BRPI9904789B1 - Sistema de múltiplo acesso por divisão de código, cdma, e processos para transmitir e para receber mensagens com menos duas durações de quadro diferentes - Google Patents

Sistema de múltiplo acesso por divisão de código, cdma, e processos para transmitir e para receber mensagens com menos duas durações de quadro diferentes Download PDF

Info

Publication number
BRPI9904789B1
BRPI9904789B1 BRPI9904789-6A BR9904789A BRPI9904789B1 BR PI9904789 B1 BRPI9904789 B1 BR PI9904789B1 BR 9904789 A BR9904789 A BR 9904789A BR PI9904789 B1 BRPI9904789 B1 BR PI9904789B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frame
message
signal
crc
output
Prior art date
Application number
BRPI9904789-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9904789A (pt
BRPI9904789B8 (pt
Inventor
Young-Ki Kim
Jae-Min Ahn
Soon-Young Yoon
Hee-Won Kang
Hyun-Suk Lee
Jin-Soo Park
Min-Sou Lee
Original Assignee
Samsung Electronics Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Samsung Electronics Co Ltd filed Critical Samsung Electronics Co Ltd
Publication of BR9904789A publication Critical patent/BR9904789A/pt
Publication of BRPI9904789B1 publication Critical patent/BRPI9904789B1/pt
Publication of BRPI9904789B8 publication Critical patent/BRPI9904789B8/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/24Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
    • H04B7/26Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
    • H04B7/2628Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile using code-division multiple access [CDMA] or spread spectrum multiple access [SSMA]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

