BRPI1106666A2 - processo enzimático a frio para produção de etanol - Google Patents

processo enzimático a frio para produção de etanol Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106666A2
BRPI1106666A2 BRPI1106666A BRPI1106666A BRPI1106666A2 BR PI1106666 A2 BRPI1106666 A2 BR PI1106666A2 BR PI1106666 A BRPI1106666 A BR PI1106666A BR PI1106666 A BRPI1106666 A BR PI1106666A BR PI1106666 A2 BRPI1106666 A2 BR PI1106666A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ethanol production
cold
enzymatic process
biomass
raw material
Prior art date
Application number
BRPI1106666A
Other languages
English (en)
Inventor
Eduardo Cauduro Mallmann
Original Assignee
Eduardo Cauduro Mallmann
Green Biorefineries Micro Destilarias Sustentáveis S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eduardo Cauduro Mallmann, Green Biorefineries Micro Destilarias Sustentáveis S A filed Critical Eduardo Cauduro Mallmann
Priority to BRPI1106666A priority Critical patent/BRPI1106666A2/pt
Priority to PCT/BR2012/000433 priority patent/WO2013067611A1/pt
Priority to UY0001034438A priority patent/UY34438A/es
Publication of BRPI1106666A2 publication Critical patent/BRPI1106666A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P7/00Preparation of oxygen-containing organic compounds
    • C12P7/02Preparation of oxygen-containing organic compounds containing a hydroxy group
    • C12P7/04Preparation of oxygen-containing organic compounds containing a hydroxy group acyclic
    • C12P7/06Ethanol, i.e. non-beverage
    • C12P7/08Ethanol, i.e. non-beverage produced as by-product or from waste or cellulosic material substrate
    • C12P7/10Ethanol, i.e. non-beverage produced as by-product or from waste or cellulosic material substrate substrate containing cellulosic material
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12PFERMENTATION OR ENZYME-USING PROCESSES TO SYNTHESISE A DESIRED CHEMICAL COMPOUND OR COMPOSITION OR TO SEPARATE OPTICAL ISOMERS FROM A RACEMIC MIXTURE
    • C12P7/00Preparation of oxygen-containing organic compounds
    • C12P7/02Preparation of oxygen-containing organic compounds containing a hydroxy group
    • C12P7/04Preparation of oxygen-containing organic compounds containing a hydroxy group acyclic
    • C12P7/06Ethanol, i.e. non-beverage
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E50/00Technologies for the production of fuel of non-fossil origin
    • Y02E50/10Biofuels, e.g. bio-diesel

Landscapes

  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)

Abstract

processo enzimático a frio para produção de etanol é descrito um processo enzimático a frio para produção de etanol com fermentação e sacarificação a frio de forma simultânea utilizando enzimas hidrolisadoras de amido e leveduras, em condições específicas de temperatura, de agitação e de ph, de acordo com a biomassa utilizada.

