PT100399A - Dispositivo de classificacao para redes de arrasto - Google Patents

Dispositivo de classificacao para redes de arrasto Download PDF

Info

Publication number
PT100399A
PT100399A PT100399A PT10039992A PT100399A PT 100399 A PT100399 A PT 100399A PT 100399 A PT100399 A PT 100399A PT 10039992 A PT10039992 A PT 10039992A PT 100399 A PT100399 A PT 100399A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
trawl
fish
grid
bars
grading
Prior art date
Application number
PT100399A
Other languages
English (en)
Inventor
Roger B Larsen
Original Assignee
Selfi As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Selfi As filed Critical Selfi As
Publication of PT100399A publication Critical patent/PT100399A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K73/00Drawn nets
    • A01K73/02Trawling nets
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K75/00Accessories for fishing nets; Details of fishing nets, e.g. structure

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Marine Sciences & Fisheries (AREA)
  • Farming Of Fish And Shellfish (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Description

73 865 75661/fwm/SmS/
2-
MEMÓRIA DESCRITIVA 0 presente invento refere-se a um dispositivo para redes de arrasto que toma o saco da rede de arrasto capaz de reter peixe maior do que um certo tamanho, enquanto aos peixes mais pequenos é dada a possibilidade de escaparem através do novo dispositivo.
Assim, em princípio, a rede de arrasto é um grande funil de malhas de rede puxada através da água por um embarcação e o peixe que entra pela parte aberta na frente da rede de arrasto é reunido dentro desta, e ficará preso na parte posterior e fechada da referida rede de arrasto, o saco.
No sentido de proporcionar ao peixe pequeno e juvenil uma possibilidade de escapar da rede de arrasto, o saco deste aparelho de pesca tem um dado tamanho de malha (legal) para se obter a referida libertação do peixe pequeno. A selectividade de tamanhos das redes de arrasto é geralmente bastante fraca e o conhecimento prático (experiências), mostra que uma porção significativa de peixe pequeno ficará retida no saco, resultando assim em capturas que contêm um número elevado de peixes pequenos e não desejados. Esta forma de exploração das reservas de peixe pode ser a causa de uma pesca excessiva, quando são capturados peixes juvenis; isto é, antes de serem capazes de se reproduzirem.
Por consequência, existe uma grande procura para uma rede de arrasto que seja capaz de classificar um número significativo de peixes pequenos durante a operação de pesca, resultando assim numa captura que contenha uma proporção mais elevada de peixe maior do que um certo tamanho mínimo. Durante um encontro de ICES WG (FTFTB) em Rostock, Abril de 1990, foi apresentado um sistema para rede de arrasto, que permitia aos peixes pequenos escaparem da rede de arrasto. Os resultados relatados da classificação não foram, contudo, satisfatórios. 0 princípio do dispositivo conhecido, que será mencionado e -3 73 865 75661/fwm/SmS/- Τ'}'- /' &- descrito mais tarde, é baseado numa construção em que foi colocada uma "janela" na secção superior da rede de arrasto junto ao saco. A janela foi coberta por uma grade rígida de metal, em que a distância entre as barras da grade tornava possível a fuga do peixe pequeno. 0 invento em questão será assim uma versão melhorada do dispositivo acima descrito, o que permitirá uma melhoria significativa no que diz respeito à selectividade de tamanho dos peixes e à fuga dos peixes juvenis. O invento será totalmente descrito com referência aos desenhos em anexo, em que: as Figs. la e lb mostram, respectivamente, um esquema deprincípio de uma rede de arrasto de fundo normal e o dispositivo conhecido aplicado à mesma, a Fig. 2 mostra uma vista lateral através do novo dispositivo colocado numa rede de arrasto de uma maneira comparável à do dispositivo conhecido, as Figs. 3a, 3b e 3c mostram, respectivamente, uma planta, uma vista lateral e um esquema em perspectiva de uma grade de classificação utilizada no novo dispositivo, as Figs. 4a, 4b e 4c mostram, respectivamente, uma planta, uma vista lateral e um esquema em perspectiva da segunda grade de classificação utilizada no novo dispositivo, as Figs. 5a, 5b e 5c mostram, respectivamente, uma planta, uma vista lateral e um esquema em perspectiva da secção de detenção posterior utilizada no novo dispositivo, a Fig. 6 mostra um esquema de princípio que representa como funciona o novo dispositivo, quando montado numa rede de arrasto, e as Figs. 7-11 mostram os resultados da selectividade das experiências feitas com redes de arrasto, que utilizam o novo
73 865 75661/fwm/SmS/ dispositivo.
Relativamente à Fig. l é mostrada uma rede de arrasto de fundo normal 1 feita de material de rede de malha larga com um saco 2, onde a captura será reunida. A Fig. lb mostra o dispositivo conhecido montado na rede de arrasto, isto é a Fig. la. 0 dispositivo conhecido consiste de uma grade de classificação inclinada (oblíqua) 3, que se prolonga desde a parte superior da rede de arrasto 4 até ao fundo (parte inferior) da rede de arrasto 5. Numa posição oblíqua relativamente à grade de classificação 3 está disposta uma secção de detenção 6, que pode ser feita de um material de lona forte ou tipo chapa.
Próximo do painel inferior da rede de arrasto 5 é feita uma abertura na grade de classificação, que permite ao peixe maior e desejado passar para dentro do saco da rede de arrasto 2. A Fig. 2 mostra uma vista lateral em corte longitudinal através do novo dispositivo de classificação, de acordo com o invento, montado numa rede de arrasto na mesma posição que a mostrada na Fig la, tendo os números correspondentes o mesmo significado do que na Fig. la. 0 novo dispositivo de classificação consiste numa grade de classificação principal 3 fixada por dentro e ao longo da rede desde o painel superior da rede de arrasto e para baixo até à costura média/meia distância entre o topo do painel superior 4 e o fundo do painel inferior 5. No ponto 7 a grade de classificação principal 3 é unida à segunda grade de classificação 3'. A segunda grade 3' é unida no ponto 8 a uma secção de detenção 6, que é construída principalmente de uma lona à prova de água (material de PVC). A função desta secção de detenção é de conduzir o escoamento da água através das grades de classificação para fora da rede e assim guiar os peixes juvenis que se escapam para fora da rede de arrasto. A grade de classificação principal 3 faz um ângulo de
c '
73 865 75661/fwm/SmS/- -5-ataque de 25° ou mais ao longo do comprimento da rede de arrasto, enquanto que a segunda grade 3' corre paralela ou ligeiramente inclinada relativamente a esta direcção como indicado na Fig. 2. A secção de detenção 6 faz um ângulo de ataque de, aproximadamente, 20° ao longo do comprimento da rede de arrasto.
As Figs. 3a - 3c mostram uma imagem mais detalhada da grade de classificação 3 da Fig. 2. A grade de classificação 3 compreende uma armação exterior 10 onde são soldadas várias barras 11. Tanto a armação como as barras são feitas de aço inoxidável (18.8) e a distância não deve ser, de preferência, inferior a 55 mm (baseada nos regulamentos sobre os tamanhos de desembarque mínimos para o bacalhau e badejo capturados no "Mar de Barents"). A distância entre as barras, contudo, tem de ser ajustada aos regulamentos locais para os tamanhos de desembarque do peixe e tamanhos das espécies desejadas. O comprimento da grade de classificação 3 podia ser 1,5 m ou mais (ou menos). Na parte posterior, as grades de classificação são arredondadas (R200) como mostrado nas Figs. 3b e 3c.
As Figs. 4a - 4c feitas de uma maneira correspondente mostram a segunda grade de classificação 3', que é feita do mesmo material e construída de uma maneira correspondente à grade de classificação principal 3, mas pode ser mais curta do que a grade de classificação principal 3.
As Figs. 5a - 5c mostram a secção de detenção 6, que é uma armação exterior 50 feita de aço inoxidável (18.8), a que é fixada uma lona resistente em PVC 51 por meio de uma corda grossa de dois fios 52. Como uma alternativa à lona podiam ser utilizadas barras com uma distância muito pequena entre si. A secção de detenção tem aproximadamente as mesmas dimensões das grades de classificação 3 e 3'.
Como já mencionado, a função da secção de detenção é guiar para fora os peixes que escapam (que passam para fora através das grades 3 e 3') para cima e para longe da última secção (saco) da rede de arrasto. 73 865 75661/fwm/SmS/-
Α Fig. 6 mostra, através de um desenho em perspectiva, como funciona o dispositivo de classificação.
Os pequenos peixes juvenis e não desejados, que são capturados pela rede de arrasto quando esta é puxada na direcção de reboque, marcada por uma seta terão a possibilidade de escapar entre as barras das grades de classificação e serem afastados em conjunto da rede de arrasto pela secção de detenção. Os peixes ainda retidos pela rede de rede de arrasto terminarão como presas no saco 2. As grades de classificação 3 e 3' não actuam como filtros passivos, mas a sua função é baseada no comportamento natural do peixe. Para além de vários factores, é utilizada a sensibilidade à luz nos peixes. Quando o peixe se aproxima da área de grade haverá uma mudança significativa na penetração da luz através da parte superior do corpo de rede de arrasto. Os peixes procuraram dirigir-se na direcção da área mais brilhante, isto é, entre as barras das grades de classificação 3 e 3'. Adicionalmente, o escoamento de água através das grades de classificação 3 e 3' será maior do que nas áreas adjacentes, o que é importante para guiar os peixes na direcção às grades de classificação e entre as barras. A distância entre as barras das grades de classificação decidirá a proporção de selectividade, isto é, os tamanhos de peixe que se escapam através das grades de classificação 3 e 3', em relação aos tamanhos de peixe retidos pela rede de arrasto. Foram feitas várias experiências no mar para testar a função do novo dispositivo de classificação, e mostra-se que é conseguida uma selectividade muito boa, significativamente melhor do que a que é possível obter por alterações do tamanho da malha nos sacos de rede de arrasto normais.
Foram feitas experiências com o dispositivo de classificação do invento como indicado na Fig. la. Para avaliar as relações entre os peixes (dos tamanhos desejados) retidos pela rede de arrasto e o peixe que escapou através das grades de classificação 3 e 3', foi utilizada uma cobertura de malha pequena para recolher todos os peixes que se escaparam. Para
73 865 75661/fwm/SmS/ excluir distorção nos dados de selectividade o saco normal foi simultaneamente vedado por uma rede interior de malha pequena. Medindo o comprimento e contando o número de peixes tanto para o saco normal (peixe capturado) e a cobertura (peixe que escapou), é possivel apresentar, através de gráficos, as distribuições de comprimento-frequência e as correspondentes curvas de selecção. As distribuições de comprimento-frequência anexas e as suas correspondentes curvas de selecção mostram claramente uma boa selectividade de tamanhos de peixes e que uma considerável proporção de peixes abaixo dos tamanhos aceitáveis (legais) saíram através das grades de classificação 3 e 3', sendo assim excluídos da captura da rede de arrasto. Deve ser prestada atenção especial à Fig. 11 onde é feita uma comparação das espécies de bacalhau (Gadus morhua) e badejo (Melanocrramirnis aeclefinus^ entre uma rede de arrasto com o novo dispositivo de classificação e uma rede de arrasto com um saco normal de malha de 135 mm.
Utilizando o dispositivo de classificação do invento nas redes de arrasto será possível evitar uma exploração muito intensa do peixe juvenil, tornando assim possível evitar uma exploração excessiva dos recursos de peixe.

