PT101433B - Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto - Google Patents

Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto Download PDF

Info

Publication number
PT101433B
PT101433B PT10143393A PT10143393A PT101433B PT 101433 B PT101433 B PT 101433B PT 10143393 A PT10143393 A PT 10143393A PT 10143393 A PT10143393 A PT 10143393A PT 101433 B PT101433 B PT 101433B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mattress
sectors
base
medicinal
high comfort
Prior art date
Application number
PT10143393A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101433A (pt
Original Assignee
Joao Roberto Dias De Magalhaes
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Joao Roberto Dias De Magalhaes filed Critical Joao Roberto Dias De Magalhaes
Priority to PT10143393A priority Critical patent/PT101433B/pt
Publication of PT101433A publication Critical patent/PT101433A/pt
Publication of PT101433B publication Critical patent/PT101433B/pt

Links

Landscapes

  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
ANTECEDENTES DO INVENTO
Dm colchão para ser considerado propriamente ortopédico deverá ter,basicamente,as seguintes caracteristicas :
Primeira - deverá ser constituído de tal modo que mantenha o corpo,e portanto a coluna dorsal,num plano rectilineo e regular,mesmo quando sujeito à carga de pêso do corpo do utente.
Segunda - o seu revestimento deverá ter um equilíbrio de resilencia de tal modo que permita um contacto macio e flexível na superfície para não magoar e dar conforto ao corpo, mas que,no plano inferior dessa camada tenha uma outra que se mantenha plana mesmo nas zonas de mais pêso do corpo - note-se que cerca de 65 a 70 % do corpo humano se situa nos homens no tronco e nas mulheres na anca.
Na grande parte os colchões ortopédicos ou têm os meios de suporte flexível iguais em toda a superfície,caso de moías ou de espumas,e nesse caso nas zonas de mais carga passará a haver uma cavidade que motivará uma curvatura do corpo e portanto da coluna nesse local;ou há outros colchões em que não existe qualquer resilencia,normalmente são produzidos em poliuretano rígido-vulgo esferovite-mas mantendo o corpo num plano horizontal não oferecem qualquer conforto.
Quanto às caracteristicas terapêuticas de âmbito não ortopédico existem alguns colchões que dizem oferecer caracteristícas medicinais a partir de imanes,embutidos na sua superfície, em diversos campos,nomeadamente nos problemas circulatórios manifestados por varizes- Segundo a opinião de médicos esses meios são pouco convincentes e recomendam que nos casos de problemas circulatórios se durma ou descanse com as pernas mais altas que o corpo.Esta recomendação cobre também o caso de pessoas,que não tendo problemas circulatórios nos membros inferiores, trabalhem muitas horas de pé,façam longas caminhadas ou transportem pesos (isto é frequente nos meios rurais).
Em face do exposto pretendeu o inventor criar um colchão com caracteristicas ortopédicas,tão confortável que permita o seu uso por qualquer pessoa,mesmo sem problemas de coluna mas fazendo a sua prevenção,e associado a estas caracteristicas também as medicinais e ainda dando novas caracteristi- cas ao colchão no caso da construção,armazenagem,transporte e custo reduzido e economia.
DESCRIÇÃO DO INVENTO
Este colchão ê constituido por uma base,semi-rigida e de re- duzida espessura - 3 a 5 milímetros- em materiais convenientes^ como sejam madeiras folheadas,fibras de vidro ou carbono, polymeros,etc.,dividida em vários sectores : um correspondente à zona da cabeça,um outro à zona do tronco e um outro à zona das pernas e este podendo ser divididos em dois no caso dos colchões de casal,de modo a dividir a área das pernas a meio uma para cada um dos utentes.
Entre estes três sectores existem dois outros de pequena dimensão,mas mantendo a largura do colchão^como os outros sectores ^com a função de complementarem aqueles e quando se quei20 ra dobrar o conjunto fazer a sua lombada.
Para unir,de uma maneira flexível estes 5 sectores,ou 6 no caso de colchão de casal,serão utilizados materiais resistentes e flexíveis,de reduzida espessura como por exemplo o couj ro,plásticos,telas,etc. que terão a função de charneira. Po25 derãoainda ser utilizados dobradiças,metálicas ou de plástico.
Estas charneiras serão fixas aos sectores da base por meios de colagem,agrafagem ou rebitagem no caso de dobradiças. No sector,ou sectores das pernas,aplicados na sua face inferior haverá,uma ou duasjconforme o caso,bolsas era material impermeável,elástico e flexível,com válvula para poderem ser insufladas por ar ou outro fluido. Estas bolsas ficarão solidárias com os sectores da base,por meios de cintagem,colagem, agraf agem ou outro método ou meio.
Estas bolsas quando insufladas obrigam a erguer,em angulo,α sector das pernas,a que estão solidários,na altura que se deseje.Para os descer bastará abrir a válvula.
Quando não estejam insufladas manterão a base plana,devido a que as bolsas esvaziadas terão apenas a espessura dos materiais, isto é 2 a 3 milímetros.
Para completar o colchão,sobre esta base serão aplicados os revestimentos convencionais utilizados em colchões,como sejam as espumas,feltros e reúnas,por meio de colagens,camada a camada,agrafagens ou outro qualquer meio.
