BRPI1008759B1 - processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software de um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo hdmi e dispositivo associado - Google Patents

processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software de um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo hdmi e dispositivo associado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1008759B1
BRPI1008759B1 BRPI1008759-1A BRPI1008759A BRPI1008759B1 BR PI1008759 B1 BRPI1008759 B1 BR PI1008759B1 BR PI1008759 A BRPI1008759 A BR PI1008759A BR PI1008759 B1 BRPI1008759 B1 BR PI1008759B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pin
electronic device
port
processor
hdmi
Prior art date
Application number
BRPI1008759-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Olivier Repelin
Original Assignee
Sagemcom Broadband Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sagemcom Broadband Sas filed Critical Sagemcom Broadband Sas
Publication of BRPI1008759A2 publication Critical patent/BRPI1008759A2/pt
Publication of BRPI1008759B1 publication Critical patent/BRPI1008759B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F8/00Arrangements for software engineering
    • G06F8/60Software deployment
    • G06F8/61Installation
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F8/00Arrangements for software engineering
    • G06F8/60Software deployment
    • G06F8/65Updates

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Stored Programmes (AREA)
  • Information Transfer Systems (AREA)
  • Test And Diagnosis Of Digital Computers (AREA)

Abstract

PROCESSO DE DIAGNÓSTICO E/OU DE ATUALIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE UM DISPOSITIVO ELETRÔNICO EQUIPADO COM UM CONECTOR DE TIPO HDMI E DISPOSITIVO ASSOCIADO. A invenção refere-se a um processo de diagnóstico (500) e/ou de atualização (400) de um software (302) associado a um processador (301) de um primeiro dispositivo eletrônico (201) equipado com um conectar (204) de tipo HDMI, esse processo comportando as etapas que consistem em: ligar, com um cabo adaptado (208), um dispositivo eletrônico terceiro (203) com um primeiro pino (331) e um segundo pino (332) do conectar HDMI (204); realizar uma operação (403) de comutação do primeiro dispositivo (201), fazendo passar esse primeiro dispositivo (201) de um primeiro modo a um segundo modo no qual o conectar HDMI (204) está apto, via o primeiro pino (331) e o segundo pino (332) em trocar informações para, e proveniente do, processador (301); proceder, via o cabo adaptado (208), a trocas de informações entre o primeiro dispositivo (201) e o dispositivo terceiro (203), para realizar a operação de diagnóstico e/ou de atualização do software.

