PT101781B - Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas - Google Patents

Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas Download PDF

Info

Publication number
PT101781B
PT101781B PT10178195A PT10178195A PT101781B PT 101781 B PT101781 B PT 101781B PT 10178195 A PT10178195 A PT 10178195A PT 10178195 A PT10178195 A PT 10178195A PT 101781 B PT101781 B PT 101781B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
slab
components
grid
reinforcement
plate
Prior art date
Application number
PT10178195A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101781A (pt
Inventor
Antonio Jardim Bettencourt
Original Assignee
Antonio Jardim Bettencourt
Tania Bettencourt Correia
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Jardim Bettencourt, Tania Bettencourt Correia filed Critical Antonio Jardim Bettencourt
Priority to PT10178195A priority Critical patent/PT101781B/pt
Publication of PT101781A publication Critical patent/PT101781A/pt
Publication of PT101781B publication Critical patent/PT101781B/pt

Links

Landscapes

  • Conveying And Assembling Of Building Elements In Situ (AREA)
  • Panels For Use In Building Construction (AREA)

Description

MÉTODO E DISPOSITIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE
LAJES DE PAVIMENTO E/OU COBERTURAS
MEMÓRIA DESCRITIVA
Este invento refere-se a um método para construção, erecção e montagem de estruturas de lajes.
As estruturas de laje erigidas através deste processo poderão fazer parte integrante de uma cobertura ou de um pavimento de qualquer habitação de um piso ou de edifícios de vários andares.
De acordo com este sistema, as lajes são construídas a partir de componentes estruturais de material moldável (pode ser agregado de cimento), reforçados por uma armadura de aço constituindo uma rede, as quais são dispostas sobre as aberturas de uma grelha de elementos alongados com a forma de canais.
Esta grelha, apoiada em prumos extensíveis, é montada à altura pretendida para depois de dispostos os vários componentes servir de molde para o produto moldável vazado, que unirá os diversos componentes.
A laje ficará concluída depois de assente sobre toda a estrutura as restantes camadas de agregado de cimento e retirada a grelha que a apoiou e moldou os intervalos entre os componentes.
A descrição que se segue refere-se a um exemplo e tem como referência as figuras em anexo:
a figura 1 apresenta a planta de um componente estrutural, de acordo com o primeiro aspecto do invento, para a construção de estruturas em laje;
a figura 2 apresenta um corte vertical de dois dos componentes ( indicados na figura 1 ), utilizados no método de construção de uma estrutura em laje e de acordo com o segundo aspecto da invenção;
a figura 3 apresenta-a planta de parte de uma estrutura em laje, numa fracção parcialmente construída.
a figura 4 apresenta, por fim, o corte de uma secção vertical da laje e parede que a suporta.
Nas figuras, a referência (10) indica o todo do componente estrutural utilizado na construção, de acordo com o invento.
O componente (10) inclui uma placa (12) de duas faces essencialmente planas, de material moldável (em betão neste caso particular). 0 componente (10) inclui ainda uma armadura de reforço em aço (14), disposta por dentro da placa (12). Esta armadura (14) ocupa uma superfície maior que a placa (12), projectando-se para além da periferia (16) desta.
Os componentes (10) são pois utilizados na construção e montagem da laje (18) (figura 4). O método inclui assim a utilização do número de componentes necessários para tal.
Os componentes (10) relacionam-se através de uma disposição espaçada entre eles, de modo a formar uma multiplicidade de passagens (20) inter-relacionadas e ortogonais, que passaremos a chamar reticulado.
O método inclui uma fase de disposição dos componentes (10) por forma a que a porção excedente (22) da armadura (14), de cada componente (10) se sobreponha à mesma porção (22) de outro componente (10) adjacente, (figura 1)
Um suporte apropriado de elementos alongados em canal (24), dispostos de modo a formar uma grelha, é elevado através de prumos extensíveis (30) (figura 2) à altura necessária para sobre todos eles se disporem os referidos componentes (10).
Os elementos alongados em canal (24) que compõem a grelha (32) (parte dela representada na figura 3), estão dispostos de modo a deixar a abertura (28) voltada para cima.
Cada componente (10) é disposto sobre cada uma das aberturas (34) da grelha (32). Estas aberturas são elaboradas de modo a serem ligeiramente inferiores à area dos componentes (10). Desta forma as margens (36) de cada componente (10) são suportadas pelos lados dos canais (40), que definem a abertura da grelha, só assim se conseguindo que as porções excedentes da armadura (22) se sobreponham umas às outras, por cima da abertura do canal (28).
A área dos elementos alongados (24) que pousa sobre os prumos extensíveis (30) leva um prato (54) (figura 3) da mesma espessura que a base dos canais (38). Deste modo, após a remoção da grelha (32), os entrecruzamentos formados pelos canais (28) possuem um acabamento uniforme. A grelha (32) é deste modo elevada à altura das paredes e pilares (44) (figuras 3 e 4) de um edifício, que levem uma cobertura, sendo a distribuição dos componentes (10) sobre a grelha (32) efectuada tendo em conta que os componentes (10) no extremo da mesma grelha pousam sobre as extremidades (48) das paredes (44).
Realce-se que as ligações entre as porções de armaduras excedentes (22) de cada componente (10) se situam sobre os canais (28). E que, segundo o método, é vazado um material próprio (neste caso argamassa de cimento) (50) (figura 4) sobre essas ditas ligações (20) e, logo, para q interior desses canais (28).
Esta argamassa (50) é vazada até atingir a espessura necessária que permita, após atingida a presa, o suporte da laje de cobertura (18) unicamente através das paredes (44). As porções excedentes da armadura (22) que ficaram embebidas na argamassa servem assim para fortalecer e reforçar uma ligação sólida entre os componentes (10). É assim garantida a integridade da. laje.
A argamassa de elevado teor de cimento tem um tempo de presa de três ou quatro dias. Após adquirida a presa das argamassas que consolidam e conferem o acabamento da face superior da laje, a grelha é retirada deixando imprimido o acabamento das superfícies desmoldadas entre componentes.
O Requerente acredita que este invento providencia um método simples, rápido e barato de construção de lajes de cobertura para habitações económicas. Actualmente a maioria das coberturas para habitações possuem fracas propriedades de isolamento.
Com esta invenção, integrando uma grande e indiscriminada variedade de produtos, numa massa de betão sem finos, resulta na construção de lajes espessas de grande capacidade de isolamento térmico e acústico sem acréscimo de custos.
É relevante o facto de trabalharmos com espessuras de lajes superiores aos valores usuais, tornar possível reduzir as armaduras de reforço pelo aumento dos valores dos momentos de inércia e contribuição do reforço das redes integradas nos componentes.
Merece especial destaque o facto do material moldável poder ser constituído por agregados de cimento de baixo teor de cimento embebendo uma inumerável variedade de produtos constituídos por exemplo por taras vazias de toda a ordem, com uma oportuna contribuição ecológica em grandes agregados populacionais.
A aplicação de betões sem finos de granometria adequada conduz a curtos tempos de presa, promovendo a rápida rotação do equipamento e componentes .
Os acabamentos das faces superiores das lajes diferem, como é óbvio, se as mesmas se destinam a pavimentos ou coberturas.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Método de construção duma laje de betão armado que compreende os seguintes passos:
    - O fornecimento de um número de componentes estruturais.
    - Assentar as componentes, guardando entre elas intervalos, formando uma pluralidade de faixas, cujo conjunto constitui um reticulado.
    Caracterizado por:
    - Os componentes estruturais serem constituídos por uma placa composta por duas faces essencialmente planas, de espessura constante, feitas de material moldável, podendo ser um agregado de cimento, e um reforço sob a forma de uma rede inserido na placa, definindo a rede uma maior superfície que a da placa, projectando-se para além da periferia da mesma.
    - Posicionar as componentes de tal forma, que a rede que constitui a armadura resistente, excedente para além da periferia da placa, se sobreponha à rede da placa da componente adjacente, enchendo os volumes formados pelos reticulados, com material moldável, por exemplo argamassa de cimento.
  2. 2- 0 método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 1 é caracterizado por incluir na sua sequência a colocação dos materiais que enformam a laje, sobre o tabuleiro constituído pelas componentes solidarias entre si;
  3. 3- 0 método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 1 e 2 é caracterizado por incluir a montagem de um dispositivo constituído por elementos alongados, formando uma grelha de suportados elementos estruturais, cujas extremidades se apoiam em prumos extensíveis, que regulam a colocação da grelha na posição pretendida.
  4. 4- 0 método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 3 é caracterizado por incluir a colocação de cada componente ou elemento estrutural sobre as aberturas da grelha de suporte, cada abertura definindo uma área de preferência quadrada, menor que a superfície de placa da componente.
  5. 5- 0 método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 4 é caracterizado por incluir a montagem de elementos alongados com a forma de canal, apoiados em prumos extensíveis, voltando para cima a abertura dos canais de forma a conter e moldar os produtos vazados, preenchendo os espaços vazios entre as componentes e embebendo as redes sobrepostas entre os elementos estruturais de todo o reticulado.
  6. 6- 0 método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 4 e 5 é caracterizado por incluir a formação da grelha convenientemente dimensionada, podendo a grelha ser elevada para uma altura tal que também procure apoio nas paredes e pilares do edifício para o qual a laje se destina.
  7. 7- 0 método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 6 é caracterizado por incluir a colocada das componentes estruturais sobre a grelha, apoiando as periferias das placas nos bordos superiores das paredes dos elementos em forma de canal.
  8. 8- 0 método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 4 é caracterizado por o produto moldável ser vazado até atingir o nível da face superior da placa de cada componente, para formar uma plataforma.
  9. 9- 0 método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 4 a 8 é caracterizado por incluir a remoção da grelha de apoio, após a solidificação do produto vazado no enchimento dos volumes correspondentes às grelhas e restantes volumes e estruturas inerentes à conclusão das lajes.
  10. 10- 0 método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 2 a 9 é caracterizado por incluir o assentamento de uma espessa camada de vazado, embebendo armaduras de reforço ou vigamentos, dispostos em cruz permitindo a inclusão de grande diversidade de produtos, leves, baratos e de favorável obtenção.
  11. 11 - A laje construída da acordo com o método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 1 a das 10 é caracterizado por uma primeira camada, compreendendo um determinado número de componentes estruturais, com armadura em rede, sendo estas componentes arrumadas de modo a que as posições relativas entre elas estabeleçam intervalos coincidentes com a configuração da grelha de apoio e um material moldável é então contido e moldado nos espaços criados entre as placas das componentes.
  12. 12 - A laje construída da acordo com o método como é reivindicado na REIVINDICAÇÃO 11 é caracterizado por um segundo vazamento de agregados, proporcionando maiores espessuras, resultando no aligeiramento das armaduras em consequência da acção efectiva da primeira camada, que não só contribuindo no reforço de todo o conjunto, nele é integrada constituindo o acabamento da face inferior da laje acabada, logo após retirada a grelha de suporte e que moldou as áreas correspondentes aos reticulados entre as componentes estruturais.
  13. 13 - A laje construída da acordo com o método como é reivindicado nas REIVINDICAÇÕES 1 a das 10 é caracterizado pela formação de uma terceira camada, para atender ás solicitações exigidas pelas lajes de pavimento ou de cobertura com os inerentes problemas de impermeabilização.
PT10178195A 1995-10-11 1995-10-11 Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas PT101781B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10178195A PT101781B (pt) 1995-10-11 1995-10-11 Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10178195A PT101781B (pt) 1995-10-11 1995-10-11 Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101781A PT101781A (pt) 1997-05-28
PT101781B true PT101781B (pt) 2000-01-31

Family

ID=20085543

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10178195A PT101781B (pt) 1995-10-11 1995-10-11 Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101781B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101781A (pt) 1997-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6557256B2 (en) Molded building panel and method of construction
US4974381A (en) Tie anchor and method for manufacturing insulated concrete sandwich panels
US5398472A (en) Fiber-bale composite structural system and method
US3943676A (en) Modular building wall unit and method for making such unit
US9988775B1 (en) Concrete i-beam for bridge construction
AU2008253759B2 (en) Composite cement panel
US4037375A (en) Multi-story floor-ceiling system and method
CA2272588A1 (en) Self-contained molded pre-fabricated building panel and method of making the same
US5806264A (en) Multi-cellular wall structure
RU2211897C2 (ru) Самоподдерживающийся строительный элемент из вспененных пластиков, предназначенный, в частности, для производства элементов перекрытий и стен зданий, а также способ его изготовления (варианты)
US3879914A (en) Method of making a platform structure
US20040068945A1 (en) Concrete home building
US2534580A (en) Reinforced building construction
WO2016086948A1 (en) The modified hollow core slabs
KR20080068832A (ko) 클래딩 패널 및 그 제조 방법, 그리고 클래딩 구조체 및 그형성 방법
US3999341A (en) Composite concrete structure and method of making same
US5894704A (en) Wall construction process
US20030200720A1 (en) Lightweight building component
PT101781B (pt) Metodo e dispositivo para a construcao de lajes de pavimento e/ou coberturas
US3549115A (en) Form for monolithic concrete wall construction
CZ2021552A3 (cs) Pohledový stropní dřevobetonový panel pro montáž monolitické skládané dřevobetonové stropní statické konstrukce
EP2400074B1 (en) Floor block and modular floor element
JP3450415B2 (ja) 吸音板付きコンクリ−ト板の製造方法
US4107899A (en) Load-bearing walls and similar structures
JPH10505028A (ja) 大型パネル構造のための断熱パネルの製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19960119

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19991027

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20050411