BRPI1104218A2 - processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma - Google Patents
processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1104218A2 BRPI1104218A2 BRPI1104218A BRPI1104218A2 BR PI1104218 A2 BRPI1104218 A2 BR PI1104218A2 BR PI1104218 A BRPI1104218 A BR PI1104218A BR PI1104218 A2 BRPI1104218 A2 BR PI1104218A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- stones
- natural
- mosaic
- manufactured
- panel
- Prior art date
Links
Landscapes
- Floor Finish (AREA)
Abstract
PROCESSO PARA OBTENÇçO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FâRMA, notadamente de um processo para obtenção de um paínel mosaico (1) utilizando-se de pedras (2) naturais ou manufaturadas com a face inferior fresada em cruz gerando canaletas (3), que posicionadas em fôrma (4) com células (5) compatíveis recebem os filetes (6) para posterior adesivação (A) química unindo estes às pedras (2), originando painéis de diversos tamanhos e motivos.
Description
"PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FÔRMA" BREVE APRESENTAÇÃO
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito, "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FÔRMA", especialmente de um processo construtivo para piso mosaico, em pedra natural ou manufaturada passível de corte em variados formatos, cujo destaque é ser montado em fôrma específica que deixa a mostra à face inferior da pedra fresada em cruz para recepção dos filetes de estruturação e conexão ao adesivo, formatando assim um painel de ótimo acabamento e reduzida flexibilidade, o que facilita a colocação/ manuseio. CAMPO DE APLICAÇÃO
O piso mosaico proposto destina-se preferencialmente ao segmento da construção civil, podendo ser aplicado como revestimento em residências ou estabelecimentos comerciais, como: piso interno e externo, calçadas, fachadas, revestimentos horizontais e verticais, passeio, estacionamento, entre outros locais onde se pretende obter um efeito mosaico. O piso em apreço também poderá ter aplicação no segmento artístico/ artesanal. CONVENCIMENTO
A arte do mosaico se torna cada vez mais presente na composição e
decoração de ambientes e principalmente na área da construção civil, sendo, como já comentado, amplamente utilizado em residências e comércios em pequenos e grandes lugares destacando por ser sinônimo de bom gosto e requinte.
Tal fato explica a infinidade de cores, formas e maneiras de se fazer o mosaico que, basicamente, consiste no encaixe de peças recortadas próximas umas das outras, ou coladas em telas, produzindo efeito visual diferenciado, como, por exemplo, um desenho ou imagem.
Estas peças podem ser feitas de diversos materiais tais como: pastilha de vidro, pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras naturais ou manufaturadas. Em geral, pode-se afirmar que em se tratando de mosaico o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos.
O mosaico construído peça por peça demanda tempo considerável, sendo que o resultado final é totalmente dependente de mão de obra especializada, que tem que lidar com variáveis imponderadas como o desnível do piso ou do terreno, não utilização da matéria prima mais adequada para aquele substrato, o espaçamento variável entre as peças, etc.
Por outro lado, os mosaicos construídos em mantas/ painéis possibilitam rendimento na instalação mui superior, no entanto, devido as suas particularidades construtivas, são deveras flexíveis o que dificulta a sua instalação em pavimentos e paredes. Também é um ponto negativo o fato de certas peças possuírem "caroços" em sua parte inferior atrapalhando a colocação e boa qualidade do produto, não deixando um nivelamento correto nos pisos.
Nesse contexto, um bom colocador pelos parâmetros que existem hoje no mercado de mosaicos, por melhor que seja experiente na colocação deste tipo de piso, tem baixo rendimento, requerendo muita atenção e qualificação.
ESTADO DA TÉCNICA
O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobra à matéria em apreço, como o "PI9604592-2, intitulado "PAINÉIS MODULARES COM REVESTIMENTO MULTIFACETADO FORMANDO MOSAICOS DECORATIVOS" especialmente consiste de painel composto por base de madeira, quadrada, retangular ou de qualquer outro formato desejado, preenchida com cimento e recoberta por uma lâmina sobre a qual são distribuídos pequenos fragmentos de vidro cerâmico ou porcelana, dispostos de modo a formar desenhos, símbolos, caracteres ou texturas desejadas, sendo estas peças niveladas e recobertas com uma folha de papel, a qual é retirada após a cura do cimento, obtendo-se um painel auto portante de múltiplas aplicações.
O painel de mosaico acima revelado, específico para vidro, possui a construtividade complexa, pois compõe-se de base de madeira preenchida com cimento, que denota ser um componente que para sua manipulação necessita de um profissional com qualificação além de se mostrar um processo exaustivo possui como nivelamento uma folha de papel, que consequentemente não proporciona um nivelamento rígido sem variações quando da aplicação. Também faz parte do atual estado da técnica o Pl 0301818-0
"SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO UTILIZANDO MOSAICO COM PEDRAS NATURAIS" - constituído por uma tela metálica ou plástica que forma um reticulado para recepção de uma multiplicidade de Iadrilhos fixados a tela propriamente dita por meio de adesivo, onde cada Iadrilho pode ter espaçamento variado dependendo da configuração que se deseja construir.
O produto acima apresenta diversos inconvenientes, além da necessária mão de obra especializada, a iniciar pela demasiada flexibilidade do painel haja vista o posicionamento não ordenado e/ ou enclausurado das pedras nos reticulados, o que não permite um travamento a contento. Também é um ponto negativo a desuniformidade da superfície de apoio do painel, que não muito incomum apresentar alguns caroços. Outro Iimitante é o espaçamento variável entre os Iadrilhos o que compromete o aspecto visual do trabalho final. DO NOVO PROCESSO
Já o novo processo proposto apresenta como ponto diferenciador e verdadeiramente inédito a construção de piso mosaico utilizando pedras naturais ou manufaturadas oferecendo ao mercado um produto em que não necessite de mão de obra qualificada para sua colocação dando agilidade e ótimo acabamento ao produto final.
O "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FÔRMA" foi projetado especialmente baseado nas dificuldades que se encontram nos processos do mercado atual, se destacando em relação a estes, pois abrange melhorara em todos os termos desde a colocação até o acabamento final, por ser um piso tipo mosaico constituído por um sistema de junção de pedras naturais ou manufaturadas que são cordadas em diversas formas como: quadrados, retângulos, triângulos, entre outros, conforme a necessidade.
Resumidamente, as pedras são fresadas em cruz em sua parte inferior, ou seja, com dois cortes um na horizontal e outro na vertical, colocadas em uma fôrma preparada especialmente para este fim configurando células delimitadas para recepção de ditas pedras, unidas através de filetes especiais que são encaixados nos cortes, e fixadas por meio de adesivo adequado, unindo os filetes às pedras, desse modo formando painéis de diversos tamanhos e diferentes desenhos geométricos e composições.
Nesse sentido, o painel formata um produto tal qual uma lajota com medidas predeterminadas e em sua parte superior, uma superfície totalmente plana, com espaçamento uniforme e flexibilidade reduzida se comparado às telas e conectores existentes no mercado atual. DAS VANTAGENS
Em suma, a invenção reivindicada apresenta como vantagens mais
preponderantes:
> Formar tapetes/ pisos de fácil aplicação;
> Proporciona superfície totalmente plana;
> Permite um distanciamento idêntico das pedras em todo o piso/
tapete;
> Pouca flexibilidade proporcionando uma aplicação correta e
superfície plana;
> Pode ser aplicada em qualquer área da construção civil;
> Não necessita de mão de obra qualificada para aplicação;
> Proporciona agilidade no processo de aplicação de mosaico;
a seguir, explica-se o processo com referência aos desenhos anexos,
nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1 - Vista em perspectiva explodida mostrando os principais componentes para obtenção do processo pleiteado;
Fig. 2 - Vista superior da fôrma utilizada no processo pleiteado, com
detalhe lateral em corte;
Fig. 3 - Vista em perspectiva da fôrma com as pedras posicionadas
nas células e colocação dos filetes nas cruzetas fresadas;
Fig. 4 - Vista superior da fôrma com as pedras, filetes e adesivos, com
detalhe da retirada do painel; Fig. 5 - Vista lateral em corte mostrando um painel obtido pelo processo pleiteado;
Fig. 6 - Vista em perspectiva mostrando colocação do mosaico.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FÔRMA" constitui-se notadamente de um processo para obtenção de um painel mosaico (1) utilizando-se de pedras (2) naturais ou manufaturadas com a face inferior fresada em cruz gerando canaletas (3), que posicionadas em fôrma (4) com células (5) compatíveis recebem os filetes (6) para posterior adesivação (A) química unindo estes às pedras (2), originando painéis de diversos tamanhos e motivos.
Mais particularmente, o processo reivindicado tem início com o corte das pedras (2) naturais/ manufaturadas, em qualquer formato reticulado atendendo as necessidades do usuário, sendo que na etapa de corte também é realizado um fresagem na face inferior em formato de cruz originando canaletas (3) com profundidade e espessuras consonantes com os filetes (6) a serem nelas inseridos, após o posicionamento de ditas pedras (2) nas células (5) da fôrma (4) que serve como gabarito para o correto alinhamento e posicionamento. A fôrma (4) também configura projeções (7) delimitadoras das células (5) que tem como objetivo possibilitar o perfeito espaçamento (8) entre as pedras (2). Uma vez posicionados as pedras (2) e os filetes (6) são solidarizados por adesivação (A) química, sendo que após o período de cura pode ter o painel removido da fôrma (4).
Claims (2)
1.) "PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE PISO MOSAICO DE PEDRAS NATURAIS OU MANUFATURADAS UTILIZANDO FÔRMA", caracterizado por ter início com o corte das pedras (2) naturais/ manufaturadas, e fresagem na face inferior em formato
de cruz originando canaletas (3) para recepção de filetes (6) estruturais após o posicionamento de ditas pedras (2) nas células (5) da fôrma (4); a fôrma (4) configura projeções (7) delimitadoras das células (5); posicionados as pedras (2) e os filetes (6) são solidarizados por adesivação (A) química.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1104218 BRPI1104218A2 (pt) | 2011-08-25 | 2011-08-25 | processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1104218 BRPI1104218A2 (pt) | 2011-08-25 | 2011-08-25 | processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1104218A2 true BRPI1104218A2 (pt) | 2013-08-13 |
Family
ID=48917789
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1104218 BRPI1104218A2 (pt) | 2011-08-25 | 2011-08-25 | processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1104218A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN110524660A (zh) * | 2019-07-12 | 2019-12-03 | 浙江水墨江南新材料科技有限公司 | 一种多种镶嵌材质拼花板制作方法 |
-
2011
- 2011-08-25 BR BRPI1104218 patent/BRPI1104218A2/pt active Search and Examination
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN110524660A (zh) * | 2019-07-12 | 2019-12-03 | 浙江水墨江南新材料科技有限公司 | 一种多种镶嵌材质拼花板制作方法 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US11149442B2 (en) | Tile with imitation grout line | |
US20180298621A1 (en) | Densified foam core (dfc) tile with imitation grout line | |
US7735277B1 (en) | Simulated brick building panel | |
KR100996878B1 (ko) | 조립식 타일 결합체 | |
US20070267137A1 (en) | High end mosaic tile production | |
JP2006283541A (ja) | 貼着仕上げ材の下地部材本体と、その貼着仕上げ材の下地部材本体を使用した仕上げ工法。 | |
US10787824B2 (en) | Tile spacing device and accompanying system and method | |
US10544595B2 (en) | Tile with protected imitation grout line | |
CN106677479A (zh) | 地板组件及安装方法 | |
CN105804353A (zh) | 一种可快速安装的建筑表面装饰材料 | |
US10883267B2 (en) | Method and apparatus for double faced wall | |
US9803369B2 (en) | Flexible cladding wrap, system and methods | |
CN101694121A (zh) | 阳角装饰方法及适用该装饰方法的阳角线 | |
US20100005733A1 (en) | Fractionable Cement Veneer | |
CN205476370U (zh) | 一种铺砖装置和饰面总成 | |
CN206360281U (zh) | 地板限位框和限位框组件 | |
BRPI1104218A2 (pt) | processo para obtenÇço de piso mosaico de pedras naturais ou manufaturadas utilizando forma | |
CN104790627A (zh) | 一种外墙砖干挂装置及制作工艺 | |
CN100572718C (zh) | 玻化砖阳角粘贴施工方法 | |
US7749346B1 (en) | Decorative inlay repair method | |
JP2008127984A (ja) | 床タイル張り工法 | |
CN204475108U (zh) | 一种密缝龟裂纹式纹理模块单元 | |
JP2007270605A (ja) | 板状建材の施工方法 | |
US20160097198A1 (en) | Block and Method for Constructing a Decorative Wall | |
CN203947659U (zh) | 一种可拆卸塑料墙砖 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B11D | Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time |