PT101691B - Aperfeicoamentos introduzidos no processo de construcao de estruturas monoliticas - Google Patents

Aperfeicoamentos introduzidos no processo de construcao de estruturas monoliticas Download PDF

Info

Publication number
PT101691B
PT101691B PT10169195A PT10169195A PT101691B PT 101691 B PT101691 B PT 101691B PT 10169195 A PT10169195 A PT 10169195A PT 10169195 A PT10169195 A PT 10169195A PT 101691 B PT101691 B PT 101691B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
enclosure
mounting
fact
improvements according
supports
Prior art date
Application number
PT10169195A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101691A (pt
Original Assignee
Juan Rauet Ginau
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Juan Rauet Ginau filed Critical Juan Rauet Ginau
Publication of PT101691A publication Critical patent/PT101691A/pt
Publication of PT101691B publication Critical patent/PT101691B/pt

Links

Landscapes

  • Building Environments (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS MONOLÍTICAS
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A técnica anterior está cheia com um grande número de processos, sistemas e dispositivos todos eles orientados para a construção de estruturas monolíticas a partir de uma cofragem insuflável; inclusivamente hà um grande número de patentes de diversos paises, algumas que datam do ano 1930, e mesmo anteriores, e que naturalmente são do dominio público.
No caso concreto das construções monolíticas obtidas por meio de cofragens pneumáticas infláveis, os sistemas conhecidos afectam certos aspectos destas construções, referindo-se umas à betonagem, outras aos elementos da cofragem; noutros casos apresentam-se novos dispositivos por meio dos quais se efectua a sustentação das armaduras ou elementos resistentes na estrutura. São também muito importantes as disposições e os processos seguidos para inflar a cofragem e, em particular, para manter no interior do recinto que ela forma condições térmicas, higrométricas e de pressão convenientemente controladas.
Outro aspecto importante dos sistemas realizados e divulgados em patentes anteriores afectam a aplicação sobre a face interna das cofragens de uma massa isolante, vantajosamente esponjosa, em cujo seio ficam inseridos os elementos resistentes e a estrutura de ferros que integram a armadura.
Entre estas realizações cumpre destacar, pela sua simplicidade e aglutinação, as previstas nas patentes americanas No. 3 277 219 de 1961 e No. 4 1 55 967 de 1977 e que, independentemente dos nâmerissimos antecedentes existentes com elas relacionados, expõem muito exactamente o processo que com maior difusão vem sendo praticado para a construção de estruturas monolíticas em questão; concretamente, nestas patentes descreve-se o processo seguinte:
A) Fixar de maneira praticamente estanque uma cofragem inflável numa base de construção concebida especialmente.
B) Inflar esta cofragem introduzindo ar na mesma, sob pressão para assim definir um recinto ou câmara.
C) Aplicar na face interna da referida cofragem, depois de inflada e por meio de uma pulverização, um material isolante, por exemplo um plástico esponjoso, fibras de vidro ou outros.
D) Fixar uma pluralidade de elementos de suporte para fixar a armadura de montagem na face interior da cofragem, ficando os seus suportes inseridos no seio do material isolante.
E) Fixar elementos que constituem a armadura de montagem, formada por barras e/ou estruturas reticulares que se fixam inicialmente aos referidos elementos de retenção.
F) Projectar sobre o material isolante e as barras e/ou estruturas reticulares que formam a armadura de montagem camadas de material com cimento, até cobrir completamente o material isolante e a armadura de montagem.
Ao levar à prática este processo, tanto no caso das patentes americanas referidas como nas restantes realizações conhecidas, surgem problemas de índoles muito diversas, que são precisamente os que se pretende resolver com o objecto da presente invenção, que visa, como é indicado pelo seu titulo, aperfeiçoamentos introduzidos no processo de construção de estruturas monolíticas, propondo igualmente meios e disposições novos orientados para eliminar os inconvenientes de que padecem os processo actuais.
Como se deduz da descrição seguinte, os aperfeiçoamentos a que se refere a presente invenção estão orientados para proporcionar vantagens notáveis, tanto de ordem prática como de ordem económica, em comparação com o processo de fabricação destas estruturas conhecidas e construídas até à data.
Um objectivo da presente invenção consiste em proporcionar disposições e meios novos para arrefecer e condicionar eficazmente o recinto formado despois da inflação da cofragem.
Outro objectivo da presente invenção consiste em estabelecer automaticamente um controlo seguro eficaz da pressão criado no interior do recinto.
Outro objectivo da presente invenção consiste em prever a constituição de peças especiais de retenção para fixar inicialmente os elementos de resistência da estrutura de montagem que é construída.
Outro objectivo ainda da presente invenção consiste em realizar com segurança e precisão o traçado, a piquetagem e a colocação das referidas peças de suporte e retenção.
Ainda outro objecto da presente invenção consiste em dispor passagens inferiores para a evacuação controlada do ar que contém um grau de humidade elevado do ambiente do recinto delimitado pela cofragem depois de inflada.
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar elementos de retenção para a armadura de montagem, de fabricação simples e económica, os quais são muito seguros e eficazes e podem construir-se e instalar-se com relativa faci1 idade.
Outros objectos da presente invenção evidenciar-se-ão mais adiante, consistindo a presente invenção na disposição especial e na combinação das diversas partes que se descrevem nesta memória, se representam nos desenhos anexos e se concretizam finalmente nas reivindicações anexas.
Outra característica da presente invenção prevê o controlo eficaz e seguro do ambiente no interior do recinto formado quando se infla a cofragem pneumática.
Outra característica ainda da presente invenção consiste em realizar na camada de material isolante aplicado o traçado, a piquetagem e a colocação dos elementos especiais de suporte que inicialmente sustentam a armadura de montagem da estrutura em construção.
De acordo com outra característica da presente invenção prevê-se a utilização de peças com um desenho especial por meio das quais se fixam inicialmente os componentes da armadura de montagem.
Porporciona-se uma ideia mais precisa da presente invenção com a descrição seguinte na qual se faz referência aos desenhos anexos, nos quais, de maneira um tanto esquemática e apenas a titulo de exemplo não limitativo, os conjuntos e os pormenores preferidos da invenção, referidos a um caso possível de realização prática da mesma.
Nos desenhos:
A fig. 1 representa esquematicamente o esquema de ventilação, podendo ver-se a cofragem pneumática inflada formando o recinto da estrutura a construir, em cujo pavimento se formaram várias passagens de acesso controladas, através das quais se faz a evacuação do ar contendo um elevado teor de humidade, melhorando desse modo as condições ambientais do recinto e diminuindo a humidade relativa ao mesmo.
A fig. 2 representa de forma esquemática um fragmento da cofragem pneumática, visto na sua face interior, na qual se faz a piquetagem e se colocam os elementos especiais de suporte por meio dos quais se retém inicialmente a armadura de montagem na cofragem inflàvel.
A fig. 3 é uma vista fragmentária que mostra, em corte periférico, a cofragem e as diversas camadas de material isolante e de betão vazado, em cujo interior fica inscrita a armadura de montagem.
A fig. 4 mostra, em corte, uma peça de fixação para a armadura de montagem, organizada numa base discoidal com furos amplos distribuidos de maneira apropriada e atravessada no centro por uma vareta que fica saliente para ambos os lados da base.
A fig. 5 representa a mesma peça da fig. 4, em planta.
A presente invenção compreende as fases seguintes;
A) Medidas de segurança que garentem a estabilidade da cofragem penumàt ica.
B) Medidas anticondensação interior e melhoria da ventilação.
C) Aplicação de uma camada plástica de um material isolante.
D) Traçado, piquetagem e colocação de suportes para reter a armadura de montagem.
E) Peças de suporte aperfeiçoadas.
F.) Colocação da armadura de montagem.
G) Aplicação por projecção, em camadas sucessivas.
Medidas de segurança que garentem a estabi1 idade da cofragem pneumát ica
E evidente qua a primeira premissa para garantir durante a execução da obra a estabilidade consiste em assegurar permanentemente a erecção da cofragem pneumática.
Nos processos conhecidos, as leituras da pressão interior fazem-se por meio de um simples tubo de Pitot ao qual se encostavam duas réguas graduadas, determinando-se a pressão no interior do recinto (1) formado pela cofragem inflada (2) por diferença de leituras entre as mesmas.
Este sistema, embora totalmente fiável, cria uma dependência durante as 24 horas do dia, visto ser necessário estar uma pessoa disponível para accionar manualmente a aspiração dos ventiladores para estabelecer os valores estáticos da pressão desejados.
Para obviar este inconveniente, a presente invenção propõe um equipamento electromecânico que corrige a pressão para os
valores predeterminados de maneira automática, sendo esse
equipamento formado por um sensor de pressão e uma comporta
motorizada.
0 sensor sit.ua-se no interior do recinto ( 1 ) e mede
constantemente a pressão existente. Quando os valores sairem da faixa estabelecida, por excesso ou por defeito, o sensor envia um sinal eléctrico ao servo-comando acoplado a uma comporta motorizada que intervém imediatamente abrindo ou fechando automaticamente a aspiração do ventilador, restabelecendo automaticamente os valores requeridos em cada momento.
Medidas anticondensação interior e melhoria da vent ilação
Durante a construção da estrutura, no verão e em especial em zonas com temperatura e grau higrométrico elevados (clima litoral marítimo) é frequente qua a confluência das más condições do ar exterior e o r eaquec imento pelo motor do ventilador e, sobretudo, a evaporação devida à cura do betão, façam aumentar excesivamente a humidade relativa no interior, dificultando as condições de trabalho.
Para melhorar as condições interiores e diminuir a humidade relativa utilizam-se as disposições de automatização e regulação do sistema de ventilação, prevendo-se a criação no pavimento do recinto diversas passagens (3), que comunicam com uma galeria (4) através da qual se fará a evacuação do ar carregado de humidade.
ventilador (5) que mantém a pressão no interior do recinto ajusta-se às novas condições e melhora-se a ventilação, favorecendo a diminuição da humidade relativa.
Na cúpula do recinto ( 1 .) há uma abertura (6) que é coberta com uma tampa perfurada (7).
Aplicação da camada isolante objecto desta reivindicação consiste em proporcionar um suporte isolante para o conjunto da edificação e ao mesmo tempo uma base onde possa ancorar-se a armadura de montagem.
Uma vez colocada a cofragem em pressão, faz-se a projecção na sua face interior de uma camada de material isolante (8) formada, por exemplo, por polímeros expandidos (poliuretano).
Traçado, piquetagem e colocação de suportes
Para este trabalho a presente invenção previu a fixação no centro geométrico do recinto (1) de um eixo de rotação vertical, com um braço elevado a partir do qual, e começando pela cota zero e fazendo-o rodar de 360.o descreverá um primeiro paralelo no qual se irão traçando e cravando, a distâncias apropriadas, as peças que vão suportar a armadura de montagem.
Elevando o braço relativamente ao paralelo anterior, descreve-se um seguno paralelo ao qual se aplicará em quincunce, e à mesma distância, uma segunda fila de suportes.
Com uma mecânica idêntica continua a traçar-se paralelas a uma certa distância uns dos outros, até alcançar a cúpula da edif icaçao.
Com este processo obtém-se uma grande precisão ao mesmo tempo que se obtém uma rapidez notável da operação.
Peças de suporte
Estas peças (10.) destinam-se a permitir a fixação da armadura metálica (9) na cofragem inflàvel e são formadas por uma placa discoidal (11) com furos (12) amplos distribuídos estrategicamente e que é atravessada por uma vareta (13) devidamente aguçada (14), que fica saliente para os dois lados da placa, sendo essa vareta cravada na camada isolante (8). A vareta (13.) é soldada na chapa (11) em (15).
Colocação da armadura
Seguindo as linhas dos parelos (16) descritos, fixa-se nos suportes (10) um ferro (9) leve, que servirá de armadura de base onde vai coser-se a armação metálica que finalmente conferirá a resistência necessária à estrutura.
Aplicação da prime ira camada de betão (17)
Nesta operação obtém-se a fixação total directa das peças de suporte (10) na camada de isolamento (8).
Para isso, depois de colocados os suportes (10.) no lugar, no poliuretano ou fibra de vidro (8), procede-se ao recobrimento de toda a cofragem penumàtica com uma camada de betão (17), de cerca de 2 cm.
Uma vez curado o betão, teremos conseguido de maneira fiável a fixação correcta dos suportes (10).
Aplicação do betão em camadas sucessivas
Uma vez colocada a armação de barras redondas de aço (.9), procede-se à projecção de camadas sucessivas de betão (17) que, uma vez consolidado constituirá a edificação definitiva.
A aplicação de betão será feita por aneis completos, acrescentando-se sempre ao anel anterior inferior para que desse modo o material projectado encontre apoio no anel imediatamente inferior.
Os aperfeiçoamentos propostos pela presente invenção não se limitam rigorosamente aos pormenores exactos da presente descrição, visto que ao fazer a sua aplicação prática podem introduzir-se modificações de pormenor, sempre que com isso não se altere a essência dos aperfeiçoamentos descritos.
Lisboa, 26 de Abril de 1995

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Aperfeiçoamentos introduzidos no processo de construção de estruturas monolíticas, no qual é utilizada uma cofragerr inflâvel que se fixa de maneira estanque numa base de construção e se infla para depois aplicar na sua face interior uma camada de um material isolante na qual se fixam elementos de suporte para uma armadura de montagem e finalmente se projecta um material com cimento até cobrii completamente a camada isolante e a armadura de montagem, caracterizados pelo facto de se dispor no interior dc recinto formado pela cofragem inflada um sensor de pressãc que está em contacto com um manómetro instalado nc exterior do recinto e que indica permanentemente a pressãc criada no referido recinto.
  2. 2. Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo facto de se transmitirem os valores recebidos no manómetro exterior para que, quando se atingirem valores fixados de antemão, se ligue: automaticamente a abertura ou o fecho da aspiração no recinto.
  3. 3. Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo facto de se realizar automaticamente a renovação no interior do recinto do ar que contém un elevado grau de humidade, por meio da criação de passagens controladas abertas no piso da construção e que comunicam com o exterior através de uma galeria de evacuação.
  4. 4. Aperfeiçoamentos de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizados por a perda de pressão no interior dc recinto devida à saída do ar através das passagens inferiores ser compensada automaticamente pela abertura da aspiração do ventilador que introduz ar no recinto.
  5. 5. Aperfeiçoamentos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por, para a piquetagem e a colocação de suportes que sustentam inicialmente a armadura de montagem, se dispor no centro geométrico do recinto un. eixo rotativo vertical no qual se suspende pelo menos un braço giratório regulável em altura a partir do qual se realiza a piquetagem e a fixação dos referidos suportes.
  6. 6. Aperfeiçoamentos de acordo com as reivindicações 1 e 5, caracterizados por, para a sustentação inicial da armadure. de montagem, se disporem, estrategicamente distribuídos suportes, cada um dos quais é formado por uma place. metálica com furos e que é atravessada por uma haste; central com as extremidades aguçadas, que fica saliente; para os dois lados da placa.
    Lisboa, 26 de Abril de 1995
    0 AGENTE OFICIAL
PT10169195A 1994-04-25 1995-04-26 Aperfeicoamentos introduzidos no processo de construcao de estruturas monoliticas PT101691B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9400869A ES2113780B1 (es) 1994-04-25 1994-04-25 Perfeccionamientos introducidos en el proceso de construccion de estructuras monoliticas.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101691A PT101691A (pt) 1995-12-29
PT101691B true PT101691B (pt) 1997-02-28