Description

[001] A presente invenção refere-se a um processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software instalado em um dispositivo eletrônico, esse dispositivo eletrônico sendo equipado com pelo menos um conector de tipo conector HDMI. A invenção refere-se também a qualquer dispositivo eletrônico apto a aplicar o processo, de acordo com a invenção. A invenção tem essencialmente por finalidade tornar possível as operações de atualização e de diagnóstico de software embarcadas em dispositivos eletrônicos que apresentam interfaces de áudio/vídeo.
[002] O domínio da invenção é, de uma forma geral, aquele dos dispositivos eletrônicos aptos a transmitir um conteúdo de áudio/vídeo. A expressão "transmissão de um conteúdo de áudio/vídeo" designa, de uma forma geral, a transmissão de informações relativas a imagens e/ou a sons destinados a serem restituídos por meio de um aparelho eletrônico terceiro, por exemplo, uma tela de televisão. Na descrição que se segue, considerar-se-á, a título de exemplo unicamente, um dispositivo eletrônico de tipo de codificador de televisão numérica.
[003] Atualmente, os decodificadores de televisão numérica são capazes de dispor diferentes portas de comunicação para trocar diferentes informações com dispositivos terceiros. Essas portas de comunicação podem, por exemplo, ser portas seriais (de tipo RS232), portas USB, portas Ethernet ou ainda conectores peritais. Essas portas de comunicação podem, além disso, ser utilizados em fases de produção e/ou de manutenção para trocar diferentes informações com o decodi-ficador. Notadamente, utilizam-se essas portas para proceder a operações de diagnóstico do software instalado no meio do decodificador, ou a operações de atualização desse mesmo software. O software considerado é constituído do conjunto das aplicações que permitem as diferentes operações aferentes ao funcionamento do dispositivo eletrônico considerado. No caso de um decodificador, o software gera no-tadamente as operações de controle de direitos de acesso a diferentes serviços de televisão, as operações de decodificação desses serviços, as operações específicas de tipo gestão dos menus...
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO DA INVENÇÃO
[004] Todavia, as portas de comunicação RS232 e Peritel que acabam de ser evocadas tendem a desaparecer sobre os novos dispositivos eletrônicos aptos a transmitir um conteúdo de vídeo. A porta USB está ausente sobre os dispositivos eletrônicos para os quais se busca limitar os custos de produção. Ao contrário, sobre todos esses dispositivos eletrônicos, aí compreendidos sobre os dispositivos eletrônicos econômicos, um conector do tipo conector HDMI está cada vez mais frequentemente disponível.
[005] Um conector HDMI (para High Definition Multimedia interface; em Francês: interface multimídia alta definição) é um conector que permite a realização de uma interface de áudio/vídeo inteiramente numérica, que é utilizada para transmitir habitualmente fluxos não comprimidos. As interfaces HDMI permitem conectar, com um receptor compatível -tal como, por exemplo, um televisor Alta Definição -uma fonte de áudio/vídeo de um dispositivo eletrônico -como uma leitora Blu-Ray -ou um computador ou um console de jogo. A universalidade dos conectores HDMI vem essencialmente do fato de realizarem interfaces que suportam qualquer formato de vídeo da televisão alta definição, incluindo a definição padrão, a definição melhorada e alta definição, assim como o som multicanal, o todo por meio de um único cabo. Os conectores HDMI são independentes das diferentes normas de transmissão da televisão numérica, quer se trate de televisão numérica terrestre ou de televisão numérica por satélite, por cabo...
[006] Um exemplo de conector de tipo HDMI é ilustrado na figura 1. Nessa figura, um conector HDMI 100 é representado; trata-se no caso de um conector de tipo A, que é o conector HDMI o mais comum. Existem também conectores de tipo B e de tipo C, a utilização do objeto da invenção sendo possível com qualquer tipo de conector HDMI.
[007] O conector 100 é uma ficha fêmea que comporta 19 pinos, marcados com 1 a 19, cuja função é normalizada.
[008] Assim, os pinos 1 a 9 são pinos ditos TDMS (Transition Minimized Differential Signalling em Inglês), permitindo a transmissão em série de dados de altíssima velocidade através de um cabo blindado. Cada conector HDMI comporta três canais TDMS distintos, cada canal fazendo intervir três pinos. Os pinos 10, 11 e 12 são pinos que permitem a realização de um canal de relógio TDMS, a fim de realizar uma temporalização do fluxo de dados que circulam pelos pinos TDMS, e assegurar assim a integridade dos dados transmitidos, mesmo sobre longos cabos.
[009] O pino 13 é um pino dito CEC (Consumer Electronics Control em inglês, para controle "entre elementos"). Esse pino é utilizado opcionalmente. Ele permite acrescentar mais funcionalidades a um sistema de áudio/vídeo. Além disso, ele autoriza, por exemplo, a um dispositivo eletrônico se comunicar com um outro e controlá-lo: por exemplo, apertando-se uma única tecla dita de "leitura universal" sobre um telecomando, um usuário pode ativar todos os dispositivos eletrônicos necessários à leitura de um conteúdo, as informações de controle circulando pelos pinos CEC dos diferentes dispositivos intervêm.
[0010] O pino 14 é um pino não utilizado até hoje nas diferentes versões existentes de protocolo HDMI. Ele é designado como pino reservado.
[0011] Os pinos 15 e 16 são respectivamente pinos ditos SCL e DAS.
[0012] O pino 17 é um pino dito DDC Canal, também denominado pino para canal de dados de arquivamento. Ele permite notadamente a um emissor, por exemplo, um cartão gráfico, interrogar um destinatário, por exemplo, um televisor alta definição equipado com um conector HDMI 100, sobre suas capacidades de arquivamento.
[0013] O pino 18 é um pino de alimentação, levado ao potencial + 5 Volts.
[0014] O pino 19 é um pino dito HPD, que permite uma detecção de tomada rápida; esse pino exerce um papel essencial na detecção dos aparelhos compatíveis com as normas HDMI.
[0015] Os conectores HDMI do tipo daquele que acaba de ser descrito com referência à figura 1 são, portanto, destinados a estarem presentes sobre a totalidade dos dispositivos eletrônicos destinados a arquivamentos de vídeo. Eles não permitem, todavia, trocar informações, relativas ao diagnóstico ou à atualização de um software embarcado no meio de um dispositivo que eles equipam com um dispositivo eletrônico terceiro. Não existe assim, até hoje, nenhuma solução para proceder a operações de diagnóstico ou de atualização de software embarcado no meio de um dispositivo eletrônico equipado com um conector HDMI, que não possui conectores outros, permitindo essas operações.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
[0016] O processo e o dispositivo, de acordo com a invenção, propõem uma solução para o problema que acaba de ser exposto. Na invenção, propõe-se uma solução para tornar possível, através do único conector HDMI, uma troca de informações para proceder a operações de diagnóstico e/ou de atualização de um software embarcado de um dispositivo eletrônico apto a restituir sinais de áudio e/ou vídeo. A troca de informações ocorre entre o dispositivo equipado com conector HDMI e um dispositivo eletrônico terceiro adaptado ao diagnóstico e/ou ao desenvolvimento do software embarcado. Para isso, prevê-se, na invenção, notadamente uma comutação de certas ligações, ou linhas, ligando o conector HDMI a um microcontrolador do dispositivo eletrônico equipado com software embarcado.
[0017] A invenção refere-se, portanto, essencialmente a um processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software embarcado, associado a um processador no meio de um primeiro dispositivo eletrônico equipado com conector de tipo HDMI, caracterizado pelo fato de esse processo comportar as diferentes etapas que consistem em: -ligar, por meio de um cabo adaptado, um dispositivo eletrônico terceiro apto a realizar uma operação de diagnóstico ou de atualização do software embarcado, com um primeiro pino e um segundo pino do conector HDMI; -realizar uma operação de comutação do primeiro dispositivo eletrônico, fazendo passar esse primeiro dispositivo eletrônico de um primeiro modo, dito modo de funcionamento habitual, a um segundo modo dito modo de transmissão no qual o conector HDMI está apto, via o primeiro pino e o segundo pino, a trocar informações para o, e proveniente do processador; essa operação de comutação comportando as diferentes operações que consistem em -oscilar uma primeira ligação, ligando no modo de funcionamento habitual uma primeira porta do processador, dedicada ao recebimento de dados, a uma porta serial do primeiro dispositivo eletrônico ou a uma porta serial do primeiro dispositivo eletrônico ou a uma porta não utilizada, de maneira que essa primeira ligação ligue, no modo de transmissão, essa primeiro porta do processador a esse primeiro pino do conector HDMI; -oscilar uma segunda ligação, ligando no modo de funcio-namento habitual uma segunda porta do processador, dedicada à transmissão de dados, a uma porta serial do primeiro dispositivo ele-trônico ou a uma porta não utilizada, de maneira que essa segunda ligação ligue, no modo de transmissão, esse segunda porta do processo a esse segundo pino do conector HDMI; -proceder, via um cabo adaptado, a trocas de informações entre o primeiro dispositivo eletrônico e o dispositivo eletrônico terceiro, para realizar a operação de diagnóstico e/ou de atualização do software embarcado.
[0018] O processo, de acordo com a invenção, pode comportar, além das características principais, que acabam de ser mencionadas no parágrafo precedente, uma ou várias características suplementares dentre as seguintes: -o primeiro pino do conector HDMI é o pino dito pino CEC, e pelo fato de o segundo pino do conector HDMI ser o pino dito reservado; -a operação de comutação é realizada após o recebimento pelo primeiro dispositivo eletrônico de um comando específico, notadamente um comando emitido por meio de um telecomando associado a esse primeiro dispositivo, ou um comando correspondente a um apoio sobre uma tecla, ou sobre uma combinação de teclas, presentes sobre esse primeiro dispositivo; -o processo comporta a etapa suplementar que consiste em realizar uma operação de comutação do primeiro dispositivo eletrônico, fazendo-o passar do modo de transmissão ao modo de funcionamento habitual após o recebimento, no decorrer da operação de diagnóstico ou da operação de atualização do software embarcado, de um comando específico emitido pelo dispositivo eletrônico terceiro via o cabo adaptado.
[0019] As diferentes características suplementares do processo, de acordo com a invenção, à medida que não se excluem mutuamente, são combinadas segundo todas as possibilidades de associação para chegar a diferentes exemplos de aplicação da invenção.
[0020] A presente invenção refere-se também a um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo HDMI apto a aplicar o processo, de acordo com a invenção, esse dispositivo comportando um software embarcado associado a um processador, esse software embarcado devendo constituir o objeto de uma operação de diagnóstico e/ou de atualização, caracterizado pelo fato de esse dispositivo com-portar um meio de comutação para realizar: -a oscilação de uma primeira ligação, ligando em um primeiro modo de funcionamento, dito modo de funcionamento habitual, uma primeira porta do processador, dedicada ao recebimento de dados, a uma porta serial ou a uma porta não utilizada desse dispositivo eletrônico, de maneira que essa primeira ligação ligue, em um segundo modo de funcionamento, dito modo de transmissão, essa primeira porta do processador a um primeiro pino do conector HDMI; -a oscilação de uma segunda ligação, ligando no modo de funcionamento habitual uma segunda porta do processador, dedicada à transmissão de dados, a uma porta serial ou a uma porta não utilizada desse dispositivo eletrônico, de maneira que essa segunda ligação ligue, no modo de transmissão, essa segunda porta do processador a esse segundo pino do conector HDMI.
[0021] O dispositivo, de acordo com a invenção, pode comportar, além das características principais que acabam de ser mencionadas no programa precedente, a característica suplementar segundo a qual, no modo de transmissão, a primeira porta do processador é ligada ao pino do conector HDMI dito pino CEC, e no modo de transmissão a segunda porta do processador é ligada ao pino do conector HDMI dito pino reservado.
[0022] A invenção e suas diferentes aplicações serão melhor compreendidas com a leitura da descrição que se segue e com o exame das figuras que a acompanham.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS.
[0023] Estas só foram representadas a título indicativo e de modo nenhum limitativo do alcance do objeto da presente invenção. As figuras mostram: -na figura 1, já descrita, uma representação de um conector fêmea HDMI de tipo A; -na figura 2, uma representação esquemática dos diferentes elementos materiais que intervêm em um exemplo de aplicação do processo, de acordo com a invenção; -na figura 3, um diagrama eletrônico interno de um dispositivo, de acordo com a invenção; -na figura 4, um diagrama de funcionamento, quando de uma operação de atualização do dispositivo, de acordo com a invenção; -na figura 5, um diagrama de funcionamento quando de uma operação de diagnóstico do dispositivo, de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO PREFERIDAS DA INVENÇÃO.
[0024] Salvo precisão contrária, os diferentes elementos que aparecem nas diferentes figuras conservam as mesmas referências.
[0025] Na figura 2, representou-se um dispositivo eletrônico 201, segundo a invenção, nesse exemplo de tipo decodificador de televisão numérica, que troca informações com um televisor 202 e um dispositivo eletrônico terceiro 203, de tipo computador pessoal; as diferentes informações são oriundas do decodificador 201 por um conector HDMI 204 do tipo daquele representado na figura 1. De acordo com a inven-ção, a fim de realizar operações de diagnóstico e/ou de atualização de um software embarcado no decodificador 201, uma primeira ligação 205, respectivamente uma segunda ligação 206, liga um primeiro pino, respectivamente um segundo pino, ao computador pessoal por intermédio de um equipamento intermediário de tipo adaptado RS232, permitindo realizar a interface entre as duas ligações 205 e 206, e um conector série de tipo RS232 do computador pessoal 203. A primeira ligação 205 e a segunda ligação 206 constituem um cabo adaptado 208, que permite uma troca de informações entre o decodificador 201 e o computador pessoal 203 para as operações de atualização e/ou de diagnóstico do software embarcado no decodificador 201.
[0026] No conector HDMI 204, os pinos, diferentes dos pinos ligados por ligações 205 e 206 ao adaptador 207, são ligados por um cabo de difusão 209 aos pinos de um segundo conector HDMI 210 presentes no nível do televisor 202. Escolhendo-se judiciosamente o primeiro pino e o segundo pino, conforme será detalhado na sequência da descrição, o cabo de difusão 209 permite um funcionamento habitual do televisor 202 que recebe sinais a partir do decodificador 201, realizando operações de diagnóstico e/ou de atualização do software embarcado do decodificador 201. Uma vez que as operações de diagnóstico e/ou de atualização desse software são concluídas, os cabos 208 e 209 podem ser substituídos por um único cabo habitualmente utilizado para ligar o decodificador 201 ao televisor 202 por intermédio de conectores HDMI.
[0027] A figura 3 ilustra um exemplo de atualização do processo, de acordo com a invenção. Nessa figura, representou-se esquematicamente, no meio do decodificador 201, um processador 301 associado a um software embarcado 302. O processador 201 troca informações com o software embarcado 302 via uma barra de comunicação bidirecional 303.
[0028] Na invenção, o decodificador 201 está apto a passar de um primeiro modo, dito modo de funcionamento habitual, a um segundo modo, dito modo de transmissão, e vice-versa.
[0029] No modo de funcionamento habitual, as diferentes portas do processador 301 são afetadas segundo um funcionamento habitual do estado da técnica. Assim, no modo de funcionamento habitual, uma primeira porta 311 do processador 301 dedicada ao recebimento de dados, é ligada, por uma primeira ligação 321, a uma porta dedicada de um conector série não representado, por exemplo, de tipo RS232. No modo de funcionamento habitual, uma segunda porta 312 do processador 301 dedicada à transmissão de dados, é realizada, por uma segunda ligação 322, a uma porta dedicada de um conector série não representado, por exemplo, de tipo RS232. No caso de decodificado-res baixos de faixa, que não possuem conectores série, a primeira ligação 321 e a segunda ligação 322 são ligadas a portas não utilizada-s.
[0030] No modo de transmissão, a primeira porta 311 do processador 301 dedicado ao recebimento de dados, é ligado, pela primeira ligação 321, a um primeiro pino 321 de conexão do conector HDMI 204. No modo de transmissão, a segunda porta 312 do processador 301 dedicada à transmissão de dados, é ligada, pela segunda ligação 322, a um segundo pino 322 de conexão do conector HDMI 204. Vantajosamente, a porta 311 é uma porta de tipo UART (Universal Asynchronous Receiver Transmitter em inglês, para emissor-receptor assíncrono universal) de recebimento do processador 301, e a porta 312 é uma porta de tipo UART de transmissão do processador 301. Vantajosamente, o primeiro pino de conexão é o pino CEC, e o segundo pino de conexão é o pino reservado do conector HDMI. Essa escolha nos pinos de conexão do conector HDMI 204 para realizar um modo de transmissão permite um funcionamento habitual do televisor 202 que recebe sinais a partir do decodificador 201, realizando operações de diagnóstico e/ou de atualização do software embarcado do decodificador 201.
[0031] A passagem do modo de funcionamento habitual para o modo de transmissão, e inversamente a passagem do modo de transmissão para o modo de funcionamento habitual, é realizada por uma operação de comutação realizada por um dispositivo de comutação 304, controlado pelo processador 301, que assegura a passagem da primeira ligação 321 e da segunda ligação 322 de uma primeira posição, representada no pontilhado e correspondente ao modo de funcionamento habitual, para uma segunda posição, representada em traços cheios e correspondente ao modo de transmissão. Quando o decodificador 201 é colocado no modo de transmissão, uma terceira ligação 323, respectivamente uma quarta ligação 324, ligando no modo de funcionamento habitual uma porta 313, respectivamente uma porta 314, do processador 301 ao pino CEC 331, respectivamente ao pino reservado 332, do conector HDMI 204 são desconectadas desses pinos.
[0032] Na figura 4, foram representadas diferentes etapas, entre o decodificador 201 e o computador pessoal 203, de uma operação 400 de atualização do programa embarcado 302, segundo um exemplo de aplicação do processo, de acordo com a invenção.
[0033] Assim, foram representadas as diferentes etapas sucessivas a seguir: -operação 401 de colocação do decodificador 201 sob tensão e acionamento 402, no computador pessoal 203, de um software de diálogo entre o decodificador 201 e o computador 203; -passagem 403 no modo de transmissão seguida, por exemplo, ao recebimento de um comando particular emitido por um telecomando do decodificador 201 ou após a identificação de um apoio sobre uma ou várias teclas presentes sobre o decodificador 201; -comutação 404 do dispositivo de comutação 304, tradu-zindo-se por um posicionamento de interruptores em uma posição anteriormente descrita correspondente ao modo de transmissão; -envio 405 a partir do decodificador 201 para o computador 203 de uma informação de estatuto, indicando ao computador 203 a passagem em modo de transmissão; -envio 406 a partir do computador 203 para o decodificador 201 de um comando de atualização do software embarcado iniciando a atualização do software; -envio 407 a partir do decodificador 201 para o computador 203 de uma resposta ao comando precedente, indicando que o decodificador 201 está pronto para receber o software atualizado em sua totalidade; -envio 408 a partir do computador 203 para o decodificador 201 do software atualizado; -verificação 409, no meio do decodificador 201, da integra-lidade dos dados recebidos, notadamente por cálculos de tipo CRC; -escritura 410 do software atualizado em uma memória morta (memória flash, disco rígido ...) do decodificador 201; -envio 411 a partir do decodificador 201 para o computador 203 de uma informação de execução da operação de atualização do software; -envio 412 a partir do computador 203 para o decodificador 201 de um comando de reinicialização do decodificador 201; -novo acionamento 413 do decodificador 201 em modo de funcionamento habitual; -oscilação do dispositivo de comutação para um novo posicionamento 414 dos interruptores da posição correspondente ao modo de funcionamento habitual, e retomada do funcionamento habitual do decodificador 201.
[0034] Na figura 5, foram representadas as diferentes etapas, entre o decodificador 201 e o computador pessoal 203, de uma operação 500 de diagnóstico do software embarcado 302, segundo um exemplo de aplicação do processo, de acordo com a invenção.
[0035] O conjunto das etapas que acabam de ser descritas é retomado na operação de diagnóstico descrito, com exceção das etapas 408 a 411. Na prática, com efeito, a operação de atualização do software é um caso particular da operação de diagnóstico, na qual uma etapa 406' de envio a partir do computador 203 para o decodificador 201 de um comando genérico, permitindo testar o funcionamento do decodificador, substitui o comando de atualização do software embarcado anteriormente mencionado.
[0036] O modo diagnóstico permite notadamente tomar conhecimento, no meio do computador 203, das informações relativas ao estado do decodificador 201 (número de série, estado do bloqueio da memória flash, bloqueio do JTAG, ativação ou não do criptocore ...).

Claims (7)

1. Processo de diagnóstico (500) e/ou de atualização (400) de um software embarcado (302), associado a um processador (301) no meio de um primeiro dispositivo eletrônico (201) equipado com um conector (204) de tipo HDMI, caracterizado pelo fato de esse processo comportar as diferentes etapas que consistem em: -ligar, por meio de um cabo adaptado (208), um dispositivo eletrônico terceiro (203) apto a realizar uma operação de diagnóstico ou de atualização do software embarcado (302), com um primeiro pino (331) e um segundo pino (332) do conector HDMI (204); -realizar uma operação (403) de comutação do primeiro dispositivo eletrônico (201), fazendo passar esse primeiro dispositivo eletrônico (201) de um primeiro modo, dito modo de funcionamento habitual, a um segundo modo, dito modo de transmissão no qual o conector HDMI (204) está apto, via o primeiro pino (331) e o segundo pino (332), a trocar informações para o, e proveniente do processador (301); essa operação de comutação comportando as diferentes operações que consistem em: -oscilar uma primeira ligação (321), ligando no modo de funcionamento habitual uma primeira porta (311) do processador (301), dedicada ao recebimento de dados, a uma porta serial do primeiro dispositivo eletrônico ou a uma porta não utilizada, de maneira que essa primeira ligação (321) ligue, no modo de transmissão, essa primeira porta (311) do processador (301) a esse primeiro pino (331) do conector HDMI (204); -oscilar uma segunda ligação (322), ligando no modo de funcionamento habitual uma segunda porta (312) do processador (301), dedicada à transmissão de dados, a uma porta serial do primeiro dispositivo eletrônico ou a uma porta não utilizada, de maneira que essa segunda ligação (322) ligue, no modo de transmissão, esse se-gunda porta (312) do processo (301) a esse segundo pino (332) do conector HDMI (204); -proceder, via um cabo adaptado (208), a trocas de informações entre o primeiro dispositivo eletrônico (201) e o dispositivo eletrônico terceiro (203), para realizar a operação de diagnóstico e/ou de atualização do software embarcado.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o primeiro pino (331) do conector HDMI ser o pino dito pino CEC, e pelo fato de o segundo pino (332) do conector HDMI ser o pino dito reservado.
3. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de a operação de comutação ser realizada após o recebimento pelo primeiro dispositivo eletrônico (201) de um comando específico, notadamente um comando emitido por meio de um telecomando associado a esse primeiro dispositivo eletrônico, ou um comando correspondente a um apoio sobre uma tecla, ou sobre uma combinação de teclas, presentes sobre esse primeiro dispositivo eletrônico.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de comportar a etapa suplementar que consiste em realizar uma operação (414) de comutação do primeiro dispositivo eletrônico (201), fazendo-o passar do modo de transmissão ao modo de funcionamento habitual após o recebimento, no decorrer da operação de diagnóstico ou da operação de atualiza-ção do software embarcado, de um comando específico emitido pelo dispositivo eletrônico terceiro (203) via o cabo adaptado (208).
5. Dispositivo eletrônico (201) equipado de um conector de tipo HDMI (204) apto a aplicar o processo, como definido em qualquer uma das reivindicações precedentes, esse dispositivo (201) comportando um software embarcado (302) associado a um processador (301), esse software embarcado (302) devendo constituir o objeto de uma operação de diagnóstico (500) e/ou de atualização (400), caracterizado pelo fato de esse dispositivo (201) comportar um meio de comutação (304) para realizar: -a oscilação de uma primeira ligação (321), ligando em um primeiro modo de funcionamento, dito modo de funcionamento habitual, uma primeira porta (311) do processador (301), dedicada ao recebimento de dados, a uma porta serial ou a uma porta não utilizada desse dispositivo eletrônico, de maneira que essa primeira ligação (321) ligue, em um segundo modo de funcionamento, dito modo de transmissão, essa primeira porta (311) do processador (301) a um primeiro pino (331) do conector HDMI (204); -a oscilação de uma segunda ligação (322), ligando no modo de funcionamento habitual uma segunda porta (312) do processador (301), dedicada à transmissão de dados, a uma porta serial ou a uma porta não utilizada desse dispositivo eletrônico, de maneira que essa segunda ligação (322) ligue, no modo de transmissão, essa segunda porta (312) do processador (301) a esse segundo pino (332) do conector HDMI (204).
6. Dispositivo (201), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de, no modo de transmissão, a primeira porta (311) do processador ser ligada ao pino do conector HDMI desse pino CEC (331), e pelo fato de no modo de transmissão a segunda porta (312) do processador ser ligado ao pino do conector HDMI dito pino reservado (332).
7. Dispositivo eletrônico (201), de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de ser de tipo decodificador de televisão numérica.
BRPI1008759-1A 2009-02-27 2010-02-05 processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software de um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo hdmi e dispositivo associado BRPI1008759B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0951286A FR2942667B1 (fr) 2009-02-27 2009-02-27 Procede de diagnostic et/ou de mise a jour d'un logiciel d'un dispositif electronique equipe d'un connecteur de type hdmi et dispositif associe.
FR0951286 2009-02-27
PCT/FR2010/050193 WO2010097533A1 (fr) 2009-02-27 2010-02-05 Procede de diagnostic et/ou de mise a jour d'un logiciel d'un dispositif electronique equipe d'un connecteur de type hdmi et dispositif associe

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1008759A2 BRPI1008759A2 (pt) 2016-02-23
BRPI1008759B1 true BRPI1008759B1 (pt) 2020-07-28

Family

ID=41210440

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1008759-1A BRPI1008759B1 (pt) 2009-02-27 2010-02-05 processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software de um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo hdmi e dispositivo associado

Country Status (6)

Country Link
US (1) US10067751B2 (pt)
EP (1) EP2401675B1 (pt)
CN (1) CN102388364B (pt)
BR (1) BRPI1008759B1 (pt)
FR (1) FR2942667B1 (pt)
WO (1) WO2010097533A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013032822A2 (en) * 2011-08-26 2013-03-07 Dts Llc Audio adjustment system
KR20140056478A (ko) * 2012-10-26 2014-05-12 삼성전자주식회사 내장형 소프트웨어의 자동 테스트 장치 및 자동 테스트 방법
KR20190055946A (ko) 2017-11-16 2019-05-24 삼성전자주식회사 Av 출력 분석장치, 방법 및 컴퓨터 판독 가능 기록 매체
US10447270B2 (en) * 2017-12-08 2019-10-15 Rambus Inc. Low power logic circuitry
CN109491678A (zh) * 2018-11-16 2019-03-19 重庆瑞盾科技发展有限公司 一种通信监控终端数据采集系统及采集方法
TWI716767B (zh) * 2018-11-20 2021-01-21 和碩聯合科技股份有限公司 資料更新系統、嵌入式電子裝置以及資料更新方法

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4660170A (en) 1985-04-29 1987-04-21 General Dynamics, Pomona Division System for providing reprogramming data to an embedded processor
US6124938A (en) 1998-09-24 2000-09-26 Xerox Corporation Submitting software upgrades to a digital printer through a standard port
EP1610553A4 (en) * 2003-04-02 2006-03-22 Matsushita Electric Ind Co Ltd DATA REPRODUCTION DEVICE, VIDEO DISPLAY DEVICE, AND SOFTWARE UPDATE SYSTEM AND METHOD FOR UPDATING SOFTWARE USING THE SAME
JP2005103789A (ja) * 2003-09-29 2005-04-21 Brother Ind Ltd 電子機器
US20050120384A1 (en) * 2003-12-01 2005-06-02 General Instrument Corporation Methods and systems for enabling software and firmware downloads to high definition television appliances
US7269673B2 (en) * 2004-02-18 2007-09-11 Silicon Image, Inc. Cable with circuitry for asserting stored cable data or other information to an external device or user
KR101092438B1 (ko) * 2004-08-05 2011-12-13 엘지전자 주식회사 케이블 방송 수신기 및 그의 진단 방법
US7740516B2 (en) 2005-02-24 2010-06-22 Castle Creations, Inc Electronic speed control programming
US20060200813A1 (en) 2005-03-01 2006-09-07 Sea-Weng Young Firmware updating system
US7729618B2 (en) * 2005-08-30 2010-06-01 Finisar Corporation Optical networks for consumer electronics
US20070261046A1 (en) * 2006-05-04 2007-11-08 Syntax Brillian Corp. Television and display device with a USB port for updating firmware
KR20080046858A (ko) * 2006-11-23 2008-05-28 엘지전자 주식회사 미디어 싱크 기기, 미이어 소스 기기 및 미디어 싱크기기의 제어 방법
CN200980133Y (zh) * 2006-11-29 2007-11-21 青岛海信电器股份有限公司 隐藏式通讯接口电路及具有所述接口电路的电视机
CN201025721Y (zh) * 2007-02-08 2008-02-20 深圳创维-Rgb电子有限公司 一种实现电视机软件升级的电路
JP5029121B2 (ja) * 2007-04-25 2012-09-19 ソニー株式会社 データ受信装置、データ送信装置、および情報処理方法、並びにコンピュータ・プログラム
TW200923781A (en) * 2007-11-29 2009-06-01 Qisda Corp Firmware updating system for updating firmware of a display device and method thereof
US7856520B2 (en) * 2008-01-04 2010-12-21 Silicon Image, Inc. Control bus for connection of electronic devices
CN101247491A (zh) * 2008-03-07 2008-08-20 深圳创维-Rgb电子有限公司 通讯协议转换装置、电视机软件的在线升级系统及其方法

Also Published As

Publication number Publication date
EP2401675A1 (fr) 2012-01-04
FR2942667A1 (fr) 2010-09-03
FR2942667B1 (fr) 2016-05-06
CN102388364A (zh) 2012-03-21
EP2401675B1 (fr) 2017-05-10
BRPI1008759A2 (pt) 2016-02-23
WO2010097533A1 (fr) 2010-09-02
US10067751B2 (en) 2018-09-04
CN102388364B (zh) 2015-11-25
US20120005665A1 (en) 2012-01-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1008759B1 (pt) processo de diagnóstico e/ou de atualização de um software de um dispositivo eletrônico equipado com um conector de tipo hdmi e dispositivo associado
CN101911000B (zh) 用于连接电子装置的控制总线
US9037771B2 (en) Communication device and conversion adapter
CN102763423B (zh) 提供数据链路完整性的消息传送
US8032077B2 (en) Wireless communication device
TWI593292B (zh) 透過標準纜線傳送影音資訊的影音通訊裝置以及控制方法
JP5802280B2 (ja) マルチメディアデバイスのための適応相互接続方式
US20080052699A1 (en) Syncronized dual-processor firmware updates
EP2214380A1 (en) Networked-enabled mass storage dongle with networked media content aggregation
US20120020475A1 (en) Mechanism for partial encryption of data streams
US20110142068A1 (en) Method of Controlling Connection Between Nodes in Digital Interface
US8135874B2 (en) Automatic mapping and updating computer switching device
JP2012015649A (ja) 双方向通信インターフェース装置及び双方向通信インターフェースシステム
CN101170668A (zh) 高清晰度多媒体接口设备的信号输出设备及其方法
CN109120517A (zh) 一种富媒体消息的展现方法及装置
CN112073659A (zh) Hdmi接口控制方法、装置及显示设备
BRPI0410019B1 (pt) Método e aparelho para indicar se é possível gravar totalmente um programa em um espaço de armazenamento
US8375378B2 (en) Circuit for updating firmware of display apparatus and method thereof
KR101385537B1 (ko) 어드레스 관리 방법 및 이를 적용한 영상기기
JP2012124808A (ja) 双方向通信インターフェース装置及び双方向通信インターフェースシステム
CN103986950B (zh) 一种解扰模式的控制方法、装置及设备
US20090157910A1 (en) Information playback apparatus and information playback method
CN109308124A (zh) 鼠标键盘自适应kvm切换器
WO2003009118A2 (en) Computer multiplexor
TW202205840A (zh) 用於偵測不相容纜線(hdmi)之方法及系統

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2708 DE 29-11-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.