“SISTEMA DE ACESSO MÚLTIPLO POR DIVISÃO DE CÓDIGO, CDMA, E, PROCESSOS PARA TRANSMITIR E PARA RECEBER MENSAGENS COM PELO MENOS DUAS DURAÇÕES DE QUADRO DIFERENTES” FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção A presente invenção diz respeito a um dispositivo e processo de comunicação de dados para um sistema de comunicação móvel e,em particular, a um dispositivo e processo para comunicar informações de controle para um serviço de comunicação de dados, com o uso de um canal de controle dedicado em um sistema de comunicação móvel que fornece um serviço de comunicação de dados multimídia. 2. Descrição da Técnica Relacionada Hoje em dia, sistemas de comunicação móvel tendem a utilizar uma tecnologia CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código). De modo a transmitir sinais de controle para o processamento de chamadas, um sistema de comunicação móvel CDMA convencional com base no padrão TIA/EIA IS-95 multiplexa os sinais de controle para um canal de tráfego para transmissão de informações de voz. O canal de tráfego possui uma duração de quadro fixa de 20 ms, e um tráfego de sinal, com os sinais de controle, transmite a mensagem inteira do quadro por uma técnica de limpeza e rajada ou compartilha o quadro com um tráfego de usuário principal por uma técnica de diminuição e rajada, para transmitir os sinais de controle.
Ainda que essa técnica de sinalização esteja disponível para um sistema de comunicação móvel CDMA IS-95 que provê serviço de voz apenas, ela está indisponível para um sistema de comunicação móvel CDMA que provê um serviço de dados de multimídia que inclui um serviço de dados por pacote bem como o serviço de voz. Isto é, o sistema de comunicação móvel CDMA para o serviço de dados de multimídia deve incluir canais para os serviços de voz e dados para alocar flexivelmente os canais nas solicitações dos usuários.
Para esse propósito, o sistema de comunicação móvel CDMA inclui um canal de tráfego de voz (ou canal fundamental) e um canal de tráfego de pacote (ou canal suplementar).
Convencionalmente, para o serviço de dados através do canal fundamental (ou canal de tráfego de voz) e do canal suplementar (ou canal de tráfego de pacote), dito sistema de comunicação móvel CDMA deve manter o canal fundamental para transmitir o sinal de controle, mesmo num estado onde não haja comunicação entre uma estação base e uma estação móvel, resultando num desperdício da capacidade do canal e do rádio. Em adição, tal sistema de comunicação móvel CDMA convencional usa a duração de quadro única fixa de 20 ms, sem respeito ao tamanho de uma mensagem a ser transmitida, o que pode causar uma baixa taxa de chamadas completadas e um retardo de tráfego. EP-A-0730356 descreve um sistema de comunicação em que a transmissão ocorre de acordo com um formato que permite que tipos diferentes de dados sejam combinados e transmitidos numa única transmissão. O aspecto novo é que o sistema de comunicação transmite quadros de dados em pacotes de comprimento variável, e que um subsistema de combinação e transmissão de dados (14, 16, 18, 20) é provido de modo que, quando um quadro de dados não exigir um pacote completo para transmissão, o subsistema de combinação de dados combina o quadro de dados com dados adicionais para propiciar um pacote completo. O subsistema de combinação de dados compreende meios de entrada para receber o quadro de dados e os dados adicionais e para combinar o quadro de dados e dados adicionais para prover um pacote completo em resposta a um sinal de controle, e meios de controle para prover o sinal de controle.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO É, por conseguinte, um objetivo da presente invenção prover uma estrutura de canal de controle dedicado capaz de comunicar de modo eficiente uma mensagem de controle entre uma estação base e uma estação móvel, uma mensagem de controle de chamada de uma camada superior e uma mensagem de controle para conexão de um canal de tráfego de pacote, ao prover um canal de controle dedicado com o que a estação móvel pode exclusivamente comunicar o sinal de controle para a estação base em um sistema de comunicação móvel CDMA, e um processo para operar o mesmo.
Esse objetivo é solucionado através da matéria objeto definida nas reivindicações independentes. As formas de realização preferenciais são a matéria objeto das reivindicações dependentes. É outro objetivo da presente invenção prover um dispositivo e processo para gerar e comunicar uma mensagem de controle possuindo uma duração de quadro variável de acordo com o tamanho de uma mensagem de controle de comunicação num sistema de comunicação móvel CDMA usando um canal de controle dedicado. É, ainda, um outro objetivo da presente invenção prover um dispositivo e processo para comunicar adaptativamente intermitentemente uma mensagem de controle em um sistema de comunicação móvel usando o canal de controle dedicado. É, adicionalmente, ainda outro objetivo da presente invenção prover um dispositivo e processo de processamento de quadro de dados, onde um dispositivo de recepção recebe quadro de dados transmitido num modo de transmissão descontínuo, detecta uma energia do quadro de dados recebido e julga a ausência/presença de um quadro efetivo de modo a processar o quadro de dados de acordo com o julgamento. É ainda outro objetivo da presente invenção prover dispositivo e processo de processamento de quadro de dados, no qual um receptor recebe quadro de dados transmitido num modo de transmissão descontínuo, detecta uma energia do quadro de dados recebido e julga a ausência/presença de um quadro efetivo de tal forma a processar o quadro de dados de acordo com um resultado de detecção de quadro e um resultado de detecção de erro.
Para alcançar o objetivo acima, é fornecido um dispositivo de transmissão de canal de controle dedicado para um sistema de comunicação CDMA. No dispositivo de transmissão, um controlador determina uma duração de quadro de uma mensagem a ser transmitida e emite um sinal de seleção de quadro correspondente à duração de quadro determinada, de forma a transmitir a mensagem tendo pelo menos duas durações de quadro diferentes. Um gerador de mensagem gera dados de quadro da mensagem a ser transmitida de acordo com o sinal de seleção de quadro. Um transmissor espalha os dados de quadro e transmite os dados de quadro espalhados através de um canal de controle dedicado. O gerador de mensagem inclui um gerador de CRC para gerar bits CRC para a mensagem na duração de quadro determinada de acordo com o sinal de seleção de quadro e adicionar os bits CRC à mensagem, um gerador de bits de extremidade para gerar bits de extremidade e adicionar ditos bits de extremidade gerados numa saída do gerador de CRC, um codificador de canal para codificar os dados de quadro adicionados de bits de extremidade com uma taxa de codificação pré-determinada e um intercalador para intercalar a mensagem codificada por uma unidade da duração de quadro determinada de acordo com o sinal de seleção de quadro.
De preferência, o quadro de mensagem inclui um quadro de 5 ms e um quadro de 20 ms, e a mensagem inclui uma mensagem de usuário, uma mensagem de sinalização e uma mensagem MAC (Controle de Acesso de Meio).
Outrossim, o dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado pode incluir tantos geradores de mensagem quanto for o número de durações de quadro da mensagem a ser transmitida e os respectivos geradores de mensagem geram os dados do quadro na duração de quadro correspondente. O controlador compreende um dispositivo para gerar um sinal de controle de saída para efetuar um modo de transmissão descontínuo quando não há mensagem a transmitir, e o transmissor compreende um controlador de trajetória para controlar uma saída do canal de controle dedicado em resposta ao sinal de controle de saída. Aqui, dito controlador de trajetória compreende um controlador de ganho, cujo ganho de saída se toma zero, em resposta a sinal de controle de saída.
De acordo com um aspecto da presente invenção,um dispositivo de recepção de canal de controle dedicado compreende um desespalhador para desespalhar um sinal recebido; um primeiro receptor de mensagem para fins de desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado em uma primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem, e detectar um primeiro CRC que corresponde ao sinal decodificado; um segundo receptor de mensagem para desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado em uma segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem, e detectar um segundo CRC que corresponde ao sinal decodificado; assim como um controlador para selecionar uma dentre a primeira e a segunda mensagens, de acordo com o primeiro e o segundo resultados de detecção CRC pelos primeiro e segundo receptores de mensagem. O controlador compreende um decisor de quadro para analisar o primeiro e o segundo resultados de detecção CRC para decidir uma duração de quadro da mensagem recebida e emitir um sinal de decisão de duração de quadro e um seletor para selecionar um dos sinais decodificados a partir do primeiro e segundo receptores de mensagem, de acordo com o sinal de decisão de quadro.
De acordo com um aspecto adicional da presente invenção, um dispositivo de recepção de canal de controle dedicado inclui um desespalhador para desespalhar um sinal recebido; um detetor de quadro para detectar uma energia do sinal desespalhado numa primeira e segunda durações de quadro e emitir o primeiro e o segundo sinais de detecção de quadro, de acordo com os resultados da detecção; um primeiro receptor de mensagem para desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado na primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem; um segundo receptor de mensagem para desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado na segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem; e um controlador para selecionar uma dentre a primeira e segunda mensagens de acordo com primeiro e segundo resultados da detecção. O detetor de quadro compreende primeiro e segundo detetores de quadro. O primeiro detetor de quadro possui como valor de referência um valor mínimo de energia de um quadro efetivo de 5 ms e compara um valor de energia do quadro de mensagem recebido com valor de energia mínima do quadro efetivo de 5 ms, para gerar um primeiro sinal de detecção de quadro quando o valor de energia do quadro de mensagem recebido é mais alto que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 5 ms. O segundo detetor de quadro possui como valor de referência um valor mínimo de energia de um quadro efetivo de 20 ms e compara um valor de energia do quadro de mensagem recebido com valor de energia mínima do quadro efetivo de 20 ms, para gerar um segundo sinal de detecção de quadro quando o valor de energia do quadro de mensagem recebido é mais alto que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 20 ms.
De acordo com adicionalmente um outro aspecto da presente invenção, um dispositivo de recepção de canal de controle dedicado compreende um desespalhador para desespalhar um sinal recebido através de um canal de controle dedicado; um primeiro detetor de quadro para detectar uma energia do sinal espalhado em uma primeira duração de quadro para emitir um primeiro sinal de detecção de quadro de acordo com o resultado da detecção; um segundo detetor de quadro para detectar uma energia do sinal espalhado em uma segunda duração de quadro para emitir um segundo sinal de detecção de quadro de acordo com o resultado da detecção; um primeiro receptor de mensagem para desentrelaçar e decodificar o sinal espalhado na primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem e detectar um primeiro CRC correspondente ao sinal codificado para emitir um primeiro sinal de detecção CRC; um segundo receptor de mensagem para desentrelaçar e decodificar o sinal espalhado na segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem e detectar um segundo CRC correspondente ao sinal codificado para emitir um segundo sinal de detecção CRC; e um controlador para selecionar uma entre a primeira e segunda mensagens de acordo com o primeiro e segundo resultados da detecção de quadro e o primeiro e segundo resultados da detecção CRC. O controlador compreende um primeiro decisor de quadro e um seletor. O decisor de quadro analisa o primeiro e o segundo sinais de detecção CRC e primeiro e segundo sinais de detecção de quadro, julga o quadro recebido para ter a segunda duração de quadro quando o segundo sinal de detecção CRC e o segundo sinal de detecção de quadro são recebidos, julga o quadro recebido para ter a primeira duração de quadro quando o primeiro sinal de detecção CRC e o primeiro sinal de detecção de quadro são recebidos, e julga o quadro recebido para ser um quadro de erro quando outros sinais de detecção CRC e de quadro são recebidos. O seletor emite um correspondente dos sinais decodificados, emitido a partir do primeiro c segundo receptores de mensagem, ao receber um dentre o primeiro e o segundo sinal de decisão de quadro, e controla uma saída do sinal decodificado, na recepção de um sinal de decisão de quadro de erro.
Ainda, o decisor de quadro julga que nenhum quadro é recebido quando nenhum dentre o primeiro e o segundo sinais de detecção de quadro e nenhum dentre o primeiro e o segundo sinais de detecção CRC são recebidos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os acima e outros objetivos, aspectos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais aparentes a partir da seguinte descrição detalhada, quando considerada em conjunto com os desenhos que a acompanham, nos quais referências numéricas idênticas indicam partes idênticas. Nos desenhos: FIG. IA é um fluxograma ilustrando um procedimento de estabelecimento de chamada; FIG. 1B é um fluxograma ilustrando um procedimento de liberação de chamada; FIG. 2A é um diagrama ilustrando um quadro de uma primeira duração de quadro para um canal de controle dedicado de acordo com a presente invenção; FIG. 2B é um diagrama ilustrando um quadro de uma segunda duração de quadro para o canal de controle dedicado de acordo com a presente invenção; FIG. 2C é um diagrama ilustrando um quadro de uma segunda duração de quadro de tráfego para o canal de controle dedicado de acordo com a presente invenção; FIG. 3A é um diagrama de tempo ilustrando um tempo de transmissão quando a segunda duração de quadro é usada para o canal de controle dedicado em um sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção; FIG. 3B é um diagrama de tempo ilustrando um tempo de transmissão quando a primeira duração de quadro é usada para o canal de controle dedicado em um sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção; FIG. 4 é um fluxograma ilustrando procedimentos de alocação e liberação para um canal de controle dedicado e um canal de tráfego dedicado no sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção; FIGS. 5A e 5B são diagramas ilustrando um dispositivo de transmissão para um canal de controle dedicado direto em um sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção; FIG. 6 é um diagrama ilustrando um dispositivo de transmissão para um canal de controle dedicado reverso em um sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção; FIGS. 7A e 7B são diagramas ilustrando dispositivos de recepção para o canal de controle dedicado no sistema de comunicação móvel de acordo com diferentes realizações da presente invenção; FIG. 8 é um diagrama ilustrando um dispositivo de recepção, tendo um detetor de quadro, para o canal de controle dedicado no sistema de comunicação móvel de acordo com uma outra realização da presente invenção; FIG. 9 é um diagrama ilustrando um dispositivo de recepção, possuindo detetores de quadros separados, para o canal de controle dedicado no sistema de comunicação móvel, de acordo com uma outra realização da presente invenção; FIG. 10 é um fluxograma ilustrando um processo para detectar um quadro efetivo em um detetor de quadro (740) da FIG. 8 e um primeiro detetor de quadro (743) da FIG. 9; FIG. 11 é um fluxograma ilustrando um processo para detectar o quadro efetivo em um segundo detetor de quadro (741) da FIG. 9; FIG. 12 é um fluxograma exibindo um processo para determinar a duração e presença de um quadro num bloco de decisão de quadro (730) da FIG. 8; FIG. 13 é um fluxograma exibindo um processo para determinar a duração e presença de um quadro num bloco de decisão de quadro (750) da Fig. 9; FIG. 14 é um diagrama ilustrando um dispositivo de recepção, possuindo detetores de quadros separados, para o canal de controle dedicado no sistema de comunicação móvel, de acordo com uma outra realização da presente invenção; e FIG. 15 é um diagrama ilustrando um resultado de simulação para as mensagens de controle tendo durações de quadro de 5 ms e 20 ms, de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA REALIZAÇÃO PREFERIDA
Um sistema de comunicação móvel CDMA de acordo com a presente invenção inclui ainda um canal de controle dedicado (DCCH) com o qual uma estação móvel pode comunicar exclusivamente um sinal de controle para uma estação base. O canal de controle dedicado é um canal de controle usado exclusivamente para comunicar o sinal de controle entre a estação base e uma estação móvel particular. Em particular, o canal de controle dedicado é usado na troca de sinais para conexão de controle do canal de tráfego.
Ainda mais, ao comunicar o sinal de controle usando o canal de controle dedicado, novo sistema de comunicação móvel CDMA usa quadros de diferentes tamanhos dentre a primeira e a segunda durações, de acordo com o tamanho do sinal de controle. Em outras palavras, para o sinal de controle de pequena dimensão, o sistema gera e transmite o quadro possuindo a primeira duração; por outro lado, para o sinal de controle de grande dimensão, o sistema gera e transmite o quadro possuindo a segunda duração.
Além disto, o sistema de comunicação móvel CDMA determina a presença/ausência da mensagem de controle a ser comunicada, para controlar (abafar) uma saída do canal de controle dedicado quando não há mensagem de controle para transmitir e formar uma trajetória de saída para o canal de controle dedicado somente quando existe a mensagem de controle para transmitir.
Agora, será feita referência ao sistema de comunicação móvel CDMA de acordo com a presente invenção. O canal de controle dedicado é usado na troca de mensagens para controlar conexão do canal de tráfego entre a estação base e a estação móvel. Antes de descrever a quadro do canal de controle dedicado, os canais usados no novo sistema de comunicação móvel CDMA e seus usos serão mencionados primeiramente abaixo.
Como para um enlace direto que é um enlace de RF (Rádio Freqüência) para transmitir um sinal da estação base para a estação móvel, os canais comuns incluem um canal piloto, um canal de sincronismo e um canal de paginação (ou um canal de controle comum) e os canais de usuário incluem um canal de controle dedicado, um canal de tráfego de voz e um canal de tráfego de pacote. Como para enlace reverso que é um enlace de RF para transmitir um sinal da estação móvel para a estação base, o canal comum inclui um canal de acesso (ou um canal de controle comum) e os canais de usuário incluem um canal piloto, um canal de controle dedicado, um canal de tráfego de voz e um canal de tráfego de pacote.
Logo, um dispositivo transceptor de canal para a estação base e a estação móvel no sistema de comunicação móvel CDMA consiste de um transceptor de canal piloto usado para estimar o ganho e fase de canal e efetuar aquisição de célula e transferência, transceptor de canal de paginação para efetuar sincronização inicial e proporcionar informação de estação base, informação de canal de acesso e informação de célula vizinha, transceptor de canal fundamental dedicado para transmitir/receber dados de voz, transceptor de canal suplementar dedicado para transmitir/receber dados de pacote, assim como também transceptor de canal de controle dedicado para transmitir/receber estabelecímento/liberação e comunicação de mensagens de controle referentes a estado para o canal fundamental dedicado e o canal suplementar dedicado.
Tabela 1 exibe usos dos respectivos canais para enlace direto e reverso, de acordo com os serviços. TABELA 1 O sistema de comunicação móvel CDMA pode ter um modo de repouso, um modo de voz (ou modo de uso de canal de tráfego de voz), um modo de reserva de pacote (ou modo de uso de canal de tráfego de pacote), e um modo combinado daqueles modos acima mencionados, de acordo com os estados de serviço. O canal de controle dedicado é, preferencialmente, utilizado para uma chamada provendo um serviço para o modo de reserva de pacote (isto é, um serviço usando o canal de tráfego de pacote) entre os modos acima mencionados. Aqui, o canal de controle dedicado é alocado às estações móveis usando o serviço de dados por pacote. Entretanto, excepcionalmente o canal de controle dedicado pode ser utilizado juntamente com o canal de tráfego de voz para serviço de voz de alta qualidade. Neste caso, o canal de controle dedicado pode ser compartilhado por várias estações móveis, em vez de exclusivamente ser usado por uma estação móvel particular. O processamento de chamada para aquele serviço de dados de pacote é compatível com um processo de processamento de chamada IS-95. No estabelecimento de chamada para o serviço de dados de pacotes, a mensagem de origem IS-95 e mensagem de alocação de canal que são modificadas para suportar o serviço de dados por pacote são usadas; na liberação da chamada para o serviço de dados por pacote, uma mensagem de ordem de liberação IS-95 modificada para suportar o serviço de pacote é usada. Um procedimento de estabelecimento de chamada e um procedimento de liberação de chamada, sob requisição da estação móvel, são mostrados nas FIGS. IA e 1B, respectivamente, a título de exemplo.
Referindo-se à FIG. IA, a estação móvel é sincronizada com a estação base através do canal de sincronismo na etapa 111, e a estação base envia parâmetros de sistema, canal de acesso e células vizinhas para a estação móvel através do canal de paginação na etapa 113. A estação móvel emite então uma mensagem de origem via canal de acesso na etapa 115. A estação base então reconhece a mensagem de origem, via canal de paginação na etapa 116 e aloca os canais de tráfego via canal de paginação na etapa 117. Quando os canais de tráfego são designados para comunicação entre a estação base e a estação móvel, sistema sofre uma transição para um estado de estabelecimento de conexão na etapa 121, na qual os canais de controle dedicados para o enlace direto e enlace reverso são também alocados.
Referindo-se à FIG. 1B, para liberar a chamada no estado de estabelecimento da conexão, a estação móvel envia uma mensagem de controle para requisição de liberação de chamada através do canal de controle dedicado reverso na etapa 151, e a estação base emite então uma mensagem de controle para liberação de chamada via canal de controle dedicado direto na etapa 153.
Conforme ilustrado nas FIGS. IA e IA, as diferenças entre a mensagem usada no procedimento de controle de chamada para o serviço de dados de pacote e a mensagem do padrão IS-95, são conforme segue. Na mensagem de origem (ver etapa 115 da FIG. IA), o modo de dados de pacotes é adicionado à opção de serviço; na mensagem de designação de canal (ver etapa 117 da FIG. IA), a informação de alocação de canal de controle de dados de pacote é adicionada ao modo de alocação e usada como um indicador de alocação para o canal de controle dedicado, e informação relacionada a canal de controle dedicado (um identificador de canal e um parâmetro de canal) é incluída em um campo anexado. Adicionalmente, na mensagem de ordem de liberação (ver etapa 153 da FIG. 1B) a informação relacionada a canal de controle dedicado é incluída no campo anexado. Já que o canal de controle dedicado não está ainda estabelecido no procedimento de estabelecimento de conexão, as mensagens relacionadas a estabelecimento de chamada são transmitidas através dos canais IS-95 (i.e., canais de sincronismo, de paginação e de acesso). No estado onde canais de controle dedicados para enlaces direto e reverso são estabelecidos por mensagens relacionadas com o estabelecimento de chamada, mensagens de controle de chamada (por exemplo, mensagem de liberação de chamada) são transmitidas pelo canal de controle dedicado. É suposto que o canal de controle dedicado de acordo com a presente invenção possui as seguintes características. Isto é, uma taxa de dados é 9,6 kbps, uma duração de quadro é 5 ms ou 20 ms, e um quadro CRC consiste de 16 bits (para quadro de 5 ms) ou 12 bits (para quadro de 20 ms). Adicionalmente, em um modo de usuário, não um modo comum, diversos canais de controle dedicados são requeridos. Os canais de controle dedicados operam somente em um modo de transmissão competitivo, não um modo de transmissão reservado. Na seguinte descrição, a duração de quadro 5 ms é chamada de uma primeira duração do quadro e a duração de quadro 20 ms é chamada de uma segunda duração do quadro. FIGS. 2A a 2C ilustram quadros de uma primeira duração de quadro, uma segunda duração de quadro e uma segunda duração de quadro de tráfego, respectivamente. FIG. 2A ilustra a primeira duração de quadro de período de 5 ms, na qual o numeral de referência 211 indica uma mensagem de duração fixa de uma camada superior e o número de referência 212 indica uma primeira duração de quadro comunicada em uma camada física. A mensagem de duração fixa pode ser uma mensagem DMCH (Canal Dedicado MAC (Controle de Acesso de Meio)), uma mensagem DSCH (Canal de Sinalização Dedicado), etc. FIG. 2B ilustra a segunda duração de quadro de período 20 ms, na qual o numeral de referência 221 indica uma mensagem de duração variável da camada superior e o numeral de referência 222 indica uma segunda duração de quadro que foi comunicada na camada física. A mensagem de duração variável pode ser a mensagem DSCH. FIG. 2C ilustra uma segunda duração de quadro de tráfego de 20 ms de período, na qual o numeral de referência 231 indica um quadro de tráfego da camada superior e o numeral de referência 232 indica uma segunda duração de quadro de tráfego comunicada na camada física. O tráfego pode ser um tráfego DTCH (Canal de Tráfego Dedicado). O canal de tráfego dedicado possui as funções de liberar mensagens de controle relacionadas a serviço de dados de pacote (por exemplo, uma mensagem de alocação de canal de tráfego de pacote, uma mensagem de controle de camada 3, etc.), liberando a mensagem de controle IS-95 encapsulando, liberando um pacote curto de usuário, e transmitindo um bit de controle de potência (PCB) através do enlace direto.
No sentido de aumentar a taxa de chamadas completadas do sistema de comunicação móvel CDMA, a duração de quadro do canal de controle dedicado deveria ser variável. Em particular uma duração de quadro obtida dividindo uma duração de quadro de referência por um inteiro deveria ser usada para melhorar a taxa de chamadas completadas. Por exemplo, quando a duração de quadro de referência é 20 ms, é preferível projetar o sistema para ser capaz de usar um quadro de 5 ms ou 10 ms. Na realização, é suposto que o quadro de 5 ms é usado. Deste modo, é possível aumentar a taxa de chamadas completadas e diminuir o retardo de tráfego, se comparado com o caso em que o quadro de 20 ms mostrado na FIG. 2B é usado. FIG. 3A ilustra um tempo de transmissão para a segunda duração de quadro (isto é, quadro de 20 ms), e FIG. 3B ilustra um tempo de transmissão para a primeira duração de quadro (isto é, quadro de 5 ms). O tempo requerido para enviar uma mensagem de requisição através do canal de controle dedicado e tomar uma ação correspondente após a recepção de um reconhecimento, é 80 ms, conforme mostrado na FIG. 3A quando o quadro de 20 ms é usado, e é 20 ms, que é um quarto de 80 ms, conforme mostrado na FIG. 3B, quando o quadro de 5 ms é usado. Naturalmente, isto mostra o caso onde respectivas mensagens são suficientemente curtas para serem carregadas no quadro de 5 ms, isto é, onde o ganho máximo pode ser obtido com o quadro de 5 ms. Aqui, a razão pela qual a taxa de chamadas completadas é elevada é porque o sinal é eficientemente transmitido, aumentando o tempo no qual os dados de usuário reais podem ser transmitidos.
Na realização, o canal de controle dedicado é usado em um estado de controle mantido e um estado ativo, fora dos estados para efetuar os procedimentos para o serviço de dados de pacote. Na Tabela 2 é mostrada a relação entre os canais lógicos e canais físicos para enlaces direto e reverso. TABELA 2 Na Tabela 2, o canal MAC dedicado (DMCH) é um canal direto ou reverso necessário para transmissão de uma mensagem MAC, e é um canal um-para-um, alocado no estado de controle mantido e estado ativo para o serviço de pacote. O canal de sinalização dedicado (DSCH) é um canal direto ou reverso necessário para transmissão da mensagem de sinalização da camada 3, e é um canal um-para-um, alocado no estado de controle mantido e estado ativo para o serviço de pacote. O canal de tráfego dedicado (DTCH) é um canal direto ou reverso necessário para transmissão dos dados de usuário, e é um canal um-para-um, alocado no estado ativo para o serviço de pacote. O estado de controle mantido na Tabela 2 significa um estado onde, embora o canal MAC dedicado DMCH e o canal de sinalização dedicado DSCH são alocados para os enlaces direto e reverso, um quadro RLF (Protocolo de Rádio Enlace) com o pacote de dados do usuário não pode ser comutado pois o canal de tráfego dedicado DTCH não está estabelecido. Em adição, o estado ativo significa um estado onde os canais DMCH, DSCH e DTCH são alocados para os enlaces direto e reverso de tal modo que o quadro RLP com os dados de pacote de usuários pode ser comutado.
Portanto, FIGS. 2A a 2C mostram os quadros de mensagem de canal lógico ou dados mapeados nos quadros físicos de canal. Aqui, os numerais de referência 211, 221 e 231 indicam os quadros de mensagem de canal lógico, e os numerais de referência 212, 222 e 232 indicam os quadros de mensagem de canal físico.
Agora, será feita uma descrição dos quadros e operações da primeira duração de quadro e segunda duração de quadro para o canal de controle dedicado. A duração de quadro do canal de controle dedicado varia dinamicamente de acordo com o tipo de mensagens. No receptor, a duração de quadro é determinada a cada 5 ms.
Em um modo de controle de conexão de canal de pacote para transmitir a mensagem de duração fixa de 5 ms mostrada na FIG. 2A, a requisição/alocação para os canais de tráfego de pacote direto e reverso é feita usando uma mensagem de requisição/reconhecimento de 5 ms. A alocação do canal de tráfego de pacote direto que começa na estação base é independente da alocação do canal de tráfego de pacote reverso que começa na estação móvel. Mensagens de controle de conexão incluem uma mensagem de requisição de canal de tráfego de pacote, uma mensagem de alocação de canal de tráfego de pacote e uma mensagem de reconhecimento de canal de tráfego de pacote. Estas mensagens são transmitidas através do DMCH entre os canais lógicos. Tabela 3 mostra campos de mensagem de alocação de canal para o canal de tráfego de pacote, para a primeira duração de quadro de 5 ms. TABELA 3 Na Tabela 3, os campos respectivos são definidos como: “Informação de Cabeçalho’' - identificador, direção e tipo (isto é, requisição e reconhecimento) da mensagem “Seqüência” - seqüência da mensagem “Tempo de Partida” - tempo de partida de uso de canal “Taxa Alocada” - taxa do canal alocado “Duração alocada” - duração de uso de canal para o canal alocado A mensagem de duração fixa de 24 bit na forma da Tabela 3 é transmitida com quadro de 5 ms, mostrada na FIG. 2A, do canal de controle dedicado. FIG. 4 é um fluxograma ilustrando um procedimento para alocar e liberar o canal de tráfego de pacote através do canal de controle dedicado, enquanto o sistema sofre uma transição do estado de controle mantido para o estado ativo e então sofre uma nova transição do estado ativo para o estado de controle mantido.
Referindo-se à FIG. 4, é suposto na etapa 411 que a estação base e a estação móvel mantém o estado de controle mantido no qual o canal de controle dedicado está conectado. Neste estado, a estação móvel gera uma mensagem de controle para requerer alocação do canal de tráfego de pacote reverso através do canal dedicado MAC DMCH e a envia através do canal físico, na etapa 413. A estação base então gera uma mensagem de controle para alocar o canal de tráfego de pacote reverso via canal dedicado MAC DMCH e envia a mensagem de controle gerada via canal físico, na etapa 415. Então, a estação base e a estação móvel sofrem uma transição para o estado ativo, onde o canal de tráfego de pacote é alocado para comunicar os dados de pacote, na etapa 417. Neste estado ativo, a estação móvel inicializa um temporizador TatiV0 na etapa 419, para verificar o tempo no qual a transmissão dos dados de pacote é descontinuada. Aqui, a transmissão dos dados de pacote é continuada antes que um valor do temporizador TatiV0 expire, o estado ativo é mantido e então a etapa 419 é repetida para inicializar o temporizador TatiV0· Entretanto, se a transmissão dos dados de pacote não é continuada até que o valor do temporizador TatiVo expire, a estação móvel percebe isto na etapa 421, e gera uma mensagem de controle para requerer a liberação do canal de tráfego de pacote reverso através do canal dedicado MAC DMCH e envia a mensagem de controle gerada através do canal físico, na etapa 423. Em resposta à mensagem de controle, a estação base gera uma mensagem de controle de resposta para liberação do canal de tráfego de pacote reverso via canal dedicado MAC DMCH e envia a mensagem de controle gerada via canal físico, na etapa 425. Subseqüentemente, a estação base e a estação móvel liberam o canal de tráfego reverso e sofrem uma transição para o estado de controle mantido, na etapa 427, preparando para o próximo estado.
Como ilustrado na FIG. 4, no procedimento de requisição e alocando o canal de tráfego de pacote reverso, a estação móvel gera a mensagem de requisição de canal de tráfego de pacote reverso incluindo a informação de taxa de dados de canal requisitada e a envia à estação base. A estação base então analisa a mensagem recebida para determinar se o parâmetro requerido pode ser suportado ou não e envia, em resposta à mensagem de requisição, a mensagem de controle de alocação de canal de pacote reverso, da Tabela 3, para a estação móvel, de acordo com a determinação. Quando uma negociação adicional é requerida, a requisição acima mencionada e procedimentos de resposta podem ser repetidos. Adicionalmente, se não há dados de pacote para transmitir durante a comunicação de dados de pacote, o processo de liberação do canal de tráfego de pacote é realizado após um lapso de tempo estabelecido no temporizador Tativo· Num modo de transmissão para a duração de quadro variável, a mensagem de duração de quadro de acordo com padrão IS-95 é carregada de maneira dividida nos quadros de 20 ms do canal de controle dedicado, como mostrado na FIG. 2B. Especificamente, os modos de transmissão podem incluir um modo para transmissão do quadro sem detecção e correção de erro por ACK/NACK (reconhecimento/reconhecimento negativo), um modo em que o ACK/NACK ocorre quando mensagem de duração variável inteira é recebida e a retransmissão é efetuada para a mensagem de duração variável inteira, e um modo em que o ACK/NACK é efetuado para as respectivos quadros.
Num modo de transmissão de dados de usuário, ditos quadros RLP com o tráfego de usuário são distribuídos nos quadros de 20 ms do canal de controle dedicado, como mostrado na FIG. 2C. O modo de transmissão de dados de usuário pode ser usado no caso em que é ineficiente estabelecer o canal de tráfego de pacote para transmitir os dados, porque há uma pequena quantidade dos dados para transmitir.
Agora, será feita uma descrição daquele dispositivo físico para transmitir os quadros do canal de controle dedicado no sistema de comunicação móvel CDMA, usando o canal de controle dedicado descrito acima.
Primeiramente, referindo-se às FIGS. 5A e 5B, a descrição será feita como para um dispositivo de transmissão de quadro para o canal de controle dedicado direto. Nas figuras, um "buffer" de controle de mensagem 511 armazena temporariamente uma mensagem de controle comunicada através do canal de controle dedicado. O "buffer" de mensagem de controle 511 deveria ter um tamanho adequado para armazenar uma ou mais segundas durações de quadro de 20 ms. Adicionalmente, o "buffer" de mensagem de controle 511 interfaceia uma mensagem de controle entre um processador de camada superior e um controlador de modem 513. Aqui, o processador de camada superior estabelece um sinalizador após armazenar a mensagem de controle no "buffer" de mensagem de controle 511 com a informação de cabeçalho para discriminar os quadros de 5 ms e 20 ms de acordo com o tipo de mensagem, e o controlador de modem 513 limpa o sinalizador após ler a mensagem de controle, de modo a evitar sobre escrita e sobre leitura.
Após ler a mensagem de controle armazenada no "buffer" de mensagem de controle 511, o controlador de modem 513 analisa um cabeçalho da mensagem de controle para detectar um tipo de mensagem, emite uma mensagem (ou “carga útil”) a ser transmitida através do canal de controle dedicado de acordo com o tipo de mensagem detectada, e emite um sinal de controle de acordo com o tipo de mensagem detectado. Aqui, o sinal de controle gerado a partir do controlador de modem 513 é um sinal de seleção de quadro para selecionar a primeira e segunda durações de quadro. Como para o tipo de mensagem, a mensagem de controle pode possuir uma primeira mensagem de controle de 5 ms mostrada na FIG. 2A ou uma segunda mensagem de controle de 20 ms mostrada na FIG. 2B, e o tamanho da saída de dados de controle a partir do controlador de modem 513 depende do resultado da análise. Isto é, para a mensagem de controle de 5 ms, o controlador de modem 513 emite dados de 24 bit possuindo o quadro da Tabela 3; para a mensagem de controle de 20 ms, o controlador de modem 513 emite dados de 172 bit. Adicionalmente, o controlador de modem 513 determina a ausência/presença da mensagem de controle para controlar uma saída do canal de controle dedicado. Isto é, o controlador de modem 513 gera um primeiro sinal de controle de ganho quando há uma mensagem de controle a transmitir, e gera um segundo sinal de controle de ganho para “abafar” (verificar) um sinal transmitido para o canal de controle dedicado quando não há sinal de controle a transmitir. Aqui, os sinais de controle de ganho são sinais de controle de saída para controlar a saída de transmissão do canal de controle dedicado. Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a uma realização possuindo o controlador de ganho colocado num pré-estágio de um espalhador, é também possível colocar o controlador de ganho em um estágio seguinte do espalhador.
Um gerador CRC (Verificação de Redundância Cíclica) 515 adiciona bits CRC à mensagem de controle emitida do controlador de modem 513, de modo que pode ser possível determinar a qualidade do quadro (isto é, determinar se o quadro possui um erro ou não) no receptor. Especificamente, para o quadro de 5 ms, o gerador CRC 515 gera CRC de 16 bit para emitir uma mensagem de controle de 40 bit, sob controle do controlador de modem 513; para o quadro de 20 ms, o gerador CRC 515 gera CRC de 12 bit para emitir uma mensagem de controle de 184 bit.
Um gerador de bit de extremidade 517 gera bits de extremidade necessários para terminação de um código de correção de erro. Este gerador de bit de extremidade 517 analisa uma saída do gerador CRC 515 para gerar os bits de extremidade de acordo com a análise e adiciona os bits de extremidade gerados à saída do gerador CRC 515. Especificamente, o gerador de bit de extremidade 517 gera 8 bits de extremidade e os adiciona à saída do gerador CRC 515. Portanto, para a mensagem de controle de 5 ms, a saída da mensagem de controle a partir do gerador de bit de extremidade 517 é composta de 48 bits conforme representado pelo numeral de referência 212 da FIG. 2A. Adicionalmente, para a mensagem de controle de 20 ms, a saída da mensagem de controle a partir do gerador de bits de extremidade 517 é composta de 192 bits, conforme representado pelo numeral de referência 222 da FIG. 2B.
Um codificador 519 codifica uma saída do gerador de bit de extremidade 517. O codificador 519, usado na realização, é um codificador convolucional ou um turbo codificador usando uma taxa de codificação 1/3. Um intercalador 521 intercala saída de dados de controle codificadas a partir do codificador 519. Isto é, o intercalador 521 troca o arranjo dos bits dentro do quadro pela unidade de quadro da mensagem, de modo a melhorar uma tolerância para um erro de rajada. O gerador CRC 515, o gerador de bit de extremidade 517, o codificador 519 e o intercalador 521 constituem um bloco de geração de mensagem de controle 550 para gerar a mensagem de controle e transmitir a mensagem de controle gerada via canal físico. FIG. 5A mostra a título de exemplo, o quadro no qual o bloco de geração de mensagem de controle 550 processa as mensagens de controle de ambos os quadros de 5 ms e 20 ms. Entretanto, é também possível incluir tantos blocos de geração de mensagem de controle quantos forem os tamanhos de quadro da mensagem de controle processada no canal de controle dedicado, e gera a mensagem de controle selecionando o bloco de geração de mensagem de controle correspondente à duração do quadro a ser transmitida pelo controlador de modem 513. Neste caso, o respectivo bloco de geração de mensagem de controle deveria incluir aquele gerador de CRC, o gerador de bit de extremidade, o codificador e o intercalador de acordo com a duração de quadro da mensagem de controle correspondente.
Um bloco de mapeamento de sinal 523 converte um sinal de transmissão convertendo um sinal de transmissão da lógica “1” para “-1” e um sinal de transmissão da lógica “0” para “+1”. Um controlador de ganho 525, um multiplicador de ganho, forma ou bloqueia uma trajetória para a mensagem de controle, sendo transmitida, do canal de controle dedicado de acordo com um sinal de controle de ganho Ge emitido do controlador de modem 513. Isto é, controlador de ganho 525 executa um modo de operação DTX (Transmissão Descontínua) no qual a dita trajetória do canal de controle dedicado é formada de acordo com o controle de ganho quando há mensagem de controle a transmitir e trajetória do canal de controle dedicado é bloqueada quando não há mensagem de controle a transmitir.
Um conversor série/paralelo (S/P) 527 multiplexa símbolos da mensagem de controle, emitidos do controlador de ganho 525, para distribuí-los aos espalhadores para as portadoras correspondentes. Aqui, na realização, 3 portadoras são usadas, a título de exemplo. Neste caso, há 3 canais de portadoras, cada um tendo dois ramos de fase (isto é, ramos I e Q). Portanto, uma vez que a mensagem de controle do quadro de 5 ms é composta de 144 símbolos, o número de símbolos emitido através dos ramos I e Q para as respectivas portadoras é 24. Adicionalmente, uma vez que a mensagem de controle do quadro de 20 ms é composta de 576 símbolos, o número de símbolos emitidos através dos ramos I e Q para as respectivas portadoras é 96. Ocasionalmente, o transmissor do canal de controle dedicado pode usar uma portadora única. Neste caso, o conversor S/P 527 simplesmente efetua uma função de distribuição de símbolo para os ramos I e Q da portadora única. Um indicador PCB (Bit de Controle de Potência) 529 indica um bit de controle para ser emitido para a estação móvel via enlace direto. Aqui, o bit de controle pode ser um bit de controle de potência PCB para controlar a potência de um enlace reverso da estação móvel. FIG. 5B ilustra um espalhador para espalhar símbolos emitidos do indicador PCB 529. A realização inclui os espalhadores, tantos quanto for o número de portadoras. Para conveniência de explanação, FIG. 5B mostra o quadro do espalhador correspondente a uma portadora particular. Referindo-se à FIG. 5B, um gerador de código ortogonal 535 gera um código ortogonal usado para o canal de controle dedicado. Aqui, o código ortogonal pode ser um código Walsh ou um código quase-ortogonal. Os multiplicadores 531 e 533 multiplicam a saída do código ortogonal do gerador de código ortogonal 535 pelos correspondentes sinais de ramo I e Q, respectivamente, para emitir sinais de controle espalhados para o canal de controle dedicado de enlace direto. Ainda que a invenção tenha sido descrita com referência a uma realização que espalha o código ortogonal usando modulação BPSK (Codificação de Deslocamento Bifásico), é também possível espalhar o código ortogonal usando modulação QPSK (Codificação de Deslocamento de Quadratura de Fase).
Um modulador 537 recebe códigos PN (Seqüência de Ruído Pseudo Randômica) PNi e PNq emitidos de um gerador de seqüência PN não mostrado para espalhar os sinais de ramo I e Q. Para o modulador 537, um multiplicador complexo pode ser usado.
Referindo-se às FIGS. 5A e 5B, onde o código quase-ortogonal é usado, o número dos canais de código pode ser estendido às custas de uma taxa FEC (Correção de Erro Direta). Adicionalmente, no enlace direto, uma flutuação de potência devida à sinalização do bit de controle de potência pode ser evitada através do escalonamento de quadro de nível de bit.
Na FIG. 5A, a duração de quadro (de 5 ms ou de 20 ms) da mensagem de controle a ser transmitida é determinada no controlador de modem 513. Isto é, o controlador de modem 513 determina a duração de quadro examinando a informação de cabeçalho representando se a mensagem de controle armazenada no "buffer" de mensagem de controle 511 é uma mensagem de controle de duração fixa de 24 bit ou uma mensagem de controle de duração variável. Quando a informação de cabeçalho representa a mensagem de controle de duração fixa de 24 bit, é determinado que a mensagem de controle tem duração de quadro de 5 ms. Quando a informação de cabeçalho representa a mensagem de controle de duração variável, é determinado que a mensagem de controle tem a duração de quadro de 20 ms. O controlador de modem 513 gera um sinal para controlar o bloco de geração da mensagem de controle 550 de acordo com a determinação da duração de quadro. Aqui, numerais nos sub blocos 515, 517, 519 e 521 do bloco de criação da mensagem de controle 550 representam os números de bits de acordo com as durações de quadro; para o quadro de 5 ms, os parâmetros superiores são usados, e para o quadro de 20 ms, os parâmetros inferiores são usados.
Em adição, o controlador de modem 513 controla o canal de controle dedicado no modo DTX. Isto é, na realização preferida, a mensagem de sinalização e a mensagem relacionada a MAC para o serviço de dados é transmitida/recebida através do canal de controle dedicado, contribuindo para um uso efetivo da capacidade do canal. O sistema IS-95 é um quadrado para multiplexar o tráfego de voz e o tráfego de sinalização, de tal modo que os canais de sinalização e de voz deveríam estar normalmente abertos para o serviço de dados. Entretanto, uma vez que o canal de controle dedicado da invenção opera no modo DTX, não é necessário normalmente abrir o canal para o sinal de controle. Quando não há informação de sinal a transmitir, é possível suprimir uma potência de transmissão em um controlador de ganho DTX, então utilizando efetivamente a capacidade do rádio.
Como para o modo de transmissão DTX, quando é verificado que o "buffer" de controle de mensagem 511 não tem mensagem de controle a transmitir, o controlador de modem 513 gera o segundo sinal de controle de ganho, de tal modo que o controlador de ganho 525 mantém uma saída do canal de controle dedicado sendo “0”. Isto é, o controlador de modem 513 gera o primeiro sinal de controle de ganho (Ge = ganho pré-definido) quando há a mensagem de controle a transmitir, e gera o segundo sinal de controle de ganho (Ge = 0) quando não há mensagem de controle a transmitir. O controlador de ganho 525 pode ser posicionado seguindo um estágio de espalhamento. Entretanto, neste caso, pode surgir um problema de indicação PCB. Adicionalmente, embora a invenção tenha sido descrita com referência a uma realização efetuando o modo DTX para o canal de controle dedicado usando o controlador de ganho 525, é também possível bloquear a trajetória de sinal usando uma chave quando não há sinal de controle para transmitir o canal de controle dedicado. FIGS. 5A e 5B ilustram quadro do dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace direto (da estação base para a estação móvel). O dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace direto deveria efetuar uma operação de indicação PCB para controlar uma potência de transmissão da estação móvel. Entretanto, um dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para enlace reverso (da estação móvel à estação base) não tem que efetuar operação de indicação PCB. Consequentemente, o dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace reverso pode ser construído como mostrado na FIG. 6.
Referindo-se à FIG. 6, o dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace reverso tem o mesmo quadro do dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace direto, exceto pelo conversor S/P, o quadro de espalhamento, a taxa de código do codificador convolucional. Na realização, a taxa de codificação do codificador do enlace direto é 1/3 e a taxa de codificação do codificador do enlace reverso é 1/4.
Ao transmitir o sinal de controle usando o canal de controle dedicado reverso, o dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace reverso determina também a duração de quadro de acordo com o tamanho da mensagem de controle e transmite a mensagem de controle pela unidade de duração de quadro determinada. Adicionalmente, o dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado para o enlace reverso examina a presença/ausência da mensagem de controle para transmitir através do canal de controle dedicado reverso, para suprimir uma saída do canal de controle dedicado reverso quando não há sinal de controle para transmitir e para formar uma trajetória de saída para o canal de controle dedicado reverso somente quando há uma mensagem de controle real a transmitir.
Na FIG. 6, um espalhador 631 espalha a saída do sinal de controle através do canal de controle dedicado usando o código ortogonal e a seqüência PN.
Um dispositivo para receber os sinais de controle transmitidos através do canal de controle dedicado direto ou reverso deveria determinar a duração de quadro da mensagem de controle para processar a mensagem de controle. O dispositivo de recepção do canal de controle dedicado para o enlace direto ou reverso podem ser construídos conforme mostrado na FIG. 7A e 7B. FIGS. 7A e 7B ilustram os dispositivos de recepção do canal de controle dedicado para o enlace direto ou reverso, de acordo com a presente invenção. Os dispositivos de recepção determinam a duração de quadro e se o quadro está sendo transmitido ou não, detectando os bits CRC da mensagem de controle recebida.
Referindo-se à FIG. 7 A, um desespalhador 711 desespalha um sinal recebido usando uma seqüência PN e um código ortogonal para receber um sinal de canal de controle dedicado. Um combinador de diversidade 713 combina os sinais, recebidos através de múltiplas trajetórias, emitidos desde o desespalhador 711. Um gerador de decisão por "software" 715 quantiza o sinal recebido em um valor digital de diversos níveis para decodificar o sinal recebido. Um desentrelaçador 717 desentrelaça os símbolos codificados entrelaçados durante a transmissão para rearranjar os símbolos no estado original. Aqui, desentrelaçador 717 deveria ser capaz de desentrelaçar ambos os quadros de 5 ms e 20 ms, no sentido de desentrelaçá-los da mesma forma que intercalador no dispositivo de transmissão no canal de controle dedicado. Logo, como exibido na FIG. 7B, é ainda possível usar dois desentrelaçadores. Na FIG. 7B, o primeiro desentrelaçador 717 desentrelaça os dados de quadro entrelaçado do mesmo modo que intercalador de quadro de 5 ms do dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado. De forma similar, um segundo desentrelaçador 718 desentrelaça o quadro de dados entrelaçado do mesmo modo que intercalador de quadro de 20 ms do dispositivo de transmissão do canal de controle dedicado.
Um temporizador 719 gera um sinal de controle para decodificar os dados recebidos através do canal de controle dedicado em períodos fixos. Aqui, o temporizador 719 é um temporizador de 5 ms. Um primeiro decodificador 721 é habilitado pela saída do sinal de controle do temporizador 719 e decodifica os dados desentrelaçados emitidos pelo primeiro desentrelaçador 717. O primeiro decodificador 721 decodifica a primeira mensagem de controle de 5 ms. Um segundo decodificador 723 é habilitado pela saída do sinal de controle do temporizador 719 e decodifica os dados desentrelaçados emitidos pelo segundo desentrelaçador 718. O segundo decodificador 723 decodifica a segunda mensagem de controle de 20 ms. Primeiro detetor CRC 725 recebe uma saída do primeiro decodificador 721 e verifica o CRC para o quadro de 5 ms. Um segundo detetor CRC 727 recebe uma saída do segundo decodificador 723 e verifica CRC para quadro de 20 ms. Aqui, o primeiro e segundo detetores CRC 725 e 727 emitem um sinal verdadeiro “1” ou um sinal falso “0” como sinal de resultado.
Um bloco de decisão de quadro 729 analisa os sinais de resultado emitidos do primeiro e segundo detetores 725 e 727 para decidir a duração de quadro da mensagem de controle recebida através do canal de controle dedicado. O bloco de decisão de quadro 729 gera um sinal de seleção sell para selecionar o primeiro decodificador 721 quando o primeiro detetor CRC 725 emite o sinal verdadeiro, gera um sinal de seleção sel2 para selecionar o segundo decodificador 723 quando o segundo detetor CRC 727 emite o sinal verdadeiro, e gera um sinal de DESABILITAÇÃO para desligar as saídas do primeiro e segundo decodificadores 721 e 723 quando o primeiro e o segundo detetores CRC 725 e 727 geram ambos o sinal falso.
Um seletor 731 seleciona os dados decodificados emitidos do primeiro e do segundo decodificadores 721 e 723 de acordo com os sinais de saída do bloco de decisão de quadro 729. Ou seja, o seletor 731 seleciona a saída do primeiro decodificador 721 quando o quadro recebido é o quadro de 5 ms, seleciona a saída do segundo decodificador 723 quando o quadro recebido é o quadro de 20 ms, e desliga as saídas do primeiro e do segundo decodificadores 721 e 723 para o período no qual a mensagem de controle não é recebida.
Controlador de modem 733 armazena a mensagem de controle recebida dos dados codificados emitidos do seletor 731 em um “buffer” de mensagem de controle 735. O processador de camada superior então lê e processa a mensagem de controle armazenada no "buffer" de mensagem de controle 735.
Agora, a operação do dispositivo de recepção do canal de controle dedicado será descrita abaixo com referência às FIGS. 7A e 7B. O desespalhador 711 recebe o sinal de controle através do canal de controle dedicado, e desespalha o sinal de controle recebido com a seqüência PN. Os sinais de controle recebidos através do canal de controle dedicado são restaurados para a mensagem de controle original por meio do processo reverso de transmissão.
Posteriormente, na estação base e na estação móvel, o primeiro decodificador 721 decodifica os quadros de 5 ms e o segundo decodificador 723 decodifica os quadros de 20 ms para processar a mensagem de controle. O primeiro e segundo detetores CRC 725 e 727 então efetuam verificação CRC para os dados gravados emitidos do primeiro e segundo decodificadores 721 e 723, respectivamente, e emitem os valores de resultados para o bloco de decisão de quadro 729. O bloco de decisão de quadro 729 então decide a duração de quadro da mensagem de controle recebida e se o quadro está sendo transmitido ou não, de acordo com os resultados das verificações de CRC.
Quando é suposto que CRC5 indica o resultado de verificação CRC para o quadro de 5 ms e CRC20 indica o resultado de verificação CRC para o quadro de 20 ms, o bloco de decisão de quadro 729 gerará os sinais de seleção conforme mostrado na Tabela 4. ______________________________TABELA 4_______________________________ Conforme mostrado na Tabela 4, quando CRC5 e CRC20 são ambas não detectadas (isto é, falso), os dados de quadro não são recebidos, o que corresponde a duração onde o dispositivo de transmissão não transmite a mensagem de controle no modo de transmissão descontínuo. Contido, quando CRC5 e CRC20 são ambas detectadas (isto é, verdadeiro), um erro de quadro ocorre.
Durante transmissão, aquele sinal de rádio pode incluir ruídos de impulsos devido a outros equipamentos eletrônicos e a linha de potência. Neste caso, o dispositivo de recepção do sistema de comunicação móvel pode interpretar erradamente componentes de ruído como sendo dados de quadro. Isto é, há uma probabilidade de que o detetor CRC emita um sinal verdadeiro como sinal de saída, ainda que o ruído seja recebido em vez do quadro efetivo. FIG. 8 ilustra um dispositivo de recepção de canal de controle dedicado de acordo com outra realização da presente invenção, que inclui um detetor de quadro para detectar um quadro de dados efetivo (ou válido) quando o dispositivo de transmissão do sistema de comunicação móvel transmite descontinuamente os dados de uma única duração de quadro. FIG. 10 é um fluxograma ilustrando um processo para detectar o quadro válido no detetor de quadro 740 do dispositivo de recepção da FIG. 8.
Para conveniência de explanação, supõe-se que o tamanho dos dados de quadro transmitidos do dispositivo de transmissão são de 5 ms de duração e o número de símbolos decodificados emitidos do decodificador é 144.
Na FIG. 10, um registro b armazena um valor de energia de símbolo obtido elevando ao quadrado uma saída de um combinador de diversidade 713 mostrado na FIG. 8, um registro S acumula os valores de energia emitidos do registro b, e um registro n armazena o número acumulado de símbolos de entrada. Isto é, o registro b armazena o valor de energia dos símbolos de acordo com o número de símbolos armazenados no registro n.
Referindo-se às FIGS. 8 e 10, o sinal recebido é desespalhado no desespalhador 711 e combinado com os sinais recebidos através das multi-trajetórias no combinador de diversidade 713. Um detetor de quadro 740 recebe então o sinal combinado emitido do combinador de diversidade 713 e detecta o quadro válido efetuando o procedimento da FIG. 10, e emite o sinal verdadeiro “1” ou o sinal falso “0” de acordo com os resultados da detecção de quadro. A seguir, referindo-se à FIG. 10, o detetor de quadro 740 inicializa o registro S e o registro n (S=0 e n=0) na etapa 1011. Após inicialização, se o combinador de diversidade 713 gera uma saída, o detetor de quadro 740 calcula, na etapa 1013, o valor de energia de símbolo acompanhando a saída do combinador de diversidade 713 e armazena o valor no registro b. O detetor de quadro 740 atualiza na etapa 1015 os registros S, adicionando o valor do registro b ao valor prévio do registro S e atualiza o número de símbolos de entrada incrementando o valor do registro n de um. Após incrementar o valor do registro η, o detetor de quadro 740 determinou na etapa 1017 se o valor do registro n é 144. Isto é, desde que o quadro de dados de 5 ms é composta de 144 símbolos, é determinado na etapa 1017 se os símbolos do quadro de 5 ms são completamente recebidos ou não. Quando o valor do registro n é menor que 144 na etapa 1017, o detetor de quadro 740 retoma à etapa 1013 para repetir o procedimento para detectar o valor de energia dos símbolos de entrada e acumular o valor do registro S, desde que a recepção dos dados de quadro de 5 ms ainda não está completada.
Neste meio tempo, se o valor do registro n se toma 144, o detetor de quadro 740 sente a recepção completa dos dados do quadro de 5 ms e compara na etapa 1019 o valor acumulado no registro S com um valor de limiar. Aqui, o valor de limiar pode ser ajustado para o valor de energia mínimo do quadro válido de 5 ms, e pode ser usado como um valor de referência para decidir se os dados do quadro de 5 ms são recebidos ou não. Como resultado da comparação, se o valor do registro S é maior que o valor de limiar, o detetor de quadro 740 procede à etapa 1021 para emitir o sinal verdadeiro para o bloco de decisão de quadro 730; se o valor do registro S é menor que o valor de limiar, o detetor de quadro 740 avança para a etapa 1023 para emitir o sinal falso para o bloco de decisão de quadro 730. Quando o sinal falso é aplicado ao bloco de decisão de quadro 730, o dispositivo de transmissão efetua o modo de transmissão descontínua para suprimir a transmissão da mensagem de controle.
Quando o detetor de quadro 740 gera o sinal verdadeiro ou o sinal falso de acordo com o procedimento da FIG. 10, o bloco de decisão de quadro 730 gera o sinal de controle para selecionar a duração de quadro, efetuando o procedimento mostrado na FIG. 12. FIG. 12 é um fluxograma ilustrando um processo para decidir a duração e presença do quadro no bloco de decisão de quadro 730 da FIG. 8.
Referindo-se à FIG. 12, o bloco de decisão de quadro 730 determina na etapa 1211 se o detetor de quadro 740 emite o sinal verdadeiro. Quando sinal verdadeiro de decisão de quadro é recebido, aquele bloco de decisão de quadro 730 verifica na etapa 1213 se o sinal verdadeiro é recebido do detetor CRC 725. Se o sinal verdadeiro é recebido do detetor CRC 725 na etapa 1213, o bloco de decisão de quadro 730 gera um sinal de HABILITA para o seletor 732 na etapa 1215, e então termina o procedimento. Contudo, se o sinal verdadeiro de detetor de quadro não é recebido na etapa 1211, o bloco de decisão de quadro 730 gera o sinal de DESABILITA para seletor 731 e termina o procedimento. Ademais, quando o sinal emitido do detetor CRC 725 não é o sinal verdadeiro na etapa 1213, o bloco de decisão de quadro 730 gera o sinal de DESABILITA para o seletor 731 e termina o procedimento. Aqui, o bloco de decisão de quadro 730 pode decidir se os dados de quadro são recebidos ou não dependendo somente da saída do detetor de quadro 740. O seletor 731 então seleciona a saída do decodificador 721 para provê-la ao controlador de modem 733 ou controla (limpa) a transmissão da saída do decodificador 721, de acordo com o sinal de HABILITA ou DESABILITA emitido do bloco de decisão de quadro 730.
As descrições das FIGS. 8, 10 e 12 são dadas supondo que o quadro recebido é um quadro de 5 ms. Entretanto, o processo de detecção de decisão de quadro estabelecido acima pode também ser aplicado a um quadro possuindo duração diferente, da mesma maneira. Isto é, para o caso do quadro de 20 ms, o desentrelaçador 717, o decodificador 72 le o detetor CRC 725 da FIG. 8 são modificados para receber e processar o quadro de 20 ms, o detetor de quadro 740 detecta o quadro de acordo com o procedimento mostrado na FIG. 11. Isto é, para o caso do quadro de 20 ms, o número de símbolos emitidos do codificador do dispositivo de transmissão é 576, de modo que o detetor de quadro acumula o valor de energia dos símbolos recebidos durante a duração dos 576 símbolos e compara o valor acumulado com o valor de limiar para determinar se a e quadro é detectada ou não. Aqui, o valor de limiar para o quadro de 20 ms pode ser ajustado para o valor de energia mínimo do quadro válido de 20 ms, e pode ser usado como um valor de referência para determinar se os dados do quadro de 20 ms são recebidos ou não.
Na tabela 5 estão mostrados resultados de decisão do bloco de decisão de quadro 730 com relação aos sinais de saída do detetor de quadro 740 e detetor CRC 725, com base no procedimento da FIG. 12. _______________________________TABELA 5__________________________________ Na Tabela 5, quando as saídas do detetor de quadro 740 e do detetor CRC 725, ambas, não são sinais verdadeiros, o bloco de decisão de quadro 730 decide que o quadro de mensagem não é transmitido a partir do dispositivo de transmissão (“Nenhum Quadro”) ou que o quadro possui um erro (“Erro de Quadro”). Na realização, quando as saídas do detetor de quadro 740 e detetor CRC 725 são, ambas, sinais falsos, o bloco de decisão de quadro 730 decide que o dispositivo de transmissão não transmite o quadro de mensagem; quando uma das saídas do detetor de quadro 740 e o detetor CRC 725 é o sinal falso, o bloco de decisão de quadro 730 decide que a mensagem de quadro correspondente é um erro de quadro. FIG. 9 ilustra um dispositivo de recepção de acordo com uma outra realização da presente invenção, que inclui dois detetores de quadro para detectar os quadros possuindo duas diferentes durações. FIG. 11 é um fluxograma ilustrando um processo para detectar o quadro válido em um segundo detetor de quadro 741 da FIG. 9.
Na seguinte descrição, supõe-se que aqueles primeiro e segundo quadros são de 5 ms e 20 ms de duração, respectivamente. Adicionalmente, o primeiro quadro de 5 ms e o segundo quadro de 20 ms são compostas de 144 símbolos e 576 símbolos, respectivamente.
Referindo-se à FIG. 9, o dispositivo de recepção inclui primeiro detetor de quadro 743 e segundo detetor de quadro 741, para receber os quadros tendo diferentes durações. Os quadros restantes são os mesmos que os mostrados na FIG. 8. Na FIG. 9, o primeiro detetor de quadro 743 é um detetor de quadro de 5 ms e o segundo detetor de quadro é um detetor de quadro de 20 ms. O primeiro detetor de quadro 743 realiza a mesma operação que o detetor de quadro 740 da FIG. 8, como mostrado na FIG. 10.
Do mesmo modo, o segundo detetor de quadro 741 recebe a saída do combinador de diversidade 713, detecta a segundo quadro válida de acordo com o procedimento da FIG. lie emite os sinais verdadeiro ou falso, de acordo com os resultados da detecção. Referindo-se à FIG. 11, etapas 1111a 1115 são idênticas às etapas 1011 a 1015 da FIG. 10. No entanto, o segundo detetor de quadro 741 repete as etapas 1113elll5até que valor do registro n se tome 576 na etapa 1117. Posteriormente, na etapa 1119, o segundo detetor de quadro 741 compara o valor acumulado do registro S com o valor de limiar para determinar se o valor acumulado do registro S é maior do que o valor de limiar. Como resultado da comparação, se o valor do registro S é maior do que o valor de limiar, o segundo detetor de quadro 741 emite o sinal verdadeiro ao bloco de decisão de quadro 750 na etapa 1121; se o valor do registro S é menor do que o valor de limiar, o segundo detetor de quadro 741 procede à etapa 1123 e emite o sinal falso ao bloco de decisão de duração de quadro 750.
Ao receber o sinal verdadeiro ou falso dos primeiro e segundo detetores de quadro 743 e 741, o bloco de decisão de quadro 750 realiza o procedimento da FIG. 13. FIG. 13 é um fluxograma exibindo um processo para determinar duração de quadro no bloco de decisão de quadro 750 da FIG. 9.
Referindo-se à FIG. 13, o bloco de decisão de quadro 750 examina na etapa 1311 se o sinal verdadeiro de detecção de quadro é recebido a partir do primeiro e segundo detetores de quadro 743 e 741. Se o sinal verdadeiro de detecção de quadro é recebido, o bloco de decisão de quadro 750 julga na etapa 1313 se os sinais verdadeiros de detecção de quadro são recebidos de ambos os primeiro e segundo detetores de quadro 743 e 741. Como resultado do julgamento, se os sinais verdadeiros de detecção de quadro são recebidos de ambos os primeiro e segundo detetores de quadro 743 e 741, o bloco de decisão de quadro 750 examina na etapa 1315 se o primeiro detetor CRC 725 emite o sinal verdadeiro. Quando o sinal verdadeiro entra a partir do primeiro detetor CRC 725, o bloco de decisão de quadro 750 avança para a etapa 1317 para determinar se o segundo detetor CRC 7227 emite o sinal verdadeiro. Quando sinais verdadeiros entram a partir de ambos os primeiro e segundo detetores CRC 725 e 727, o bloco de decisão de quadro 750 gera o sinal de seleção sel2 para o seletor 731 na etapa 1319, tal que o seletor 731 selecione a saída de quadro do segundo decodificador 723 e proveja o quadro selecionado para o controlador de modem 733.
Entretanto, quando o sinal emitido do primeiro detetor CRC 725 não é o sinal verdadeiro na etapa 1315, o bloco de decisão de quadro 750 examina na etapa 1321 se o sinal emitido do segundo detetor CRC 727 é o sinal verdadeiro. Como resultado do exame, se o sinal de entrada é o sinal verdadeiro, o bloco de decisão de quadro 750 vai para a etapa 1319 e gera o sinal de seleção sel2 para o seletor 731. O seletor 731 então seleciona a saída do segundo decodificador 723 em resposta ao sinal de seleção sel2 e emite o sinal selecionado para o controlador de modem 733. Entretanto, quando o sinal de saída do segundo detetor CRC 727 é o sinal falso na etapa 1321, o seletor 731 emite o sinal DESABILITA e termina o procedimento. O seletor 731 então não seleciona saídas do primeiro e segundo decodificadores 721 e 723. Então, não há dados entregues ao controlador de modem 733.
Em adição ao exposto, quando o sinal verdadeiro entra a partir de apenas o primeiro e segundo detetores de quadro 743 e 741 na etapa 1313, o bloco de decisão de quadro 750 julga, nas etapas 1323 e 1329 se o sinal de entrada é recebido a partir do primeiro detetor de quadro 743 ou do segundo detetor de quadro 741. Como resultado do julgamento, se o sinal verdadeiro é recebido do primeiro detetor de quadro 743, o bloco de decisão de quadro 750 examina na etapa 1325 se o primeiro detetor CRC 725 emite o sinal verdadeiro. Quando o sinal emitido a partir do primeiro detetor CRC 725 é o sinal verdadeiro, o bloco de decisão de quadro 750 gera o sinal de seleção sell para o seletor 731, na etapa 1327. Entretanto, quando o sinal falso é emitido do primeiro detetor CRC 725, o bloco de decisão de quadro 750 gera o sinal DESABILITA. O dito seletor 731 seleciona então o primeiro quadro emitido do dito primeiro decodificador 721 para provê-la ao controlador de modem 733 em resposta ao sinal de seleção sell, e limpa as saídas daqueles primeiro e segundo decodificadores 721 e 723 em resposta ao referido sinal DESABILITA.
Ainda mais, o bloco de decisão de quadro 750 determina na etapa 1319 se o sinal verdadeiro de entrada é recebido do segundo detetor de quadro 741. Caso afirmativo, o bloco de decisão de quadro 75o determina na etapa 1311 se o digital detetor CRC 727 emite o sinal verdadeiro. Quando o segundo detetor CRC 727 emite o sinal verdadeiro, o bloco de decisão de quadro 750 procede à etapa 1319 e gera o sinal de seleção sel2 para o seletor 731. Entretanto, quando o segundo detetor CRC 727 emite o sinal falso, o bloco de decisão de quadro 750 emite o sinal DESABILITA para o seletor 731. O seletor 731 então seleciona o segundo quadro emitido do segundo decodificador 723, para provê-lo ao controlador de modem 733 em resposta ao sinal de seleção sel2 e limpa as saídas do primeiro e segundo decodificadores 721 e 723 em resposta ao sinal DESABILITA.
Na Tabela 6 são mostrados sinais dos detetores de quadro 741 e 743, os detetores CRC 725 e 727 e o bloco de decisão de quadro 750 de acordo com o procedimento da FIG. 13. TABELA 6 Na Tabela 6, a “Quadro Falso” significa que o dispositivo de transmissão não transmite o quadro de mensagem (isto é, “Nenhum Quadro") ou o quadro possui um erro durante a transmissão (isto é, “Erro de Quadro”). No caso de “Quadro Falso”, o bloco de decisão de quadro 750 examina as saídas dos detetores de quadro 741 e 743 e os detetores CRC 725 e 727 para determinar se “Quadro Falso” corresponde a “Nenhum Quadro” ou “Erro de Quadro”. Na realização, o bloco de decisão de quadro 750 emite os resultados de decisão de acordo com as saídas dos detetores de quadro 741 e 743 e os detetores CRC 725 e 727, conforme mostrado na Tabela 7. TABELA 7 As saídas do bloco de decisão de quadro 750 são entregues ao controlador de modem 733, como ilustrado na FIG. 14.
Referindo-se à FIG. 14, quando o bloco de decisão de quadro 750 gera o sinal de seleção sell ou sel2, o seletor 731 seleciona a mensagem decodificada para o quadro correspondente ao sinal selecionado e emite a mensagem selecionada para o controlador de modem 733. O dito controlador de modem 733 então entrega a mensagem recebida ao processador superior. Entretanto, quando o bloco de decisão de quadro 750 gera o sinal DESABILITA, o seletor 731 bloqueia a trajetória de saída para a mensagem decodificada. Neste caso, o controlador de modem 733 examina um sinal de decisão de quadro emitido do bloco de decisão de quadro 750. Quando o sinal de decisão de quadro representa “Nenhum Quadro”, o controlador de modem 733 não libera o resultado da decisão para a camada superior no julgamento de que não há mensagem transmitida a partir do dispositivo de transmissão. Entretanto, quando o sinal de decisão de quadro representa “Erro de Quadro”, o controlador de modem 733 libera o resultado da decisão para o processador superior no julgamento de que o dispositivo de transmissão transmitiu uma mensagem, porém a mensagem tem um erro durante a transmissão. Portanto, o processador superior pode tomar uma atitude adequada no quadro de erro. FIG. 15 ilustra um resultado de simulação para processar mensagens de controle possuindo uma duração de quadro variável através do canal de controle dedicado de acordo com a presente invenção. Referindo-se à FIG. 15, é exibido um resultado de comparação entre as taxas de chamadas completadas quando o quadro de 5 ms é usado e quando o quadro de 20 ms é usado para o canal de controle dedicado. Aqui, o canal de tráfego de pacote direto tem a taxa de dados de 307,2 kbps, o quadro de 20 ms fixa e 1% de FER (Taxa de Erro de Quadro).
Como descrito acima, o sistema de comunicação móvel DCMA, de acordo com a presente invenção possui as seguintes vantagens: (1) A mensagem de controle transmitida ao canal de controle dedicado tem uma duração diferente de acordo com o tamanho da mensagem de controle, tal que a taxa de chamadas completadas possa ser aumentada e o retardo de tráfego possa ser diminuído pelo uso do canal de controle dedicado; (2) O uso do canal de controle dedicado é descontinuamente controlado de acordo com a presença/ausência da mensagem de controle a transmitir. Então, a capacidade de rádio pode ser aumentada pelo modo de transmissão DTX; (3) O sistema provê transmissão confiável através de detecção e correção de erro mais rápida, se comparada com o sistema IS-95. Ademais, o sistema efetivamente usa os recursos de rádio ao utilizar um ambiente de canal ótimo e pode prover o serviço de voz melhorado através do canal de controle dedicado, tal que seja possível efetivamente dar suporte à mensagem IS-95; e (4) No sistema de comunicação móvel CDMA, é possível reduzir a probabilidade de receber os quadros de erro usando-se ambos os resultados de medição de energia para o quadro e resultado de detecção de erro.

Claims (29)

1. Sistema de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, para transmitir mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes, caracterizado pelo falo de compreender: um controlador (513) para determinar uma duração de quadro de uma mensagem a ser transmitida e emitir um sinal de seleção de quadro correspondente à duração de quadro determinada; pelo menos um gerador de mensagem (550) para gerar dados de quadro da mensagem a ser transmitida de acordo com dito sinal de seleção de quadro; e um transmissor (631) para espalhamento dos dados de quadro e para transmitir os dados de quadro espalhados através de um canal de controle dedicado.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o gerador de mensagem (550) compreende: um gerador de verificação de redundância cíclica, CRC, (515) para gerar bits CRC para a mensagem na duração de quadro determinada de acordo com o sinal de seleção de quadro e adicionar os bits CRC à mensagem; um gerador de bits de extremidade (517) para geração de bits de extremidade e para adicionar os bits de extremidade gerados a uma saída do gerador de CRC; um codificador de canal (519) para codificar os dados de quadro adicionados de bits de extremidade apresentando uma taxa de codificação predeterminada; e um intcrcalador (521) para intercalar a mensagem codificada por uma unidade da duração de quadro determinada de acordo com o dito sinal de seleção de quadro.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo quadro de mensagem incluir um quadro de 5 ms e um quadro de 20 ms.
4. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de a mensagem incluir uma mensagem de usuário, uma mensagem de sinalização e uma mensagem de controle de acesso de meio, MAC.
5. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de transmissão de canal de controle dedicado inclui geradores de mensagem, tantos quantos o número das durações de quadro da mensagem a ser transmitida e os respectivos geradores de mensagem geram os dados de quadro na duração de quadro correspondente, em que cada um de ditos geradores de mensagem (550) compreende: um gerador de CRC (515) para gerar bits CRC para a mensagem a ser transmitida e adicionar os bits CRC à mensagem; um gerador de bits de extremidade (517) para geração de bits de extremidade e para adicionar os bits de extremidade gerados a uma saída do gerador de CRC; um codificador de canal (519) para codificar os dados de quadro adicionados de bits de extremidade apresentando uma taxa de codificação predeterminada; e um intercalador (521) para intercalar a mensagem codificada por uma unidade da duração de quadro determinada de acordo com o dito sinal de seleção de quadro.
6. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que dito controlador (513) compreende um dispositivo (525) para gerar um sinal de controle de saída para efetuar um modo de transmissão descontínuo, quando não há mensagem a transmitir, em que o transmissor (631) compreende um controlador de trajetória para controlar uma saída do canal de controle dedicado em resposta ao sinal de controle de saída.
7. Sistema de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o transmissor (631) compreende: o controlador de trajetória (529) para receber os dados de quadro a serem transmitidos e bloquear uma trajetória de saída dos dados de quadro em resposta ao sinal de controle de saída; um espalhador ortogonal (535) para espalhamento do quadro de mensagem emitido do controlador de trajetória com um código ortogonal para o canal de controle dedicado; e um espalhador de pseudo-ruído, PN, para espalhamento do sinal ortogonalmente espalhado com uma seqüência PN.
8. Sistema de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito controlador de trajetória compreende um controlador de ganho (525) cujo ganho de saída se toma zero em resposta ao sinal de controle de saída.
9. Processo para transmitir mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes num sistema de comunicação de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: determinar uma duração de quadro de uma mensagem a ser transmitida e emitir um sinal de seleção de quadro correspondente à duração de quadro determinada, de modo a transmitir a mensagem com pelo menos duas durações de quadro diferentes; gerar dados de quadro da mensagem a ser transmitida de acordo com o sinal de seleção de quadro; e espalhar ditos dados de quadro e transmitir os dados de quadro espalhados através de um canal de controle dedicado.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a etapa de gerar dados de quadro compreende as etapas de: gerar bits CRC para a mensagem a ser transmitida e adicionar os bits CRC à mensagem; gerar bits de extremidade e adicionar os bits de extremidade gerados à mensagem adicionada de bits CRC; codificar os dados de quadro adicionados de bits de extremidade com uma taxa de codificação pré-determinada; e intercalar a mensagem codificada por uma unidade da duração de quadro determinada de acordo com o sinal de seleção de quadro.
11. Processo de acordo com a reivindicação 9 ou reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o quadro de mensagem inclui um quadro de 5 ms e um quadro de 20 ms.
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9, 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que a mensagem inclui uma mensagem de usuário, uma mensagem de sinalização e uma mensagem de controle de acesso de meio, MAC.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente a etapa de efetuar um modo de transmissão descontínuo para controlar uma saída do canal de controle dedicado quando não há mensagem a transmitir.
14. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que um ganho de transmissão para a mensagem é zero no modo de transmissão descontínuo.
15. Sistema de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes, caracterizado pelo fato de que compreende: um desespalhador (711) para desespalhar um sinal recebido através de um canal de controle dedicado; um primeiro receptor de mensagem (717, 721, 725) para fins de desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado em uma primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem, e detectar uma primeira CRC que corresponde ao sinal decodificado; um segundo receptor de mensagem (718, 723, 727) para fins de desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado em uma segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem, e detectar uma segunda CRC que corresponde ao sinal decodificado; e um controlador (729, 731, 733) para selecionar uma dentre ditas primeira e segunda mensagens de acordo com primeiro e segundo resultados de detecção CRC pelos primeiro e segundo receptores de mensagem.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o controlador compreende: um decisor de quadro (729) para analisar os primeiro e segundo resultados de detecção CRC para decidir uma duração de quadro da mensagem recebida e emitir um sinal de decisão de duração de quadro; e um seletor (731) para selecionar um dos sinais decodificados emitidos a partir dos primeiro e segundo receptores de mensagem, de acordo com o sinal de decisão de quadro.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 15 ou reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que ditas primeira e segunda durações de quadro são de 5 ms e 20 ms, respectivamente.
18. Sistema de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes, caracterizado pelo fato de que compreende: um desespalhador (711) para desespalhar um sinal recebido através de um canal de controle dedicado; um detetor de quadro (741, 743) para detectar uma energia do sinal desespalhado em primeira e segunda durações de quadro e emitir primeiro e segundo sinais de detecção de quadro, de acordo com os resultados de detecção; um primeiro receptor de mensagem (717, 721) para desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado na primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem; um segundo receptor de mensagem (718, 723) para desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado na segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem; e um controlador (750,731,733) para selecionar uma das primeira e segunda mensagens de acordo com os primeiro e segundo resultados de detecção.
19. Sistema de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o controlador compreende: um decisor de quadro (750) para analisar os primeiro e segundo resultados de detecção de quadro para decidir uma duração de quadro daquela mensagem recebida e emitir um sinal de decisão de duração de quadro; e um seletor (731) para selecionar um dos sinais decodificados emitidos a partir dos primeiro e segundo receptores de mensagem, de acordo com o sinal de decisão de quadro.
20. Sistema de acordo com a reivindicação 18 ou reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que ditas primeira e segunda durações de quadro são de 5 ms e 20 ms, respectivamente.
21. Sistema de acordo com a reivindicação 20, caracterizado pelo fato de que o detetor de quadro compreende primeiro e segundo detetores de quadro (741, 743); em que o primeiro detetor de quadro (743) tem como valor de referência um valor de energia mínimo de um quadro efetivo de 5 ms e compara um valor de energia da mensagem de quadro recebida com o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 5 ms para gerar um primeiro sinal de detecção de quadro quando o valor de energia da mensagem de quadro recebida for maior do que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 5 ms; e em que o segundo detetor de quadro (741) tem como valor de referência um valor de energia mínimo de um quadro efetivo de 20 ms e compara um valor de energia da mensagem de quadro recebida com o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 20 ms para gerar um segundo sinal de detecção de quadro quando o valor de energia da mensagem de quadro recebida for maior do que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 20 ms.
22. Sistema de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o detetor de quadro compreende: um primeiro detetor de quadro (743) para detectar a energia do sinal desespalhado na primeira duração de quadro para emitir o primeiro sinal de detecção de quadro, de acordo com o resultado de detecção; e um segundo detetor de quadro (741) para detectar a energia do sinal desespalhado na segunda duração de quadro para emitir o segundo sinal de detecção de quadro, de acordo com o resultado de detecção; o primeiro receptor de mensagem (717, 721, 725) sendo ainda adaptado para detectar uma primeira CRC correspondente ao sinal decodificado para emitir um primeiro sinal de detecção CRC; o segundo receptor de mensagem (718, 723, 727) sendo ainda adaptado para detectar uma segunda CRC correspondente ao sinal decodificado para emitir um segundo sinal de detecção CRC; e o controlador sendo ainda adaptado para selecionar uma de ditas primeira e segunda mensagens de acordo com os primeiro e segundo resultados de detecção de quadro e os primeiro e segundo resultados de detecção CRC.
23. Sistema de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de tais primeira e segunda durações de quadro serem de 5 ms e 20 ms, respectivamente.
24. Sistema de acordo com a reivindicação 22 ou reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o controlador compreende: um decisor de quadro (750) para analisar os primeiro e segundo sinais de detecção CRC e os primeiro e segundo sinais de detecção de quadro, julgar o quadro recebido como possuindo a segunda duração de quadro quando o segundo sinal de detecção CRC e o segundo sinal de detecção de quadro são recebidos, julgar o dito quadro recebido como possuindo a primeira duração de quadro quando o primeiro sinal de detecção CRC e o primeiro sinal de detecção de quadro são recebidos, e julgar o dito quadro recebido como sendo um quadro de erro quando outros sinais CRC e sinais de detecção de quadro são recebidos; e um seletor (731) para emitir um sinal correspondente dos sinais decodificados emitidos a partir dos primeiro e segundo receptores de mensagem, ao receber um dos primeiro e segundo sinais de decisão de duração de quadro, e controlar uma saída do sinal decodificado ao receber um sinal de decisão de quadro de erro.
25. Sistema de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o dito decisor de quadro julga que nenhum quadro é recebido quando nenhum dos primeiro e segundo sinais de detecção de quadro e nenhum dos primeiro e segundo sinais de detecção CRC são recebidos.
26. Sistema de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o dito primeiro detetor de quadro (743) tem como um valor de referência um valor de energia mínimo de um quadro efetivo de 5 ms e compara um valor de energia da mensagem de quadro recebida com o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 5 ms para gerar um primeiro sinal de detecção de quadro quando o valor de energia da mensagem de quadro recebida for maior do que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 5 ms; e em que o segundo detetor de quadro (741) tem como valor de referência um valor de energia mínimo de um quadro efetivo de 20 ms e compara um valor de energia da mensagem de quadro recebida com o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 20 ms para gerar um segundo sinal de detecção de quadro quando o valor de energia da mensagem de quadro recebida for maior do que o valor de energia mínimo do quadro efetivo de 20 ms.
27. Processo para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes num sistema de comunicação de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: desespalhar um sinal recebido através de um canal de controle dedicado; desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado numa primeira duração de quadro para emitir uma primeira mensagem, e detectar uma primeira CRC correspondente ao sinal decodificado; desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado numa segunda duração de quadro para emitir uma segunda mensagem, e detectar uma segunda CRC correspondente ao sinal decodificado; e selecionar uma das primeira e segunda mensagens de acordo com os primeiro e segundo resultados de detecção CRC.
28.
Processo para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes num sistema de comunicação de acesso múltiplo por divisão de código, CDMA, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: desespalhar um sinal recebido através de um canal de controle dedicado; detectar uma energia do sinal desespalhado em primeira e em segunda durações de quadro e emitir primeiro e segundo sinais de detecção de quadro de acordo com os resultados de detecção; desentrelaçar e decodificar o sinal desespalhado nas primeira e segunda durações de quadro para emitir primeira e segunda mensagens; e selecionar uma das primeira e segunda mensagens de acordo com os primeiro e segundo resultados de detecção de quadro. 29. Processo de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que a etapa de detectar compreende: detectar a energia do sinal desespalhado na primeira duração de quadro para emitir um primeiro sinal de detecção de quadro de acordo com o resultado de detecção, e detectar a energia do sinal desespalhado na segunda duração de quadro para emitir um segundo sinal de detecção de quadro de acordo com o resultado de detecção; e em que a etapa de desentrelaçar e decodificar compreende: desentrelaçar e decodificar dito sinal desespalhado na primeira duração de quadro para emitir a primeira mensagem, e detectar uma primeira CRC correspondente ao sinal decodificado, e desentrelaçar e decodificar dito sinal desespalhado na segunda duração de quadro para emitir a segunda mensagem, e detectar uma segunda CRC correspondente ao sinal decodificado; e em que a etapa de selecionar compreende: selecionar uma das primeira e segunda mensagens de acordo com os primeiro e segundo resultados de detecção de quadro e os primeiro e segundo resultados de detecção CRC.
BRPI9904789A 1998-02-14 1999-02-12 sistema de acesso múltiplo por divisão de código, cdma, e, processos para transmitir e para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes BRPI9904789B8 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR19980004498 1998-02-14
KR19980013958 1998-04-18
PCT/KR1999/000075 WO1999041853A1 (en) 1998-02-14 1999-02-12 Data communication device and method for mobile communication system with dedicated control channel
US09/250,662 US6438119B1 (en) 1998-02-14 1999-02-16 Data communication device and method for mobile communication system with dedicated control channel

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR9904789A BR9904789A (pt) 2000-03-08
BRPI9904789B1 true BRPI9904789B1 (pt) 2015-03-31
BRPI9904789B8 BRPI9904789B8 (pt) 2016-09-13

Family

ID=27349683

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9904789A BRPI9904789B8 (pt) 1998-02-14 1999-02-12 sistema de acesso múltiplo por divisão de código, cdma, e, processos para transmitir e para receber mensagens com pelo menos duas durações de quadro diferentes

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6438119B1 (pt)
EP (1) EP0983646B1 (pt)
JP (1) JP3381794B2 (pt)
CN (1) CN1153378C (pt)
AU (1) AU718974B2 (pt)
BR (1) BRPI9904789B8 (pt)
WO (1) WO1999041853A1 (pt)

Families Citing this family (61)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6885652B1 (en) 1995-06-30 2005-04-26 Interdigital Technology Corporation Code division multiple access (CDMA) communication system
US7020111B2 (en) 1996-06-27 2006-03-28 Interdigital Technology Corporation System for using rapid acquisition spreading codes for spread-spectrum communications
US7123600B2 (en) * 1995-06-30 2006-10-17 Interdigital Technology Corporation Initial power control for spread-spectrum communications
US7929498B2 (en) 1995-06-30 2011-04-19 Interdigital Technology Corporation Adaptive forward power control and adaptive reverse power control for spread-spectrum communications
ZA965340B (en) 1995-06-30 1997-01-27 Interdigital Tech Corp Code division multiple access (cdma) communication system
KR100563592B1 (ko) * 1998-10-01 2006-09-22 엘지전자 주식회사 이동통신시스템에서의 데이터 분기방법
US6965778B1 (en) 1999-04-08 2005-11-15 Ipr Licensing, Inc. Maintenance of channel usage in a wireless communication system
IL139792A (en) * 1999-04-12 2005-07-25 Samsung Electronics Co Ltd Method for controlling gated transmission of dedicated channel in w-cdma communication system
US6731948B1 (en) * 1999-05-12 2004-05-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for supporting a discontinuous transmission mode in a base station in a mobile communication system
KR100492968B1 (ko) * 1999-05-29 2005-06-07 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 통신시스템의 제어유지 부상태에서의 단속적채널 송신 장치 및 방법
US8670405B1 (en) 1999-06-09 2014-03-11 Cellco Partnership Mobile internet protocol square
US6732302B1 (en) 1999-09-30 2004-05-04 Telefonaktiebolaget Lm Ericcson (Publ) Blind rate detection in a multiplexed transmission system
US7110785B1 (en) * 1999-12-03 2006-09-19 Nortel Networks Limited Performing power control in a mobile communications system
US7170866B2 (en) * 1999-12-08 2007-01-30 Cello Partnership Quality of service enhancements for wireless communications systems
US8463255B2 (en) 1999-12-20 2013-06-11 Ipr Licensing, Inc. Method and apparatus for a spectrally compliant cellular communication system
US6545990B1 (en) * 1999-12-20 2003-04-08 Tantivy Communications, Inc. Method and apparatus for a spectrally compliant cellular communication system
KR100547851B1 (ko) * 1999-12-29 2006-02-01 삼성전자주식회사 부호분할 다중접속 시스템에서 데이터 전송 방법
KR100606064B1 (ko) * 2000-01-15 2006-07-26 삼성전자주식회사 이동통신시스템의 부가채널 할당 장치 및 방법
US6934275B1 (en) * 2000-04-17 2005-08-23 Motorola, Inc. Apparatus and method for providing separate forward dedicated and shared control channels in a communications system
JP2002027537A (ja) * 2000-07-10 2002-01-25 Sharp Corp 携帯電話機を利用したデータ通信システム
US7120172B1 (en) 2000-09-15 2006-10-10 Lucent Technologies Inc. Radio link protocol framing system for high speed data transfer over digital cellular mobile telecommunication networks
KR100742341B1 (ko) * 2000-11-10 2007-07-25 삼성전자주식회사 프레임 길이를 모르는 데이터를 디코딩하기 위한 장치 및 그 제어 방법
US6904028B1 (en) * 2000-11-28 2005-06-07 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for sending intermittent messages on the A-interface
US20040196861A1 (en) * 2001-01-12 2004-10-07 Joseph Rinchiuso Packet data transmission within a broad-band communication system
SE519518C2 (sv) * 2001-06-01 2003-03-11 Kianoush Namvar Signalavkodningssystem
KR100433908B1 (ko) 2001-10-29 2004-06-04 삼성전자주식회사 통신시스템의 오류 검출 정보 송수신 장치 및 방법
US7573942B2 (en) * 2001-11-16 2009-08-11 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method for encoding and decoding control information in a wireless communications system
US6717924B2 (en) 2002-01-08 2004-04-06 Qualcomm Incorporated Control-hold mode
KR100575973B1 (ko) * 2002-01-09 2006-05-02 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템의 불연속전송구간 검출방법 및 장치
US20030152030A1 (en) * 2002-02-12 2003-08-14 Stephen Hershey Method and system for delayed connection release protocol
US7391723B2 (en) * 2002-04-22 2008-06-24 Computer Network Technology Corporation Frame-level fibre channel CRC on switching platform
US20040013101A1 (en) * 2002-05-23 2004-01-22 Akin Huseyin C. Method and system for allocating power and scheduling packets in one or more cells of a wireless communication system or network
KR100584431B1 (ko) * 2003-02-14 2006-05-26 삼성전자주식회사 부호 분할 다중 접속 통신 시스템에서 역방향 데이터재전송 시스템 및 방법
US7299402B2 (en) * 2003-02-14 2007-11-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Power control for reverse packet data channel in CDMA systems
US8254358B2 (en) 2003-03-06 2012-08-28 Ericsson Ab Communicating a broadcast message to change data rates of mobile stations
RU2313908C2 (ru) * 2003-03-17 2007-12-27 Самсунг Электроникс Ко., Лтд. Способ и устройство управления мощностью с помощью управляющей информации в системе мобильной связи
WO2005020522A1 (en) * 2003-08-26 2005-03-03 Koninklijke Philips Electronics, N.V. Wireless device with dynamic fragmentation threshold adjustment
US20050050427A1 (en) * 2003-08-29 2005-03-03 Gibong Jeong Method of rate matching for link adaptation and code space management
US7475323B2 (en) * 2004-08-20 2009-01-06 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for receiving a control channel in a wireless communication system
US7242957B2 (en) * 2005-08-15 2007-07-10 Motorola, Inc. Method of selective need-based control message augmentation
US7889709B2 (en) * 2005-08-23 2011-02-15 Sony Corporation Distinguishing between data packets sent over the same set of channels
US7376102B2 (en) * 2005-12-01 2008-05-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Erased frame and idle frame suppression in a wireless communications system
EP2080302A4 (en) 2006-10-02 2014-04-02 Lg Electronics Inc TRANSMISSION OF A MULTIPLEX AGE CONTROL SIGNAL
US8379738B2 (en) 2007-03-16 2013-02-19 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus to improve performance and enable fast decoding of transmissions with multiple code blocks
JP4980434B2 (ja) 2007-03-19 2012-07-18 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 移動通信システムにおけるリソース割当方法及びリソース割当情報送受信方法
KR101049138B1 (ko) 2007-03-19 2011-07-15 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서, 수신확인신호 수신 방법
KR100908063B1 (ko) * 2007-06-13 2009-07-15 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서 확산신호를 송신하는 방법
KR100913090B1 (ko) 2007-06-13 2009-08-21 엘지전자 주식회사 통신 시스템에서 확산 신호를 송신하는 방법
KR100900289B1 (ko) 2007-06-21 2009-05-29 엘지전자 주식회사 직교 주파수 분할 다중화 시스템에서 제어 채널을 송수신하는 방법
US8386878B2 (en) 2007-07-12 2013-02-26 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus to compute CRC for multiple code blocks
CN101425871B (zh) 2007-11-02 2014-07-30 华为技术有限公司 多元纠错码发射接收装置及数据传输系统以及相关方法
EP3448104B1 (en) 2008-12-01 2020-02-26 Sun Patent Trust Radio terminal, radio base station, channel signal forming method and channel signal receiving method
US8400974B2 (en) * 2009-07-30 2013-03-19 Apple Inc. Methods and apparatus for providing dynamic information in a wireless information channel
US8627171B2 (en) * 2010-05-03 2014-01-07 Samsung Electronics Co., Ltd. Techniques for cyclic redundancy check encoding in communication system
US8599711B2 (en) * 2011-04-08 2013-12-03 Nokia Siemens Networks Oy Reference signal port discovery involving transmission points
US8565084B2 (en) * 2011-09-30 2013-10-22 Motorola Mobility Llc Method and apparatus for adaptive data rate determination in a wireless communication network
JP5967221B2 (ja) 2012-12-19 2016-08-10 日本電気株式会社 通信ノード、制御装置、通信システム、パケット処理方法、通信ノードの制御方法及びプログラム
US10230665B2 (en) * 2013-12-20 2019-03-12 Intel Corporation Hierarchical/lossless packet preemption to reduce latency jitter in flow-controlled packet-based networks
US9215744B2 (en) 2014-05-15 2015-12-15 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Discontinuous transmission for a mobile phone network node
EP3740009A1 (en) 2015-08-25 2020-11-18 Nokia Solutions and Networks Oy Radio frame configuration
US20180263036A1 (en) * 2017-03-07 2018-09-13 Mediatek Inc. Communicating device and associated method applying multiple packet detectors

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5511073A (en) * 1990-06-25 1996-04-23 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for the formatting of data for transmission
IL104412A (en) * 1992-01-16 1996-11-14 Qualcomm Inc Method and instrument for the formation of data for transmission
FI98332C (fi) * 1994-03-01 1997-05-26 Nokia Telecommunications Oy Tiedonsiirtomenetelmä, tukiasemalaitteisto sekä liikkuva asema
EP1357689B1 (en) * 1995-02-23 2005-10-12 NTT DoCoMo, Inc. Variable rate transmission method and transmitter using the same
MY121893A (en) * 1995-04-28 2006-03-31 Qualcomm Inc Method and apparatus for providing variable rate data in a communications system using statistical multiplexing.

Also Published As

Publication number Publication date
JP2000511036A (ja) 2000-08-22
EP0983646B1 (en) 2003-06-04
BR9904789A (pt) 2000-03-08
WO1999041853A1 (en) 1999-08-19
CN1256033A (zh) 2000-06-07
AU718974B2 (en) 2000-05-04
JP3381794B2 (ja) 2003-03-04
BRPI9904789B8 (pt) 2016-09-13
US6438119B1 (en) 2002-08-20
EP0983646A1 (en) 2000-03-08
CN1153378C (zh) 2004-06-09
AU2550499A (en) 1999-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI9904789B1 (pt) Sistema de múltiplo acesso por divisão de código, cdma, e processos para transmitir e para receber mensagens com menos duas durações de quadro diferentes
CA2283290C (en) Data communication device and method for mobile communication system with dedicated control channel
AU734199B2 (en) Device and method for exchanging frame messages of different lengths in CDMA communication system
AU751011B2 (en) Reservation multiple access in a CDMA communications system
ES2286527T3 (es) Procedmiento y aparato para la transmision de datos por paquetes a alta tasa de transmision-.
JP2004513536A (ja) 最大距離ブロック符号化方式
AU766651B2 (en) A method for controlling transmission power of a reverse common channel
PT103941A (pt) Processo e aparelho para a transmissão de dados por pacotes, a velocidade elevada
BRPI9813885B1 (pt) A method and equipment for high speed packet data transmission from at least one base station to a mobile station, and method and equipment for high speed packet data transmission from a base station to a mobile station
BRPI9904857B1 (pt) Transmission device for a multiple access communication system by code division, and, process for the transmission of data in a wireless communication system

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04B 7/216 , H04Q 7/34

Ipc: H04W 28/02 (2009.01), H04B 7/26 (2006.01), H04J 13

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/03/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 16.1 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31.03.2015, QUANTO AO TITULO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 23A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2657 DE 07-12-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.