Estes revestimentos terão pequena espessura,cerca de 60 milímetros,de modo a proporcionarem a resilencia suficiente para permitir o contacto flexível ao corpo mas fazer funcionar a base semi-rígida como um nivelador indeformavel para o corpo e especialmente a coluna.
Como revestimento final do conjunto haverá um revestimento, tipo bolsa total,em tecido resistent^fcom alguma elasticidade, revestimento esse que fará o acabamento do colchão e simultaneamente solidificarão os revestimentos à base.
Através deste revestimento,de um lado,ou um de cada lado conforme o caso,haverá as válvulas de enchimento das bolsas insufláveis, que com uma extensão,blindada pelo revestimento exterior do colchão,poderão ter a tomada de enchimento junto da cabeceira da cama e acessível ao utente mesmo deitado,podendo ter a bomba de enchimento,de pequena dimensão,sempre acopulada..
Este colchão está mais vocacionado para ser utilizado sobre um outro qualquer colchão,mesmo já usado,que funcionará apenas como suporte,prolongando a vida de um colchão já com uso) no entanto devido à sua base semi-rígida permitirá igualmente ser utilizado sobre gualguer base convencional de madeira ou rêde.
Na parte inferior do sector do tronco,da base,e antes desta ser revestida com a bainha final em tecido,serão aplicados meios de enchimento,de espessura conveniente e com grande resilencia,por exemplo espumas de poliuretano rígido ou semirígido,para evitar o abatimento,visto que é nesta zona que se irão aplicar as maiores cargas e também para compensar qualquer abatimento ou cavidade que exista no colchão usado onde seja utilizado o colchão presente.
Este colchão,devido à sua base sectorizada e ã sua pequena espessura poderá ser dobrado,o que permitirá melhor armazenagem e transporte e até poder permitir o transporte em mudanças ou em períodos de férias.
Com este colchão são atingidos os fins propostos : um colcão simultaneamente ortopédico e medicinal,que proporciona conforto ,prevenção de problemas na coluna dorsal e o descanso para todas as pessoas que façam longas caminhadas,trabalhem muito tempo de pé ou que transportem pêsos.
O custo deste colchão poderá,devido à simplicidade de construção e reduzido custo dos componentes,ter um custo de cerca de 1/3 do de um colchão especifico ortopédico,tendo ainda a vantagem de ser medicinal,no campo da circulação sanguínea dos membros inferiores.
A presente descrição representa uma concretização preferida, dada a titulo de exemplo não limitativo,sendo no entanto passível de desenvolvimentos e extrapolações feita por peritos na matéria,sem se sair do âmbito do presente invento,que é apenas limitado pelas seguintes reivindicações.
LEGENDAS DOS DESENHOS
FIG. 1 - VISTA SUPERIOR E VISTA DE PERFIL,DA BASE SEMI-RIGIDA.DO COLCHÃO.
1- Sectores correspondentes às áreas das pernas.
2- Pequenos sectores (tipo lombada de livro)com a função de fazerem a inter-1igação de todos
os sectores.
3- Sector central correspondente à área do tronco.
4- Sector de cabeceira correspondente à cabeça.
5- Charneiras,em material resistente e Balearei, com a função de unirem os diversos sectores,permitindo a dobragem sobre si do conjunto (ver Fig. 3) e também a elevação do sector das pernas ( 1 ) e da cabeça ( 4 ).
FIG. 2 - VISTA DA FACE INFERIOR DA BASE SEMI-RÍGIDA NO SECTOR DAS PERNAS.
1- Sector das pernas,dividido em dois no colchão de casal.
2- Bolsas insufláveis fixas às bases através de precintas que evitam a deslocação daquelas.
3- Precintas de material conveniente elástico e resistente,que manteem as bolsas na sua posição e permitem,pela sua elasticidade,a insuflação e esvasiamento das bolsas.
4- Tubo de enchimento das bolsas·
FIG. 3 - VISTA DO COLCHÃO -BASE MAIS REVESTIMENTOS-FECHADO
PARA TRANSPORTE OU ARMAZENAMENTO.
1- Base semi-rígida.
2- Revestimento sectorial,espesso e flexivel,que compensa e amortece o peso do tronco,do corpo humano,aplicado na face inferior do sector central.
3- Sector da cabeça,fechado (aberto a tracejado).
4- Sector das pernas,fechado,aberto a tracejado.
5- Revestimentos convencionais,de pequena espessura, que configuram,associados à base,um colchão.
FIG. 4 - VISTA SUPERIOR DO COLCHÃO,COM OS DIVERSOS COMPONENTES , SITUADOS NA FACE INFERIOR,A TRACEJADO.
A - 6 - Bolsa insuflável da zona da cabeça,que permite a sua elevação no angulo desejado.
B - 2 - Revestimento de compensação de peso (Fig 3~nB 2)
C - 5 - Bolsas insufláveis das zonas das pernas,que permitem erguer esses sectores,na altura desejada.
FIG. 5 - VISTA DE PERFIL,LATERAL,DO COLCHÃO COM A BOLSA DA CABEÇA E DAS PERNAS,INSUFLADAS E PORTANTO ERGUIDAS.
- Revestimento compensador de peso,do corpo central.
- Bolsas das pernas insufladas.
- Bolsa da cabeça insuflada.
- Base ou suporte (ou até outro colchão) onde este colchão é colocado.
FIG. 6 - VISTA DE PERFIL,SUPERIOR ( DO LADO DA CABEÇA)DO COLCHÃO.
- Saco insuflado.
- Base ou suporte onde o colchão está colocado. FIG. 7 - VISTA DE PERFIL,INFERIOR ( DO LADO DAS PERNAS)
DO COLCHÃO..
- Bolsa insuflada e por isso área das pernas erguida.
5. 1 -Bolsa vazia,que assim permite que este sector, das pernas,fique plano em relação a toda a superfície do colchão.

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 a - COLCHÃO MEDICINAL E ORTOPÉDICO DE ALTO CONFORTO, caracterizado por ser constituído por uma base semi-rígida,era materiais convenientes como sejam o folheado de ma-
    5 deira,polymeros ou fibras de vidro ou de carbono;fracionada numa pluralidade de sectores;um para a cabeça,outro para o tronco e um terceiro para as pernas e ainda outros dois intermediários àqueles de menor largura;todas estes 5 sectores serão ligados entre si por meios tipo charnei10 ra aplicados nos extremos desses sectores numa só das fay ces,ou nas duas,de materiais resistentes e flexíveis como sejam o couro,telas ou mesmo dobradiças metalicas ou não, fixos por meios de colagem,agrafagem ou rebitagem no caso das dobradiças;tendo ainda o sector das pernas,que pode 15 ainda ser dividido em dois para os casos de colchões de casal,aplicados na sua face inferior bolsas de materiais impermeáveis,elásticos e resistentes e a estes sector ou sectores,fixos por meios de colagem,precintagem,agrafagem ou outro qualquer meio,de maneira a estas bolsas poderem
    20 ser insufladas por ar ou outro fluido,mantendo-se sempre ligada ou ligadas à face,ou faces,inferiores da base,para que esta se possa erguer em angulo,tendo como base de sustentação o suporte do colchão,que pode ser outro colchão uma base de madeira ou rêde;assim as charneiras de couro,
    25 ou outro material permitirão devido ã sua flexibilidade a elevação do sector,ou sectores das pernas ou mesmo a dobragem total do conjunto servindo os dois pequenos sectores intermediários de lombadas;por sua vez sobre a totalidade da base composta por os cinco,ou seis,sectores,se30 rão aplicados os meios de revestimento convencionais,em pequena espessura que não ultrapasse os 5o ou 60 milímetros, como sejam espumas mais ou menos flexíveis,feltros ou outros,fixos por meios de colagem simples ou camada a camada e com um revestimento exterior em tecido para man35 ter a base solidária com os resvestimentos e configurar um colchão.
  2. 2 » - COLCHÃO MEDICINAL E ORTOPÉDICO DE ALTO CONFORTO, segundo a reivindicação anterior,caracterizado por a sua base,em todos os seus componentes,ou em parte deles,ter uma pluralidade de rasgos ou orifícios e,ou,frizos em relevo na sua face inferior,isto no caso desta base,ou par-
    5 te dos seus componentes serem produzidos em polymeros ou fibras ou materiais compósitos.
  3. 3 » - COLCHÃO MEDICINAL E ORTOPÉDICO DE ALTO CONFORTO, segundo as reivindicações anteriores,caracterizado por, em substituição das bolsas insufláveis,ter embulos,igual-
    10 mente de acionamento pneumático,com a mesma função daquelas e cuja unidade insufladora seja acessível,para manuseamento por os utentes do colchão,mesmo quando estes estejam deitados.
  4. 4 a - COLCHÃO MEDICINAL E ORTOPÉDICO DE ALTO CONFORTO,
    15 segundo as reivindicações anteriores,caracterizado por poder ser munido,na parte inferior da base e no sector correspondente ao tronco,de meios de enchimento em espessura, de materiais convenientes como por exemplo espumas flexíveis ou rígidas,pastas de algodão ou outro qualquer mate20 rial.
PT10143393A 1993-12-30 1993-12-30 Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto PT101433B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10143393A PT101433B (pt) 1993-12-30 1993-12-30 Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10143393A PT101433B (pt) 1993-12-30 1993-12-30 Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101433A PT101433A (pt) 1995-06-30
PT101433B true PT101433B (pt) 1996-12-31

