BRPI1104033B1 - controlador de roda para uma aeronave e aeronave - Google Patents

controlador de roda para uma aeronave e aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI1104033B1
BRPI1104033B1 BRPI1104033-5A BRPI1104033A BRPI1104033B1 BR PI1104033 B1 BRPI1104033 B1 BR PI1104033B1 BR PI1104033 A BRPI1104033 A BR PI1104033A BR PI1104033 B1 BRPI1104033 B1 BR PI1104033B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheel
controller
wheel controller
steering
readjustment
Prior art date
Application number
BRPI1104033-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Perry Böhme
Original Assignee
Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=44532541&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1104033(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh filed Critical Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh
Publication of BRPI1104033A2 publication Critical patent/BRPI1104033A2/pt
Publication of BRPI1104033B1 publication Critical patent/BRPI1104033B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C25/00Alighting gear
    • B64C25/32Alighting gear characterised by elements which contact the ground or similar surface 
    • B64C25/50Steerable undercarriages; Shimmy-damping
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C19/00Aircraft control not otherwise provided for
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D45/00Aircraft indicators or protectors not otherwise provided for
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02TCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO TRANSPORTATION
    • Y02T50/00Aeronautics or air transport
    • Y02T50/80Energy efficient operational measures, e.g. ground operations or mission management

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Steering Control In Accordance With Driving Conditions (AREA)
  • Steering Controls (AREA)
  • Regulating Braking Force (AREA)

Abstract

CONTROLADOR DE RODA PARA UMA AERONAVE. A presente invenção refere-se a um controlador de roda para uma aeronave, em particular avião, por meio do qual no mínimo uma roda, em particular roda de nariz, pode ser controlada, e na qual o controlador de roda, preferivelmente é um controlador de roda de nariz, ou timão, e a uma aeronave, em particular avião, com no mínimo um controlador de roda.

Description

CONTROLADOR DE RODA PARA UMA AERONAVE E AERONAVE
[0001] A presente invenção refere-se a um controlador de roda para uma aeronave, em particular avião, por meio do qual pelo menos uma roda, em particular roda de nariz, pode ser controlada e, em que, o controlador de roda preferivelmente é um controlador de roda de nariz ou timão, e a uma aeronave, em particular, avião, com pelo menos um controlador de roda.
[0002] O controlador de roda de nariz, também referido como timão, é utilizado para dirigir um aeroplano no chão. Por exemplo, o piloto do aeroplano utiliza o controlador da roda de nariz para dirigir o aeroplano do espaço de estacionamento para a pista de decolagem, e para o início da operação de decolagem quando o leme de direção não tem ainda um efeito aerodinâmico e mudança em direção do aeroplano não pode ainda ser realizada atuando o leme de direção.
[0003] Controladores modernos de roda de nariz são projetados como sistema de "direção por fio" que significa que o presente movimento rotativo na roda manual da roda de nariz é detectado por meio de sensores e convertido para um sinal elétrico. Este sinal elétrico, por sua vez, é avaliado por um sistema eletrônico e assim efetua o um desvio do trem de aterrissagem do nariz do avião.
[0004] Controladores conhecidos de roda de nariz incluem, em adição, sistemas de reajustamento por meio dos quais a roda de nariz pode ser reajustada para a posição de zero grau, isto é, usualmente a posição para conduzir direto para frente.
[0005] Em conexão com isto, por exemplo, um sistema de controle de roda de nariz autocentralizador é conhecido da DE 602 24 108 T2, no qual, por meio de uma mola de torção arranjada de maneira excêntrica, o controlador de roda de nariz pode ser reajustado de maneira automática para uma posição de zero grau, quando mais nenhum torque de direção está presente.
[0006] Da US 2008/0011905 A1 é ainda conhecido um sistema de coluna de controle (joystick) para controlar o aeroplano ao mesmo tempo no chão e no ar que, da mesma maneira, é dotado de um sistema de reajustamento. Este sistema de reajustamento faz com que, em caso de falta de atuação, a coluna de controle é reajustada para uma posição de referência vertical (para cima).
[0007] Seria desejável, contudo, aumentar a confiabilidade de um controlador de roda de nariz e fornecer, em geral, capacidade operacional melhorada, ao mesmo tempo com uma construção mais simples de um controlador de roda de nariz.
[0008] Portanto, é um objetivo da presente invenção desenvolver um controlador de roda para uma aeronave como mencionado acima em uma maneira vantajosa, em particular, para o efeito que a confiabilidade de um controlador de roda seja aumentada e, ainda mais preferivelmente, forneça um reajustamento automático e atuação segura, mesmo em caso de uma falha de componentes do controlador de roda.
[0009] De acordo com a invenção, este objetivo é solucionado por um controlador de roda de acordo com a invenção. Consequentemente, é proporcionado que um controlador de roda para uma aeronave, em particular aeroplano, por meio do qual pelo menos uma roda, em particular a roda de nariz, possa ser controlada, e no qual o controlador de roda é preferivelmente um controlador de roda de nariz ou um timão, inclua pelo menos um dispositivo de ajustamento por meio do qual o controlador de roda pode ser reajustado para uma posição zero centralizada, no qual o dispositivo de ajustamento inclui pelo menos dois dispositivos de mola, por meio dos quais um reajustamento do controlador de roda para a posição zero centralizada, cada um pode efetuar de maneira independente um do outro, e/ou incluir pelo menos dois dispositivos sensores por meio dos quais sinais eletrônicos, cada um, podem ser gerados independentemente um do outro para desviar a roda na dependência do movimento de direção e/ou incluir pelo menos dois dispositivos comutadores, por meio dos quais o controlador de roda pode ser ativado independente um do outro, e/ou incluir pelo menos dois dispositivos mola de compressão por meio dos quais um dispositivo de atuação cada um pode ser reajustado independente do outro, no qual o dispositivo de comutação pode ser atuado por meio do dispositivo de atuação.
[00010] O controlador de roda, de maneira vantajosa, é um controlador de volante de direção por fio, por meio do qual, por exemplo, a roda de nariz de um aeroplano pode ser controlada.
[00011] Isto envolve a vantagem que devido a uma construção redundante do controlador de roda, uma confiabilidade muito mais elevada do controlador de roda pode ser conseguida. Por exemplo, em um caso no qual um dispositivo mola do dispositivo de ajustamento falha, por exemplo, devido à quebra, um reajustamento do controlador de roda para a posição zero centralizada pode, não obstante, ser efetuado, uma vez que isto pode então ser realizado pelo outro, segundo dispositivo mola.
[00012] Mesmo uma falha do dispositivo sensor não conduz a falha de todo o controlador de roda, uma vez que por meio do outro, o segundo dispositivo sensor, o movimento de direção ainda é detectado, e pode ser convertido em sinais eletrônicos para atuar a roda. O dispositivo sensor, por exemplo, pode ser um sensor em tandem (um depois de outro) ou compreender um sensor em tandem.
[00013] Uma falha de um dos dispositivos comutadores da mesma maneira não conduz à falha de todo o controlador de roda, uma vez que por meio do segundo dispositivo comutador uma ativação do controlador de roda, mas também uma desativação, ainda é possível.
[00014] Usualmente um dispositivo de atuação atua no dispositivo comutador para ativar o controlador de roda. Para reajustar o dispositivo de atuação, dois dispositivos mola de compressão são agora fornecidos, cada um dos quais pode reajustar o dispositivo de atuação independente do outro. Isto assegura que mesmo no caso de uma falha de um dos dois dispositivos mola um reajustamento confiável do dispositivo de atuação ainda é possível. Portanto, uma ativação ou desativação segura do controlador de roda pode ser alcançada. Além disto, uma realimentação táctil é gerada de maneira vantajosa para o piloto por meio de um dispositivo mola sem fim que torna notável um ponto de pressão em conexão com a atuação do dispositivo comutador para ativar o controlador de roda.
[00015] Além disto, pode ser proporcionado que o controlador de roda inclua pelo menos um volante de direção, ou roda manual, no qual, por meio de um movimento de compressão do volante de direção ou roda manual, ou uma parte do volante de direção ou roda manual o controlador de roda pode ser ativado e/ou desativado. É concebível, por exemplo, que o centro da roda ou cubo da roda e a cabeça do eixo da roda manual ou eixo do volante de direção ou o centro da roda manual ou centro do volante de direção seja projetado para ser, compressível pelo menos parcialmente, e o mesmo deva ser comprimido para ativar o controlador de roda. Liberar a mesma conduz, de maneira correspondente, a uma desativação do controlador de roda.
[00016] Em adição, é concebível que o dispositivo elástico do dispositivo de ajustamento seja e/ou compreenda uma perna elástica instalada pré-tensionada.
[00017] Além disto, é concebível que o dispositivo elástico do dispositivo de reajustamento seja arranjado de maneira concêntrica com relação ao eixo de direção do volante de direção ou volante do controlador de roda.
[00018] Em adição, é possível que um dispositivo de amortecimento seja fornecido, por meio do qual o movimento de reajustamento pode ser atenuado, em particular, possa ser atenuado de tal modo que um sobrerrolamento acima do ponto zero possa ser impedido e/ou um retorno controlado para a posição zero centralizada possa ser efetuado. Com o dispositivo de amortecimento o controlador de roda tem assim um outro dispositivo de segurança, de modo que a segurança operacional do controlador de roda pode ser ainda aumentado. O dispositivo de amortecimento, por exemplo, pode ser um amortecedor de rotação. Um sobre-rolamento possível acima do ponto zero pode ser, assim, impedido de maneira vantajosa, de modo que mesmo quando liberando a volante de direção ou roda manual do controlador de roda, um movimento controlado e lento para a posição zero centralizada é efetuado, a saber, o mesmo tempo pela direção ou roda manual e por meio da roda atuada, em particular, a roda de nariz.
[00019] É ainda possível que um dispositivo elástico sem fim seja fornecido, no qual por meio do dispositivo elástico sem fim uma realimentação táctil pode ser gerada. O dispositivo elástico sem fim pode ser uma mola sem fim. Preferivelmente uma realimentação táctil pode ser gerada para o efeito que a realimentação táctil torne notável um ponto de pressão em conexão com a atuação do dispositivo comutador para ativar o controlador de roda. Por exemplo, pode ser proporcionado que o dispositivo elástico sem fim seja arranjado na região inferior, em particular no terço inferior, do dispositivo de atuação.
[00020] Em adição, pode ser proporcionado que o dispositivo sensor possa ser acionado ou é acionado por meio de pelo menos uma roda de engrenagem montada e pré-tensionada no dispositivo sensor, no qual a roda de engrenagem preferivelmente engrena com um endentamento no eixo principal do controlador de roda. De maneira vantajosa, uma minimização da folga da roda de engrenagem entre as rodas de engrenagem do sensor e o eixo principal, isto é, por exemplo, entre e o eixo da direção e o eixo da roda manual, pode ser conseguida.
[00021] Além disto, pode ser proporcionado que o dispositivo mola de compressão seja arranjado de maneira concêntrica em relação ao eixo de direção do volante de direção ou roda manual do controlador de roda. Por exemplo, pode ser proporcionado que o eixo de direção da direção ou roda manual seja um eixo oco no qual o dispositivo mola de compressão é inserido e guiado.
[00022] Além disto, é concebível que o dispositivo de atuação reajustável por meio do dispositivo mola de compressão, seja um tucho de pressão por meio do qual os comutadores podem ser autuados, e no qual o tucho de pressão é móvel por um movimento de compressão do volante de direção ou roda manual ou uma parte do volante de direção ou roda manual do controlador de roda.
[00023] Outros detalhes e vantagens da invenção serão explicados agora em detalhe com referência a uma modalidade tomada como exemplo ilustrada no desenho, no qual:
a figura 1 mostra uma vista lateral do controlador de roda
de nariz;
a figura 2 mostra uma representação detalhada da seção BB como mostrada na figura 1 através do controlador de roda de nariz; e
a figura 3 mostra outra representação detalhada da seção B-B como mostrada na figura 1 através do controlador de roda de nariz.
[00024] A figura 1 mostra uma vista lateral de um controlador de roda de nariz 10 para uma aeronave, aqui para um avião, como uma modalidade tomada como exemplo do controlador de roda 10 de acordo com a invenção. O controlador de roda de nariz 10 pode ser ativado comprimindo a superfície de ativação 22 da roda manual 20, no qual a superfície de ativação 22 (confira a figura 2) é formada pela cabeça do tucho de pressão 50.
[00025] O controlador de roda de nariz 10 tem um projeto modular e é encapsulado em uma carcaça 14 para a finalidade de capacidade de substituição segura e rápida, cuja carcaça é visivelmente vedada para o exterior por uma placa de cobertura 12 a partir da qual a roda manual 20 se salienta e é rotativo em relação à mesma.
[00026] A carcaça 14 mostrada transparente, permite uma visão do dispositivo de reajustamento 30 que compreende duas pernas elásticas 32. As pernas elásticas 32, que são instaladas pré-tensionadas, asseguram de maneira independente, um reajustamento da roda manual 20 para a posição zero centralizada depois da liberação do volante. Para impedir um possível sobrerrolamento acima do ponto zero, o controlador de roda de nariz 10 é dotado de pelo menos um amortecedor de rotação 90, que na liberação da roda manual 20 controla a roda manual 20 e também a roda de nariz e move lentamente a mesma para a posição zero centralizada. Para esta finalidade, o amortecedor de rotação 90 inclui, em particular, uma roda de acoplamento que é conectada diretamente ou indiretamente com o eixo da roda manual 20. Para esta finalidade o amortecedor de rotação 90 inclui em particular uma roda de acoplamento que é conectada diretamente ou indiretamente como um eixo da roda manual 20.
[00027] Em princípio um amortecedor de rotação 90 já é suficiente para impedir um possível sobrerrolamento acima do ponto zero. Isto também serve para aumentar a segurança operacional do controlador de roda de nariz 10, no qual é possível, em adição, projeta o amortecedor de rotação 90 redundante.
[00028] A figura 2 mostra a seção B-B como a mesma está indicada na figura 2, e aqui um segmento relativo ao arranjo das molas. A roda manual 20 é conectado com um eixo oco 24 no qual o tucho de pressão 50 é guiado. Do lado de sua cabeça o tucho de pressão 50 forma a superfície de ativação 22 para o controlador de roda de nariz 10 que está indicado por meio de numerais de referência. Além disto, duas molas de compressão 60 e 62 são guiadas no eixo oco 24 e arranjadas de maneira concêntrica em relação ao eixo de rotação do volante de direção 20.
[00029] O eixo longitudinal do tucho de pressão 50 também se estende de maneira concêntrica em relação ao eixo de rotação do volante de direção 20. Na extremidade inferior do tucho de pressão 50, que é comprimível, porém é guiado de maneira não rotativa no eixo oco 24, os dois microcomutadores 70 são arranjados como está mostrado na figura 3. Por meio do tucho de pressão 50 dois comutadores miniatura 70 ou microcomutadores 70 são atuados. Para atuar o tucho de pressão 50 e daí para atuar os dois comutadores miniatura 70, as duas molas de compressão 60 e 62 devem ser comprimidas, onde a pré-tensão de uma das duas molas de compressão 60, 62 já é suficiente para mover o tucho de pressão 50 de volta para sua posição inicial. Esta posição inicial é sinônimo de uma não atuação dos dois computadores miniatura 70 e daí de uma desativação do controlador de roda de nariz 10. Somente comprimindo a superfície de ativação 22, e daí atuando o tucho de pressão 50, os dois comutadores miniatura 70 são disparados por meio dos tuchos 72 dos computadores miniatura 70, e o controlador de roda de nariz 10 é ativado com isto. Em princípio, já é suficiente quando somente um dos dois comutadores miniatura 70 é ativado. Uma falha de um dos dois comutadores miniatura 70 permanece assim sem consequências. As duas molas de compressão 60, 62 permanecem sem consequências, uma vez que a força da mola de uma das duas molas de compressão 60, 62 já é suficiente para reajustar o tucho de pressão 50 para sua posição inicial.
[00030] Uma realimentação táctil para o piloto é gerada de maneira vantajosa por meio de uma mola sem fim 80 arranjada no terço inferior do tucho de pressão 50 que torna notável um ponto de pressão em conexão com a atuação dos comutadores miniatura 70 para ativar o controlador de roda 10.
[00031] Ao lado do receptáculo do tucho de pressão 50 os dois sensores 40 são arranjados, por meio dos quais os movimentos de direção são detectados. Um desvio da roda manual 20 pelo piloto, isto é, um movimento de direção, é detectado pelos dois sensores 40 que então geram sinais elétricos correspondentes.
[00032] Por meio de rodas de engrenagem 42 cada uma montada e pré-tensionada no sensor 40 um movimento de direção correspondente pode ser detectado. Os sinais gerados com isto, por sua vez, são avaliados por um sistema eletrônico e então efetuam um desvio correspondente do trem de aterrissagem do nariz. Aqui também, a falha de um dos dois sensores 40 de maneira vantajosa não conduz à falha do controlador de roda de nariz 10, uma vez que os sensores 40 são projetados redundantes, e o sinal obtido por meio de um dos dois sensores 40 é suficiente para efetuar um desvio do trem de aterrissagem do nariz, correspondente ao movimento de direção especificado por meio da roda manual 20.

Claims (12)

  1. Controlador de roda (10) para uma aeronave, em particular aeroplano, por meio do qual pelo menos uma roda, em particular a roda do nariz, pode ser controlada, e no qual o controlador de roda, preferivelmente é um controlador de roda de nariz ou um timão, com pelo menos dois dispositivos sensores (40) por meio dos quais sinais eletrônicos, cada um pode ser gerado independente do outro, para desviar a roda na dependência do movimento de direção,
    caracterizado pelo fato de o dispositivo sensor (40) poder ser acionado ou ser acionado por meio de pelo menos uma roda de engrenagem (42) montada e pré-tensionada sobre o dispositivo sensor no qual a roda de engrenagem (42) preferivelmente engrena com um endentamento no eixo principal do controlador de roda (10).
  2. Controlador de roda (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda pelo menos um dispositivo de reajustamento (30) por meio do qual o controlador de roda pode ser reajustado para a posição zero centralizada, no qual o dispositivo de reajustamento (30) inclui pelo menos dois dispositivos mola (32) por meio dos quais um reajustamento do controlador de roda para a posição zero centralizada cada um pode ser efetuado independente de outro.
  3. Controlador de roda (10) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de compreender ainda pelo menos dois dispositivos comutador (70), por meio dos quais o controlador de roda cada um pode ser ativado independente do outro.
  4. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de compreender ainda pelo menos dois dispositivos mola de compressão (60, 62) por meio dos quais um dispositivo de atuação (50) cada um pode ser reajustado independente do outro, no qual o dispositivo comutador (70) pode ser atuado por meio do dispositivo de atuação (50).
  5. Controlador de roda (10) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o controlador de roda (10) incluir pelo menos um volante de direção (20) ou roda manual (20) no qual por meio de um movimento de compressão do volante de direção (20) ou roda manual (20) uma parte do volante de direção (20) ou roda manual (20) o controlador de roda (10) pode ser ativado e/ou desativado.
  6. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de o dispositivo mola (32) do dispositivo de reajustamento (30) ser e/ou compreender uma perna elástica instalada pré-tensionada.
  7. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de o dispositivo mola (32) do dispositivo de reajustamento (30) ser arranjado de maneira concêntrica em relação ao eixo de direção do volante de direção (20) ou roda manual (20) do controlador de roda (10).
  8. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de pelo menos um dispositivo de amortecimento (90) ser fornecido, por meio do qual o movimento de reajustamento pode ser atenuado, em particular de tal modo que um sobrerrolamento acima do ponto zero pode ser impedido, e/ou um retorno controlado para a posição zero centralizada pode ser efetuado.
  9. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de um dispositivo elástico sem fim (80), em particular uma mola sem fim ser fornecido, no qual por meio do dispositivo elástico sem fim (80) uma realimentação táctil poder ser gerada, preferivelmente para o efeito que a realimentação táctil torne notável um ponto de pressão em conexão com a atuação do dispositivo comutador (70) para ativar o controlador de roda (10).
  10. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de o dispositivo mola de compressão (60, 62) ser arranjado de maneira concêntrica em relação ao eixo de direção do volante de direção (20) ou roda manual (20) do controlador de roda (10).
  11. Controlador de roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o dispositivo de atuação (50) a ser reajustado por meio do dispositivo mola de compressão (60, 62) ser um tucho de pressão (50) por meio do qual o dispositivo comutador (70) pode ser atuado e no qual o tucho de pressão (50) é móvel por um movimento de compressão do volante de direção (20) ou roda manual (20) ou uma parte do volante de direção (20) ou roda manual (20) do controlador de roda (10).
  12. Aeronave, em particular avião, caracterizado pelo fato de que apresente pelo menos um controlador de roda (10) como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
BRPI1104033-5A 2010-08-27 2011-08-29 controlador de roda para uma aeronave e aeronave BRPI1104033B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102010035607A DE102010035607A1 (de) 2010-08-27 2010-08-27 Radsteuerung für ein Luftfahrzeug
DE102010035607.7 2010-08-27

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1104033A2 BRPI1104033A2 (pt) 2015-03-31
BRPI1104033B1 true BRPI1104033B1 (pt) 2020-08-25

Family

ID=44532541

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1104033-5A BRPI1104033B1 (pt) 2010-08-27 2011-08-29 controlador de roda para uma aeronave e aeronave

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2423105B1 (pt)
CN (1) CN102381470B (pt)
BR (1) BRPI1104033B1 (pt)
CA (1) CA2749484C (pt)
DE (1) DE102010035607A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105938369B (zh) * 2013-06-25 2018-11-02 深圳市大疆创新科技有限公司 飞行器的控制系统及控制方法
US9650155B2 (en) 2013-06-25 2017-05-16 SZ DJI Technology Co., Ltd Aircraft control apparatus, control system and control method
DE102013010671A1 (de) * 2013-06-26 2014-12-31 Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh Sensorvorrichtung
US10301009B2 (en) 2016-08-26 2019-05-28 Kitty Hawk Corporation Aircraft hand controller with decoupled throttle

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3807666A (en) * 1973-06-11 1974-04-30 Sperry Rand Corp Control wheel steering system for aircraft automatic pilots
US4012014A (en) * 1975-09-11 1977-03-15 Mcdonnell Douglas Corporation Aircraft flight controller
US6641085B1 (en) * 2002-10-04 2003-11-04 Triumph Brands, Inc. Self-centering steering module
DE10320057A1 (de) * 2003-05-06 2004-12-02 Schödlbauer, Dieter, Dipl.-Phys. Dr. Redundant ausgeführter Winkelaufnehmer mit Hall-Effekt-Elementen
DE102005008556A1 (de) * 2005-02-23 2006-08-24 Universität Stuttgart Institut für Luftfahrtsysteme Steuervorrichtung für Flugzeuge
US7513456B2 (en) * 2005-05-13 2009-04-07 The Boeing Company Apparatus and method for reduced backlash steering tiller
DE202005015434U1 (de) * 2005-09-30 2007-02-08 Liebherr-Aerospace Lindenberg Gmbh Steuervorrichtung für ein Luftfahrzeug
FR2903658B1 (fr) 2006-07-12 2008-09-26 Airbus France Sas Systeme de commandes de vol et de commande de direction au sol pour aeronef.
JP5309138B2 (ja) * 2007-08-08 2013-10-09 ムーグ インコーポレーテッド フライバイワイヤ飛行制御システムでの使用に適合した操縦桿及びそれに使用する連結機構
DE102008038808A1 (de) * 2008-08-13 2010-02-25 Zf Friedrichshafen Ag Fußpedalmodul

Also Published As

Publication number Publication date
EP2423105B1 (de) 2019-03-27
CN102381470B (zh) 2016-08-10
BRPI1104033A2 (pt) 2015-03-31
CA2749484A1 (en) 2012-02-27
DE102010035607A1 (de) 2012-03-01
CA2749484C (en) 2018-03-27
CN102381470A (zh) 2012-03-21
EP2423105A3 (de) 2017-06-21
EP2423105A2 (de) 2012-02-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20130105624A1 (en) Landing gear, an aircraft, and a method
US7726611B2 (en) Active rudder pedal mechanism with foreign object strike tolerance and articulating brake
US7690604B2 (en) Rudder pedal assembly including non-parallel slide rails
EP2925603B1 (en) Failure detection mechanism for selector lever
KR101323836B1 (ko) 항공기 내의 수동 비행 제어 시스템용 직렬 액츄에이터에 의한 비상 조종 방법
EP1908685B1 (en) Motor balanced active user interface assembly
US20180002028A1 (en) Near synchronous distributed hydraulic motor driven actuation system
BRPI1104033B1 (pt) controlador de roda para uma aeronave e aeronave
JP5192058B2 (ja) 制御システム
JP2004504208A (ja) 輸送手段上のアクチュエータを制御する方法
US8886370B2 (en) Simplified flight control system including a declutchable friction device
EP4025495B1 (en) Rudder and brake pedal assembly
US20180162550A1 (en) Fixed end electronic detection of secondary load path engagement of aircraft flight control actuator
US20180043993A1 (en) Flight control device for an aircraft
RU2643858C1 (ru) Устройство управления полетом для летательного аппарата
EP1785347A2 (en) Reconfigurable flight control surface actuation system and method
EP2078997A2 (en) Human-machine interface with variable null breakout force
JP5795215B2 (ja) 電動アクチュエータ及び電動アクチュエータシステム
CN108216582B (zh) 一种飞机失速保护控制系统
KR101625148B1 (ko) 듀얼식 헬리콥터 비행 조종 장치
US11273905B2 (en) Electric actuator device
US7229047B1 (en) Aircraft roll disconnect mechanism
US20240166337A1 (en) Control unit resistive and locking system
EP2296849B1 (en) A device for controlling an actuating motion of an actuator and an actuator comprising the device
CN118107779A (zh) 阻挡单元、机电单元和飞行器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/08/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.