PT101115B - Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio - Google Patents

Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio Download PDF

Info

Publication number
PT101115B
PT101115B PT101115A PT10111592A PT101115B PT 101115 B PT101115 B PT 101115B PT 101115 A PT101115 A PT 101115A PT 10111592 A PT10111592 A PT 10111592A PT 101115 B PT101115 B PT 101115B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
indicator
resistor
lightning
varistor
current
Prior art date
Application number
PT101115A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101115A (pt
Original Assignee
Goncalves Robalo De Pina Navar
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goncalves Robalo De Pina Navar filed Critical Goncalves Robalo De Pina Navar
Priority to PT101115A priority Critical patent/PT101115B/pt
Publication of PT101115A publication Critical patent/PT101115A/pt
Publication of PT101115B publication Critical patent/PT101115B/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T70/00Maritime or waterways transport
    • Y02T70/50Measures to reduce greenhouse gas emissions related to the propulsion system
    • Y02T70/5218Less carbon-intensive fuels, e.g. natural gas, biofuels
    • Y02T70/5236Renewable or hybrid-electric solutions

Landscapes

  • Thermistors And Varistors (AREA)
  • Insulators (AREA)

Description

O presente invento refere-se a dispositivos indicadores de defeito ou de curto-circuito, destinados a equipar os pára-raios montados ao longo das linhas eléctricas aéreas de alta ou média tensão.
São conhecidos dispositivos deste género, por exemplo, os descritos no documento FR-A-2 603 418 (FERRAZ) e que inclui um dispositivo visual incorporado de modo a sinalizar de maneira perfeitamente aparente o defeito eventual de um pára-raios, ao qual o mesmo está associado.
Um tal dispositivo compreende uma banda rectilínea deformável elasticamente, sendo uma das suas extremidades, associada a um ferrolho, libertada, quando aparece um defeito no pára-raios associado ao dito dispositivo. Os meios de libertação do ferrolho estão sob a dependência de um filtro formado por duas bobinagens em paralelo, sendo uma do tipo de auto-indução, de modo a parar a corrente resultante das ondas de choque com di/dt muito forte, enquanto que a outra é de natureza resistiva a fim de travar a passagem de uma corrente eventual de curto-circuito'’ e que pode atravessar a bobinagem de auto-indução em série com um fio fusível, tendo a sua fusão como efeito a libertação do indicador.
Um tal indicador tem fraca sensibilidade, porque não funciona abaixo de 70 amperes. Por outro lado, o sistema de filtro necessita de um valor de arco dificilmente realizável de modo industrial e com custos baixos. Portanto, o princípio de selecção das correntes pela relação di/dt apresenta o inconveniente de deixar passar, de qualquer forma, no fio correntes com valores de pico importantes, no caso da onda do raio. O valor da onda do raio não é suficiente para destruir o fio, mas pode provocar um envelhecimento prematuro do metal, no caso de repetição do fenómeno do raio.
Os aperfeiçoamentos que constituem o objectivo do presente
642
10927
-3J&ss.J' invento visam remediar estes inconvenientes e permitir a realização de um indicador de defeito de pára-raios, o qual é accionado em função do valor da intensidade da corrente gerada pela rede, após a colocação em curto-circuito do pára-raios.
indicador de defeito de acordo com o invento é definido na reivindicação 1.
De facto este indicador compreende dois eléctrodos opostos, que são reunidos, por um lado, em série, por um dispositivo com características de tensão-corrente não lineares, tal como um espinterómetro, ou um varístor, através do qual transitam as ondas eventuais do raio, e por outro lado, em derivação, por uma resistência, que não reage durante uma onda do raio, mas que aumenta a sua temperatura, durante a passagem da corrente gerada pela rede para destruir, pelo menos, parte de uma manga que rodeia o indicador, no caso de colocação em curto-circuito acidental do pára-raios, ligado em série com este indicador.
Como variante, o aumento de temperatura da resistência pode destruir e provocar a eliminação de uma banda elástica cujas extremidades estão associadas à dita resistência.
desenho anexo, dado a título de exemplo, permitirá compreender melhor o invento, as características que o mesmo apresenta e as vantagens que o mesmo é susceptível de proporcionar, e no qual:
a fig. 1 é um corte longitudinal de um indicador de defeito de acordo com o invento, a fig. 2 é um corte por II-II (fig. 1), a fig. 3 é um esquema eléctrico do indicador de defeito de acordo com o invento, e a fig. 4 é uma vista pormenorizada em perspectiva de uma variante de realização do invento.
642
10927
Representou-se nas figs. 1 e 2 um primeiro modo de realização do indicador de defeito de acordo com o invento, que compreende essencialmente dois eléctrodos 1 e 2, previstos com a forma cilíndrica, e entre os quais está inserido um varístor de baixa tensão 3, duas rodelas intercalares 4, que asseguram um bom contacto entre os ditos eléctrodos e o varístor. A montagem dos três elementos, atrás citados, é efectuada por meio de um tubo 5 de material isolante, apresentando uma fenda vertical, de tal modo que o mesmo simula em secção transversal a forma de um C invertido (fig. 2). O tubo 5 está associado aos eléctrodos 1 e 2 por meio de calços 6.
Convém observar que, no lugar e em substituição do varístor 3, pode ser previsto um espinterómetro com eléctrodos circulares ou qualquer outro dispositivo com características de tensão-corrente não lineares.
É ligada uma resistência 7 por dois condutores 8 e 9, respectivamente, aos eléctrodos 1 e 2, estando a dita resistência situada na fenda 5a do tubo 5. 0 conjunto dos elementos atrás citados é colocado num molde que permite moldar um invólucro exterior 10, realizado por meio, por exemplo, de um elastómero de silicone. Observa-se que a resistência 7 fica tangente a uma das geratrizes exteriores do invólucro 10, por razões que serão explicadas melhor mais adiante.
Em volta do invólucro 10 está colocado sob tensão uma manga tubular 11, feita em elastómero, e que é colocada no lugar por alongamento elástico. A manga 11 é, de preferência, colorida.
O eléctrodo está ligado por quaisquer meios apropriados, por exemplo, por um condutor 12 (fig. 3) a um pára-raios 13, enquanto que o eléctrodo 2 está ligado à terra por um cabo 14 (fig. 3).
funcionamento é o seguinte: durante a queda de um raio, a cristã de intensidade é conduzida à terra, atravessando o varístor 3, não provocando a corrente desviada para a resistên-
ΊΑ 642
10927 cia 7 um aquecimento significativo desta última, duração muito curta da queda do raio.
Pelo contrário, se por uma razão ou por outra, o pára-raios 13 é destruído, é gerada uma corrente pela rede, e é mantida até à intervenção das protecções da rede. A permanência, que daí resulta provoca um aquecimento da resistência suficiente para fazer fundir a manga 11, ao nível da resistência, devido à proximidade da mesma e da manga. Assim, qualquer vigilante pode ver que o indicador de defeito funcionou (devido ao desaparecimento da manga 11), de tal modo que o mesmo sabe que o pára-raios correspondente está fora de serviço.
Na variante da fig. 4, a manga é realizada com a forma de uma banda 11z, que não ocupa toda a periferia do invólucro 10, de tal maneira que entre a suas extremidades existe um espaço 15. Cada uma das extremidades da banda 11· está munida com um borne metálico 11'a, 11'b estando fixado em cada um dos mesmos a extremidade correspondente da resistência 7, que constitui assim um meio de retenção no lugar da banda interrompida 11'. Os bornes 11'a e 11'b estão reunidos, respectivamente, com os condutores 8 e 9.
Quando a rede emite uma corrente, após a colocação em curto-circuito do pára-raios correspondente ao indicador de defeito considerado, a intensidade desta corrente faz fundir a resistência 7, que liberta assim as duas extremidade da banda 11' que, devido à sua elasticidade, se separa do indicador de defeito. Ainda aí, o vigilante constata visualmente a ausência da banda 11' e deduz que o pára-raios correspondente está fora de serviço.
Realizou-se desta maneira um indicador de defeito, que responde particularmente bem ao desiderato prático e que permite, em particular, devido às características de corrente/tensão dos dois componentes em paralelo, que passe, praticamente qualquer corrente de fuga do pára-raios 13, através da resistência 7, de tal modo que o varístor 3 não envelheça em funcionamento
642
10927 normal.
Notar-se-á que o aumento de temperatura da resistência 7 pode agir num circuito de sinalização à distância, facilitando a constatação da destruição do indicador de defeito.

Claims (3)

1 - Indicador de defeito para pára-raios (13) colocado numa rede aérea de alimentação eléctrica de alta ou média tensão, caracterizado por compreender dois eléctrodos (1, 2) reunidos, por um lado, em série, por um dispositivo (3) com características de tensão-corrente não lineares, tal como um varístor ou um espinterómetro, e por outro lado, em derivação, por uma resistência (7) que, sem reagir durante uma onda do raio, aumenta a sua temperatura, durante a passagem da corrente gerada pela rede a seguir a esta onda, assegurando por fusão a libertação de um órgão de sinalização visual (11, 11'), que rodeia o invólucro (10) do conjunto.
2 - Indicador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a resistência (7) reter as duas extremidades de uma banda elástica (11') engatada em torno do invólucro (10).
3 - Indicador de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2, caracterizado por o aumento de temperatura da resistência (7) agir num circuito de sinalização à distância.
PT101115A 1992-12-07 1992-12-07 Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio PT101115B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101115A PT101115B (pt) 1992-12-07 1992-12-07 Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT101115A PT101115B (pt) 1992-12-07 1992-12-07 Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101115A PT101115A (pt) 1994-09-30
PT101115B true PT101115B (pt) 1999-09-30

Family

ID=20085232

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101115A PT101115B (pt) 1992-12-07 1992-12-07 Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT101115B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT101115A (pt) 1994-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101114B (pt) Indicador de defeito para para-raios
JP2512236B2 (ja) プラグイン式過渡電圧サプレッサ―・モジュ―ル
US4822983A (en) Electrical heaters
EP0327359A1 (en) Protector device
US3876911A (en) Fault indicator system for high voltage connectors
BR112013004559A2 (pt) supressor de surto de óxido de metal plugável
ES2268602T5 (es) Conjunto para protección de sobretensiones debidas a los rayos
CA1066747A (en) Enclosing structure for a high voltage electric fuse
US4511876A (en) Electrical fuse with response indicator
US4303959A (en) Fail safe surge arrester systems
JPH09512946A (ja) 破壊された避雷器を表示する装置
PT101115B (pt) Sistema de alavancas flutuantes destinadas a propulsar qualquer navio
US4009421A (en) Station protector with a three-electrode gas tube arrester
US5390065A (en) TVSS meter adapter status indicator
US1977191A (en) Electric sign system
US2871313A (en) Fuse device
US3487394A (en) Fail safe indicator of failures in heating apparatus
US2526370A (en) Fuse device for high-voltage circuits
SK380792A3 (en) Indicator lightning arrester defects
JP2002270330A (ja) 避雷器コネクタ
KR840002891Y1 (ko) 피뢰 보안잭
US1987575A (en) By-pass for high tension electricity
GB2098339A (en) An electrical earth leakage detector plug
US1966120A (en) Device for gas filled luminous tube systems
AU596658B2 (en) Electrical distribution apparatus having fused draw-out surge arrester

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931220

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990614

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20041214

NF3A Restitutio in integrum

Free format text: RESTITUTIO IN INTEGRUM

Effective date: 19921207