A (ja) 使い捨ておむつ
MXPA01005987A (en) Pant-like disposable absorbent articles with an easy opening feature

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960604

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980916

MM3A Annulment or lapse

Effective date: 20060522