Family

ID=8286004

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10169195A PT101691B (pt) 1994-04-25 1995-04-26 Aperfeicoamentos introduzidos no processo de construcao de estruturas monoliticas

Country Status (3)

Country Link
ES (1) ES2113780B1 (pt)
MA (1) MA23225A1 (pt)
PT (1) PT101691B (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3828490A (en) * 1972-12-14 1974-08-13 W Duquette Access closure for an air inflated structure
US4155967A (en) * 1977-03-07 1979-05-22 Barry South Building structure and method of making same
US4164829A (en) * 1977-11-14 1979-08-21 Sadler Philip M Inflatable structure
NL8802165A (nl) * 1988-09-01 1990-04-02 Int Dome Systems Werkwijze voor het vervaardigen van een bouwwerk.

Also Published As

Publication number Publication date
PT101691A (pt) 1995-12-29
ES2113780B1 (es) 1999-01-01
ES2113780A1 (es) 1998-05-01
MA23225A1 (fr) 1994-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107631978B (zh) 一种模拟真实气候环境特征的围护材料耐久性测试方法
Yamana et al. Smoke control in large scale spaces (Part 2: Smoke control experiments in a large scale space)
PT101691B (pt) Aperfeicoamentos introduzidos no processo de construcao de estruturas monoliticas
US4848047A (en) Spherical buildings
CN212039778U (zh) 智能防潮柜
CN104110142B (zh) 一种用于安装强震仪的观测站
CN214472618U (zh) 一种土壤水分蒸渗仪防渗水防护罩
CN213682689U (zh) 一种外循环通风幕墙
BE792020A (fr) Structure architecturale destinee a la ventilation ou a la climatisation apres coup de batiments existants
Bryan Le Corbusier and the" mur neutralisant": an early experiment in double envelope construction.
CN211043069U (zh) 一种多功能的氙灯耐气候试验箱
Turk et al. Effectiveness of radon control techniques in fifteen homes
JPH08284285A (ja) 冷暖房兼用トロンブウォール
CN111999342A (zh) 一种监测大尺度路堤蒸发散热降温效应的试验装置
CN215633990U (zh) 可快速安装固定的排气扇
JPH0564728B2 (pt)
CN219675783U (zh) 一种混凝土耐久性环境模拟装置
CN218523677U (zh) 一种抗风能力好的深海网箱用看护房
CN211426221U (zh) 一种紫外线老化试验装置
JP3515015B2 (ja) 建物の床下空間構造材保護用湿度環境維持装置
Kočí et al. Verification of computational model for the assessment of interior thermal insulation systems using a laboratory critical experiment
KR200340274Y1 (ko) 환경시험설비의 온도계 설치구조
JPH08277596A (ja) パネルを主体とした屋根構造、パネルおよび通気方法
JPH0520813Y2 (pt)
JPH0526172Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19951006

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961120

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20021031