BRPI1103405A2 - Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização - Google Patents

Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103405A2
BRPI1103405A2 BRPI1103405-0A BRPI1103405A BRPI1103405A2 BR PI1103405 A2 BRPI1103405 A2 BR PI1103405A2 BR PI1103405 A BRPI1103405 A BR PI1103405A BR PI1103405 A2 BRPI1103405 A2 BR PI1103405A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
treatment
stabilization pond
artificial
typha
compartment
Prior art date
Application number
BRPI1103405-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Rodrigues De Souza
Marcos Vinicius Teles Gomes
Original Assignee
Univ Fed Sergipe
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Fed Sergipe filed Critical Univ Fed Sergipe
Priority to BRPI1103405-0A priority Critical patent/BRPI1103405A2/pt
Publication of BRPI1103405A2 publication Critical patent/BRPI1103405A2/pt

Links

Landscapes

  • Purification Treatments By Anaerobic Or Anaerobic And Aerobic Bacteria Or Animals (AREA)
  • Fertilizers (AREA)

Abstract

Tratamento de efluentes de piscicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização. A presente invenção, que em apenas um elemento possibilita tratamento de efluentes de piscicultura de forma contínua ou batelada, reduzindo principalmente as concentrações de nutrientes nitrogenados e fosforados, através da utilização de tratamento primário em lagoa de estabilização (a) seguido de tratamento secundário com alagados artificiais (b) de vazão subsuperficial, e cultivados com macrófitas aquáticas da espécie typha domingensis. O dito processo é constituído por um difusor do efluente (1), três paredes que servem de obstáculo ao material flutuante (2 e 3) e sedimentável (4), com drenagem de superficie (5, 6, 7 e 8) e de fundo (9, 10, 11 e 12), recolhendo-os em caixas coletoras (13 e 14) para posteriormente serem utilizados como fertilizantes na agricultura. O sobrenadante é recebido em uma calha (15) e passa por um novo difusor (16) que o distribui homogeneamente no segundo compartimento. O volume do segundo compartimento (b) é preenchido ¼ com brita o (17) malha 12 mm, e ¼ com brita 2 (18) malha 30 mm, onde são cultivadas macrófitas aquáticas da espécie typha dom ingensis (19), e o restante do volume preenchido com o sobrenadante do primeiro compartimento (a). Parte do material em suspensão que não ficar retido na lagoa de estabilização (a) entra no alagado artificial (b) particionado por duas placas tipo guilhotina (20 e 21), onde sofre decomposição por bactérias aeróbias e anaeróbias fixas nas raízes das macrófitas e na brita, funcionando como leito fixo, quando parte dos metabólicos será assimilada pelas macrófitas aquáticas. O efluente tratado é então recolhido por um tubo perfurado (22) e direcionado por desnível para a saída (23), podendo ser reaproveitado na própria piscicultura ou lançados nos ambientes aquáticos sem provocar sua eutrofização artificial

Description

“TRATAMENTO DE EFLUENTES DE PISCICULTURA UTILIZANDO
SISTEMA DE ALAGADOS ARTIFICIAIS DE FLUXO SUBSUPERFICIAL
CULTIVADOS COM TYPHA DOMINGENSIS NO PÓS TRATAMENTO DE
LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
Refere-se a presente invenção ao desenvolvimento de um processo de tratamento de efluentes de piscicultura, utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com Typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização com pré decantação, para uso em fluxo de efluente de forma contínua ou batelada.
Atualmente, a demanda mundial por proteína animal tem intensificado a produtividade nas pisciculturas, aumentando a geração de resíduos habitualmente lançados nos corpos hídricos sem um tratamento adequado, que possa utilizar processos biotecnológicos de baixo custo de operação e manutenção. Poucas são as pisciculturas que possuem sistemas para tratamento de seus efluentes, principalmente para remoção de seus constituintes nitrogenados e fosforados, oriundos da excreção de peixes, ração e fertilizantes, capazes de provocar a eutrofização de suas águas, e presentes muitas vezes no material particulado ou em suspensão. Outro inconveniente deve-se ao fato de que o fluxo de efluente das pisciculturas não é constante e a concentração de seus contaminantes varia de acordo com período de despesca e adubação. O tratamento de efluentes de piscicultura mais utilizado atualmente consiste em sistema de lagoas de estabilização.
Com intuito de solucionar tais inconvenientes, desenvolveu-se a presente invenção para tratar efluentes de piscicultura de forma contínua ou batelada, reduzindo principalmente as concentrações de nutrientes nitrogenados e fosforados, através da utilização de tratamento primário em lagoa de estabilização seguido de tratamento secundário com alagados artificiais de vazão subsuperficial, e cultivados com macrófitas aquáticas da espécie Typha domingensis.
Avaliado durante um ano. o sistema operou de forma contínua e batelada. tratando efluentes de um viveiro de policultivo, onde a temperatura média do ar variou entre 12 e 27°C nos meses mais frios (junho e julho) e entre 18 e 30°C nos meses mais quentes. Estudou-se a eficiência do tratamento variando-se o tempo de detenção hidráulica (TDH) de 0 a 5 dias, e a densidade de macrófíta de 0 a 50 brotos/m . As medições dos parâmetros físicos, químicos e biológicos iniciaram após 160 dias do cultivo dos brotos da Typha domingensis, tempo suficiente para que atingisse 136 ± 16 cm de altura. Os parâmetros analisados foram nitrogênio total, fósforo total, material em suspensão, DBO5, coliformes totais e clorofila total. Não houve diferença significativa entre os resultados realizados de forma contínua e batelada, mostrando que ambos podem ser utilizados. Os melhores resultados foram O obtidos com 3 dias de TDH e com 50 brotos/m , onde se teve eficiência na remoção de 63% do nitrogênio total, 55% do fósforo total, 51% do material em suspensão, 82% da DBO5, 94% dos coliformes totais e 68% da clorofila total. A remoção do nitrogênio total foi de 1,733 ± 0,198 mg/dia.broto, do fósforo total foi de 0,207 ± 0,023 mg/dia.broto, e da clorofila total foi de 0,092 ± 0,012 mg/dia.broto. A invenção poderá ser mais bem compreendida através da seguinte 1 descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde: A FIGURA 1 representa uma vista de topo do sistema. A FIGURA 2 representa uma vista longitudinal, em corte, do sistema.
Com referência a estas figuras, o sistema é formado por dois compartimentos, sendo o primeiro (A) uma lagoa de estabilização onde ocorre a decantação de parte do material em suspensão, e o segundo (B) um alagado artificial que funciona como biorreator, onde microorganismos anaeróbios e aeróbios são os principais responsáveis pela degradação da matéria orgânica, com consequente assimilação dos metabólicos pelas macrófitas aquáticas, além da redução de patógenos.
No primeiro compartimento o efluente passa por um tubo perfurado (1) que funciona como difusor, e segue na direção de três paredes, das quais duas (2 e 3) servem para reter o material flutuante e direcionar o fluxo para o fundo, e uma (4) para reter parte do material sedimentável e direcionar o fluxo para cima.
Os materiais flutuantes são retirados pelos drenos superiores (5, 6, 7 e 8) e os sedimentáveis pelos inferiores (9, 10, 11 e 12) para os quais são direcionados devido à inclinação de um ângulo fíxo de 2o com a horizontal. Todo material drenado é recolhido em caixas coletoras (13 e 14) para posteriormente serem utilizados como fertilizantes na agricultura. O sobrenadante é recebido em uma calha (15) e passa por um novo difusor (16) que o distribui homogeneamente no segundo compartimento. O volume do segundo compartimento (B) é preenchido Va com brita 0 (17) malha 12 mm, e Va com brita 2 (18) malha 30 mm, onde são cultivadas macrófitas aquáticas da espécie Typha domingensis (19), e o restante do volume preenchido com o sobrenadante do primeiro compartimento (A). Duas placas tipo guilhotina, sendo uma fíxa (20) e a outra móvel (21), utilizadas no segundo compartimento (B), forçam a passagem do efluente pela brita e também possibilita em caso de manutenção, o direcionamento superficial do sobrenadante.
Parte do material em suspensão que não ficar retido na lagoa de estabilização (A) entra no alagado artificial (B), onde sofre decomposição por bactérias aeróbias e anaeróbias fixas nas raízes das macrófitas e na brita, funcionando como leito fixo, quando parte dos metabólicos será assimilada pelas macrófitas aquáticas. O efluente tratado é então recolhido por um tubo perfurado (22) e direcionado por desnível para a saída (23), podendo ser reaproveitado na própria piscicultura ou lançado em ambientes aquáticos sem provocar sua eutrofização artificial.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1. “TRATAMENTO DE EFLUENTES DE PISCICULTURA UTILIZANDO SISTEMA DE ALAGADOS ARTIFICIAIS DE FLUXO SUB SUPERFICIAL CULTIVADOS COM TYPHA DOMINGENSIS NO PÓS TRATAMENTO DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO” caracterizado por constituir-se de um bioprocesso que possibilita o tratamento preferencialmente de efluentes de piscicultura de forma contínua ou batelada, reduzindo principalmente as concentrações de nutrientes nitrogenados e fosforados, através da utilização de tratamento primário em lagoa de estabilização (A) seguido de tratamento secundário com alagados artificiais (B) de vazão subsuperficial, e cultivados com macrófitas aquáticas da espécie Typha domingensis.
BRPI1103405-0A 2011-07-27 2011-07-27 Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização BRPI1103405A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1103405-0A BRPI1103405A2 (pt) 2011-07-27 2011-07-27 Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1103405-0A BRPI1103405A2 (pt) 2011-07-27 2011-07-27 Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1103405A2 true BRPI1103405A2 (pt) 2015-08-04

Family

ID=53723735

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103405-0A BRPI1103405A2 (pt) 2011-07-27 2011-07-27 Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1103405A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111285472A (zh) * 2020-03-31 2020-06-16 无锡市太湖湖泊治理股份有限公司 一种人工湿地处理系统及其应用
CN111333194A (zh) * 2020-03-09 2020-06-26 广州市环境保护工程设计院有限公司 一种多级稳定塘-人工湿地组合系统

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111333194A (zh) * 2020-03-09 2020-06-26 广州市环境保护工程设计院有限公司 一种多级稳定塘-人工湿地组合系统
CN111285472A (zh) * 2020-03-31 2020-06-16 无锡市太湖湖泊治理股份有限公司 一种人工湿地处理系统及其应用

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Magwaza et al. Hydroponic technology as decentralised system for domestic wastewater treatment and vegetable production in urban agriculture: A review
Zhang et al. Aquaculture wastewater quality improvement by water spinach (Ipomoea aquatica Forsskal) floating bed and ecological benefit assessment in ecological agriculture district
Dan et al. Treatment of high-strength wastewater in tropical constructed wetlands planted with Sesbania sesban: horizontal subsurface flow versus vertical downflow
Kantawanichkul et al. Wastewater treatment by tropical plants in vertical-flow constructed wetlands
Bich et al. Productivity and economic viability of snakehead Channa striata culture using an aquaponics approach
Li et al. Design and performance of a novel rice hydroponic biofilter in a pond-scale aquaponic recirculating system
CN105836969B (zh) 一种养猪场废水处理方法
US11148965B2 (en) Process for the biological purification of nutrient-contaminated wastewater
Craggs et al. Dairy farm wastewater treatment by an advanced pond system
CN104628140A (zh) 一种基于浅水、深水植物与滨岸植被的综合水体净化方法
Bouali et al. Pilot study of constructed wetlands for tertiary wastewater treatment using duckweed and immobilized microalgae
Salam et al. Nutrient recovery from in fish farming wastewater: an aquaponics system for plant and fish integration
Wang et al. Use of Anthropic Acclimated Spirulina platensis (Arthrospira platensis) Bio-adsorption in the Treatment of Swine Farm Wastewater.
Rustum et al. Dairy wastewater treatment option for rural settlments by Vermi-Biofiltration
Tepe et al. Treatment of effluents from fish and shrimp aquaculture in constructed wetlands
BRPI1103405A2 (pt) Tratamento de fluentes de psicultura utilizando sistema de alagados artificiais de fluxo subsuperficial cultivados com typha domingensis no pós tratamento de lagoa de estabilização
Kantawanichkul et al. Domestic wastewater treatment by a constructed wetland system planted with rice
Sipaúba-Tavares et al. Effect of floating macrophyte cover on the water quality in fishpond
Buriyev et al. Cultıvatıon of protococcales on wastewater
CN116098109A (zh) 一种池塘工业化养殖系统
Khater Aquaponics: the integration of fish and vegetable culture in recirculating systems
Platzer et al. The reuse of treated wastewater for agricultural purposes in Nicaragua; Central America
Simbirskikh Environmental safety of livestock facilities
CN109987715B (zh) 一种逐级生物操控型生态净化塘系统
CN219058736U (zh) 一种蛙类养殖废水处理系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.

B08G Application fees: restoration
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements