PT100468A - Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira - Google Patents
Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira Download PDFInfo
- Publication number
- PT100468A PT100468A PT10046892A PT10046892A PT100468A PT 100468 A PT100468 A PT 100468A PT 10046892 A PT10046892 A PT 10046892A PT 10046892 A PT10046892 A PT 10046892A PT 100468 A PT100468 A PT 100468A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- connecting element
- wood
- shaped
- metal
- cavity
- Prior art date
Links
Landscapes
- Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)
- Door And Window Frames Mounted To Openings (AREA)
- Wing Frames And Configurations (AREA)
Description
DESCRIÇÃO A presente invenção refere-se a um conjunto de elementos estruturais para a formação de partes compósitas de metal e madeira.
Por razões estéticas e por razões de isolamento térmico e acústico, há uma necessidade, proveniente do mercado, de caixilhos da janela ou da umbreira da porta com uma parte externa em metal, geralmente de alúminio, e uma parte interna em madeira. As partes formadas de alúminio e madeira já existem no mercado. Os sistemas de junção utilizados até agora são principalmente dois. Um sistema proporciona o aperto da parte de alúminio com a parte de madeira, por meio da utilização de uma resina epoxi ou de poliuretano, a qual constitui uma espécie de adesivo entre as duas partes, enquanto que assegura ainda a liberdade de deslizar no caso de expansão de calor. A utilização deste sistema, enquanto assegura uma ligação contínua entre a parte de madeira e aquela de alúminio, tem a desvantagem de necessitar para a sua realização da presença de uma instalação de fabrico especial.
Um outro sistema estabelece que o aperto da parte em madeira com a parte em alúminio se realize através de cavilhas ou grampos de ligação.
Como é óbvio, a utilização deste sistema'não permite a realização de uma ligação contínua entre a parte de madeira . e a parte de alúminio, mas em relação ao sistema mencionado anteriormente, com a utilização da resina não necessita da instalação de fabrico e a ligação pode-se realizar com acesso- β
rios normais utilizados pelos operadores de caixilhos . 0 objectivo da presente invenção é realizar um conjunto de elementos estruturais para a formação de partes compósitas de metal e madeira, em que a parte de metal e a parte de ma -deira se liguem juntamente de uma maneira contínua, isto é, ao longo de todo o comprimento do caixilho da janela da umbreira da porta, sem necessitar,da utilização de uma instalação de fabrico particular.
De acordo com a presente invenção este objectivo consegue-se através de um conjunto de elementos estruturais para a formação de partes compósitas de maetal e madeira que compreende uma parte de apoio exterior de metal, uma parte interior de madeira, um elemento de conexão adequado para ser afixado na referida parte interior de madeira e ser colocado lado a lado e ligado à citada parte exterior de metal e um elemento com a forma de adequado para a realização de um encaixe de retenção entre a mencionada parte exterior e o referido elemento de conexão.
Preferivelmente o mencionado.elemento de conexão tem a secção transversal com a forma de L, e a citada parte exterior tem uma cavidade adequada para receber uma parte de ligação do citado elemento de conexão e uma parede plana de encontro à qual pode encostar uma parede plana correspondente ao próprio elemento de conexão.
Desta maneira., sem a, utilização de qualquer instalação de fabrico particular, é possível ligar a parte exterior, de metal, preferivelmente de alúminio, com a parte interior de madeira, através de uma ligação que se prolonga ao longo de todo o comprimento da parte de metal.
As características da presente invenção tornar-se-ão mais evidentes, mediante uma forma de realização representada, como um exemplo não limitativo nos desenhos em anexo, em que:
As Figuras 1 à 4 representam separadamente a parte exterior de alumínio, o elemento de conexão com a forma de L, o elemento com a forma de e a parte interior de madeira;
As Figuras 5 à 8 representam as sucessivas operações de montagem até à realização de uma parte compósita de alúminio e madeira.
Relativamente às Figuras mencionadas, a parte compósita de alúminio e madeira representada em conjunto na Figura 8, compreende uma parte exterior de alúminio (19), representada na Figura 1, uma parte interior de madeira (20) representada na Figura 4, um elemento de conexão com a forma de L (21) realizado em material rígido de plástico, representado na Figura 2, e adequado para ser colocado lado a lado com e ligado com a referida parte exterior e um elemento com a forma de (22), representado na Figura 3, adequado para realizar a ac-ção de retenção entre a parte exterior (19) e o elemento de conexão (21). 0 elemento com a forma de (22) é feito de plástico rígido ou mesmo de alúminio submetido a extrusão. A parte exterior (19) tem uma forma tubular com uma secção transversal substancialmente poligonal dotada com uma primeira e uma segunda faces maiores (1), (2.), opostas uma à outra e li gadas mediante uma face exterior menor (3), a qual se prolonga dentro de um elemento de encosto (4) adequado para definir a parte anterior externa do caixilho da janela ou da umbreira da porta e uma face interior menor (5) apropriada para construir uma parede plana de encontro à qual encosta uma parede
correspondente (6) do elemento de conexão com a forma de L (21) . A primeira e a segunda faces maiores (1), (2) compreendem porções centrais (7), (8).paralelas uma à outra, dotadas com troços (9), (10) que definem cavidades com a forma de C (11) e (12) para alojar e ligar os vários elementos do caixilho da janela ou da umbreira da porta. A primeira face '.maior (1) compreende também troços laterais (12) e (13), que convergem em direcção aos troços laterais (14) e (15) da segunda face maior (2) até à união com a face externa menor (3) e com a face interna menor (5).
Entre um dos troços (9) da cavidade com a forma de C (11) da primeira face maior (1) e da face menor (5) define-se uma cavidade (26) adequada para receber uma parte de conexão (16) do elemento de ligação com a secção transversal com a forma de L. 0 elemento de ligação com a forma de L (21) tem também uma saliência (17) adequada para se inserir ou aparafusar den·^ tro de uma.cavidade correspondente (18), formada na parte interna de madeira (20) para se ligar e possivelmente colar nela.
Como está representado na Figura 5, inicialmente o elemento de conexão com a forma de L (5) liga-se à parte interna de madeira (20), mediante a inserção da saliência (17) na cavidade (18) .
a
Assim, relativamente à Figura 6, a parte de ligação (16) do elemento de eonexão (21) está inserido dentro da cavidade (26) da parte externa (19) e a parte (6) do elemento de conexão está colocada lado a lado com a parede plana constituída pela face interior menor (5) da parte exterior (19).
Relativamente à. Figura 7, a acção de retenção entre a parte exterior (19) e o elemento de conexão (21) realiza-se mediante a ligação, sob pressão, do elemento com a forma de (22) com os troços terminais (25) e (23) do elemento de conexão (21) e da face menor (5) da parte exterior (19) respectiva-mente.
Quando se termina a montagem, a parte compósita apresenta--se, como está ilustrada na Figura 8. Por fim, dever-se-á frisar de que a parte exterior (19), embora possua uma forma tubular com uma secção transversal poligonal, pode-se realizar em qualquer outra forma adequada para cumprir a mesma função.
Claims (1)
- REIVINDICAÇÕES: la. Conjunto de elementos estruturais para a formação de partes compósitas de metal e madeira, caracterizado pelo facto de compreender uma parte de apoio exterior (19) de metal, uma parte interior (20) de madeira, um elemento de conexão (21) adequado para ser fixado na citada parte interior (20) e para ser colocado lado a lado com e ligado a citada parte exterior (19), e um elemento com a forma de U (22) adequado para realizar um encaixe de retenção entre a citada parte exterior (19) e o referido elemento de conexão (21). 2a. Conjunto de elementos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o mencionado elemento de conexão (21) ter a secção transversal com a forma de L, e a citada parte exterior (19) possuir uma cavidade (26) adequada para receber uma parte de ligação (16) do citado elemento de conexão (21) e uma parede plana (5) de encontro à qual se encosta uma parede correspondente (6) do referido elemento de conexão (21). 3a. Conjunto de elementos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a parte interior (20) de madeira possuir uma cavidade (18) para ligar uma saliência correspondente (17) do citado elemento de conexão (21). 4a. Conjunto de elementos de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a mencionada parte .exterior (19) ter uma forma tubular com uma secção transversal substancialmente poligonal, dotada com uma primeira e uma segunda faces mais largas (1, 2) opostas uma à outra e ligadas mediante uma face exterior menor (3) a qual se prolonga para dentro dum elemento de encosto (4) adequado para definir a parte anterior externa do caixilho da janela ou da umbreira da porta, uma face interior menor (5) apropriada para constituir a citada parede plana de encontro à qual encosta a correspondente parede plana (6) do elemento de conexão (21) com a secção transversal em forma de L, em que a primeira e a segunda faces maiores (1, 2) compreendem porções centrais (7, 8) paralelas uma à outra, dotadas com troços (9, 10) que definem cavidades (7, 8) com a forma de C, para alojamento e conexão dos diversos elementos do caixilho da janela ou da umbreira da porta; e a referida primeira faGe maior (1) compreender também troços laterais (12, 13) que convergem em direcção aos correspondentes troços laterais (14, 15) da segunda face maior (2) até à união com as citadas faces menores (3, 5) sendo a citada cavidade (26) definida entre um dos troços (9) da cavidade (11) com a forma- de C da mencionada primeira face maior (1) e a referida face interior menos (5) adequada para receber a citada parte conexão (16) do referido elemento de ligação (21) com a'Secção transversal com a forma de L. Lisboa, 7 de Maio de 1992 O Agente Oficial da Propriedade IndustrialAgente Oficial de Propriedade Iiuju-ihJ Ruo Merques de Fronteira, N.° 127- 2.° 1000 LISBOA
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT10046892A PT100468A (pt) | 1992-05-07 | 1992-05-07 | Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT10046892A PT100468A (pt) | 1992-05-07 | 1992-05-07 | Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT100468A true PT100468A (pt) | 1994-04-29 |
Family
ID=20085147
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT10046892A PT100468A (pt) | 1992-05-07 | 1992-05-07 | Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT100468A (pt) |
-
1992
- 1992-05-07 PT PT10046892A patent/PT100468A/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6023899A (en) | Wall panel assembly with airtight joint | |
KR101697741B1 (ko) | 커튼월의 연결구조 | |
US5226755A (en) | Angle bracket for attachment of metal studs | |
JPS61103406A (ja) | 金属フレ−ムを有するオフイス用家具 | |
FI62583C (fi) | Anslutningsstycke foer haolprofiler | |
GB2076884A (en) | Hinge | |
PT100468A (pt) | Conjunto de elementos estruturais para a formacao de partes compositas de metal e madeira | |
US3604739A (en) | Gusset plate for frame members | |
US3835611A (en) | Solid heat insulation panel for building | |
GB2033526A (en) | Joints | |
PT839239E (pt) | Dispositivo para fixacao de um elemento de parede numa estrutura de apoio | |
CZ296954B6 (cs) | Konstrukcní rámový clen | |
JP4707544B2 (ja) | 構造材の結合構造 | |
JPS641421Y2 (pt) | ||
GB2092699A (en) | Connecting elongate channel sections | |
KR102683704B1 (ko) | 판넬결합 프레임, 판넬결합 프레임을 포함하는 판넬결합 조립체, 판넬결합 조립체를 포함하는 단열벽체 모듈 | |
GB1600358A (en) | Frame members for example for curtain walling | |
CZ224893A3 (en) | Set of structural element for making combined metal and wood sections | |
JP2822115B2 (ja) | 方立連結部のシール構造 | |
JP2584464Y2 (ja) | 貼着複合パネル | |
KR200186302Y1 (ko) | 콘크리트 블럭 | |
JPH06121431A (ja) | 配線用ダクトの接続装置 | |
FR2368601A1 (fr) | Equerre de liaison pour profiles d'encadrement de vitrage isolant a feuilles multiples | |
JPH0738630Y2 (ja) | 横枠と縦枠の連結部シール構造 | |
JPH0352894Y2 (pt) |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19930923 |
|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19990407 |