BRPI1100363A2 - aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral - Google Patents

aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100363A2
BRPI1100363A2 BRPI1100363A BRPI1100363A2 BR PI1100363 A2 BRPI1100363 A2 BR PI1100363A2 BR PI1100363 A BRPI1100363 A BR PI1100363A BR PI1100363 A2 BRPI1100363 A2 BR PI1100363A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connections
terminals
base
rail
grid
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Cruz Santiago Antonio Da Jr
Original Assignee
Cruz Santiago Antonio Da Jr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cruz Santiago Antonio Da Jr filed Critical Cruz Santiago Antonio Da Jr
Priority to BRPI1100363 priority Critical patent/BRPI1100363A2/pt
Publication of BRPI1100363A2 publication Critical patent/BRPI1100363A2/pt

Links

Abstract

APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇçO EM PAVIMENTOS EM GERAL, mais precisamente trata-se de conjunto de unidades modulares (1) para montagem de caixa de drenagem (CE) e instalação da mesma em pavimentos em geral, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros, otimizando a vazão da água residual (esgoto e água servida), além de permitir instalação de forma pratica e rápida; o conjunto de unidades modulares (1) é configurado por elementos complementares entre si, sendo eles, ordinarimente, compostos por calha (2) e grelha (3) que, quando montados no piso, conformam a caixa de drenagem (CE). Este conjunto ordinário é complementado por diversas outras peças auxiliares, cujos perfis prevêem meio de acoplamento para a montagem de conexões (4) e derivações juntas de nível (5), emendas (6)/(7) e terminais de grelha (8) e de calha (9) e (10).

Description

"APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL".
CAMPO TÉCNICO
Trata a presente invenção de aperfeiçoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexões, emendas e terminais para instalação em pavimentos em geral, onde dita caixa de drenagem proporciona a otimização da captação da água residual (esgoto e água servida) de forma prática e integral, podendo ser aplicada em variados tipos de ambientes, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros; o conjunto de caixa e respectivas conexões apresentam versões com dimensionamentos variados que visam atender às diferentes bitolas dos tubos de escoamento de águas residuais.
-FUNDAMENTOS-DA TÉCNICA — — _ : ___ _
---Éamplamente conhecido dos habilitados na área
da construção civil que o projeto e execução.adequados de caimentos e desníveis de pisos diversos são extremamente importantes para o desenvolvimento de pontos específicos de captação de água, de modo a impedir eventuais locais de acúmulo de água.
Contudo, de uma forma geral, muitos projetos não apresentam caimento ou desníveis compatíveis para escoamento da água acumulada, principalmente, em terraços, garagens, planos ao redor de piscinas, banheiros coletivos, quadras esportivas, etc., onde, geralmente, o escoamento é realizado através de pelo menos uma saída, conhecida como ralo que, por sua vez, é diretamente conectado a rede de esgotos ou rede de drenagem. É sabido que se o volume de água for maior que a vazão, certamente ocorrerá o acúmulo de água, podendo gerar inúmeros inconvenientes, tais como, danificação do pavimento, infiltração de água nas paredes próximas ao acúmulo de água, provocando mofo, manchas escuras e mau cheiro, além de rachadura e queda de reboco, etc.
A não vazão correta do volume de água em certos ambientes pode estar baseada em alguns motivos básicos, desde entupimento das redes pelo do acúmulo de sujeiras, detritos, folhas, etc., que impedem a passagem da água, causando o refluxo, até uma quantidade de ralos menor que a necessidade, o que causa redução na velocidade de escoamento em relação à velocidade de produção de água, muito comum em vestiários, quintais, terraços e tantos outros locais.
Para tentar solucionar estes inconvenientes, é bastante comum encontrar em algumas casas e estabelecimentos, — principalmente -em ambientes —externos, caneletas de alvenaria,,
---encimadas_por_greÍhas-^_metal, onde ditas canaletas são construídas
t com quedas direcionadas a um tubo de escoamento interligado à rede de água residual. Porém, este tipo de solução depende de mão de obra exclusiva de pedreiros e, muitas vezes, não pode ser aplicada a determinados locais, pois acumulam sujidades e resíduos, causando mau cheiro, necessitando, assim, de constante limpeza e desinfecção. ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
Já é de conhecimento dos habilitados na área da construção civil, a existência de ralos confeccionados em aço inox de conformação retangular idealizado para ser embutido no piso e com saída passível de ser acoplada a tubo de escoamento. Porém, é sabido, também, que o aço inoxidável tem alto custo de produção, o que inviabiliza a popularização do produto. Uma breve pesquisa ao banco de patentes trouxe ao conhecimento uma série de documentos acerca de conjuntos para drenagem de pisos, sendo um deles de ns. MU 7402167-2 {S. Bertolini), de 07/11/1994 e atualmente em domínio público, que trata de um condutor em alumínio para escoamento de água em pisos, o qual é constituído por um ralo de superfície côncava, contendo furos e um manipulo para basculamento, por ser dito ralo pivotado através de eixo nas paredes do corpo do condutor, as quais contém saliências para remontagem em canaletas laterais existentes no ralo, sendo o corpo de secção "u", dotado de canaletas e um bocal para conexão a tubulação.
Outros dois documentos de titularidade da empresa Supra First Plast Ltda., de nos. MU 7501776-8 e UM 7600400-7 tratam de peças confeccionadas em plástico e aplicadas a sistema modulado de encaixe, com vários perfis, tais como canaleta ou calha constituídas, superiormente, de prolongamentos laterais originando a base-de apoio para grelha, além de outras peçasconstituídas por_união com saída lateral, cabeceira com saída, cabeceira cega e suporte com união para perfis .
Outro documento de n. Pl 0502039- 5 (Tigre S.A.) trata de um sistema modular para drenagem de pisos, conposto por uma pluralidade de peças confeccionadas em PVC, apresentando canaletas ou calhas conexões de união, cabeceiras cegas, cabeceiras com derivação axiai, conexões de união com derivação lateral, curvas de 45 e 90°, e a montagem é feita pela colagem entre as peças. Ao observar os documentos acima relacionados
e outros, tal como, por exemplo, o documento US 4305236 (R.F.Williams), percebe-se que o principal inconveniente dos referidos documentos reside no fato do mesmos apresentarem certa limitação quanto à variação de peças e conexões, limitando, desta feita, a montagem dos mesmos dentro de uma linearidade regular, ou seja, não prevêem peças para os mais diversos problemas locais, tais como para desníveis de terrenos, desvios e tantos outros imprevistos requeridos durante a instalação.
BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO
Pensando em proporcionar melhorias ao mercado consumidor, o requerente desenvolveu aperfeiçoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexões, emendas e terminais para instalação em pavimentos em geral, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros proporcionando a vazão da água de forma pratica e rápida.
Dito conjunto de unidades modulares é configurado por elementos complementares entre si, sendo eles, ordinarimente, compostos por calha e grelha que, quando montados no
piso,—conformam a caixa de drenagem. -Este conjunto ordinário é__
-complementado_por diversas outras pecas auxiliares._cujos perfis
prevêem meio de acoplamento para a _montagem _ de conexões e derivações, juntas de nível, emendas e terminais de grelha e calha. Referidas peças são, preferencialmente,
confeccionadas em alumínio, porém, podem servir de base para o desenvolvimento de peças em termoplástico, tal como PVC ou outro material adequado.
A calha é configurada por perfil alongado e longitudinal de seção em "U" e base inferior plana e ligeiramente inclinada e base superior linear plana, passível de receber a grelha; a calha, portanto, apresenta porções extremas opostas de alturas distintas passíveis de se acoplarem à diversas peças do conjunto de drenagem; a face inferior da base da calha inclui um par de braços estruturais conformados por projeções ortogonais espelhadas entre si e de seção em "L", que atuam como meio de encaixe das demais peça que conformam o conjunto de drenagem inovado.
A grelha é configurada por perfil alongado de piano longitudinal ligeiramente côncavo, de cuja face inferior se desenvolve meios de fixação com base agarre por atrito junto às superfícies internas das paredes laterais da calha.
Cada conexão do conjunto que compõe o sistema de drenagem inovado apresenta, é configurada, de uma forma geral, por uma base inferior de larga espessura, onde é aplicada pelo menos uma projeção tubular, no sentido vertical ou horizontal, sendo que da referida base inferior se desenvolvem as paredes ortogonais laterais que podem apresentar diversidade quanto à conformação, ou seja, podem ser retilíneas, angulares ou perpendiculares entre si de maneira a compor conexões variadas tais como a conexão central, a conexão extrema ou de canto e a conexão angular.^A-base inferior de
_cadaconexãocontempla. nas bordas de montagem com a calha, um par
de reentrâncias na forma de trilho, nas quais são encaixados e fixos os braços estruturais previstos na superfície inferior da calha. Outra inovação do presente sistema de
drenagem consiste na previsão de conexões denominadas juntas de nível, especialmente configuradas por junta de nível central, ou seja, com extremidades de acesso dispostas a 180° ou junta de nível angular, com extremidades de acesso dispostas a 90°. Cada junta de nível recebe o encaixe da calha e, para compensar o vão inferior resultante do desnível é aplicada massa sob a junta e, posteriormente é encaixada a extremidade da calha, nivelando ambas pelo topo da união. Para concluir a montagem da caixa de drenagem em questão são previstas peças na forma de emendas de greihas e de terminais de calhas e greihas.
A emenda constitui peça única com geometria configurada permitir o acopiamento das porções extremas das greihas. Os terminais, por sua vez, são configurados para serem acoplados nas porções extremas do conjunto formado pela grelha e pela calha, já montados.
OBJETIVOS E VANTAGENS
È objetivo, portanto, destes aperfeiçoamentos, apresentar um conjunto de peças para compor uma caixa de drenagem constituída de uma pluralidade de peças especialmente desenvolvida que amplia a possibilidade de composição e torna dita caixa de drenagem apta a ser instalada nos mais diversos ambientes e arquiteturas.
É outro objetivo desta invenção apresentar todas as peças aqui expostas- como exemplo em bitolas—variadas, -
permitindo—ampliar—o—leque—de—opções_para_o usuário, pois é de
conhecimento que casas e demais estabelecimentos apresentam variação quanto à bitola de drenagem de águas residuais.
É outro objetivo desta invenção disponibilizar peças em metal ou plástico que sejam de fácil e prática instalação. DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento: A figura 1 representa uma vista superior e exemplificativa de uma possível montagem da caixa de drenagem segundo todas as unidades modulares que a compõe, ou seja, caixa de escoamento, conexões, juntas de nível, emendas e terminais;
As figuras 2 e 2A revelam vistas laterais de
caixas de escoamento e algumas conexões, sendo que a figura 2A é um detalhe ampliado da figura 2, permitindo melhor visualização da inclinação da base da calha;
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva explodida de um modelo de calha e um modelo de grelha que compoe a caixa de escoamento, sendo que a figura 3a é um detalhe da figura anterior, indicando um corte transversal da calhai-
As figuras 4 e 4A ilustram, respectivamente, uma vista em perspectiva e outra em corte da calha e grelha em posição montadas;
- - As figuras 5, 5A e 5B representam vistas
aos orifícios ou recortes para vazão de água;
As figuras 6A, 6B, 6C, 6D e 6E ilustram vistas em perspectiva do conjunto de conexões que integram o sistema de drenagem nas quais são encaixadas as extremidades da calha;
As figuras 7 e 7A representam vistas em perspectiva das juntas de nível linear ou centrai e angular;
As figuras 8, 8A e 8B revelam vistas em perspectiva da emenda e do terminal aplicados à grelha;
As figuras 9 e 9A mostram vistas em perspectiva de dois modelos de terminal de calha;
A figura 10 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe A indicado na figura 1, ilustrando uma conexão central e respectivas calhas, sendo referida conexão central configurada com bocal de saída de drenagem vertical;
A figura IOA revela outra vista em perspectiva da conexão central com saída de drenagem vertical montada com respectivas calhas;
A figura IOB representa uma vista em perspectiva da conexão central com saída de drenagem vertical;
As figuras IOC e IOD ilustram vistas superior e corte transversal da conexão central com saída de drenagem vertical e respectivas calhas;
A figura 11 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe B indicado na figura 1, ilustrando uma conexão extrema com saída de drenagem vertical e respectiva calha;
A figura IlA representa a conexão extrema com saída de drenagem vertical e respectiva calha através de vista em
perspectiva montada;—--------------— - — - - —
_Afigura_llBmostraumavista^em-petspectivada
conexão extrema com saída de drenagem vertical; ------
As figuras IlC e IlD ilustram vistas superior e corte transversal da conexão extrema com saída de drenagem vertical e respectiva calha de escoamento;
A figura 12 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe C indicado na figura 1, ilustrando uma conexão a 90° com saída de drenagem vertical e respectivas calhas; A figura 12A revela a conexão a 90° com saída de
drenagem vertical e respectivas calhas através de vista em perspectiva montada;
A figura 12B mostra uma vista em perspectiva da conexão a 90° com saída de drenagem vertical; As figuras 12C e 12D ilustram vistas superior e corte transversal da conexão perpendicular com saída de drenagem vertical;
A figura 13 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe D indicado na figura 1, ilustrando uma conexão central com saída de drenagem lateral e respectivas calhas de escoamento;
A figura 13A revela uma vista em perspectiva montada da conexão central com saída de drenagem lateral e respectivas calhas;
A figura 13B mostra uma vista em perspectiva da conexão central com saída de drenagem lateral;
As figuras 13C e 13D ilustram vistas superior da conexão central com saída de drenagem lateral e corte transversal; A figura 14 mostra uma vista em perspectiva —explodida-do-detalheE-indicado na figura 1 ilustrando uma conexão angular, dita de 60°, coro saída de^drenagem_verticaLe respectLvas calhas; _______________________
A figura 14A revela uma vista em perspectiva montada da conexão angular com saída de drenagem vertical e respectivas calhas;
A figura 14B mostra uma vista em perspectiva e em detalhe ampliado da conexão angular com saída de drenagem vertical;
As figuras 14C e 14D ilustram vistas superior da
conexão angular com saída de drenagem vertical e corte transversal;
A figura 15 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe F indicado na figura Ij ilustrando uma junta de nível de canto ou a 90° e respectivas calhas; A figura 15A revela uma vista em perspectiva montada da junta de nível de canto e respectivas calhas;
A figura 15B mostra uma vista em perspectiva e em detalhe ampliado da junta de nível de canto; As figuras 15C e 15D ilustram vistas superior da
junta de nível de canto e corte transversal;
A figura 16 mostra uma vista em perspectiva explodida do detalhe G indicado na figura 1, ilustrando uma junta de nível central, linear ou a 180° e respectivas calhas; A figura 16A mostra uma vista em perspectiva e
em detalhe ampliado da junta de nível central;
As figuras 16B e 16C ilustram vistas superior da junta de nível central e corte transversal; ____________
A figura 17 representa uma vista em perspectiva explodida do detalhe C indicado na figura 1, ilustrando uma emenda - angular e respectivas grelhas;—s— - ~
_A-figural7A-mostrauma-vistaem-perspectiva-da-
emenda angular e respectivas grelhas em posição montada;
A figura 17B revela uma vista em perspectiva da emenda angular em detalhe ampliado;
As figuras 17C e 17D ilustram vistas superior e corte transversal da emenda angular;
A figura 18 representa uma vista em perspectiva explodida do detalhe H indicado na figura 1, ilustrando um terminal e respectiva grelha;
A figura 18A mostra uma vista em perspectiva do terminal e grelha em posição de montagem;
A figura 18B revela uma vista superior do
terminal de grelha; As figuras 18C ilustra uma vista em corte longitudinal do terminal e grelha;
A figura 19 representa uma vista em perspectiva explodida do detalhe H indicado na figura 1, ilustrando uma calha e seu terminal;
A figura 19A mostra uma vista em perspectiva montada do terminal e calha;
A figura 19B revela uma vista em perspectiva e em detalhe ampliado do terminal de grelha; As figuras 19C e 19D ilustram as vistas superior e
corte longitudinal do terminai e calha;
A figura 20 representa uma vista em perspectiva explodida de uma variação construtiva do terminal de calha; e_
A figura 2OA mostra uma vista em perspectiva montada do terminal de calha.
-—DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO *------. ---
__Com_referências—aos—desenhos,—a—presente
invenção se refere a "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", mais precisamente trata-se de conjunto de unidades modulares (1) para montagem de caixa de escoamento (CE) e instalação em pavimentos em geral, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros, otimizando a vazão da água residual (esgoto e água servida). O conjunto de unidades modulares (1) (figura 1) é do tipo configurado por calha (2) e grelha (3) que, quando montados conformam a caixa de escoamento (CE) (ver figura 2 e 2A), cujos perfis prevêem meio de acoplamento e montagem (MA) de uma pluralidade de conexões (4), emendas e terminais, além de bocais de saída (TE) para interligação com a tubulação de águas residuais.
Segundo a presente invenção, a calha (2) (ver figuras 3, 3A, 4 e 4A) é configurada por perfil alongado e longitudinal (2a) de seção em "U" de base inferior (2b) plana e ligeiramente inclinada, ladeada por paredes laterais (2c) configurando porções extremas opostas (2D) e (2E) de alturas distintas, ou seja, a porção extrema (2D) apresenta altura (x), enquanto que a porção extrema (2E) apresenta altura (y) de maneira a conformar o desnível (DN) (figura 2) da caixa de escoamento (CE).
Da superfície externa da face inferior (2f) da base plana (2b) se desenvolve um par de braços estruturais (BE) na forma de projeções ortogonais (2g) com ramificação (2g') e (2g") com extremidade dobrada (2g"'), dispostas de forma espelhadas entre si e de seção em "L", delimitando um vão central (VC). As superfícies externas
-das paredes laterais (2c) podem prever ranhuras longitudinais (2h). ----
__Agrelha(3),porsua-vez(verfiguras3,-4e4A),é-
configurada por perfil alongado (3a), ligeiramente côncavo, sendo que a partir da face inferior da referida base (3a), próximo das bordas longitudinais, se desenvolve um par de projeções ortogonais (3b), de seção preferencial em "F" invertido e espelhado, que configuram meios de fixação junto às superfícies internas das paredes (2c) da calha (2), projeções ortogonais (3b) que contemplam ramificação pontiaguda (3c) para atrito e agarre junto às superfícies internas das paredes laterais (2c) da calha (2) e prevêem setor em "C" que configuram trilhos (TH) para montagem do terminal de grelha, descrito mais adiante.
A base (3a) da grelha (3) prevê recortes (3d) para a passagem do fluxo da água residual até a tubulação de esgoto (TE). Ditos recortes (3d) podem apresentar variados formatos (ver figuras 5, 5Α e 5Β), tal como, como exemplo: (i) múltiplos losangos (3f) dispostos de forma ordenada e intercalada; <ii> múltiplos orifícios (3g) agrupados de forma circular ao redor de um orifício central de maior diâmetro (3g'), sendo que entre cada agrupamento (3g/3g') é aplicado um ou dois recortes alongados (3h); (iii) múltiplos orifícios (3i) e (3j), de diâmetro menor e maior, rspectivamente, arranjados intercalados através de uma fileira longitudinal, com cruzamento de múltiplas fileiras transversais também formadas por orifícios (31) e (3j) e outras fileiras transversais formadas por dois pares de recortes oblongos (31), cada qual disposto de forma angular.
Dita caixa de escoamento (CE) é dimensionada de modo que cada extremidade possa receber um tipo de conexão (4) que atenda ao projeto de instalação (ver figura 6 bs e ndo_e I a s:c o η ex ã o central (4A) com bocal de saída vertical (TE); conexão extrema (4B) com bocal de saída vertical (TE); conexão angular 90° (4C) com bocal de saída — vertical (TE); conexão-angular 120° (4D) com bocal de Saida verticaI (TE) e
conexão central (4E) combocaldesaídahorizontal/l a te caI (TEL)-
Todas as conexões (4A, 4B, 4C, 4D e 4E) são configuradas por uma estrutura básica composta por base estrutural (4a), de larga espessura, e paredes (4e), sendo que as bordas livres da base (4a) prevê dois pares de reentrâncias (4b) comunicantes com rasgos retilíneos ou em "V" (4c) praticados na superfície superior da base (4a); ditas reentrâncias (4b) e rasgos (4c) apresentam dimensão e seção passível de permitir o encaixe dos braços estruturais (2g) da calha (2). A limitação da penetração de cada calha (2) em
uma conexão (4) é realizada pelo espessamento (4d) da superfície interna das paredes (4e) de maneira a configurar batentes (4f) para as extremidades das calhas (2). As conexões (5), doravante denominadas junta de nível central (SA)i com extremidades de acesso dispostas a 180° e junta de nível angular (5EJ), com extremidades de acesso dispostas a 90°, apresentam, cada uma delas, bocais de acesso (5a) com rampas ascendentes (5b) e degraus (5c) para apoio das extremidades das calhas (2), sendo que a escolha de apoio da calha em um determinado degrau (5c) se dá em função da necessidade de regulagem de altura em relação ao solo. As juntas de nível (5A) e (5b) também apresentam espessamento da superfície interna das paredes laterais (5f) de maneira a configurar batentes (5d) para as extremidades das calhas (2).
Após cada junta de nível (5A) e/ou (5b) receber o encaixe da calha (2) no nível desejado, o vão inferior^ resultante do desnível (DN) em relação ao solo recebe a aplicação de massa sob a junta; após a extremidade da calha ser encaixada na junta de nível, ambas são niveladas pelo topo a fim de serem cobertas pela grelha (3)"
_____Para_concluir—a—montagem—da—caixa—de
escoamento são previstas emendas de grelhas linear (6) e angular (7), terminais de grelha (8) e pelo menos duas versões de terminais de calhas (9) e (10) (figuras 8, 8A e 9, 9A).
As emendas de grelhas linear (6) e angular (7) são configuradas, cada uma delas, em peça única, composta por base superior (6a)/(7a) ligeiramente côncava, cujo raio de curvatura apresenta-se idêntico à curvatura da base (3a) da grelha (3). A partir da face inferior da referida base arqueada (6a)/(7a) se desenvolve uma parede central e ortogonal (6b)/(7b), de seção em "T" invertido, de cujas faces laterais se desenvolve, de forma simetricamente espelhada, paredes ortogonais (6c)/(7c) com projeções laterais (6d)/(7d) nas quais se encaixam nos referidos trilhos (TH) das previstos na grelha (3) (ver figuras 17 a 17D).
Já o terminal de grelha (8) (figura 8A) é configurado por base superior (8a) ligeiramente arqueada, sendo que próximo de uma das bordas da dita base se desenvolve uma parede ortogonai (8b) de seção em "L" de cuja superfície alojada abaixo da base (8a) se desenvolve parede ortogonai (8c) com projeções laterais (8d) nas quais são encaixados os referidos trilhos (TH) das previstos na grelha (3) (ver figuras 18 a 18C). Os terminais de calha (9) e (10) (figuras 9 e 9A)
apresentam como diferencial entre si, apenas a altura (xl) e (yl) face as extremidades da calha (2) apresentarem duas alturas distintas, quais sejam (x) e (y). No mais, cada terminal de calhaJ9) e (10) é conformado por uma placa (11) que prevê que das bordas laterais e inferior de uma de suas faces seja projetada curta canaleta (12) que configura berço para — acoplamento-da borda-extrema da calha (2) (figuras 19 a 20). A~borda
_inferiorda-placa(ll)recebe-duplorecorteGonfigurandoespaçoparao
encaixe da ramificação (2g') da calha (2).
Os aperfeiçoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem (CE) com respectivas conexões, emendas e terminais para instalação em pavimentos em geral, proporciona a otimização da captação da água residual de forma prática e integral, podendo ser aplicada em variados tipos de ambientes, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros; o conjunto de caixa e respectivas conexões apresentam versões com dimensionamentos variados que visam adequar os bocais de saída (TE) de maneira a atender às diferentes bitolas dos tubos de escoamento de água que integram a rede de água residual (esgoto e água servida). É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada teve a finalidade de não limitação.

Claims (8)

1. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", mais precisamente trata-se de conjunto de unidades moduiares (1) para montagem de caixa de drenagem (CE) e instalação da mesma em pavimentos em geral, tais como, banheiros, terraços, garagem, entre outros, otimizando a vazão da água residual (esgoto e água servida); o conjunto de unidades moduiares (1) é do tipo configurado por calha (2) e grelha (3) que, quando montados conformam a caixa de escoamento (CE), cujos perfis prevêem meio de acoplamento e montagem (MA) de uma pluralidade de conexões (4), emendas e terminais, além de bocais de saída (TE) para interligação com a tubulação de águas residuais; caracterizado pela calha (2) ser configurada por perfil alongado e longitudinal (2a) de seção em "U" de base inferior (2b) plana — eligeiramente-inclinada, ladeada-por paredesHaterais (2c) configurando^ _porções extremas_QP-Qstas_(2D-)-e-(2E)_de-alturas-distintasT-ou—seja—a- porção extrema (2D) apresenta altura (x), enquanto que a porção extrema (2E) apresenta altura (y) de maneira a conformar o desnível (DN) da caixa de drenagem (CE); da superfície externa da face inferior (2f) da base plana (2b) se desenvolve um par de braços estruturais (BE) na forma de projeções ortogonais (2g) com ramificação (2g') e (2g") com extremidade dobrada (2g"'), dispostas de forma espelhadas entre si e de seção em "L", delimitando um vão central (VC); as superfícies externas das paredes laterais (2c) podem prever ranhuras longitudinais (2h); a grelha (3), por sua vez, é configurada por perfil alongado (3a), ligeiramente côncavo, sendo que a partir da face inferior da referida base3, próximo das bordas longitudinais, se desenvolve - um par de projeções ortogonais (3b), de seção preferencial em "F" invertido e espelhado, que configuram meios de fixação junto às superfícies internas das paredes (2c) da calha (2), projeções ortogonais (3b) que contemplam ramificação pontiaguda (3c) para atrito e agarre junto às superfícies internas das paredes laterais (2c) da calha (2) e prevêem setor em "C" que configuram trilhos (TH) para montagem das emendas (6)/(7) ou do terminal de grelha (8); dita calha de drenagem (2) é dimensionada de modo que cada extremidade possa receber um tipo de conexão (4) que atenda ao projeto de instalação, sendo elas: conexão central (4A) com bocal de saída vertical (TE); conexão extrema (4B) com bocal de saída vertical (TE); conexão angular 90° (4C) com bocal de saída vertical (TE); conexão angular 120° (4D) com bocal de saída vertical (TE); conexão central (4E) com bocal de saída horizontal/lateral (TEL); junta de nível central (5A), com extremidades de acesso dispostas a 3.80° e^ junta^ de nível angular (58), com extremidades de acesso dispostas a 90°; todas as conexões (4A, 4B, 4C, 4D e 4E) são configuradas por uma estrutura básica -composta por base estrutural (4a); de-largaespessura,e paredes (4e), sendo que as bordas livres da_base_(i4a) prevê dois pares^de reentráncias (4b) comunicantes com rasgos retilíneos ou em "V" (4c) praticados na superfície superior da base (4a); ditas reentrâncias (4b) e rasgos (4c) apresentam dimensão e seção passível de permitir o encaixe dos braços estruturais (2g) da calha (2); a limitação da penetração de cada calha (2) em uma conexão (4) é realizada pelo espessamento (4d) da superfície interna das paredes (4e) de maneira a configurar batentes (4f) para as extremidades das calhas (2).
2. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato das conexões (5), quais sejam, junta de nível central (5A), com extremidades de acesso dispostas a 180° e junta de nível angular (5B), com extremidades de acesso dispostas a 90°, apresentarem, cada uma delas, bocais de acesso (5a) com rampas ascendentes (5b) e degraus (5c) para apoio das extremidades das calhas (2); as juntas de nível (5A) e (5b) apresentam espessamento da superfície interna das paredes laterais (5f) de maneira a configurar batentes (5d) para as extremidades das calhas (2).
3. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas emendas de grelhas linear (6) e angular (7) serem configuradas, cada uma delas, em peça única, composta por base superior (6a)/(7a) ligeiramente côncava, cujo raio de curvatura apresenta-se idêntico à curvatura da base (3a) da grelha (3). A partir da face-inferior-da referida base arqueada (6a)/(7a)=se~desenvolve uma— __paredecentrale_ortogonal46 - faces laterais se desenvolve, de forma simetricamente espelhada, paredes ortogonais (6c)/(7c) com projeções laterais (6d)/(7d) nas quais se encaixam nos referidos trilhos (TH) das previstos na grelha (3).
4.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERALw, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo terminal de grelha (8) ser configurado por base superior (8a) ligeiramente arqueada, sendo que próximo de uma das bordas da dita base se desenvolve uma parede ortogonal (8b) de seção em "L" de cuja superfície alojada abaixo da base (8a) se desenvolve parede ortogona! (8c) com projeções laterais (8d) nas quais são encaixados os referidos trilhos (TH) das previstos na grelha (3).
5. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos terminais de calha (9) e (10) apresentarem altura (xl) e (yl) compatível com as duas alturas distintas (x) e (y) da calha (2); cada terminal de calha (9) e (10) é conformado por uma placa (11) que prevê que das bordas laterais e inferior de uma de suas faces seja projetada curta canaleta (12) que configura berço para acoplamento da borda extrema da calha (2); a borda inferior da placa (11) recebe duplo recorte configurando espaço para o encaixe da ramificação (2gj) da^ajhaJ2)^ __
6. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM _ RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERALi^ de,acordo,com a-reivindicação l, a base (3a) da grelha (3) prevê recortes (3d) para a passagem do fluxo da água residual até a tubulação de esgoto (TE) onde, numa opção preferencial, os recortes estão caracterizados por se apresentarem na forma de múltiplos losangos (3f) dispostos de forma ordenada e intercalada.
7. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, a base (3a) da grelha (3) prevê recortes (3d) para a passagem do fluxo da água residual até a tubulação de esgoto (TE) onde, numa opção preferencial, os recortes estão caracterizados por se apresentarem múltiplos orifícios (3g) agrupados de forma circular ao redor de um orifício central de maior diâmetro (3g'), sendo que entre cada agrupamento (3g/3g') é aplicado um ou dois recortes alongados (3h).
8. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM CONJUNTO DE UNIDADES MODULARES PARA MONTAGEM DE CAIXA DE DRENAGEM COM RESPECTIVAS CONEXÕES, EMENDAS E TERMINAIS PARA INSTALAÇÃO EM PAVIMENTOS EM GERAL", de acordo com a reivindicação 1, a base (3a) da grelha (3) prevê recortes (3d) para a passagem do fluxo da água residual até a tubulação de esgoto (TE) onde, numa opção preferencial, os recortes estão caracterizados por se apresentarem múltiplos orifícios (3i) e (3j), de diâmetro menor e maior, respectivamente, arranjados intercalados através de uma fileira longitudinal, com cruzamento de múltiplas fileiras transversais também formadas por orifícios (31) e (3j) e outras fileiras transversais fo madas por dois pares de recortes oblongos (31), cada qual disposto de forma angular.
BRPI1100363 2011-02-08 2011-02-08 aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral BRPI1100363A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100363 BRPI1100363A2 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100363 BRPI1100363A2 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100363A2 true BRPI1100363A2 (pt) 2012-12-25

Family

ID=47427537

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100363 BRPI1100363A2 (pt) 2011-02-08 2011-02-08 aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100363A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8239974B2 (en) Elongated shower drain
US8850633B2 (en) Elongated shower drain and shower door assembly
US7331357B2 (en) Leak diverter
US9371938B2 (en) Modular construction conduit unit
US20180320358A1 (en) Trench drain channel
RU2569064C1 (ru) Сточный желоб для душа, расположенный на одинаковом уровне с полом
EP3601675B1 (en) Slot drain for concrete slabs and method of forming concrete paving
US20050025572A1 (en) Modular trench drain
US9027298B1 (en) Modular system and method for constructing structures
BRPI1100363A2 (pt) aperfeiÇoamentos introduzidos em conjunto de unidades modulares para montagem de caixa de drenagem com respectivas conexÕes, emendas e terminais para instalaÇço em pavimentos em geral
GB2463331A (en) Wet area floor former system
US20120255628A1 (en) Check valve access chamber
KR102322133B1 (ko) 건축용 페데스탈
AU2012201525B2 (en) Shower base
ES2760516T3 (es) Dispositivo de recogida de agua de escorrentía
AU2012261627B2 (en) Trench Drainage System
JP2016216910A (ja) 建築物構造
JP5013294B2 (ja) 排水溝構造
RU2200786C1 (ru) Элемент поверхностного дождеотводного канала
JP3984423B2 (ja) 花壇外周縁部区画用エッジ材及びその連結部材
KR102386350B1 (ko) 세로형 수로관
US9756987B2 (en) Under mud shower pan with seat
CN220565522U (zh) 一种卫生间降板装配结构
JP2000199249A (ja) 排水管及びその接続具
JP6921371B2 (ja) 勾配付き排水溝

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100363-4 PARA PP1100363-4.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)