BRPI1009378B1 - prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão - Google Patents

prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão Download PDF

Info

Publication number
BRPI1009378B1
BRPI1009378B1 BRPI1009378-8A BRPI1009378A BRPI1009378B1 BR PI1009378 B1 BRPI1009378 B1 BR PI1009378B1 BR PI1009378 A BRPI1009378 A BR PI1009378A BR PI1009378 B1 BRPI1009378 B1 BR PI1009378B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rollers
support frame
dehydration section
solid
liquid suspension
Prior art date
Application number
BRPI1009378-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Hugues Dionne
Marc-André Hétu
Daniel Parenteau
Original Assignee
Kadant Canada Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kadant Canada Corp filed Critical Kadant Canada Corp
Publication of BRPI1009378A2 publication Critical patent/BRPI1009378A2/pt
Publication of BRPI1009378B1 publication Critical patent/BRPI1009378B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F3/00Press section of machines for making continuous webs of paper
    • D21F3/02Wet presses
    • D21F3/04Arrangements thereof
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B30PRESSES
    • B30BPRESSES IN GENERAL
    • B30B9/00Presses specially adapted for particular purposes
    • B30B9/02Presses specially adapted for particular purposes for squeezing-out liquid from liquid-containing material, e.g. juice from fruits, oil from oil-containing material
    • B30B9/24Presses specially adapted for particular purposes for squeezing-out liquid from liquid-containing material, e.g. juice from fruits, oil from oil-containing material using an endless pressing band
    • B30B9/243The squeezing-out being performed in several stages
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/18De-watering; Elimination of cooking or pulp-treating liquors from the pulp
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/66Pulp catching, de-watering, or recovering; Re-use of pulp-water
    • D21F1/80Pulp catching, de-watering, or recovering; Re-use of pulp-water using endless screening belts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Filtration Of Liquid (AREA)

Abstract

prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão descreve-se uma prensa de fios gêmeos para desidratação de suspensões tipo sólida-líquida, tais como suspensões de polpa, entre folhas superior e inferior, incluindo seções de desidratação primária, secundária e terciária. a seção primária de desidratação inclui uma seção entalhada. a seção secundária de desidratação é posicionada adjacentemente à jusante da seção primária e inclui rolos entalhados e em configuração de rolo s. a seção terciária de desidratação inclui rolos na configuração tesoura nip. os rolos de pressão nas seções secundária e terciária são todas suportadas por um quadro. quando se faz necessária manutenção de quaisquer dos rolos entalhados ou dos conjuntos de rolo de pressão, uma ponte rolante, por exemplo, pode ser usada, desde que a respectiva estrutura de suporte seja provida acima da dita prensa.

Description

PRENSA DE FIOS GÊMEOS PARA SEPARAR SÓLIDO E LÍQUIDO DE UMA SUSPENSÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
A invenção se relaciona com remoção de água de suspensões do tipo sólida-liquida tais como suspensões de polpa na indústria do papel ou na indústria de sucos, Iodos e assemelhados. Mais especificamente, a presente invenção se relaciona com uma prensa de fios gêmeos para tais aplicações.
BREVE DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
Prensas de fios gêmeos tradicionais, também chamadas prensas de polpas, compreendem uma primeira seção de desidratação incluindo uma área entalhada e usualmente uma segunda seção de desidratação que inclui rolos S consecutivos e uma terceira seção de desidratação incluindo rolos numa configuração nip.
Nessas prensas de fios gêmeos, os conjuntos de rolo das segunda e terceira seções são montadas em um quadro que inclui porções superior e inferior para receber e operacionalmente suportar os rolos entre elas. Esta configuração de montagem dos conjuntos de rolo é de uma restituição maior desde a instalação, manutenção e reparos dos conjuntos de rolo que pode ser conseguida apenas se houver espaço suficientemente grande para acomodar não apenas a prensa, mas também a operação acima mencionada. Na verdade, prensas de fios gêmeos tradicionais requerem cerca de duas vezes o tamanho dos rolos em torno das prensas para sua manutenção, etc.
Adicionalmente, os conjuntos de rolo nas prensas de fios gêmeos são propensas a desalinhamentos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Nos desenhos em anexo:
A Figura 1 é uma vista lateral elevada de uma prensa de fios gêmeos de acordo com uma primeira concretização da presente invenção.
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 10/23
2/13
A Figura 2 é uma vista frontal em perspectiva de uma prensa de fios gêmeos da Figura 1.
A Figura 3 é uma vista frontal em perspectiva de uma prensa de fios gêmeos da Figura 1.
A Figura 4 é uma vista ampliada tomada das linhas 4-4 da Figura 1, ilustrando a montagem de folha estática que é parte da seção de desidratação primária.
A Figura 5 é uma vista explodida da montagem de folha estática da Figura 4.
A Figura 6 é uma vista ampliada tomada das linhas 6-6 da Figura 1, ilustrando a montagem de calço que é parte da seção de desidratação primária.
A Figura 7 é uma vista lateral elevada de uma prensa de fios gêmeos de acordo com uma segunda concretização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Na descrição que se segue, características similares nos desenhos receberam referências numéricas, e demodo a não sobrecarregar as figuras, alguns elementos não são referenciados em algumas da figuras se elas já foram identificadas na figura precedente.
uso das palvras um ou uma quando usadas em conjunção com o termo compreendendo nas reivindicações e/ou no relatório podem significar um(a) ou mais, no mínimo um(a) e um(a) ou mais de um(a). Similarmente, a palavra outro(a) pode sigbificar no mínimo um(a) segundo(a) ou mais.
De acordo com a presente invenção, há provisão de uma prensa de fios gêmeos para separar as partes sólida e líquida de uma suspensão sólida-líquida, sendo que a prensa de fios gêmeos compreende:
folhas contínuas sem fim superior e inferior;
um quadro de suporte;
uma primeira seção de desidratação montada no quadro de suporte e incluindo uma área entalhada que tem uma entrada e
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 11/23
3/13 uma saída; e adicionalmente incluindo um primeiro e um segundo conjunto de rolos de tensão montados no quadro de suporte acima do fluxo da entrada do interespaço limite para direcionar respectivamente para as folhas contínuas sem fim superior e inferior dentro do interespaço limite para movimento da entrada para a saída da mesma;sendo que o interespaço limite atuando nas folhas contínuas sem fim superior e inferior em movimento no qual para coletar uma primeira quantidade de líquido de uma suspensão sólida-líquida primária recebida de modo que se junte na saída à suspensão sólida-líquida secundária que é mais densa de que uma suspensão sólida-líquida;
uma seção de desidratação secundária montada no quadro de suporte adjacente à saída da primeira seção de desidratação para receber a suspensão sólida-líquida secundária; que tem um conjunto de rolos de pressão que são montados no quadro de suporte; as folhas contínuas sem fim superior e inferior cooperando no movimento com os rolos de pressão para posteriormente extrair líquido da suspensão sólida-líquida secundária para juntar-se à suspensão sólida-líquida terciária; e um rolo condutor no quadro suporte que coopera com o primeiro e o segundo conjunto de rolos de tensão para mover as folhas contínuas sem fim superior e inferior da entrada do interespaço limite para a segunda seção de desidratação via a saída do interespaço limite então de volta à entrada do interespaço limite.
A expressão rolo de prensa entende-se como a inclusão de um rolo que, sozinho ou em cooperação com outro rolo, coopera com a folha numa prensa de fios gêmeos para extrair líquido de uma suspensão.
De acordo com outras concretizações da presente invenção, há provisão de um sistema de desidratação primária para uma
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 12/23
4/13 prensa de fios gêmeos que inclui folhas continuas sem fim superior e inferior e compreende:
um quadro de suporte;
um par elementos planares estáticos superimpostos opostos que são operacionalmente montados no quadro de suporte assim como direcionados para o interespaço entre eles e tendo primeiro e segundo e tendo uma primeira e uma segunda extremidades longitudinais, definindo respectivamente uma entrada e uma saída no interespaço limite;
elementos para remoção do excesso de líquido fixado ao quadro de modo que posicionado no interespaço limite adjacente à saída do mesmo; e um primeiro e um segundo conjuntos de rolo de tensão montados no quadro acima do fluxo na entrada do interespaço limite das folhas contínuas sem fim superior e inferior para direcionar respectivamente da entrada para a saída e a entrada das extremidades das folhas contínuas sem fim no interespaço para movimento da entrada para a saída do mesmo, as folhas contínuas sem fim superior e inferior cooperam com o movimento do par de elementos planares e estáticos superpostos opostos para coletar uma primeira quantidade de líquido da suspensão sólida-líquida primária de modo a juntar-se na saída com a suspensão sólida-líquida secundária que é mais densa que a suspensão sólida-líquida primária.
Com referência às Figuras 1 a 3, uma prensa de fios gêmeos 10 de acordo com uma primeira concretização será agora descrita.
A prensa de fios gêmeos 10 permite desidratação de suspensões do tipo sólida-liquida entre folhas contínuas sem fim superior e inferior 12 e 14.
A prensa de fios gêmeos 10 compreende uma primeira seção de desidratação 16 incluindo uma área entalhada 17, uma seção de desidratação secundária 18, adjacente à e à jusante da seção primária 16, incluindo rolos entalhados 20-24 numa
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 13/23
5/13 configuração de rolo s, e uma seção de desidratação terciária 26 incluindo conjuntos de rolo tesoura-nip 28-34, adjacente à e à jusante da seção secundária 18.
A prensa 10 posteriormente compreende uma caixa de entrada 36 localizada à montante da área entalhada 17 para alimentar a prensa 10 com material fibroso. A caixa de entrada 36 compreende duas alimentadoras de polpa pressuizadas 37. Notese que o número e a configuração das alimentadoras 37 pode variar dependendo por exemplo da largura da prensa 10 e/ou da natureza da suspensão sólida-liquida.
A caixa de entrada 36, as seções de desidratação primária, secundária e terciária 16, 18 e 26 são montadas no quadro inferior 38. Note-se que o nenhum quadro é provido sobre as seções de desidratação secundária e terciária 18 e 26, e então acima dos rolos s 20 a 24 e os conjuntos de rolo da prensa 28 a 34, que são suportadas apenas pelo quadro inferior 38.
Voltando às Figuras 4 e 5, a área entalhada 17 é definida pela superposição das folhas estáticas superior e inferior 40 e 42 que são operacionalmente montadas via conjuntos de quadro superior e inferior 44 e 46. O conjunto inferior 46 é parte de ou montado no quadro suporte 38. O interespaço 17 entre as folhas estáticas superior e inferior 40 e 42 tem a altura suficiente paa permitir a passagem para as folhas superior e inferior 12 e 14 e a suspensão (não mostrada) , que é injetada pela xcaixa de entrada 36 entre as folhas superior e inferior 12 e 14. O interespaço 17 tem longitudinalmente uma terminação do lado da entrada 88 e uma terminação do lado da entrada 90, A pressão exercida na suspensão sólida-liquida aumenta da entrada 88 para a saída 90.
As folhas estáticas 40 e 42 são perfuradas para permitir a passagem do líquido através delas. As folhas estáticas superior e inferior 40 e 42, respectivamente, definem as plataformas dos respectivos conjuntos superior e inferior 44 e 46.
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 14/23
6/13
Cada um dos conjuntos 44 e 46 inclui feixes transversais 92 seguros entre dois feixes longitudinais geralmente paralelos 94 transversais àqueles. Cada feixe transversal 92 inclui uma terminação curva resiliente 96 estendedida além do feixe 94 no lado do interespaço 17. Estas terminações 96 agem como membros polarizadores que aplicam pressão sobre as folhas estátivas 40 e 42 assim como sobre o interespaço 17. A pressão aplicada sobre as folhas estáticas 40 e 42 é posteriormente aplicada por elas sobre a suspensão sólida-líquida através das folhas inferior e superior 12 e 14.
Desde qu eo interespaço esteja afilado, maior pressão é aplicada na suspensão sólida-líquida. O arranjo acima descrito causa a introdução da suspensão sólida-líquida na entrada 88 para liberar o líquido e então sair través da saída 90 mais densa que na entrada. A suspensão sólida-líquida vinda da caixa de entrada e introduzida na entrada 88 da porção entalhada 17 será referida doravante como suspensão sólidalíquida primária e a que deixa a saída 90 será referida doravante como suspensão sólida-líquida secundária.
Outros meios de direcionamento que a terminação dobrada 96 dos feixes transversais 94 podem ser providos, tais como molas e/ou esquadrias (ambas não mostradas).
De acordo com outra concretização (não mostrada), a área entalhada é definida pelas primeira e segunda séries de rolos montadas respectivamente nos quadros superior e inferior 44 e 46.
A terminação mais próxima de cada um dos conjuntos de suporte superior e inferior 44 e 46 é provida com um conjunto de rolo de tensão 4 8 que contribui para o tensionamento das folhs 12 e 14. Cada conjunto de rolo de tensão 48 inclui um rolo 50 em contato com as repectivas folhas 12 e 14 2 sendo seletivamente direcionado do respectivo conjunto de suporte 44 ou 46 por um cilindro 52.
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 15/23
7/13
Adicionalmente às suas funções, o conjunto de rolo de tensão 48 direciona respectivamente as folhas contínuas superior e inferior 12 e 14 à área entalhada 17 para movimento da entrada 88 para a saída 90.
Como será descrito abaixo com refer~encia a posterior concretização, os dois conuntos de rolode pressão 48 não precisam ser id~enticoas e podem também ser montados diferentemente para a seção de desidratação primária 16. A tensão nas folhas 12 e 14 é ajustada por um operador humano(não mostrado) após visualização de perda de folhas por operação dos conjuntos de rolo de tensão 48. De acordo com uma concretização posterior (não mostrada) , um sensor de tensão na folha é provido, sendo acoplado aos conjuntos de tensão assim como para engatilhar e comandar sua operação. Os dois conjuntos de rolo de tensão 48 são operáveis independentemente.
Um líquido de saída 54 é retido pelo conjunto de suporte inferior 46 para recuperar líquido extraído na área entalhada 17. O líquido é também recuperado sob as seções de desidratação secundária e terciária 18 e 26. Meios adicionais para recuperação do liquido tais como recipientes (não mostrado) pode posteriormente ser provido sob a seção de desidratação primária 16.
Conjuntos superior e inferior de alinhamento de folha 56 são montados nos respectivos conjuntos de suporte superior e inferior 44 e 46 da seção de desidratação primária 16.
Os conjuntos superior e inferior de alinhamento de folha 56 incluem um rolo guiador 58 e dois balões de ar laterais 60 que deslocam o rolo 58 como requerido de modo a manter as folhas 12 e 14 centralizadas. O par de balões de ar 60 é responsivo à informação do sensor 62 montada no conjunto de suporte 44 ou 46 ajacente ao conjunto de alinhamento de folha 56.
A seção de desidratação primária 16 também inclui duas estações de banho 64, cada uma montada no seu conjunto suporte
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 16/23
8/13 ou 46 no lado da folha 12 ou 14 em oposição ao respectivo conjunto de suporte 44 ou 46. Os chuveiros 64 são posicionados à montante da área entalhada 17 relativo de movimento das as folhas 12 e 14. As estações de banho 64 incluem tubulação perfurada (não mostrada) alimentada por um sistema de distribuição de um fluido de limpeza pressurizado da folha (não mostrado) que cria jatos de limpeza sobre a folha 12 e 14. A tubulação é posicionada transversalmente a orientação das folhas 12 e 14 e tem um comprimento ou configuração permitindo a aspersão de um fluido de limpeza ao longo de sua largura. De acordo com a primeira concretização, o fluido de limpeza é água. Entretanto, o fluido de limpeza pode ser outro líquido dependendo por exemplo da suspensão sólida-líquida e/ou do material da folha. De acordo com outra concretização da presente invenção, a estação de chuveiro 64 inclui sprinklers, bocais de água ou outro mecanismo de distribuição de fluído (não mostrado).
Retornando brevemente à Figura 6, a área entalhada 17 é também provida de elementos para remoção da água próxima a saída 90 desta. De acordo para a primeira reivindicação, estes elementos 66 são na forma de sapatas de fricção feitas, por exemplo, e um material polimérico e que são alternativamente seguras por mecanismos de suporte superior e inferior 44 e 48. Na diminuição de peso do interespaço 17, as sapatas de fricção 98 provem fricção adicional sobre as folhas contínuas 12 e 14 e aumentam a extração de água da suspensão sólida-líquida. Isto permite, por exemplo, aumentar a velocidade de tratamento da prensa 10 e mais especificamente a velocidade de deslocamento das folhas contínuas 12 e 14.
O elemento de remoção de água pode ser provido alternativamente ou em adição para as folhas estáticas 40 e 42. De acordo com outra concretização, o elemento de remoção de excesso de água difere destes ilustrados. De acordo ainda
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 17/23
9/13 com outra concretização, os elementos de remoção de excesso de água 66 são omitidos.
A suspensão sólida-líquida secundária que entra na seção de desidratação secundária 18 existe na forma de uma suspensão sólida-líquida terciária que possui uma densidade maior comparada com a suspensão sólida-líquida secundária.
Os rolos entalhados 20-24 da seção de desidratação secundária 18 possuem diâmetro gradualmente reduzido da primeira estação de desidratação 16 para a terceira seção de desidratação 26 para prover um aumento de pressão sobre a polpa como adiantamento através da seção 18 e como ganho de consistência.
De acordo com outra concretização (não mostrada), os rolos de entalhamento 20-24 possuem o mesmo diâmetro ou mostram um diâmetro padrão diferente com um da primeira concretização. De acordo com outra concretização (não mostrada), os rolos 20-24 não são entalhados. De acordo ainda com outra concretização, o primeiro rolo 20 é montado à montante do quadro. 44 da primeira seção de desidratação 16.
Cada uma das quatro montagens do rolo de prensa 2 8-34 possui uma configuração tesoura nip. As montagens 28-34 permitem remover a água adicional da polpa quando o aumento de prensa é aplicado sobre o material da polpa correndo dentro dela. Embora o par de rolos de cada conjunto 28-32 seja ilustrado como tendo rolos regulares, rolos entalhados podem também ser usados nestas montagens.
Os rolos 68 e 7 0 do último conjunto 34 também atuam como rolos de rotação energizados para dirigir para cima e para baixo das folhas contínuas 12 e 14 respectivamente. De acordo com outra concretização (não mostrada), um conjunto de rolo de direção é montado para posicionar adjacentemente à seção de desidratação terciária 26 para cooperar com o conjunto do rolo de tensão 48, tanto quanto para dirigir as folhas contínuas superior e inferior 12 e 14. De acordo ainda com outra
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 18/23
10/13 concretização, a seção de desidratação terciária 26 inclui duas ou mais montagens de rolos de direção (não mostrada).
O número de montagens de rolos de prensa pode variar dependendo, por exemplo, da aplicação e/ou da velocidade das folhas contínuas 12 e 14.
O conjunto 28 não será descrita agora em maiores detalhes neste documento. Já que as montagens 30-34 são similares na configuração do conjunto 28, e com o propósito de ser conciso, elas não serão descritas em maiores detalhes neste documento.
O conjunto 28 inclui um primeiro rolo 72 montado com rotação para o fundo sobre o quadro 38. Para este propósito, o quadro do fundo 38 inclui dois entalhes arqueados em oposição 74 (só um mostrado) para receber as terminações longitudinais do quadro 76 do primeiro rolo 72.
conjunto 28 também inclui um segundo rolo 78 montado com o primeiro rolo 72, na parte de cima deste em uma configuração de tesoura nip, via uma montagem do conjunto 80. A montagem do conjunto 80 inclui dois pratos finais 82 (só um mostrado) cada um rotacionalmente montado em sua respectiva terminação longitudinal do segundo rolo 78. Cada prato final 82 é montado em pivô no quadro inferior 38 via uma vara pivô 84 (só um mostrado). 0 conjunto 28 também inclui um cilindro pneumático ou hidráulico 86 para aplicar uma pressão selecionada ente os dois rolos 72 e 78. 0 cilindro 86 é montado em pivô entre o quadro 38 e o prato 82 entre eles.
Sempre que a manutenção tenha que ser executada em um ou todos os rolos 20-24, bem como nos conjuntos 28-34, uma ponte rolante, por exemplo, pode ser usada desde que a estrutura do quadro seja provida em cima deles. Cada um dos rolos 20-24 e dos rolos do conjunto 28-34 são desmontáveis independentemente uns dos outros. A manutenção das seções secundária e terciária 18 e 26 da prensa 10 é desta maneira facilitada.
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 19/23
11/13
Deve ser notado que o alinhamento dos rolos de prensa nos conjuntos 28-34 é alcançado através do mecanismo de suporte dos rolos.
Embora a prensa de fios gêmeos 10 seja ilustrada como tendo um único quadro de suporte 38 suportando a caixa de entrada 36, as seções de desidratação primária, secundária e terciária 16, 18 e 26, cada um destes conjuntos 36, 16, 18 e 26 podem ser montados sobre quadros individuais (não mostrados) que são então montados antes da operação.
Também, embora o quadro de suporte 38 seja ilustrado como sendo em parte de aço e em parte de concreto, um quadro de suporte de acordo com outra concretização para a presente invenção pode ser feito completamente de aço.
Note-se que modificações podem ser feitas na prensa 10 tal como:
- o número de rolos nas seções de desidratação secundária ou terciária 18 ou 26 pode variar;
as seções de desidratação primária, secundária ou terciária 16, 18 e 26 podem ser providas com diferentes dispositivos ou mecanismos de tratamento de polpa adicional ou alternativamente a estas ilustradas nas Figuras de 1 a 3;
a prensa 10 pode ser provida de outro mecanismo de alinhamento das folhas contínuas do que o ilustrado nas Figuras de 1 a 3 e descrito acima neste documento. Por exemplo, um rolo de coroamento (não mostrado) pode ser usado. Em algumas aplicações, o mecanismo de alinhamento da folha contínua é omitido;
- a prensa 10 pode ser provida com outro mecanismo de tensão da folha contínua que o ilustrado conjunto de tensão de rolo 48. Dependendo da aplicação, conjunto de tensão de rolo pode não ser configurado para tensão das folhas contínuas 12 e 14 e pode só servir para o propósito de direcionar as folhas contínuas 12 e 14 na área de entalhada;
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 20/23
12/13
- em algumas aplicações, o elemento de remoção de excesso de água 66 pode ser omitido;
em algumas aplicações, uma única das seções de desidratação secundária e terciária 18 e 26 é requerida;
em algumas aplicações, as seções de desidratação secundária e terciária 18 e 26 podem ter suas posições permutadas;
- caso a seção de desidratação secundária 18 seja a última no processo de desidratação, um conjunto de rolos direcionadores é também provido para direcionar as folhas continuas sem fim 12 e 14.
Uma prensa de fios gêmeos 100 de acordo com a segunda concretização será agora descrita com referencia a figura 7. Uma vez que a prensa de fios gêmeos 100 é similar para a prensa de fios gêmeos 10, só as diferenças ente os dois processos 100 e 10 serão descritas neste documento.
Uma primeira diferença entre as prensas 100 e 10 é que a seção desidratação secundária 19 é omitida e a seção desidratação terciária 116 é posicionada adjacente à seção primária 102. Também, a seção 116 inclui dois pares de rolos na configuração tesoura nip comparada com a seção 26 que inclui quatro pares.
Também, a caixa de entrada 104 é na forma de um caixa de entrada de consistência média posicionada sobre o quadro de suporte inferior 38 à montante da área entalhada 17 d modo que pinga por gravidade a suspensão sólida-liquida primária (não mostrada) . O quadro de suporte superior 106 é menor que o quadro de suporte inferior 46 no lado da entrada para acomodar a caixa de entrada 104 nele.
Também, o conjunto de rolo de tensão 108 da porção superior da seção de desidratação primária 102 difere que daquela montada 48 para a seção de desidratação primária 16.
Naturalmente, desde que o conjunto de rolo 108 seja posicionado à montante da área entalhada 17 e à jusante da
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 21/23
13/13 caixa de entrada 104, o conjunto de rolo de tensão 108 compreende dois rolos 110 e 112 para direcionar a folha contínua superior 12 para o sistema de alinhamento de folha contínua superior 56 dentro da área entalhada 17. O rolo superior permite curvar a folha contínua superior 12 e redirecioná-la na direção do rolo inferior 110, que possui uma extremidade inferior ao nível da área entalhada. Um cilindro 114 é montado entre o rolo superior 112 e entre o quadro de suporte superior 106 para permitir seletivo direcionamento do rolo 112 relativamente ao quadro 106 assim permitindo tensionar a folha contínua superior 12.
A expressão elementos de remoção do excesso de água e desidratação não deve ser interpretado como estando limitado à remoção de água e sim entendido como significando remoção de qualquer líquido de uma suspensão sólida-líquida.
A prensa de fios gêmeos de acordo com as concretizações da presente invenção pode ser usada para remover líquido em suspensões tais como uma suspensão de polpa na indústria de papel ou na indústria de sucos e pode ser usada no tratamento de lama, por exemplo, para produzir biocombustível.
Embora a presente invenção tenha sido descrita acima neste documento por meio de suas concretizações ilustrativas, pode ser modificada sem sair do espírito e natureza do escopo da invenção, como definida nas reivindicações anexadas.

Claims (8)

1. Prensa de Fios Gêmeos para separar sólido e liquido de uma suspensão sólida-liquida primária, que compreende: teias infinitas superior e inferior (12,14);
um caixilho de suporte (38);
uma primeira seção de desidratação(16) montada no caixilho de suporte e incluindo uma área entalhada(17) que tem uma entrada(88) e uma saída (90), e adicionalmente incluindo um primeiro e um segundo conjunto de rolos de comando (48), montados no caixilho de suporte à montante da entrada da área entalhada, para direcionar respectivamente às teias infinitas superior e inferior, para dentro da área entalhada para movimento da entrada para a saída da mesma; sendo que a área entalhada atuando nas teias infinitas superior e inferior, num movimento para coletar uma primeira quantidade de líquido de uma suspensão sólida-liquida primária, recebida de modo que se junte na saída à suspensão sólida-liquida secundária, que é mais densa de que a suspensão sólida-liquida primária;
uma seção de desidratação secundária (18) montada no caixilho de suporte adjacente à saída da primeira seção de desidratação para receber a suspensão sólida-liquida secundária, que tem um primeiro conjunto de rolos de compressão incluindo uma primeira série de rolos de compressão(20, 22, 24), que são montados no caixilho de suporte; as teias superior e inferior cooperando no movimento com os rolos de compressão para extrair o
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 6/23
2/4 líquido da suspensão sólida-liquida secundária para juntar-se à suspensão sólida-liquida terciária;
os rolos de compressão da seção de desidratação secundária sendo montados no caixilho de suporte com os rolos numa configuração-s;e uma seção de desidratação terciária (26) adjacente à seção de desidratação secundária a jusante da mesma; a seção de desidratação terciária tendo uma segunda montagem de rolo de compressão (28, 30, 32, 34) incluindo uma segunda série de rolos de compressão (72, 78, 70, 68) que estão todos montados no caixilho de suporte; as teias superior e inferior cooperando em movimento com a segunda série de rolos de prensa para extrair líquido da suspensão sólido-líquido terciária, onde o segundo conjunto de rolos de compressão compreende pelo menos um par de rolos de compressão incluindo um primeiro rolo (72) montado rotativamente ao caixilho de suporte, e um segundo rolo (78) montado no topo do primeiro rolo para rotação em uníssono com o primeiro rolo através de um conjunto de montagem (80) incluindo i) duas placas terminais longitudinais (82) que são cada uma presa rotativamente ao caixilho de suporte numa extremidade longitudinal respectiva do segundo rolo e ii) pelo menos um cilindro (86) com uma extremidade fixa presa ao caixilho de suporte e uma extremidade de trabalho presa a uma das chapas de extremidade longitudinais para empurrar o segundo rolo para o primeiro rolo e para aplicar pressão entre o primeiro e o segundo rolo
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 7/23
3/4 caracterizado por:
um rolo condutor (68,70) estar montado no caixilho de suporte e ser parte do segundo conjunto de rolos de compressão e cooperar com o primeiro e o segundo conjunto de rolos de comando para mover as teias da entrada da área entalhada através da segunda seção de desidratação via a saída da área entalhada; então através da terceira seção de desidratação de volta à entrada da área entalhada; e nenhum elemento de caixilho ser provido sobre as seções de desidratação secundária e terciária.
2. Prensa de Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
pelo menos um dos rolos compressores da seção de desidratação secundária ter uma ranhura.
3. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
o rolo compressor da seção de desidratação secundária adjacente à seção de desidratação primária ter um diâmetro maior que o diâmetro dos outros rolos compressores da seção de desidratação secundária.
4. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
os cilindros de prensa da seção de desidratação secundária aplicarem pressão crescente sobre a suspensão sólida-líquido secundária ao longo de uma direção de movimento das tramas superior e inferior.
5. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
Petição 870190069537, de 22/07/2019, pág. 8/23
4/4 a seção primária de desidratação incluir um par elementos planares estáticos (40,42) sobrepostos opostos que são operacionalmente montados no caixilho de suporte de modo a produzir um interespaço entre os mesmos definindo a área entalhada.
6. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
os primeiro e segundo rolos de comando serem adicionalmente configurados para permitir ajuste às tensões nas teias infinitas superior e inferior respectivamente.
7. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
compreender adicionalmente conjuntos de alinhamentos de teia superior e inferior (56,56) montado no caixilho de suporte para detetar um desalinhamento das correias superior e inferior respectivamente e para alinhar seletivamente uma das telas superior ou inferior, cujo desalinhamento tenha sido detetado.
8. Prensa De Fios Gêmeos de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por:
compreender adicionalmente estações de chuveiros superior e inferior (62,64) montadas no caixilho de suporte para prover um fluido de limpeza nas respectivas teias superior e inferior do fluxo a montante da seção primária de desidratação.
BRPI1009378-8A 2009-03-10 2010-03-09 prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão BRPI1009378B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CA2657627A CA2657627A1 (en) 2009-03-10 2009-03-10 Twin wire press
PCT/CA2010/000346 WO2010102398A1 (en) 2009-03-10 2010-03-09 Twin wire press

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1009378A2 BRPI1009378A2 (pt) 2016-08-02
BRPI1009378B1 true BRPI1009378B1 (pt) 2019-10-29

Family

ID=42727749

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1009378-8A BRPI1009378B1 (pt) 2009-03-10 2010-03-09 prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão

Country Status (8)

Country Link
US (2) US8617357B2 (pt)
EP (1) EP2406427B1 (pt)
CN (2) CN104532648B (pt)
BR (1) BRPI1009378B1 (pt)
CA (2) CA2657627A1 (pt)
ES (1) ES2615514T3 (pt)
MX (1) MX2011009570A (pt)
WO (1) WO2010102398A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010041730A1 (de) * 2010-09-30 2012-04-05 Voith Patent Gmbh Maschine für die Entwässerung von Zellstoff
CN102328450B (zh) * 2011-10-12 2014-12-24 桂林梁华生物科技有限公司 植物色素原汁提取带式多级压榨机
US9702083B2 (en) * 2015-01-29 2017-07-11 Lakehead University Use of fly ash to treat spent liquor from a thermomechanical pulping process
BR112020003995B1 (pt) * 2017-09-01 2024-03-12 Stora Enso Oyj Um método para produzir um papelão
CN115501690A (zh) * 2022-09-23 2022-12-23 湖南航天磁电有限责任公司 一种湿法回转窑进料脱水系统及方法
CN115606827B (zh) * 2022-10-09 2023-08-04 上海盘点食品科技有限公司 一种豆制品加工的豆干胚压制设备

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3796149A (en) 1972-03-27 1974-03-12 Andritz Ag Maschf Pressing device for the removal of water from cellulose or the like
FI72157C (fi) * 1974-07-18 1987-04-13 Valmet Oy Dubbelviradel i pappersmaskin.
AT376722B (de) 1983-02-09 1984-12-27 Andritz Ag Maschf Entwaesserungsmaschine fuer zellstoff od. dgl. fasermaterial
US4629061A (en) * 1983-10-11 1986-12-16 Rexnord Inc. Belt steering control system
US4544061A (en) * 1983-10-11 1985-10-01 Rexnord Inc. Belt press
US4681033A (en) 1984-12-11 1987-07-21 Rexnord Inc. Drive system for belt press
AT385793B (de) * 1985-12-19 1988-05-10 Andritz Ag Maschf Siebbandpresse
DE4141607C2 (de) * 1991-12-17 1996-04-25 Voith Gmbh J M Doppelsiebformer
AT402951B (de) * 1995-09-19 1997-10-27 Andritz Patentverwaltung Vorrichtung zur entwässerung von vfaserstoff-flüssigkeitsmischungen,insbesondere zellstoffsuspensionen
US5783045A (en) 1996-05-06 1998-07-21 Beloit Technologies, Inc. Pulp and linerboard former with improved dewatering
AT405656B (de) * 1997-07-01 1999-10-25 Andritz Patentverwaltung Vorrichtung zur entwässerung von feststoff-flüssigkeitssuspensionen, insbesondere faserstoffsuspensionen
US6248245B1 (en) * 1998-05-29 2001-06-19 Ashbrook Corporation Belt press with adjustable inlet guide
US6454904B1 (en) * 2000-06-30 2002-09-24 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method for making tissue sheets on a modified conventional crescent-former tissue machine
SE516830C2 (sv) * 2000-08-01 2002-03-12 Metso Paper Inc Dubbelvirapress
US6821392B2 (en) * 2003-02-20 2004-11-23 Metso Paper, Inc. Headbox sealing device
SE527250C2 (sv) * 2004-06-14 2006-01-31 Metso Paper Inc Stativ för en dubbelvirapress och metod för virabyte i en dubbelvirapress innefattande nämnda stativ
SE527778E (sv) * 2004-11-02 2011-01-19 Valmet Technologies Inc Förfarande och anordning vid en dubbelvirapress

Also Published As

Publication number Publication date
MX2011009570A (es) 2012-01-12
CN104532648A (zh) 2015-04-22
CN104532648B (zh) 2018-09-11
CA2657627A1 (en) 2010-09-10
US8617357B2 (en) 2013-12-31
EP2406427A1 (en) 2012-01-18
EP2406427A4 (en) 2012-11-07
WO2010102398A1 (en) 2010-09-16
CA2755777A1 (en) 2010-09-16
CN102439225A (zh) 2012-05-02
US20140096927A1 (en) 2014-04-10
CA2755777C (en) 2017-08-22
US20120048494A1 (en) 2012-03-01
BRPI1009378A2 (pt) 2016-08-02
US8852403B2 (en) 2014-10-07
EP2406427B1 (en) 2017-01-04
CN102439225B (zh) 2014-12-17
ES2615514T3 (es) 2017-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1009378B1 (pt) prensa de fios gêmeos para separar sólido e líquido de uma suspensão
DE2413421C3 (de) Doppelsiebpapiermaschine
EP0933473B1 (de) Doppelsieb-Former
US2881676A (en) Paper or board machine and method
EP2753751B1 (de) Pressenpartie einer maschine zur herstellung einer faserstoffbahn
EP1593776A1 (de) Trockenpartie für eine Maschine zur Herstellung einer Faserstoffbahn
DE2754622C3 (de) Naßpartie einer Papiermaschine
DE60106101T2 (de) Überführen einer Aufführspitze einer Papierbahn
DE202014105251U1 (de) Anordnung beim Bahnaufführen in der Trockenpartie einer Faserbahn-Herstellungsmaschine
WO2017207475A1 (de) Maschine zur entwässerung und trocknung einer faserstoffbahn
EP0894894A2 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Bilden einer Faserstoffbahn
DE4201107C2 (de) Trockenpartie
DE19938979A1 (de) Pressenpartie
DE2051444A1 (de) Verfahren und Einrichtung zur Her stellung von Faserbahnen
DE2850361A1 (de) Papiermaschine
DE3335177C2 (pt)
DE69827726T2 (de) Trocknung mit kontinuierlicher Unterstützung
EP1637648B1 (de) Pressenpartie einer Maschine zum Erzeugen einer Bahn aus Papier oder Karton
EP3540120B1 (de) Pressenpartie
DE102004017812A1 (de) Druckhaube
EP0688375A1 (de) Verfahren und doppelsieb-former zum bilden einer faserstoffbahn
DE10109382A1 (de) Pressanordnung
DE10046227A1 (de) Vorrichtung und Verfahren zur Entwässerung einer Faserstoffbahn

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/03/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/03/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS