BRPI1105333A2 - Método para operar válvula hidráulica submarina de uma árvore submarina durante operações de recondicionamento e deslizador que pode ser preso a um veículo submarino de operação remota - Google Patents

Método para operar válvula hidráulica submarina de uma árvore submarina durante operações de recondicionamento e deslizador que pode ser preso a um veículo submarino de operação remota Download PDF

Info

Publication number
BRPI1105333A2
BRPI1105333A2 BRPI1105333-0A BRPI1105333A BRPI1105333A2 BR PI1105333 A2 BRPI1105333 A2 BR PI1105333A2 BR PI1105333 A BRPI1105333 A BR PI1105333A BR PI1105333 A2 BRPI1105333 A2 BR PI1105333A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydraulic
rov
hydraulic fluid
underwater
tree
Prior art date
Application number
BRPI1105333-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert K Voss
Original Assignee
Vetco Gray Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=45572680&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1105333(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Vetco Gray Inc filed Critical Vetco Gray Inc
Publication of BRPI1105333A2 publication Critical patent/BRPI1105333A2/pt
Publication of BRPI1105333A8 publication Critical patent/BRPI1105333A8/pt
Publication of BRPI1105333B1 publication Critical patent/BRPI1105333B1/pt
Publication of BRPI1105333B8 publication Critical patent/BRPI1105333B8/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/035Well heads; Setting-up thereof specially adapted for underwater installations
    • E21B33/0355Control systems, e.g. hydraulic, pneumatic, electric, acoustic, for submerged well heads
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B34/00Valve arrangements for boreholes or wells
    • E21B34/02Valve arrangements for boreholes or wells in well heads
    • E21B34/04Valve arrangements for boreholes or wells in well heads in underwater well heads
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B41/00Equipment or details not covered by groups E21B15/00 - E21B40/00
    • E21B41/04Manipulators for underwater operations, e.g. temporarily connected to well heads

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid-Pressure Circuits (AREA)
  • Indication Of The Valve Opening Or Closing Status (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • Electrochromic Elements, Electrophoresis, Or Variable Reflection Or Absorption Elements (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Details Of Valves (AREA)
  • Insulated Conductors (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA OPERAR VÁLVULA HIDRÁULICA SUBMARINA DE UMA ÁRVORE SUBMARINA DURANTE OPERAÇÕES DE RECONDICIONAMENTO E DESLIZADOR QUE PODE SER PRESO A UM VEÍCULO SUBMARINO DE OPERAÇÃO REMOTA. Trata-se de uma configuração hidráulica e elétrica sobre uma árvore submarina que facilita o uso de um sistema de controle de ROV para operar a árvore durante instalações, intervenções e recondicionamentos de poço. Um SCM na árvore está em comunicação com uma placa de junção fixa que recebe um cabo de alimentação de produção durante operação normal. O ROV pode ser posicionado para desconectar e estacionar o cabo de alimentação de produção durante instalações, intervenções e recondicionamnetos de poço para impedir operação acidental do SCM ou árvore. A placa de junção é configurada para se conectar com o ROV e, desse modo, estabelecer comunicação com as linhas hidráulicas do SCM. O ROV pode portar um cabo de alimentação de uma embarcação para fornecer serviço hidráulico e elétrico para o SCM durante operações de poço. Além disso, o ROV tem recursos para pressurizar novamente o fluido de controle gasto para, desse modo, permitir a reutilização do fluido de controle pelo SCM.

