PT100127A - Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves - Google Patents

Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves Download PDF

Info

Publication number
PT100127A
PT100127A PT10012792A PT10012792A PT100127A PT 100127 A PT100127 A PT 100127A PT 10012792 A PT10012792 A PT 10012792A PT 10012792 A PT10012792 A PT 10012792A PT 100127 A PT100127 A PT 100127A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
aircraft
support system
gas flow
air
wings
Prior art date
Application number
PT10012792A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Antonio Jose Silva Valente
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Jose Silva Valente filed Critical Antonio Jose Silva Valente
Priority to PT10012792A priority Critical patent/PT100127A/pt
Publication of PT100127A publication Critical patent/PT100127A/pt

Links

Landscapes

  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Description

100 127 Β
Memória Descritiva
SISTEMA PARA DECQLASEM VERTICAL E SUSTENTAÇSQ DE AERONAVES
Um dos problemas mais prementes da aviação e transportes aéreos refere~se à decolagem e aterragem de aeronaves que necessita normalmente de longos espaços , as pistas de aterragem/decolagem.,para que os aparelhos possam através de certa velocidade utilizar as características de sustentação das suas asas , e,assim decolar ou aterrar.
Para obviar a estes inconvenientes vários sistemas t'êm sido concebidas ,todas com mais ou menos vantagens e inconvenientes,nalguns casos, com elevadas custos de aplicação. A presente invenção refere-se a um sistema relativamente simples que aplicado a aeronaves permite as suas decolagem e aterragem na vertical,permitindo ainda vâo estacionário e vôo de translacção.
Baseia-se numa aplicação do princípio de Bernoulli da mecanica de fluidos segundo o qual , genèricamente, a pressão exercida por um fluido sobre uma superfície ao longo da qual se desloca tangencialmente ,varia , diminuindo com o aumento da velocidade do mesmo fluido.
Como é sabido ,a decolagem e a sustentação de uma aeronave são devidas ,entre outros princípios ,á força ascencional devida ao facto de o perfil da asa possuir duas superfícies distintas e diferentes em área e formato, o extardorso,ou superfície superior, e, o intradorso ou superfície inferior 5 O ar ao chocar com o bordo de ataque da asa divide-se em duas partes que percorrerão a asa no mesmo intervalo de tempo ,quer no intradorso,quer no extradorso,sendo que,a sua velocidade no extradorso será mais elevad^ do que no intradorso devido a ter de percorrer mais espaço no mesmo intervalo de tempo. /
Para conseguir suficiente velocidade do ar nas suas asas a aeronave deve deslocar-se de encontro ao mesmo com uma determinada velocidade ,o que ,obriga nomeadamente na decolagem a que a aeronave percorra um determinado espaço,o espaço de decolagem.
Pretende-se com o presente invento, ultrapassar estes problemas baseando-nos no mesmo princípio que permite o võo de uma aeronave , o princípio de Bernoulli.
Assim ,o sistema do presente invento consiste em projectar através de quaisquer meios mecânicos , nomeadamente turbinas ou hélices , uma corrente de ar ou outro fluido, por exemplo os gases de combustão de um reactor ,sobre o extradorso da asa do avião ou até sobre a sua fuselagem , corrente de ar essa que vai provocar uma redução da pressão na mesma superfície .
Se ,entretanto, não houver qualquer movimento de ar na superfície inferior ou intradorso da mesma asa, provocar-se-á um diferencial de forças ,devida è. diferença de pressães , sendo a pressão no intradorso da asa igual à pressão atmosférica ,e,a pressão no extradorso da mesma , inferior à pressão atmosférica devido à depressão provocada pelo ar em movimento .
Segundo a invenção,e ,de acordo com a Fig.l na aeronave será incorporado um dispositivo que soprará ar (1), ou gases queimados em reactor, sobre o extradorso das asas, e ,tangencialmente a estas (2).
Esta corrente de gas provocará uma depressão , a qual ,em conjunto com a pressão atmosférica que actua sobre o intradorso onde o ar se encontra parado, e, portanto exercendo uma pressão , a pressão atmosférica na mesma asa ,provocará uma resultante vertical de baixo para cima ,que terá a função de força ascencional. 0 mesmo sistema é mostrado na Fig. 7 com maior detalhe com o intuito de facilitar a compreensão.
Conforme se mostra sem qualquer carácter restritivo na Fig 2 esse ar poderá ser soprada perpendicularmente â fuselagem (3) ,ou obliquamente (4) á mesma, permitindo assim o seu aproveitamento para um movimenta de transiacção .
Por actuação no valor do caudal de ar e sua velocidade sobre a superfície da asa fár-se-á variar a resultante da força de sustentação e, assim subir , estacionar ou descer a aeronave. y A Fig.3 representa o mesmo aparelho da Fig.l visto de lado em corte mostrando o compressor de ar (1) e a conduta de distribuição (ó) para projecção do ar sobre as asas. A Fig.4 representa sem qualquer carácter restritivo um outro sistema em que o proprio fluxo de gases de escape do reactor (7) é lançado sobre as asas (8) , podendo ainda conforme se v£ na Fig.5 esses gases gerados no reactor (7) serem orientados para trás (9) ou para o lado através de deflectores apropriados e orientáveis (10) e (11) permitindo os mesmos no caso de (10) a translação do aparelho» é de notar que os gases usados em translacção podem não gerar sustentação, mas neste caso já a própria translação do aparelho de encontro ao ar gera sustentação. A Fig.ó representa sem qualquer carácter restritivo o mesmo sistema das Figs.4 e 5 visto em planta com o reactor (7) os deflectores (11) actuando sobre a asa (12) em corte. A Fig.8 representa ,sem qualquer caracter restritivo, um meio corte de uma aeronave vista de frente onde se representa um sistema em que o fluido que cria a depressão é recirculado na própria estrutura não causando assim turbulências exteriores ao apareilho.
Assim o fluido é comprimido no compressor (13) e distribuída sobre a asa através das aberturas (14), e, após percorrer uma determinada parte da asa é captado em (15) e recirculado em (13) . A Fig.9 representa sem qualquer carácter restritivo um corte transversal de asa com uma aplicação em que o gás é projectado ao longo do bordo de ataque ( 16) e no sentido do bordo de fuga (17) sendo total ou parcialmente recirculado (18) por meio de um compressor ou turbina (19).

Claims (1)

100 127 Β REIVINDICAÇÕES -lã - t Sistema de sustentação de aeronaves caracterizado por projectar tangencialmente à superfície superior ou extradorso das asas das referidas aeronaves um fluxo de ar (2) ou gases de combustão de motor ou reactor (7) o qual ao provocar um abaixamento de pressão sobre as mesmas, induz ,combinado com a pressão exercida pelo ar na parte inferior ou intradorso das mesmas uma força resultante de baixo para cima que permitirá a decolagem, sustentação ou aterragem da aeronave, consoante o seu valor for , maior, menor , ou igual ao peso da aeronave» —oa— Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o fluxo de gás ser originalmente projectado sobre as asas, perpendicularmente À fuselagem da aeronave (3) , mas sendo orientàvel em outras direcçffes por maio de deflectores orientáveis (10) (11) de modo a permitir outros movimentos da aeronave ,nomeadamente os de rotação e de translação -Sã- Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicaçffes anteriores , caracterizado por o fluxo de gás ser regulável em intensidade de modo igual sobre as várias superfícies ,ou de modo diferencial,permitindo assim um desiquilíbrio que colocará a aeronave em posição oblíqua em relaçaff ao horizonte, permitindo assim a sua manobra. —4â— Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicaçffes anteriores , caracterizado por o fluxo de gás ser gerado por compressor de ar (1). -5â- Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicaçffes anteriores , caracterizado por o fluxo de gás ser gerado por turbinas de combustão (7). Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicaçOes anteriores , caracterisado por o fluxo de gás ser orientado por meio de deflectores apropriadas (5) reguláveis de modo a manter a ^ua colagem e evitar o seu afastamento da superfície da asa . -7ã Sistema de sustentação de aeronaves de acorda com as reivindicaçOes anteriores f caracterizado por o fluxo de gás ser distribuído sobre as superfícies,através de condutas que permitem a sua distribuição sobre o bordo de ataque da asa (16) e, ao longo de todo o seu comprimento, no sentida , da bardo de fuga (17) e a sua eventual recircuÍação(lB) por meio de compressor ou turbina apropriadas (19). -Sã Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicações anteriores , caracterisado por o fluxo de gás ser distribuído sobre as superfícies superiores da aeronave asas e fuselagem,apenas em parte destas. -?a· Sistema de sustentação de aeronaves de acordo com as reivindicações anteriores , caracterizado por o fluxo de gás lançado perpendicularmente à fuselagem (14) poder ser recirculado (13) por meio de condutas apropriadas com captação no extremo da superfície oposto àquele por onde o fluxo é distribuído (15).
& £cr-
PT10012792A 1992-02-13 1992-02-13 Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves PT100127A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10012792A PT100127A (pt) 1992-02-13 1992-02-13 Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10012792A PT100127A (pt) 1992-02-13 1992-02-13 Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100127A true PT100127A (pt) 1994-04-29

Family

ID=20085097

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10012792A PT100127A (pt) 1992-02-13 1992-02-13 Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT100127A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103318411A (zh) * 2012-03-19 2013-09-25 陈永春 固定翼垂直起降飞机

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103318411A (zh) * 2012-03-19 2013-09-25 陈永春 固定翼垂直起降飞机

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5158251A (en) Aerodynamic surface tip vortex attenuation system
US6840478B2 (en) Aircraft internal wing and design
US6302360B1 (en) Vortex generation for control of the air flow along the surface of an airfoil
US20020014555A1 (en) Method for altitude control and/or pitch angle control of airships, and an airship having a device for altitude control and/or pitch angle trimming
US3523661A (en) Vertically asymmetric diffuser system for reducing aircpaft induced drag
PT100127A (pt) Sistema de decolagem vertical e sustentacao para agronaves
US3647160A (en) Method and apparatus for reducing sonic booms
US4790494A (en) Aircraft empennage with fixed trailing edge horizontal stabilizer
EP0052360B1 (en) Air aspiration device of aircraft-mounted gas-turbine engine
US4682746A (en) Control force generator
TWI643790B (zh) 推力向量控制器
BRPI0710386A2 (pt) aeronave
US3544047A (en) Download reduction apparatus
US3275265A (en) Boundary layer control flaps and apparatus thereof
Ifju et al. Analysis of a flexible wing micro air vehicle
US3602460A (en) Aircraft having vertical and forward motion aerodynamics
US20180305019A1 (en) Fixed-wing aircraft with increased static stability
Erickson Wind tunnel investigation of vortex flows on F/A-18 configuration at subsonic through transonic speeds
CN113104194A (zh) 一种无人机机翼折叠自锁装置
WO2020145485A1 (ko) 랜딩 지지체 역할을 수행하는 수직 날개를 포함하는 드론
Manor et al. Flow over double-delta wing and wing body at high alpha
GB2107426A (en) Boundary layer control
Kuhn Design concepts for minimizing hot-gas ingestion in V/STOL aircraft
RU2209746C1 (ru) Летательный аппарат
RU2078002C1 (ru) Экраноплан

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930916

FC3A Refusal

Effective date: 19981124