PT101791B - Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortica para fins domesticos. - Google Patents

Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortica para fins domesticos. Download PDF

Info

Publication number
PT101791B
PT101791B PT10179195A PT10179195A PT101791B PT 101791 B PT101791 B PT 101791B PT 10179195 A PT10179195 A PT 10179195A PT 10179195 A PT10179195 A PT 10179195A PT 101791 B PT101791 B PT 101791B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
box
stopper
diameter
shaped element
cable
Prior art date
Application number
PT10179195A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101791A (pt
Inventor
Ruggero Ferrari
Original Assignee
Ferrari Group Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ITPR940047A external-priority patent/IT1274200B/it
Priority claimed from IT95PR000015A external-priority patent/IT1281170B1/it
Application filed by Ferrari Group Srl filed Critical Ferrari Group Srl
Publication of PT101791A publication Critical patent/PT101791A/pt
Publication of PT101791B publication Critical patent/PT101791B/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)
  • Devices For Opening Bottles Or Cans (AREA)

Description

DESCRICÃO
DISPOSITIVO PARA ROLHAR GARRAFAS COM ROLHAS DE CORTIÇA PARA FINS DOMÉSTICOS
É objecto da presente invenção um dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortiça, para fins domésticos, do tipo que compreende quatro garras que seguram a rolha e um mecanismo que empurra a rolha no gargalo da garrafa.
As rolhas de cortiça possuem sempre um diâmetro maior do que o diâmetro interno do gargalo da garrafa a fim de evitar que, uma vez posicionadas, o líquido possa sair qualquer que seja a posição que a garrafa possa assumir. É, portanto, necessária a operação de diminuição do diâmetro da rolha que precisa a aplicação duma força não desprezável e toma necessária a utilização de dispositivos capazes de efectuar essa operação com redução do esforço físico do operador tanto quanto possível.
É conhecido, já desde há muitíssimo tempo, um dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortiça, para uso não industrial: é constituído por uma coluna de suporte, por um cabeçote que contém em geral quatro pinças apropriadas para apertar o diâmetro da rolha que é posicionada entre as mesmas pinças de cima e por uma alavanca superior de braço comprido que, no seu movimento de descida, faz apertar as pinças e, ao mesmo ’ tempo, mediante um êmbolo aplicado na própria alavanca e que penetra ortogonalmente entre as pinças, imprime à rolha apertada, a força de impulso necessária para a rolha penetrar no gargalo da garrafa.
Esse dispositivo, concebido para se apoiar no terreno e para resistir ao esforço ao esforço aplicado pelo operador à alavanca de funcionamento, deve possuir uma coluna de suporte muito robusta e por consequência notavelmente pesada tomando pouco maneável a eventual deslocação do próprio dispositivo e, devido à sua própria conformação, um
Λ t
tal dispositivo apresenta um certo espaço volumoso que, para um uso familiar, pode constituir um problema para a sua colocação em ambientes familiares de dimensões reduzidas.
Além disso, as pinças de aperto da rolha de cortiça, geralmente em número de quatro, possuem um movimento não simétrico, pelo que acontece que só uma ou duas dessas pinças recebem o comando da alavanca que é abaixada pelo operador, enquanto as restantes são movidas, com possibilidade de deslocação muito limitada, pelas primeiras com um sistema de charneira ou por encastramento, o que tem como consequência que os esforço do operador não se distribua de maneira igual por toda a circunferência da rolha de cortiça.
O objectivo da presente inyenção é proporcionar um dispositivo com peso e volume ocupado limitados em que o esforço do operador seja distribuído igualmente e de maneira simultânea pelas quatro pinças destinadas ao aperto da rolha.
Este objectivo e ainda outros são atingidos pelo dispositivo de aplicação de rolhas que é o objecto da presente invenção e que se caracteriza pelas reivindicações anexas.
Uma primeira vantagem obtida com a presente invenção é atingida graças às dimensões particularmente moderadas do dispositivo que permitem colocá-lo em qualquer lugar e sem esforços nem perigos para o respectivo operador.
»
Uma segunda vantagem obtida com a presente invenção reside no facto de, ao apertar as pinças, a força que é transmitida pelas mesmas pinças à rolha de cortiça para a sua introdução no gargalo se repartir igualmente por toda a superfície da rolha.
Esta e outras características e vantagens são melhor evidenciadas pela seguinte descrição de uma forma de realização preferida ilustrada, a título puramente exemplificativo e não limitativo, nos desenhos anexos em que:
- a Figura 1 representa uma vista lateral, parcialmente cortada, do dispositivo objecto da presente invenção segundo uma primeira forma de realização;
- a Figura 2 representa uma vista em planta do mesmo dispositivo;
- a Figura 3 representa uma vista em alçado de uma pinça de aperto da rolha;
- a Figura 4 representa em planta o conjunto das quatro pinças de aperto da rolha;
- a Figura 5 representa o dispositivo para aplicação de rolhas de cortiça em corte vertical de acordo com uma segunda forma de realização;
- a Figura 6 representa o dispositivo para aplicação de rolhas representado na Figura 5, numa vista observada de cima sem algumas pormenores para evidenciar outros;
- a Figura 7 ilustra uma garra de aperto da rolha numa vista em alçado;
- a Figura 8 ilustra quatro pinças de aperto como a representada na Figura 7, numa vista em planta e encostadas ao longo de planos de escorregamento..
As figuras representam um dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortiça, para utilizadores não industriais, compreendendo um conjunto (1) constituído por dois corpos cilíndricos coaxiais (2 e 3) que rodam um dentro do outro e duas flanges de fechamento superior (4) e inferior (5).
Os dois corpos cilíndricos coaxiais (2 e 3) são dotados cada um com um cabo próprio respectivamente (7 e 8) para permitir ao operador que realize a rotação dos dois referidos corpos cilíndricos coaxiais.
Alojadas na parte interna do corpo cilíndrico (2), estão posicionadas quatro pinças (6) que se aproximam reciprocamente e ao mesmo tempo operando o aperto circunferencial da rolha de cortiça inserida por baixo num furo (20).
O corpo cilíndrico mais interno (2) tem a sua face interna conduzida pelas sedes circunferenciais excêntricas (2a) em que são inseridas pontas (6a) das pinças (6); as quatro pinças de aperto (6) apresentam, cada uma, dois perfis em relevo (6b), um superior e outro inferior, que se inserem nas correspondentes pistas (4a) abertas na flange superior (4) e (5a) abertas na flange inferior (5) do conjunto (1).
--/ F ·«?!
As quatro pistas (4a) são perpendiculares entre si segundo os lados dum quadrado e o mesmo acontece com as quatro pistas (5a).
Articulado em (12) no cabo (8) encontra-se um conjunto de bielas constituído por duas hastes (9 e 10); esta última contém, articulado em (13), um punção (14) que se insere no interior do conjunto (1), passando através de uma ponteira roscada (15) até uma pequena manga (15) solidária com a flange superior (4).
Para permitir a rotação do cabo (7) de cerca de 90°, a tampa (4) e o corpo cilíndrico (3) possuem uma parte fresada (21) com um arco ligeiramente superior a 90°.
Seguidamente, descreve-se o funcionamento do dispositivo objecto da presente invenção.
No dispositivo com os cabos (7 e 8) completamente abertos, com o ângulo de abertura igual a cerca de 90°, insere-se a rolha de cortiça que passa através do furo (20) aberto na flange inferior (5) e a rolha permanecerá em posição porque é retida por atrito pelas pinças (6) completamente abertas,
Agora, aproximam-se os cabos (7 e 8) um do outro imprimindo para isso rotações em sentidos opostos aos corpos cilíndricos coaxiais (2 e 3); as quatro pinças (6), alojadas intemamente no corpo cilíndrico (2), são obrigadas a seguir com as suas pontas (6a) o · andamento das correspondentes sedes excêntricas (2a) que tendem a aproximar-se reciprocamente e, ao mesmo tempo, são obrigadas a seguir com os seus perfis em relevo (6b) o andamento das pistas (4a e 5a) das flanges superior e inferior movendo-se todas quatro ao mesmo tempo.
Desta maneira, graças à acção de deslocação imposta pela rotação das quatro sedes excêntricas (2a) e à acção de guiamento das pistas radiais (4a e 5a), as quatro pinças (6)
4/ aproximam-se simultaneamente umas das outras apertando, todas com a mesma força, a rolha de cortiça.
Neste momento, depois de posicionar o dispositivo por cima das roscas da garrafa a rolhar, faz-se embocar o punção (14) na ponteira (16) e, fazendo força para baixo com a haste (10), obtém-se a penetração da rolha anteriormente apertada no gargalo da garrafa.
Fazendo referência às Figuras 5, 6, 7 e 8, descrever-se-á agora uma segunda forma de realização do dispositivo de acordo com a presente invenção, em que, com (10), foi indicado um elemento extemo em forma de caixa substancialmente cilíndrico e dotado com um cabo (102).
No interior do elemento extemo com a forma de caixa, está alojado um segundo elemento interno com a forma de caixa (120), no interior do qual se encontram colocadas quatro pinças de aperto da rolha (103) encostadas e com movimento de translação recíproca e simultaneamente.
Cada pinça (103) é constituída por um pequeno bloco de metal ou de plástico do qual saem um pemo superior (105) e um pemo inferior (106).
O elemento extemo com a forma de caixa (101) é fechado inferiormente por uma tampa (107) que apresenta um furo central (108) de diâmetro substancialmente igual ao diâmetro da rolha de cortiça ou do gargalo da garrafa e também quatro caneluras (109) que · têm um andamento que se aproxima do centro do furo (108), isto é, com um raio de curvatura decrescente.
Em cada uma das mencionadas caneluras (109) é inserido o pemo inferior (106) de uma respectiva pinça.
O elemento interno com a forma de caixa (120), inserido coaxialmente no elemento extemo com a forma de caixa (lOl)possui uma tampa inferior (121) com um furo central
Ο-- (122) de diâmetro igual ao diâmetro da rolha, como o furo (108), e também quatro furos pontuais (111) que passam de lado a lado de forma rectangular e colocados com o próprio eixo longitudinal a 9o° uns em relação aos outros e aos vértices de um quadrado.
O pemo inferior (106) de cada pinça atravessa um respectivo furo (111).
O elemento interno com a forma de caixa é fechado por uma tampa superior (123) análoga à tampa inferior (121) mas possuindo um furo central (124) de diâmetro substancialmente igual ao diâmetro da rolha prensada . isto é, igual ao diâmetro interno de um gargalo da garrafa.
Analogamente, o elemento externo com a forma de caixa é fechado superiormente por uma tampa superior (110) igual à inferior mas com um furo central com o diâmetro igual ao diâmetro da rolha prensada.
Também o elemento interno com a forma de caixa é dotado com um cabo (112) para comandar juntamente com o cabo (102) a rotação recíproca entre os dois elementos com a forma de caixa.
O elemento externo com a forma de caixa é dotado com uma abertura (114) para permitir a rotação, segundo a seta (118), do cabo do elemento interno com a forma de caixa segundo um ângulo de cerca de 90 graus, rotação essa que leva as pinças à sua acção de aperto que se atinge quando os dois cabos complanares são paralelos..
Na Figura 6, a abertura (114) foi delimitada pelas setas a-a.
A rotação recíproca entre os dois braços obriga as pinças a arroxaram-se ou a afastar-se enquanto os pemos inferiores e superiores (106 e 105) são inseridos em caneluras que se afastam ou aproximam do centro de rotação.
Com (115) foi designado um punção fixado de maneira regulável numa alavanca (116) articulada num braço (117) articulado no cabo (112) do elemento interno com a forma de caixa.
Seguidamente, descreve-se o funcionamento deste dispositivo para rolhar garrafas.
As pinças (103) encontram-se na sua posição de abertura e, portanto, os dois cabos (102 e 112) encontram-se a cerca de 90 graus um do outro, como mostra a Figura 6.
A rolha é inserida entre as pinças passando através dos furos (108 e 122) das tampas inferiores.
Neste ponto, inicia-se a rotação dos dois cabos (102 e 112) que funcionam como alavanca, para os colocar em posição paralela, isto é, até que o cabo (102) se encontre na posição representada a linha tracejada na Figura 6.
Durante a citada rotação, os pemos (105 e 106) são deslocados em direcção ao centro das caneluras (109) deslocando-se porém em translação nas ponteiras (111) devido ao que as pinças serão obrigadas a deslocar-se em translação segundo os eixos das referidas ponteiras (111).
Atingida a condição de paralelismo dos dois cabos (102 e 112), poder-se-á actuar sobre a alavanca (116) para empurrar o punção (115) para baixo até que a rolha não possa ser empurrada para fora das pinças.
Lisboa,
O Agente Oficial da Propriedade Industrial

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortiça para utilizadores domésticos, caracterizado pelo facto de compreender:
    um conjunto (1) constituído por dois corpos cilíndricos coaxiais (2) e (3) rodando um dentro do outro e por duas flanges de fechamento superior (4) e inferior (5), apresentando o corpo cilíndrico interno (2) sobre a sua circunferência interna quatro sedes (2a) configuradas circunferencialmente com perfil excêntrico e possuindo ambas as flanges quatro pistas (4a) e (5a) cortadas nas suas faces internas;
    quatro garras (6) idênticas entre si e desvinculadas, cada uma dotada com uma ponta (6a) e com dois perfis em relevo (6b), sendo cada ponta (6a) apropriada para penetrar numa sede excêntrica e sendo cada perfil em relevo (6b) apropriado para deslizar numa pista (4a) e (5a).
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo faceto de tanto as pistas (4a) serem perpendiculares entre si segundo os lados dum quadrado como as pistas (5a) também serem perpendiculares entre si segundo os lados dum quadrado.
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de cada um dos dois corpos cilíndricos coaxiais (2) e (3) ser dotado com um cabo (8) e (9) respectivamente para permitir ao operador realizar a rotação dos dois referidos corpos cilíndricos coaxiais.
  4. 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o cabo (8) solidário com o corpo cilíndrico (3) possuir um sistema de bielas combinadas articulado em (12), composto por duas hastes (9) e (10) articuladas entre si em (11).
  5. 5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de compreender um êmbolo (14) articulado (13) na haste (10) e guiado por uma ponteira (15) de ma2
    - ...
    neira a ser inserido no interior do grupo (1) mediante movimento da haste (10) para baixo.
  6. 6. Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortiça, caracterizado pelo facto de compreender quatro garras que seguram a rolha, deslocáveis com movimento de translação (103), cada uma das quais é dotada com um pemo superior (105) e com um pemo inferior (106) e é inserida dentro de um elemento (120) em forma de caixa interno que, por sua vez, é inserido no interior de um elemento (101) em forma de caixa externo, sendo os referidos elementos em forma de caixa (101) e (120) coaxiais e rotativos um em relação ao outro em volta de um eixo vertical comum, sendo cada um dos mencionados elementos com a forma de caixa fechado por meio de tampas superiores e inferiores dotadas de caneluras (109) e furos de lado a lado (111) conformados de maneira a alojar os-pemos superiores .e inferiores (105) e (106) das garras (103) para provocar a sua aproximação ou o seu afastamento recíprocos segundo direcções perpendiculares.
  7. 7. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa externo (101) compreender uma tampa inferior que possui um furo central (108) com um diâmetro igual ao diâmetro da rolha ou do gargalo da garrafa e quatro caneluras que têm um diâmetro que se aproxima ao centro do furo (108) com raio de curvatura decrescente.
  8. 8. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa externo (101) compreender uma tampa superior (110) que possui um furo central com um diâmetro igual ao diâmetro da rolha prensada e quatro caneluras colocadas como os da tampa inferior (107).
  9. 9. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa interno (120) possuir uma tampa inferior (121) dotada com um furo central (122) com um diâmetro igual ao diâmetro da rolha e quatro furos (11) colocados com o eixo longitudinal a 90 graus uns em relação aos outros e nos vértices dum quadrado, sendo os citados furos colocados por cima das canelu ''V/ ras (109) de tal maneira que os pemos inferiores (106) das garras possam penetrar nos referidos furos e caneluras.
  10. 10. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa interno (120) possuir uma tampa superior (123) análoga à tampa inferior (121) e com um furo central (124) com um diâmetro igual ao diâmetro da rolha prensada.
  11. 11. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa (101) possuir uma abertura (114) para permitir a rotação de um cabo (112) solidário com o elemento com a forma de caixa intemo (120).
  12. 12. Dispositivo para rolhar garrafas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o elemento com a forma de caixa externo (101) possuir um cabo (102) coplanar com o cabo (112).
PT10179195A 1994-11-04 1995-11-03 Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortica para fins domesticos. PT101791B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITPR940047A IT1274200B (it) 1994-11-04 1994-11-04 Tappatrice a tre leve per tappi di sughero
IT95PR000015A IT1281170B1 (it) 1995-05-12 1995-05-12 Dispositivo tappatore di bottiglie con tappo di sughero, per utilizzatori non industriali

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101791A PT101791A (pt) 1996-05-31
PT101791B true PT101791B (pt) 1997-12-31

Family

ID=26331942

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10179195A PT101791B (pt) 1994-11-04 1995-11-03 Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortica para fins domesticos.

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101791B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101791A (pt) 1996-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3377893A (en) Wrench having pivoted jaws adjustable by a lockable exterior camming sleeve
US1954422A (en) Cap applier and remover
US5040437A (en) Corked bottle opener
US4662153A (en) Adjustable container capping apparatus
US4420012A (en) Device for use in connection with tapping off fluid from or filling fluid into a container
PT1908725E (pt) ¿cabeça de enroscamento e aperto para a aplicação de tampas previamente roscadas
JP2019099274A5 (pt)
CZ291123B6 (cs) Zařízení pro uzavírání vnitřku potrubí
PT101791B (pt) Dispositivo para rolhar garrafas com rolhas de cortica para fins domesticos.
US2726060A (en) Cam actuated attachment fitting
US2524434A (en) Multiple jaw jar cap wrench
US9120665B1 (en) Container retaining system for a filler
US1888411A (en) Evaporated milk server and preserver
US5269118A (en) Shaft locking device
US1876237A (en) Fastening device
JPS6240609Y2 (pt)
US3137492A (en) Miter clamp
US2837947A (en) Wall mounted jar top remover with adjustable diameter split band
PT90930B (pt) Dispositivo de abertura-fecho para saquinho de material sintetico maleavel com limitacao de penetracao
US2255514A (en) Supporting bracket
US2499259A (en) Pouring attachment for containers
US4596204A (en) Flag-type pig-sig
US2199516A (en) Jar vise
GB2227968A (en) Device for gripping container whilst closure is removed
JPH02500969A (ja) ねじ込み口金あけ具

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960122

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970923

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100503