Family

ID=20085356

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10143393A PT101433B (pt) 1993-12-30 1993-12-30 Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101433B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101433A (pt) 1995-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2952856A (en) Adjustable pillow support
US5412822A (en) Adjustable multi-compartment pneumatic support apparatus
US11369532B2 (en) Adjustable anatomical support and seat cushion apparatus for wheelchairs
US6059365A (en) Orthopedic lounge chair
US7360266B2 (en) Multiple position air mattress system
US5639145A (en) Portable cushion
US7069609B2 (en) Inflatable liquid furniture
US6814408B2 (en) Folding chair equipped with inflatable waist pad
CA1077173A (en) Fluid mattresses
US20050177946A1 (en) Head support device for use when lying in the prone position
US4477935A (en) Mattress support system
US20100011508A1 (en) Cushioned support devices
PL169629B1 (pl) Podpora nadmuchiwana zwlaszcza do podpierania nóg PL PL
US8056982B2 (en) Compactable, collapsible chair
US3245092A (en) Adjustable bedboard
US5509160A (en) Patient positioners for use on air support surfaces
PT101433B (pt) Colchao medicinal e ortopedico de alto conforto
US11547212B1 (en) Orthopedic lounge chair
EP3855980B1 (en) An adjustable wheelchair seat cushion apparatus
JPH0370564A (ja) マッサージマット
US12064382B2 (en) Adjustable anatomical support and seat cushion apparatus for wheelchairs
JP7750753B2 (ja) 折り畳み式エアーベッド
US9782286B2 (en) Full body elevator
EP4257101A1 (en) An adjustable anatomical support and seat cushion apparatus for wheelchairs
CA2251762A1 (en) Orthopedic comfort pillow

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960905

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000630