BRPI1104618A2 - estaÇço para telefonia màvel e congÊnere - Google Patents

estaÇço para telefonia màvel e congÊnere Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104618A2
BRPI1104618A2 BRPI1104618A BRPI1104618A2 BR PI1104618 A2 BRPI1104618 A2 BR PI1104618A2 BR PI1104618 A BRPI1104618 A BR PI1104618A BR PI1104618 A2 BRPI1104618 A2 BR PI1104618A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
station
mobile
pole
supports
ornamental
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Claudenor Zopone Jr
Original Assignee
Zopone Engenharia E Com Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zopone Engenharia E Com Ltda filed Critical Zopone Engenharia E Com Ltda
Priority to BRPI1104618 priority Critical patent/BRPI1104618A2/pt
Publication of BRPI1104618A2 publication Critical patent/BRPI1104618A2/pt

Links

Landscapes

  • Support Of Aerials (AREA)

Abstract

ESTAÇçO PARA TELEFONIA MàVEL E CONGÊNERE, consiste de uma estação (1) que se destaca por ser compacta formatada por um gabinete (2) ventilado capaz de receber todos os equipamentos de telecomunicações necessários a sua operação, bem como o poste (3) em cuja extremidade é posicionada a antena (4) RF e/ou outro tipo de antena, sendo que nas imediações desta é passível de receber algum motivo ornamental (5) como, por exemplo, folhas de coqueiro ou mesmo luminárias (6), de modo a atender as particularidades do local na qual será instalada.

Description

"ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE"
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de uma inédita ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE", notadamente de uma estação para telefonia móvel ou estação rádio base cuja construtividade compacta, combinada com o ótimo apelo visual possibilita a sua instalação, por exemplo, em áreas com alta densidade demográfica onde haja necessidade de mais de uma estação para atender a demanda e/ ou locais cuja Lei orgânica do município exija um afastamento mínimo entre as torres ou composição visual adequada com o ambiente.
A invenção pleiteada se aplica especificamente à infraestrutura física para instalação dos equipamentos de telecomunicações e complementos como o sistema de energia e ventilação necessários ao funcionamento. A estação poderá ser utilizada em shows, feiras culturais, estádios, estacionamentos / shoppings, centro de grandes cidades, praças, canteiros de avenidas, orla ou qualquer local populoso.
Como comentado, atualmente para a instalação das estações foco desse pedido de patente ocorre uma série de problemas relacionados com a área da implantação relativamente grande, o licenciamento e atendimento às exigências legais e técnicas, tempo e custo de instalação altos, impacto visual negativo e dificuldade para atender locais de grande concentração de pessoas.
Basicamente, uma ERB (Estação Rádio Base) demanda uma área de no mínimo 300m2 cercada em alvenaria com portão metálico para acesso veicular, além de poste padrão de energia e proteção contra vandalismo (concertinas sobre a alvenaria e portão). Por sua vez, o interior da ERB deve ter o piso recoberto preferencialmente por brita e poste para iluminação interna. Além disso, é preciso um quadro padrão de energia para a alimentação dos equipamentos, tomadas de serviço e iluminação. Bases de concreto devem ser construídas para recepção da torre e dos equipamentos de telecomunicações das operadoras cujos cabos RF são passados em esteiramentos metálicos. Por fim, a torre é representada por uma estrutura pesada e de difícil fabricação e montagem, sendo a mesma submetida a um rigoroso processo de licenciamento nos órgãos responsáveis.
Já prevendo uma solução para os inconvenientes supracitados, o atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre estações mais compactas, como o MU 7401037-9 "Gabinete para Unidade de Comutação Distribuída", que se refere a um gabinete de pequenas dimensões, passível de ser instalado em logradouros públicos, o qual foi desenvolvido para abrigar, de modo compacto, um conjunto de equipamentos destinados a telefonia, como por exemplo, centrais telefônicas, equipamentos terminal de linha óptica para entroncamento com a rede, aparelho de rádio digital para entroncamento com a rede, estação rádio base para telefonia celular fixa ou móvel, retificador, baterias, sistema de climatização e quadro de distribuição de força. A disposição criada substitui as atuais estruturas de concreto, que atualmente apresentam e construção, além de questão da imobilidade, pois, sendo de alvenaria, implica em certa dificuldade em eventuais mudanças de local de instalação; sendo o modelo composto por um corpo paralelepipedal, com porta, e elementos vazados para ventilação.
O produto acima resolve o problema parcialmente já que deverá estar posicionado ao lado da estrutura vertical, ou seja, da antena.
OMU 7900195-5 "Abrigo em Concreto Armado Leve para Telecomunicação", refere-se a presente patente de modelo de utilidade à um abrigo produzido em concreto leve, para ser utilizado na área de infra-estruturas para telecomunicações, projetos especiais para laboratórios, escolas, postos de polícia rodoviária. Consiste essencialmente na fabricação e montagem de abrigo fabricado em concreto armado estrutural leve, pré - moldado e pré - fabricado, contendo características construtivas adequadas para permitir a instalação dos equipamentos de estação de rádio base (erb) e aparelhos de ar condicionado, garantindo a estes total proteção e segurança, em ambiente selado, climatizado, resistente a infiltração de água e poeira.
Portanto, uma particularidade comum ao estado da técnica é que apesar de existirem soluções compactas para o acondicionamento dos equipamentos de telecomunicações sempre haverá a necessidade da estrutura para recepção da antena.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, pessoa afeita à matéria em apreço, após pesquisas e estudos, criou a "ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE" em questão, constituída por uma estrutura treliçada de pequeno porte recoberta por chapas laterais / teto e portas de acesso, configurando um gabinete com divisória central que o subdivide em duas partes onde se destacam esperas para o acoplamento dos equipamentos de telecomunicações. Também faz parte do gabinete um rack para colocação de baterias que fazem parte do sistema de energia integrado com o sistema de ventilação. Na porção superior da estrutura modular se desta um suporte para o acoplamento das tubulações concêntricas e encaixáveis entre si cuja extremidade mais elevada servirá de base para a instalação da antena, bem como para colocação de motivos ornamentais, como, por exemplo, folhas de coqueiro artificiais ou então luminárias, dessa maneira originando um produto capaz de compor com o local/ ambiente onde será instalado.
Em suma, a invenção aqui reivindicada apresenta como vantagens mais preponderantes:
> Perfeita integração com o ambiente no qual será instalada - a estrutura vertical poderá sofrear alterações de acordo com o ambiente no qual a
estação for instalada (ornamentação, luminária ou outras antenas);
> Redução da área necessária à sua instalação;
> Rapidez na montagem e instalação dos equipamentos de telecomunicações;
> Facilidade na manutenção dos equipamentos de
telecomunicações - duas portas de acesso;
> Dimensões e designs capazes de atender as legislações municipais e aspectos urbanísticos;
> Espaço para realização de upgrade/ necessidades das
operadoras com relação aos equipamentos de telecomunicações (BTS e RRUs);
> Fechamento a prova de vandalismo;
> Passível de receber diferentes tipos de revestimentos plásticos e/ ou pinturas em suas paredes externas;
> Facilidade logística;
> Ótima relação custo χ benefício.
A seguir, a invenção será descrita com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas a título ilustrativo e não limitativo:
Figura 1: Vista em perspectiva explodida da estação para telefonia móvel, com apelo ornamental;
Figura 2: Vista em perspectiva da estação para telefonia móvel, com apelo ornamental;
Figura 3: Vista superior em corte da estação para telefonia móvel;
Figura 4: Vista mostrando corte A-A da estação para telefonia móvel;
Figura 5: Vista mostrando corte B-B da estação para telefonia móvel;
Figura 6: Vista em perspectiva da estação para telefonia móvel, com apelo funcional (luminária);
Figura 7: Vista em perspectiva da estação para telefonia móvel, mostrando uso.
A ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE", objeto desta solicitação de Patente de Invenção, consiste de uma estação (1) que se destaca por ser compacta formatada por um gabinete (2) ventilado capaz de receber todos os equipamentos de telecomunicações necessários a sua operação, bem como o poste (3) em cuja extremidade é posicionada a antena (4) RF e/ ou outro tipo de antena, sendo que nas imediações desta é passível de receber algum motivo ornamental (5) como, por exemplo, folhas de coqueiro ou mesmo luminárias (6), de modo a atender as particularidades do local na qual será instalada.
Mais particularmente, a estação (1) reivindicada de gabinete (2) compacto e integrado com o poste (3) que suporta determinada antena (4), combinada com algum motivo ornamental (5) ou funcional melhor representado por uma luminária (6) é constituída por uma estrutura (7) treliçada inferior, apoiada em fundação (8) apropriada, de cuja porção central deriva um suporte (9) flangeado para o acoplamento das tubulações (T) concêntricas e encaixáveis que formarão o poste (3) de seção interna livre para a passagem dos cabos de rádio freqüência e/ ou elétricos para ligação das luminárias (6). Nesse contexto, a referida estrutura (7) delimita o gabinete (2) com chapas laterais (10) duplas, teto interno (11) onde se localizam os ventiladores (12) e teto externo (13) de acabamento com as bordas reticuladas (14) para circulação do ar, além de abertura (15) com vedação (V) para passagem do poste (3) em direção ao orifício (16) do teto interno (11) e suporte (9). Dito gabinete (2) é acessado por duas portas (17) com fechaduras (18) antivandalismo e meios de filtragem (19), sendo o seu interior subdividido por uma divisória (20) revestida termicamente (R) que formata dois compartimentos (21 e 22) isolados. O compartimento (21) contornado por um casulo (23) com saída (S) para ventilação se presta a recepcionar equipamentos de telecomunicações (não representados) modulares a serem fixados em esperas (24) localizadas em uma das faces da divisória (20) onde também se destacam orifícios (25) para passagem de cabos. Já o compartimento (22) é representado por um vão livre e um rack (26) para acondicionamento de baterias (não representadas). Uma vez montada, a estação (1) é passível de receber na extremidade superior do poste (3) motivos ornamentais (5) como, por exemplo, folhas de coqueiro fixadas em suportes (27) bipartidos ou então luminárias (6) igualmente fixadas em suportes (28) adequados.
Desta forma, a presente estação surge como algo absolutamente inovador em um segmento onde tradicionalmente muito pouco se progride em termos de infraestrutura física, cuja inventividade está na facilidade de instalação/ montagem combinada com a adequação ao uso inerente ao local na qual será instalada, portanto, sendo merecedora desse privilégio de patente de invenção.

Claims (3)

1. ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE", caracterizada por ser formada por gabinete (2) compacto e integrado com o poste (3) que suporta determinada antena (4), combinada com algum motivo ornamental (5) ou funcional melhor representado por uma luminária (6); apresenta uma estrutura (7) treliçada inferior de cuja porção central deriva um suporte (9) flangeado para o acoplamento do poste (3); a estrutura (7) delimita o gabinete (2) com chapas laterais (10) duplas, teto interno (11) com ventiladores (12) e teto externo (13) com as bordas reticuladas (14), além de abertura (15) com vedação (V) para passagem do poste (3); o gabinete (2) é acessado por duas portas (17) com fechaduras (18) antivandalismo e meios de filtragem (19), sendo o seu interior subdividido por uma divisória (20) revestida termicamente (R) que formata dois compartimentos (21 e 22); o compartimento (21) contornado por um casulo (23) é equipado esperas (24) localizadas em uma das faces da divisória (20) onde também se destacam orifícios (25); o compartimento (22) é representado por um vão livre e um rack (26).
2. ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por receber motivos ornamentais (5) em suportes (27) bipartidos na extremidade superior do poste (3).
3. ESTAÇÃO PARA TELEFONIA MÓVEL E CONGÊNERE", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por receber luminárias (6) igualmente fixadas em suportes (28) adequados.
BRPI1104618 2011-09-09 2011-09-09 estaÇço para telefonia màvel e congÊnere BRPI1104618A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104618 BRPI1104618A2 (pt) 2011-09-09 2011-09-09 estaÇço para telefonia màvel e congÊnere

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1104618 BRPI1104618A2 (pt) 2011-09-09 2011-09-09 estaÇço para telefonia màvel e congÊnere

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1104618A2 true BRPI1104618A2 (pt) 2013-08-13

Family

ID=48917874

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104618 BRPI1104618A2 (pt) 2011-09-09 2011-09-09 estaÇço para telefonia màvel e congÊnere

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1104618A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20170279187A1 (en) Small Cell Smart Pole
TWI673463B (zh) 環形太陽能板支架及環形太陽能板發電裝置
US8125403B2 (en) Tubular telecom tower
NL2022438B1 (en) Lamp post with tubular pole
WO2015077858A1 (pt) Poste de iluminação com compartimento interno encaixado na sua base para equipamentos de telecomunicação
WO2018231147A1 (en) Pole for supporting lighting fixtures and other devices
AU2017301105B2 (en) A concealed communications antenna and lighting feature
US10851936B1 (en) Camera mount plate and module access slide for poles used for roadside electronic systems
US20220223993A1 (en) Cellular base station assemblies
ES1072591U (es) Monoposte publicitario con estacion para telefonia movil.
CN107883295B (zh) 智能型路灯构造
BRPI1104618A2 (pt) estaÇço para telefonia màvel e congÊnere
US11143370B2 (en) Light pole
US20230146405A1 (en) Vertically stacked, integratable, multipurpose platform configurable as wireless base stations
CN201403091Y (zh) 一体化集成通信基站
CN216276160U (zh) 一种橄榄球屋结构
WO2018119502A1 (pt) Aperfeiçoamento aplicado em compartimento para instalação de micro equipamentos específicos de telefonia fixa e/ou móvel previsto na base de um poste de iluminação e método de montagem
CN215647408U (zh) 通信基站
CN108278541A (zh) 一种草坪景观灯
CN218621930U (zh) 一种用于市政工程的道路指示装置
ES1285285U (es) Rotulo publicitario de fachada repetidor de senal de telefonia 5g
ES1285286U (es) Opi bandera repetidor de senal de telefonia 5g
ES1285283U (es) Columna publicitaria morris repetidora de senal de telefonia 5g
ES1285589U (es) Totem estacion alquiler bicicletas repetidor de senal de telefonia 5g
ES1285279U (es) Mupi publicitario repetidor de senal de telefonia 5g

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2478 DE 03-07-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.