BRPI1014664B1 - Sistema e método de treinamento de diafonia - Google Patents

Sistema e método de treinamento de diafonia Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014664B1
BRPI1014664B1 BRPI1014664-4A BRPI1014664A BRPI1014664B1 BR PI1014664 B1 BRPI1014664 B1 BR PI1014664B1 BR PI1014664 A BRPI1014664 A BR PI1014664A BR PI1014664 B1 BRPI1014664 B1 BR PI1014664B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
crosstalk
signal
noise
error
downstream
Prior art date
Application number
BRPI1014664-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean Cendrillon Raphael
Liming FANG
Guozhu Long
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Publication of BRPI1014664A2 publication Critical patent/BRPI1014664A2/pt
Publication of BRPI1014664B1 publication Critical patent/BRPI1014664B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B3/00Line transmission systems
    • H04B3/02Details
    • H04B3/32Reducing cross-talk, e.g. by compensating
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B3/00Line transmission systems
    • H04B3/02Details
    • H04B3/46Monitoring; Testing
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B3/00Line transmission systems
    • H04B3/02Details
    • H04B3/46Monitoring; Testing
    • H04B3/487Testing crosstalk effects
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L1/00Arrangements for detecting or preventing errors in the information received
    • H04L1/0001Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff
    • H04L1/0023Systems modifying transmission characteristics according to link quality, e.g. power backoff characterised by the signalling
    • H04L1/0026Transmission of channel quality indication

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Cable Transmission Systems, Equalization Of Radio And Reduction Of Echo (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)

Abstract

método para tratamento de precodificador de interferência robusto em canais com ruído de impulso. um aparelho composto por um primeiro transceptor em um escritório central (co) acoplado a um segundo transceptor em um equipamento de premissa de usuário (cpe), através de uma linha de assinante digital )dsl), um precodificador de interferência acoplado ao primeiro transceptor no co, e uma entidade de controle de vetorização (vce) acoplada ao transceptor através de um canal de feedback e ao precodificador de interferência, no qual o segundo transceptor inclui um monitor de ruído configurado para detectar ruído de não interferência em um sinal a jusante do co para cpe, e qual o primeiro transceptor é configurado para receber um sinal de feedback particular predefinido do segundo transceptor que indica no ruído de não interferência é detectado no sinal a jusante em vez de um valor de erro medido.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se relaciona a tecnologias de l inha de assinante Digital (DSL), e mais particularmente a um método e um sistema para treinamento de diafonia.
ANTECEDENTES
[002] Tecnologias DSL podem oferecer banda larga para comunicações digitais através de linhas de assinantes existentes. Ao transmitir dados sobre as linhas de assinantes, a interferência de diafonia pode ocorrer entre os sinais transmitidos através de linhas adjacentes de par trançado de telefone, por exemplo, em uma mesma linha ou conjunto de linhas próximas. Diafonia introduz ruído em sistemas DSL e reduz as taxas de dados que podem ser alcançadas nos sistemas DSL. Assim, diafonia pode limitar significativamente o desempenho de tecnologias DSL que utilizam bandas de frequência mais altas, tais como DSL 2 de taxa de bits muito alta (VDSL2), Diafonia pode ser cancelada ou reduzida por tratamento conjunto ou precodificação de sinais a jusante em linhas de assinante múltiplas que podem ser agrupadas, por exemplo, em um ligante, na extremidade de rede. Precodificação de diafonia é uma técnica em que os sinais de um conjunto de sinais no escritório central de rede (CO) são predistorcidos antes da transmissão através do ligante. Um filtro de predistorção ou “matriz de precodificação” é usado para predistorcer os sinais, e assim cancelar diafonia que ocorre entre as linhas do ligante. Os sinais podem em seguida, chegar aos receptores nas instalações dos clientes diferentes substancialmente livres de diafonia, conseguindo assim taxas significativamente maiores de dados.
[003] O precodificador de diafonia pode ser utilizado em um modem, por exemplo, no CO, para eliminar ou reduzir a diafonia nas linhas de assinante. O precodificador de diafonia usa coeficientes de precodificação, por exemplo, em uma matriz de precodificação, para modificar os sinais nas linhas e transmite os sinais predistorcidos a jusante do CO para uma pluralidade de equipamentos de premissa de clientes (CPEs). As distorções preintroduzidas nos sinais substancialmente cancelam a diafonia nos sinais que são recebidos pelos CPEs. Precodificador de diafonia é treinado ou inicializado através de sinais de feedback dos CPEs, que indicam os erros nos sinais recebidos nos CPEs. Para treinar o precodificador de diafonia, uma unidade de escritório transceptora VDSL (VTU-O) no CO envia uma sequência de símbolos pilotos a jusante a uma unidade remota transceptora VDSL (VTU-R) em um CPE, que retorna sinais de feedback de erro correspondentes a uma Entidade de Controle de Vetorização (VCE) acoplada à VTU-O e ao precodificador de diafonia. Os sinais de feedback de erro dos CPEs são, então, usados para atualizar os coeficientes da matriz de precodificação e, assim, ajustar os sinais predistorcidos até atingir a convergência.
RESUMO
[004] Em uma modalidade, a divulgação inclui um sistema de treinamento de diafonia compreendendo um primeiro transceptor em um CO acoplado a um segundo transceptor em um CPE via DSL, um precodificador de diafonia acoplado ao primeiro transceptor no CO, e uma VCE acoplada ao transceptor através do canal de feedback e ao precodificador de diafonia, no qual o segundo transceptor compreende um monitor de ruído configurado para detectar ruído de não diafonia em um sinal a jusante do CO para o CPE, e no qual o primeiro transceptor é configurado para receber um sinal de feedback especial predefinido a partir do segundo transceptor que indica se ruído de não diafonia é detectado no sinal a jusante em vez de um valor de erro medido.
[005] Em outra modalidade, a divulgação inclui um método de treinamento de diafonia compreendendo o recebimento de um sinal DSL a jusante de um CO, detectar se o sinal DSL a jusante é corrompido pelo ruído de não diafonia, enviar um sinal de erro de feedback para o CO, que indica um erro medido devido à diafonia do ruído no sinal DSL a jusante, se o sinal DSL a jusante não é substancialmente corrompido pelo ruído de não diafonia, e enviar um sinal de feedback especial para o CO que indica que ruído de não diafonia foi detectado em vez do erro medido no sinal DSL a jusante, se o sinal DSL a jusante é substancialmente corrompido pelo ruído de não diafonia.
[006] Em ainda outra modalidade, a divulgação inclui um método de treinamento de diafonia que compreende a obtenção de uma amostra de erro para um tom em um símbolo recebido de um CO, detectar que o tom está corrompido se a amostra de erro está corrompida devido a ruído de impulso ou clipagem ou é de outra maneira não confiável, e enviar um vetor de erro que compreende um valor predefinido especial para a amostra de erro para uma VCE acoplada a um precodificador de diafonia para indicar à VCE que a amostra de erro e o tom estão corrompidos, onde o valor especial para a amostra de erro compreende um componente real e um componente imaginário que compreendem cada um a mesma quantidade de bits LW, e no qual todos os bits no componente real e no componente imaginário é igual a um.
[007] Essas e outras características serão mais claramente entendidas a partir da seguinte descrição detalhada tomada em conjunto com os desenhos que acompanham e reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[008] Para uma compreensão mais completa desta divulgação, referência é agora feita à seguinte breve descrição, tomada em conexão com os desenhos que acompanham e uma descrição detalhada, onde, mesmos números de referência representam as mesmas partes.
[009] A Figura 1 é um diagrama esquemático de uma modalidade de um sistema.
[0010] A Figura 2 é um diagrama esquemático de uma modalidade de um sistema de treinamento de diafonia.
[0011] A Figura 3 é um fluxograma de uma modalidade de um método de treinamento de diafonia.
[0012] A Figura 4 é um fluxograma de uma outra modalidade de um método de treinamento de diafonia.
[0013] Figura 5 é um diagrama esquemático de uma modalidade de um sistema de computador de uso geral.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0014] Deve ser entendido desde o início que, embora uma implementação ilustrativa de uma ou mais modalidades seja apresentada a seguir, os sistemas e/ou métodos divulgados podem ser implementados usando qualquer número de técnicas, quer atualmente conhecidas ou nas existentes no futuro. A divulgação não deverá, em modo algum, ser limitada às implementações ilustrativas, desenhos e técnicas ilustradas abaixo, incluindo os projetos e implementações de exemplares ilustrados e descritos neste documento.
[0015] Em alguns casos, uma pluralidade de CPEs em um sistema DSL pode receber uma sequência de símbolos a partir do CO que é corrompida por rajadas de ruído relativamente grandes, por exemplo, devido ao ruído de impulso. O ruído de impulso pode ser caracterizado por vários picos ou rajadas de níveis relativamente elevados e intervalos de tempo curtos. Devido ao ruído de impulso, os CPEs podem não medir com precisão os erros nos tons que refletem a quantidade adequada de ruído de diafonia e, portanto, enviar sinais de feedback de erro inadequados e enganosos para o CO. Os sinais de feedback de erro podem ser recebidos por um VCS no CO, o que pode fornecer coeficientes de precodificação inadequados com base nos sinais de feedback de erro inadequados. Os coeficientes de precodificação inadequados podem ser usados por um precodificador de diafonia no CO para adicionar predistorções incorretas aos símbolos subsequentes do CO para os CPEs O CPEs também pode receber os símbolos que compõem os níveis de sinal substancialmente grande que exceder a faixa dinâmica dos receptores do sistema, por exemplo, devido ao tempo variando de interferência de rádio frequência (RFI) ou diafonia fora do domínio devido ao alcance limitado dinâmica do receptores, os níveis de sinal substancialmente grande podem ser clipados. Neste caso, o CPEs também podem falhar para medir com precisão os erros nos tons dos símbolos que refletem a quantidade adequada de ruído de diafonia e pode enviar sinais de feedback de erro incorretos ao CO poderão fazer com que o precodificador de diafonia para adicionar predistorção incorreta em símbolos subsequentes do CO para os CPEs. As predistorções incorretas nos sinais transmitidos a partir de CO podem não compensar adequadamente para o ruído de diafonia e, consequentemente, pode perturbar o processo de treinamento/acompanhamento de diafonia, atrasar o tempo de treinamento, degradar o desempenho do sistema em termos de taxas de dados realizáveis, ou suas combinações.
[0016] É descrito aqui um sistema e método para fornecer sinais de feedback de erro melhorados dos CPEs para evitar a adição incorreta de predistorção em símbolos subsequentes pelo precodificador de diafonia, por exemplo, devido ao ruído de impulso, RFI, diafonia fora do domínio, e/ou outras fontes de ruído de não diafonia. Assim, uma VTU-R no CPE pode compreender um monitor de ruído de impulso que monitora os sinais recebidos a jusante do CO para ruído de impulso e/ou outros ruídos de não diafonia. Se o monitor de ruído de impulso detecta ruído de impulso e/ou outros ruídos de não diafonia nos símbolos recebidos pela VTU-R, a VTU-R pode enviar um sinal de erro especial ou reservado à VCE para impedir o precodificador de diafonia de atualizar seus coeficientes usando sinais de erro incorretos e, portanto, evitar a ruptura do processo de treinamento/acompanhamento de diafonia. Posteriormente, se o monitor de ruído de impulso não detectar mais ruído de impulso e/ou ruído de não diafonia nos símbolos recebidos, a VTU-R pode retomar o envio de sinais de feedback de erro que refletem boa quantidade de ruído de diafonia à VCE e o treinamento/acompanhamento de precodificador de diafonia pode ser retomado.
[0017] A Figura 1 ilustra uma modalidade de um sistema DSL 100. O sistema DSL 100 pode ser um sistema VDSL ou VDSL2, um sistema DSL assimétrico (ADSL) ou ADSL2, ou qualquer outro sistema DSL. O sistema DSL 100 pode compreender um Multiplexador de Acesso de Linha de Assinante Digital (DSLAM) 102 no lado CO e uma pluralidade de CPEs 104, que podem ser acoplados ao DSLAM 102 através de uma pluralidade de linhas de assinante 106. Algumas das linhas de assinante 106 podem ser agrupadas em um ligante 107. A DSLAM 102 pode compreender um precodificador de diafonia 108, que pode ser acoplado a uma pluralidade de linhas de assinante 106. Além disso, o sistema DSL 200 pode compreender uma VCE 109 que pode ser acoplada ao precodificador de diafonia 108 e CPEs 104 através de uma pluralidade de canais de feedback 113. Os canais de feedback 113 entre os CPEs 104 e a VCE 109 (mostrados em linhas pontilhadas), podem corresponder aos caminhos de dados lógicos a montante dos CPEs 104 para o DSLAM 102 e não podem ser fisicamente separados das linhas de assinante 106 (mostrada em linhas sólidas). Os CPEs 104 podem transmitir os sinais de feedback de erro nos canais de feedback 113 através das linhas de assinante 106 a uma pluralidade de receptores de correspondentes no DSLAM 102, o que pode em seguida, extrair os sinais de feedback de erro do fluxo de dados a montante e enviar os sinais de feedback de erro para VCE 109. Além disso, o sistema DSLAM 102 pode opcionalmente compreender um sistema de gerenciamento de rede (NMS) 110 e uma rede telefônica pública comutada (PSTN) 112. Em outras modalidades, o sistema DSLAM 102 pode ser modificado para incluir divisores, filtros, entidades de gestão, e outros diversos hardwares, software e funcionalidades. O NMS 110 pode ser uma infraestrutura de gerenciamento de rede que processa os dados trocados com o DSLAM 102 e pode ser acoplado a uma ou mais redes de banda larga, como a Internet. O PSTN 112 pode ser uma rede que gera, processa, e recebe a voz ou outros sinais de banda de voz.
[0018] O DSLAM 102 pode ser localizado no lado CO do sistema DSL 100 e pode compreender comutadores e/ou divisores, o que pode acoplar o NMS 110, o PSTN 112, e as linhas de assinante 106. Por exemplo, o divisor pode ser um acoplador 2:1 que encaminha os sinais de dados recebidos a partir da linha de assinante 106 para o NMS 110 e o PSTN 112, e encaminha os sinais de dados recebidos do NMS 110 e do PSTN 112 para as linhas de assinante 106. Além disso, o divisor pode opcionalmente compreender um ou mais filtros para ajudar direcionar sinais de dados entre o NMS 110, o PSTN 112, e as linhas de assinante 106. Além disso, o DSLAM 102 pode compreender pelo menos um transmissor/receptor DSL (transceptor), por exemplo uma VTU-O, que pode trocar sinais entre o NMS 110, o PSTN 112, e as linhas de assinante 106. Os sinais podem ser recebidos e transmitidos usando o transceptor DSL, como um modem.
[0019] O transceptor DSL ou VTU-O do DSLAM 102 pode compreender um gerador de palavra-código de correção antecipada de erros (FEC) que gera dados FEC. O transceptor DSL pode compreender também um intercalador que intercala os dados transmitidos através de uma pluralidade de tons em um grupo de símbolos, por exemplo, o transceptor DSL pode usar um código de linha multi tons discretos (DMT) que aloca uma pluralidade de bits para cada sub-portadora ou tom em cada símbolo. O DMT pode ser ajustado às condições do canal diversas que podem ocorrer em cada extremidade de uma linha de assinante. Em uma modalidade, o transceptor DSL do DSLAM 102 pode ser configurado para transmitir dados a taxas semelhantes ou diferentes para cada linha de assinante 106.
[0020] Os CPEs 104 podem ser localizados nas instalações do cliente, onde pelo menos alguns dos CPEs 104 podem ser acoplados a um telefone 114 e/ou um computador 116. O telefone 114 pode ser hardware, software, firmware, ou suas combinações, que gera, processa, e recebe a voz ou outros sinais de banda de voz. O CPE 104 pode compreender um comutador e/ou um divisor, que pode acoplar linhas de assinante 106 e o telefone 114 e o computador 116. O CPE 104 pode também compreender um transceptor DSL, por exemplo uma VTU-R, para troca de dados entre o CPE 104 e DSLAM 102 através da linha de assinante 106, por exemplo, o divisor pode ser um acoplador 2:1 que encaminha os sinais de dados recebidos a partir da linha de assinante 106 para o telefone 114 e o Transceptor DSL, e encaminha os sinais de voz recebidos do telefone 114 e sinais de dados do transceptor DSL à linha de assinante 106. O divisor pode opcionalmente compreender um ou mais filtros para direcionar os sinais de e para o telefone 114 e o transceptor DSL.
[0021] O transceptor DSL ou VTU-R do CPE 104, por exemplo um modem, pode transmitir e receber sinais através das linhas de assinante 106. Por exemplo, o transceptor DSL pode processar os sinais recebidos para obter os dados transmitidos a partir do DSLAM 102, e passar os sinais recebidos para o telefone 114, o computador 116, ou ambos. Os CPEs 104 podem ser acoplados ao DSLAM 102 diretamente através das linhas de assinante. Por exemplo qualquer um dos CPEs 104 pode ser acoplado a uma linha de assinante 106 a partir do DSLAM 102. Os CPEs 104 poderão acessar o NMS 110, o PSTN 112, e/ou outras redes acopladas através das linhas de assinante 106 implantadas pelo DSLAM 102.
[0022] As linhas de assinante 106 podem ser caminhos de telecomunicações entre o DSLAM 102 e o CPE 104, e podem compreender um ou mais pares trançados de cabo de cobre interferência de diafonia pode ocorrer entre uma pluralidade de linhas de assinante 106 que são implantadas pelo DSLAM 102, por exemplo, no ligante 107. A interferência de diafonia pode estar relacionada com a potência, a frequência e a distância de viagem dos sinais transmitidos e pode limitar o desempenho da comunicação na rede. Por exemplo, quando a densidade de potência espectral (PSD) dos sinais transmitidos aumenta, por exemplo, em uma faixa de frequências, a diafonia entre as linhas de assinante adjacentes 106 pode aumentar e, portanto, as taxas de dados podem diminuir. A propagação dos sinais na direção a jusante do DSLAM 102 para os CPEs 104 pode ser representada por: y = Hx + z, (1), onde y é um vetor que representa os sinais nos CPEs 104, H é uma matriz que representa os canais de diafonia nas linhas, x é um vetor que representa os sinais do DSLAM 102, e z é um vetor que representa os erros aleatórios ou ruídos.
[0023] O precodificador de diafonia 108 pode ser configurado para reduzir ou limitar a diafonia nas linhas. O precodificador de diafonia 108 pode transmitir sinais predistorcidos a jusante da linha de assinante 106 para cancelar ou reduzir a diafonia de erro nas linhas. O precodificador de diafonia 108 pode processar uma pluralidade de sinais a jusante do DSLAM 102 transmissor (por exemplo, a partir de uma pluralidade de VTU-Os), adicionar distorção dos sinais a jusante, e transmitir os sinais predistorcidos a jusante para os CPEs 104 através das linhas de assinante 106. Os sinais predistorcidos podem ser gerados pelo precodificador de diafonia 108 cujos parâmetros são adequadamente escolhidos para minimizar a diafonia nos canais a jusante. Para que o precodificador de diafonia selecione os parâmetros apropriados, os CPEs 104 podem enviar de volta os sinais de erro nos receptores a jusante como feedback para o precodificador 108 para atualizar seus parâmetros, por exemplo, uma pluralidade de VTU-Rs nos CPEs 104 pode medir os erros de uma pluralidade de símbolos recebidos (por exemplo, símbolos DMT) a partir do precodificador de diafonia 108, e transmitir de volta para a VCE 109 uma pluralidade de sinais de feedback de erro correspondentes, através de um canal de feedback.
[0024] Normalmente, o canal de feedback 113 pode ser estabelecido através de caminhos de sinal de dados a montante a partir dos CPEs 104 para o DSLAM 102, que pode ser fornecido além de dados de comunicação a montante. Os receptores a montante no DSLAM 102 podem isolar os sinais de feedback de erro a partir dos dados de comunicação a montante e enviar os sinais de feedback de erro para a VCE 109. A VCE 109 pode ser configurada para controlar o precodificador de diafonia 108 para adaptar o precodificador de diafonia 108 com base nos sinais de erro de feedback dos CPEs 104. Assim, o precodificador de diafonia 108 pode enviar sinais predistorcidos apropriados para os CPEs 104, que pode adequadamente cancelar ou reduzir substancialmente a diafonia nos sinais recebidos a jusante nos CPEs 104. O VCE 109 pode usar os sinais de erro feedback da VTU-Rs nos CPEs 104 para identificar os canais de diafonia nas linhas, calcular coeficientes de precodificação, e atualizar uma matriz de precodificação para o precodificador de diafonia 108. A matriz de precodificação pode compreender os coeficientes de precodificação, o que pode ser calculado com base em um algoritmo adaptativo, como um algoritmo de meio mínimos quadrados (LMS) ou um algoritmo de meio mínimos quadrados recursivo (RLS), ou outros algoritmos adequados. O precodificador de diafonia 108 pode usar os coeficientes e matriz de precodificação para produzir os sinais predistorcidos para as linhas. Cancelamento de diafonia usando a distorção do sinal pode ser representado por y = HPx + z = diag{H}x + z, (2) onde P = H-1 diag{H} e é uma matriz de precodificação configurada para cancelar ou substancialmente eliminar os canais de diafonia nas linhas.
[0025] O processo de envio dos símbolos para a VTU-Rs e recebimento de sinais de feedback de erro correspondentes pode ser repetido ao longo de vários períodos de tempo durante as transmissões a jusante para melhorar a saída do precodificador de diafonia 108, e, consequentemente, melhorar o cancelamento de diafonia. Tais períodos de tempo podem ser referidos como tempo de inicialização ou treinamento do precodificador de diafonia 108. Durante o tempo de treinamento, uma sequência de símbolos piloto pode ser transmitida e, portanto, uma sequência de sinais de feedback de erro pode ser recebida (por exemplo, para cada linha de assinante 106) até os símbolos piloto predistorcidos do precodificador de diafonia 108 convergirem para um padrão ou valor. Após a inicialização, os CPEs 104 podem continuar a calcular ou medir os sinais de erro nos símbolos de dados recebidos a jusante e enviar sinais de feedback de erro para o DSLAM 102, o que pode em seguida, encaminhar os sinais de feedback de erro para a VCE 109 para continuar atualizando os coeficientes de precodificação para acompanhar as variações do canal de diafonia.
[0026] Em alguns casos, o CPE 104 pode receber símbolos a jusante que são corrompidos por ruído de impulso, ruído RFI, ruído de diafonia fora de domínio, outros ruídos de não diafonia, ou suas combinações. Em tais casos, o CPE 104 incorretamente pode calcular ou medir os erros correspondentes a ruído de diafonia nos sinais recebidos. Por exemplo, a VTU-R (por exemplo, o cortador) do CPE 104 incorretamente pode de-mapear um símbolo Modulado de Amplitude em Quadratura (QAM) recebido que compreende ruído de impulso, sinais fora da faixa, e/ou sinais clipados. Além disso, alguns sinais podem compreender valores de sinal que podem estar fora da faixa dinâmica do receptor e, portanto, podem ser distorcidos por clipagem. Como tal, a VTU-R pode enviar sinais de feedback de erro incorretos à VCE 109 e, consequentemente, o precodificador de diafonia 108 pode ser atualizado usando os sinais de feedback de erro incorretos, e adicionar predistorções incorretas nos símbolos transmitidos posteriormente com base nos coeficientes de precodificação impróprios devido a sinais de feedback de erro incorretos.
[0027] Para evitar os efeitos perturbadores do ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados no processo de treinamento de diafonia, a VTU-R 104 no CPE pode enviar um sinal de erro especial ou reservado para a VCE 109 em resposta à detecção de ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados Quando o sinal reservado é recebido pela VCE 109, o processo de treinamento de diafonia pode ser pausado, por exemplo, até que um sinal de feedback de erro adequado subsequente que representa condignamente o de ruído de diafonia seja recebido da VTU-R. Adicionalmente ou alternativamente, a VTU-R pode enviar um sinal de feedback de erro que compreende um flag para indicar para a VCE 109 que o ruído de impulso, um sinal fora da faixa, e/ou um sinal clipado foi detectado no CPE 104.
[0028] A Figura 2 ilustra a modalidade de um sistema de treinamento de diafonia 200, que pode ser usado no sistema DSL 100 para cancelar ou reduzir substancialmente a diafonia. Além disso, o sistema de treinamento de diafonia 200 pode ser responsável por ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados para melhorar o processo de treinamento de diafonia, por exemplo, evitar atraso de tempo de treinamento e/ou redução de taxa de dados. O sistema de treinamento de diafonia 200 pode compreender uma VTU R-204, que compreende um monitor de ruído de impulso 205, um precodificador de diafonia 208 acoplado à VTU-R 204, e uma VCE 209 acoplada à VTU-R 204 e o precodificador de diafonia 208. A VTU-R 204 e a VCE 209 podem ser acopladas através dos caminhos de dados a montante a partir da VTU-R 204 para uma VTU- O (não mostrado) no DSLAM (por exemplo, DSLAM 102). Os componentes do sistema de treinamento de diafonia 200 podem ser substancialmente semelhantes aos componentes correspondentes do sistema DSL 100. A VTU-R 204 pode ser localizada em um CPE, por exemplo, o CPE 104, e pode se comunicar com uma VTU-O correspondente (não mostrado) no CO, por exemplo, no DSLAM 102. A VTU-O pode ser acoplada ao precodificador de diafonia 208 e VCE 209, que também podem ser localizados no CO.
[0029] O monitor de ruído de impulso 205 pode ser configurado para monitorar os sinais recebidos a partir da VTU-O e para detectar a presença de qualquer ruído de impulso significativo nos sinais, por exemplo, o monitor de ruído de impulso 205 pode detectar uma pluralidade de picos de sinal ou rajadas que correspondem a níveis de ruído de impulso. Os picos de sinal ou rajadas podem estar acima do nível do sinal DSL esperado e podem ser detectados nos sinais recebidos ao longo de períodos de tempo, por exemplo, as rajadas de sinal podem ser detectados através de uma pluralidade de símbolos DMT que possam ultrapassar os níveis previstos de sinal a jusante. O monitor de ruído de impulso 205 também pode detectar as rajadas de sinais de erro relativamente grandes em uma pluralidade de tons, o que pode indicar a presença de ruído de impulso relativamente forte.
[0030] A VTU-R 204 pode ser configurada para enviar um sinal de erro especial ou reservado para a VCE 209 quando o monitor de ruído de impulso 205 detecta ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados. A VTU-R 204 pode enviar o sinal de erro especial ou reservado para a VCE 209 em vez de um sinal de feedback de erro incorretos devido ao ruído de impulso ou outros ruídos de não diafonia para evitar a atualização do precodificador de diafonia 208 com o feedback de erro incorreto e, assim, gerar sinais a jusante predistorcidos incorretos para a VTU-R 204 com base em coeficientes de precodificação impróprios. Por exemplo, a VTU-R 204 pode definir o sinal de feedback de erro para um valor que indica que o ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados foram detectados. A VCE 209 pode receber o sinal de feedback de erro reservado da 204VTU-R, e, portanto, pausar o processo de treinamento de diafonia, por exemplo, até sinais de feedback de erro adequados serem posteriormente enviados a partir da VTU-R 204. Especificamente, ao receber o sinal de feedback de erro reservado, a VCE 209 pode não atualizar os coeficientes de precodificação para o precodificador de diafonia 208 e, assim, evitar que o precodificador de diafonia 208 de se afastar dos valores de coeficientes apropriados e, portanto, acrescentar predistorções inadequadas aos sinais a jusante a partir da VTU-O.
[0031] A VTU-R 204 pode definir o sinal de feedback de erro para uma sequência de zeros quando o monitor de ruído de impulso 205 detecta ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados. A VCE 209 pode atualizar os coeficientes e matriz de precodificação para o precodificador de diafonia 208 usando a sequência de zeros, que pode não mudar os coeficientes do precodificador de diafonia 208. Isso pode impedir a divergência de coeficientes de precodificação devido ao ruído de impulso. No entanto, se a VTU-R 204 continua a enviar a sequência de zeros à VCE 209, por exemplo, como resultado de ainda detectar ruído de impulso e/ou ruído de não diafonia, a VCE 209 pode terminar o processo de treinamento de diafonia prematuramente antes de devidamente avaliar e compensar os níveis de ruído de diafonia no sistema.
[0032] Para evitar o término do processo de treinamento de diafonia prematuramente, a VTU-R 204 poderá, alternativamente, definir o sinal de feedback de erro para uma sequência reservada de não zeros, por exemplo, de uma sequência de todos os uns, ou outro valor reservado especial, para indicar para a VCE 209 que ruído de impulso ou outros ruídos de não diafonia foram detectados. Quando a VCE 209 recebe a sequência reservada, a VCE 209 pode tornar-se consciente de ruído de impulso e/ou outros ruídos de não diafonia nos sinais a jusante no ruído de VTU-R 204 e, consequentemente, pode não atualizar os coeficientes de precodificação para o precodificador de diafonia 208. A VCE 209 pode também estar ciente de que a pausa na atualização de coeficientes é temporária devido à presença de ruído de impulso e, portanto, pode esperar para sinais de feedback de erro corretos subsequentes a partir da VTU-R 204 que refletem o ruído de diafonia adequado no sistema.
[0033] Depois de enviar o sinal de feedback de erro reservado para a VCE 209 em resposta à detecção do ruído de impulso e/ou outro ruído de não diafonia, a VTU-R 204 pode retomar a recepção de sinais a jusante que não são corrompidos por ruído de impulso ou outros ruídos de não diafonia. Assim, a VTU-R 204 pode retomar o envio de sinais de feedback de erro para a VCE 209, o que pode representar adequadamente ruído de diafonia nos sinais recebidos. Tais sinais de feedback de erro podem ser diferentes do sinal de feedback de erro especial ou reservado, por exemplo, a sequência de não zero ou a sequência de todos os uns. Consequentemente, a VCE 209 pode retomar a atualização dos coeficientes de precodificação e o precodificador de diafonia 208 pode adicionar adequada predistorções nos sinais a jusante. Assim, o processo de acompanhamento/treinamento de diafonia pode continuar e o precodificador de diafonia 208 pode atingir os coeficientes ótimos que proporcionam sinais a jusante predistorcidos ótimos para conseguir o cancelamento de diafonia ideal.
[0034] Em algumas modalidades, a VTU-R 204 pode enviar o mesmo sinal de feedback de erro reservado ou diferentes sinais de feedback de erro reservados para a VCE 209, o que pode indicar diferentes fontes de ruído de não diafonia nos sinais recebidos a jusante, por exemplo, ruído de impulso, sinais fora da faixa e/ou sinais clipados. Por exemplo, a VTU-R 204 pode enviar um primeiro valor de feedback de erro reservado que indica a detecção de rajadas de ruído impulso nos sinais recebidos e pelo menos um segundo sinal de feedback de erro reservado que indica a detecção de outros sinais de ruído de não diafonia no sinal recebido.
[0035] Em uma modalidade, a VTU-R 204 pode enviar um valor especial ou reservado no sinal de feedback de erro para a VCE 209 que indica que um tom no símbolo recebido é corrompido devido ao ruído de impulso, RFI, diafonia fora do domínio, ou outra fonte de ruído de não diafonia. O sinal de feedback de erro que corresponde a um símbolo pode compreender uma pluralidade de vetores de erro que corresponde a uma pluralidade de tons no símbolo de piloto recebido. Os vetores de erro podem indicar os erros medidos nos tons recebidos, por exemplo, uma pluralidade de erros normalizados nos tons recebidos. A VTU- R 204 pode definir todos os bits no vetor de erro que correspondem a um tom no símbolo piloto para todos os uns para indicar que detectou um tom corrompido devido ao ruído de não diafonia. O sinal de erro para o tom pode compreender um componente real e um componente imaginário, que podem ser definidos para todos os uns quando a VTU-R 204 detecta ruído de impulso e/ou outros ruídos de não diafonia no tom. Além disso, se uma quantidade substancial de tons corrompidos são detectados no símbolo piloto recebido, como pelo menos metade (ou um limite especificado) dos tons no símbolo, todos os símbolos podem não ser adequados para avaliar o ruído de diafonia. Como tal, os erros medidos para todos os tons (por exemplo, erros normalizados) podem ser descartados e a VTU-R 204 pode definir os bits dos componentes reais e imaginários de todos os vetores de erro no sinal de feedback de erro, que correspondem a todos os tons no símbolo, a todos uns.
[0036] A Figura 3 ilustra uma modalidade de um método de treinamento de diafonia 300, que pode ser utilizado para melhorar o treinamento de diafonia em um sistema DSL, por exemplo, o sistema DSL 100, e contabiliza para o ruído de impulso e/ou outras fontes de ruído. Por exemplo, o método de treinamento de diafonia 300 pode ser implementado pela VTU-R 204 e o monitor de ruído de impulso 205 no sistema de treinamento de diafonia 200. O método 300 pode começar no bloco 310, onde um sinal a jusante pode ser recebido. Por exemplo, a VTU-R 204 no CPE 104 pode receber um tom em um símbolo DMT a partir da VTU-O no escritório central. No bloco 320, um erro no sinal recebido a jusante pode ser medido. O erro pode ser causado por interferência de diafonia, ruído de impulso, e/ou outras fontes de ruído. Por exemplo, a VTU-R 204 pode medir o valor de erro no sinal recebido com base no valor do sinal esperado do tom no símbolo. No bloco 330, o método 300 pode determinar se o erro de medido é corrompido por ruído de impulso e/ou outra fonte de ruído de não diafonia. Por exemplo, o monitor de ruído de impulso 205 pode processar o erro medido e/ou sinal recebido para detectar quaisquer rajadas relativamente grandes devido ao ruído de impulso, quaisquer níveis substancialmente elevados que excedem a faixa dinâmica, quaisquer valores de erro relativamente grandes, e/ou erro devido a RFI. O método 300 pode proceder para o bloco 340 se a condição no bloco 330 é atendida. Ao contrário, o método 300 pode proceder para o bloco 345.
[0037] No bloco 340, um sinal de feedback de erro que corresponde ao erro medido poder ser definido como um valor especial ou reservado. Por exemplo, a VTU-R 204 pode definir os bits do sinal de feedback de erro que corresponde ao tom corrompido para todos os uns. Em outra modalidade, um flag que corresponde ao erro medido ou tom pode ser definida no sinal de feedback de erro para indicar que uma fonte de ruído de não diafonia foi detectada no sinal a jusante para o CPE. Alternativamente, no bloco 345 o erro de feedback de sinal pode ser definido como o valor de erro medido, por exemplo, devido ao ruído de diafonia. No bloco 350, o sinal de feedback de erro pode ser enviado através do canal de feedback, por exemplo, a VCE 209. No bloco 360, o método 300 pode determinar se há mais sinais a serem recebidos a jusante. O método 300 pode voltar ao bloco 310 se a recepção do sinal a jusante continua. Ao contrário, o método 300 pode acabar.
[0038] A Figura 4 ilustra uma outra modalidade de um método de treinamento de diafonia 400, que pode ser utilizado para melhorar o treinamento de diafonia em um sistema DSL, por exemplo, o sistema DSL 100, e contabiliza para o ruído de impulso e/ou outras fontes de ruído, por exemplo, o método de treinamento de diafonia 300 pode ser implementado pela VCE 209 e o precodificador de diafonia 208 no sistema de treinamento de diafonia 200. O método 400 pode começar no bloco 410, onde um sinal de feedback de erro pode ser recebido, por exemplo, a VCE 209 no escritório central pode receber um sinal de feedback de erro da VTU-R 204 através do canal de feedback, que pode ser através do caminho de dados a montante. O sinal de feedback de erro pode compreender uma pluralidade de vetores de erro que representam uma pluralidade de erros medidos para uma pluralidade de tons em um símbolo a jusante recebido na VTU-R 204. No bloco 420, o método 400 pode determinar se o sinal de feedback de erro recebido compreende um valor especial ou reservado que indica a detecção de ruído de impulso e/ou outros ruídos de não diafonia. Por exemplo, a VCE 209 pode verificar se qualquer vetor de erro no sinal de feedback de erro compreende uma sequência especial ou reservada, por exemplo sequência de todos os uns, o que pode ser definido pela VTU-R 204, devido à detecção de um tom corrompido. Em outra modalidade, a VCE 209 pode verificar se um flag reservado no sinal de feedback de erro que corresponde ao tom no símbolo é definida para indicar que uma fonte de ruído de não diafonia significativa ou substancial foi detectada na VTU-R. O método 400 pode proceder para o bloco 430 se a condição no bloco 420 é atendida. Ao contrário, o método 400 pode proceder para o bloco 435.
[0039] No bloco 430, a atualização do coeficiente de precodificador é pausada. Por exemplo, a VCE 209 pode não atualizar os coeficientes de predificador para o predificador de diafonia 208, e assim os últimos coeficientes de precodificador 208 podem ser ainda usados para gerar predistorção para o próximo sinal transmitido a jusante da VTU-O para a VTU-R 204. Alternativamente, no bloco 435 os coeficientes de precodificador podem ser atualizados com base no sinal de feedback de erro recebido. Por exemplo, a VCE 209 pode atualizar os coeficientes de precodificador usando o sinal de feedback de erro a partir da VTU-R 204, e assim o precodificador de diafonia 208 pode adicionar mais predistorção para o próximo sinal transmitido a jusante de acordo com os coeficientes de precodificador atualizados. No bloco 440, os coeficientes de precodificador podem ser aplicados para gerar e transmitir um sinal a jusante, por exemplo, da VTU-O para a VTU-R 204. No bloco 450, o método 400 pode determinar se deseja continuar (ou repetir), por exemplo, para processar um segundo sinal de feedback erro, ou terminar. Se um segundo sinal de feedback foi transmitido, o método 400 pode retornar para o bloco 410. Caso contrário, o método 400 pode acabar.
[0040] Os componentes descritos acima podem ser operados em conjunto com qualquer componente de rede de propósito geral, como um computador ou componente de rede com poder de processamento suficiente, recursos de memória e capacidade de transferência de rede para lidar com a carga de trabalho necessária que lhe são colocadas. A Figura 5 ilustra um componente de rede de uso geral típico 500 adequado para a implementação de uma ou mais modalidades dos componentes divulgadas aqui. O componente de rede 500 pode incluir um processador 502 (que pode ser referido como uma unidade de processamento central ou CPU), que está em comunicação com qualquer dispositivo de memória, incluindo armazenamento secundário 504, memória apenas para leitura (ROM) 506, memória de acesso aleatório (RAM) 508, dispositivos de entrada/saída (I/O) 510, e dispositivos de conectividade de rede 512, ou combinações dos mesmos. O processador 502 pode ser implementado como um ou mais chips de CPU, ou pode ser parte de um ou mais circuitos integrados de aplicação específica (ASICs).
[0041] O armazenamento secundário 504 é tipicamente compreendido por uma ou mais unidades de disco ou outros dispositivos de armazenamento e é usado para armazenamento não volátil de dados e como um dispositivo de armazenamento de dados de fluxo de excesso se RAM 508 não é grande o suficiente para manter todos dados de trabalho. Armazenamento secundário 504 pode ser usado para armazenar programas que são carregados na RAM 508 quando tais programas são selecionados para execução. A ROM 506 é usada para armazenar instruções e talvez dados que são lidos durante a execução do programa. A ROM 506 é um dispositivo de memória não volátil que normalmente tem uma capacidade de memória pequena em relação à maior capacidade de memória de armazenamento secundário 504. A RAM 508 é usada para armazenar dados voláteis e, talvez, para armazenar instruções. Acesso a ambas a ROM 506 e RAM 508 é normalmente mais rápido do que ao armazenamento secundário 504.
[0042] Pelo menos uma modalidade é divulgada e variações, combinações e/ou modificações da modalidade(s) e/ou características da modalidade(s) feitas por uma pessoa que tem habilidade comum na arte estão dentro do escopo da divulgação. Modalidades alternativas que resultam da combinação, integração e/ou omissão de características da modalidade(s) também estão no âmbito da divulgação. Onde faixas numéricas ou limitações são expressamente ditadas, tais faixas ou limitações devem ser entendidas para incluir faixas ou limitações iterativas de magnitude semelhante caindo dentro das faixas ou limitações expressamente ditadas, por exemplo, sempre que um intervalo numérico com um limite inferior, R1, e um limite superior, Ru, é divulgado, qualquer número caindo dentro da faixa é especificamente divulgado. Em particular, os seguintes números dentro da faixa são especificamente divulgados R = R1 + k * (Ru-R1), onde k é uma variável que varia de 1 por cento a 100 por cento com um incremento de 1 por cento, ou seja, k é 1 por cento, 2 por cento, 3 por cento, 4 por cento, 5 por cento, ... , 50 por cento, 51 por cento, 52 por cento, ... , 95 por cento, 96 por cento, 97 por cento, 98 por cento, 99 por cento, ou 100 por cento. Além disso, qualquer intervalo numérico definido por dois números R, tal como definido no citado acima é também especificamente divulgado. O uso do termo "opcionalmente" com respeito a qualquer elemento de uma reivindicação significa que o elemento é obrigatório, ou, alternativamente, o elemento não é obrigatório, sendo ambas as alternativas no âmbito da reivindicação. Uso de termos mais amplos, como compreende, inclui, e tendo deve ser entendido para fornecer suporte para termos mais estreitos, tais como composto de, composto essencialmente de, e compreendido substancialmente de. Por conseguinte, o âmbito da proteção não se limita pela descrição acima definida, mas é definido pelas reivindicações que seguem, tal escopo incluindo todos os equivalentes do assunto das reivindicações. Cada e toda reivindicação é classificada como divulgação adicional para a especificação e as reivindicações são modalidade(s) da presente divulgação. A discussão de uma referência na divulgação não é uma admissão de que é arte anterior, especialmente qualquer referência que tem uma data de publicação após a data de prioridade deste pedido. A divulgação de todas as patentes, pedidos de patentes e publicações citadas na divulgação é incorporada por referências, na medida em que elas fornecem detalhes exemplares, processuais ou outros detalhes complementares à divulgação.
[0043] Enquanto várias modalidades foram fornecidas na divulgação atual, deve-se compreender que os sistemas e métodos revelados podem ser incorporados em muitas outras formas específicas sem se afastar do espírito ou âmbito da presente divulgação. Os exemplos presentes devem ser considerados como ilustrativos e não restritivos, e a intenção não é limitar-se aos detalhes apresentados neste documento, por exemplo, os vários elementos ou componentes podem ser combinados ou integrados em outro sistema ou determinados recursos podem ser omitidos ou não implementados.
[0044] Além disso, técnicas, sistemas, subsistemas e métodos descritos e ilustrados nas modalidades diversas como discretos ou separados podem ser combinados ou integrados com outros sistemas, módulos, técnicas ou métodos sem se afastar do âmbito da presente divulgação. Outros itens apresentados ou discutidos como atrelados ou acoplados diretamente ou comunicando uns com os outros podem ser indiretamente atrelados ou comunicar através de alguma interface, dispositivo ou componente intermediário quer eletricamente, mecanicamente, ou de outra forma. Outros exemplos de alterações, substituições e alterações são determináveis por um hábil na arte.

Claims (11)

1. Sistema de treinamento de diafonia, compreendendo: um primeiro transceptor em um escritório central, CO, acoplado a um segundo transceptor (204) em um Equipamento de Premissa de Usuário, CPE, via linha de assinante digital, DSL; um precodificador de diafonia (208) acoplado ao primeiro transceptor no CO, e uma entidade de controle de vetorização, VCE, (209) acoplada ao primeiro transceptor via um canal de feedback e ao precodificador de diafonia (208), onde o segundo transceptor (204) compreende um monitor de ruído (205) configurado para detectar ruído de não diafonia em um sinal a jusante do CO para o CPE, caracterizado pelo fato de que: o primeiro transceptor é configurado para receber um sinal de feedback especial predefinido do segundo transceptor (204) que indica se ruído de não diafonia é detectado no sinal a jusante em vez de um valor de erro medido; e a VCE (209) é configurada para permitir que o precodificador de diafonia atualize uma pluralidade de coeficientes de precodificação que correspondem a uma pluralidade de sinais de feedback de erro do segundo transceptor que indica uma pluralidade de valores de erro medidos, e em que a VCE (209) restringe o precodificador de diafonia de atualizar um coeficiente de precodificação que corresponde ao sinal de feedback especial que indica a detecção de ruído de não diafonia.
2. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal a jusante compreende um símbolo multi-tons discretos, DMT, que compreende uma pluralidade de tons, onde o sinal de feedback de erro compreende uma pluralidade de vetores de erro que correspondem aos tons, e no qual cada um dos vetores de erro compreendem um componente real que compreende uma quantidade de bits e um componente imaginário que compreende uma quantidade de bits.
3. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os bits no componente real e no componente imaginário de um vetor de erro são definidos para um valor predeterminado especial, quando ruído de não diafonia é detectado em um tom que corresponde ao vetor de erro.
4. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ruído de não diafonia corresponde a ruído de impulso do sinal a jusante, e onde o sinal a jusante é corrompido por uma pluralidade de rajadas de nível relativamente elevado e ruídos de curta duração de tempo.
5. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ruído de não diafonia corresponde à ruído de diafonia de rádio frequência, RFI, ou ruído de diafonia fora do domínio no sinal a jusante, e onde o sinal a jusante compreende uma pluralidade de níveis de sinal substancialmente grandes que excedem a faixa dinâmica do transceptor.
6. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o sinal a jusante é distorcido por clipagem devido a níveis anormalmente elevados de sinal, e onde clipagem de sinal resulta em incorretos valores de erro medidos.
7. Sistema de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de feedback de erro compreende um flag que indica que o monitor de ruído do segundo transceptor detectou ruído de não diafonia no sinal a jusante.
8. Método de treinamento de diafonia caracterizado pelo fato de que compreende: receber (310) um sinal de linha de assinante digital a jusante (DSL) de um escritório central (CO); detectar (330) se o sinal DSL a jusante é corrompido pelo ruído de não diafonia; enviar (345) um sinal de feedback de erro para uma entidade de controle de vetorização, VCE, no CO, que indica um erro medido devido ao ruído de diafonia no sinal DSL a jusante se o sinal DSL a jusante não é substancialmente corrompido pelo ruído de não diafonia; o sinal de feedback de erro indicando à VCE para atualizar os coeficientes de precodificação para um precodificador de diafonia no CO, e enviar (340) um sinal de feedback especial para a VCE, no CO que indica que o ruído de não diafonia foi detectado em vez do erro medido no sinal DSL a jusante se o sinal DSL a jusante é substancialmente significativamente corrompido pelo ruído de não diafonia; o sinal de feedback especial indicando à VCE para não atualizar os coeficientes de precodificação para um precodificador de diafonia no CO.
9. Método de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que um vetor de erro no sinal de feedback de erro é definido como um valor predefinido que é diferente do erro medido para indicar a detecção de não diafonia no sinal DSL a jusante.
10. Método de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que um vetor de erro no sinal de feedback de erro é definido para diferentes valores reservados para indicar a detecção de diferentes fontes de ruído de não diafonia no sinal DSL a jusante, e onde os valores reservados são diferentes do que o erro medido.
11. Método de treinamento de diafonia, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o ruído de não diafonia compreende ruído de impulso, erros fora da faixa, erros de sinal clipado, ou suas combinações.
BRPI1014664-4A 2009-07-10 2010-07-09 Sistema e método de treinamento de diafonia BRPI1014664B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US22473809P 2009-07-10 2009-07-10
US61/224,738 2009-07-10
US12/830,960 US8432955B2 (en) 2009-07-10 2010-07-06 Method for robust crosstalk precoder training in channels with impulse noise
US12/830,960 2010-07-06
PCT/CN2010/075078 WO2011003361A1 (en) 2009-07-10 2010-07-09 Method for Robust Crosstalk Precoder Training in Channels with Impulse Noise

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1014664A2 BRPI1014664A2 (pt) 2021-06-15
BRPI1014664B1 true BRPI1014664B1 (pt) 2022-03-08

Family

ID=43427453

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014664-4A BRPI1014664B1 (pt) 2009-07-10 2010-07-09 Sistema e método de treinamento de diafonia

Country Status (8)

Country Link
US (2) US8432955B2 (pt)
EP (2) EP2858255B1 (pt)
KR (1) KR101256405B1 (pt)
CN (1) CN102687408B (pt)
BR (1) BRPI1014664B1 (pt)
MX (1) MX2011006107A (pt)
RU (1) RU2505923C2 (pt)
WO (1) WO2011003361A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8432955B2 (en) * 2009-07-10 2013-04-30 Futurewei Technologies, Inc. Method for robust crosstalk precoder training in channels with impulse noise
CN103069764B (zh) * 2010-07-28 2016-02-24 伊卡诺斯通讯公司 改进矢量化数字用户线路的上行功率削减的系统和方法
RU2585659C2 (ru) * 2011-01-14 2016-06-10 Телефонактиеболагет Л М Эрикссон (Пабл) Ограничение перекрестных помех между модемами
CN102111186A (zh) * 2011-02-16 2011-06-29 华为技术有限公司 绑定数字用户线路信道的信号处理方法、装置与系统
US8854942B2 (en) 2011-03-02 2014-10-07 Adtran, Inc. Systems and methods for bypassing failed line cards in multi-card vectoring groups
US8937992B2 (en) * 2011-08-30 2015-01-20 General Instrument Corporation Method and apparatus for updating equalization coefficients of adaptive pre-equalizers
KR20140068220A (ko) * 2011-09-23 2014-06-05 이카노스 커뮤니케이션스, 인크. 엘2/이알비 정규화된 오류 샘플들 상의 진단 프리미티브들
US9385897B2 (en) * 2012-07-18 2016-07-05 Avago Technologies General Ip (Singapore) Pte. Ltd. Methods and apparatus for adapting transmitter equalization coefficients based on receiver gain adaptation
EP2690805B1 (en) * 2012-07-23 2020-05-27 Lantiq Beteiligungs-GmbH & Co.KG Spectrum management and timing optimization over multiple distribution points
EP2922214B1 (en) * 2013-01-10 2017-04-05 Huawei Technologies Co., Ltd. Dsl system signal processing method, device and system
EP2755333B1 (en) * 2013-01-11 2018-11-28 Alcatel Lucent Gain adaptation for downstream vectoring systems
WO2015127624A1 (zh) * 2014-02-27 2015-09-03 华为技术有限公司 串扰信道估计方法、矢量化控制实体及osd系统
WO2015134977A1 (en) * 2014-03-07 2015-09-11 Ikanos Communications, Inc. Method and apparatus for performing multi-symbol rate vectoring
CN107196678B (zh) * 2014-03-25 2023-04-18 领特贝特林共有限责任两合公司 用于干扰抑制的方法和装置
US9985685B2 (en) * 2014-09-26 2018-05-29 Futurewei Technologies, Inc. Power spectrum density optimization
US10038473B2 (en) * 2015-01-30 2018-07-31 Alcatel Lucent Methods and systems for reducing crosstalk via stabilized vectoring control
EP3522381A1 (en) * 2015-05-08 2019-08-07 Lantiq Beteiligungs-GmbH & Co.KG Selective channel estimation
KR102314426B1 (ko) * 2015-10-29 2021-10-20 한국전자통신연구원 파일럿 신호 생성 장치 및 그 방법, 송신 장치
EP3255809B1 (en) * 2016-06-09 2019-01-02 Alcatel Lucent Method and device for detecting a crosstalk issue on a digital subscriber line
EP3541047B1 (en) * 2016-12-21 2021-02-24 Huawei Technologies Co., Ltd. Crosstalk cancellation method, apparatus and system
CN107979392B (zh) * 2017-11-29 2021-11-16 锐捷网络股份有限公司 一种传输信号的补偿电路、方法及设备

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7415061B2 (en) * 1999-08-31 2008-08-19 Broadcom Corporation Cancellation of burst noise in a communication system with application to S-CDMA
EP1276249A1 (de) * 2001-07-13 2003-01-15 Reinhard Hecht Vorrichtung zur Verbesserung der Übertragungseigenschaften eines Bündels elektrischer Datenleitungen und Anordnung zur Datenübertragung
US7809116B2 (en) * 2003-12-07 2010-10-05 Adaptive Spectrum And Signal Alignment, Inc. DSL system estimation including known DSL line scanning and bad splice detection capability
US7428669B2 (en) * 2003-12-07 2008-09-23 Adaptive Spectrum And Signal Alignment, Inc. Adaptive FEC codeword management
EP1721403A2 (en) * 2004-03-03 2006-11-15 Aware, Inc. Impulse noise management
US7471732B2 (en) * 2004-08-06 2008-12-30 Aktino, Inc. Method and apparatus for training using variable transmit signal power levels
US7630489B2 (en) * 2004-09-16 2009-12-08 Infineon Technologies Ag Adaptive communication systems and methods
US20060067388A1 (en) * 2004-09-30 2006-03-30 Hossein Sedarat Methods and apparatuses for detecting impulse noise in a multi-carrier communication system
CA2582957C (en) * 2004-10-11 2013-09-03 2Wire Inc. Periodic impulse noise mitigation in a dsl system
US9374257B2 (en) * 2005-03-18 2016-06-21 Broadcom Corporation Methods and apparatuses of measuring impulse noise parameters in multi-carrier communication systems
US20060222098A1 (en) * 2005-03-18 2006-10-05 Hossein Sedarat Impulse noise gating in DSL systems
WO2007000547A2 (fr) 2005-06-01 2007-01-04 France Telecom Procede de correction d'erreurs de bruit impulsif sur une ligne sdsl
US7991122B2 (en) * 2005-06-02 2011-08-02 Adaptive Spectrum And Signal Alignment, Inc. DSL system training
US7813439B2 (en) * 2006-02-06 2010-10-12 Broadcom Corporation Various methods and apparatuses for impulse noise detection
US7940870B2 (en) * 2006-03-17 2011-05-10 Broadcom Corporation Digital subscriber line noise mitigation techniques, and applications thereof
US8064504B2 (en) * 2006-04-20 2011-11-22 Lantiq Deutschland Gmbh Protection of communication systems against repetitive electrical impulse noise
US7852742B2 (en) * 2006-12-01 2010-12-14 Infineon Technologies Ag Precompensation of crosstalk interference based on feedback error signal
US7720633B2 (en) * 2007-01-10 2010-05-18 Futurewei Technologies, Inc. Bivariate histogram for impulse noise monitor
EP1978668B1 (en) * 2007-04-02 2012-10-24 Alcatel Lucent Method for monitoring impulse noise
US8094710B1 (en) * 2007-04-04 2012-01-10 Marvell International Ltd. Wide band noise early detection and protection architecture for a frequency domain equalizer
CN101453245B (zh) 2007-11-29 2012-08-08 华为技术有限公司 一种消除数字用户线串扰的方法、设备和系统
US7978756B2 (en) * 2008-04-07 2011-07-12 Ikanos Communications, Inc. Systems and methods for monitoring impulse noise
US8396688B2 (en) * 2008-09-07 2013-03-12 Ikanos Communications, Inc. Systems and methods for impulse noise characterization
WO2010101568A1 (en) * 2009-03-04 2010-09-10 Adaptive Spectrum And Signal Alignment, Inc. Dsl noise cancellation
US8730785B2 (en) * 2009-03-11 2014-05-20 At&T Intellectual Property I, L.P. Method and apparatus for reducing noise in a communication system
US8432955B2 (en) * 2009-07-10 2013-04-30 Futurewei Technologies, Inc. Method for robust crosstalk precoder training in channels with impulse noise

Also Published As

Publication number Publication date
KR20110086606A (ko) 2011-07-28
MX2011006107A (es) 2011-06-24
CN102687408A (zh) 2012-09-19
KR101256405B1 (ko) 2013-04-25
US8774256B2 (en) 2014-07-08
EP2858255B1 (en) 2018-10-03
WO2011003361A1 (en) 2011-01-13
EP2351240A1 (en) 2011-08-03
RU2012104655A (ru) 2013-08-20
EP2858255A1 (en) 2015-04-08
CN102687408B (zh) 2014-05-21
EP2351240A4 (en) 2011-11-30
EP2351240B1 (en) 2014-12-03
RU2505923C2 (ru) 2014-01-27
BRPI1014664A2 (pt) 2021-06-15
US20110007788A1 (en) 2011-01-13
US8432955B2 (en) 2013-04-30
US20130215940A1 (en) 2013-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1014664B1 (pt) Sistema e método de treinamento de diafonia
JP6296571B2 (ja) 選択的なチャネル評価
US9083785B2 (en) Systems and methods selectively excluding tones from vectoring
JP6286043B2 (ja) デマッピングエラーの検出
JP6208363B2 (ja) クロストークプロービング信号のランダム化
US10171652B2 (en) Method and device for controlling a vector processor
JP2013543340A (ja) クロストーク制御方法およびクロストーク制御装置
JP2016509781A (ja) ダウンストリームベクトル化システムのためのゲイン適応化
US8442131B2 (en) Power reduction for digital subscriber line
EP2955857A1 (en) In-service estimation of vectoring performance metrics
EP3306825B1 (en) Two-step initialization procedure for adaptive analog echo cancellation
EP3202047A1 (en) Method and arrangement in a dsl vectoring system
JP6114412B2 (ja) 検出されたコンステレーション点を用いた誤差フィードバック

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04B 3/32

Ipc: H04B 3/32 (2006.01), H04B 3/487 (2015.01), H04L 1/

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.