Description

"MÉTODO PARA OPERAR VÁLVULA HIDRÁULICA SUBMARINA DE UMA
ÁRVORE SUBMARINA DURANTE OPERAÇÕES DE RECONDICIONAMENTO E DESLIZADOR QUE PODE SER PRESO A UM VEÍCULO SUBMARINO DE OPERAÇÃO REMOTA"
Campo da invenção Esta invenção refere-se em geral a árvores submarinas, e em particular, a facilitação do serviço de controle hidráulico e elétrico a árvore submarina por meio de um veículo submarino de operação remota (ROV) durante operações de recondicionamento.
Antecedentes da invenção Uma árvore submarina é um dispositivo que é utilizado primeiramente para controlar o fluxo de fluido de produção de um poço submarino. Além disso, uma árvore submarina pode ser utilizada para direcionar o fluido para o poço submarino, tal como em injeção química.
Tipicamente, uma árvore submarina utilizará diversas válvulas para controlar o fluxo de fluidos através da árvore submarina. A operação das válvulas de árvore submarina pode ser controlada por um módulo de controle submarino (SCM). O SCM pode incluir diversas válvulas de controle operadas por solenoide que direcionam o fluxo do fluido hidráulico para as válvulas de árvore submarina. As válvulas de controle no SCM controlam várias operações das válvulas de árvore submarina. As válvulas de controle são supridas com o fluido hidráulico e podem ser controladas por sinais elétricos de, por exemplo, um cabo de alimentação, que podem se estender de uma árvore de produção ou uma plataforma remota.
As válvulas de árvore submarina podem ser válvulas hidraulicamente operadas. Por exemplo, o operador para uma válvula hidraulicamente operada pode ter uma mola que aciona a válvula para um estado fechado. Para abrir a válvula, uma válvula de controle deve ser operada para direcionar a pressão do fluido hidráulico de uma fonte de fluido hidráulico pressurizado para o operador de válvula para superar a força da mola e acionar a válvula para o estado aberto. Quando deseja-se que a válvula submarina retorne ao seu estado original, a válvula de controle é posicionada de forma que a fonte de fluido hidráulico pressurizado não direciona mais o fluido hidráulico pressurizado para o operador de válvula. O fluido hidráulico no operador é ventilado para habilitar que a mola faça a válvula retornar ao seu estado original.
Para facilitar a distribuição do fluido hidráulico no cabo de alimentação para as válvulas de controle de SCM1 o cabo de alimentação pode ser conectado a um receptáculo sobre uma placa de junção localizada sobre a árvore submarina. A placa de junção tipicamente inclui uma disposição de linha de distribuição hidráulica que se estende do receptáculo para as válvulas de controle de SCM. Onde um cabo de alimentação também contém uma linha elétrica, a linha elétrica pode ser encaminhada a partir do receptáculo até uma conexão elétrica sobre o SCM.
Às vezes, durante a vida de um poço, o equipamento deve ser substituído ou instalado ou uma intervenção ou recondicionamento de poço pode ser exigido. Durante estas operações, é básico que a operação da árvore submarina seja temporariamente transferida para uma embarcação de recondicionamento de superfície e que o modo de produção de operação seja trancada para impedir a operação acidental por fontes que não a embarcação quando operações de recondicionamento ou equipamento crítico estão a caminho.
Para garantir que a embarcação tem controle completo da árvore
submarina, um sistema de controle de instalação/recondicionamento (IWOCS) é tipicamente utilizado. O IWOCS inclui seu próprio cabo de alimentação que pode conter tanto alimentações elétricas e hidráulicas para controlar a árvore submarina durante a instalação ou operações de recondicionamento. Tipicamente depois, o cabo de alimentação de produção é desconectado do receptáculo sobre a placa de junção e estacionado sobre uma placa de estacionamento no fundo do mar. Isto garante que o cabo de alimentação de produção não irá operar de modo acidental nenhum dos componentes de árvore submarina.
Em referência à técnica anterior como ilustrado na Figura 1, com o cabo de alimentação de produção fora do caminho, o cabo de alimentação de IWOCS 10 que se estende a partir da embarcação pode então ser conectado ao receptáculo 12 sobre a placa de junção 16. Uma vez conectado, o cabo de alimentação de IWOCS 10 fornece o fluido hidráulico ao SCM 18 por meio das linhas de distribuição 20. Durante a operação das válvulas submarinas, o fluido hidráulico é ventilado para o mar por meio de descarga de escapamento 22. Assim, o SCM 18 deve ser enchido novamente com o fluido hidráulico por meio do cabo de alimentação 10. Uma linha elétrica 23 pode ainda ser encaminhada a partir da placa de junção 16 até uma conexão elétrica 24 sobre o SCM 18 como mostrado ou um cabo de alimentação elétrica separado pode ser utilizado.
Outra disposição está onde a potência de fluido de controle é fornecida por um alimentador de força hidráulico dedicado sobre o ROV. Neste caso, o alimentador de força deve conter suficiente fluido para tornar a encher o suprimento para as três funções, como tipicamente não existe uma linha de suprimento dedicada a partir da superfície. A exigência de que o fluido hidráulico nas linhas de distribuição 20 sejam novamente enchido por meio de um reservatório de ROV interno é impraticável devido ao impacto sobre o peso e tamanho da unidade e adicionará custo operacional pelo tempo de recuperação para tornar a encher o reservatório do ROV. De modo adicional, a descarga de fluido para o mar é obviamente desperdiçadora e pode ter um impacto prejudicial no meio ambiente.
Existe uma necessidade por uma técnica para resolver um ou mais dos problemas descritos acima.
Descrição Resumida da Invenção Em uma realização da presente invenção, a linha de
escapamento da árvore é encaminhada para uma placa de junção fixa de produção e ventila para o mar fora de bordo da placa de junção removível. Um sistema de controle de ROV pode ser utilizado para operar um SCM ou árvore submarina durante instalações, intervenções ou recondicionamentos de poço. Pode-se posicionar o ROV a partir de uma embarcação e fazê-lo voar para uma árvore submarina por um operador sobre a embarcação. Uma vez na árvore, o ROV desconecta um cabo de alimentação de produção da placa de junção fixa localizada na árvore. O ROV pode estacionar o cabo de alimentação de produção sobre uma placa de estacionamento para garantir que o mesmo não opere acidentalmente o SCM ou a árvore submarina durante operações de instalação/recondicionamento de poço. O ROV então conecta seu guia de voo à placa de junção fixa para estabelecer comunicação hidráulica com um deslizador hidráulico sobre o ROV. O deslizador hidráulico pode ainda ser adaptado para estabelecer comunicação tanto com a linha de suprimento hidráulico quanto com a linha de escapamento do SCM. Nesta realização, uma bomba está localizada sobre o deslizador hidráulico como parte de um anel que pressuriza novamente o fluido hidráulico alimentado ao SCM após o mesmo ser gasto.
O sistema de controle baseado em ROV elimina os problemas de custo de instalação e capital associados com o sistema IWOCS tradicional. A disposição de encanamento entre o deslizador de ROV, a placa de junção, e o SCM permite que o fluido hidráulico gasto seja pressurizado e utilizado novamente no SCM, que reduz ainda a descarga de fluido de controle para a água do mar.
Breve Descrição da Desenhos
A Figura 1 ilustra uma típica conexão de IWOCS de cabo de alimentação para um SCM na técnica anterior;
A Figura 2 ilustra um circuito de escapamento em modo de
produção, de acordo com uma realização da invenção;
A Figura 3 ilustra um ROV conectado à árvore em modo de recondicionamento com o fluido de escapamento circulado novamente, de acordo com uma realização da invenção; A Figura 4 é uma ilustração esquemática de uma conexão entre
um módulo eletrônico submarino (SEM) de ROV e um SEM localizado sobre o SCM de acordo com uma realização da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
Em referência à Figura 2, ilustra-se uma parte de uma árvore submarina 26 de acordo com uma realização exemplificadora da presente invenção. Nesta realização, a árvore submarina 26 é operada em um modo de produção. A árvore submarina 26 tem uma junção fixa 30. Ilustra-se uma junção removível 32 é presa à junção fixa 30. A junção removível 2 é fornecida para acoplar um cabo de alimentação de produção 34 à junção fixa 30. O cabo de alimentação 34 é configurado para fornecer tanto fluido de controle hidráulico e sinais elétricos durante operações de produção normal na realização ilustrada. O cabo de alimentação de produção 34 pode se estender a partir de uma árvore de produção ou uma plataforma remota (não mostrada).
Nesta realização, é estabelecido que uma linha de escapamento de árvore 36 é encaminhada para reencaminhar o fluido hidráulico para o mar através da junção fixa 30 e da junção removível 32. O cabo de alimentação de produção 34 conectado à junção fixa 30 por meio da junção removível 32 fornece pelo menos uma válvula de controle operada por solenoide 38 de um Módulo de Controle Submarino (SCM) 50 com o fluido hidráulico por meio da linha de suprimento hidráulico de SCM 54. Nesta realização, o SCM tem um pequeno acumulador 39 com fluido hidráulico pressurizado. As válvulas de controle operadas por solenoide 39 de SCM 50 controlam a pressão do fluido hidráulico para abrir e fechar pelo menos uma válvula de árvore submarina 51. Em um modo, as válvulas de controle operadas por solenoide 39 direcionam o fluido pressurizado para a válvula submarina 51. Em um outro modo, as válvulas de controle operadas por solenoide 39 ventilam o fluido hidráulico utilizado para operar as válvulas de árvore submarina 51 para o mar através da junção fixa 30 e da junção removível 32. Assim como com todos os componentes descritos no presente documento, a árvore submarina 26 é mostrada esquematicamente e não escalada em relação a outros componentes. Uma conexão elétrica 52 no SCM 50 permite que um cabo de alimentação elétrica 58 sirva as exigências elétricas do SCM 50 e da árvore submarina 26.
Em referência à Figura 3, quando uma instalação, recondicionamento, ou intervenção de poço é desejada, pode-se posicionar um ROV 70 a partir de uma embarcação (não mostrada) e fazê-lo voar para a árvore submarina 26. O ROV 70 é tipicamente controlada por um operador sobre a embarcação. Nesta realização, o ROV 70 porta um cabo de alimentação de ROV ou guia de voo 72 a partir da embarcação para baixo até a árvore submarina. O ROV 70 tem recursos que permitem que o mesmo se desconecte e recolha o cabo de alimentação de produção 34 (Figura 2) da junção fixa 30 e estacione o cabo de alimentação de produção 34 sobre o estacionamento de fundo do mar (não mostrado) até que as operações de instalação/recondicionamento estejam completas. Isto garante que o cabo de alimentação de produção 34 (Figura 2) não irá operar de modo acidental o SCM 50 ou a árvore submarina 26 durante operações de instalação/recondicionamento.
Com o cabo de alimentação de produção 34 (Figura 2) fora do caminho, o ROV 70 então conecta a guia de voo 72 à junção fixa 30. O ROV 70 pode compreender um deslizador hidráulico 71 adaptado à interface com a junção fixa 30 para, desse modo, estabelecer comunicação hidráulica entre o ROV 70 e o SCM 50. O deslizador hidráulico 71 nesta realização pode ainda compreender uma junção removível 73 que faz interface com a junção fixa 30 para estabelecer comunicação tanto com a linha de suprimento hidráulico 54 quanto com a linha de escapamento 36 do SCM 50, que são ambas encaminhadas para a junção fixa 30. Uma linha elétrica 76 pode também ser fornecida para o ROV 70 por meio do cabo de alimentação ROV 72 para fornecer sinais de controle elétricos ou de potência para o equipamento tal como válvulas, iluminação, bombas ou câmeras. A linha elétrica 76 pode se conectar a um módulo elétrico 78 sobre o deslizador hidráulico 71 de onde uma linha de distribuição elétrica 80 pode ser conectada à conexão elétrica 52 sobre o SCM 50. Nesta realização, a conexão 73 sobre o deslizador hidráulico 71 ainda estabelece comunicação entre tubulação interna dentro do deslizador 71 e a linha de suprimento hidráulico 54 e a linha de escapamento 36 do SCM 50, para formar um sistema de anel fechado. Nesta realização, uma bomba 82 está localizada sobre o deslizador hidráulico 71 e é conectada à tubulação interna para formar parte do anel. Um reservatório 83 pode ser utilizado na conexão de árvore formada pelas linha 92 e linha 84 conectadas a uma admissão sobre a bomba 82 para facilitar o suprimento de fluido no anel. A bomba 82 é utilizada para pressurizar novamente o fluido hidráulico alimentado ao SCM 50 para, desse modo, permitir a reutilização do fluido de controle pelo SCM 50.
Na operação desta realização de instalação/recondicionamento, o guia de voo de ROV 72 fornecerá o fluido hidráulico e potência elétrica ao ROV 70 supridos a partir de uma embarcação sobre a superfície. O fluido hidráulico será introduzido em uma linha hidráulica de conexão 90 por meio da linha hidráulica 74 e será suprido ao SCM 50 por meio da linha de suprimento hidráulico 54. O fluido hidráulico ventilado a partir das válvulas submarinas 51 é direcionado por meio da linha de escapamento 36 a partir do SCM 50 de volta para a linha de retorno 92. Ambas as linhas 90 e 92 são acopladas à junção fixa 30 por meio da junção removível 73. A linha de retorno 92 permitirá que o fluido hidráulico ventilado circule na seção de deslizador 71 de ROV para nova pressurização pela bomba 82. A bomba 82 descarrega o fluido de controle pressurizado para a linha hidráulica 90 no deslizador 71 e de volta para a linha de suprimento hidráulico 54 para reintrodução ao SCM 50. Em operação, a parte elétrica do cabo de alimentação ROV 72 ainda supre potência para a bomba 82.
Em outra realização esquematicamente mostrada na Figura 4, o deslizador hidráulico 71 do ROV 70 tem um SEM (Módulo Eletrônico Submarino) 100 que pode receber sinais elétricos e potência do guia de voo 72 e converter o mesmo em potência e sinal para o SEM de árvore submarina 200, que pode ser localizado sobre o SCM 50. Uma linha de controle 150 comunica os SEMS 100, 200 enquanto a linha de potência 160 permite que o SEM 100 de ROV supra potência convertida para a subárvore SEM 200. Uma estação de controle mestra portátil (não mostrada) poderia também ser utilizada na sala de controle de superfície na embarcação para controlar o ROV 70.
O sistema elimina os problemas de custo de instalação e capital associados com o sistema IWOCS tradicional. A disposição de encanamento entre o deslizador hidráulico de ROV 71, a junção fixa 30 e o SCM 50 permite que o fluido hidráulico ventilado seja capturado e novamente pressurizado para reutilização no SCM 50. Além disso, a disposição proposta reduz a descarga de fluido de controle para a água do mar. Esta descrição por escrito utiliza exemplos para revelar a invenção, incluindo o melhor modo, e também para habilitar qualquer pessoa versada na técnica à prática da invenção, incluindo a fabricação e utilização de quaisquer dispositivos ou sistemas e realizar quaisquer métodos incorporados.
Estas realizações não são para limitar o escopo da invenção. O escopo patenteável da invenção é definido pelas reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorrem àqueles versados na técnica. Tais outros exemplos devem estar dentro do escopo das reivindicações se os mesmos têm elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações, ou se os mesmos incluem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais da linguagem literal das reivindicações.

Claims (16)

1. APARELHO DE POÇO SUBMARINO, que compreende, uma árvore submarina que tem pelo menos uma válvula operada hidraulicamente para controlar o fluxo de fluido dentro da árvore submarina; um módulo de controle instalado de maneira funcional com a árvore submarina, sendo que o módulo de controle tem uma linha hidráulica que se estende a partir do módulo de controle para a pelo menos uma válvula operada hidraulicamente para operar a válvula, sendo que a árvore submarina é configurada para estabelecer um sistema hidráulico fechado com um dispositivo externo; um receptáculo de entrada em comunicação de fluido com o módulo de controle e configurado para receber fluido hidráulico a partir do dispositivo externo e suprir o fluido hidráulico ao módulo de controle; e um receptáculo de saída em comunicação de fluido com uma linha de retorno de fluido hidráulico que se estende a partir do módulo de controle e configurado para direcionar o fluido hidráulico para o dispositivo externo.
2. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que uma seção hidráulica de um ROV compreende, ainda, um pareamento de retorno para uma interface de retorno hidráulico em relação ao receptáculo de entrada.
3. APARELHO, de acordo com a reivindicação 2, que compreende, ainda, uma bomba localizada dentro do ROV para pressurizar novamente o fluido de controle que retorna do módulo de controle para a interface de retorno hidráulico e circula o fluido pressurizado novamente de volta através do receptáculo de saída.
4. APARELHO, de acordo com a reivindicação 2, em que um cabo de alimentação de recondicionamento conectado em uma extremidade a uma fonte de fluido hidráulico compreende, ainda, uma linha elétrica conectada a uma fonte de alimentação em uma embarcação, e se conecta em outra extremidade ao ROV para fornecer potência para o módulo de controle.
5. APARELHO, de acordo com a reivindicação 4, em que a linha elétrica fornece, ainda, sinais elétricos e de potência para um módulo eletrônico localizado no ROV, sendo que o módulo eletrônico converte os sinais elétricos e de potência para servir um módulo eletrônico localizado na árvore submarina, sendo os módulos eletrônicos conectados uns aos outros por meio de linhas de controle e potência.
6. APARELHO DE POÇO SUBMARINO DURANTE UM MODO DE RECONDICIONAMENTO, que compreende, uma válvula submarina operada hidraulicamente; um módulo de controle instalado de maneira funcional com uma árvore submarina, sendo que o módulo de controle tem uma linha de fluido hidráulico que se estende a partir do módulo de controle até a válvula submarina operada hidraulicamente na árvore submarina; uma junção instalada de maneira funcional com a árvore submarina e configurada para engatar um dispositivo externo para receber o fluido hidráulico do dispositivo externo e para ventilar o fluido hidráulico a partir da válvula submarina para o dispositivo externo; uma linha de suprimento de fluido hidráulico para acoplar fluido hidráulico da junção ao módulo de controle; e uma linha de retorno de fluido hidráulico para acoplar o fluido hidráulico ventilado a partir das válvulas submarinas hidraulicamente operadas até a junção.
7. APARELHO, de acordo com a reivindicação 6, em que: uma seção hidráulica de um ROV compreende, ainda, um pareamento de retorno para fazer interface com as linhas de suprimento e retorno na junção; um cabo de alimentação de recondicionamento conectado em uma extremidade a uma fonte de fluido hidráulico compreende, ainda, uma linha elétrica conectada a uma fonte de alimentação em uma embarcação, e conecta em outra extremidade o ROV para fornecer potência ao módulo de controle.
8. APARELHO, de acordo com a reivindicação 7, em que a linha elétrica ainda fornece sinais elétricos e de potência para um módulo eletrônico localizado no ROV, sendo que o módulo eletrônico converte os sinais elétricos e de potência para servir um módulo eletrônico localizado na árvore submarina, sendo que os módulos eletrônicos são conectados uns aos outros por meio de linhas de controle e de potência.
9. MÉTODO PARA OPERAR VÁLVULA HIDRÁULICA SUBMARINA DE UMA ÁRVORE SUBMARINA DURANTE OPERAÇÕES DE RECONDICIONAMENTO, sendo que a árvore submarina tem um módulo de controle para operar válvulas hidráulicas da árvore e uma junção acoplada por uma linha de suprimento ao módulo de controle para fornecer o fluido hidráulico ao módulo de controle, sendo que o método compreende: conectar um cabo de alimentação de recondicionamento a um ROV que tem uma seção hidráulica; fazer o ROV voar até a junção e acoplar a seção hidráulica com a linha de suprimento hidráulico, e a seção hidráulica com a linha de retorno; estabelecer um circuito hidráulico fechado entre a seção hidráulica do ROV e o módulo de controle; dispensar o fluido hidráulico para o módulo de controle a partir do ROV e ventilar o fluido hidráulico a partir de uma válvula hidráulica submarina através da linha de retorno até o ROV; e aumentar a pressão do fluido hidráulico ventilado a partir da válvula hidráulica submarina para, desse modo, circular novamente o fluido hidráulico para o módulo de controle.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, que compreende, ainda, um modo de recondicionamento.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9 que compreende, ainda, o fornecimento de potência para o ROV e para a árvore submarina por meio do cabo de alimentação de recondicionamento.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, que compreende, ainda, o fornecimento de sinais elétricos e de potência para ROV e para a árvore submarina por meio do cabo de alimentação de recondicionamento.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, que compreende, ainda,: aumentar a pressão do fluido hidráulico e circular novamente o fluido hidráulico de volta para o módulo de controle.
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, em que a pressão do fluido hidráulico é aumentada por uma bomba localizada no ROV: em que uma placa de junção tem um receptáculo de entrada em comunicação de fluido com a linha suprimento, e um receptáculo de saída em comunicação de fluido com a linha de retorno.
15. DESLIZADOR QUE PODE SER PRESO A UM VEÍCULO SUBMARINO DE OPERAÇÃO REMOTA, que compreende: um reservatório para armazenar o fluido hidráulico; uma bomba acoplada ao reservatório e configurada para permitir que o deslizador forneça o fluido hidráulico pressurizado a um dispositivo submarino; uma junção configurada para acoplar de modo removível o deslizador a uma junção correspondente de um dispositivo submarino, em que a junção é configurada de modo que o fluido hidráulico pressurizado é direcionado a partir do deslizador para o dispositivo submarino através da junção, e o fluido hidráulico é ventilado para o deslizador a partir do dispositivo submarino através da junção.
16. DESLIZADOR, conforme definido na reivindicação 15, em que o dispositivo submarino é uma árvore submarina.
BRPI1105333A 2010-12-29 2011-12-22 aparelho de poço submarino e método para operar válvula hidráulica submarina de uma árvore submarina BRPI1105333B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/980,649 2010-12-29
US12/980,649 US8746346B2 (en) 2010-12-29 2010-12-29 Subsea tree workover control system

Publications (4)

Publication Number Publication Date
BRPI1105333A2 true BRPI1105333A2 (pt) 2013-11-05
BRPI1105333A8 BRPI1105333A8 (pt) 2019-09-10
BRPI1105333B1 BRPI1105333B1 (pt) 2020-10-20
BRPI1105333B8 BRPI1105333B8 (pt) 2021-01-12

Family

ID=45572680

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1105333A BRPI1105333B8 (pt) 2010-12-29 2011-12-22 aparelho de poço submarino e método para operar válvula hidráulica submarina de uma árvore submarina

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8746346B2 (pt)
CN (1) CN102561997A (pt)
AU (1) AU2011265329B2 (pt)
BR (1) BRPI1105333B8 (pt)
GB (1) GB2486970B (pt)
MY (1) MY156046A (pt)
NO (2) NO344934B1 (pt)
SG (1) SG182105A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012148874A2 (en) * 2011-04-26 2012-11-01 Bp Corporation North America Inc. Systems and methods for rov multitasking
BR122015020407B1 (pt) * 2012-08-24 2021-06-22 Fmc Technologies, Inc Métodos de recuperação e substituição de equipamento de produção e processamento submarino
EP2738348B1 (en) * 2012-11-29 2017-09-20 GE Oil & Gas UK Limited Shutting down an underwater fluid production well
US9574420B2 (en) * 2013-10-21 2017-02-21 Onesubsea Ip Uk Limited Well intervention tool and method
CN103511361B (zh) * 2013-10-24 2016-03-16 江汉石油钻头股份有限公司 水下采油树液压系统
GB2524035A (en) 2014-03-12 2015-09-16 Neptune Subsea Engineering Ltd A powered subsea tool assembly, to reinstate the intended functionality of a subsea tree valve actuator
CN103883589B (zh) * 2014-03-20 2016-08-17 中国海洋石油总公司 水下电液分配装置
WO2016075300A1 (en) * 2014-11-14 2016-05-19 Fmc Kongsberg Subsea As System for manipulating subsea equipment and controlling a subsea barrier system
CN104695903A (zh) * 2015-01-15 2015-06-10 中国海洋石油总公司 可独立回收的水下电、液分配模块
CN104850133B (zh) * 2015-05-18 2018-04-24 哈尔滨工程大学 一种模块化的rov控制系统
CA2994532C (en) * 2015-08-06 2022-11-08 National Oilwell Varco, L.P. Flow responsiveness enhancer for a blowout preventer
GB201516031D0 (en) * 2015-09-10 2015-10-28 Neptune Subsea Engineering Ltd Apparatus & method
CN105298442B (zh) * 2015-11-02 2017-10-03 江苏科技大学 一种移动旋转式线性覆盖工具
NO342043B1 (en) * 2015-12-08 2018-03-19 Aker Solutions As Workover Safety System
NO343693B1 (en) * 2017-06-14 2019-05-13 Fmc Kongsberg Subsea As Electric power and communication module
CN107608241A (zh) * 2017-08-29 2018-01-19 宝鸡石油机械有限责任公司 一种水下电子模块
AU2020344878B2 (en) 2019-09-09 2024-02-15 Fmc Kongsberg Subsea As A subsea deployable installation and workover control system skid and method of installation thereof
CN113153234A (zh) * 2021-03-26 2021-07-23 海洋石油工程股份有限公司 一种模块可用rov回收的水下生产装置

Family Cites Families (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US910295A (en) 1907-12-03 1909-01-19 Mahlon E Layne Fire-extinguishing apparatus for wells.
US2536434A (en) 1947-02-04 1951-01-02 Feweil Otis Fire control apparatus for oil and gas wells
US3166123A (en) 1962-05-23 1965-01-19 Shell Oil Co Method and apparatus for underwater wells
US3642063A (en) 1968-01-05 1972-02-15 Allen A Jergins Offshore drilling and well completion method
US3602301A (en) 1969-08-27 1971-08-31 Transworld Drilling Co Underwater borehole servicing system
US3921500A (en) 1974-06-10 1975-11-25 Chevron Res System for operating hydraulic apparatus
US4687014A (en) * 1984-08-17 1987-08-18 Godal Egil O Method and apparatus for reducing the response time of remotely controlled, hydraulic control systems
BR9104764A (pt) 1991-11-01 1993-05-04 Petroleo Brasileiro Sa Sistema de controle de tipo eletrohidraulico multiplexado utilizado e um sistema submarino de producao
US5285706A (en) 1992-03-11 1994-02-15 Wellcutter Inc. Pipe threading apparatus
CA2327098C (en) 1998-03-30 2007-11-06 Kellogg Brown & Root, Inc. Extended reach tie-back system
US6102124A (en) * 1998-07-02 2000-08-15 Fmc Corporation Flying lead workover interface system
US6939082B1 (en) * 1999-09-20 2005-09-06 Benton F. Baugh Subea pipeline blockage remediation method
US6435279B1 (en) * 2000-04-10 2002-08-20 Halliburton Energy Services, Inc. Method and apparatus for sampling fluids from a wellbore
US6488093B2 (en) * 2000-08-11 2002-12-03 Exxonmobil Upstream Research Company Deep water intervention system
US6539778B2 (en) * 2001-03-13 2003-04-01 Valkyrie Commissioning Services, Inc. Subsea vehicle assisted pipeline commissioning method
BR0210715B1 (pt) * 2001-06-26 2011-08-23 estrado para bomba de teste, adaptado para uso com um veìculo submarino num oleoduto submarino, e, método para testar hidrostaticamente um oleoduto entre um primeiro e um segundo distribuidores submarinos.
US6575247B2 (en) 2001-07-13 2003-06-10 Exxonmobil Upstream Research Company Device and method for injecting fluids into a wellbore
AU2003228214B2 (en) * 2002-02-19 2007-11-22 Varco I/P, Inc. Subsea intervention system, method and components thereof
US6907326B1 (en) 2002-05-28 2005-06-14 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Autonomous surf zone line charge deployment system
GB2389596B (en) * 2002-06-14 2005-05-18 Abb Offshore Systems Ltd Apparatus for surface control of a sub-surface safety valve
US6880640B2 (en) 2002-07-29 2005-04-19 Offshore Systems Inc. Steel tube flying lead jumper connector
GB2405163B (en) * 2003-08-21 2006-05-10 Abb Offshore Systems Ltd Well control means
US7036596B2 (en) * 2003-09-23 2006-05-02 Sonsub Inc. Hydraulic friction fluid heater and method of using same
MX2007004122A (es) * 2004-10-06 2007-06-15 Oceaneering Int Inc Sistema y metodo de suministro submarino de fluido.
GB2435770B (en) * 2004-12-03 2010-05-05 Vetco Gray Scandinavia As Hybrid control system and method
GB2421524B (en) * 2004-12-22 2009-06-24 Vetco Gray Controls Ltd Hydraulic control system
US7215036B1 (en) 2005-05-19 2007-05-08 Donald Hollis Gehring Current power generator
US7291936B1 (en) 2006-05-03 2007-11-06 Robson John H Submersible electrical power generating plant
US7341109B1 (en) 2007-01-26 2008-03-11 Mcdowell Bobby Dewain Hydraulic flow control system with an internal compensator sleeve
US7926501B2 (en) * 2007-02-07 2011-04-19 National Oilwell Varco L.P. Subsea pressure systems for fluid recovery
US8464525B2 (en) * 2007-02-07 2013-06-18 National Oilwell Varco, L.P. Subsea power fluid recovery systems
AU2008216285B2 (en) 2007-02-12 2011-07-28 Valkyrie Commissioning Services, Inc. Subsea pipeline service skid
AU2009201961B2 (en) * 2007-02-12 2011-04-14 Valkyrie Commissioning Services, Inc Apparatus and methods for subsea control system testing
US7921919B2 (en) * 2007-04-24 2011-04-12 Horton Technologies, Llc Subsea well control system and method
NO332404B1 (no) * 2007-06-01 2012-09-10 Fmc Kongsberg Subsea As Fremgangsmate og innretning for redusering av et trykk i en forste kavitet i en undersjoisk anordning
US20090038804A1 (en) * 2007-08-09 2009-02-12 Going Iii Walter S Subsurface Safety Valve for Electric Subsea Tree
US9534453B2 (en) 2008-08-13 2017-01-03 Onesubsea Ip Uk Limited Umbilical management system and method for subsea well intervention
WO2010151661A2 (en) * 2009-06-25 2010-12-29 Cameron International Corporation Sampling skid for subsea wells
US8336629B2 (en) * 2009-10-02 2012-12-25 Schlumberger Technology Corporation Method and system for running subsea test tree and control system without conventional umbilical
US8955595B2 (en) * 2009-11-18 2015-02-17 Chevron U.S.A. Inc. Apparatus and method for providing a controllable supply of fluid to subsea well equipment
NO335430B1 (no) 2010-04-14 2014-12-15 Aker Subsea As Verktøy og fremgangsmåte for undervannsinstallasjon
US8281862B2 (en) * 2010-04-16 2012-10-09 Halliburton Energy Services Inc. Testing subsea umbilicals

Also Published As

Publication number Publication date
AU2011265329A1 (en) 2012-07-19
GB2486970B (en) 2017-02-15
NO347114B1 (no) 2023-05-15
NO20111724A1 (no) 2012-07-02
CN102561997A (zh) 2012-07-11
BRPI1105333A8 (pt) 2019-09-10
AU2011265329B2 (en) 2016-09-22
SG182105A1 (en) 2012-07-30
BRPI1105333B1 (pt) 2020-10-20
NO20200071A1 (no) 2012-07-02
US8746346B2 (en) 2014-06-10
GB2486970A (en) 2012-07-04
US20120168169A1 (en) 2012-07-05
MY156046A (en) 2015-12-31
GB201121857D0 (en) 2012-02-01
BRPI1105333B8 (pt) 2021-01-12
NO344934B1 (no) 2020-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1105333A2 (pt) Método para operar válvula hidráulica submarina de uma árvore submarina durante operações de recondicionamento e deslizador que pode ser preso a um veículo submarino de operação remota
CN107002479B (zh) 高压海底防喷器系统
BRPI0609212A2 (pt) sistema de intervenÇço de poÇo submarino e mÉtodo para a construÇço de um sistema de intervenÇço de poÇo submarino sem condutor submarino
BRPI1104322B1 (pt) conjunto de cabeça de poço submarino
BRPI1101604A2 (pt) método para montar um módulo de controle
US20090038804A1 (en) Subsurface Safety Valve for Electric Subsea Tree
US10738913B2 (en) Subsea pumping system for pigging and hydrostatic testing operations
MX2013003933A (es) Sistema de inyeccion de dispersantes submarino autonomo y metodos.
WO2015104173A2 (en) Electrical wellhead shutdown system
US9581356B2 (en) Subsea ROV-mounted hot water injection skid
US11072993B2 (en) System for manipulating subsea equipment and controlling a subsea barrier system
WO2017019558A1 (en) Resident rov signal distribution hub
EP4028633B1 (en) A subsea deployable installation and workover control system skid and method of installation thereof
BR112012018442A2 (pt) método para conectar duas tubulações submarinas entre si, método para realizar uma conexão em uma tubulação submarina, e, sistema para conexão de tubulação submarina.
BR112013019701B1 (pt) método e dispositivo para estender pelo menos a vida útil de uma árvore de natal ou de um umbilical.
CN111133168B (zh) 下入海底隔水管柱
CN111236877B (zh) 一种旋转总成地面防碰接管组合及接管方法
RU2588252C2 (ru) Система подводной ориентации и управления
CN103930644A (zh) 延长井口的使用寿命的方法及装置
KR20140067178A (ko) 드릴 워터를 이용한 소화 배관의 압력 유지 시스템
BR112020008793A2 (pt) manifold de terminação de jumper
BRPI1102894A2 (pt) mÉtodo de instalaÇço de um cabo

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO CODIGO 3.1 PUBLICADO NA RPI2235 DE 05/11/2013 RELATIVO AO CAMPO INID (30) DADOS DA PRIORIDADE UNIONISTA. CONSIDEREM-SE OS DADOS ATUAIS.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2598 DE 20/10/2020 QUANTO AOS DESENHOS.