Claims (2)

  1. -8- 73 865 75661/fwm/SmS/- REIVINDICACÕES 1 - Dispositivo de classificação para redes de arrasto de peixe, para ser colocado perto do saco (2), que inclui grades de classificação (3 e 37) e uma secção de detenção (6), caracteri-zado por uma grade de classificação (3), construída conforme uma armação (10), na qual são fixadas barras (11) que se prolongam desde a parte superior (4) da rede de arrasto até à costura média, isto é a meia distância entre a parte superior (4) da rede de arrasto e a parte inferior (5) da rede de arrasto, fazendo um ângulo com a direcção no sentido do comprimento da rede de arrasto, e por a grade de classificação principal (3) estar unida (7) à segunda grade de classificação (3') construída como uma armação (10#), na qual são fixadas um certo número de barras (ll7) e por a segunda grade de classificação (3') estar unida (8) à secção de detenção (6).
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado por a grade de classificação principal (3) apresentar um ângulo de ataque de 25° ou mais no sentido do comprimento da rede de arrasto, e por a segunda grade de classificação (37) apresentar um pequeno ângulo ou ser paralela no sentido do comprimento da rede de arrasto. Lisboa, 16. Aí$. 1992 Por SELVI AS - 0 Agente Oficial -
PT100399A 1991-04-17 1992-04-16 Dispositivo de classificacao para redes de arrasto PT100399A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO911509A NO173162C (no) 1991-04-17 1991-04-17 Anordning ved fisketraal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100399A true PT100399A (pt) 1994-04-29

Family

ID=19894069

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100399A PT100399A (pt) 1991-04-17 1992-04-16 Dispositivo de classificacao para redes de arrasto

Country Status (8)

Country Link
AU (1) AU1663692A (pt)
CA (1) CA2107908A1 (pt)
DK (1) DK171305B1 (pt)
IS (1) IS1605B (pt)
NO (1) NO173162C (pt)
PT (1) PT100399A (pt)
RU (1) RU2101946C1 (pt)
WO (1) WO1992017999A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2284570A1 (en) * 1996-12-09 1998-06-18 Ex-It Ehf. Device for sorting out marine species in fishing trawl
WO1998036638A1 (en) * 1997-02-21 1998-08-27 Pade Thomsen Size-sorting trawl and method of using same
AU2001290223A1 (en) * 2000-10-04 2002-04-15 Marsel Ehf A sorting device for sorting marine species in a fishing trawl
EP1927282A1 (en) 2006-11-28 2008-06-04 Danny Gallagher Juvenile fish excluder
US7685762B2 (en) 2007-12-14 2010-03-30 Glenn R. Parsons Device for reducing the catch of unwanted species in fishing trawls
NO341371B1 (no) * 2011-09-22 2017-10-23 Scantrawl As Sortering under fiske
CN103404490B (zh) * 2013-08-14 2015-11-18 中国水产科学研究院南海水产研究所 一种不同等级规格鱼类的捕捞筛选方法
CN104904681B (zh) * 2015-06-01 2017-07-21 中国水产科学研究院东海水产研究所 多窗口串联组合式竹筴鱼拖网选择性装置
NO346472B1 (en) * 2020-10-28 2022-08-29 Delitek Marin As Catch sorter and method for excluding undesired catch using such a catch sorter
RU2757664C1 (ru) * 2021-02-04 2021-10-20 Сергей Григорьевич Вантеев Сортирующее устройство для рыболовного трала

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4739574A (en) * 1987-03-19 1988-04-26 Saunders Noah J Turtle excluder device

Also Published As

Publication number Publication date
IS3835A (is) 1992-10-18
NO173162B (no) 1993-08-02
NO911509L (no) 1992-10-19
DK171305B1 (da) 1996-09-02
IS1605B (is) 1996-10-18
NO911509D0 (no) 1991-04-17
AU1663692A (en) 1992-11-17
CA2107908A1 (en) 1992-10-18
DK107893A (da) 1993-09-24
RU2101946C1 (ru) 1998-01-20
WO1992017999A1 (en) 1992-10-29
NO173162C (no) 1993-11-10
DK107893D0 (da) 1993-09-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT100399A (pt) Dispositivo de classificacao para redes de arrasto
US8191305B2 (en) Netting arrangement
US7685762B2 (en) Device for reducing the catch of unwanted species in fishing trawls
US4739574A (en) Turtle excluder device
Tokai et al. A method of determining selectivity curve of separator grid
US6223462B1 (en) Device for sorting out marine species in fishing trawl
US4869010A (en) Apparatus for exclusion of debris from bottom trawls
Ahmad Fishing gear of East Pakistan
US3766880A (en) Torpedo recovery device
TWM639251U (zh) 底拖網漁獲篩選及廢棄物快速移除裝置
JP2005110633A (ja) 曳網漁法における魚種分別網
Dawson et al. CIFT–TED: Construction, Installation and Operation
CN111972363B (zh) 一种基于水流运动扩大诱捕能力的小龙虾诱捕器
US2618879A (en) Bottomless box and balloon trawl net, including front netting and adjustably connected trawl board
Gibson et al. Functionality of a full-sized marine mammal exclusion device
US3308567A (en) Casings for trawl lines
US1692830A (en) Combined seine net and bottom dragnet with trapping wings
US3156996A (en) Large capacity midwater trawl net
Maartens et al. Size selection and release of juvenile monkfish Lophius vomerinus using rigid sorting grids
JP2021035343A (ja) 表中層トロール網におけるフラッパー
Lucchetti et al. Catalogue of fishing gear in the Mediterranean and Black Sea region
SU935046A1 (ru) Устройство дл направлени рыбы в зону облова трала
Cooper et al. Selectivity experiments with square mesh cod-ends on haddock and cod
SU1003787A1 (ru) Устройство дл сортировки и отлова живой рыбы
SE542154C2 (en) Shrimp trawl for selection of catch

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930928

FC3A Refusal

Effective date: 19990331