Description

PROCESSO ENZIMÁTICO A FRIO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção descreve um processo enzimático a frio para produção de etanol. Mais especifícamente compreende um processo que utiliza enzima hidrolisadora de amido para fermentação e sacarificação a frio de forma simultânea.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os biocombustíveis têm demonstrado um grande potencial para a substituição em escala maior dos derivados de petróleo. Cana-de-açúcar, milho, beterraba, oleaginosas como a soja, mamona, dendê, alem de biomassa vegetal como celulose, hemicelulose e lignina se apresentam como fontes interessantes para a geração deste tipo de combustível. O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.
No Brasil, o etanol é muito utilizado como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável. O processo de produção de etanol divide-se em três grandes etapas: a) preparo da matéria-prima, com o pré-cozímento até a gelatinização, hidrólise/sacarificação com a adição de α-amilase e glucoamilase (sacarificante); fermentação e destilação. A hidrólise enzimática e a fermentação podem ocorrer em separado ou simultaneamente.
No caso de ocorrer em separado, a vantagem é a possibilidade de otimização das temperaturas da hidrólise enzimática e da fermentação, onde na hidrólise enzimática a celulose é quebrada em celobiose, e esta é, subsequentemente, convertida em duas moléculas de glicose pela β-glucosidase.Entretanto, a atividade da endoglucanase é inibida pela celobiose e a da β-glucosidase pela glicose. A sacarificação e fermentação simultâneas é uma forma de evitar a inibição enzimática, uma vez que à medida que a glicose está sendo formada, também está sendo consumida para a produção de etanol, levando a uma maior conversão de celulose. Neste processo, é requerida uma condição intermediária de temperatura para as enzimas e para a levedura adicionada, uma vez que a temperatura ótima para a sacarificação é cerca de 552C e 306C para a fermentação.
No entanto, em ambos os processos de fermentação e de sacarificação de forma simultânea utilizando enzimas hidrolisadoras de amido e leveduras, são requeridas condições de temperatura e de agitação especificas e de acordo com a biomassa utilizada, em um complexo processo que engloba diversas operações, entre as quais a hidrólise da celulose.
Dessa forma, é objeto da presente invenção um processo enzimático a frio para produção de etanol que utiliza enzima hidrolisadora de amido para fermentação e sacarificação a frio de forma simultânea, com condições específicas de temperatura, agitação e pH.
SUMÁRIO A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de-------- etanol com hidrolisação do amido granular sem a necessidade dos convencionais processos de gelatinização e liquefação. A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de etanoí que elimina a necessidade de ativadores como cálcio e soda cáustica para ampliar a atividade enzimática. A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de etanol que provê maior produção de etanol por quilo de biomassa. A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de etanol que reduz a necessidade de energia para o aquecimento das dornas. A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de etanol que elimina as perdas de vitaminas e aminoácidos essenciais no processo de fermentação e sacarificação simultâneo a frio. A invenção provê um processo enzimático a frio para produção de etanol que provê menor produção de glicerina quando comparado com os processos a quente, com redução de cerca de 20%.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A figura t apresenta o gráfico comparando o pH do amido e o pH do etanol armazenado em dornas DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO O processo enzimático a frio para produção de etanol, objeto da presente invenção, compreende em uma primeira etapa a desintegração da matéria-prima, selecionada dentre grãos, raízes ou tubérculos. A desintegração é preferentemente realizada com peneira de 0.8mm de granulometria, seguida da hidratação da matéria-prima na proporção de 04 litros por quilo no caso de grãos e de 1 litro por quilo no caso de raízes e tubérculos.
No caso de raízes e tubérculos, previamente à etapa de desintegração é realizada a lavagem e o descascamento da matéria prima, seguida de cominuição.
Em uma segunda etapa, a matéria-prima desintegrada e hidratada é armazenada em dornas para a adição de enzima hidrolisadora entre 0,02 e 0,08% em peso de biomassa e de leveduras entre 0,095% a 0,0105 para a quebra das moléculas de sacarose. O pH da biomassa estocada nas dornas deve estar entre 3.8 e 4,5, conforme apresentado na figura 1, e a temperatura entre 313C e 33SC, com agitação constante para manter os sólidos em suspensão por até 75 horas. REIVINDICAÇÕES:

Claims (2)

1. PROCESSO ENZIMÁTICO A FRIO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL caracterizado por compreender as etapas de: a) desintegração da matéria-prima, selecionada dentre grãos, raízes ou tubérculos; b) hidratação da matéria-prima c) adição de enzima hidrolisadora entre 0,02 e 0,08% em peso de biomassa; d) adição de leveduras entre 0,095% a 0,0105; e) controle do pH da biomassa entre 3.8 e 4,5; f) controle da temperatura da biomassa entre 31SC e 33QC g) agitação constante por até 75 horas.
2. PROCESSO ENZIMÁTICO A FRIO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de previamente à etapa de desintegração das raízes e tubérculos ser realizada a lavagem e o descascamento da matéria prima, seguida da cominuição.
BRPI1106666A 2011-11-07 2011-11-07 processo enzimático a frio para produção de etanol BRPI1106666A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106666A BRPI1106666A2 (pt) 2011-11-07 2011-11-07 processo enzimático a frio para produção de etanol
PCT/BR2012/000433 WO2013067611A1 (pt) 2011-11-07 2012-11-06 Processo enzimático a frio para produção de etanol
UY0001034438A UY34438A (es) 2011-11-07 2012-11-07 Proceso enzimático en frío para producción de etanol

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106666A BRPI1106666A2 (pt) 2011-11-07 2011-11-07 processo enzimático a frio para produção de etanol

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1106666A2 true BRPI1106666A2 (pt) 2016-01-19

Family

ID=48288394

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106666A BRPI1106666A2 (pt) 2011-11-07 2011-11-07 processo enzimático a frio para produção de etanol

Country Status (3)

Country Link
BR (1) BRPI1106666A2 (pt)
UY (1) UY34438A (pt)
WO (1) WO2013067611A1 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7968318B2 (en) * 2006-06-06 2011-06-28 Genencor International, Inc. Process for conversion of granular starch to ethanol
DK2049673T3 (da) * 2006-08-11 2011-07-04 Danisco Us Inc Native kornamylaser i enzymkombinationer til hydrolyse af granulær stivelse
US7906303B2 (en) * 2008-03-11 2011-03-15 Danisco Us Inc. Use of Rhizopus amylases in granular starch hydrolysis

Also Published As

Publication number Publication date
UY34438A (es) 2013-06-28
WO2013067611A1 (pt) 2013-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Kumar et al. Bioethanol production from corn
US7968318B2 (en) Process for conversion of granular starch to ethanol
Zhang et al. Energy-saving direct ethanol production from viscosity reduction mash of sweet potato at very high gravity (VHG)
Mojović et al. Production of bioethanol from corn meal hydrolyzates
US7244597B2 (en) Secondary liquefaction in ethanol production
Rempel et al. Saccharification of Spirulina platensis biomass using free and immobilized amylolytic enzymes
US20100055752A1 (en) Native Grain Amylases in Enzyme Combinations for Granular Starch Hydrolysis
Johnson et al. Comparative production of glucose and high fructose syrup from cassava and sweet potato roots by direct conversion techniques
JP2014512828A (ja) 発酵によるエタノールの収率を高めるためのセルラーゼ及びグルコアミラーゼの使用
Gohel et al. Conventional process for ethanol production from Indian broken rice and pearl millet
BR112015023673B1 (pt) Método de integração de processos a uma usina existente e método para tratar matéria- prima celulósica
Zhang et al. Non-digesting strategy for efficient bioconversion of cassava to bioethanol via mechanical activation and metal salts pretreatment
Ray et al. Sweet sorghum for bioethanol production: scope, technology, and economics
Jagatee et al. Bioprospecting starchy feedstocks for bioethanol production: a future perspective
Huang et al. Simultaneous saccharification and fermentation (SSF) of non-starch polysaccharides and starch from fresh tuber of Canna edulis ker at a high solid content for ethanol production
Ayoola et al. A comparative study on glucose production from sorghum bicolor and manihot esculenta species in Nigeria
Maršálková et al. Microalgae Chlorella sp. as an alternative source of fermentable sugars
Sreena et al. Jackfruit outer rind: a sustainable feedstock for fermentable sugar production using recombinant endoglucanase from Bacillus subtilis MU S1
Mayer et al. Conversion of cassava starch to ethanol and a byproduct under different hydrolysis conditions
BRPI1106666A2 (pt) processo enzimático a frio para produção de etanol
Kusmiyati Ethanol Production from Non-Food Tubers of Iles-iles (Amorphophallus campanulatus) by Using Separated Hydrolysis and Fermentation
Dyartanti et al. Two Step and Direct Fermentation in the Production of Ethanol from Starch: A Short Review
Hernández-Mendoza et al. Ethanol production from Agave salmiana leaf juices by consolidated bioprocessing comparing two strains of Kluyveromyces marxianus
Hargono et al. Comparative study on the conventional and non thermal simultaneous saccharification and fermentation of Manihot glaziovii root starch
Kusmiyati et al. The effect of yeast weight and temperature on ethanol production from sorghum and iles-iles flour

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GREEN BIOREFINERIES MICRO DESTILARIAS SUSTENTAVE

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired